News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

De volta o "entreposto"...

Started by ric, 25 de June de 2014, 17:00

Previous topic - Next topic

ric

As mais recente snoticias dão como certo que Jorge Mendes voltará a entrar em grande no SCB.
para já fala-se de 3 jogadores estrangeiros, 2 deles com valores de alguns milhões (será mesmo ???) que virão para Braga com ajuda ou a expensas do fundo de investimento de JM. Ao que parece o Braga só paga o salário e a transferência fica por conta do amigo Jorge...

Sei que a perspectiva sentimentalista e floreada não se coaduna com o futebol actual. ao muitos os clubes que usam este subterfúgio e até alguns - portuguese- vemndem os seus activos a fundos de investimento ainda com a época a meio...

Mas o que gostaria aqui de trazer para discussão era a necessidade de termos atletas com estas prerrogativas...
Vejamos:
1- Serão estes atletas colocados acima dos outros no momento da escolha da equipa?
2- Serão estes atletas alvo de "divisão" e tratamento?
3- ganharão estes atletas muito mais do que a média causando desiquilibrios gritantes e possível mau ambiente no seio do grupo?
4- Será benéfico que o "bilhete" seja quase só de ida e a permanência por um ano, com aproveitamento (?) efémero e portanto pouco poderá dar ao clube em termos de equilíbrio e manutenção de um plantel nos anos subsequentes?
5- estará o clube a coberto (leia-se com %% suficiente) para ser ressarcido pelo facto de ter usado o Braga como "trampolim"?
6 - Será esta a politica mais correcta para um SCB que queremos grande ?

Deixo á v/ consideração...

Robalo

Quote from: ric on 25 de June de 2014, 17:00

1- Serão estes atletas colocados acima dos outros no momento da escolha da equipa?

A questão é mesmo esta! O Fundo espera retorno nos investimentos logo estes atletas tem de jogar sempre para se valorizarem e assim é meio caminho para destruir um balneario.

O fundo poe ca estas "trutas" ou seja a gente nada paga por eles e tambem pouco ou nada recebe (a nao ser o rendimento desportivo) mas para os ca por quais foram as contrapartidas?Ficarem com partes dos passes dos nossos atuais internacionais por "meia duzia de tustões"? Um clube com 15 mil socios pagantes pode continuar a viver assim?Onde esta o SCBraga sustentavel que comprava por tostões e vendia por milhões?

Eskol

Quote from: Robalo on 25 de June de 2014, 17:31
Quote from: ric on 25 de June de 2014, 17:00

1- Serão estes atletas colocados acima dos outros no momento da escolha da equipa?
Onde esta o SCBraga sustentavel que comprava por tostões e vendia por milhões?

esses jogadores não crescem nas árvores, não é só querer e eles aparecem

Cmcorreia

Ric, as questões que colocas são relevantes mas de muito difícil resposta para um comum adepto!!

Já tive ocasião de referir que, infelizmente, o futebol hoje em dia é isto, um negócio, muitas vezes obscuro por falta de informação, e não propriamente ilegal, mas que levanta sempre suspeitas devido a essa falta de informação, e que "afeta" todos os clubes, embora cada um à sua escala, obviamente.

Também já referi, que preferia que assim não fosse, mas sendo honesto comigo próprio, acho que as alternativas seriam e são poucas.

É um risco? Não minha opinião é. Será elevado, moderado ou baixo? Sinceramente não sei dizer, mas qualquer outra opção também teria riscos, provavelmente menos, mas tb com menores hipóteses (teóricas) de sucesso.

A única coisa que posso esperar é que quem decidiu este caminho o fez de forma ponderada, e isso a mim causa-me mais apreensão.

Neste momento ninguém consegue dizer se vai ser bom ou mau, mas que é uma opção com algum risco acho que ninguém põe em causa. No entanto dentro da perspectiva do AS, não vejo outras opções para nos movimentarmos no mercado, a alternativa seria abdicar de chegar a jogadores deste potencial, e baixar o nível dos últimos 3/4 anos, não parece ser esse o caminho escolhido, veremos se foi o melhor (esperemos que sim).
Cláudio Correia

LeonelP

Dá a sensação que Salvador quer ganhar a todo o custo. Espero que os interesses do clube sejam salvaguardados. A verdade é que dificilmente saberemos. Ha que confiar em Salvador e eu confio. Nao cegamente

Robalo

#5
Quote from: Duffman on 25 de June de 2014, 17:39
Quote from: Robalo on 25 de June de 2014, 17:31
Quote from: ric on 25 de June de 2014, 17:00

1- Serão estes atletas colocados acima dos outros no momento da escolha da equipa?
Onde esta o SCBraga sustentavel que comprava por tostões e vendia por milhões?

esses jogadores não crescem nas árvores, não é só querer e eles aparecem

E antigamente caíam?Ou o criterio de observação/contratação era mais apertado e menos imune a favores de empresarios?

O que vi é um "barato" e promissor (Rafa) vendido precocemente a JM... o clube pouco tem agora do seu passe...até aparece o tempo em que se vendia anos e anos de transmissões à Olivedespotos a troco de adiantamentos...

Cmcorreia

Quote from: Robalo on 25 de June de 2014, 17:31
Quote from: ric on 25 de June de 2014, 17:00

1- Serão estes atletas colocados acima dos outros no momento da escolha da equipa?

A questão é mesmo esta! O Fundo espera retorno nos investimentos logo estes atletas tem de jogar sempre para se valorizarem e assim é meio caminho para destruir um balneario.

