News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito do futebol de praia...

Started by ric, 01 de September de 2014, 15:33

Previous topic - Next topic

ric

Sei que vou ser trucidado mas...

Sinceramente sou dos que não dão "grande importancia" ao titulo de futebol de praia.
Sei que podemos considerar um modalidade pela sua história e adesão. Ok, sei que futebol de praia todos jogamos, na praia (claro!) mas de uma forma livre e "rebelde". Com regras, começamos a dar os primeiros passos e nem sequer ainda a podemos comparar ao Voleibol de praia, a variante do voleibol na areia. O voleibol de praia tem muito mais historial e tradição de competição... adiante.

Este título pode ser improtante para palmarés do clube (afinal andamos aqui para ganhar...) e pode servir para lutar com outros clubes para dizer "temos mais titulos que vós...".

Mas para mim, uma modalidade num clube tem que estar intrinsecamente enraizada no clube.
Tem que trazer atrás de s, uma formação de jovens valores, apostar na evolução, cativar praticantes, apostar no incremento da base do triangulo para termos sucesso no topo.

Ora , ou bem me engano - e desde já peço desculpa - esta modalidade no SCB nasceu "feita". Foi criada não com meninos mas com jogadores feitos, alguns já na seleção nacional. Chegar ao topo seria mais fácil e bem mais rápido. Uma situação que pode ser efémera e um flash. Isto pq não vejo - posso errar e me penalizo desde já - captações de jovens valores nem trabalho de base em termos formativos...até pq as areias estão longe de Braga.

Vejo este titulo - gratificante mesmo assim - como um projeto à medida. Feito com objectivos bem definidos e bem facilitado tal foi a capacidade de rodear a secção dos ingredientes certos (jogadores, técnicos e ao que me dizem condições). Coisas que não vejo noutras modalidades... 

Imaginemos que num determinado momento eu era um fanático de futebol americano. sabia que havia 2 equipas de topo em portugal, alguns jovens valores eram universitários, aliciava-os para a UM e faziamos uma equipa ganhadora. Facilmente seriamos campeões. Juntamos os ingerdientes rpecisos e a competição era fraca e a concorrência idem. O mesmo se pode falar qdo juntamso atletas do melhro que existe em Portugal de Boccia e de taekondu. Juntamos os melhores, damos condições, ganhamos!

Mas não vejo istoa acontecer noutras modalidades. Porquê? porque se aposta numas em detrimentos de outras? porque se apoia uma modalidade sem historial nem atletas em detrimento de outras com carradas de atletas, formação de excelencia só que em termos competitivos a concorrência é bem maior? o que vejo é atletas a sairem da formação para outros clubes pois o clube não aposta no topo (leia-se contartação de atletas de valor para completar um plantel competitivo).
Assim, pergunto? como se tratou de juntar estes atletas? quem lhes paga? quem é o patrocinador? qual a percentagem de apoio (financeiro) dado pelo clube?qual o projeto formativo?qual o futuro destes atletas? qual o futuro desta modalidade no clube?Porque foi aceite este projecto - na hipotese de não ser 100% autónomo ?
Conheço a realidade de outrs modalidades no clube cujos atletas pagam para treinar, pagam para se equiparem á Braga e pagam para ir á seleção representar, em ultima instancia, o clube para além de Portugal.

é que sempre fui contra os nossos 3Grandes de terem os nomes do nosso desporto ( do judo, do triatlo, do atletismo) já depois de feitos e apenas a lhes darem uma mensalidade para correrem com a camisola do clube. Ou seja, são pais de meninos já com curso e a trabalharem... e depois  aparecem nos intervalos do futebol a mostrarem medalhas prá fotografia. Já sei que vamos ter os campeoes no relvado do Municipal. Serão alvo de aplauso - eu tb o farei - mas gostaria de ver mais. Não gosto de titulos conquistados assim. Não me dão pica e não os vejo 100% como meus.

Posso estar completamente errado mas esta é a minha opinião. E acho que é um assunto para ser discutido


Pedro A.

Quote from: ric on 01 de September de 2014, 15:33
Sei que vou ser trucidado mas...

