News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Tiques de grande

Started by Zé, 15 de September de 2014, 19:52

Previous topic - Next topic

Era uma vez clube que ao longo do seu historial, teve altos e baixos. Teve momentos únicos, de alegria e de glória indiscritíveis mas também teve momentos de amargura e de dor. Apesar de parcos recursos, foi sempre um clube de topo no seu país. Apesar da luta desigual, sempre foi um clube que contribui como poucos para o desenvolvimento e dignidade do desporto nacional.
Apesar de muitas contrariedades devido à visão ambiciosa do seu líder directivo, chegou ao topo do futebol no seu país. A ascensão foi meteórica e se as primeiras exibições – satisfatórias – enchiam os olhos dos mais exigentes dos adeptos e analistas desportivos, com o decorrer do tempo, foi-se pedindo cada vez mais como que o céu fosse o limite... ninguém, nem analistas, nem adeptos....contentavam-se com exibições satisfatórias, queriam boas exibições e golos, muitos golos. Sempre mais golos... e boas exibições.
Os adversários, conhecedores da qualidade do clube, começaram a denotar outra atenção ao clube e este foi alvo de análises e apontamentos por parte dos observadores adversários. Tudo faziam para anular o futebol do mencionado clube. Aliás, os adversários também tem jogadores com valor e nos jogos com esse clube do topo nacional, simplesmente galvanizam-se...
Como seria de esperar, devido a estratégias de contenção, houve jogos em que a qualidade do futebol foi diminuindo e roçou mesmo a vulgaridade. Os adversários tinham como prioridade anular o futebol e os jogadores do mencionado clube... mais do que  ganhar o jogo. Um pontinho já era (é) uma vitória e motivo de festejos.

Nada tinha a ver com a filosofia de jogo nem a estratégia do treinador do clube em ascenção. Estes, os jogadores e equipa técnica, continuavam a trabalhar... nos treinos, nos jogos, revelavam  espírito de equipa, a mesma humildade, a mesma vontade e atitude que  sempre caracterizou o clube. Os jogadores não revelam aqueles tiques que conhecemos em alguns jogadores... Não! Eram autênticos guerreiros! ERAM OS GUERREIROS DO MINHO!!

O que mudou? O SCB caiu abruptamente nos últimos 2 anos? Será?
O que mudou foram os adeptos!!! muitos parecem ter tique de adeptos de clube grande... que de forma prepotente se dizem diferentes. Mas são diferentes em quê? Aqueles tiques característicos dos adeptos de clube grande, vimos cada vez mais nos adeptos do SCB. Muitas vezes critica-se os adeptos dos clubes ditos grandes porque gostam mais de ganhar do que do próprio clube. Mas onde está a diferença entre esses e alguns adeptos do SCB? Não há nenhuma!

Muitas vezes vimos referências a outras épocas como que se fossem um Eldorado qualquer. Esquecem quem menciona outras épocas que mesmo nessa ocasião, nem tudo foi um mar de rosas. Muitas vezes li e ouvi adeptos a dizer que com Domingos é que era... que a culpa é do António Salvador por não renovar com DP ou despedir o Leonardo Jardim blá, bla, blá...

Permitem-me começar pela época  2008/2009
O treinador era Jorge Jesus e o SCB terminou em 5º lugar no campeonato nacional com 11 derrotas e 5 empates. A nível internacional ganhamos a Taça Intertoto e claudicamos na LE, nos oitavos final, ante o PSG.
http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,8747.40.html
http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,9456.80.html

Na época 2009/2010 em que o treiinador foi Domingos Paciência o SCB terminou no segundo lugar mas cedo ficamos arredados das competições europeias, com o SCB a ser eliminado no jogo da pré-eliminatória da Liga Europa
Na época seguinte, 2010/2011 novamente com Domingos Paciência, ficamos classificados em 4º lugar com 10 derrotas e 7 empates. Fomos à final da Liga Europa.
http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,17792.120.html
Na época em que Leonardo Jardim foi o timoneiro(2011/2012), terminamos em 3º lugar no campeonato com 6 derrotas e 5 empates e na Liga Europa claudicamos na eliminatória a seguir à fase de grupos ante o Besiktas de CCarvalhal.
http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,20510.100.html
Na época seguinte com o mal amado José Peseiro, conseguimos o 4º lugar com 10 derrotas e 4 empates e o SCB venceu a Taça da Liga. Não passamos a fase de grupos da Champions.
Em 2013/2014 com Jesualdo Ferreira e Jorge Paixão ficamos em 9º lugar com 13 derrotas e 7 empates. Cedo ficamos arredados das competições europeias.


Se analisarmos o anteriormente escrito, com a excepção da última época em que o SCB descambou em relação ao que tinha feito anteriormente, ao longo das épocas "maravilhosas" anteriores não foi tudo um Eldorado como muitas vezes ouço dos adeptos do SCB. Houve momentos que foram complicados... em Janeiro de 2011( com DP) o SCB nunca tinha ganho um jogo fora!

Na época anterior(2013/2014), além dos muitos erros já identificados e dissecados, o ponto de viragem, na minha opinião, numa época/pré-época 100% vitoriosa foi o jogo com o Pandurii  que culminou com a miserável derrota em Barcelos. A partir deste jogo, a contestação subiu de tom e a bola começou a queimar... a equipa nunca conseguiu encontrar-se e com a pressão da classificação a pesar na mente do grupo de trabalho, ganhou-se alguns – poucos – jogos e jamais o SCB conseguiu uma boa exibição.
Há vários factores que contribuem para o sucesso. Entre eles, os adeptos, que desempenham um papel importante e de relevo. Nós adeptos temos que dar o nosso contributo e não é com assobios e insultos que vamos conseguir a suficiente tranquilidade que é muito necessário numa equipa de futebol. Se algum de nós tivermos alguém a assobiar e insultar, por mais profissionais que sejamos, será que vamos  conseguir trabalhar?
É natural que haja contestação, mas esta que aconteça no fim do jogo. No decorrer do jogo assobiar ou insultar é contraproducente. Não espero adeptos a dar palmadinhas nas costas mas espero adeptos do SCB inteligentes que contribuam para o sucesso da sua equipa. Não espero que concordem com tudo no SCB mas que nunca joguem a favor do adversário.
Ou será que somos adeptos do SCB pelas vitórias que temos conseguido nos últimos anos?

Começar bem o campeonato é fundamental para alcançar os objectivos. Vamos nós - adeptos - ajudar ou não?
Força Gverreiros

barinho

Onde está o botão de gosto?Muito bem,texto de aplaudir.Que infelizmente cairá em saco roto.

Zinired

Partilho o mesmo pensamento e preocupação.

O grande problema do Sporting Clube de Braga é a sua actual massa associativa. De ano para ano só piora! É só gente rica, com tiques de grande, assobios e insultos para a própria equipa, demasiada impaciência e agressividade perante dificuldades desportivas ou na bancada, claques horríveis, adeptos desde 2010 e mal habituados, suposta superioridade perante adversários "pequenos", etc etc etc...

Agora... António Salvador, Sérgio Conceição, Rúben Micael, o Marketing, o roupeiro, o speaker, todos esses, participam também num plano desportivo e institucional negativo, mas esses vão e vem. O Braga é a sua gente, é a sua cidade, é o seu povo humilde e de enorme coração e raça. Não o que se vê por ai em Braga, nos estádios, neste fórum...

LS

A diferença é que nesses anos mesmo quando tínhamos o azar de ter uma derrota, íamos ao Axa e víamos futebol.

