News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

rpo.castro

Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 20:25
O clube ainda se chama Sporting Clube de Braga, não Sporting Clube de Dume.
Também não se chama Sporting Clube de São José de São Lázaro. Temos de jogar no terreiro da sé?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Legião

"Vamos encontrar uma solução para que os adeptos tenham um estádio em condições"

Contrariando o presidente da Câmara Municipal, António Salvador refere que o objetivo do SC Braga é requalificar o Estádio 1º do Maio e não construir uma nova infraestrutura.

O presidente do SC Braga diz que há "um equívoco" do autarca Ricardo Rio no dossiê do Estádio 1º Maio. À margem da cerimónia de apresentação da sua recandidatura à liderança do emblema minhoto, esta sexta-feira, António Salvador garantiu que o clube quer "conservar o rico património" do recinto desportivo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, a vontade transmitida pelo SC Braga passava pela construção de uma nova infraestrutura. O líder arsenalista contrapõe, esclarecendo que o objetivo passa "apenas" por requalificar o espaço com "a demolição das bancadas e da parte interior".

O projeto apresentado em dezembro à autarquia, proprietária do Estádio 1º de Maio, pressupõe ainda "uma centralização" com o Parque da Ponte e o Picoto, um parque verde com hectares de terreno, bem como uma pista de atletismo nas Camélias.

"A partir daqui está nas mãos do senhor presidente e estou em crer que a autarquia reconhece que o atual estádio não é o melhor para os adeptos", acrescenta, referindo que a requalficação seria "toda suportada pelo Sporting de Braga".

Para António Salvador, o Estádio Municipal "não serve porque não está direcionado para a vertente desportiva e da emoção de um jogo de futebol". "No futuro iremos encontrar uma solução para que os nossos adeptos consigam ter um estádio em condições, apelativo, em condições para as famílias, sócios e adeptos puderem utilizar e ver o seu clube", assegura.

Em https://rum.pt/news/vamos-encontrar-uma-solucao-para-que-os-adeptos-tenham-um-estadio-em-condicoes?fbclid=IwAR2yHtd_8Wr8v7iQ4x1k3b-ISzpZV_4w5n88hulzZyM0yPS82Zn2LuqFdDM


Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

limascb

#1882
Honestamente esta história da remodelação do 1o de Maio não me agrada nada, o municipal não é um estádio 100% funcional. Mas não me acredito que a maioria das pessoas que não vão ver futebol seja por causa do frio ou da localização.

Isso são desculpas... em relação ao estacionamento, recordo-me perfeitamente de ir com o meu pai ao estádio velho e o carro ficava a uma distância maior do que do decathlon ao estádio actual.

Para cúmulo, temos uma cidade desportiva completamente focada no estádio municipal. Não faz sentido sair dali.

Querem fazer mais betão, que façam com o dinheiro deles.

GverreirodoMinho

Enfim, mais 20 anos a ouvir que "a construção não se paga sozinha" e "investir no plantel com tanto dinheiro enterrado em obras é suicídio". Como é que eu me faço sócio da ABB?

A academia ainda percebo, porque é um investimento que a longo prazo pode dar frutos, mas estar a hipotecar o futuro desportivo do futebol para investir numa obra que, de momento, não é necessário, não faz sentido nenhum.

Não faria mais sentido, a curto prazo, limar o plantel com um investimento assertivo de 10M por época (este mercado investia-se na defesa, no próximo no ataque, e por aí fora), para tentar garantir, nos próximos 5 anos, 2 ou 3 presenças na Champions, que só por si pagavam o investimento feito no plantel, e ainda dava para pagar futuras obras que a ABB queira cobrar ao clube?

Mais: quando é que os sócios aprovaram estas abordagens? Já se faz o que se quer e apetece em nome do clube?

Vamos bonitos, vamos...


Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

GALEGO

Salvador no tiene un pelo de tonto... y ha maniobrado con estas historias justo en el inicio de la campaña electoral.

1) Ha ordenado a la gente del Club que llame uno a uno a los socios... y en un diálogo muy estimulante, les vaya preguntando sobre qué mejoraría usted en el estadio actual, que cosas echa en falta, que ideas tiene... (Hoy mismo lo han hecho ya, puedo dar fe de ello, con gran amabilidad y bonitas palabras para el socio).