Sinceramente sou dos que não dão "grande importancia" ao titulo de futebol de praia.
Sei que podemos considerar um modalidade pela sua história e adesão. Ok, sei que futebol de praia todos jogamos, na praia (claro!) mas de uma forma livre e "rebelde". Com regras, começamos a dar os primeiros passos e nem sequer ainda a podemos comparar ao Voleibol de praia, a variante do voleibol na areia. O voleibol de praia tem muito mais historial e tradição de competição... adiante.

Este título pode ser improtante para palmarés do clube (afinal andamos aqui para ganhar...) e pode servir para lutar com outros clubes para dizer "temos mais titulos que vós...".

Mas para mim, uma modalidade num clube tem que estar intrinsecamente enraizada no clube.
Tem que trazer atrás de s, uma formação de jovens valores, apostar na evolução, cativar praticantes, apostar no incremento da base do triangulo para termos sucesso no topo.

Ora , ou bem me engano - e desde já peço desculpa - esta modalidade no SCB nasceu "feita". Foi criada não com meninos mas com jogadores feitos, alguns já na seleção nacional. Chegar ao topo seria mais fácil e bem mais rápido. Uma situação que pode ser efémera e um flash. Isto pq não vejo - posso errar e me penalizo desde já - captações de jovens valores nem trabalho de base em termos formativos...até pq as areias estão longe de Braga.

Vejo este titulo - gratificante mesmo assim - como um projeto à medida. Feito com objectivos bem definidos e bem facilitado tal foi a capacidade de rodear a secção dos ingredientes certos (jogadores, técnicos e ao que me dizem condições). Coisas que não vejo noutras modalidades... 

Imaginemos que num determinado momento eu era um fanático de futebol americano. sabia que havia 2 equipas de topo em portugal, alguns jovens valores eram universitários, aliciava-os para a UM e faziamos uma equipa ganhadora. Facilmente seriamos campeões. Juntamos os ingerdientes rpecisos e a competição era fraca e a concorrência idem. O mesmo se pode falar qdo juntamso atletas do melhro que existe em Portugal de Boccia e de taekondu. Juntamos os melhores, damos condições, ganhamos!

Mas não vejo istoa acontecer noutras modalidades. Porquê? porque se aposta numas em detrimentos de outras? porque se apoia uma modalidade sem historial nem atletas em detrimento de outras com carradas de atletas, formação de excelencia só que em termos competitivos a concorrência é bem maior? o que vejo é atletas a sairem da formação para outros clubes pois o clube não aposta no topo (leia-se contartação de atletas de valor para completar um plantel competitivo).
Assim, pergunto? como se tratou de juntar estes atletas? quem lhes paga? quem é o patrocinador? qual a percentagem de apoio (financeiro) dado pelo clube?qual o projeto formativo?qual o futuro destes atletas? qual o futuro desta modalidade no clube?Porque foi aceite este projecto - na hipotese de não ser 100% autónomo ?
Conheço a realidade de outrs modalidades no clube cujos atletas pagam para treinar, pagam para se equiparem á Braga e pagam para ir á seleção representar, em ultima instancia, o clube para além de Portugal.

é que sempre fui contra os nossos 3Grandes de terem os nomes do nosso desporto ( do judo, do triatlo, do atletismo) já depois de feitos e apenas a lhes darem uma mensalidade para correrem com a camisola do clube. Ou seja, são pais de meninos já com curso e a trabalharem... e depois  aparecem nos intervalos do futebol a mostrarem medalhas prá fotografia. Já sei que vamos ter os campeoes no relvado do Municipal. Serão alvo de aplauso - eu tb o farei - mas gostaria de ver mais. Não gosto de titulos conquistados assim. Não me dão pica e não os vejo 100% como meus.


Posso estar completamente errado mas esta é a minha opinião. E acho que é um assunto para ser discutido
Sendo assim é melhor devolvermos a taça de portugal, a taça da liga, não são "100% nossos"...

