News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Campeonato a 18.

Started by Zé, 08 de June de 2014, 18:52

Previous topic - Next topic

magico_scbraga

Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2014, 15:21
Quote from: Merelim on 18 de June de 2014, 19:32
Não sendo a única razão, faz algum sentido o que diz o Duffman. É verdade que em Portugal e Espanha o poder e os ADEPTOS estão muito concentrados em 2 ou 3 clubes. Curiosamente, são estas duas ligas que conseguem estar em patamares bastante acima do seu "lugar natural" face ao poderio económico dos respectivos países.

Já aqui defendi várias vezes que uma maior distribuição do dinheiro e dos adeptos por todos os clubes em Portugal levaria não a uma melhoria da liga mas sim ao inverso. Seria uma liga mais equilibrada, claro que sim, mas, também com menos poder a nível europeu e com piores resultados nas competições europeias. Sei que é uma opinião "contra a corrente", mas, parece-me a mais racional.
Espanha e Portugal não são situações idênticas em termos de adeptos. Espanha é um meio termo entre o que se passa em Portugal e no resto da europa ocidental, pois Real (sobretudo) e Barça só conseguem estar em maioria nas redondezas das suas cidades. País Basco, Valência, Sevilha, Corunha são alguns exemplos onde a expressão local é muito mais forte que a estrangeira.

Em Portugal é o que sabemos, e só em Braga e Guimarães é que a coisa deve andar pelo meio-meio

Em menos linhas, o mesmo pensamento. Vá lá, pelo menos não sou o único a encontrar diferenças entre estes dois países.  ;)
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Heisenberg

Aliás, acho que Portugal é uma caso completamente à parte do resto da Europa no que aos adeptos diz respeito. Creio que não existirá mesmo nenhum exemplo sequer parecido em termos de veneração a 3 clubes.

Quote from: Heisenberg on 19 de June de 2014, 15:34
Aliás, acho que Portugal é uma caso completamente à parte do resto da Europa no que aos adeptos diz respeito. Creio que não existirá mesmo nenhum exemplo sequer parecido em termos de veneração a 3 clubes.

Tudo isto  está relacionado com o Historial... espero explicar o que dizes com este texto no qual fiz algumas alterações

"Quem tem mais adeptos em Portugal é, como todos sabemos, os chamados "grandes".
O SLB com 67 títulos nacionais e 2 europeus no seu historial destaca-se dos outros. O SCP talvez siga na preferência dos portugueses: 40 títulos nacionais e 1 europeu. O FCP é o terceiro nas preferências dos portugueses: 63 títulos nacionais e 5 títulos europeus e 2 taças intercontinentais. Curioso que o FCP conseguiu enorme sucesso nos últimos anos... a título de exemplo, até ao ano 76/77 conseguiu 8 campeonatos, nos anos seguintes, até aos dias de hoje, conseguiu 21 campeonatos e um enorme sucesso nas competições europeias, ou seja, conseguiu nos últimos 30 anos, quase o triplo de campeonatos que nos 55 anos anteriores...
Ao longo dos tempos, os 3"G" habituaram-se a dominar o campeonato nacional, e com a excepção do BFC e CFB, que ganharam uma única vez o campeonato nacional, eles arrecadaram ano após ano os campeonatos em disputa. Foi, é, continua a ser um passeio... um passeio alegre.

Class   clube       tit      pres     jogos     vitorias
1º           SLB      33         80      2228       1506
2º           FCP      27         80      2228       1468
3º           SCP     18          80      2228       1366
4º         CF"B"      1          73       2010         837
5º           VSC       0           69      2018      780
6º           VFC       0          66     1868      649
7º           SCB       0          58       752      644
8º           BFC       1           51      1534      603
9º           AAC       0           62      1636      507
10º         CFM       0          34      1108      377
11º         SCF        0          23       754         222
12º         SCBM     0          27       858         218
13º      barreiren   0            23       610      205
14º        GDEP      0            22       636      199
15º       Salguei    0          24        740      197
16º       Atletico     0         24       632      192
17º          UDL       0           18       584      184
18º         Leixões  0           25        670      182
19º          RAFC     0           20       636       181
20º          CDN       0           15        486         170
(...)
24º         FCPF       0           16       512      153   
     