Agora vamos ao AXA e vemos de tudo menos futebol!! E antigamente tínhamos uma equipa de tostões que jogava mais que a de milhões de agora...

Prefiro perder e ver um grande jogo, que por exemplo empatar como em Moreira e ver o futebol que praticamos e a entrega que houve, só para te dar um exemplo, na 2a época do Mingos fui ao Dragão, e naquele jogo que perdemos 3-2, não sái de lá triste, mas orgulhoso da minha equipa e contente pelos 10€ gastos, que serviram para ver um dos melhores se não o melhor jogo de futebol que pude assistir ao vivo.

Agora ir ao Axa nos ultimos 2 anos, é frustrante, e não me venham dizer que são tiques de grande, porque apesar da minha idade apanhei muitas molhas no 1º de Maio, e jogávamos mais futebol que hoje e dava mais gosto ver aquelas equipas.

Magicobraga

Quote from: SCB - 4 ever on 15 de September de 2014, 21:04
A diferença é que nesses anos mesmo quando tínhamos o azar de ter uma derrota, íamos ao Axa e víamos futebol.

Agora vamos ao AXA e vemos de tudo menos futebol!! E antigamente tínhamos uma equipa de tostões que jogava mais que a de milhões de agora...

Prefiro perder e ver um grande jogo, que por exemplo empatar como em Moreira e ver o futebol que praticamos e a entrega que houve, só para te dar um exemplo, na 2a época do Mingos fui ao Dragão, e naquele jogo que perdemos 3-2, não sái de lá triste, mas orgulhoso da minha equipa e contente pelos 10€ gastos, que serviram para ver um dos melhores se não o melhor jogo de futebol que pude assistir ao vivo.

Agora ir ao Axa nos ultimos 2 anos, é frustrante, e não me venham dizer que são tiques de grande, porque apesar da minha idade apanhei muitas molhas no 1º de Maio, e jogávamos mais futebol que hoje e dava mais gosto ver aquelas equipas.

Concordo contigo.

Acho que estâo a exagerar nisto de "antes os adeptos eram bons e agora nao prestam", o adeptos são praticamente os mesmos, só porque as pessoas dizem que a equipa joga muito mal (o que é verdade) já são menos adeptos que os outros? Porquê? Se calhar é melhor enterrar a cabeça na areia e dizer que está tudo bem.

Isto é um forum, claro que os assobios no inicio do jogo nao fazem sentido nenhum, nem dizer que todos os jogadores nao prestam mas cada qual é como é e cada qual reage a sua maneira quando perdemos, gostamos demais deste clube.

Eu por exemplo sei que nao me exprimo muito bem na escrita e as vezes o que escrevo pode ser mal interpretado, como eu gostava de escrever como o Olho Vivo mas nem todos temos essa qualidade, é a vida.

Vamos lá acabar com esta guerrinha que nao serve para nada.

Olho Vivo

O Zé tem alguma razão no que diz mas não se podem excluir as responsabilidades de quem comanda, quer no plano institucional quer no plano técnico, neste estado de coisas. Quando se começa uma época, há que saber dosear o entusiasmo e estabelecer objectivos credíveis e realistas. Isso não aconteceu nem na última nem, para mim, na actual época. Aliás, o que aconteceu no início da última época, com o par Salvador-Jesualdo foi ridículo.  E, portanto, é natural que os adeptos, com expectativas elevadas, sem quaisquer freios ao seu entusiasmo, reajam com algum descontrolo ao "choque com a realidade". Se até o nosso presidente o faz...

De todo o modo, é evidente que, para todas as pessoas (e isso até está documentado na Psicologia) é muito difícil aceitar retrocessos. E racionalmente devíamos todos saber que nem sempre é possível ter sucessos arreabatadores uns atrás dos outros e que há momentos em que as coisas não correm tão bem. Isto é fácil de dizer, mas não é assim que o sentimos. E o Homem, ao contrário do que nos ensinam desde pequenos, está longe de ser um Ser racional.

Dito isto, também há algum exagero quanto à dita postura exageradamente crítica dos adeptos. Temos de compreender o que por vezes é dito no calor do momento. É a frustração a falar. Tenho para mim que, muitos daqueles que dizem mal deste e daquele e de toda a equipa sofrem mesmo intensamente. Vemos muitos assim no estádio. A sua reacção é como que uma auto-defesa, para aguentarem o sofrimento. Só desabafando a sua frustração conseguem aguentar o sofrimento. E não deixam de ser adeptos até à medula. Dentro dos limites do razoável, temos de compreender estes comportamentos. Por isso, a seguir aos jogos, tento pelo menos aqui, não reagir logo a quente. Normalmente, sobretudo após as derrotas, dou um tempo para digerir as emoções. De outra forma, se calhar, diria muito disparate (ou pelo menos mais do que digo no dia seguinte). Mas, volto a repetir, há pessoas que precisam de uma válvula de escape para o sofrimento das derrotas.

Agora, também é verdade que, como disse o Zé, a partir de um certo limiar, a intranquilidade das bancadas pode interferir com o rendimento dos atletas. Essa é uma das razões pelas quais sempre achei que a definição das expectativas é um momento crucial da pré-época. Uma definição irrealista do que é legítimo esperar da equipa para uma determinada temporada pode colocá-la em causa. Penso que, nesta pré-temporada, voltámos a estar mal neste aspecto. Espero que desta feita sem consequências tão negativas...

#6
Quote from: barinho on 15 de September de 2014, 20:40
Onde está o botão de gosto?Muito bem,texto de aplaudir.Que infelizmente cairá em saco roto.

Barinho... temos que ser persistentes.
nós adeptos somos uma parte importante do jogo e jamais poderemos jogar a favor do adversário.
Lembro alguns jogos em que ao não poder jogar verticalmente os nossos centrais lateralizam  o jogo... começam logo os assobios e perante a pressão Santos ou A.Pinto bombeiam a bola para a frente... leia-se entregam a bola ao adversário.

Quote from: Zinired on 15 de September de 2014, 21:02
Partilho o mesmo pensamento e preocupação.

O grande problema do Sporting Clube de Braga é a sua actual massa associativa. De ano para ano só piora! É só gente rica, com tiques de grande, assobios e insultos para a própria equipa, demasiada impaciência e agressividade perante dificuldades desportivas ou na bancada, claques horríveis, adeptos desde 2010 e mal habituados, suposta superioridade perante adversários "pequenos", etc etc etc...

Agora... António Salvador, Sérgio Conceição, Rúben Micael, o Marketing, o roupeiro, o speaker, todos esses, participam também num plano desportivo e institucional negativo, mas esses vão e vem. O Braga é a sua gente, é a sua cidade, é o seu povo humilde e de enorme coração e raça. Não o que se vê por ai em Braga, nos estádios, neste fórum...

Concordo. Esquecemos que muitas vezes o futebol define-se no detalhe. Temos que ser ambiciosos mas simultaneamente coerentes das nossas limitações. Podemos lutar pelos lugares cimeiros mas temos que perceber que jogamos contra muitas adversidades, algumas delas de preto. Temos que estar mesmo juntos! Ser mais fortes e como dizes e bem, fazer jus às características que nos definem.

Quote from: SCB - 4 ever on 15 de September de 2014, 21:04
A diferença é que nesses anos mesmo quando tínhamos o azar de ter uma derrota, íamos ao Axa e víamos futebol.

Agora vamos ao AXA e vemos de tudo menos futebol!! E antigamente tínhamos uma equipa de tostões que jogava mais que a de milhões de agora...