ZT143

é porque tem "futebol" no nome.

futsal é a mesma coisa, uma modalidade ridicula que nem olímpica é, inventada para o pessoal não ter necessidade de juntar 22 pessoas e ter de jogar à chuva.

Voleibol, Basquetebol, Hoquei, Andebol, etc, -> isto sim são modalidades coletivas

atletismo, natação, desportos de combate, etc -> isto sim, são modalidades individuais

SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB

barinho

Deixemos para os próprios adeptos do Braga desvalorizar os feitos do clube e arranjar problemas onde não existem.Mas é melhor continuar caladinho senão se um gajo falar bem é um conformista que faz mal ao clube.

ric

#4
Quote from: barinho on 01 de September de 2014, 16:46
Deixemos para os próprios adeptos do Braga desvalorizar os feitos do clube e arranjar problemas onde não existem.Mas é melhor continuar caladinho senão se um gajo falar bem é um conformista que faz mal ao clube.

Não é meu costume ficar caladinho... mas acato perfeitamente o controverso, provando-me que estou errado.
Como disse no post posso estar imensamente errado. Só queria compreender os pressupostos e o suporte de uma modalidade como esta do fut de praia. Só. E ainda ninguém aqui escreveu nada sobre isto...

e o que vejo são modalidades que são o suporte de ecletismo e que são base para sermos um clube com uma série de isenções fiscais e considerado de interesse publico, serem ostracizadas e valerem-se por elas.
À custa de autonomia (uma forma sábia de sacudir a água do capote mas estar presente nas horas dos sucessos) o clube ganha protagonismo, projeção e vivencia eclética. Mesmo que não ganhe faz o que se lhe exige: promove o desporto, massifica o desporto, ocupa tempos livres. Tem uma função social.

Outras modalidades, aparecem, como D. sebastião, dão umas benesses e esfumam-se mais tarde entre nevoeiro... será o destino do futebol de praia? válido enquanto algum mecenas assumir os custos? Ou o clube decidir alterar os apoios?


ric

Quote from: Chairman Meow on 01 de September de 2014, 16:08
Quote from: ric on 01 de September de 2014, 15:33
Sei que vou ser trucidado mas...

Sinceramente sou dos que não dão "grande importancia" ao titulo de futebol de praia.
Sei que podemos considerar um modalidade pela sua história e adesão. Ok, sei que futebol de praia todos jogamos, na praia (claro!) mas de uma forma livre e "rebelde". Com regras, começamos a dar os primeiros passos e nem sequer ainda a podemos comparar ao Voleibol de praia, a variante do voleibol na areia. O voleibol de praia tem muito mais historial e tradição de competição... adiante.

Este título pode ser improtante para palmarés do clube (afinal andamos aqui para ganhar...) e pode servir para lutar com outros clubes para dizer "temos mais titulos que vós...".

Mas para mim, uma modalidade num clube tem que estar intrinsecamente enraizada no clube.
Tem que trazer atrás de s, uma formação de jovens valores, apostar na evolução, cativar praticantes, apostar no incremento da base do triangulo para termos sucesso no topo.

Ora , ou bem me engano - e desde já peço desculpa - esta modalidade no SCB nasceu "feita". Foi criada não com meninos mas com jogadores feitos, alguns já na seleção nacional. Chegar ao topo seria mais fácil e bem mais rápido. Uma situação que pode ser efémera e um flash. Isto pq não vejo - posso errar e me penalizo desde já - captações de jovens valores nem trabalho de base em termos formativos...até pq as areias estão longe de Braga.

Vejo este titulo - gratificante mesmo assim - como um projeto à medida. Feito com objectivos bem definidos e bem facilitado tal foi a capacidade de rodear a secção dos ingredientes certos (jogadores, técnicos e ao que me dizem condições). Coisas que não vejo noutras modalidades... 

Imaginemos que num determinado momento eu era um fanático de futebol americano. sabia que havia 2 equipas de topo em portugal, alguns jovens valores eram universitários, aliciava-os para a UM e faziamos uma equipa ganhadora. Facilmente seriamos campeões. Juntamos os ingerdientes rpecisos e a competição era fraca e a concorrência idem. O mesmo se pode falar qdo juntamso atletas do melhro que existe em Portugal de Boccia e de taekondu. Juntamos os melhores, damos condições, ganhamos!