2) Al presentar su candidatura a la reelección... anuncia ahora, en abril, que atrás, en diciembre, presentó a la Câmara Municipal un plan para reconstruir el estadio 1º de Maio (desechando así el actual, lo que supondría más problemas para la Câmara que tendría que apandar luego con el muerto...). Teniendo en cuenta que fue en Diciembre cuando Salvador maniobró con esa historia, no es de recibo, a espaldas de los socios, el secretismo mantenido hasta ahora, utilizando así el asunto como reclamo electoral en el día de la presentación de su candidatura a la reelección.

Por tanto : estamos en campaña electoral y Salvador juega sus cartas.

AHORA BIEN :
---------------

a) No deberíamos hacer burradas. Primero : ahora que se entra en fase final de construcción de la Ciudad Deportiva, con la ventaja de tener al lado el Estadio, resulta que quiere que nos vayamos de A Pedreira y volvamos a la zona del Parque da Ponte... Estratégicamente, en cuanto a ubicaciones, no tiene ningún sentido... En vez de tener toda la actividad del club junta en un mismo sitio, volvemos para atrás.

b) No deberíamos hacer burradas. Nunca sabremos cual es el futuro... si un día el Braga fuese campeón, resultaría que lo sería con un estadio de solo 20.000 espectadores que, en ese caso, sería insuficiente ante la euforia que se desataría... Hay siempre que contar con la irrupción de los llamados adeptos de las victorias en un caso así. Por tanto : menos de 25.000 espectadores es un absurdo construir un estadio para una ciudad como Braga con enorme proyección de futuro. Por tanto... ya no serían 60 sino más millones los que costaría el invento.

c) No deberíamos hacer burradas. El Braga está gastando una millonada en construir -y luego sostener- su Ciudad Deportiva, absolutamente necesaria por otra parte. Es un gasto necesario, pero supone un esfuerzo económico grande que limita la capacidad del primer equipo para crecer contratando algún que otro refuerzo de mayor valía que los habituales... Pero es necesaria la Ciudad Deportiva, eso que quede claro.

d) No deberíamos hacer burradas. Meterse en los próximos años en otra millonada a gastar, esta vez con más de 60 o 70 millones a emplear en el horizonte venidero supone hipotecar el crecimiento deportivo que el Braga ya necesita : hoy por hoy, los adeptos del Braga, sueñan no con un cuarto puesto, sino con un tercero... y ya estamos viendo que para lograr eso, o un segundo lugar -ya no digo el primero- hace falta algo más. Si continúas gastando en ladrillos (tijolos), difícilmente podrás aspirar de vez en cuando a fichar jugadores que mejoren el nivel habitual que tienes...

e) El estadio de A Pedreira fue una burrada y tiene mucho de desconfortable. Pero tiene algunas ventajas : está al lado de la Ciudad Deportiva, la zona donde se encuentra, tarde o temprano, tendrá expansión de la Ciudad de Braga hacia ahí, por tanto habrá instalaciones comerciales que acabarán por ubicarse en la zona, más viviendas, más dotaciones urbanas... El estadio de A Pedreira tiene desde cualquiera de sus zonas de espectadores una magnífica visibilidad... pero también una serie de problemas estructurales que deberían tener solución. Por muy bien que se hiciese la reconstrucción del 1º de Maio, siempre sería un paso atrás en relación a A Pedreira, teniendo en cuenta que este estadio actual PUEDE Y DEBE REMODELARSE... Dicho de otro modo : yo no enterraría 60/70 millones en un nuevo estadio, que por esa cuantía no podría ser nada del otro mundo, las cosas como son... vendría a ser una  especie de estadio Ciudad de Barcelos mejorado y un poco más grande.
Yo no metería ese dinero (que el Braga no tiene) en hacer un nuevo estadio en el 1º de Mayo. Yo negociaría con la Câmara Municipal para que cediese A Pedreira al Braga por 75/80 años sin tener el Braga que pagar nada por ello. Y entonces, teniendo asegurada esa cesión, emplearía 10/15 millones en mejorar a Pedreira, no sería necesario gastar más :

1) Cerrando en los laterales las actuales bancadas superiores e inferiores, al estilo de lo que sucede en muchos campos ingleses, con materiales aislantes del frío y translúcidos... de manera que las gradas pasen a ser más habitables.