Prefiro perder e ver um grande jogo, que por exemplo empatar como em Moreira e ver o futebol que praticamos e a entrega que houve, só para te dar um exemplo, na 2a época do Mingos fui ao Dragão, e naquele jogo que perdemos 3-2, não sái de lá triste, mas orgulhoso da minha equipa e contente pelos 10€ gastos, que serviram para ver um dos melhores se não o melhor jogo de futebol que pude assistir ao vivo.

Agora ir ao Axa nos ultimos 2 anos, é frustrante, e não me venham dizer que são tiques de grande, porque apesar da minha idade apanhei muitas molhas no 1º de Maio, e jogávamos mais futebol que hoje e dava mais gosto ver aquelas equipas.

SCB - 4 ever... desculpa. Antes é que era bom e agora não?
Acho que exageras...
Se clicares nos links que indiquei vais ver expressões negativas.
lê com atenção o que diz um forista acerca da equipa de Domingos em 2011:
Hoje só havia 1 jogador a querer ganhar o jogo... PAULÃO

OS OUTROS?! QUE VÃO PARA A P*TA QUE OS PARIU !!!!!!!!!!!! RUA !!!!!!
Inadmissivel esta *****!!!!

Ainda vamos lutar para não descer, com esta atitude de *****  >:(  >:(
Para os iluminados que vão citar este post... Digo isto pq vamos ao Maritimo (subiu imenso de forma) , de seguida recebemos o Porto, depois o COLOSSO Paços de Fereira, vamos fora e recebemos a ***** do Sêlebê !!!!

Minguinhos, o teu patrão não está a gostar nada do que anda a ver... Põe-te fino!

ESTA EQUIPA MERECE UM APERTO, CHEGA DE SER TRATADOS COMO MENINOS!!!!





Tu (SCB-4 EVER) escreveste isto em Outubro de 2011:
Quote from: SCB - 4 ever on 02 de October de 2011, 17:47
Os primeiros jogos nao jogamos NADA e ganhamos porque tivemos a estrelinha da sorte, agora parece que se foi embora... a jogar assim lutamos para a permanencia
Quote from: SCB - 4 ever on 02 de October de 2011, 17:59
Estao a precisar é que lhes "aqueçam o motor" para começarem a correr esta banda de M*ERDA
Naquela ocasião a opinião era generalizada, SCB-4 ever. Tu como outros estavam revoltados com a equipa e com o trenador.
Há jogos memoráveis como também há jogos que foram um desilusão e como demonstrei com o link do fórum SB.com.

Quanto ao orçamento do SCB em anos anteriores posso dizer-te que apesar do orçamento ter aumentado(com LJ e Peseiro), estamos a falar  de orçamentos com pessoal a rondar os 12M na época em que DP treinou o SCB.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/crise_forca_clubes_de_futebol_a_encolherem_orcamentos.html

Acho que agora o grau de exigência é muito maior... não podemos esquecer que ano de estreia de DP fomos eliminados da LE pelo modestíssimo Elfsborg. Houve apupos mas nada comparado com o que vemos actualmente.


Quote from: magicobraga on 15 de September de 2014, 21:17

Acho que estâo a exagerar nisto de "antes os adeptos eram bons e agora nao prestam", o adeptos são praticamente os mesmos, só porque as pessoas dizem que a equipa joga muito mal (o que é verdade) já são menos adeptos que os outros? Porquê? Se calhar é melhor enterrar a cabeça na areia e dizer que está tudo bem.

Isto é um forum, claro que os assobios no inicio do jogo nao fazem sentido nenhum, nem dizer que todos os jogadores nao prestam mas cada qual é como é e cada qual reage a sua maneira quando perdemos, gostamos demais deste clube.

Eu por exemplo sei que nao me exprimo muito bem na escrita e as vezes o que escrevo pode ser mal interpretado, como eu gostava de escrever como o Olho Vivo mas nem todos temos essa qualidade, é a vida.

Vamos lá acabar com esta guerrinha que nao serve para nada.

Mágico não há nenhuma guerrinha nem pretensão de começar alguma. Há a pretensão de alertar que nós adeptos temos que ser inteligentes e não contribuir para o descalabro da equipa através de pressões desnecessárias.
Força Gverreiros

Quote from: Olho Vivo on 15 de September de 2014, 21:57
O Zé tem alguma razão no que diz mas não se podem excluir as responsabilidades de quem comanda, quer no plano institucional quer no plano técnico, neste estado de coisas. Quando se começa uma época, há que saber dosear o entusiasmo e estabelecer objectivos credíveis e realistas. Isso não aconteceu nem na última nem, para mim, na actual época. Aliás, o que aconteceu no início da última época, com o par Salvador-Jesualdo foi ridículo.  E, portanto, é natural que os adeptos, com expectativas elevadas, sem quaisquer freios ao seu entusiasmo, reajam com algum descontrolo ao "choque com a realidade". Se até o nosso presidente o faz...

De todo o modo, é evidente que, para todas as pessoas (e isso até está documentado na Psicologia) é muito difícil aceitar retrocessos. E racionalmente devíamos todos saber que nem sempre é possível ter sucessos arreabatadores uns atrás dos outros e que há momentos em que as coisas não correm tão bem. Isto é fácil de dizer, mas não é assim que o sentimos. E o Homem, ao contrário do que nos ensinam desde pequenos, está longe de ser um Ser racional.

Dito isto, também há algum exagero quanto à dita postura exageradamente crítica dos adeptos. Temos de compreender o que por vezes é dito no calor do momento. É a frustração a falar. Tenho para mim que, muitos daqueles que dizem mal deste e daquele e de toda a equipa sofrem mesmo intensamente. Vemos muitos assim no estádio. A sua reacção é como que uma auto-defesa, para aguentarem o sofrimento. Só desabafando a sua frustração conseguem aguentar o sofrimento. E não deixam de ser adeptos até à medula. Dentro dos limites do razoável, temos de compreender estes comportamentos. Por isso, a seguir aos jogos, tento pelo menos aqui, não reagir logo a quente. Normalmente, sobretudo após as derrotas, dou um tempo para digerir as emoções. De outra forma, se calhar, diria muito disparate (ou pelo menos mais do que digo no dia seguinte). Mas, volto a repetir, há pessoas que precisam de uma válvula de escape para o sofrimento das derrotas.

Agora, também é verdade que, como disse o Zé, a partir de um certo limiar, a intranquilidade das bancadas pode interferir com o rendimento dos atletas. Essa é uma das razões pelas quais sempre achei que a definição das expectativas é um momento crucial da pré-época. Uma definição irrealista do que é legítimo esperar da equipa para uma determinada temporada pode colocá-la em causa. Penso que, nesta pré-temporada, voltámos a estar mal neste aspecto. Espero que desta feita sem consequências tão negativas...