Mas não vejo istoa acontecer noutras modalidades. Porquê? porque se aposta numas em detrimentos de outras? porque se apoia uma modalidade sem historial nem atletas em detrimento de outras com carradas de atletas, formação de excelencia só que em termos competitivos a concorrência é bem maior? o que vejo é atletas a sairem da formação para outros clubes pois o clube não aposta no topo (leia-se contartação de atletas de valor para completar um plantel competitivo).
Assim, pergunto? como se tratou de juntar estes atletas? quem lhes paga? quem é o patrocinador? qual a percentagem de apoio (financeiro) dado pelo clube?qual o projeto formativo?qual o futuro destes atletas? qual o futuro desta modalidade no clube?Porque foi aceite este projecto - na hipotese de não ser 100% autónomo ?
Conheço a realidade de outrs modalidades no clube cujos atletas pagam para treinar, pagam para se equiparem á Braga e pagam para ir á seleção representar, em ultima instancia, o clube para além de Portugal.

é que sempre fui contra os nossos 3Grandes de terem os nomes do nosso desporto ( do judo, do triatlo, do atletismo) já depois de feitos e apenas a lhes darem uma mensalidade para correrem com a camisola do clube. Ou seja, são pais de meninos já com curso e a trabalharem... e depois  aparecem nos intervalos do futebol a mostrarem medalhas prá fotografia. Já sei que vamos ter os campeoes no relvado do Municipal. Serão alvo de aplauso - eu tb o farei - mas gostaria de ver mais. Não gosto de titulos conquistados assim. Não me dão pica e não os vejo 100% como meus.


Posso estar completamente errado mas esta é a minha opinião. E acho que é um assunto para ser discutido
Sendo assim é melhor devolvermos a taça de portugal, a taça da liga, não são "100% nossos"...

Sei que compreendes o que quis dizer

rpo.castro

Acho que vir misturar modalidades, dizendo "porque se investe na X e não na Y" não é correcto.

O investimento ou não numa modalidade não pode/deve ser feito perguntando "investimos na A ou na B?"

Uma modalidade será interessante para o clube se for auto-sustentável ou te tiver outro tipo de retorno.

Não me parece que se tenha pegado na verba de uma modalidade (atletismo) e desviado para outra. Aqui parece-me que foi mais uma questão de oportunidade, e de visão.

Aproveitando a re-estruturação da modalidade pela direcção da FPF, dos incentivos, e as dificuldades de determinado clube, criou-se um projecto ganhador e de sucesso, que nos garante lugar na próxima etapa - uma verdadeira Liga. Um projecto que venceu cá e lá fora.

Não são só jogadores comprados feitos (os sapos nao tinham 4 jogadores da selecção?). Não temos formação? não. Haverá sequer formação nesta modalidade?

Quantos jogadores da nossa formação tínhamos nos mais recentes feitos do futebol profissional?

Há questões bem colocadas-como a sustentabilidade da modalidade. Outras a serem colocadas, para cada uma das modalidades.

Agora colocar tudo em causa só porque não se gosta da modalidade (eu não acho o futsal nada de especial mas torço e vibro com as vitórias do SC Braga, indo ao pavilhão amíude) dizendo que não vale nada, não consigo perceber.
Quem não sente não é filho de boa gente.

ric

Quote from: rpo.castro on 01 de September de 2014, 17:11
Acho que vir misturar modalidades, dizendo "porque se investe na X e não na Y" não é correcto.

O investimento ou não numa modalidade não pode/deve ser feito perguntando "investimos na A ou na B?"

Uma modalidade será interessante para o clube se for auto-sustentável ou te tiver outro tipo de retorno.

Não me parece que se tenha pegado na verba de uma modalidade (atletismo) e desviado para outra. Aqui parece-me que foi mais uma questão de oportunidade, e de visão.

