News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

Pedro Bala

Quote from: Edgar1921 on 23 de April de 2021, 13:12
Quote from: PEDRØ XVI on 23 de April de 2021, 12:18
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 12:08
Genuinamente não percebo onde é que com 3 ou 4 M€ o EMB poderia ficar "incrível". O dono do estádio efectivamente é o Souto Moura ainda por cima que na verdade nunca nos vai deixar fazer nada de substancial à sua obra prima.
Também não consigo perceber como ainda há quem ache que podemos fazer o quer que seja no EMB.
Tantas propostas que já foram apresentadas e pouco ou nada foi feito pois o sr. arquitecto é que manda.

É mais um elefante branco se sairmos de lá? Elefante já ele o é há muito e quanto mais tempo se permanecer lá pior vai ser.
Elevadores e bares funcionais.

Alameda da nascente ser uma zona de convívio para adeptos da casa em vez de se fechar o estádio bar em jogos grandes para os de fora passarem.

Visitantes na poente.

Passar de cadeiras cinzentas para vermelhas. (O Sporting há uns anos tinha um projeto para meter o estádio deles com cadeiras todas verdes e custava por volta de 2M por isso não ficava muito caro)

Há muito mais coisas que se pode fazer e n é preciso modificar a estrutura da obra de arte do Souto de Moura.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Elevadores é para esquecer, duvido muito que o senhor arquitecto deixe, assim como as cadeiras vermelhas, que até acho que ficaria feio dada a estética do estádio. Visitantes na Poente então, não vejo como seria possível sem haver grandes problemas, mas isso é verdade para qualquer sítio do estádio na verdade.

Bares funcionais e uma alameda decente concordo que seria possível e já devia ter sido feito. Se não foi por não se poder ou não se querer, é outra história.

Edgar1921

Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 13:47
Quote from: Edgar1921 on 23 de April de 2021, 13:12
Quote from: PEDRØ XVI on 23 de April de 2021, 12:18
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 12:08
Genuinamente não percebo onde é que com 3 ou 4 M€ o EMB poderia ficar "incrível". O dono do estádio efectivamente é o Souto Moura ainda por cima que na verdade nunca nos vai deixar fazer nada de substancial à sua obra prima.
Também não consigo perceber como ainda há quem ache que podemos fazer o quer que seja no EMB.
Tantas propostas que já foram apresentadas e pouco ou nada foi feito pois o sr. arquitecto é que manda.

É mais um elefante branco se sairmos de lá? Elefante já ele o é há muito e quanto mais tempo se permanecer lá pior vai ser.
Elevadores e bares funcionais.

Alameda da nascente ser uma zona de convívio para adeptos da casa em vez de se fechar o estádio bar em jogos grandes para os de fora passarem.

Visitantes na poente.

Passar de cadeiras cinzentas para vermelhas. (O Sporting há uns anos tinha um projeto para meter o estádio deles com cadeiras todas verdes e custava por volta de 2M por isso não ficava muito caro)

Há muito mais coisas que se pode fazer e n é preciso modificar a estrutura da obra de arte do Souto de Moura.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Elevadores é para esquecer, duvido muito que o senhor arquitecto deixe, assim como as cadeiras vermelhas, que até acho que ficaria feio dada a estética do estádio. Visitantes na Poente então, não vejo como seria possível sem haver grandes problemas, mas isso é verdade para qualquer sítio do estádio na verdade.

Bares funcionais e uma alameda decente concordo que seria possível e já devia ter sido feito. Se não foi por não se poder ou não se querer, é outra história.
Para remodelar camarotes o souto de Moura já deixa? Conversa de atirar areia para os olhos é o que isto é..

Vendam o estádio e já se pode fazer o que quisermos em colaboração com o dono. Segundo o rio há investidores por isso é avançar com a venda o mais rápido possível.