O cerne da questão não é o que a equipa técnica/SAD define. A questão é que com a ascensão meteórica do SCB nos últimos anos o número de adeptos aumentou exponencialmente levados pela "ilusão" que o SCB poderia lutar sistematicamente pelo título ou pelo menos intrometer-se na luta.
Quem actualmente faz mais ruído não são os ferrinhos antigos mas aqueles que acordaram para o SCB recentemente. A razão da contestação de muitos, não é nem mais nem menos que sentirem-se defraudados com o percurso desportivo da equipa que agora apoiam porque são adeptos das vitórias. Anteriormente decidiram apoiar o SCB porque começou a ganhar. Para crescer precisamos de todos e todos são benvindos. Precisamos de "evangelizar" e acolher esse pessoal com toda a paciência do mundo.
Força Gverreiros

Olho Vivo

Quote from: Zé on 15 de September de 2014, 22:37
O cerne da questão não é o que a equipa técnica/SAD define. A questão é que com a ascensão meteórica do SCB nos últimos anos o número de adeptos aumentou exponencialmente levados pela "ilusão" que o SCB poderia lutar sistematicamente pelo título ou pelo menos intrometer-se na luta.
Quem actualmente faz mais ruído não são os ferrinhos antigos mas aqueles que acordaram para o SCB recentemente. A razão da contestação de muitos, não é nem mais nem menos que sentirem-se defraudados com o percurso desportivo da equipa que agora apoiam porque são adeptos das vitórias. Anteriormente decidiram apoiar o SCB porque começou a ganhar. Para crescer precisamos de todos e todos são benvindos. Precisamos de "evangelizar" e acolher esse pessoal com toda a paciência do mundo.


Reconhecendo que os adeptos também jogam um papel no desenrolar das épocas, que precisam de ser "inteligentes", o que faz quem lidera para evitar ilusões de início de época e as desilusões no decurso da época? Nos dois últimos anos, quem lidera (Salvador-Jesualdo e Salvador-Conceição) não têm contribuído para guiar com razoabilidade as expectativas dos adeptos - e era evidente que, no pós-Peseiro, as ambições teriam de ser reajustadas (e eu ainda ouvi Jesualdo, na sua apresentação, a não afastar a possibilidade do título). Para além do que representa no seio de um plantel, a constatação, ainda a época está longe do fim, de que os objectivos iniciais estão perdidos.

E pode ser que a crítica venha sobretudo dos adeptos mais recentes. Mas se calhar são também os mais jovens que são, por natureza, mais impulsivos. São adeptos que se habituaram a ver o clube a jogar por lugares cimeiros, que pouca ou nenhuma memória têm de outros tempos, desportivamente mais modestos. Não diria que são adeptos de vitórias. Ou pelo menos não serão todos. Mas serão certamente adeptos habituados às vitórias. E, concordo, há que ter paciência. Mas quem lidera também tem de ter consciência da importância das suas decisões na gestão dos sentimentos dos adeptos.

Augusto Gomes

Uma pecha que, de facto, se vê nos adeptos mais jovens do Braga é definirem o adversário principal como o Benfica, Porto e Sporting, esquecendo que só fomos à Liga dos Campeões, com mérito sem dúvida porque tivemos também de vencer adversários superiores ao Braga (Sevilha e Udinese (de Zico, soube só há dias...), mas também porque, porque não dizê-lo, o Sporting, com milhões de orçamento e claramente superior ao Braga, fizou para trás, sendo que isso não duraria sempre, como se está vendo...
É complexo de equipa grande, que não somos, já que ser "enorme" não é a mesma coisa que ser "grande"....
Temos que descer rapidamente "à terra" e declarar adversários os habituais Vitória, Maritimo, Nacional e agora até o Estoril por q
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Augusto Gomes

quem se não dava nada e aí está a substituir-nos na Europa...
Mas não será que tudo isto não tem a ver também com o crescimento de Jorge Mendes, que agora aposta em vários clubes simultaneamente?Vejamos o Rio Ave da época passada, que tinhamos como inferior ao Braga e afinal...estava cheio de trutas...E o Porto agora também já aposta no Guimarães, pondo-nos em plano de igualdade...Salvador não viu isso ou não conseguir bloquear o realinhamento Porto-Guimarães que, claramente, não beneficia o Braga...É que tem que se jogar em vários tabuleiros no jogo de alianças...Fomos subservientes ao Porto durante vários anos e perdemos o exclusivo.Não percebemos que era importante obter exclusivos quer com o Porto, quer com Jorge Mendes?Se é que podiamos fazer alguma coisa nesse campo...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

magico_scbraga

#11
Este é o comentário que deixei no tópico do Arouca-Braga, mas reflecte aquilo que eu penso sobre este assunto:
Dizem o que dizem sobre o número de páginas em que já vamos mas esquecem-se de que em muitas delas estão comentários que pretendem ser construtivos. E esquecem-se da tendência que existe para, durante um jogo em que estamos a perder, fazer os mais diversos reparos.
Uns criticam. Outros rebatem essas críticas. Outros criticam aqueles que .. criticam.
Nem tudo é mau. Nem os adeptos que criticam são "anti-Braga", nem aqueles que são mais brandos são uns conformados.
Todos gostam do Braga. Todos são apaixonados pelo seu clube.
Não gosto, claro, de ver adeptos a insultar os profissionais do seu clube, embora até consiga compreender. Mas, aquilo que verdadeiramente não suporto é a generalização barata. A generalização ínsita ao comentário de que este é um fórum "anti-Braga". A generalização, fácil, de quem diz que os mais impulsivos não gostam do Braga. E, confesso, não consigo suportar o pretensiosismo de quem se acha acima dos demais. De quem acredita que os adeptos mais recentes, que finalmente acordaram para o clube da sua terra, são adeptos de vitórias. De quem não entende como saudável o crescimento da massa adepta.
Pretensiosos. Ridículos. Desfasados da realidade. Diga eu o que disser sobre este tipo de comentários, nunca direi que vieram de gente que odeia o Braga.
Porque, à excepção de um ou outro infiltrado, "figura" existente em todos os fóruns de clubes, todos somos, à nossa maneira, apaixonados por este clube.
Calmos ou ansiosos, crentes ou descrentes, cépticos ou não, todos somos adeptos. E quem não compreende algo tão básico como o que acabo de dizer dificilmente compreenderá que o ser humano tem dificuldade em lidar com o retrocesso.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

magico_scbraga

#12
Quote from: Augusto Gomes on 16 de September de 2014, 00:43
quem se não dava nada e aí está a substituir-nos na Europa...
Mas não será que tudo isto não tem a ver também com o crescimento de Jorge Mendes, que agora aposta em vários clubes simultaneamente?Vejamos o Rio Ave da época passada, que tinhamos como inferior ao Braga e afinal...estava cheio de trutas...E o Porto agora também já aposta no Guimarães, pondo-nos em plano de igualdade...Salvador não viu isso ou não conseguir bloquear o realinhamento Porto-Guimarães que, claramente, não beneficia o Braga...É que tem que se jogar em vários tabuleiros no jogo de alianças...Fomos subservientes ao Porto durante vários anos e perdemos o exclusivo.Não percebemos que era importante obter exclusivos quer com o Porto, quer com Jorge Mendes?Se é que podiamos fazer alguma coisa nesse campo...

Não me leve a mal, mas refere-se, exactamente, a que momento da nossa história?
À época 2009/2010, em que terminamos à frente deles? À época do Peseiro, em que fomos a única equipa portuguesa a ganhar-lhes? Época em que, melhor dito, os eliminamos da Taça de Portugal e, como se não bastasse, lhes ganhamos a Taça da Liga.
É, regra geral, este o hiato temporal a que se reportam as pessoas que teimam em afirmar a nossa subserviência a esse clube. Mas que cai, como não poderia deixar de ser, em saco roto.
Não duvidando nunca do seu braguismo, direi apenas que esta é uma ladainha que compreendo quando provém de um benfiquista, de um sportinguista ou até de um vitoriano. Nunca de um braguista!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Zinired

Quote from: Olho Vivo on 15 de September de 2014, 23:24
Quote from: Zé on 15 de September de 2014, 22:37
O cerne da questão não é o que a equipa técnica/SAD define. A questão é que com a ascensão meteórica do SCB nos últimos anos o número de adeptos aumentou exponencialmente levados pela "ilusão" que o SCB poderia lutar sistematicamente pelo título ou pelo menos intrometer-se na luta.
Quem actualmente faz mais ruído não são os ferrinhos antigos mas aqueles que acordaram para o SCB recentemente. A razão da contestação de muitos, não é nem mais nem menos que sentirem-se defraudados com o percurso desportivo da equipa que agora apoiam porque são adeptos das vitórias. Anteriormente decidiram apoiar o SCB porque começou a ganhar. Para crescer precisamos de todos e todos são benvindos. Precisamos de "evangelizar" e acolher esse pessoal com toda a paciência do mundo.