Aproveitando a re-estruturação da modalidade pela direcção da FPF, dos incentivos, e as dificuldades de determinado clube, criou-se um projecto ganhador e de sucesso, que nos garante lugar na próxima etapa - uma verdadeira Liga. Um projecto que venceu cá e lá fora.

Não são só jogadores comprados feitos (os sapos nao tinham 4 jogadores da selecção?). Não temos formação? não. Haverá sequer formação nesta modalidade?

Quantos jogadores da nossa formação tínhamos nos mais recentes feitos do futebol profissional?

Há questões bem colocadas-como a sustentabilidade da modalidade. Outras a serem colocadas, para cada uma das modalidades.

Agora colocar tudo em causa só porque não se gosta da modalidade (eu não acho o futsal nada de especial mas torço e vibro com as vitórias do SC Braga, indo ao pavilhão amíude) dizendo que não vale nada, não consigo perceber.

em lado nenhum eu disse que não gostava da modalidade. Só queria perceber como surge, surgiu e que futro tem. para além do envolvimento do clube, claro

rpo.castro

Quote from: ric on 01 de September de 2014, 17:17
em lado nenhum eu disse que não gostava da modalidade. Só queria perceber como surge, surgiu e que futro tem. para além do envolvimento do clube, claro
Para fazer isso, julgo que não era necessário começar por desvalorizar o título conquistado e a própria modalidade.

Sobre gostares ou não, isso é um direito que a cada um assiste.
Quem não sente não é filho de boa gente.

José Soares

Quote from: ric on 01 de September de 2014, 16:55
Quote from: barinho on 01 de September de 2014, 16:46
Deixemos para os próprios adeptos do Braga desvalorizar os feitos do clube e arranjar problemas onde não existem.Mas é melhor continuar caladinho senão se um gajo falar bem é um conformista que faz mal ao clube.

Não é meu costume ficar caladinho... mas acato perfeitamente o controverso, provando-me que estou errado.
Como disse no post posso estar imensamente errado. Só queria compreender os pressupostos e o suporte de uma modalidade como esta do fut de praia. Só. E ainda ninguém aqui escreveu nada sobre isto...

e o que vejo são modalidades que são o suporte de ecletismo e que são base para sermos um clube com uma série de isenções fiscais e considerado de interesse publico, serem ostracizadas e valerem-se por elas.
À custa de autonomia (uma forma sábia de sacudir a água do capote mas estar presente nas horas dos sucessos) o clube ganha protagonismo, projeção e vivencia eclética. Mesmo que não ganhe faz o que se lhe exige: promove o desporto, massifica o desporto, ocupa tempos livres. Tem uma função social.

Outras modalidades, aparecem, como D. sebastião, dão umas benesses e esfumam-se mais tarde entre nevoeiro... será o destino do futebol de praia? válido enquanto algum mecenas assumir os custos? Ou o clube decidir alterar os apoios?

É claro que todos ficamos satisfeitos com esta conquista da equipa de futebol de praia. Que como equipa formada para vencer tem todo o mérito e simpatia dos adeptos. Também eu acompanhei por aqui a carreira desta equipa e fiquei satisfeito com a conquista alcançada.

Contudo, RIC coloca o dedo na ferida e, a meu ver, muito bem. Quem são os atletas? Quantos formamos? Quantos estamos a formar ou queremos vir a formar? Onde são os treinos para que um jovem de Braga possa praticar esta modalidade?

E julgo que o mesmo sucede com o futsal, que julgo que não tem formação (se tem, peço desculpa mas não conheço).

Esta prática, de apostar nos bons para ganhar, é uma das vias para engrandecer o clube, ou antes, para ostentar títulos. Contudo, prefiro a via da formação de base de centenas de atletas (futebol, basquetebol, voleibol, natação, atletismo, etc.). São centenas de jovens bracarenses que praticam desporto com a camisola do SC Braga e, ainda que não sejam campeões no imediato ( e muitos deles até ostentam marcas pessoais e títulos colectivos, regionais e de âmbito nacional e são convocados para selecções regionais e nacionais), serão sempre bracarenses pelo orgulho que tiveram de ostentar o símbolo de um clube que lhes soube dar a oportunidade de praticar desporto. Essa é, a meu ver, uma das principais tarefas de um clube.

