News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/08

Started by JotaCC, 15 de August de 2014, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Éder em alerta contra "os erros do passado"
Atacante promete fazer "bom campeonato" e diz que está no clube "de corpo e alma"

PONTAPÉ DE SAÍDA do Braga na liga, depois de amanhã, no AXA, com o Boavista, e chuto nos "erros do passado", como prevê e deseja Éder. O atacante quer evitar os desatinos coletivos de 2013/14 e também os azares pessoais que lhe infernizaram a época, com lesões e mais lesões.

Éder quer uma boa época a nível pessoal e coletivo
O jogador de 26 anos parte a terceira época no clube e pretende a desforra, coletiva e individual. "Quero fazer um bom campeonato e todos queremos um dos primeiros quatro lugares", afirma o internacional português.
O nono lugar do ano passado, que foi a pior classificação do Braga nos dez anos da era Salvador, deixou a equipa penhorada e, sobretudo, em alerta. Éder pede vigilância máxima já na abertura da liga: "Vai ser um jogo perigoso. Não devemos pensar que temos um adversário fácil só porque vem da segunda divisão. O Boavista tem excelentes armas e com certeza que vai querer estar bem no primeiro jogo".
"Vamos entrar fortes vamos fazer um bom resultado até porque vamos ter os nossos adeptos apoiar- nos", acrescenta o atacante.
Nem sempre titular durante a pré-época, Éder destacou a importância de haver mais concorrência no plantel – "Quanto mais qualidade, melhor" – e elogiou o concorrente direto por uma vaga na frente do ataque: "O Zé Luís tem trabalhado bem. O treinador tem optado por ele. E, se for o Zé a jogar, fico contente". Éder reafirmou estar "de corpo e alma no Braga", apesar de ser um dos jogadores braguistas mais cobiçados no mercado.



ECOS

Wallace de fora
A recuperar de lesão (traumatismo no joelho direito), o central Wallace, 19 anos, só deverá fazer a estreia oficial com a camisola do Braga no jogo da segunda jornada da liga, em Moreira de Cónegos. Logo depois, o "zagueiro" parte para a seleção sub-21 do Brasil, que irá estar no torneio do Qatar, até 9 de setembro.

Mauro em dúvida
O médio Mauro (traumatismo na coxa direita) continua em tratamentos e permanece em dúvida para o desafio com o Boavista. De fora deverá ficar o avançado Pedro Santos, que continua em tratamentos e em repouso, após ter contraído lesão cervical.

JN

JotaCC


JotaCC

Pedro Tiba apto para defrontar Boavista

O médio Pedro Tiba recuperou da sobrecarga muscular e é opção para defrontar o Boavista, em jogo da ronda inaugural da Liga portuguesa, segundo escreve A BOLA.

A BOLA

JotaCC

ANTEVISÃO SC BRAGA
General Conceição para levar os guerreiros à glória
Sérgio Conceição tem em Braga o seu grande teste como treinador de futebol.

Aos 39 anos, este antigo internacional português, que fez carreira em clubes como FC Porto, Lázio, Inter Milão, entre outros, começou como adjunto no Standard Liège na temporada 2010/2011.

A sua primeira experiência como treinador principal aconteceu na temporada seguinte quando entrou a meio da época 2011/2012 para substituir Daúto Faquirá no comando do Olhanense. Em Olhão levou o clube ao 8.º lugar do campeonato, com 38 pontos. Mas problemas com a direção no ano seguinte assim como a crise financeira do Olhanense levaram a saída do jovem técnico, que esteve pouco tempo sem emprego.

Sérgio Conceição acabou por ser o escolhido por José António Simões para comandar a Académica após a saída de Pedro Emanuel, num regresso a uma casa que bem conhecia, onde fez parte da sua formaÁ,,o como futebolista. A equipa vinha de maus resultados, a manutenção estava em perigo mas Conceição conseguiu levar os "estudantes" ao 11.º posto na 1.™ Liga. Na época seguinte melhorou a classificaÁ,,o e colocou a Académica num honroso 8.º posto com 39 pontos.

O seu trabalho à frente da Briosa não passou despercebido a António Salvador que o foi resgatar para comandar as "tropas" na presente temporada. Apesar da juventude, Sérgio Conceição já deu mostras da sua qualidade enquanto técnico. Muito disciplinado e exigente, as equipas de Conceição s,,o muito organizadas, solidárias e muito difíceis de bater. No Minho o técnico terá de ter mais cautelas quando se dirigir aos árbitros. O seu temperamento já lhe valeu várias suspensões no passado, pelo que terá de ter mais cuidado com no banco bracarense.

