News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fundos de investimento e empresários.

Started by Lipeste, 21 de August de 2014, 14:27

Previous topic - Next topic

Lipeste

O futebol é hoje um grande negócio, muito apetecível, que envolve milhões onde se veem entidades paralelas como empresários e fundos a tirarem grandes dividendos e os clubes a ficarem cada vez mais descapitalizados, com pouca margem de manobra nas transferências de jogadores cujos direitos económicos são maioritariamente detidos por essas entidades que, de forma ilegal, os pressionam e fazem as cabeças dos atletas para assim satisfazerem aos seus interesses financeiros. Até que ponto o recurso a eles é uma boa medida de gestão? Tudo depende das imposições e da influência que tem junto da SAD e atletas, do retorno financeiro que proporcionam e da prestação desportiva dos "seus" jogadores.

Em países como Inglaterra, França, Itália e Polonia os fundos são proibidos mas em Portugal, por exemplo, encontram um verdadeiro paraíso devido às grandes dificuldades financeiras dos clubes, que se socorrem deles para chegarem a atletas que de outra forma não conseguiriam contratar e assim poderem aumentar as suas possibilidades de sucesso desportivo...os clubes não são propriamente inocentes pois tem sempre a opção de não recorrerem a eles.
Pessoalmente sou contra a existência destes fundos opacos que se movimentam no mercado sem qualquer tipo de regulamentação, onde na sua maioria, não se conhecem os rostos nem a origem do dinheiro...ou se regulamentam, com regras muito bem definidas, ou se acaba com eles.

O nosso clube parece deter três jogadores que foram adquiridos em "parceria" com um fundo/empresário/GestiFute (Wallace, Matheus e Danilo) mas não sabemos quanto custaram, o que investimos, que percentagem detemos deles, qual a nossa autonomia na gestão desportiva destes atletas e em que condições somos obrigados a vender...etc...

LeonelP

Quando entraram jogadores todos acharam bem. Mas que estavam à espera? Estes fundos entram para fazer dinheiro. Sempre fui contra, mesmo quando nos possibilitaram bons jogadores. Prefiro poucos mas nossos que muitos e doutros.

PAF

Eu não sou contra os fundos... sou apenas e só contra a forma como eles são usados em Portugal por exemplo e em particular no Braga, um autêntico mar de falcatruas e de lavagem de dinheiro.

Sem eles o futebol português tal a falência em que se encontra iria parar a níveis bem baixos, nomeadamente os grandes. Não haveria dinheiro para comprar nem jogadores medianos, quanto mais do nível dos que têm chegado nos últimos anos. As maiores vendas e compras têm dinheiro de fundos, sem eles os jogadores dificilmente cá viriam parar.
O Braga provavelmente sairia beneficiado da exclusão dos fundos, tornaria a liga mais competitiva, embora ainda mais por baixo.

Exige-se é que sejam criadas regras como no passado foram criadas para os empresários por exemplo.

Lipeste

O Wallace já foi sem sequer calçar com o fundo/GestiFute detentor maioritário (ou total, não sabemos) dos seus direitos económicos a ditar o seu destino...enfim...fazem o que querem.

GALEGO

Esta saída do Wallace despois de só 2 meses aquí e sem jogar um só jogo oficial... leva a pensar muitas coisas e entristece porque com os fundos por meio ter um jogador aquí e que nao possa estar nem uns meses, até 31 de janeiro -e já sería isto também algo ridículo- é como nao ter nada...
Devemos trabalhar com a formaçao muito máis. Devemos fabricar boa parte dos nossos propios jogadores (para isso temos um filial na segunda categoría) e devemos afastarnos o máis possível de JM e os seus amigos, porque tarde ou cedo, esses e os seus colaboradores necessários vao acabar mal.
Este entramado interno do futebol, que está a enveredar caminhos -digamos- contranatura, produz-me sensaçoes equivalentes a quando ando mau do estómago, tenho náuseas na boca e nao sou capaz de comer (neste caso perdí a ilusao para ir na segunda até Moreira de Cônegos, ainda que -como é obvio- finalmente irei...)
Sinto ter que falar assim, mas saeme da alma...
¡Tanto misterio, tanto ocultismo, tanto nao saber qué é o que há realmente nestes negócios que -ao final- para bem ou para mal, atingem ao bom nome de um clube histórico, com um século de tradiçao e orgulho de generaçoes como é o Sporting Club de Braga!