Pelo que me toca, e a título de exemplo, prefiro ver um torneio de minibasquete com dezenas de miúdos a jogar com as cores do SC Braga (tal como tem acontecido nos últimos anos no centro da cidade de Braga por altura do S. João, com a realização do torneio internacional de minibasquete do SC Braga). Estamos a formar atletas e a fomentar a prática do desporto. E ao mesmo tempo são centenas de familiares que aumentam a empatia com o clube e se habituam a considerar cada vez mais que é o seu clube. Ao que parece os apoios do clube  também têm vindo a aumentar, mas é importante ter a consciência que os atletas pagam para treinar, compram os equipamentos com que jogam e são os pais que asseguram o transporte nas centenas de jogos e deslocações que efectuam... É para este SC Braga que devemos olhar com imenso respeito e consideração. É feito todos os dias por centenas de bracarenses. São campeões. 

Oxalá todas estas realidades possam conviver cada vez com mais e melhores condições no seio do SC Braga. 

joelvm

Quote from: ZT143 on 01 de September de 2014, 16:16
é porque tem "futebol" no nome.

futsal é a mesma coisa, uma modalidade ridicula que nem olímpica é, inventada para o pessoal não ter necessidade de juntar 22 pessoas e ter de jogar à chuva.

Voleibol, Basquetebol, Hoquei, Andebol, etc, -> isto sim são modalidades coletivas

atletismo, natação, desportos de combate, etc -> isto sim, são modalidades individuais

E desde quando é que ser uma modalidade olímpica é sinonimo de alguma coisa?

O futsal e o futebol de praia são modalidades recentes, certamente em breve serão consideradas pelo COI.
Por exemplo o beisebol deixou de ser considerado, e o rugby e o golf estão de volta.


rpo.castro

Quote from: José Soares on 01 de September de 2014, 17:44

E julgo que o mesmo sucede com o futsal, que julgo que não tem formação (se tem, peço desculpa mas não conheço).
"Temos" Juniores e este ano teremos Juvenis (não tínhamos o que levou alguns clubes a pedir a nossa descida aos distritais).

"Temos", porque esta modalidade é mais da AAUM do que do SCB
Quem não sente não é filho de boa gente.

barinho

Quote from: ric on 01 de September de 2014, 16:55
Quote from: barinho on 01 de September de 2014, 16:46
Deixemos para os próprios adeptos do Braga desvalorizar os feitos do clube e arranjar problemas onde não existem.Mas é melhor continuar caladinho senão se um gajo falar bem é um conformista que faz mal ao clube.

Não é meu costume ficar caladinho... mas acato perfeitamente o controverso, provando-me que estou errado.
Como disse no post posso estar imensamente errado. Só queria compreender os pressupostos e o suporte de uma modalidade como esta do fut de praia. Só. E ainda ninguém aqui escreveu nada sobre isto...

e o que vejo são modalidades que são o suporte de ecletismo e que são base para sermos um clube com uma série de isenções fiscais e considerado de interesse publico, serem ostracizadas e valerem-se por elas.
À custa de autonomia (uma forma sábia de sacudir a água do capote mas estar presente nas horas dos sucessos) o clube ganha protagonismo, projeção e vivencia eclética. Mesmo que não ganhe faz o que se lhe exige: promove o desporto, massifica o desporto, ocupa tempos livres. Tem uma função social.

Outras modalidades, aparecem, como D. sebastião, dão umas benesses e esfumam-se mais tarde entre nevoeiro... será o destino do futebol de praia? válido enquanto algum mecenas assumir os custos? Ou o clube decidir alterar os apoios?

O ficar caladinho era em relação a mim,não estava a dizer que tu devias ficar caladinho nem tinha direito a dizer tal coisa.

