News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 12 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por Olho Vivo

Started by A.COSTA, 01 de August de 2014, 11:43

Previous topic - Next topic

A.COSTA

12º texto

"O CULTO DO BRAGUISMO" - Olho Vivo

Pediram-me para escrever sobre o Braguismo. Nãos acho que seja a pessoa indicada para isso mas deixo aqui algumas palavras.
Antes de mais o que é isto do Braguismo? A mim, custa-me sinceramente ouvir a conversa "ser braguista é ser diferente". Desculpem-me a frontalidade mas essa conversa é a mesma que oiço aos benfiquistas, aos portistas, aos sportinguistas, aos vitorianos, etc... Se calhar, nestas coisas sou demasiado racional para o gosto de muitos, mas a única diferença que vejo é no clube a que cada adepto vota o seu amor. Se é nesse sentido que se diz que "ser braguista é ser diferente", não há como discordar, é uma evidência mas que, no entanto, acrescenta muito pouco.
Eu acho que o que marca o ser braguista é, na realidade, o contrário: é não ser diferente de outros "ismos" clubísticos aos quais era (e ainda é) reconhecido um pedigree distintivo. É valer por si próprio, é não ter complexos de inferioridade em relação a outros "ismos". Não quero com isto dizer que não reconheça que há um fundamento particular (se podemos referir-nos a tal coisa quando falamos de afectos) que distingue, por norma, a forma como um dos nossos se afeiçoa ao Braga do modo como o adepto-tipo de um dos (ditos) grandes é "recrutado" pelo seu clube. Há uma referência espacial que se reflecte no plano dos afectos no caso do nosso clube e da maioria dos restantes mas que não é a regra entre os adeptos dos (ditos) grandes. Mas, quanto ao amor clubístico, propriamente dito... eu sou braguista e ponto: tenho as mesmas aspirações de vitória de um adepto de um dos (ditos) grandes, sofro da mesma forma com as derrotas, orgulho-me dos "nossos" feitos como eles se orgulham dos "deles", vivo o dia-a-dia do meu clube da mesma forma que "eles" vivem o "deles". O meu clube não é menor, o meu amor pelo clube não é menor, por muito que "eles" (e os media) pensem de forma diferente. E é isto que me parece que a palavra Braguismo pretende sublinhar.
O facto de o termo Braguismo ter sido cunhado (pelos adeptos) muito recentemente não significa que antes não houvesse braguistas. O Cardoso, no texto que publicou nesta mesma rubrica, referia-se mesmo a um sentimento que vai beber ao passado e se projecta no futuro. Simplesmente – e isso também é um sinal do crescimento do clube – (alguns d') os nossos adeptos sentiram a necessidade de afirmar a sua identidade; de dizer a alto e bom som que o seu amor pelo clube não é algo que mereça menos dignidade do que o amor de outros por outros clubes com mais galões. E é neste sentido que entendo o surgimento do termo Braguismo. Não que ele traga uma alteração de conteúdo – já havia braguistas antes de o termo ter nascido - mas reflecte, quanto a mim, a vontade de afirmação de uma identidade e reclama uma dignidade idêntica à que é dispensada aos "outros".
O Superbraga, nomeadamente através dos seus "pioneiros" (e não os vou nomear porque certamente cometeria a injustiça de esquecer alguns), foi importante, neste sentido. Foi-o para mim que não me incluo nesse lote. Mostrou-me a mim e mostrou a tantos como eu que não estávamos tão desacompanhados quanto julgávamos. Que havia mais gente apaixonada pelo clube, que o vivia dia-a-dia; gente para a qual a sua relação com o clube era tão importante, independentemente do protagonismo, do historial e do sucesso do clube. Hoje, passados alguns anos de algum sucesso desportivo, isto parece uma coisa de somenos. Mas, nas circunstâncias em que surgiu, não o era. Para mim, não o foi. O Superbraga, não tenho dúvidas, deu o seu contributo na difusão e consciencialização desta identidade clubística. O simples colocar das pessoas em contacto umas com as outras, o mostrar publicamente que há pessoas que sentem apaixonadamente e pensam permanentemente o clube trouxe-nos um pouco mais de auto-estima, de sentido de identidade. Naturalmente, também fruto da explosão da internet e do sucesso desportivo do clube, mais e mais pessoas se foram juntando aos (que chamei) pioneiros. O Superbraga "cresceu" e tornou-se diferente. Podemos não gostar tanto da forma como evoluiu mas, com todos os defeitos que se lhe possam apontar, o Superbraga não deixa de continuar a ser um local privilegiado do sentir quotidiano dos adeptos do clube e, nesse sentido, o local de culto por excelência do Braguismo.


Pedro Ribeiro - sócio e adepto do C.C.Braga - Olho Vivo - Administrador, Moderador e forista do superbraga.com


[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

A.COSTA

#1
Este é o último texto publicado.

Parabéns 'Olho Vivo'.

Venham os jogos a sério.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC


Somos Braga!

Parabéns Pedro! Excelente texto.

O Pedro Ribeiro é o adepto de futebol mais racional que eu conheço! 

De todos os textos sobre o Braguismo publicados aqui no superbraga, este é aquele com o qual mais me identifico.

Não transmite tanta "paixão" e "emoção" como os anteriores, mas, faz uma análise sem clubites e sem "palas nos olhos"

Parabéns pela coragem de "ser diferente"!!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

lipe

Excelente como sempre, Pedro!!

Este e todos os textos anteriores são um verdadeiro hino ao braguismo. Sem palas e sem fanatismos. Com muita paixão e orgulho.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

A.COSTA

Informo novamente que a publicação destes textos termina por aqui.  Esperamos ter servido de alguma utilidade.

Os textos todos manter-se-ão juntos, num tópico trancado e inamovível. Para consulta mais fácil.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo