News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

GverreirodoMinho

E se continuarmos a melhorar as prestações desportivas? E se continuarem cada vez mais pessoas a acompanhar o Braga? E se do nada a procura for muito maior que a oferta? Faz-se outro, maior? Não gosto da ideia de planear para o falhanço.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

Pedro Bala

Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 18:25
E se continuarmos a melhorar as prestações desportivas? E se continuarem cada vez mais pessoas a acompanhar o Braga? E se do nada a procura for muito maior que a oferta? Faz-se outro, maior? Não gosto da ideia de planear para o falhanço.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Num mundo ideal onde eu "mando" teríamos um estádio normal, com quatro bancadas, de 20 mil lugares, tendo na gaveta planos para alargar se fosse necessário (à Liverpool ou City mas em menor escala).

GverreirodoMinho

Eu sei que é continuar a ter conversas que não levam a nada nenhum, mas estando na silly season também não há mais nada para falar (a não ser que não se ignore os disparates do observador).

Se num estádio com condições tão adversas e que afasta um número considerável de pessoas tivemos 2 assistências com mais de 20 000 pessoas, quantas não teríamos num estádio mais "acessível"?

Se construíssemos um estádio novo para melhorar as condições dos adeptos, o normal seria o número de pessoas aumentar, logo qual seria a lógica de o construir com uma lotação que esta época não chegaria para todos os jogos deste estádio?

É uma lógica que genuinamente não consigo entender.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Sócio 2669.

Pedro Bala

Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 19:16
Eu sei que é continuar a ter conversas que não levam a nada nenhum, mas estando na silly season também não há mais nada para falar (a não ser que não se ignore os disparates do observador).

Se num estádio com condições tão adversas e que afasta um número considerável de pessoas tivemos 2 assistências com mais de 20 000 pessoas, quantas não teríamos num estádio mais "acessível"?

Se construíssemos um estádio novo para melhorar as condições dos adeptos, o normal seria o número de pessoas aumentar, logo qual seria a lógica de o construir com uma lotação que esta época não chegaria para todos os jogos deste estádio?

É uma lógica que genuinamente não consigo entender.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

A questão é que não acho que num hipotético estádio com melhores condições fôssemos ter regularmente muito mais gente que os tais 20 mil. Há sempre um limite de pessoas que está disposta a ir ao futebol regularmente, seja por não ter grande interesse, seja por achar caro, seja por preferir gastar esse dinheiro noutras atividades (tudo motivos perfeitamente legítimos).
Esta época, por exemplo, acredito que a maioria do as pessoas que tivessem um grande interesse em acompanhar o Braga, o pessoal que tem aquele "bichinho" e que se sente mal se ficar em casa quando o Braga joga em Braga, tenha ido à grande maioria dos jogos (se não o fizeram nesta época também não sei que mais é que o clube podia fazer para as atrair ao estádio).

Para além disso, ter "lotação esgotada" várias vezes por época é uma excelente ferramenta de marketing. A Juventus quando construiu o seu estádio podia perfeitamente ter feito um monstro de 60+ mil lugares mas preferiu ficar-se pelos 41,500 (e são um clube incomparavelmente maior que o nosso). É uma lotação que parece absurdamente baixa para o clube em questão mas a filosofia que adotaram para o novo estádio parece ter resultado. 

É uma discussão que não leva a lado nenhum é certo mas é sempre interessante trocar algumas impressões. No fundo todos queremos o mesmo!

Somos Braga!

Eu vejo como positivo o exemplo do benfica. Fizeram um estádio mais pequeno. Está sempre cheio e (também por isso) tem muito melhor ambiente que o anterior.

Até o facto de esgotar os bilhetes na maioria dos jogos faz aumentar ainda mais o interesse nos mesmos.

Trabalho numa empresa com sede em Lisboa, tenho 2 colegas milhafres que ficaram de fora em jogos importantes por falta de bilhetes. Ambos vão comprar red pass na próxima época para não correr mais esse risco.

Há 7 ou 8 jogos por época em que enchiam um estádio de 100 ou 120 mil? Claro que sim.

Seria positivo para eles ter um estádio desse tamanho que estaria sub lotado em 80% dos jogos? Claro que não!