O fundo poe ca estas "trutas" ou seja a gente nada paga por eles e tambem pouco ou nada recebe (a nao ser o rendimento desportivo) mas para os ca por quais foram as contrapartidas?Ficarem com partes dos passes dos nossos atuais internacionais por "meia duzia de tustões"? Um clube com 15 mil socios pagantes pode continuar a viver assim?Onde esta o SCBraga sustentavel que comprava por tostões e vendia por milhões?

A resposta do Robalo, pode ser verdade, mas ninguém consegue afirmar com toda certeza que os jogadores vão jogar só pq são do fundo, até porque se jogarem e a equipa não render no final tb não serão valorizados.

No fundo tem de haver equilíbrio e bom senso, pelo que se fala contratamos 3 jogadores através do tal fundo, são assim tantos?
Mas não deixa de ser pertinente a questão, e pode ser de facto um problema se não for bem gerida.

Robalo como sabes que a troca é ficarem com partes dos atuais internacionais por meia dúzia de tostões? Já não e a 1 vez que levantas estas insinuações (até já disseste que vinham aleijados do Benfica). Só te ficava bem dizeres o que sabes ou então deixa-te de lançar boatos.

Será que somos 15 mil sócios pagantes? Tenho sérias duvidas...
Essa ideia de comprar por tostões e vender por milhões, na minha opinião, tem muito que se lhe diga... Basta ver que agora os clubes portugueses vendem mais caro que à 10 anos, logo é mais difícil para nós comprar neste mercado. E com o crescimento desportivo dos últimos anos tornasse cada vez mais difícil apostar em jogadores de potencial, são precisos jogadores feitos.

Não quero com isto dizer que sou a favor dos fundos, julgo é que devem ser utilizados com cuidado e ponderadas todas as situações.
Cláudio Correia

Cardosog

Ric, se a resposta às tuas 3 primeiras perguntas for "sim", então a resposta à pergunta 6 será "não" e temos o caldo todo entornado.
Aqui que ninguém nos ouve, Jorge Mendes é a única pessoa em quem confiaria para dirigir o Braga, para além de A. Salvador. Nada tenho contra ele e acho que deixa por esse mundo fora uma imagem muito positiva do nosso futebol e de Portugal. Nada tenho contra, pelo contrário, que JM coloque jogadores no Braga. No entanto, se a resposta às tuas 3 primeiras perguntas for positiva, então isto não é um clube, é uma fanfarra.
Como diz o Zé noutro sítio, sou sócio do SCB e não de AS. Se ele permite uma coisa dessas, então é um mau presidente.

castroferreira

Seria bom o Braga ter o seu viveiro, ter uma formaçao que fizesse guerreiros, mas realiade é outra e como somos um clube que vive acima da média, temos que nos sujeitar às regras dos empresarios, que compram jogadores  para os colocar na montra da Europa, para que mais tarde os empresarios que investira,

Gostaria como disse ter no plantel jogadores formados em BRAGA, mas nao sendo assim é preferivel este tipo de movimento de jogadores, do que jogadores do Porto ou Benfica emprestados, para simularem lessoes ou serem impedidos de jogar com o seu clube de origem
COM O BRAGA NO CORAÇÃO

rpo.castro

Quote from: ric on 25 de June de 2014, 17:00
1- Serão estes atletas colocados acima dos outros no momento da escolha da equipa?
2- Serão estes atletas alvo de "divisão" e tratamento?
3- ganharão estes atletas muito mais do que a média causando desiquilibrios gritantes e possível mau ambiente no seio do grupo?
Estas parecem ser as questões com maior consequência directa no curto prazo. Já vimos grandes egos desfazerem um balneário por todo lado. E aqui já tivemos situações destas que geraram mau estar (Elton e Filipe) e rumores sobre outros (como Micael).

Se o desiquilibrio for grande, e se se notar estatuto diferenciado isso pode gerar divisão e mossa. Aqui terá de ser o treinador a se impôr, com o apoio do presidente. Aqui está o busilis da questão

Quote from: ric on 25 de June de 2014, 17:00
4- Será benéfico que o "bilhete" seja quase só de ida e a permanência por um ano, com aproveitamento (?) efémero e portanto pouco poderá dar ao clube em termos de equilíbrio e manutenção de um plantel nos anos subsequentes?
5- estará o clube a coberto (leia-se com %% suficiente) para ser ressarcido pelo facto de ter usado o Braga como "trampolim"?
6 - Será esta a politica mais correcta para um SCB que queremos grande ?
As 2 primeiras questões estão relacionadas com as respostas anteriores. Se conseguirem acrescentar qualidade sem prejudicarem o colectivo estaremos no lado positivo da coisa. Já o contrário, sabemos bem no que dá.

O Braga já tem experimentado quase todas as estratégias possíveis. Para mim o ideal está num mix correcto. Ter 1 ou 2 pára quedistas destes à partida seria bom. Mas quando ouço falar/vejo os valores em causa assusta-me. Não precisamos de um Danilo versão 0.-1. Por outro lado, ter um bom relacionamento com os empresários é fulcral.

Aposta na formação tem de existir, mas não basta. Outra fonte de matéria prima que bons resultados deu são os excedentários/caídos em desgraça dos metralhas. Mas estes 3 cada vez mais preferem colocar no estrangeiro, em vez de um rival que já lhes custou milhões.
Quem não sente não é filho de boa gente.