Rúben Micael, "a estrela"

Para chegar aos objetivos, o Braga irá precisar das exibições de Ruben Micael. Prestes a iniciar a sua terceira época no clube, Ruben Micael tem sido um dos jogadores mais influentes do plantel. O ex-médio do Nacional, FC Porto e Atlético Madrid não esteve tão fulgurante na época passada, fruto também dos maus resultados da equipa e de algumas lesões mas este ano promete assumir um papel muito importante no esquema de Sérgio Conceição.

Homem das bolas paradas, cabe a Rúben Micael organizar todo o jogo ofensivo dos minhotos. A sua vis,,o e leitura de jogo, capacidade de passe e técnica de remate fazem dele um médio ofensivo perigoso e goleador, pela forma como chega tarde a área contrária para finalizar as jogadas. Prestes a completar 28 anos, o internacional português pode voltar ‡ lista de Paulo Bento. Para tal, precisa de se destacar ainda mais no Braga. E ninguém melhor do que Sérgio Conceição para fazer o jogador render o que se espera dele.

Rafa, a sensação

Rafa chegou ao Braga na temporada passada vindo do Feirense onde era a estrela da equipa. Com apenas 21 anos, deu nas vistas nos minhotos mas ainda n,,o percebia t,,o bem o jogo coletivo. Depois de um início fulgurante, foi preciso Jesualdo Ferreira chama-lo a atenção e mostrar-lhe o que tinha de melhorar para agarrar um lugar no onze. Depois de vários jogos na equipa B do Braga, Rafa voltou mais maduro, mais responsável e mais jogador de equipa.

Apesar da má época dos minhotos, o jovem médio foi dos que mais se destacou a ponto de ser incluído nos 23 de Paulo Bento que representaram Portugal no Mundial 2014.

Muito se tem falado numa possível transferência para o estrangeiro mas Sérgio Conceição já disse que conta com ele. O treinador sabe que se conseguir manter Rafa e Éder, os jogadores com mais mercado, terá uma equipa muito mais forte para atacar todas as competições esta época. O jovem internacional português dever· ser um dos homens das alas, juntamente com o colombiano Pardo, no apoio ao ponta-de-lança Éder.

SAPO DESPORTO

JotaCC

LIGA Ô BOAVISTA SEM CONTRATO SÓ NEGOCIOU COM A SPORT TV A RECEÇÃO ÀS ÁGUIAS

O campeonato 2014/15 arranca hoje com a novidade de haver um clube que não negociou a cedência dos seus direitos televisivos para toda a temporada. O Boavista, agora de regresso ao escalão principal, viu prolongarem-se as negociações com a Sport TV até ao ponto em que foi fechado acordo, somente, para a receção ao Benfica, da 2.ª jornada.

Levantaram-se dúvidas sobre as verbas que o canal controlado por Joaquim Oliveira estaria a propor aos clubes que chegaram agora à 1.ª Liga e, de facto, no caso dos axadrezados não existia base legal que estipulasse o regresso aos 4 milhões de euros que eram auferidos na altura da descida administrativa. Segundo fonte do Bessa explicou a Record, existem subcontratos firmados com a Sport TV que preveem a reposição do retorno de valor superior aos clubes que, tendo sido remetidos à 2.ª Liga, ficaram a auferir verbas mínimas (cerca de 250 mil euros/ano). No caso do Boavista, isso explica-se porque o clube desceu ao agora designado por Campeonato Nacional de Seniores, que não tem sido um produto com interesse televisivo. Ao contrário do que sucede, por exemplo, com Moreirense e Penafiel, que segundo a tabela da Sport TV têm expectativa de auferir cerca de dois milhões de euros anuais.

Seja como for, o Boavista não entende que a atual situação seja uma desvantagem. Ao não estar amarrado ao tal subcontrato, o emblema axadrezado entende estar em posição privilegiada para "negociar os direitos com quem quiser. Vamos vendo jogo a jogo e faremos o que for melhor para o Boavista", garantiu fonte do clube.