Reconhecendo que os adeptos também jogam um papel no desenrolar das épocas, que precisam de ser "inteligentes", o que faz quem lidera para evitar ilusões de início de época e as desilusões no decurso da época? Nos dois últimos anos, quem lidera (Salvador-Jesualdo e Salvador-Conceição) não têm contribuído para guiar com razoabilidade as expectativas dos adeptos - e era evidente que, no pós-Peseiro, as ambições teriam de ser reajustadas (e eu ainda ouvi Jesualdo, na sua apresentação, a não afastar a possibilidade do título). Para além do que representa no seio de um plantel, a constatação, ainda a época está longe do fim, de que os objectivos iniciais estão perdidos.

E pode ser que a crítica venha sobretudo dos adeptos mais recentes. Mas se calhar são também os mais jovens que são, por natureza, mais impulsivos. São adeptos que se habituaram a ver o clube a jogar por lugares cimeiros, que pouca ou nenhuma memória têm de outros tempos, desportivamente mais modestos. Não diria que são adeptos de vitórias. Ou pelo menos não serão todos. Mas serão certamente adeptos habituados às vitórias. E, concordo, há que ter paciência. Mas quem lidera também tem de ter consciência da importância das suas decisões na gestão dos sentimentos dos adeptos.

Liderança. Uma coisa que não existe no clube actualmente. Que líder é que temos? Um suposto líder que nem com os próprios adeptos e funcionários é transparente. Um líder que nem depois do "choque" pós Peseiro admitiu os erros feitos e tomou uma iniciativa de acalmar os ânimos da massa associativa (nomeadamente dos adeptos mais recentes do clube devido ao crescimento do clube e aproximação à cidade de Braga, entre outros), não manteve os pés no chão, não respeitou e não pensou no árduo trabalho e os anos que levou o clube a crescer desde 2003. E volto a falar em erros, pois todos nós os fazemos e os gestores e líderes também o fazem, o presidente nunca admitiu os seus erros ou más escolhas.

O presidente António Salvador iludiu-se (?) ou iludiu muita gente e o facto dele ser tão convicto na sua própria fé e mentalidade levou mesmo á saída do treinador Leonardo Jardim no final da época 2011/12. Segundo o que se constou, o prudente LJ tentou chamar o presidente á Terra... e aconteceu o que aconteceu. A partir seguiu-se Peseiro, Jesualdo... todos seguiram a marcha para fora da pedreira, por motivos bastante diferentes como é óbvio.

Agora Conceição, sinceramente não vejo melhorias e eu sei que muitos de nós não as vêem também. Não existem melhorias na liderança do clube, não vejo melhorias dentro de campo e nas bancadas também. Não há um líder ou uma equipa que comunique com a massa associativa, que transpareça o que se passa realmente no clube... mas como sempre, lá estarei, paciente e a apoiar sempre os nossos jogadores e o nosso clube... mas e o presidente? O presidente, suposto líder, está-se nas tintas para mim e para todos. Está com a cabeça noutras empresas, noutros assuntos, noutras negociatas e a aproximar-se de pessoas e agentes de confiança duvidável em vez de se aproximar e saber cuidar dos verdadeiros amantes e seguidores do Sporting Clube de Braga.

Quote from: magico_scbraga on 16 de September de 2014, 00:52
Este é o comentário que deixei no tópico do Arouca-Braga, mas reflecte aquilo que eu penso sobre este assunto:
Dizem o que dizem sobre o número de páginas em que já vamos mas esquecem-se de que em muitas delas estão comentários que pretendem ser construtivos. E esquecem-se da tendência que existe para, durante um jogo em que estamos a perder, fazer os mais diversos reparos.
Uns criticam. Outros rebatem essas críticas. Outros criticam aqueles que .. criticam.
Nem tudo é mau. Nem os adeptos que criticam são "anti-Braga", nem aqueles que são mais brandos são uns conformados.
Todos gostam do Braga. Todos são apaixonados pelo seu clube.
Não gosto, claro, de ver adeptos a insultar os profissionais do seu clube, embora até consiga compreender. Mas, aquilo que verdadeiramente não suporto é a generalização barata. A generalização ínsita ao comentário de que este é um fórum "anti-Braga". A generalização, fácil, de quem diz que os mais impulsivos não gostam do Braga. E, confesso, não consigo suportar o pretensiosismo de quem se acha acima dos demais. De quem acredita que os adeptos mais recentes, que finalmente acordaram para o clube da sua terra, são adeptos de vitórias. De quem não entende como saudável o crescimento da massa adepta.
Pretensiosos. Ridículos. Desfasados da realidade. Diga eu o que disser sobre este tipo de comentários, nunca direi que vieram de gente que odeia o Braga.
Porque, à excepção de um ou outro infiltrado, "figura" existente em todos os fóruns de clubes, todos somos, à nossa maneira, apaixonados por este clube.
Calmos ou ansiosos, crentes ou descrentes, cépticos ou não, todos somos adeptos. E quem não compreende algo tão básico como o que acabo de dizer dificilmente compreenderá que o ser humano tem dificuldade em lidar com o retrocesso.

Magico... Vamos por partes.

Quando afirmo que há adeptos que acordaram para o SCB não estou a afirmar exclusivamente que são os mais jovens.  Esse é o mal menor! Todos sabemos que há jovens que são genuinamente 100% braguistas( na minha opinião a maioria). Esses, por mais impulsivos e irreverentes que sejam, na generalidade são "verdadeiros"(?!?). Aliás o futuro do SCB passa por apostar, consecutivamente, nas gerações vindoiras. Não tenho a menor dúvida em afirmar que aqueles que provocam o maior ruído não são adeptos jovens, apesar de achar que a generalidade, talvez fruto da idade, ainda não perceberam a realidade do SCB e qual o seu historial. Talvez porque pensar cansa ou talvez por manifesto comodismo, muitos jovens pensam que estamos em pé de igualdade a clubes que estão intrinsecamente mergulhados no que há de mais maléfico no futebol. Não... aliás sempre defendi publicamente ( Crónicas no DM) que o SCB precisa de se aproximar dos jovens. Felizmente nos últimos anos a SAD do SCB começa a estar presente nas escolas do nosso concelho/distrito.
Como diria o nosso amigo Cardoso, não há somente o branco ou o preto... também existe o cinzento. Parece-me redutor no teu raciocínio colocar os adeptos nos extremos. Não tenho dúvidas que há adeptos que vão ao estádio e nunca gostaram do SCB ( eu conheço-os), como também sei daqueles que apesar de recentes são indefectíveis, incondicionais adeptos do SCB. Não sou ingénuo ao ponto de pensar que aqueles que entraram recentemente para sócios, o fizeram porque despertaram para o SCB e começaram a apoiar o nosso clube. Sim... de forma pretensiosa afirmo que muitos adeptos são adeptos das vitórias. Diz-me Mágico então porque no país há tantos adeptos do FCP; SCP ou SLB?  estes clubes que mencionei tem um largo historial de vitórias( muito mais que os outros clubes) e algumas pessoas identificam-se com esses clubes que ganham muitas vezes. O seu ego fica preenchido e é sempre gostoso sentir o gosto da vitória.