2) Colocando potentes ascensores en Poente y Nascente -de gran capacidad- para trasladar aficionados del piso inferior al superior y del superior al inferior. También cintas transportadoras /escaleras mecánicas donde fuese útil y posible esta mejora.

3) Importante : situando un acceso de escaleras mecánicas /cintas transportadoras, para conectar la rampa de bajada del barrio de la Misericordia con las bancadas de la zona de Nascente. Colocaría también una rampa mecánica transportadora, como la que ha colocado el Alcalde de Vigo en la calle Gran Vía, en la cuesta de El Corte Inglés, para facilitar a la gente mayor el acceso desde la alameda del estadio hasta las bocas de entrada a las bancadas en la zona de nascente...

4) En colaboración con la Câmara Municipal, remodelar zonas próximas de apoyo y aparcamiento suficiente -y garantizadas para el futuro- donde los socios del Braga puedan dejar aparcados con comodidad sus coches, sin que ello les suponga desembolso adicional, salvo una cantidad simbólica.

5) En el interior del estadio, mejorar al cien por cien los bares de las bancadas, con ciertas comodidades, atractivos en cuanto a lo que ofrecen y a precios muy asequibles.

6)En la zona situada entre la Ciudad Deportiva y el Estadio (inmediata a este) construir un edificio social y de restauración -que podría funcionar en régimen de concesión a la iniciativa privada pero con límites de precios-, contaría con cafetería de gran tamaño, dotada de comodidades y atractivos, además de una oferta de comes y bebes que fuese mucho más allá (aunque también) de las bifanas y los cachorros. Es decir : un local en donde habría incluso una zona de restaurante... funcionaría no solo los días de partido, sino también todos los demás días, posibilitando que quien lo desease fuese allí a comer, a tomar café, a pasar la tarde, etc. etc. El local podría estar conectado con una zona de tienda de venta de productos oficiales del Braga y contar  con una zona como una especie de club social para los aficionados del club : con periódicos generalistas y deportivos, Internet, etc etc; sala con pantalla grande de televisión, para concentrarse allí los socios que lo deseen en días que el Braga juega fuera, etc. etc.

Resumiendo : con 10/15 millones, una buena imaginación e ideas, el estadio actual puede pasar de ser inhóspito a suficientemente acogedor como para no producir rechazo. El club se ahorraría 45/55 millones (que le causarían ahogo económico) que no tendría que desembolsar al no tener que  asumir lo de reconstruir el 1º de Maio... Y el Mundo no se hundiría por no volver al viejo estadio, que todos queremos mucho, que sentimentalmente tanto supone... pero que lo que allí se construya nunca sería mejor que un estadio de A Pedreira bien remendado, si los remiendos se hacen con buena cabeza y buenas ideas para solucionar los problemas fundamentales que tiene el actual estadio y que no son imposibles de solucionar.

Es, evidentemente, mi opinión, que vale lo que vale... y formulada desde el respeto absoluto a todas las demás.

Discrepo pues, totalmente, del planteamiento hecho por António Salvador,
al que -sin embargo- considero el hombre idóneo para seguir presidiendo el Sporting de Braga y su Sociedad Anónima Deportiva.

Pé Ligeiro

Quote from: bstrider on 23 de April de 2021, 22:34
Este post do Galego diz tudo. Sinceramente para as pessoas que estavam na dúvida entre pagar quotas para votar ou não, o Salvador tratou de lhes tirar essas dúvidas com esta borrada. Não bastou agir nas costas dos associados com terceira fase desportiva (o tal estádio centenário), complexo de Fão, etc e agora ainda apresenta isto à CMB sem levar primeiro a uma assembleia geral. Deve achar que as opiniões telefónicas de umas árvores fazem a floresta e mais, que essas opiniões legitimam avançar com um projeto aparentemente bem estruturado... Completamente sem paciência para estes joguinhos.

Concordo.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Quim

Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 20:25
Quote from: Edgar1921 on 23 de April de 2021, 20:20
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 20:03
Quote from: Edgar1921 on 23 de April de 2021, 19:36
Isto é tudo que será construído na cidade desportiva. Vamos fazer isto para depois mudar de estádio? Isto não tem nexo nenhum.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Que tem uma coisa a ver com a outra ?
Vais fazer um museu, loja do clube, pavilhão para modidades ao lado do Municipal para depois mudares para o Primeiro de Maio? Mais valia melhorar as condições do Municipal e ficar lá.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

O clube ainda se chama Sporting Clube de Braga, não Sporting Clube de Dume.
Dume deve ser em Amares, não?