Ao olhar para este quadro, podemos facilmente constatar a relação que falei inicialmente: existe uma relação entre a dimensão humana de um clube e o seu historial.
Sabemos então por que clubes que, apesar de disputarem a 1ºdivisão, tem uma dimensão humana diminuta que se pode comprovar pela média de assistências.
Num plano oposto, veja-se o exemplo o Leixões. O Leixões tem 25+8(campeonato de Portugal) presenças no escalão máximo. Conseguiu mesmo uma Taça de Portugal... apesar da longa travessia do deserto consegue uma massa associativa superior a muitos clubes da 1ª divisão.

É contra estes números que o SCB tem que gladiar...passe a expressão. As pessoas da nossa região não estão à espera de um clique que as faça despertar para o SCB. Elas já tem preferências clubistas e os eleitos são os 3 do costume.
É uma luta inglória e pode fazer esmorecer o espírito daqueles que desejam um SCB mais e cada vez mais forte... É importante para o SCB crescer a dimensão humana. É importante cativar mais associados, simpatizantes... Mas como? se as pessoas correm atrás das vitórias, gostam de sentir o sabor doce do sucesso, a alegria agradável de triunfar... e conseguem tudo isso nos 3"G".

Durante o passado não existiu uma dinâmica de vitória, mas estou convicto que as circunstâncias alteraram-se.
O mais fácil está feito, o mais difícil vem a caminho que é conseguir manter o SCB nos lugares cimeiros. Já aqui disse que no futuro próximo os adversários do SCB irão ser o SLB, SCP e FCP. Para isso é importante agregar mais adeptos. Também depende de nós...mais da SAD! A tal dimensão humana que permitirá o SCB arrecadar mais receitas que possibilite o SCB ter plantéis vencedores. Quando isso acontecer, então estaremos num patamar superior, consolidado e sustentado! Poderá haver oscilações, mas tenho a certeza que serão pontuais.

Todavia, o caminho a percorrer ainda é enorme. Há equipas em Portugal com uma assinalável massa associativa, que se pode equiparar ao SCB, caso do VSC.

O VSC é um clube onde os adeptos, além de numerosos são fervorosos.
Quem quiser continuar a esconder no íntimo da nossa mente aquilo que os nossos olhos vêem, é problema dele. A verdade é que o VSC é um clube que tem infra-estruturas desportivas que poucos tem em Portugal e essencialmente no passado conseguiu melhores resultados no campeonato que o SCB.
O VSC nos últimos sessenta anos esteve 2 vezes na segunda divisão(entre 55 a 58 e 2006/07), o SCB esteve três vezes( 9 anos- 56/57;1961 a 1964 e 1970 a 1975).


Quero com isto dizer que o VSC ao longo dos tempos conseguiu consolidar um estatuto e apesar de algumas épocas menos boas, a "semente" estava lá... ao longo das gerações, estes(adeptos do VSC) tiveram sempre maiores motivos para sorrirem... agora nos dias de hoje, com alguma prepotência dizem que conseguem ter mais associados e vender muitas cadeiras...
Que importa dizer que na época 2003/04 ou 2000/01 estiveram quase a descer de divisão? Isso são percalços, pois o que conta é o estatuto e a regularidade no campeonato. Como desceram de divisão e se eventualmente permanecerem algum tempo, então a situação será problemática. Tudo dependerá do tempo que estiverem na 2ª. Se ficarem muito tempo, a descrença ganhará força, os adeptos desmobilizarão e naturalmente o processo de crescimento dos últimos anos será interrompido. Se ficarem um anito ou dois, então pouco se alterará e poderão vir mais fortes.


Eles, como outros clubes por Portugal fora, tem os mesmos problemas que Braga. Lá, como cá, existem adeptos dos 3"G".
Há adeptos de conveniência mas aqueles que "abraçaram" de corpo e alma um clube são adeptos do clube em virtude de anos "dourados" que tiveram no passado. Não o são de hoje ou de ontem... a preferência clubista foi-lhes transmitida no passado.