Quando fizemos aquele jogo com o paços à porta aberta e havia as camisolas vermelhas nas cadeiras todas deu para ter uma noção de como ficava e estava muito lindo na minha opinião. Podia-se tambem escrever 1921 com cadeiras brancas.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Mr.SCB

Quote from: PAF on 23 de April de 2021, 13:06
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 12:08
Genuinamente não percebo onde é que com 3 ou 4 M€ o EMB poderia ficar "incrível". O dono do estádio efectivamente é o Souto Moura ainda por cima que na verdade nunca nos vai deixar fazer nada de substancial à sua obra prima.
Com 3 ou 4 milhões deitas aquilo abaixo e resolves o problema.
O estádio não tem ponta por onde se lhe pegue, mas há pessoal que 20anos depois ainda não conseguiu ver isso.
O pessoal diz que os acessos são semelhantes e compara com 20anos atrás quando não existia a circular por exemplo, esquecendo que num qualquer jogo do Braga com 15mil pessoas as filas chegam ao continente e ao leclerc. O estádio está numa ponta da cidade, 80 ou 90% dos adeptos tem que atravessar a cidade para lá chegar e quase obrigatoriamente entrar na circular da cidade que é quase acesso único.
O 1- de Maio está muito mais central, em termos de acessos não tem comparação possível em minha opinião. Eu 15anos depois continuo a deixar o carro mais longe do que alguma vez deixei no 1-de maio.

Com todo respeito, só mesmo na sua opinião, os acessos do EMB são maus mas nada comparado com os do 1º de Maio... Qualquer jogo dito "normal" tenho conseguido sempre estacionar o carro no parque em frente ao EMB, e isto a 15 minutos do ínicio da partida. Custa mais a sair, isso é verdade mas já no 1º de Maio era assim.
Se calhar estaciona o carro mais longe porque passado 15 anos existem mais carros em Braga, porque em termos de acessos não vejo onde o 1º de Maio seja melhor e até acho bem pior principalmente se considerar-mos a entrada de adeptos visitantes. Isto para não falar que a avenida ficava completamente entupida em dia de jogo e as ruas adjacentes ficavam várias vezes com o trânsito bloqueado...

Mas se discorda tem de me explicar melhor onde é que existe diferença de acessos. Eu de Nogueira para o EMB demoro 20/25 minutos em dia de jogo, ou entro na via rápida e passo em frente ao BragaParque ou vou pelo centro passo o arco da porta nova e desço para real. Faço isto há anos nunca demorei mais de 20/25 minutos a chegar e a estacionar o carro.

Magicobraga20

Isto é o passo que nos falta para o topo, so quem gosta de implicar é que acha que nao é, um estadio no meio da cidade vai atrair muito mais gente ao proprio para nao falar de angariar mais socios, pensem um pouco, ou gostam conforme esta este, distante de tudo, um frio de rachar, andar quilómetros,  subir n de escadas que parece que nunca mais acabam

Pedro Bala

Quote from: Mr.SCB on 23 de April de 2021, 13:59
Quote from: PAF on 23 de April de 2021, 13:06
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 12:08
Genuinamente não percebo onde é que com 3 ou 4 M€ o EMB poderia ficar "incrível". O dono do estádio efectivamente é o Souto Moura ainda por cima que na verdade nunca nos vai deixar fazer nada de substancial à sua obra prima.
Com 3 ou 4 milhões deitas aquilo abaixo e resolves o problema.
O estádio não tem ponta por onde se lhe pegue, mas há pessoal que 20anos depois ainda não conseguiu ver isso.
O pessoal diz que os acessos são semelhantes e compara com 20anos atrás quando não existia a circular por exemplo, esquecendo que num qualquer jogo do Braga com 15mil pessoas as filas chegam ao continente e ao leclerc. O estádio está numa ponta da cidade, 80 ou 90% dos adeptos tem que atravessar a cidade para lá chegar e quase obrigatoriamente entrar na circular da cidade que é quase acesso único.
O 1- de Maio está muito mais central, em termos de acessos não tem comparação possível em minha opinião. Eu 15anos depois continuo a deixar o carro mais longe do que alguma vez deixei no 1-de maio.