No caso do Moreirense, e mesmo sem serem revelados pormenores financeiros, já está garantido o entendimento com a Sport TV. O encontro da 2.ª jornada, frente ao Sp. Braga. já terá transmissão televisiva em sinal fechado a partir do Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas. Por último, o Penafiel também não quis mencionar detalhes específicos, mas o presidente António Gaspar Dias deixou claro que não há qualquer desentendimento. "A Olivedesportos é muito importante para o futebol português e para o Penafiel", disse o líder do clube onde chegou a jogar e foi presidente António Oliveira, irmão agora desavindo do dono da Sport TV.

RECORD

brigada da relote

BRAGA ATACA GRANDES
Arranca a I Liga e, das 221 contratações, os avançados estão em ligeira maioria, o Boavista foi quem mais se reforçou e o Braga aposta forte


O mercado está aberto até ao final do mês, mas o campeonato arranca hoje e com muitos reforços. Braga mete-se na luta dos grandes, com um investimento forte

FC Porto e Marítimo arrancam hoje no Estádio do Dragão (20 horas) para mais um campeonato nacional. A I Liga (para já assim, porque os patrocinadores andam fugidos, provavelmente assustados com as tricas, trocas e baldrocas do futebol português) tem os candidatos do costume, muito porque as bolsas continuam a mandar na vida dos clubes, ainda mais nestes tempos de crise. Ninguém duvide que, se o Moreirense tivesse um camião de dinheiro ou o Penafiel um euro excêntrico, iriam contratar Cristiano Ronaldo. É a tal história de ter ou não (muito) dinheiro. Vale para o povo como para quem dirige os clubes, que é uma espécie de povo à parte nesta problemática.

O mercado ainda está aberto e até ao final deste mês, mas os números que aqui apresentamos revelam que houve clubes que procuraram não mexer muito na estrutura e outros que "abusaram", principalmente quem vem de escalões inferiores. Compreende-se, a I Liga é outra música, exige intérpretes mais qualificados. E essa é outra conclusão segura: para já, não se sabe quem realmente se reforçou. O andar da prova vai revelando "flops" ou surpresas, desilusões e esperanças.

Os grandes investem e atacam o título, mesmo aqueles que sofreram uma absoluta sangria, como o Benfica; para quem mais investiu fica desde logo uma tremenda exigência, a de não perder outra vez, como é o caso do FC Porto. E mesmo quem dos grandes pouco mexeu também, e até por isso, não pode desta vez iludir a questão da candidatura. O Sporting é candidato.

Muitos dos leitores não seriam vivos, outros que escrevem seriam pequenitos,quando em 1971 o filme americano "Um Violino no Telhado" imortalizou uma música com o título em português "Ai Se Eu Fosse Rico". Pois é o que dizem muitos dos clubes que vão entrar nesta 80ª corrida pelo título nacional.

Quem tem mais dinheiro, mais nome também, é quem pode apostar mais. Os três grandes guardam para si essa "prerrogativa", mas nesta temporada até há quem se meta nestas vidas dos grandes, o Braga, que investiu mais do que o Benfica e do que o Sporting. Maiores responsabilidades para a equipa de Sérgio Conceição, mas acreditem que nenhum dos outros treinadores desdenharia estar nessa posição. Houve muitas contratações e, neste momento, não dá para fazer uma comparação com a época passada porque a janela está aberta.

Os clubes terão usado de alguma imaginação? Espera-se que sim, a bem de um campeonato competitivo.E que sigam uma ideia valiosa: a de promoverem um "draft" para trocarem jogadores entre si. Nos States fazem isso e não se dão nada mal. "Alley-oop!", como se grita quando há daqueles cestos fantásticos. Então, bem-vindos à nossa NBA...

Éder
"ESTOU NO BRAGA DE CORPO E ALMA"
Apontado a outros clubes durante o defeso, o avançado inicia a terceira época nos minhotos, onde se sente "orgulhoso e satisfeito"


Éder parte para a terceira época no Braga com motivação máxima, apesar de ter sido colocado na rota de outros clubes, nomeadamente o Benfica. Ficar nos quatro primeiros da Liga é a meta principal.

Aparentemente, Éder não tem lugar garantido no onze de Sérgio Conceição. Nos últimos jogos de preparação, de resto, a aposta do treinador para ponta de lança recaiu em Zé Luís. O avançado internacional português revela espírito coletivo. "O Zé tem trabalhado bem, assim como eu, o míster tem optado pelo Zé e, se for ele a jogar, fico contente", vinca, aplaudindo até a eventual entrada de mais atacantes no plantel: "É sempre bom haver concorrência. E quanto mais qualidade houver, melhor será para atingirmos os nossos objetivos."