Quanto ao fórum... sinceramente não o frequento todos os dias, como tal não posso fundamentar uma opinião, todavia quando vejo foristas como o CCPEM a lamentar o caminho que este fórum está a trilhar, muito sinceramente acho que muitos foristas estão aqui porque os movem interesses pessoais e não o interesse que nos reúne neste fórum, que deveria ser indiscutivelmente o SCB.
Já reparei que foristas, por tudo e por nada culpam o Presidente António Salvador do mal que acontece. Não percebem, como disse e muito bem o Zinired e citto:" O Braga é a sua gente, é a sua cidade, é o seu povo humilde e de enorme coração e raça. Não o que se vê por ai em Braga, nos estádios, neste fórum..."
Neste fórum, quem o frequenta tem que perceber que quando entra por esta porta tem que deixar as queixas e antagonismos pessoais lá fora.


Força Gverreiros

Sparta1

Os adeptos como em tudo na vida teem que ser ambiciosos querer cada vez mais e não ficar acomodado como é comum na mentalidade portuguesa.
Ninguém está acima da critica, se os adeptos apoiam e fazem grandes sacrificios para acompanhar a equipa etc teem que mostrar a sua insatisfação quando não vêm da parte dos jogadores e técnicos e presidentes a ambição e o mesmo sacrificio.

Não é a pensar pequeno que alguém será grande!

ric

Ora aqui está um tópico de boa discussão e que reune opiniões diversas mas extremamente válidas. o Zé reuniu num tópico uma excelente compilação histórica do passado recente do Braga.
Vou tb dar a minha opinião:

Aos adeptos não os vejo de forma diferente. Antes observo que estão com ideias preconcebidas fruto de expectativas criadas e devido a algum historial de sucesso recente.
Aqueles que nos auguraravam sermos o "novo Boavista" sempre reagi com calma e apesar de não os levar a sério sempre mantive uma atitude precavida. pq no futebol tudo se perde e ganha facilmente...para além dos ciclos normais de qq equipa, claro.

Aqueles adeptos que começaram a "labuta" de acompanhar o clube nos campos pelados da sanjoanense, do Sp Tomar, no Riopele, etc lembram-se que cada pontito era uma vitória. Sofremos e cantávamos com o pontito fora. Andamos assim sempre, passando por isto  desde o "braguinha" de Quinito até à  "lojinha dos 300" do meu amigo Cajuda.

Com salvador o clube mais forte apareceu. Fomos conquistando vitorias, conquistando elogios, espalhando receios... Jogar com o Braga era jogar com os Grandes. eramos Guerreiros não no sentido da luta mas na forma como vencíamos, claramente e com poder. Mesmo assim, passamos muito ao lado dotitulos e ficamos muitas vezes na antecâmara do sucesso (com excepções , claro)

Sou de opinião do Zé quando diz que temos crise de adeptos. vamos tendo adeptos das vitórias e não do clube.

Mas para mim, isto sempre existiu. Quando eramos 3000 no 1º de mio, a lutar para não descer, os adptos das vitórias nem sequer lá iam.
Quando somos 12 mil no AXA, os adeptos das vitórias estão lá mas são mais exigentes, querem mais. Porque temos uma das equipas mais caras do campeonato, porque a fasquia continua a ser elevada e ninguém quer voltar ao tempo ...do pontito.

é natural. Não os recrimino.

O que me parece é que falta algo na SAD que gira as expectativas e conduza os adeptos aquilo que será necessário levar como grande força (de bloqueio ou de apoio).
O nosso rival, há 2/3 anos caiu no fundo. Ergueu-se e cedo indicou o caminho: a travessia no deserto , um orçamento modesto, uma equipa de putos. Com esta filosofia, tudo o que viesse à rede "era peixe" e as expectativas e fundamento para o apoio estava criado. Ainda HJ Rui Vitoria sabe, como ninguém gerir isto, ao realçar sempre os seus putos maravilha e ao repetir que o Xico ou Tone estavam no campeonato de seniores na época passada...

Mas gostaria de dizer que tb compreendo quem fala mal e vocifera sempre nos infortúnios.  forma como o diz neste fórum é semelhante ao que se passa no café, nas rodas de amigos. o protugues critica e achincalha nos momentos baixos e vai ao céu qdo se ganha qq coisa. Está na nossa raça, na idiossincracia do português. E no futebol esta característica continua bem vincada. mesmo no decorrer de um jogo  quem não ouviu o vizinho deitar abaixo o jogador X para depois do golo o eleger o melhor em campo?

Confesso que acho mais acertado umadepto criticar e neste "criticar" leia-se de forma construtiva, a nossa equipa. Todos somos treinadores e como tal todos queremos ganhar. Não me parece - sinceramente - que por este facto estejamos a deitar abaixo o clube. os protagonistas do espectaculo, pagos a peso de ouro e com estrutura mental capaz tem de compreender que o futebol vive de momentos, de oportunidade e não são os adeptos que metem golos. Ao treinador cabe enquadrar essas criticas e assobios como motivos e motivação para a superação. Não é de sempre a conversa: " sabemos as nossas responsabilidades e sabemos que vamos ter sempre pressão"...
Esta pressão - a boa - é benéfica e deve ser exercida sob pena de estarmos a conviver com seres amorfos sem objectivos e vontade.

è claro que fico chateado com muitas das criticas. Eu não as fazia mas estou plenamente convencido que no próximo domingo, quem disse tão mal de X ou Y lá estará no seu lugar de bancada,a  sofrer e a lutar por fora para ganhar

magico_scbraga

Quote from: Zé on 16 de September de 2014, 08:17
Quote from: magico_scbraga on 16 de September de 2014, 00:52
Este é o comentário que deixei no tópico do Arouca-Braga, mas reflecte aquilo que eu penso sobre este assunto:
Dizem o que dizem sobre o número de páginas em que já vamos mas esquecem-se de que em muitas delas estão comentários que pretendem ser construtivos. E esquecem-se da tendência que existe para, durante um jogo em que estamos a perder, fazer os mais diversos reparos.
Uns criticam. Outros rebatem essas críticas. Outros criticam aqueles que .. criticam.
Nem tudo é mau. Nem os adeptos que criticam são "anti-Braga", nem aqueles que são mais brandos são uns conformados.
Todos gostam do Braga. Todos são apaixonados pelo seu clube.
Não gosto, claro, de ver adeptos a insultar os profissionais do seu clube, embora até consiga compreender. Mas, aquilo que verdadeiramente não suporto é a generalização barata. A generalização ínsita ao comentário de que este é um fórum "anti-Braga". A generalização, fácil, de quem diz que os mais impulsivos não gostam do Braga. E, confesso, não consigo suportar o pretensiosismo de quem se acha acima dos demais. De quem acredita que os adeptos mais recentes, que finalmente acordaram para o clube da sua terra, são adeptos de vitórias. De quem não entende como saudável o crescimento da massa adepta.
Pretensiosos. Ridículos. Desfasados da realidade. Diga eu o que disser sobre este tipo de comentários, nunca direi que vieram de gente que odeia o Braga.
Porque, à excepção de um ou outro infiltrado, "figura" existente em todos os fóruns de clubes, todos somos, à nossa maneira, apaixonados por este clube.
Calmos ou ansiosos, crentes ou descrentes, cépticos ou não, todos somos adeptos. E quem não compreende algo tão básico como o que acabo de dizer dificilmente compreenderá que o ser humano tem dificuldade em lidar com o retrocesso.