Com todo respeito, só mesmo na sua opinião, os acessos do EMB são maus mas nada comparado com os do 1º de Maio... Qualquer jogo dito "normal" tenho conseguido sempre estacionar o carro no parque em frente ao EMB, e isto a 15 minutos do ínicio da partida. Custa mais a sair, isso é verdade mas já no 1º de Maio era assim.
Se calhar estaciona o carro mais longe porque passado 15 anos existem mais carros em Braga, porque em termos de acessos não vejo onde o 1º de Maio seja melhor e até acho bem pior principalmente se considerar-mos a entrada de adeptos visitantes. Isto para não falar que a avenida ficava completamente entupida em dia de jogo e as ruas adjacentes ficavam várias vezes com o trânsito bloqueado...

Mas se discorda tem de me explicar melhor onde é que existe diferença de acessos. Eu de Nogueira para o EMB demoro 20/25 minutos em dia de jogo, ou entro na via rápida e passo em frente ao BragaParque ou vou pelo centro passo o arco da porta nova e desço para real. Faço isto há anos nunca demorei mais de 20/25 minutos a chegar e a estacionar o carro.

O amigo deve ter um carro que voa para demorar assim tão pouco tempo.  :D Já cheguei a demorar quase uma hora a chegar ao estádio.

SEMPRESCB

#1845
Quote from: Magicobraga20 on 23 de April de 2021, 13:59
Isto é o passo que nos falta para o topo, so quem gosta de implicar é que acha que nao é, um estadio no meio da cidade vai atrair muito mais gente ao proprio para nao falar de angariar mais socios, pensem um pouco, ou gostam conforme esta este, distante de tudo, um frio de rachar, andar quilómetros,  subir n de escadas que parece que nunca mais acabam
Por muito que digam mais que um estádio ou um local o mais importante são os resultados desportivos uma equipa que ganha enche estádios em Portugal, ponto. E se um estádio é o que nos falta para o topo conheço clubes que o estádio (aliado a outros factores) foi que os tirou do topo. Penso que não é necessário dizer mais nada.

Óbviamente a ideia é tentadora, as imagens fazem sonhar mas realisticamente tendo em conta as consequências que daí podem surgir acho que não é de forma nenhuma o momento de o Braga partir para uma coisa destas.

Pé Ligeiro

Quote from: BrunoSCB21 on 23 de April de 2021, 12:48
60M hoje em dia não representam o mesmo do que há 20 anos atrás, ainda para mais sabendo que estas obras são pagas em vários anos. No entanto, era importante conseguirmos entrar na Champions com mais regularidade. Os prémios são altissímos e sem as comissões absurdas que as vendas têm implicado. O Porto esta época, só na Champions, encaixou 73M.

Essas tais obras poderão ser pagas em vários anos. Esperemos que não sejam pagas várias vezes...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Arsenalista

Quote from: Magicobraga20 on 23 de April de 2021, 13:59
Isto é o passo que nos falta para o topo, so quem gosta de implicar é que acha que nao é,
Para o topo ou para acabar como o Boavista... a não ser que haja alguma bazuca financeira que me está a escapar...

Quote from: Magicobraga20 on 23 de April de 2021, 13:59
um estadio no meio da cidade vai atrair muito mais gente ao proprio para nao falar de angariar mais socios,
Já tivemos um estádio no meio da cidade durante muitos anos e foi por isso que tivemos mais sócios? Foi por isso que tivemos mais gente no estádio? Não me parece...

Quote from: Magicobraga20 on 23 de April de 2021, 13:59
pensem um pouco, ou gostam conforme esta este, distante de tudo, um frio de rachar, andar quilómetros,  subir n de escadas que parece que nunca mais acabam
Sim, até porque o 1º de Maio var ser quentinho...

