News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Qual o melhor jogador do SC Braga de sempre?

Started by José Coelho, 13 de September de 2014, 00:35

Previous topic - Next topic

José Coelho

Apaixonado que sou da história do nosso clube, gostaria de suscitar no fórum a questão de se votar o que os adeptos consideram ser o melhor jogador da história do clube.
É uma tarefa delicada, pois serão certamente dezenas os jogadores que os adeptos recordarão e quererão votar, com a eventual distorção na votação das diferentes gerações de adeptos que possam (queiram) participar.
Será inevitável que os adeptos menos jovens recordem jogadores mais antigos juntamente com os mais recentes e os adeptos mais jovens se centrem essencialmente em jogadores mais recentes e em actividade.
Seja como for, é uma questão que ultrapassa o SCB e direi que acontece inevitavelmente neste tipo de votações (exemplo: o melhor jogador da história do futebol foi o Pelé ou o Cruyff? ou terá sido antes, o Maradona ou o Messi? etc., etc.).

Daí que, como ponto de partida, julgo ser metodologicamente mais correcto dividir a história do nosso clube em 4 períodos:
- até ao final da década de 50 (mais exactamente, até 1959)
- décadas de 60 e 70 (de 1960 a 1979)
- décadas de 80 e 90 (de 1980 a 1999)
- depois de 2000 (de 2000 a 2014)
Sugiro ainda que se crie uma short list de 5 nomes para cada um dos períodos (com base nos contributos que venham a ser apresentados), que seriam numa segunda fase votados de forma a escolher-se o melhor jogador de cada período.
Numa terceira fase, votar-se-ia entre estes para escolher o vencedor do título 'O MELHOR JOGADOR DO SC BRAGA DE SEMPRE', que deveria ser devidamente homenageado pelos foristas e pelo clube (se se quiser associar a esta iniciativa).

Nota final - se se conseguir concretizar com método e seriedade este projecto, poder-se-ia de seguida votar 'o melhor treinador de sempre'.

Sérgio Gonçalves

Boa iniciativa, José Coelho. Dos anos 40 destacaria o Mário (melhor marcador de sempre do clube) ;Daniel Silva grande craque da altura; Cassiano um jogador formado no Braga e que jurou amor eterno ao clube. Dos anos 20 Alberto Augusto (primeiro jogador do Braga a representar a selecção) e Germano Vasconcelos que foi um homem dos 7 oficios.

Boa sorte.
Sócio nº 2014

Mais Norte


Muito arriscada esta iniciativa pois a maioria dos foristas não conhece os jogadores dos primeiros anos do Clube.

Melhor seria escolher por década, ou por época, para não cometer injustiças.

Mesmo assim, cá vão alguns de velha/velhíssima guarda.

Anos 40: Sem sombra de dúvida, e sem qualquer comparação, António Machado, avançado centro de eleição a quem a cidade em peso foi buscar a casa para voltar aos campos de futebol, tido por muitos como o melhor atleta de sempre e o mais medalhado da cidade de Braga, figura injustamente esquecida por quem não respeita a história do Clube, praticante de várias modalidades e recordista nacional em atletismo;

Anos 50: Jorge Mendonça, depois transferido para o Atlético de Madrid, ele também um virtuoso da bola que acabou por estar relativamente pouco tempo no nosso Clube;

Anos 60: Perrichon, claro.

Mas quem vai votar nestes "craques"?


Sérgio Gonçalves

Estas discussões são sempre interessantes. Acho que Perrinchon marca o golo mais importante da história do clube, mas não era o melhor daquela equipa. Jogadores como Estêvão ou Bino eram mais fundamentais.
Sócio nº 2014

Sérgio Gonçalves

Sócio nº 2014

Sérgio Gonçalves

Um dos mais virtuosos jogadores de sempre, Mário Imbelloni, contratado ao Real Madrid!!!
Sócio nº 2014

José Coelho

Perante a falta de acolhimento que esta iniciativa suscitou, considero não haver de momento condições para
a levar a cabo.

Espero no futuro, e num contexto de maior envolvimento dos adeptos com a história do clube, retomar tema que penso pode mobilizar um número acrescido de adeptos do nosso SCB.

Até lá!

Sérgio Gonçalves

Calma José Coelho, não estavas à espera que num fim de semana tivesses 1000 respostas... É preciso ter calma, a malta está muito desanimada com a prestação da equipa de futebol. Os moderadores podiam era por estes tópicos acerca da historia do clube numa secção própria para os foristas irem postando.
Sócio nº 2014

(S)oon(C)hampion(B)raga

#8
o mitico GR "bagaço"... ;D

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

NightHawk

Como já disse no outro tópico sobre o melhor 11, o melhor jogador que eu vi jogar no Braga foi o Karoglan.

Não posso votar nos que não vi jogar...

Dracul

Esta votação vai seguramente acabar por incidir sobre os craques mais recentes, já que muitos dos membros do Super Braga têm poucos anos de SCB.
Quando eu era pequeno e comecei a acompanhar o nosso clube, lembro-me de ouvir falar em jogadores como Mendonça, Imbeloni e Perrichon, mas nunca os vi jogar. Dos meus primeiros tempos no 28 de Maio (era assim que se chamava o nosso Estádio) lembro-me de João Cardoso, Valter, Dito, Garcia, Marinho, Chico Faria, Chico Gordo, etc.
Mas o SCB já existe desde 1921 (pelo menos) e certamente que há muitos craques esquecidos. Uma iniciativa deste género corre sempre o risco de esquecer os mais antigos, mas a ideia é de louvar.

lezani

Para mim, de 1974 até 2018,sem dúvida o Alan.
[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

joaomf

#12
O melhor de sempre é, para mim, Alan.

Tenho uma lista mais alargada com jogadores que estão seguramente entre os melhores de sempre em cada uma das posições do campo.

GUARDA-REDES
Eduardo, Quim, Armando, Rui Correia, Paulo Santos

DEFESAS DIREITOS
Artur, João Pereira, José Nuno Azevedo

DEFESAS CENTRAIS
Dito, Nunes, Nem, Paulo Jorge, Moisés, Rodríguez

DEFESAS ESQUERDOS
João Cardoso, Jorge Luíz, Sílvio

MÉDIOS DEFENSIVOS
Tiago, Vandinho, Andrés Madrid, Barroso, Custódio

MÉDIOS OFENSIVOS
Luís Aguiar, João V. Pinto, Lito, Márcio Mossoró, Hugo Viana, Rafa

AVANÇADOS
Alberto Augusto, Karoglan, Wender, Alan, Jorge Mendonça

PONTAS DE LANÇA
Perrichón, Chico Gordo, Lima, Meyong, Miklos Feher, Nuno Gomes, Éder

Sérgio Gonçalves

O meu onze - que não será o melhor mas o que me trás melhores recordações:

Quim; Zé Nuno Azevedo, Nunes e Moisés, Jorge Luiz; Vandinho, Madrid, Edmilson,  Karoglan e Alan; Renteria
Sócio nº 2014

magico21

Para mim
Guarda Redes: Barradas
Defesa :Bodunha
Médio:Djamal
Avançado: Bordi

Magicobraga

Quote from: magico21 on 13 de April de 2018, 09:30
Para mim
Guarda Redes: Barradas
Defesa :Bodunha
Médio:Djamal
Avançado: Bordi
Bordi craque, uma vez com tudo para fazer o golo atrapalhou se é caiu. Se não me engano usou o numero 10.