Magico... Vamos por partes.

Quando afirmo que há adeptos que acordaram para o SCB não estou a afirmar exclusivamente que são os mais jovens.  Esse é o mal menor! Todos sabemos que há jovens que são genuinamente 100% braguistas( na minha opinião a maioria). Esses, por mais impulsivos e irreverentes que sejam, na generalidade são "verdadeiros"(?!?). Aliás o futuro do SCB passa por apostar, consecutivamente, nas gerações vindoiras. Não tenho a menor dúvida em afirmar que aqueles que provocam o maior ruído não são adeptos jovens, apesar de achar que a generalidade, talvez fruto da idade, ainda não perceberam a realidade do SCB e qual o seu historial. Talvez porque pensar cansa ou talvez por manifesto comodismo, muitos jovens pensam que estamos em pé de igualdade a clubes que estão intrinsecamente mergulhados no que há de mais maléfico no futebol. Não... aliás sempre defendi publicamente ( Crónicas no DM) que o SCB precisa de se aproximar dos jovens. Felizmente nos últimos anos a SAD do SCB começa a estar presente nas escolas do nosso concelho/distrito.
Como diria o nosso amigo Cardoso, não há somente o branco ou o preto... também existe o cinzento. Parece-me redutor no teu raciocínio colocar os adeptos nos extremos. Não tenho dúvidas que há adeptos que vão ao estádio e nunca gostaram do SCB ( eu conheço-os), como também sei daqueles que apesar de recentes são indefectíveis, incondicionais adeptos do SCB. Não sou ingénuo ao ponto de pensar que aqueles que entraram recentemente para sócios, o fizeram porque despertaram para o SCB e começaram a apoiar o nosso clube. Sim... de forma pretensiosa afirmo que muitos adeptos são adeptos das vitórias. Diz-me Mágico então porque no país há tantos adeptos do FCP; SCP ou SLB?  estes clubes que mencionei tem um largo historial de vitórias( muito mais que os outros clubes) e algumas pessoas identificam-se com esses clubes que ganham muitas vezes. O seu ego fica preenchido e é sempre gostoso sentir o gosto da vitória.

Quanto ao fórum... sinceramente não o frequento todos os dias, como tal não posso fundamentar uma opinião, todavia quando vejo foristas como o CCPEM a lamentar o caminho que este fórum está a trilhar, muito sinceramente acho que muitos foristas estão aqui porque os movem interesses pessoais e não o interesse que nos reúne neste fórum, que deveria ser indiscutivelmente o SCB.
Já reparei que foristas, por tudo e por nada culpam o Presidente António Salvador do mal que acontece. Não percebem, como disse e muito bem o Zinired e citto:" O Braga é a sua gente, é a sua cidade, é o seu povo humilde e de enorme coração e raça. Não o que se vê por ai em Braga, nos estádios, neste fórum..."
Neste fórum, quem o frequenta tem que perceber que quando entra por esta porta tem que deixar as queixas e antagonismos pessoais lá fora.

Caro Zé, habituei-me a ler os seus comentários e, por lê-los, a respeitá-lo enquanto membro do SuperBraga. Não pense, por isso, que o meu comentário se dirige única e exclusivamente a si. Ou que se dirige a si em particular. Porque nada me move contra a sua pessoa.
Isto dito, vou tentar responder à sua pergunta sobre a existência, ou não, de adeptos de vitórias.
A mim, sempre me fez confusão a falta de bairrismo reinante neste país. Sempre me questionei sobre o que leva um bracarense a não ser adepto do Braga. Sobre o porquê de um barcelense não ser adepto do Gil Vicente. Sobre o porquê de um vimaranense não ser adepto do Vitória. Sobre o porque de um conimbricense não ser adepto da Académica.
Por falta de tradição, por falta de hábito, por genuíno gosto, são muitos os que, tendo nascido e vivido numa cidade que sempre se habituou a ter um clube nos escalões principais, apoiam um dos auto-designados 3 grandes. E, sinceramente, por muito que me custe, até o compreendo.
Não há, em Portugal, o culto ao clube da cidade.
E até são, regra geral, os próprios pais a incutir aos filhos o gosto por um dos 3 propalados grandes. Em vez de os incentivaram a serem do clube da sua cidade, fazem de tudo para que eles sejam adeptos de um clube que lhes dê garantias de vitórias. De grandes títulos, de grandes e espampanantes capas de jornais.
A razão pela qual o fazem é, a meu ver, insondável. Mas a verdade é que o fazem e os seus filhos, tendo embora nascido em Braga, Guimarães, Coimbra ou Setúbal, serão, no futuro, ferrenhos benfiquistas, portistas ou sportinguistas.
Em Braga, a tendência tem sido invertida. Os mais novos, cujos pais apoiam incondicionalmente um dos 3 metralhas, e que, também por força disso, se habituaram a apoiá-los, acordaram para o Braga, o clube da cidade que os viu nascer. E isso, longe de ser condenável, devia, pelo contrário, ser motivo de regozijo para quem, enquanto braguista, se indigna com o aparente domínio dos 3 grandes na nossa cidade.
E posso dizer que, se tiver em conta os casos que me são próximos, não há em nenhum desses jovens resquícios de benfiquismo, portismo ou sportinguismo. São, hoje mais do que nunca, fiéis ao seu Braga.
E não o são por isso estar na moda. Provavelmente atentos ao sucesso mais recente de um clube que, em miúdos, não se habituaram a apoiar mas que é, hoje, o seu único clube, muitos deles são peremptórios em afirmar que não compreendem como pode um bracarense não ser braguista.
Ainda que, em muitos casos, desperto pelos recentes bons resultados, esse sentimento de braguismo consolidou-se. Ser adepto do Braga não é, para eles, ser adepto de um clube que nos últimos 10 anos se habituou a grandes momentos. Ser adepto do Braga é, simplesmente, ser adepto do clube da cidade que os viu nascer e crescer.
A todos os meus colegas de curso que, provenientes das mais diversas cidades deste país, têm dificuldade em compreender este sentimento, eu costumo dizer que ser adepto do Braga é, para mim, ser mais do que adepto de um clube de futebol.
Ser adepto do Braga é, como costumo dizer, ser adepto do símbolo, da camisola vermelha com mangas e calções brancos, do nosso belo estádio, mas é, também, ser adepto da minha cidade. Ser adepto do Braga é, também, gostar do S. João, do Bom Jesus, da Sé de Braga, do Sameiro, do Estádio 1º de Maio. Mas é também gostar de, no dia de jogo, sair mais cedo de casa para ir beber um copo no Bairro da Misericórdia. Ser adepto de tudo o que, verdadeiramente, representa a minha cidade.
Chamam-me fanático, chamam-me louco, mas sabem que este sentimento é genuíno. E sabem que, como eu, existem outros tantos. Outros tantos que não são, obviamente, adeptos de vitórias.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

ric

uma pequena reflexão face ao ´ltimo post...

Ser benfiquista? Fruto de décadas em que se vendia o culto de um clube nação. Em que um jogador - Eusébio - reprsentava o pais e não podia sair daqui. Um clube que á custa de jogadores das províncias ultramarinas conseguia nos anos 60 ser forte e respeitável. E que face ao apoio "politico" tb se fazia respeitar pela inigualável categoria dos seus jogadores. Quem tem hoje 40/ 50 anos é (pode ser) Benfiquista. Por Braga, nessa altura o Braga vivia momentos maus, de segunda divisão e com muitos altos e baixos (66 é excepção). A juventude de outrora ( e de agora) auxiliada pelas "modas" da época e por uma CS que só via um clube ajudava e de que maneira. Nessa altura as vitórias nacionais e inrenacionais do Benfica entusiasmavam...e criavam-se os verdadeiros ninhos de águias por todo o pais. A juventude - e não só - vivia de glórias do "gorioso". Era mais fácil ser por quem vence. Era mais fácil ser por quem está na moda.

Algumas décadas depois, fruto destas mesmas vitórias e de uma capacidade de enraizar a vertente regionalista , o Porto começou a ganhar. E venceu muito! A moda era o porto e os seus fantásticos jogadores. De Madjer a Futre, de Gomes a Paciência. A máquina , paralelamente ia ditando a sua lei e a juventude - seguidista novamente de vitória - mostrava-se aepta do porto. Hj, vemos muitos miúdos () de 25/ 35 anos cuja juventude e idade de "acordar" para o futebol se revia nas vitórias dos azuais e brancos. Enquanto isso, o Braga definhava na sua loja dos 300 e nem uma UM aberta servia para cativar novos adeptos como a academia de Coimbra fazia com os seus estudantes.
No inicio de 2004/2005 o Braga soltava o seu grito do Ipiranga. Sob a batuta de salvador, o Braga metia-se entre os grandes, escolhia jogadores de qualidade, arreliava os "habitués". Com uma capacidade instalada de "persuasão" junto das escolas e da população mais jovem, as vitórias - sim , as vitórias - falavam mais alto. Os catraios viravam-se para um Braga ganhador e tinham um clube que não os envergonhava em disputa com o "clube dos outros".
Com vitórias alargou-se o espectro de adeptos e é esta juventude braguista que agora "habita" nas bancadas do AXA. Com uma ansia de sucesso e orgulho naquilo que já viram: um hino da champions, uma final europeia, uma taça da Liga e uma série de jogos frente a adversários poderosos em que o nosso Braga esteve "na maior".

Apaguem-se as vitórias e os grandes dias e vamos ver se esta chama cativa . Sejamos claros: o clube tem 10 mil adeptos sempre presnetes. Os restantes são variáveis e voláteis. Como são os adeptos de Benfica ou porto. Só que 10% em milhares de apoiantes passam despercebidos qdo comparamos falanges de adeptos.

Sim, hj podemos dizer que muitos dos novos braguistas são adeptos de vitórias. Que só uma continuação da capacidade de vencer pode cimentar.

Até lá saibamos viver com isto, continuar a cruzada de "evangelização" e esperar que o chamamento da terra, das raízes e do sentimento bairrista possa ser suficiente para tornr o Braga o clube de sempre. Mas istotb  vai muito para além de meras vitórias...

Lipeste

#19
Tópico interessante que permite abordar vários temas sem se sair dele...

Como já disseram o futebol são emoções e gestão de espectativas, cada adepto gere as suas espectativas ou aquelas que lhe são transmitidas à sua maneira e manifesta as suas emoções, não só mas também, em função dessas mesmas espectativas...convém recordar que não foram os adeptos/sócios do Braga que um dia acordaram e do nada se lembraram dizer que a partir desse momento os objectivos seriam o top 4, não, não foi assim, foi o seu presidente, pela sua voz ou pela voz dos treinadores e jogadores, que a cada inicio de época assumem, e bem em minha opinião, esse objectivo...continuo a achar que o quarto lugar é, esta temporada, um objectivo que se coaduna com o nosso orçamento e valor do plantel.

Todos sabemos que os orçamentos não significam nem explicam tudo, caso contrário nunca teríamos conseguido um 2º e 3º lugares na Liga nem chegado a uma final europeia mas são um instrumento que permite, quanto maior ele seja e quando bem racionalizado, a possibilidade de construção de planteis mais competitivos, com mais qualidade individual e logo com maior possibilidade de sucesso...pelo menos desde a primeira temporada de Domingos até à de hoje que os nossos orçamentos variaram entre (+-) os 15 e os 10 milhões de euros, o desta temporada não deve andar muito longe dos 10 milhões e continua a ser claramente o quarto orçamento mais elevado da nossa Liga, não são apenas alguns "tostões" a mais do que os dos mais próximos perseguidores mas representa seguramente cerca do dobro desses...não me parece que seja um tique de grandeza exigir que a tabela classificativa reflita essa realidade orçamental de que dispomos (leia-se, de momento, quarto lugar). 

A grande questão é para mim, se temos realmente condições para nos próximos anos nos consolidarmos desportivamente como a quarta força mais importante do panorama futebolístico nacional...sempre defendi a construção de uma Academia e hoje A. Oliveira vem mais uma vez alertar para extrema importância de levar a cabo essa promessa eleitoral de AS para que a nossa formação e futebol profissional possam então ter todas as condições de trabalho que nos permitam atingir esse desígnio de forma sustentada e estruturada. Com que dinheiro? E os custos de manutenção? teríamos nós dinheiro para a manter? Desde que exista um projecto realista julgo sim...vejamos, imaginemos que a sua construção custaria entre €6 a €10 milhões (10 milhões talvez seja um valor exagerado), tendo nós orçamentos na ordem dos 10 milhões isso significaria que para a amortizar esta obra ao longo de uma década o orçamento teria que emagrecer anualmente cerca de 10% de forma a que esse milhão fosse canalizado para as amortizaçãoes (sendo nós um clube vendedor porque não canalizar uma percentagem das mais valias geradas pela venda de jogadores para a construção deste equipamento) e talvez mais 5% para a sua manutenção...€1,5 milhões de corte no nosso orçamento não é um valor assim tão significativo que não nos possa continuar a permitir lutar por lugares europeus e no futuro, com outras condições, podermos então aspirar a algo mais que não dependa tanto das conjunturas.

Desportivamente o Braga cresceu muito na última década, não podemos ignorar esse crescimento nem tão pouco esquecer de onde vimos, mas retroceder não é o caminho e o futuro pode ser promissor, sem tiques de grande, preservando a nossa identidade, assim todos o queiramos e havendo projectos para concretizar que não se esgotem com as campanhas eleitorais.

Relativamente às contestações de treinadores, por norma sou contra as chicotadas, raramente funcionam e quanto mais perto do final da temporada se verificam menos possibilidade há de recuperação, não sou eu que o digo são os factos que o confirmam...falando apenas desta temporada manifestei desde o início e infelizmente mantenho o meu pessimismo relativamente a SC, passaram quatro jornadas e continuamos sem ver qualquer crescimento da equipa, temo que se nada for feito, de forma a que as coisas melhorem substancialmente, possamos não atingir um lugar europeu...não me parece que esta seja uma opinião destrutiva é apenas uma opinião que espero e desejo poder alterar no futuro mais próximo.

Quanto aos assobios no decorrer dos jogos tenho a mesma opinião de sempre, não sou favorável a esse comportamento, já no final dos jogos compreendo os manifestos de desagrado quando as situações se verificam de forma repetitiva...o direito à indignação é algo a que a todos nos assiste, ficando ao critério de cada o seu manifesto desde que o mesmo não ultrapasse determinadas fronteiras (insulto gratuito).