News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCB vs CMB: O que vai mudar?

Started by Zé, 09 de June de 2014, 12:25

Previous topic - Next topic

Ao longo dos anos o SCB sempre teve um relação próxima com a Camara Municipal de Braga(CMB), relação essa algumas vezes a roçar a promiscuidade. O Estádio Bracara Avgvsta e a participação da CMB na estrutura accionista da SAD, são o exemplo maior da relação que existe entre o SCB e CMB.

A CMB tem um novo líder e com certeza terá um projecto, uma política desportiva.
Qual a postura da CMB para com o SCB?
Sabemos  da importância que a CMB teve no SCB no passado... e no futuro?
Acho que a CMB terá todo o interesse em continuar a apoiar e mesmo desenvolver iniciativas juntamente com o SCB. Faço esta afirmação baseado em pressupostos racionais, de interesse mútuo e não como braguista. A CMB deve reconhecer que o SCB é uma agremiação que muito dá ao concelho e à região. Na minha opinião a política desportiva municipal deve passar pelo apoio inequívoco ao SCB:
- O SCB é o clube com maior historial.
- O SCB é o clube com  maior número de adeptos do concelho.
- Possibilita a milhares de jovens e cidadãos, a pratica de desporto, desporto esse muitas vezes de competição, para a qual a CMB não tem vocação, nem Know-How.
- Projecta o nome da cidade além fronteiras com as evidentes vantagens a nível turístico e de afirmação da nossa cidade.
- É uma mais valia como empresa e é um agente económico de referência.

Defendo inequivocamente que, a CMB e o SCB, estreitem ligações baseado no atrás mencionado. Este estreitamento de ligações deve existir mas jamais como forma de criar dependências como no passado foi mais ou menos evidente.
É sabido do interesse de AS em construir uma Academia. Essa Academia seja qual for a configuração, necessitará do apoio da CMB. Muito sinceramente não concordo – nesta ocasião – com a vontade expressa de AS em avançar com o projecto. Penso que a Academia irá trazer custos fixos que provocarão um desinvestimento na equipa principal, o que é de todo indesejável nesta fase da visa do SCB. Devo contudo reconhecer que não sei nada acerca o projecto e quais as características da mesma. Pode eventualmente reunir equipamentos vocacionados para o turismo e lazer(hotel, golfe...) que pode garantir a sustentabilidade do empreendimento OU até pode passar por uma Academia nos moldes do Centro de estágio do FCP em Gaia. Neste último formato, devo dizer, como bracarense, não aceitaria. O presidente da CMB já veio a público infomar que avaliará eventuais apoios quando houver um modelo de financiamento.

Como as relações entre o SCB e a CMB não podem ser somente focadas num único item, na colaboração, ou não, na construção da Academia, gostaria de ouvir a vossa opinião acerca das vossas expectativas em relação às relações futuras entre o SCB e a CMB.
As relações futuras vão continuar como até agora? Devido ao contexto económico, nunca vai ser igual? Ou será que vão ser desenvolvidas?

Quero lançar esta discussão assente na relação entre o SCB e a CMB, enquanto instituições, e jamais entrar no cariz pessoal ou partidário. Peço para se absterem de comentários partidários e que apenas foquem no essencial que é o SCB. Afinal de contas o que interessa é o SCB e que nos faz reunir aqui neste espaço
Força Gverreiros

rpo.castro

Permanecer iguais.

A função da CMB é zelar pelo interesse de Braga e dos seus habitantes. Por isso a nível desportivo concordo com o apoio em geral às colectividades do concelho, à medida do que vem sendo feito, sendo a face mais visível o pagamento das inscrições dos jogadores jovens e a cedência de espaços camarários desportivos a essas colectividades.

Concordo em apoio excepcionais, a determinados clubes que tenham contribuído para promover a imagem da cidade.

Acho que deveria haver um maior intercâmbio-se calhar o tal  projecto ou política desportiva que o Zé refere- que permitisse maior acesso dos clubes aos pavilhões escolares, principalmente a nível de formação, com os clubes entrarem com técnicos/docentes.