Seja como for deveria passar sempre por uma decisão em sede de assembleia de sócios... e que esta questão não sirva para dividir o clube.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

reg107

Quote from: Magicobraga20 on 23 de April de 2021, 13:59
Isto é o passo que nos falta para o topo(...)
Acreditam mesmo nisto?
Falta-nos tanto, não estou a ver em que é que mais uma obra megalónoma nos pode aproximar do topo. Então se ficar debaixo da alçada da SAD que já açambarcou a Academia.
Um individuo inteligente aprende com os erros que comete, um muito inteligente aprende com os erros dos outros. Belenenses, Setubal, Beira Mar, Desp Aves, Leiria, etc. Tudo exemplos de SAD's que destruiram os clubes.
Neste momento o clube SCB tem efetivamente zero património e mesmo património humano só mesmo nós sócios, porque tudo o resto é da SAD. Mas se realmente aquilo que nos falta é só mesmo um simples estádio...siga para bingo.

Pé Ligeiro

Quote from: Pé Ligeiro on 23 de April de 2021, 14:27
Quote from: BrunoSCB21 on 23 de April de 2021, 12:48
60M hoje em dia não representam o mesmo do que há 20 anos atrás, ainda para mais sabendo que estas obras são pagas em vários anos. No entanto, era importante conseguirmos entrar na Champions com mais regularidade. Os prémios são altissímos e sem as comissões absurdas que as vendas têm implicado. O Porto esta época, só na Champions, encaixou 73M.

Essas tais obras poderão ser pagas em vários anos. Esperemos que não sejam pagas várias vezes...

O jornal de Negócios traz hoje a notícia da intenção do Braga voltar ao 1º de maio, assim como os custos do estádio atual. 
Como é possível que uma obra orçada em 32,5 milhões tenha custado perto de 200 milhões? Uma derrapagem superior a 600%!
Como é possível que até aos dias de hoje ninguém tivesse sido responsabilizado por terem sido torrados tantos milhões dos nossos impostos?

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/braga-quer-abandonar-estadio-de-200-milhoes-e-construir-um-novo-por-60-milhoes

BRAGA SEMPRE MAIS!

Legião

#1850
Nessa notícia do Negócios, faz uma referência do projecto para a parte exterior do estádio:

""Para o modelo de negócio do Sporting Clube de Braga, é fundamental complementar o estádio com actividades que gerem fluxo todos os dias da semana. Nesse sentido, propõe-se ocupar o atual campo de treinos com um edifício multiusos que albergará estacionamento público, 'food court', escritórios e hotel", lê-se no mesmo estudo, a que o Negócios teve acesso."

Poderia ser interessante para rentabilizar parte do investimento.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

reg107

Quote from: Pé Ligeiro on 23 de April de 2021, 14:43
Como é possível que uma obra orçada em 32,5 milhões tenha custado perto de 200 milhões? Uma derrapagem superior a 600%!
Como é possível que até aos dias de hoje ninguém tivesse sido responsabilizado por terem sido torrados tantos milhões dos nossos impostos?

Pior com os impostos das gerações futuras. Se a esta derrapagem juntarmos o mamaracho das piscinas (agora aproveitado para a academia), processos com pedidos de indemnização de construtores, arquiteto e por alguns proprietários expropriados...

PEDRØ XVI

Quote from: Pé Ligeiro on 23 de April de 2021, 14:43
Quote from: Pé Ligeiro on 23 de April de 2021, 14:27
Quote from: BrunoSCB21 on 23 de April de 2021, 12:48
60M hoje em dia não representam o mesmo do que há 20 anos atrás, ainda para mais sabendo que estas obras são pagas em vários anos. No entanto, era importante conseguirmos entrar na Champions com mais regularidade. Os prémios são altissímos e sem as comissões absurdas que as vendas têm implicado. O Porto esta época, só na Champions, encaixou 73M.

Essas tais obras poderão ser pagas em vários anos. Esperemos que não sejam pagas várias vezes...