Porque somos do SCB ou de outro clube de menor dimensão?
Pode haver milhares de explicações... desde o caracter até ao bairrismo, mas tudo acaba por convergir para um legado de alguém das nossa esfera de familiares e/ou amigos. Houve no passado alguém que nos deu a conhecer o SCB. Deu-nos a conhecer, foi alimentando o amor ao clube e quando, já com suficiente autonomia pudemos decidir um rumo, esse foi mais que claro...

Se no passado houve quem nos transmitisse um legado, cabe agora a nós fazer o mesmo. E no passado não havia meios, nos dias de hoje, para o bem e para o mal, temos ao nosso dispor um rol infindável de meios para fazer passar a mensagem. Se os outros o fazem(3"G"), porque também não o fazemos?
A SAD tem aqui um papel fundamental... não é com medidas isoladas e incoerentes que conseguirá alcançar os objectivos. Por exemplo: para mim não faz sentido fazer uma promoção num jogo e logo a seguir aumentar o bilhete para valores incompatíveis para muitas bolsas. É esta a estratégia do clube?
Força Gverreiros

Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2014, 15:27
Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2014, 15:21
Quote from: Merelim on 18 de June de 2014, 19:32
Não sendo a única razão, faz algum sentido o que diz o Duffman. É verdade que em Portugal e Espanha o poder e os ADEPTOS estão muito concentrados em 2 ou 3 clubes. Curiosamente, são estas duas ligas que conseguem estar em patamares bastante acima do seu "lugar natural" face ao poderio económico dos respectivos países.

Já aqui defendi várias vezes que uma maior distribuição do dinheiro e dos adeptos por todos os clubes em Portugal levaria não a uma melhoria da liga mas sim ao inverso. Seria uma liga mais equilibrada, claro que sim, mas, também com menos poder a nível europeu e com piores resultados nas competições europeias. Sei que é uma opinião "contra a corrente", mas, parece-me a mais racional.
Espanha e Portugal não são situações idênticas em termos de adeptos. Espanha é um meio termo entre o que se passa em Portugal e no resto da europa ocidental, pois Real (sobretudo) e Barça só conseguem estar em maioria nas redondezas das suas cidades. País Basco, Valência, Sevilha, Corunha são alguns exemplos onde a expressão local é muito mais forte que a estrangeira.

Em Portugal é o que sabemos, e só em Braga e Guimarães é que a coisa deve andar pelo meio-meio

Em menos linhas, o mesmo pensamento. Vá lá, pelo menos não sou o único a encontrar diferenças entre estes dois países.  ;)

Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2014, 15:17

Não acho que em Espanha os adeptos estejam distribuídos por apenas 2 ou 3 clubes, de todo.
Que isso se passa em Portugal, parece-me indiscutível. Em qualquer zona do país é possível encontrar um benfiquista ou um sportinguista. E até um portista.
Em Espanha, as coisas não funcionam bem assim.
É inegável que clubes como Real Madrid e Barcelona, por serem de onde são e também por terem ganho tudo o que já ganharam, têm mais adeptos do que qualquer outro clube, mas essa diferença não é, em Espanha, tão evidente como em Portugal.
Em Portugal, apenas o Braga e o Vitória de Guimarães vão dando alguma, pouca, luta aos grandes no que ao número de adeptos diz respeito.
Em Espanha, muitos são os clubes com capacidade para encher o seu próprio estádio, sem visita de um Real Madrid, Barça ou Atlético de Madrid : Real Sociedad, Athletic Bilbau, Osasuna, Sevilha, Bétis, Valência, Villareal, Deportivo, Celta de Vigo e o próprio Málaga.
Não há, por isso, e a meu ver, termo de comparação. Seja porque Espanha é, em termos populacionais, incomparavelmente superior a Portugal, seja porque há, lá, o culto do bairrismo e não o culto do "madridismo" ou do "barcelonismo".
Só assim se explica, por exemplo, que clubes como Atlhetic Bilbau e Real Sociedad tenham, em anos distintos, levado cerca de 7.000 pessoas a Old Trafford. Só assim se explica, por exemplo, que, na penúltima jornada, e em jogo que permitiria ao Real Madrid aproximar-se do primeiro lugar, o Estádio dos Balaídos tenha estado cheio de adeptos do Celta de Vigo. E não de adeptos do Real. O que seria, em Portugal e num clube à escala do Celta de Vigo, impensável.

