News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Melhor 11 da História.

Started by L3GENDE, 05 de September de 2014, 11:00

Previous topic - Next topic

NightHawk

#40
Vou colocar apenas aqueles que vi jogar. Acredito, pelo que me dizem, que Chico Gordo, Perrichon, Laureta e Dito, pelo menos estes, tenham lugar neste 11. Não os escolho porque nunca os vi jogar.

Quim;

José Nuno Azevedo
Nem
Moisés
Jorge Luiz

Tiago
Vandinho
Hugo Viana

Alan
Mossoró
Karoglan


Banco:

Rui Correia
Moroni
Nunes
Barroso
Custódio
Edmilson
Lima

PS: Tiago era já para mim, quando estava ainda no Braga, um jogador fantástico. Lembro-me perfeitamente dos jogões que ele fez a trinco com o Cajuda.

Deixo ainda algumas menções honrosas:
João Pereira
Wender
Riva
Paulo César
João Pinto

ddbraga

Desde que me lembro de ver o Braga jogar:

                                                                    Eduardo

         João Pereira                     Moisés                               Nunes                          Silvio

                                                               
                                                                     Custódio

                                                    Hugo Viana

                                                                              Mossoró

                   Alan                                                                                                 Paulo César

                                                                       Éder

Suplentes: Quim, Ismaily, Luís Aguiar, Vandinho, Pedro Tiba (este é mais especulação minha), Rafa, Lima, Diego Costa
100% BRAGA

NightHawk

E já agora, se for a escolher o melhor jogador que alguma vez vi a jogar pelo Braga (e com rendimento) para mim a escolha é óbvia: Karoglan.

joaomf

#43
Este 11 pode ser feito segundo várias perspetivas. Se a opção é escolher jogadores que jogaram no SCBraga, escolheríamos para o melhor 11: Tiago, Nuno Gomes, Diego Costa, e JVP. São jogadores que terão que estar, pois tiveram grande sucesso, apesar de não terem sido especialmente excepcionais enquanto jogaram no SCBraga. O sucesso foi obtido com outras camisolas.

Não creio que se justifique escolher estes jogadores se nos restringirmos a jogadores que tiveram bom rendimento desportivo enquanto jogadores do clube. Nesse caso, as escolhas serão outras, mas há um nome que não vejo aqui referido, mas que é incontornável: CHICO GORDO. Foi sem dúvidas o melhor ponta de lança que jogou no SCBraga (pelo menos nos últimos 40 anos, desde a última subida de divisão). É o melhor marcador do clube no campeonato (60 golos). É o melhor marcador do clube na Taça de Portugal (21 golos em 3 edições). É o jogador que marcou mais golos num único jogo das provas europeias (4 aos malteses do Hibernians). Tem o record de golos apontados no campeonato por um jogador do clube, com os 21 golos da temporada 1977/78 (Lima quase bateu este record em 2011/12). Nunca mais vi um jogador como ele no nosso clube. 

Vasco Soares

Quote from: ComContaPesoEMedida on 05 de September de 2014, 15:18
GR - Cesário ou Fidalgo ou Quim


DD - Daniel Szabo ou José Nuno Azevedo ou Leandro Salino

DC1 - Narciso ou Moroni ou Dito ou Moisés

DC2 - Coimbra ou Ronaldo ou Nunes

DE - João Cardoso ou Jorge Luís


MD ou Trinco - Trenque ou Fantim ou Barroso ou Vandinho

MO1 - Jorge Mendonça ou Carlos Batista ou Mossoró ou Luís Aguiar

MO2 - Mário Imbeloni ou Ferreirinha ou Hugo Viana


ED - Batista ou Rafael ou Nelinho ou Alan

AC - Velez ou Jacques ou Feher ou Éder

EE - Karoglan ou Wender ou Renteria
Sou de 1976 e acrescentava  Zinho para MO  nesta equipa, de resto concordo, uns por ver outros de ouvir o meu pai, e principalmente o meu Avô falar.

magicobragarui

                    Quim

J. Pereira    Moisés  Nunes  J. Luiz
         
                     Vandinho
 
                                  H. Viana

                     Mossoró

Alan                                              Wender 

                  Zé do GOLO!  ;D




Trovisco7

Quote from: joaomf on 05 de September de 2014, 22:34
Este 11 pode ser feito segundo várias perspetivas. Se a opção é escolher jogadores que jogaram no SCBraga, escolheríamos para o melhor 11: Tiago, Nuno Gomes, Diego Costa, e JVP. São jogadores que terão que estar, pois tiveram grande sucesso, apesar de não terem sido especialmente excepcionais enquanto jogaram no SCBraga. O sucesso foi obtido com outras camisolas.