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk


PauloLopes

#1887
[emoji3166]

PauloLopes

Eu até fico confuso.

Na minha modesta opinião, esta possível remodelação do 1o de Maio, se é que seja possível, já vem uns anos tarde.
Incrível como se gastam dinheiros públicos na construção de um novo estádio, ficamos com uma Câmara Municipal com atrasos enormes em pagamentos a fornecedores, e agora dizem que não serve.

A Cidade Desportiva está a ser concluída, e por esse motivo não podíamos fazer um estádio noutro local?
Não parece que fosse uma razão. Exemplos de Alvalade, Luz e Dragão também têm os centros de treinos ao lado?

E no meio disto tudo, perdemos tempo e falamos em milhões e mais milhões, e eu acho que são tudo ilusões.

José Coelho

Quote from: Pé Ligeiro on 23 de April de 2021, 22:49
Quote from: bstrider on 23 de April de 2021, 22:34
Este post do Galego diz tudo. Sinceramente para as pessoas que estavam na dúvida entre pagar quotas para votar ou não, o Salvador tratou de lhes tirar essas dúvidas com esta borrada. Não bastou agir nas costas dos associados com terceira fase desportiva (o tal estádio centenário), complexo de Fão, etc e agora ainda apresenta isto à CMB sem levar primeiro a uma assembleia geral. Deve achar que as opiniões telefónicas de umas árvores fazem a floresta e mais, que essas opiniões legitimam avançar com um projeto aparentemente bem estruturado... Completamente sem paciência para estes joguinhos.

Concordo.

Também 100% de acordo.

Sérgio

Vai a eleições sozinho e ainda atira areia aos sócios em forma de estádio?

Tanta demagogia, dinheiro mal gasto e prioridades trocadas.

Rui Silva

#1891
Eleições à parte.
Tendo em conta as condicionantes do Municipal, os custos de futuras manutenções (ancoragens, etc) e a posição do arquiteto, a minha solução é a seguinte: Demolição do estádio e construção de um novo no mesmo local (ex: https://line.17qq.com/articles/ehrtttscx.html)

P.S.: Sr arquiteto, não podemos fazer obras? Guarde o prémio de recordação do estádio.

Pedro Bala

O post do Galego de facto apresenta muitas e boas ideias de como poderíamos tornar o estádio mais acolhedor e menos inóspito ao espectador. Ainda assim, acho que quase tudo isso esbarraria na vontade do Souto Moura em manter tudo como está.

Um aspecto que um possível 1º de Maio renovado tem a seu favor é que fica numa zona consideravelmente mais agradável para se passar algum tempo antes do jogo. Quantas pessoas é que vão fazer tempo para perto do estádio actualmente ?

Bracarense

Mas anda tudo maluco??!!

Atravessamos uma crise como nunca nesta geração e andamos armados em novos-ricos que querem gastar dezenas de milhões num estádio novo só porque o que têm (e que custou ainda mais milhões) não tem as condições de um resort?

Ganhem juízo. A começar pelo eleitoralista do Salvador e a acabar no Zé da Esquina.

GALEGO

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2021, 10:11
Mas anda tudo maluco??!!

Atravessamos uma crise como nunca nesta geração e andamos armados em novos-ricos que querem gastar dezenas de milhões num estádio novo só porque o que têm (e que custou ainda mais milhões) não tem as condições de um resort?

Ganhem juízo. A começar pelo eleitoralista do Salvador e a acabar no Zé da Esquina.

É a verdade fundamental, também outras, mas o que refere Bracarense é o ponto de partida... Asim que rematem de chegar as ajudas europeias vamos ver a que vai vir por cima...

100%SCB

Como já se viu, no Municipal, o sr. arquiteto não deixa fazer quase nada.
Claro que deve ser possível colocar meia dúzia de elevadores, melhorar os bares e a alameda, mas não vejo onde seria possível tapar a zona lateral das bancadas, por exemplo.

FORÇA BRAGA

Eskol

De qualquer das maneiras, acho que a conjectura atual não tem grande influência sobre este caso. Isto nunca será um projeto para curto prazo.