Agora falas em ecleticismo é bem.Metemo-nos numa nova modalidade e nos dois primeiros anos fomos duas vezes campeões nacionais.Isto não é motivo de orgulho?É sinal que trabalhamos bem e que entramos nas coisas como tem que ser,com a ambição de ganhar.E atenção que estamos a falar duma modalidade sui generis,em que o campeonato é disputado num reduzido espaço de tempo.Onde a formação é coisa que não existe,muitos jogadores sou são ex jogadores de futebol ou jogadores que não vingaram no futebol e que passam o ano a mudar de clube disputando os mas variados campeonatos.E nós soubemos ir buscar os melhores.Isto é sinala de bom trabalho e traz prestígio ao clube.

Isto independentemente de se gostar da modalidade ou não.Eu única tinha visto um jogo de futsal oaa vivo antes de ver o Braga e agora adoro a modalidade e nãos perco quase nenhum jogo em casa e também vejo muitos na tv.So por aí já é uma virtude de termos uma nova modalidade,atrai mais gente para a ver.

Agora falando em formação,quantos jogadores formados cá tínhamos quando ganhamos a taça de Portugal,a da liga,a intertoto,quando fomos vice campeões ou fomos à final da LE?É por isso que esses feitos são menos nossos ou nós enchem menos de orgulho?Qem me dera que fizéssemos isso tudo com uma equipa 100% formada cá!Mas isso é uma utopia.

O que interessa é que nas mais variadas modalidades tenhamos gente que trabalhe em prol do clube e da cidade que amamos e que nos encha de orgulho e que defenda as nossas cores com todas as suas forças.Por isso para mim este bi campeonato é um motivo de grande orgulho,sem quaisquer reservas.Os funcionários (jogadores e treinadores) passam e o clube e os adeptos ficam.E o nosso vai ficar para sempre marcado como campeão de futebol de prais de 2013 e 2014 e todos os que aí vierem

Mais Norte


Compreendo e subscrevo os princípios que "ric" explana quanto à gestão global das modalidades.

No entanto, não vejo que uma coisa seja incompatível com a outra.

Seria importante trabalhar, se possível, nas duas vertentes. Saúdo, por isso, o Futebol de Praia. As modalidades têm que começar por qualquer lado e acredito que estamos a ajudar à implantação deste jogo que tem momentos magníficos.

Também me tornei espectador do Futsal e este ano vou ver se sou mais assíduo.

E, já agora, só um exemplo: Emanuel Dias iniciou(?) a canoagem no Sporting, tem títulos e dá visibilidade positiva àquele Clube. E ele até é de cá. Eu ia buscá-lo.

A.COSTA

RIC --- senti-me CAMPEÃO. Senti que o S.C.Braga foi CAMPEÃO.

Foi uma equipa 'plantada'? Quem me dera que o Braga 'plantasse' uma equipa principal no futebol de 11 e fosse CAMPEÃO.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

maroni

No futsal temos juniores, pois fui director do G.D.Frossos e cedemos um atleta da nossa equipa de juvenis para os juniores do Braga, era g.r..

Armando Coelho

Quote from: A.COSTA on 01 de September de 2014, 22:32
RIC --- senti-me CAMPEÃO. Senti que o S.C.Braga foi CAMPEÃO.

Foi uma equipa 'plantada'? Quem me dera que o Braga 'plantasse' uma equipa principal no futebol de 11 e fosse CAMPEÃO.

Subscrevo na íntegra.