No dia que o Braga tenha um estádio com 20 mil lugares, sempre lotado, bilhetes esgotados em todos os jogos e pessoal "cá fora" a arrancar cabelos por não ter bilhete, será um sonho.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

PAF

Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 18:25
E se continuarmos a melhorar as prestações desportivas? E se continuarem cada vez mais pessoas a acompanhar o Braga? E se do nada a procura for muito maior que a oferta? Faz-se outro, maior? Não gosto da ideia de planear para o falhanço.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Isso não vai acontecer nem nada lá perto. Em todo o caso a resposta ao problema é/era fácil, basta aumentar um pouco os preços e resolves o assunto. Manchester tem 50mil e metia outros tantos no estádio, não é por isso que faz um estádio de 100mil.
Os estádios (tal como tudo na vida) devem ser adequados às cidades ao clube e ao dia a dia, não devem ser feitos para as excepções.
O Braga para ter 20mil sempre num estádio tinha que ter um crescimento de 60 ou 70% ou até mais, isto com bilheteira normal paga em todos os jogos. Isso demora anos e anos senão mesmo décadas.
Este ano foi muito bom, mas houve entradas quase oferecidas em muitos jogos, desvirtua a normalidade, mesmo assim ainda em médica ainda ficamos a 5mil  dos 20 ou perto disso. (nem fui ver a média).

Para mim é muito melhor ter o estádio de 20 sempre com 20 do que ter um de 30 que tem 30 uma ou duas vezes por ano e nos outros anda nos 20.
Neste momento em concreto e mesmo nos últimos 40 anos (pelo menos é o que conheço +-) 20 mil para o Braga chegava e sobrava, o ideal seria até à volta de 15mil. Para o futuro sonhando, 20mil poderia ser o indicado.
A nossa realidade é que temos um mono de 30mil que ninguém sabe o que lhe fazer.

Hucry

Mesmo a Juventus com um estádio com 40 mil pessoas.. tem tido dificuldade a encher.

RcRb2

Concordo com todos os users que dizem que 20mil chegava perfeitamente, por tudo o que foi dito e mais algumas coisas.. o pessoal ia começar a ter dificuldade a arranjar bilhetes, qual a solução? Lugar anual, o clube aumentaria a venda de lugares anuais. Marketing inverso.
O que fazem as grandes marcas globais de artigos de luxo e não essenciais? Limitam a produção a poucas peças e vendem-nas por balúrdios e toda a gente as quer... quando são produzidas em massa e de fácil acesso a procura já não é a mesma. O futebol em pt não é algo muito apetecível para ir ao estádio, os clubes têm que criar vontade nas pessoas, um estádio mais pequeno ia criar mais dificuldade de acesso, as pessoas iam querer ir mais vezes ao estádio porque as oportunidades seriam poucas, tornava-se mais exclusivo e as pessoas adoram a exclusividade.
Alguém deu o exemplo do benfica e muito bem, outra realidade, eles têm um estádio minúsculo para a falange de apoio, mas conheço lampiões que sonham em ir ou voltar a ir ao galinheiro, mas dizem sempre que só arranjam bilhetes em jogos contra o arouca ou estoril.. o benfica criou algo exclusivo, ir la ver um jogo já começa a ser para poucos adeptos que não têm acesso ao red pass.. as marcas adoram estádios cheios, pagam mais, as pessoas pagam mais para ver, os clubes vendem mais lugares anuais..  que vontade dá a um biclubista comprar um lugar anual no nosso estádio para ver jogos à noite, no inverno, com 70% do estádio vazio? isto é que foi a principal mudança e aumento de assistências, jogos à tarde, vão mais famílias à bola, até a minha esposa começou a ir e está com ideias do lugar anual.. agora imaginem isto tudo num estádio moderno para 20k com jogos à tarde. Era um sonho.

GverreirodoMinho

Primeiro, o Braga não é um artigo de luxo, nem deve ser. Reduzir os bilhetes e aumentar os preços é fazer do Braga um clube para burgueses, e eu que não sou burguês (e posses é coisa que não tenho) gostava de saber que o Braga continua a pensar em mim.