A CMB nunca irá tocar no assunto por vontade própria antes da eleições, depois as partes têm de chegar a acordo, entretanto o projeto sofre 15 alterações diferentes e ja não tem nada a ver com o inicial. Se efetivamente for para a frente, se em 2030 começarem as obras já é uma previsão otimista.

O contrato de concessão do EMB acaba em 2033, portanto a haver uma mudança de estádio será por aí. Quero acreditar que nessa altura os encargos de construção da Academia e os efeitos da pandemia já serão coisas do passado.

Hucry

Alguém é membro do fórum cidadania Braga do facebook? Quem acompanha o fórum percebe perfeitamente que temos mais inimigos cá dentro do que lá fora, tenho pena que haja poucos adeptos a defender o nosso clube nas redes sociais, eu já o fiz, mas deixei de me disso que me sentia praticamente só.

Nisto, os do Guimarães metem-nos num bolso, ai quem houvesse ali para num fórum da própria cidade a denegrir o clube e os seus adeptos, até ameaçados seriam.

Dá-me uma raiva que me apetece ir ter com as pessoas só para lhes enfiar uns estalos.

GverreirodoMinho

Quote from: A4 on 24 de April de 2021, 13:18
Alguém é membro do fórum cidadania Braga do facebook? Quem acompanha o fórum percebe perfeitamente que temos mais inimigos cá dentro do que lá fora, tenho pena que haja poucos adeptos a defender o nosso clube nas redes sociais, eu já o fiz, mas deixei de me disso que me sentia praticamente só.

Nisto, os do Guimarães metem-nos num bolso, ai quem houvesse ali para num fórum da própria cidade a denegrir o clube e os seus adeptos, até ameaçados seriam.

Dá-me uma raiva que me apetece ir ter com as pessoas só para lhes enfiar uns estalos.
E não têm razão? Aliás, enquanto se achar que o estádio é quem separa o clube dos adeptos, vamos continuar admirados com a quantidade de gente em Braga que odeia o clube.


Eu próprio sinto uma luta interna entre o meu eu adepto do Braga, e o meu eu cidadão de Braga que paga impostos. A dupla Mesquita/Salvador deve ter sido uma das duplas mais danosas á evolução sócio-económica da cidade, com a única vantagem a ter sido o crescimento e melhoria financeira do Braga.


Mas é perguntar a qualquer pessoa de Braga e que não é do Braga porque é que não apoiam o Braga, e ver se há sequer algum de diz que "a culpa é do estádio", ou se não será mais comum a resposta"porque pago mais eu de renda no meu T3 do que o Braga para jogar no seu estádio".

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

Hucry

Quote from: GverreirodoMinho on 24 de April de 2021, 13:30
Quote from: A4 on 24 de April de 2021, 13:18
Alguém é membro do fórum cidadania Braga do facebook? Quem acompanha o fórum percebe perfeitamente que temos mais inimigos cá dentro do que lá fora, tenho pena que haja poucos adeptos a defender o nosso clube nas redes sociais, eu já o fiz, mas deixei de me disso que me sentia praticamente só.

Nisto, os do Guimarães metem-nos num bolso, ai quem houvesse ali para num fórum da própria cidade a denegrir o clube e os seus adeptos, até ameaçados seriam.

Dá-me uma raiva que me apetece ir ter com as pessoas só para lhes enfiar uns estalos.
E não têm razão? Aliás, enquanto se achar que o estádio é quem separa o clube dos adeptos, vamos continuar admirados com a quantidade de gente em Braga que odeia o clube.


Eu próprio sinto uma luta interna entre o meu eu adepto do Braga, e o meu eu cidadão de Braga que paga impostos. A dupla Mesquita/Salvador deve ter sido uma das duplas mais danosas á evolução sócio-económica da cidade, com a única vantagem a ter sido o crescimento e melhoria financeira do Braga.


Mas é perguntar a qualquer pessoa de Braga e que não é do Braga porque é que não apoiam o Braga, e ver se há sequer algum de diz que "a culpa é do estádio", ou se não será mais comum a resposta"porque pago mais eu de renda no meu T3 do que o Braga para jogar no seu estádio".

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Não, não têm razão para denegrir os seus adeptos, que também pagam impostos como eles e merecem ser respeitados como tal e não têm culpa nenhuma deste imbróglio.