Não creio que se justifique escolher estes jogadores se nos restringirmos a jogadores que tiveram bom rendimento desportivo enquanto jogadores do clube. Nesse caso, as escolhas serão outras, mas há um nome que não vejo aqui referido, mas que é incontornável: CHICO GORDO. Foi sem dúvidas o melhor ponta de lança que jogou no SCBraga (pelo menos nos últimos 40 anos, desde a última subida de divisão). É o melhor marcador do clube no campeonato (60 golos). É o melhor marcador do clube na Taça de Portugal (21 golos em 3 edições). É o jogador que marcou mais golos num único jogo das provas europeias (4 aos malteses do Hibernians). Tem o record de golos apontados no campeonato por um jogador do clube, com os 21 golos da temporada 1977/78 (Lima quase bateu este record em 2011/12). Nunca mais vi um jogador como ele no nosso clube.
Este é um tema difícil de equacionar porque pelo Braga passaram jogadores de grande qualidade.
A análise apresentada é de épocas relativamente recentes, portanto elaborada por gente jovem e
que bem refere, jogadores que vi jogar.
Se formos a épocas mais remotas, nunca poderemos esquecer Jorge Mendonça (talvez o jogador mais
completo e espectacular que passou no Braga), o seu irmão Fernando Mendonça, os argentinos Greco,
Garófalo, Imbeloni, Fantin, Gabriel ponta de lança, 3 José Maria, Velez, Batista, Quicosses, António Marques,
Calheiros, Abel (natural de Braga), Marques Pinto (este e o espanhol Velez fundaram o café Sporting),
Diamantino e vários outros, poretanto é difícil, atendendo à qualidade e quantidade de jogadores que por cá passaram.

DBDC

O meu 11:

GR: Quim
DD: Zé Nuno Azevedo
DE: Ismaily
DC: Moises
DC: Artur Jorge
MC: Vandinho
MC: Hugo Viana
MC: Mossoró
AV: Lima
AV: Karoglan
AV: João Tomas

Suplentes: Paulo Santos, Nem, Wender, Castanheira, Alan, Toni e Meyong

joaobl03

Rui Correia;Salino, Moisés, Nunes, Jorge Luiz; Vandinho, Barroso, Mossoró; Alan, Lima, Karoglan.
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

filipescb

Ao votar no melhor guarda redes a opaco Berni só pode ser brincadeira :)

sedas

Estar o Berni e não estar o Armando (guarda-redes titular na equipa que venceu a Taça) só pode ser anedota..

Tal como a inclusão de Régis (só cá esteve uma época) em detrimento por exemplo de Hélder que foi titular alguns anos também não faz sentido..


sedas

Quote from: ComContaPesoEMedida on 05 de September de 2014, 15:18
GR - Cesário ou Fidalgo ou Quim


DD - Daniel Szabo ou José Nuno Azevedo ou Leandro Salino

DC1 - Narciso ou Moroni ou Dito ou Moisés

DC2 - Coimbra ou Ronaldo ou Nunes

DE - João Cardoso ou Jorge Luís


MD ou Trinco - Trenque ou Fantim ou Barroso ou Vandinho

MO1 - Jorge Mendonça ou Carlos Batista ou Mossoró ou Luís Aguiar

MO2 - Mário Imbeloni ou Ferreirinha ou Hugo Viana


ED - Batista ou Rafael ou Nelinho ou Alan

AC - Velez ou Jacques ou Feher ou Éder

EE - Karoglan ou Wender ou Renteria

Perrinchon não tem lugar nesta equipa?

tos

                                    Régis
Zé Nuno           Dito                    Moises           Jorge Luiz

                                  Barroso

                 Mossoro                    Hugo Viana

Alan                           Jaques                             Karoglan

Treinador : Domingos

S: Quim, Nunes, Joao Cardoso, Custodio, Vandinho, Lima, Wender
magico braga allez!

Cardosog

Fidalgo
Zé Nuno - Fernando - Moisés - João Cardoso
Barroso - Vandinho - Fernando Pires
Karoglan - Chico Gordo - Perrichon


ComContaPesoEMedida

Quote from: sedas on 07 de September de 2014, 14:10
Quote from: ComContaPesoEMedida on 05 de September de 2014, 15:18
GR - Cesário ou Fidalgo ou Quim


DD - Daniel Szabo ou José Nuno Azevedo ou Leandro Salino

DC1 - Narciso ou Moroni ou Dito ou Moisés

DC2 - Coimbra ou Ronaldo ou Nunes

DE - João Cardoso ou Jorge Luís


MD ou Trinco - Trenque ou Fantim ou Barroso ou Vandinho

MO1 - Jorge Mendonça ou Carlos Batista ou Mossoró ou Luís Aguiar

MO2 - Mário Imbeloni ou Ferreirinha ou Hugo Viana


ED - Batista ou Rafael ou Nelinho ou Alan

AC - Velez ou Jacques ou Feher ou Éder

EE - Perrichon ou Karoglan ou Wender ou Renteria

Perrinchon não tem lugar nesta equipa?

Claro que tem!!! Falha imperdoável!!! Já lá está!!!