Vasco Soares

  Em portugal o futebol é um mundo completamente invertido e há parte, senão veja-mos esta situação e vamos olhar mais aos clubes de topo.
Quais as áreas de negócio em portugal, onde os empregados estão ricos e os patrões pobres? nenhuma...
  Isto é empregados, leia-se jogadores a nadar em guito, e patrões, leia-se clubes falidos... Só no futebol....

Cmcorreia

Eu nada tenho contra fundos, empresários e outros agentes. Aceito que haja negócio à volta do futebol, o que me revolta é que as coisas não sejam transparentes e fique sempre a impressão que existem jogadas pouco claras nos negócios.

Mas isso revolta-me no futebol como em qq outra área, infelizmente o futebol apenas é o espelho da sociedade.

Tenho poucas duvidas que num futuro ( distante ou não, não sei dizer ) iremos "voltar" à nossa realidade e só espero que esse voltar não seja doloroso!!! Podíamos, como clube, ter tirado melhor partido destes anos dourados, assim os dirigentes não o quiseram, e em última análise, os sócios tb não!!
Cláudio Correia

Pé Ligeiro

Agora talvez se comece a perceber melhor o porquê de alguém andar a atirar para os jornais valores estapafúrdios das contratações do Wallace (9,5 M€) e do Danilo (4,5 M€), que não têm qualquer adesão à realidade e na do Matheus também há mistério...

Alguém acreditaria que um defesa central de 19 anos custasse 9,5 M€, é que nem banhado a ouro!

No meio disto tudo os verdadeiros palhaços são os sócios e adeptos (nós), que pagam as quotas, mas são completamente ludibriados por estas negociatas.

É possível que em breve apareçam mais notícias relacionadas com estes 3 casos...

Fazem o que querem com o nosso clube...
BRAGA SEMPRE MAIS!

cairense

haverá outra forma de o Braga ter uma equipa competitiva , sem estes " esquemas" mais ou menos claros , neste momento acho difícil  , seguir a politica de outros clubes e apostar em jogadores das nossas divisões segundarias ou da nossa formação , sinceramente tenho duvidas ...

Lipeste

#9
Já a partir do próximo ano os Agentes FIFA passarão a denominar-se Intermediários sem necessidadede obter uma licença exclusiva para desempenho da actividade junto da FIFA...na prática qualquer pessoa poderá constituir-se intermediário.

Um dos principais argumentos para esta alteração prende-se com o facto de a FIFA ter concluido que apenas 25% dos negócios de transferências serem intermediados pelos Agentes FIFA e os restantes 75% por agentes não licenciados.

Novo Regulamento de Intermediários da FIFA: http://www.csmv.com.br/files/publicacoes/6a887da7c700bcd4744d85c907d678a3.pdf

rpo.castro

Quote from: Lipeste on 22 de August de 2014, 11:17
Já a partir do próximo ano os Agentes FIFA passarão a denominar-se Intermediários sem necessidadede obter uma licença exclusiva para desempenho da actividade junto da FIFA...na prática qualquer pessoa poderá constituir-se intermediário.

Um dos principais argumentos para esta alteração prende-se com o facto de a FIFA ter concluido que apenas 25% dos negócios de transferências serem intermediados pelos Agentes FIFA e os restantes 75% por agentes não licenciados.

Novo Regulamento de Intermediários da FIFA: http://www.csmv.com.br/files/publicacoes/6a887da7c700bcd4744d85c907d678a3.pdf
Em vez de se fazer cumprir as regras, ajusta-se o quadro à peça
Quem não sente não é filho de boa gente.

krugger

Quote from: cairense on 21 de August de 2014, 23:50
haverá outra forma de o Braga ter uma equipa competitiva , sem estes " esquemas" mais ou menos claros , neste momento acho difícil  , seguir a politica de outros clubes e apostar em jogadores das nossas divisões segundarias ou da nossa formação , sinceramente tenho duvidas ...