Apesar de concordar parcialmente com o Duff e o Merelim, a minha posição aproxima-se mais da do Rpo e Mágico.scB.

Penso que em Espanha prevalece o sentimento regionalista. Frequento há alguns anos a Espanha e não raras vezes estes identificavam-se como Galegos e não espanhóis. vai aos poucos esse sentimento vai-se esbatendo mas ainda está presente... Todos sabemos da rivalidade que extravasa o futebol entre o Barcelona e o Real Madrid... Mas melhor que eu, temos o forista "Galego" que nos pode ajudar a perceber melhor o que se passa em Espanha...
Força Gverreiros

PAF

Portugal e Espanha são diferentes, desde logo estamos a comparar por exemplo Vigo e Corunha com Braga, incomparaveis a todos os níveis, principalmente populacional. face ao nível populacional são apenas clubes medianos. Em Espanha acho que acontece mais o 1º clube ser o da terra e o 2º um dos grandes, ao contrário de cá, mesmo não indo ao estádio.

A Portugal mais que grandes, fazem falta medianos clubes como Braga e Guimarães, precisávamos de uns 6 ou 7 do mesmo nível ou até um pouco superiores e o ideal financeiramente seria manter os grandes, grandes, isto porque me parece impossível tornar todos grandes..
O mercado é muito, muito pequeno, com uma liga equilibrada financeiramente Portugal simplesmente desaparece das competições europeias pelo menos com relevo e aí desaparece tudo.
Uma coisa é ter como na Alemanha e Inglaterra uma liga +- equilibrada financeiramente mas por cima, com todos a receberem dezenas de milhões só da TV.
Outra é ter uma portuguesa, Belga ou holandesa. Neste momento e apesar de tudo os grandes portugueses até conseguem ir comprar jogadores de relevo à Holanda e Bélgica coisa sem lógica futebolística e principalmente financeira.
Aos poucos mesmo em Portugal as coisas mudam, mais até em minha opinião porque a vida cada vez mais vai além do futebol, esse alheamento prejudica essencialmente os grandes, vai é levar dezenas de anos.

Estamos perante um problema sem resolução objectiva. Obviamente a divisão dos dinheiros equilibrada para a liga era uma ideia excelente, em termos práticos não sei se seria benéfico para o futebol português em geral. Acho que no final os clubes acabavam a contratar os mesmos jogadores por valores mais altos, quase o mesmo que acontece em Inglaterra, onde os passes me parecem claramente sobre valorizados, qualquer tosco vale 10 ou 15 milhões de libras.
Talvez a resposta esteja num meio termo entre a realidade actual e e o que seria ideal.
O alargamento da liga quanto a isto traz zero de vantagens, o mesmo dinheiro disponível, para mais 2, com mais 2 estádios vazios e mais custos. Para os adeptos sempre são mais 4 jogos (alguns deles sem qualquer história) e pouco mais. Sendo que para Portugal as competições europeias são fundamentais e o único meio de sobrevivência, menos jogos são uma ajuda nesse aspecto.
E disso todos beneficiam, qualquer clube mesmo nunca tendo ido às competições europeias graças ao ranking nacional é logo cabeça de série no sorteio das eliminatórias da liga europa, que é uma enorme vantagem.

Por fim falta quem pense o futebol como um todo aumenta-se para 18, depois passa a 16, na 2ª liga não desce ninguém, depois são 18, depois no ano seguinte 22 e depois se calhar 24... e ainda se anda a discutir como vai ser organizada a liga! Interesses dos clubes não são tidos em conta. Uma palhaçada.
As alterações nos campeonatos nacionais pareceram-me positivas face às condições do país, na prática não sei como correram as coisas, mas pelo menos aí parece-me que alguém tentou melhorar, sem complicar muito.

rpo.castro

Alguém que me explique sff.

Estava decidido que a II Liga 2014/15 teria 24 clubes dividos em 2 zonas.

Para isso, foi o Atlético CP não foi despromovido. Mas entretanto a Liga chumbou a 20 de Junho de 2014 este alargamento, mantendo-se 22 clubes a 2 voltas.