ComContaPesoEMedida

Quote from: vasco soares on 05 de September de 2014, 22:40
Quote from: ComContaPesoEMedida on 05 de September de 2014, 15:18
GR - Cesário ou Fidalgo ou Quim


DD - Daniel Szabo ou José Nuno Azevedo ou Leandro Salino

DC1 - Narciso ou Moroni ou Dito ou Moisés

DC2 - Coimbra ou Ronaldo ou Nunes

DE - João Cardoso ou Jorge Luís


MD ou Trinco - Trenque ou Fantim ou Barroso ou Vandinho

MO1 - Jorge Mendonça ou Carlos Batista ou Mossoró ou Luís Aguiar

MO2 - Mário Imbeloni ou Ferreirinha ou Hugo Viana


ED - Batista ou Rafael ou Nelinho ou Alan

AC - Velez ou Jacques ou Feher ou Éder

EE - Karoglan ou Wender ou Renteria
Sou de 1976 e acrescentava  Zinho para MO  nesta equipa, de resto concordo, uns por ver outros de ouvir o meu pai, e principalmente o meu Avô falar.

Completamente de acordo, Vasco! Já o acrescentei na lista original. O Zinho e o Perrichon, alvitrado pelo Sedas! Mesmo assim, tenho a convicção que ainda vão aparecer mais alguns nomes! Sempre são 60 anos de futebol e não é fácil recordar todos. Há sempre um ou outro que nos escapa.

Mas não há dúvida nenhuma que tanto Zinho como Perrichon têm lugar na «minha» seleção!!!

enormeBRAGA

Quote from: sedas on 07 de September de 2014, 14:07
Estar o Berni e não estar o Armando (guarda-redes titular na equipa que venceu a Taça) só pode ser anedota..

Tal como a inclusão de Régis (só cá esteve uma época) em detrimento por exemplo de Hélder que foi titular alguns anos também não faz sentido..
Não sei o que é que o tempo passado no clube tem a haver com a qualidade do jogador. Por essa ordem de ideias Feher não deveria fazer parte deste tópico... Ou Sílvio...
Eu não vi Armando jogar, por isso como é que eu o ia por como o melhor guarda redes da história do SCB, se não tenho opinião nem conhecimento nenhum sobre o mesmo...
Simpatias à parte, Regis e Artur, foram para mim os dois melhores guarda redes que Vi no SCB.

No que diz respeito a Berni, foi uma brincadeira de alguém que escolheu Djamal, para trinco.
#VãoTerDeContarConnosco

Lipeste

Estas escolhas são sempre subjectivas...não coloquei no meu onze/plantel jogadores como Perrichon, Marinho, Chico Gordo, Chico Faria, Manaca, Lito, Cesário porque não os vi jogar mas quem viu dizem-me que eram craques...ainda vi jogar, por exemplo, João Cardoso, Jaques, Wando, Bastos Lopes que provavelmente também caberiam nas escolhas e Dito que apesar de me recordar muito bem dele jamais o colocaria numa equipa feita por mim.


rvx

Não duvido da sua qualidade, mas pergunto o que terá faltado a quem sabe. O que é que a equipa de Domingos e LJ tinha que outras boas equipas antigas não tinham para atingir um patamar superior?

Cardosog

Quote from: rvx on 07 de September de 2014, 21:59
Não duvido da sua qualidade, mas pergunto o que terá faltado a quem sabe. O que é que a equipa de Domingos e LJ tinha que outras boas equipas antigas não tinham para atingir um patamar superior?
Excelente pergunta!
Aliás já fiz essa pergunta a mim mesmo.
Eu estou convencido que a equipa de 1978, por exemplo, não era inferior à de Domingos. Os tempos eram outros mas a categoria daqueles jogadores não enganava.
Então porque é que a equipa de Domingos (assim como outras no século XXI) foi muito mais longe? Há muitos fatores que determinam a resposta. Assim muito rapidamente posso apontar os seguintes:
- Estabilidade diretiva e financeira; naqueles tempos o Braga estava habituado a jogar para não descer; não havia dinheiro para nada; ficávamos muitas vezes dependentes de jogadores emprestados pelos "grandes". Acima de tudo não tínhamos, como hoje, uma liderança forte e segura.
- Experiência internacional acumulada. Para chegarmos à Champions e ao segundo lugar não bastou ter Domingos e uma dúzia de craques; foi preciso ter uma série de experiências anteriores, principalmente a partir de 1998, com a famosa vitória sobre o Vitesse.
- Apoio da comunidade. Para quem é jovem é difícil acreditar, mas nos anos 70 e 80, a média de espetadores no estádio devia andar pelos 2500 ou no máximo 3000. O 1º de Maio só enchia com o Benfica e às vezes com o Porto. A maioria dos que se diziam bracarenses eram biclubistas e quando vinha cá o "papá" trocavam de cachecol. Se hoje os mais jovens se queixam do biclubismo, nem queiram saber o que era há 30 anos. Era uma vergonha, digo-vos eu! Com o século XXI chegamos a médias superiores a 10000 no estádio. É fácil calcular a diferença.
- Maior dinâmica económica da cidade e da região. Braga cresceu imenso a partir de 1980. Posso dizer que quando entrei para a UM, em 1983, a universidade tinha menos de 2000 alunos! O cresimento da UM deu origem a um crescimento brutal da cidade, tanto em termos de população como de produção e, portanto, de disponibilidade financeira para o crescimento do clube