Tens exemplos de clube que sem capacidade financeira, e nao sendo atrativos a fundos, conseguiram ter um relativo sucesso desportivo, e infelizmente nao precisamos de procurar muito, penso que sabe de quem falo.
Acho que as pessoas têm de ter uma coisa em mente os fundos são capitalistas, isto é, visam unica e exclusivamente o lucro deles, nao querem saber se o jogador é bom ou não, se o metem num clube querem é que ele jogue, seja do interesse desportivo do clube ou nao.
Se ficamos a ganhar com isso, sinceramente, cada vez mais acho que o melhor serio o clube se afastar desses fundos, apostar na juventude, dar-lhes responsabilidade, temos tantos exemplos de jogadores que estao a queimar etapas e a singrar nas equipas A dos clube, e nossos? nao me venham falar de Mauro e Santos, sao tudo menos frutos da nossa formação, Erivaldo/Piquetti/Nurio/Dabo/Nuno Valente, algum deles ficou na A, zerinho, se nao têm valor porque estao na B? Admito que o Nurio estava muito verde no ano passado e necessite da equipa B, efetivamente tem de amadurecer o seu futebol, e os outros? nenhum tem qualidade para a A? Nao dão é comissoes nas transferencias, nem fazem o dinheiro circular para sem lá bem onde.

rpo.castro

Quote from: krugger on 22 de August de 2014, 13:47
Tens exemplos de clube que sem capacidade financeira, e nao sendo atrativos a fundos, conseguiram ter um relativo sucesso desportivo, e infelizmente nao precisamos de procurar muito, penso que sabe de quem falo.
Acho que as pessoas têm de ter uma coisa em mente os fundos são capitalistas, isto é, visam unica e exclusivamente o lucro deles, nao querem saber se o jogador é bom ou não, se o metem num clube querem é que ele jogue, seja do interesse desportivo do clube ou nao.
Se ficamos a ganhar com isso, sinceramente, cada vez mais acho que o melhor serio o clube se afastar desses fundos, apostar na juventude, dar-lhes responsabilidade, temos tantos exemplos de jogadores que estao a queimar etapas e a singrar nas equipas A dos clube, e nossos? nao me venham falar de Mauro e Santos, sao tudo menos frutos da nossa formação, Erivaldo/Piquetti/Nurio/Dabo/Nuno Valente, algum deles ficou na A, zerinho, se nao têm valor porque estao na B? Admito que o Nurio estava muito verde no ano passado e necessite da equipa B, efetivamente tem de amadurecer o seu futebol, e os outros? nenhum tem qualidade para a A? Nao dão é comissoes nas transferencias, nem fazem o dinheiro circular para sem lá bem onde.
Quem?
Pensando cá no brugo (PRT) os que me lembro têm todos fundos/empresários por trás.
Quem não sente não é filho de boa gente.

krugger

#13
Quote from: rpo.castro on 22 de August de 2014, 13:51
Quote from: krugger on 22 de August de 2014, 13:47
Tens exemplos de clube que sem capacidade financeira, e nao sendo atrativos a fundos, conseguiram ter um relativo sucesso desportivo, e infelizmente nao precisamos de procurar muito, penso que sabe de quem falo.
Acho que as pessoas têm de ter uma coisa em mente os fundos são capitalistas, isto é, visam unica e exclusivamente o lucro deles, nao querem saber se o jogador é bom ou não, se o metem num clube querem é que ele jogue, seja do interesse desportivo do clube ou nao.
Se ficamos a ganhar com isso, sinceramente, cada vez mais acho que o melhor serio o clube se afastar desses fundos, apostar na juventude, dar-lhes responsabilidade, temos tantos exemplos de jogadores que estao a queimar etapas e a singrar nas equipas A dos clube, e nossos? nao me venham falar de Mauro e Santos, sao tudo menos frutos da nossa formação, Erivaldo/Piquetti/Nurio/Dabo/Nuno Valente, algum deles ficou na A, zerinho, se nao têm valor porque estao na B? Admito que o Nurio estava muito verde no ano passado e necessite da equipa B, efetivamente tem de amadurecer o seu futebol, e os outros? nenhum tem qualidade para a A? Nao dão é comissoes nas transferencias, nem fazem o dinheiro circular para sem lá bem onde.
Quem?
Pensando cá no brugo (PRT) os que me lembro têm todos fundos/empresários por trás.