Ora 2 clubes subiram à I. O Atlético desce ao CNS. O Olhanense desce à II Liga. Freamunde, oriental e badajoz b sobem à II liga.

22-2-1+1+3=23 clubes certo?

Então agora o Marítimo B vai descer, ou é o badajoz b não sobe? Já tentei procurar mas só referem a anulação do alargamento. Esqueceram-se que é necessário reajustar e uma equipa que estaria a contar jogar na II liga vai para o CNS?
Quem não sente não é filho de boa gente.

GALEGO

Senhoras e senhores :
começou a época 2014-2015. Já está aquí a primeira facada nas costas...

António Salvador suspenso por três meses

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quarta-feira, ter sancionado o presidente do SC Braga, António Salvador, com três meses de suspensão e multa no valor de 2.295 euros.

Em causa estão declarações de António Salvador no final da partida com o Rio Ave, das meias-finais da Taça da Liga, em que teceu duras críticas à arbitragem de Olegário Benquerença.

Teremos primeiros jogos com presidente na bancada mas nao no camarote presidencial.

Mentres... O Olegario foi promovido como santo aos ceus.

Vira o disco e toca o mesmo

Cmcorreia

Quote from: rpo.castro on 25 de June de 2014, 21:27
Alguém que me explique sff.

Estava decidido que a II Liga 2014/15 teria 24 clubes dividos em 2 zonas.

Para isso, foi o Atlético CP não foi despromovido. Mas entretanto a Liga chumbou a 20 de Junho de 2014 este alargamento, mantendo-se 22 clubes a 2 voltas.

Ora 2 clubes subiram à I. O Atlético desce ao CNS. O Olhanense desce à II Liga. Freamunde, oriental e badajoz b sobem à II liga.

22-2-1+1+3=23 clubes certo?

Então agora o Marítimo B vai descer, ou é o badajoz b não sobe? Já tentei procurar mas só referem a anulação do alargamento. Esqueceram-se que é necessário reajustar e uma equipa que estaria a contar jogar na II liga vai para o CNS?

Segundo percebi, os clubes querem é acabar com as 2 séries, pelos vistos fica um campeonato corrido de 24 equipas. Mas sem certezas, e com estes dirigentes é de esperar tudo...
Cláudio Correia

rpo.castro

Quote from: Cmcorreia on 26 de June de 2014, 17:12
Quote from: rpo.castro on 25 de June de 2014, 21:27
Alguém que me explique sff.

Estava decidido que a II Liga 2014/15 teria 24 clubes dividos em 2 zonas.

Para isso, foi o Atlético CP não foi despromovido. Mas entretanto a Liga chumbou a 20 de Junho de 2014 este alargamento, mantendo-se 22 clubes a 2 voltas.

Ora 2 clubes subiram à I. O Atlético desce ao CNS. O Olhanense desce à II Liga. Freamunde, oriental e badajoz b sobem à II liga.

22-2-1+1+3=23 clubes certo?

Então agora o Marítimo B vai descer, ou é o badajoz b não sobe? Já tentei procurar mas só referem a anulação do alargamento. Esqueceram-se que é necessário reajustar e uma equipa que estaria a contar jogar na II liga vai para o CNS?

Segundo percebi, os clubes querem é acabar com as 2 séries, pelos vistos fica um campeonato corrido de 24 equipas. Mas sem certezas, e com estes dirigentes é de esperar tudo...
Não. Estava previsto alargamento para 24 divido em 2 Zonas. Na última AGE de 20 de Junho revogaram o artigo 98º, mantendo-se o formato desta última época http://www.ligaportugal.pt/media/27355/comunicado-oficial-396.pdf.

22 equipas já é demasiado quanto mais 24
Quem não sente não é filho de boa gente.

Cmcorreia

Lá esta, manter o formato, não fala em manter ou diminuir o numero de clubes!!
Não fazia sentido agora, dizer a 2 clubes que não iam participar.
E ainda falta a FPF permitir, pode não aceitar esta mudança para esta época.

Enfim... Nada de anormal em Portugal!
Cláudio Correia

rpo.castro

Quote from: Cmcorreia on 26 de June de 2014, 18:03
Lá esta, manter o formato, não fala em manter ou diminuir o numero de clubes!!
Não fazia sentido agora, dizer a 2 clubes que não iam participar.
E ainda falta a FPF permitir, pode não aceitar esta mudança para esta época.