Segundo, é desonestidade comparar um estádio de 20k/30k para um Braga ou um estádio de 65k/100k para um Benfica, então a Juventus nem se fala (falem com qualquer pessoa de Turim, que nenhuma dirá que é da Juventus, são todos do Torino). Seria o mesmo que comparar a economia portuguesa à economia americana, são realidades completamente diferentes. Além do óbvio (número de pessoas absurdamente diferente), tanto o Benfica como a Juventus são clubes "do mundo", enquanto que o Braga é clube local, e tem que pensar como clube local.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

rpo.castro

Sim, ir ver um jogo do Braga, que mesmo com uma excelente casa (16k) ter o estádio meio vazio é uma experiência do caraças. Mas devemos ter o estádio grande, para uma ou duas vezes poder levar mais gente (para aqueles que vão uma ou duas vezes ao estádio não serem prejudicados).

Isto não faz sentido nenhum. Faz tanto sentido como a maior parte dos estádios do Euro. E já agora os habitantes de Turim, cidade pequena, gostam tanto do Torino cuja média é 18k, metade da média do clube de que ninguém gosta!
Quem não sente não é filho de boa gente.

RcRb2

Quote from: GverreirodoMinho on 10 de June de 2023, 11:34
Primeiro, o Braga não é um artigo de luxo, nem deve ser. Reduzir os bilhetes e aumentar os preços é fazer do Braga um clube para burgueses, e eu que não sou burguês (e posses é coisa que não tenho) gostava de saber que o Braga continua a pensar em mim.

Segundo, é desonestidade comparar um estádio de 20k/30k para um Braga ou um estádio de 65k/100k para um Benfica, então a Juventus nem se fala (falem com qualquer pessoa de Turim, que nenhuma dirá que é da Juventus, são todos do Torino). Seria o mesmo que comparar a economia portuguesa à economia americana, são realidades completamente diferentes. Além do óbvio (número de pessoas absurdamente diferente), tanto o Benfica como a Juventus são clubes "do mundo", enquanto que o Braga é clube local, e tem que pensar como clube local.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Dizer que o Torino tem mais adeptos do que a Juventus e logo a seguir dizer que a Juventus é um clube do mundo atesta bem a qualidade das tuas opiniões, é como os chapéus, a muitos.
Quem acha que 30k é o ideal para a nossa realidade, certamente não vive a consegue perceber a nossa realidade que é bem simples, basta a média dos últimos 10 anos(exceto COVID).

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


GverreirodoMinho

#2591
Quote from: RcRb2 on 10 de June de 2023, 13:38
Quote from: GverreirodoMinho on 10 de June de 2023, 11:34
Primeiro, o Braga não é um artigo de luxo, nem deve ser. Reduzir os bilhetes e aumentar os preços é fazer do Braga um clube para burgueses, e eu que não sou burguês (e posses é coisa que não tenho) gostava de saber que o Braga continua a pensar em mim.

Segundo, é desonestidade comparar um estádio de 20k/30k para um Braga ou um estádio de 65k/100k para um Benfica, então a Juventus nem se fala (falem com qualquer pessoa de Turim, que nenhuma dirá que é da Juventus, são todos do Torino). Seria o mesmo que comparar a economia portuguesa à economia americana, são realidades completamente diferentes. Além do óbvio (número de pessoas absurdamente diferente), tanto o Benfica como a Juventus são clubes "do mundo", enquanto que o Braga é clube local, e tem que pensar como clube local.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Dizer que o Torino tem mais adeptos do que a Juventus e logo a seguir dizer que a Juventus é um clube do mundo atesta bem a qualidade das tuas opiniões, é como os chapéus, a muitos.
Quem acha que 30k é o ideal para a nossa realidade, certamente não vive a consegue perceber a nossa realidade que é bem simples, basta a média dos últimos 10 anos(exceto COVID).

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Sim, porque dizer que em Turim o Torino tem mais adeptos é a mesma coisa que dizer que o Torino tem mais adeptos que a Juventus. Não comeces a ler mais, não.
E eu não disse que 30k era o ideal para a nossa realidade. Disse que era pensar pequeno e que ninguém sabe qual vai/pode ser o nosso crescimento. Construir um estádio pequeno para depois passados 10/15 ter que fazer outro maior só interessa a uma pessoa.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Sócio 2669.

rpo.castro

Quote from: GverreirodoMinho on 10 de June de 2023, 13:39
Quote from: RcRb2 on 10 de June de 2023, 13:38
Quote from: GverreirodoMinho on 10 de June de 2023, 11:34
Primeiro, o Braga não é um artigo de luxo, nem deve ser. Reduzir os bilhetes e aumentar os preços é fazer do Braga um clube para burgueses, e eu que não sou burguês (e posses é coisa que não tenho) gostava de saber que o Braga continua a pensar em mim.