Fdsss, olha para lá da Morreira, e nao me venhas falar do Bebé que eles trataram de correr logo com o presidente que lá estava.

rpo.castro

Quote from: krugger on 22 de August de 2014, 13:54
Quote from: rpo.castro on 22 de August de 2014, 13:51
Quote from: krugger on 22 de August de 2014, 13:47
Tens exemplos de clube que sem capacidade financeira, e nao sendo atrativos a fundos, conseguiram ter um relativo sucesso desportivo, e infelizmente nao precisamos de procurar muito, penso que sabe de quem falo.
Acho que as pessoas têm de ter uma coisa em mente os fundos são capitalistas, isto é, visam unica e exclusivamente o lucro deles, nao querem saber se o jogador é bom ou não, se o metem num clube querem é que ele jogue, seja do interesse desportivo do clube ou nao.
Se ficamos a ganhar com isso, sinceramente, cada vez mais acho que o melhor serio o clube se afastar desses fundos, apostar na juventude, dar-lhes responsabilidade, temos tantos exemplos de jogadores que estao a queimar etapas e a singrar nas equipas A dos clube, e nossos? nao me venham falar de Mauro e Santos, sao tudo menos frutos da nossa formação, Erivaldo/Piquetti/Nurio/Dabo/Nuno Valente, algum deles ficou na A, zerinho, se nao têm valor porque estao na B? Admito que o Nurio estava muito verde no ano passado e necessite da equipa B, efetivamente tem de amadurecer o seu futebol, e os outros? nenhum tem qualidade para a A? Nao dão é comissoes nas transferencias, nem fazem o dinheiro circular para sem lá bem onde.
Quem?
Pensando cá no brugo (PRT) os que me lembro têm todos fundos/empresários por trás.

Fdsss, olha para lá da Morreira, e nao me venhas falar do Bebé que eles trataram de correr logo com o presidente que lá estava.
Fdsss, qual sucesso?
Quem não sente não é filho de boa gente.

El Che

Quantas vezes ficaram á nossa frente nos últimos 10anos? Em que lugar ficaram o ano passado? Onde está o sucesso deles?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

rvx

Quote from: krugger on 22 de August de 2014, 13:54
Fdsss, olha para lá da Morreira, e nao me venhas falar do Bebé que eles trataram de correr logo com o presidente que lá estava.

Se o nosso sucesso tivesse sido equivalente ao deles, achas que o Salvador não teria saído já? Eles ficaram atrás de nós, no ano passado. A questão é essa. É muito difícil a equipas sem essas ajudas competir com outras que a possuam. E os adeptos não são pacientes ao ponto de esperarem por boas gerações, especialmente os dos grandes.

Não deixo de concordar que seria muito mais saudável não viver destes negócios. Mas eu tenho dúvidas de que teríamos conseguido jogadores como Alan, Mossoró, Viana e Micael sem essas ajudas. A única forma de evitar esta questão é haver leis que se apliquem a todos os clubes, simultaneamente, de forma a que haja justiça. Mas boa sorte com isso. Se não conseguimos tomar medidas do género em nenhum sector da sociedade, então não conseguiremos fazê-lo no futebol.