Enfim... Nada de anormal em Portugal!
manter o formato significa exactamente isso: manter o mesmo número de clubes!
Destes governantes já espero tudo...
Quem não sente não é filho de boa gente.

Cmcorreia

Quote from: rpo.castro on 26 de June de 2014, 19:52
Quote from: Cmcorreia on 26 de June de 2014, 18:03
Lá esta, manter o formato, não fala em manter ou diminuir o numero de clubes!!
Não fazia sentido agora, dizer a 2 clubes que não iam participar.
E ainda falta a FPF permitir, pode não aceitar esta mudança para esta época.

Enfim... Nada de anormal em Portugal!
manter o formato significa exactamente isso: manter o mesmo número de clubes!
Destes governantes já espero tudo...

No link apenas diz que se distupa em 2 voltas todos contra todos. Não diz quanto de clubes são.
No link com o artigoi das provas por pontos diz que se disputam em 2 voltas e todos contra todos. Não falam em numero de equipas.
Cláudio Correia

rpo.castro

Quote from: Cmcorreia on 26 de June de 2014, 20:13
Quote from: rpo.castro on 26 de June de 2014, 19:52
Quote from: Cmcorreia on 26 de June de 2014, 18:03
Lá esta, manter o formato, não fala em manter ou diminuir o numero de clubes!!
Não fazia sentido agora, dizer a 2 clubes que não iam participar.
E ainda falta a FPF permitir, pode não aceitar esta mudança para esta época.

Enfim... Nada de anormal em Portugal!
manter o formato significa exactamente isso: manter o mesmo número de clubes!
Destes governantes já espero tudo...

No link apenas diz que se distupa em 2 voltas todos contra todos. Não diz quanto de clubes são.
No link com o artigoi das provas por pontos diz que se disputam em 2 voltas e todos contra todos. Não falam em numero de equipas.
O Artigo 98.º-A, introduzido na última época foi o revogado. o artigo 98º (não alterado) contempla o alargamento para 24 equipas.
Vamos ter jogos pra aí de 2 em 2 dias.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Duarte

Eu acho bem a 2ª liga com bastantes clubes, não têm jogos internacionais e jogadores seleccionáveis, podem muito bem fazer jogos nesses dias para rentabilizar ao máximo a receita de bilheteira e patrocínio, visto que o que pagam aos jogadores é o mesmo.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

rpo.castro

Quote from: Duarte on 27 de June de 2014, 10:41
Eu acho bem a 2ª liga com bastantes clubes, não têm jogos internacionais e jogadores seleccionáveis, podem muito bem fazer jogos nesses dias para rentabilizar ao máximo a receita de bilheteira e patrocínio, visto que o que pagam aos jogadores é o mesmo.
E a quantidade de jogos à 4ª que tivemos época passada? Dá rios de dinheiro.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Sorteio dos campeonatos realiza-se no dia 6 de julho

A Liga notificou hoje todos os clubes participantes nos campeonatos profissionais da época 2014/2015, anunciando a data da realização do sorteio. Será no dia 6 de julho, pelas 18.30 horas, no edifício Tecmaia – Parque Tecnológico da Maia, que se conhecerá o emparelhamento das 34 jornadas previstas para a Liga e das 42 rondas da Liga 2.

A Borla

Ou os jornaleiros da Borla andam enganados, ou isto vai dar raia
Quem não sente não é filho de boa gente.

brinkle

Campeonatos de dez ou doze equipas é uma anedota de mau gosto.

18 está bem. Esperemos que não haja pausas de 3 semanas a no inverno ou na Páscoa ou quando o Presidente faz anos. O futebol não devia parar desde Agosto até ao final da temporada. Lucram os clubes que deixam de ter mastodontes de betão usados uma vez em cada mês e lucram os jogadores que têm mais duas equipas de primeira divisão onde arranjar emprego.

Mas o mais importante  fazer é mesmo repartir receitas mais equitativamente. Não se admite que 3 cllubes fiquem com a quase totalidade das receitas. Se querem isso que façam um campeonato a 3 e dispensem os figurantes.