Segundo, é desonestidade comparar um estádio de 20k/30k para um Braga ou um estádio de 65k/100k para um Benfica, então a Juventus nem se fala (falem com qualquer pessoa de Turim, que nenhuma dirá que é da Juventus, são todos do Torino). Seria o mesmo que comparar a economia portuguesa à economia americana, são realidades completamente diferentes. Além do óbvio (número de pessoas absurdamente diferente), tanto o Benfica como a Juventus são clubes "do mundo", enquanto que o Braga é clube local, e tem que pensar como clube local.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Dizer que o Torino tem mais adeptos do que a Juventus e logo a seguir dizer que a Juventus é um clube do mundo atesta bem a qualidade das tuas opiniões, é como os chapéus, a muitos.
Quem acha que 30k é o ideal para a nossa realidade, certamente não vive a consegue perceber a nossa realidade que é bem simples, basta a média dos últimos 10 anos(exceto COVID).

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Sim, porque dizer que em Turim o Torino tem mais adeptos é a mesma coisa que dizer que o Torino tem mais adeptos que a Juventus. Não comeces a ler mais, não.
E eu não disse que 30k era o ideal para a nossa realidade. Disse que era pensar pequeno e que ninguém sabe qual vai/pode ser o nosso crescimento. Construir um estádio pequeno para depois passados 10/15 ter que fazer outro maior só interessa a uma pessoa.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Então as pessoas da cidade de Torino não gostam de futebol. As poucas que gostam são as 18.000 do Torino. São coisas engraçadas.

Estamos há 20 anos a precisar de aumentar de estádio.
Se não podemos construir um estádio de 20 porque poderá ser pequeno, então se calhar 30 poderá ser pequeno.

Porque a tua opinião é toda baseada em se calhar, em achar e em ignorar o dados dos últimos 20 anos, não só do Braga mas da assistências quer em Portugal quer na maior parte dos estádios, e depois é ignorar que para um estádio de 20k deixar de ser suficiente seria preciso um aumento monstruoso.

E possível que um estádio de 20k seja curto? É. Provável? Não. De um colosso vazio já estamos fartos. É repetir o erro para dizer que as pessoas não vão porque parece um museu ou uma igreja?
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Pensar pequeno?
Um clube que em 100 anos nunca teve o estádio com 15/20mil pessoas em jogos normais (acho que nem nada lá perto) e tu achas que fazer um estádio de 20mil é pensar pequeno?
Pensar em mais que isso é o oposto de pensar pequeno, é uma megalomania de quem desconhece a realidade da cidade, do Braga e até do futebol em geral, onde existe cada vez mais dificuldades em captar adeptos.
A Juventus ter um estádio de 40mil pessoas diz muito do que é o futebol atual. Quase todos os clubes estão a modernizar, mais luxos, mais comodidade, mais especatculo  e menos quantidade porque é a realidade do futebol.

Pedro Bala

Tanta conversa mas estou a ver que vamos levar com o elefante cinzento umas boas décadas.  :'(

RcRb2

Acho que é do comum português que quer tudo em grande, do melhor e mais bonito, depois como resultado temos o atual estádio que na atualidade 90% dos sócios gostavam que fosse diferente.
Eu gosto de comparar o nosso futebol com alguns países mais de centro/leste europeu, ligas periféricas, muitos desses países têm bastantes estádios entre os 15k e os 22k, países com mais população, com maior margem de crescimento do seu futebol e sem um papão declarado como os 3 grandes que sugam todos os adeptos e no entanto não têm as megalomanias de construir a pensar no "talvez".
Por exemplo, na Polónia só têm mais 4x população que nós, cidades muito maiores e apenas têm 4 estádios com mais de 25k na primeira liga, na Holanda(não é periférico) idem, 4, nós contando com o Jamor esta época tivemos 7 porque clubes históricos andam pelas ruas da amargura senão seriam bem mais..
Média liga Polónia: 9500k
Média liga Portugal: 11600k
Media liga Holanda: 18000k