Pé Ligeiro

Quote from: Nakamura on 22 de August de 2014, 01:01
Estou com o Galego... o futebol sempre teve negociatas, mas chegou a um ponto em que já não se consegue mesmo digerir estas chico-espertices cozinhadas sempre no segredo dos bastidores.
É complicado ser-se adepto nos tempos que correm... Tantas coisas se passam nos bastidores, tão longe do verdadeiro e primitivo futebol que adoramos - empresários, dirigentes, árbitros.
O futebol é apenas o pretexto para muitos escroques arranjarem as vidas.
É cada vez mais difícil digerir isto e acreditar no clube do nosso coração, porque é cada vez mais pustulenta (e influente) a vidinha desta malta.
E como disse o Cmcorreia, isto já chegou a escalões da formação (não vejo emenda para futuro).
Já não se sabe de quem são os direitos dos jogadores (quem é, no fundo, quem manda): se são do Braga ou do empresário X (meramente estacionados em Braga)?
Chegamos praticamente ao cúmulo de equipa do Sporting não ter jogadores do Sporting... Mas é o Sporting ou não é o Sporting? Afinal contra quem se está a jogar?
E por que jogadores estamos nós realmente a puxar?
Pior, quando o empresário X tem jogadores e treinadores noutros clubes... às tantas é o empresário X quem diz aos jogadores o que devem ou não fazer (é ele o patrão de muitos).
Isto está assim por todo o lado! Mas os jogadores jogam em nome de quem?
No fundo os clubes já nem sequer entidade patronal dos jogadores são... agora só lhes emprestam a camisola. Tornaram-se numa espécie de patrocinadores! Incrível.
Futebol, futebol, já não és a mesma coisa... Já não te reconheço.
Fica a ideia que há mais futebol verdadeiro nos campos da Rodovia que no estádio.



Um texto que merece uma reflexão profunda de todos aqueles que se preocupam com o futuro do futebol, o futuro do nosso clube e com a verdade desportiva. Para aqueles para quem "vale tudo" e não há princípios nem valores, é melhor nem lerem este texto que lhes pode provocar azia...

Sublinhei algumas partes, mal poderia tê-lo sublinhado todo. É colocado o "dedo na ferida" com muita lucidez!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Lipeste

#18
São bastante pertinentes as questões acima levantadas pelo Nakamura, a  obscuridade destes fundos que não sendo abertos e não se conhecendo os seus investidores permite-nos levantar todo o tipo de dúvidas, pessoalmente desconfio que há presidentes de certos clubes a investirem nesstes fundos e a ganharem muito dinheiro à custa dos clubes que presidem...é uma possibilidade real.

rvx

#19
Quote from: Lipeste on 23 de August de 2014, 16:26
São bastabnte pertinentes as questões acima levantadas pelo Nakamura, a  obscuridade destes fundos que não sendo abertos e não se conhecendo os seus investidores permite-nos levantar todo o tipo de dúvidas, pessoalmente desconfio que há presidentes de certos clubes a investirem nesstes fundos e a ganharem muito dinheiro à custa dos clubes que presidem...é uma possibilidade real.

É uma realidade! É um meio totalmente capitalista, aparentemente sem grande controlo. Eu vejo estes fundos como capitais de risco. Eles estão dispostos a arriscar numa grande quantidade de jogadores de qualidade dúbia. A maior parte não vinga, mas os que vingam dão muito lucro. Este lucro tem de ser repartido pelas várias entidades envolvidas, caso contrário, estes negócios não seriam tolerados E há cada vez mais clubes pequenos a recorrer a este modelo para terem equipas mais competitivas (Braga, Estoril, Rio Ave,...). Por um lado, os investidores possuem mais clubes disponíveis para servir de montra dos seus jogadores, e por outro os clubes elevam a qualidade dos seus plantéis.

Há sociedades sérias como a inglesa capazes de preservar outros valores, mas não me acredito que a portuguesa seja capaz disso. Esta é uma das situações que só pode ser resolvida por pressão adeptos, ou então através de uma crise. Mas a verdade é que duvido que muitos adeptos do Braga estejam dispostos a aguentar anos abaixo do 6º lugar, com a atenuante de a nossa equipa ser constituída apenas por jogadores formados localmente. É um pouco hipócrita criticar estas situações e ao mesmo tempo queixar-se dos reforços. Não me acredito que o Salvador faça milagres. Tivemos grandes equipas no passado recente, em parte graças a este tipo de parcerias. Aliás, não consigo encontrar outra explicação para o sucesso da nossa liga a nível europeu, estando acima de ligas como a holandesa e ucraniana.