O jornal de Negócios traz hoje a notícia da intenção do Braga voltar ao 1º de maio, assim como os custos do estádio atual. 
Como é possível que uma obra orçada em 32,5 milhões tenha custado perto de 200 milhões? Uma derrapagem superior a 600%!
Como é possível que até aos dias de hoje ninguém tivesse sido responsabilizado por terem sido torrados tantos milhões dos nossos impostos?

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/braga-quer-abandonar-estadio-de-200-milhoes-e-construir-um-novo-por-60-milhoes
Eu também não compreendo como ainda ninguém foi condenado, logo assim à cabeça o Mesquita.
Além do facto do dinheiro público que é atirado ao "lixo" por causa desta aberração deixa-me extremamente revoltado ver que o resto da população portuguesa acha que o responsável desta palhaçada toda é o clube.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

rpo.castro

A academia, num valor substancialmente inferior ao de um estádio (é comparar o valor inicial com os 60M€ do estádio, que certamente não custará 60M€ como a experiência nos diz) tem nos causado fortes constrangimentos (ou servido de desculpas) para o não investimento, o que fará o valor deste estádio, quantos anos não irá sobrecarregar o Braga.

Depois outra coisa que me parece completamente errada é a comparação do EMB com o 1º Maio. Sobre o EMB não há muito a dizer, é uma aberração. Mas o 1º de Maio em termos de localização não é bom. Os exemplos são de há 20 anos atrás. A cidade mudou muito em 20 anos, os moradores mudaram, os hábitos mudaram e ter 15.000 pessoas a deslocarem-se ao 1º de Maio (imaginem então uma tarde/noite europeia ou jogos Liga 2ª/6ª) a maior parte de carro (que só não entra para a bancada porque não pode) não sei, mas parece-me um cenário caótico. Se for um jogo de cartaz com perto dos 30.000 (se for esta a lotação) pior.

Separação de adeptos. O melhor seria fazer uma entrada pelo lado do parque campismo. Mas será um acesso utilizado por uma grande fatia de braguista. Se os adversários entrarem pelo lado do fórum, ficaremos sem o maior parque de estacionamento das redondezas. Não será fácil.

Fazer um estádio novo noutro sítio, provavelmente seria mais barato, não teria estes problemas de acessos. Na zona de Nogueira junto ao Hospital Trofa Sul por exemplo. Ficaria o problema de termos outros 2 estádios. para mim o EMB, assim que precise de investimento avultado, seria umas velinhas de gelamonite. Deixa-se ficar alguma coisita de pé para memória futura e classifica-se como museu. O 1º de maio tem 70 anos. Pela estrutura que tem, com um investimento de alguns milhões provavelmente não volta a dar chatices durante 25 anos (diria que fica mais barato do que reparar as ancoragens do EMB se o pior cenário se confirmar). As obras do 1º maio serão tanto mais caras quanto o tempo passar.

Há 20 e tal anos perdeu-se a oportunidade de fazer um estádio em condições (que seria o projecto que foi preterido em favor do actual EMB). Agora o meu principal receio é que se vá gastar dinheiro, muito e numa conjuntura difícil, e quando estiver terminado voltemos a discutir os assuntos do costume: acessos, separação de adeptos, o frio.

E uma coisa há que garantir: os adeptos e os cidadãos terão de se pronunciar sobre a construção de um novo estádio, pois serão décadas impactadas. Não se pode andar a brincar. Sobretudo os adeptos do SCB, porque se o Braga tomar conta do 1º de Maio, garantir a manutenção da pista de atletismo (nas Camélias ainda melhor) a única coisa de má para a autarquia, é ficar com o mono do EMB. Eu se fosse o Rio fazia 2 em 1: querem levar o 1º maio, fiquem com o EMB também (e de vez).