Único clube com um estádio novo, moderno e à medida é o Marítimo. O do Gil é muito interessante apenas precisa angariar mais adeptos, o Paços também é perfeito para a sua dimensão apesar de ainda precisar de mais umas obras.
Tanto o nosso, o Bessa ainda mais flagrante e os dos manolos (sabemos que eles multiplicam as contagens), podiam ser mais pequenos, 21k o ideal e 15k para o Bessa era muito mais realista e dava melhor aspeto pro campeonato.
Nem vamos falar de aspeto dos nossos estádios mais pequenos, falta de gosto e de regras em relação a este ponto, na Holanda têm regras para manter os estádios com bom aspeto, relvado, iluminação, bancadas.. aqui olha-se para o rio ave, arouca ou casa pia e até apetece chorar... vejam as equipas com estádios mais pequenos na Holanda, pequeninos 6k mas super arranjados e com melhor aspeto que os nossos, até parecem maiores do que o que são com as bancadas cobertas e encostados à linha.

GverreirodoMinho

A misturar alhos com bugalhos não vamos lá.

Primeiro, não faz sentido estar a falar de quantos adeptos não gostam do estádio quando estamos a discutir o tamanho. Se o estádio tivesse o mesmo formato (2 bancadas), e fosse exatamente no mesmo sítio, com 20k, 25k ou 30k de lotação, as pessoas iam continuar a ter problemas com o estádio (a lotação é, de longe, o menor dos problemas deste estádio).

Segundo, megalómano seria eu estar aqui a falar de estádios de 45k/50k. Está-se a falar de 30k. E não é para um clube com 5k de média anual. Tivemos 15k esta época, 2 jogos com mais de 20k e temos quase 23k sócios. E este crescimento veio todo porque pela primeira vez em alguns anos notou-se que a equipa poderia conseguir mais do que o 4° lugar (durante algum tempo até mais do que o 3°). E esta época podemos ter Champions no estádio, o que atrairá mais gente (ou pelo menos manter os que atraiu esta época).

Não se sabe o futuro, e se o plano é um crescimento sustentável e uma intromissão mais constante nos 3 lugares cimeiros, tem que se acautelar com o crescimento do número de adeptos também.E também acho curioso que venha aqui tanta gente falar que nota no crescimento do amor ao clube pelos mais novos na cidade, mas não consegue entender que, enquanto se calhar os pais deles não vão com eles ao estádio (por serem de outros clubes) eles irão, daqui a 20/30 anos, com os seus filhos.

Não acho que consigamos chegar algum dia aos números dos 3 metralhas, mas acredito que continuando com uma boa e recorrente política de captação dos mais novos, aliada a resultados atractivos nos próximos 10 anos, consigamos chegar a uma média acima dos 20k num futuro não muito distante, e consigamos ter, em 20 ou 25 jogos em casa por ano, 4 ou 5 deles com assistências a aproximar dos 25k.

P.S - Convém também deixar claro, porque acho que muitos não estão a perceber isso, que a minha solução não é construir um estádio de 30k, é aceitar o Municipal de Braga como o nosso estádio, e virar os esforços que estão a ser feitos para arranjar mais um tacho à ABB para melhorar efectivamente este estádio, que com vontade se pode tornar MUITO mais confortável e atractivo.



Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

Pedro Bala

Com o Municipal de Braga o nosso estádio nunca será notícia pelos grandes ambientes, só o será por ser bonito, a verdade é essa.
Nenhum clube ou massa adepta consegue criar um bom ambiente num estádio com acústica inexistente.

RcRb2

Eu também não disse que devíamos deitar este abaixo e construir outro mais pequeno. O que disse era que um estádio de 20k era perfeito para nós. E era isso que estava previsto antes de anunciado o euro2004 e deveria ter sido feito ao invés do que temos agora. Maldito euro [emoji28]

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


(S)oon(C)hampion(B)raga

até já há uma corrente de pensamento no futebol... um pouco gênero a ideia da Superliga europeia... em que o futuro é os espectadores no estádio... diz essa corrente de ideias que até já veio nos meios de comunicação social... serem pagos para ir ao(s) estádio(s) ver o(s) jogo(s) pois acabam por ser uma parte muito importante do espetáculo do futebol...
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]