Éder está concentrado no seu trabalho e só espera não ter "azares" como os que o perseguiram (lesões) nas duas últimas épocas. Por agora sente-se "cada vez melhor e mais experiente" e, apesar da cobiça de que tem sido alvo, garante estar "de corpo e alma no Braga". "Tenho mais dois anos de contrato, estou aqui com muito orgulho e satisfação, e o meu objetivo é ajudar o clube", afirma. Para trás ficou uma participação infeliz no Mundial. "Fiz a minha análise, como toda a gente fez. Infelizmente não correu como queríamos e vamos trabalhar para que da próxima vez corra melhor", refere o ponta de lança.

"Ficar nos quatro primeiros" é o objetivo para o campeonato. Depois domo destono no lugar na época transata, o avançado assegura que o Braga "aprendeu com os erros do passado" e está a "trabalhar para fazer uma boa temporada". Para a primeira jornada, com o Boavista, deixa o aviso: "Éum jogo perigoso. Não devemos pensar que é um adversário fácil. Vamos entrar fortes, com as nossas convicções, para fazer um bom resultado."

Salvador assistiu ao treino

Em contagem decrescente para a estreia no campeonato, frente ao Boavista, o presidente do Braga, António Salvador, está muito perto da equipa, conforme foi possível conferir ontem de manhã, no treino orientado por Sérgio Conceição.

DOIS MÉDIOS DA EQUIPA B CHAMADOS
Privado de Danilo, na seleção de sub-20 do Brasil, e Mauro, lesionado, Sérgio Conceição trabalhou com Djibril e Reko


O Braga deu ontem de manhã mais um passo na preparação da receção ao Boavista, na primeira jornada do campeonato. O principal destaque do treino, que decorreu no relvado principal do AXA e cujos primeiros 15 minutos foram abertos à comunicação social, foi a presença de dois médios da equipa B: Djibril e Reko.A opção tomada por Sérgio Conceição pode encontrar explicação no facto de o meiocampo, por estes dias, ter apenas quatro jogadores disponíveis: Custódio, Rúben Micael, Pedro Tiba e Luiz Carlos. Já Mauro continua a trabalhar à parte, a recuperar de lesão, enquanto Danilo se encontra ao serviço da seleção de sub-20 do Brasil, o que reduz o leque de opções para o sector. Além de Mauro, Wallace também continua entregue ao departamento médico. Ganha, por isso, cada vez mais força a dupla Santos-André Pinto para a jornada de abertura do campeonato.

MAIS NOMES ASSOCIADOS AO AXA

Em período de mercado, continuam a surgir várias notícias na Imprensa internacional a mencionar o Braga. Ontem, mais dois jogadores foram associados ao clube minhoto. O jornal online "The National" escreveu que o médio Khalfan, de 21 anos, que joga no Fujairah (Emirados Árabes Unidos), fez exames médicos no Braga e que só não ficou devido à morte do pai. Já o "Tutto Bologna" noticiou que Braga e Rio Ave rejeitaram o empréstimo de Gastón Ramírez, médio uruguaio do Southampton.

DÉRBI DE CAMPEÕES EM JUNIORES

Orientados por Luís Castro, os juniores estreiam-se hoje no campeonato nacional, em Braga, no campo da Ponte (17 horas). Além de ser um dérbi, este jogo tem a particularidade de colocar frente a frente alguns campeões de juvenis da época passada, pelo V. Guimarães, e vários campeões de juniores pelo Braga. "Vão estar campeões dos dois lados, será um jogo aliciante e bem disputado. Temos um grupo com vários juniores de primeiro ano, o que evidencia, uma vez mais, a nossa aposta na formação", sublinhou Luís Castro, treinador da equipa júnior vitoriana.

O JOGO

brigada da relote

JUNIORES DO VITÓRIA INICIARAM CAMPEONATO COM TRIUNFO EM BRAGA

Os Juniores do Vitória, liderados por Luís Castro, venceram esta sexta-feira em Braga por 3-2, na 1ª jornada do Campeonato Nacional.

Os golos do Vitória diante do campeão nacional em título foram apontados por Novais, Castro e Alexandre Silva.

O Vitória até esteve a perder, mas no segundo tempo deu a volta ao resultado com uma exibição deslumbrante, que asfixiou completamente o Braga.

No próximo sábado a equipa de Juvenis, campeã nacional, também entra no Campeonato Nacional, tendo o Bragança como adversário.

GUIMARÃES DIGITAL