Relativamente ao assunto da formação e posterior suposto orgulho dos miúdos da dita formação a desfilarem com a camisola do clube? Bem..... é tudo muito bonito, mas como já se tem provado aqui por Braga, raras são as excepções que quebram a regra, o melhor exemplo disso mesmo é a mais afamada escola de andebol deste país, o ABC. A fantástica formação do fabuloso ABC foi chão que já deu frutos, ou seja. O ABC com os melhores valores saídos da sua formação aliada a alguns jogadores de craveira internacional reinou literalmente em Portugal, até ao momento em que os tubarões se cansaram de perder e resolveram apostar mais a sério na modalidade, recrutaram tudo o que saia do ABC. Para além de se reforçarem, enfraqueciam sistematicamente o clube formador. Porventura algum se recusou a representar algum  dos ditos tubarões? Ano após ano debandaram em direcção a paragens mais aliciantes do ponto de vista financeiro. Consequência, o fabuloso ABC continua a formar e os outros a retirar proveito do trabalho de base efectuado pelo suspeito do costume. O ABC deixou de reinar a seu bel prazer e os tubarões continuam a somar títulos que consideram SEUS, sem qualquer complexo de inferioridade.
O boifica quando decidiu apostar no futsal, começou pela formação? Obviamente que não. Recrutou os melhores jogadores da modalidade aos adversários que pretendia derrotar e construiu de base uma equipa vencedora que empolgou os adeptos ávidos de títulos que fugiam ano após ano para o mais odiado rival no futebol de 11. Já agora, porquê apostar no futsal? Simples, a concorrência era muito menor, apenas tiveram que enfraquecer os vizinhos sapos da 2ª circular roubando-lhes os melhores jogadores, com isso somaram vários títulos na modalidade que foi servindo de vitamina para os adeptos até virem melhores dias na variante de 11. Lembro-me perfeitamente da grande maioria dos lampiões se vangloriarem de serem campeões de futsal, só porque não ganhavam nada na variante de 11.
Pessoalmente, não me choca nada a direcção ter decidido iniciar um projecto desta forma. Um projecto ganhador é o melhor catalizador de massas, qualquer sociólogo o aconselharia, é básico.
Quanto ao receio do amigo Ric, deste ser um projecto de curto prazo, devemos retirar o melhor proveito enquanto os tubarões não se lembrarem de apostar no futebol de praia e a comunicação social não lhe dar demasiado mediatismo, porque a partir desse momento, adeus títulos de futebol de praia, que saudades dos bons velhos tempos.
Por isso, formação para quê, para uma competição de mês e meio?
Devemos é desfrutar destes títulos enquanto podemos, ou nos deixarem.

Robalo

Estao a comparar o incomparavel!

A modalidade de futebol de praia nao é uma modalidade de evolução mas sim sazonal!

Os mesmos atletas jogam por varias equipas durante uma epoca e alguns deles ate conciliam esta careira com uma de futebol de 11!Por isso no mundo inteiro nenhuma equipa de futebol de praia é contruida para evoluir ou para formar mas sim para jogar no imediato e ganhar!

LeonelP

Excelente tópico mas concordo em partes. O Ric falou do historial que para mim não me diz nada. A história faz-se agora. O bi-campeonato já é história. Quanto à formação e o que se está a fazer para ganhar raízes aí concordo. No entanto espero que estes dois títulos seguidos façam com que se crie um projecto como deve ser do futebol de praia em Braga, só assim haverá mais integração dos sócios, adeptos e população geral. 

joaomf

Eu apoio esta modalidade no nosso clube, pois nos estatutos do clube está "o engrandecimento do desporto português". Foi uma aposta num grupo de atletas já consagrado (5 jogadores da seleção nacional + alguns veteranos), mas que trouxe prestígio ao clube. E este ano o treinador já lançou novos jogadores (Emanuel, Fábio, Paulo, Marco). É uma equipa feita essencialmente com jogadores da Póvoa de Varzim e treinados por um poveiro (a Póvoa historicamente pertence ao Minho). Mas creio que poderá haver alguma aposta na formação, embora o carácter sazonal da modalidade, não facilite a tarefa.
O futebol de praia é uma modalidade que vai crescer bastante (já se fala na sua inclusão no programa olímpico) e o número de pessoas que se deslocou à Apúlia para apoiar o clube confirma esse facto. O facto da FPF ter passado a organizar a prova trouxe-lhe mais visibilidade e melhor estrutura de apoio.

O facto de esta ser uma modalidade que nasceu de repente não me preocupa. Foi uma oportunidade que apareceu (de um conjunto de jogadores que ficou sem clube... ainda para mais o V. Guimarães) e que se aproveitou. O basquete e o vólei têm vindo a fazer um longo (e muito meritório) percurso na formação, com atletas da casa, mas não é por isso que vejo os pavilhões cheios e as pessoas especialmente interessadas nos respetivos resultados.

Já agora, na área do futebol, tenha pena que o SCBraga não tenha uma equipa de futebol feminino.