É muito dirão uns, é pouco dirão outros.
Para a dimensão actual do SCB e do seu orçamento, qualquer apoio serão peanuts (ou pienars). Mais do que isso não concordo.

Isto é como penso que deveria ser. O que penso que vai acontecer, será a manutenção das relações existentes tal e qual como estão, não por uma política desportiva, mas pela visão puramente economicista.

Não acredito na academia porque não existe. Não se pede terrenos, constrói-se e depois é que se pensa o que se vai fazer. Como o Braga não tem uma estrutura para a formação, não sabe o que pretende, não consegue projectar uma estrutura para a albergar, logo não a pode (ou não deveria) construir.
Quem não sente não é filho de boa gente.

#2
Quote from: rpo.castro on 09 de June de 2014, 14:48
Como o Braga não tem uma estrutura para a formação, não sabe o que pretende, não consegue projectar uma estrutura para a albergar, logo não a pode (ou não deveria) construir.

Desculpa mas não percebi esta parte...

Quote from: rpo.castro on 09 de June de 2014, 14:48
Permanecer iguais.


Não acho que vai continuar tudo igual. Acho que agora há maior rigor,  seja derivado do contexto económico ou pela mudança de elenco. Tenho sérias dúvidas que vai permanecer tudo igual. duas circunstâncias vão ser importantes e pairam no ar... uma a inclusão de JM Fernandes na estrutura directiva do SCB( o que significa?) e a outra é o peso que representa os encargos do Estádio Bracara Avgvsta  ;D 8) para o município.

Apesar de pensar que eventualmente pode mudar algo, penso que a CMB e o SCB deveriam fomentar a parceria. Braga saía a ganhar. mas será que o aspecto económico vai ser impecilho?
A questão dos pavilhões é pertinente...

Levantei a questão do centro de formação e treino do FCP. O FCP tem um local de excelência custeado pela CMgaia, como pode ser verificado no excerto de notícia do Jornal de Negócios:"Em 2004, uma reportagem da revista Visão citava um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que, numa fiscalização à Câmara de Gaia, que concluía que a autarquia pagou a totalidade dos custos do centro de treinos: 16 milhões de euros. O FC Porto teria assegurado o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e apenas paga uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio."

Penso que a mencionada Academia se fosse uma estrutura que incorporasse infraestruturas de utilização geral(pavilhão multiusos...), acho que acabaria por beneficiar a nossa cidade... e o SCB. Portanto, o benefício seria mútuo.


Força Gverreiros

rpo.castro

Caro Zé, não vou citar o teu post para tornar a resposta demasiado extensa.

1) Quando digo que o Braga não tem estrutura para a formação, significa que não tem um projecto na verdadeira acepção da palavra, ou seja uma visão completa do que pretende para formação, com objectivos que se pretendem obter em cada escalão, métodos de treino, visão entregada, definição de perfis e de carreiras.

Na verdade, as camadas de formação é feita por malta que se vai inscrevendo, e jogadores colocados por agentes, que percorrendo os sucessivos patamares, vão para a equipa B e se forem precisos, equipa A de vez em quando.

Para mim seria preciso definir uma estrutura-equipa de coordenação em que  definissem metas, perfis de jogadores pretendidos, rede de observação/detecção de potenciais candidatos e acompanhamento dos jogadores à medida que vão subindo, e mais importante-que não mudasse consoante o vento

2) relação SCB-CMB: considero que essa época de promiscuidade entre a CMB e o SCB já não acontece, principalmente desde que a crise apertou ou desde que a conta do estádio chegou. Tirando esta questão do estádio que vem de trás, não há grande interligação, pelo menos a nível oficial.

Já tachos políticos, poderá haver, mas nunca poderão ser reconhecidos oficialmente por além de serem ilegais, serem imorais.

Mas disto pouco percebo. É só a minha opinião, que tanto quanto sei até pode estar completamente desfasada da obra.
Quem não sente não é filho de boa gente.

sc_brg

Acho que não estamos em posição de exigir mais ao erário municipal. O esforço feito pela câmara em infraestruturas para o scb foi ímpar. Nem me parece que uma academia seja a primeira necessidade do clube.

Enviado do meu GT-I9210 através de Tapatalk