Mas veremos se os nossos filhos/netos não estarão a discutir isto. O Herta desde 2008 que fala fazer um estádio novo e até agora só escolheram o sítio.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Cão Vadio

#1854
Força presidente! Terás todo o meu apoio, desde que não sejamos comprometidos desportivamente.
Eu não quero saber do dinheiro gasto ou o que vai gastar. Não adianta virmos para aqui armados em arquitectos ou economistas. Se é por interesse ou se é devido eleições... não quero saber!
Que é uma mais valia para todos (cidade e clube), que não haja a menor dúvida.
Eu gostava era de não pôr mais os pés naquele buraco o mais depressa possível. Buraco escuro e frio como aquele, já vamos nós no fim da vida.

Nota: Gostava mesmo de ver aqui a opinião do PLI acerca deste assunto.

SCB Monsul

Quote from: PAF on 23 de April de 2021, 13:06
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 12:08
Genuinamente não percebo onde é que com 3 ou 4 M€ o EMB poderia ficar "incrível". O dono do estádio efectivamente é o Souto Moura ainda por cima que na verdade nunca nos vai deixar fazer nada de substancial à sua obra prima.
Com 3 ou 4 milhões deitas aquilo abaixo e resolves o problema.
O estádio não tem ponta por onde se lhe pegue, mas há pessoal que 20anos depois ainda não conseguiu ver isso.
O pessoal diz que os acessos são semelhantes e compara com 20anos atrás quando não existia a circular por exemplo, esquecendo que num qualquer jogo do Braga com 15mil pessoas as filas chegam ao continente e ao leclerc. O estádio está numa ponta da cidade, 80 ou 90% dos adeptos tem que atravessar a cidade para lá chegar e quase obrigatoriamente entrar na circular da cidade que é quase acesso único.
O 1- de Maio está muito mais central, em termos de acessos não tem comparação possível em minha opinião. Eu 15anos depois continuo a deixar o carro mais longe do que alguma vez deixei no 1-de maio.

Não podia discordar mais disso. A localização do 1º de maio já tinha problemas há 20 anos, com a evolução da cidade, obras do túnel da Liberdade etc, ficou muito pior. A cidade deslocou-se mais em direção ao municipal do que em direção ao 1º de maio. Nunca deixei o carro tão perto do estádio como deixo agora no municipal.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

SCB Monsul

#1856
Quote from: Edgar1921 on 23 de April de 2021, 13:12
Quote from: PEDRØ XVI on 23 de April de 2021, 12:18
Quote from: Pedro Bala on 23 de April de 2021, 12:08
Genuinamente não percebo onde é que com 3 ou 4 M€ o EMB poderia ficar "incrível". O dono do estádio efectivamente é o Souto Moura ainda por cima que na verdade nunca nos vai deixar fazer nada de substancial à sua obra prima.
Também não consigo perceber como ainda há quem ache que podemos fazer o quer que seja no EMB.
Tantas propostas que já foram apresentadas e pouco ou nada foi feito pois o sr. arquitecto é que manda.

É mais um elefante branco se sairmos de lá? Elefante já ele o é há muito e quanto mais tempo se permanecer lá pior vai ser.
Elevadores e bares funcionais.

Alameda da nascente ser uma zona de convívio para adeptos da casa em vez de se fechar o estádio bar em jogos grandes para os de fora passarem.

Visitantes na poente.

Passar de cadeiras cinzentas para vermelhas. (O Sporting há uns anos tinha um projeto para meter o estádio deles com cadeiras todas verdes e custava por volta de 2M por isso não ficava muito caro)

Há muito mais coisas que se pode fazer e n é preciso modificar a estrutura da obra de arte do Souto de Moura.


Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Acrescento zonas de convívio e ajuntamento debaixo das bancadas, dinamização dos intervalos e antes dos jogos, com jogos e quizzs até mesmo debaixo da bancada, preenchimento por cima das portas "A1, A2, etc", zona entre a inferior e superior com ecrão publicitários e dinâmicos onde aparecessem nomes dos jogadores, incentivos, à semelhança do estádio do Dragão. Plantio de árvores de grande porta a norte para diminuir a "abertura", facilitação dos acessos dentro do estádio a pessoas com menor mobilidade, acrescentar (se possível e viável) mais 5m às palas da cobertura, colocar cadeiras aquecidas (avaliação de custos), melhorar o acesso nos portões com fast check-in.

Podia continuar por aqui a baixo. De certeza que não chega a um quarto dos 60M de euros.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

NightHawk

Perdeu-se uma enorme oportunidade há 20 anos atrás, e com ela não apenas uns bons 80M a mais do que o previsto mas também uma evolução mais rápida do clube.

Ainda assim, tenho 3 singelas questões sobre esta proposta:
1. E dinheiro pra isto? Onde se vai arranjar tanto dinheiro e que implicações isto tem para o futuro do clube/SAD?
2. Isto vai ser do clube ou da SAD?
3. Vias de acesso, estacionamento e acesso de adeptos adversários? Todos os problemas que neste momento temos no EMB relativo a isto, vejo-os neste projeto, sem tirar nem pôr.

Hucry

#1858
Eu acho que isso de enchermos o estádio nunca será fácil porque a tendência é ao contrário, as pessoas vão perdendo o interesse em ir porque têm muitas mais coisas para fazer e outras atividades onde podem aproveitar melhor o tempo, por exemplo, ir ver o Braga num Domingo às 15h da tarde implica dispensar praticamente a tarde toda de Domingo para ir ver o futebol quando se tem mil e umas alternativas diferentes.

Não sei mas parece-me que apesar dos jovens serem maioritariamente do Braga hoje em dia, acho que há um gradual decrescer do interesse no desporto futebol em si por parte das gerações mais novas. Vejo muito isto pelo meu irmão e o seu grupo de amigos, têm todos 20 anos e são quase todos do Braga mas quando lhes arranjava bilhetes para ir ver o Braga, ficava eu com os bilhetes que eles nem o jogo vêm. Eu não sou assim muito mais velho, apenas 5 anos, mas noto que muito mais interesse na minha geração e no meu grupo de amigos do que na deles, pode ser só uma ocasionalidade, mas conheço mais casos idênticos ao que falo em outras pessoas. Pode ser só mera coincidência.

Agora com isto da pandemia, acho que o desinteresse aumentou e será muito difícil retornar ao estádio, o Braga que comece já a trabalhar no assunto ou então sofrerá muito nas assistências, não será só ele, é geral. Mas penso que as coisas demorarão a encarrilar nestes aspetos. Nem que seja pelo facto das pessoas passarem a dar muito mais valor a pormenores como tomar café ou ir jantar com uns amigos. Os tempos são outros.

A localização do primeiro de maio também não é a melhor, em dia de jogo com aderência nem imagino o trânsito que ficará. A maquete está brutal, lindíssimo e é um estádio! Mas não concordo com isto, é mais um grande investimento que nos limitará durante anos. E os problemas que falamos no EMB continuam neste projeto.

reg107

Esta discução torna óbvio o quanto crescemos nos últimos 20 anos.
Parece-me é ques estamos a crescer no sentido dos 3 de que tanto nos tentamos desviar.
Vê-se muitos "tiques" de novo rico. Quando oiço coisas como "Não interessa quanto vai custar", "aquilo que nos falta para o topo" fico um bocado preocupado.

Com que moral é que nos indignamos com perdões de milhões aos 3 do costume, com o endividamento absurdo que eles têm direito em deterimento dos restantes figurantes? A ideia que dá é que falamos muito, mas queremos é o direito a comer na mesa dos crescidos.

Neste momento temos à disposição um estádio que é mau (sobretudo olhando para o que gastou e vai gastar), mas para o SCB é um grande negócio (se olharmos para o resto do País quantos estádios têm as condições deste), paga a renda, quando estiver a cair, o senhorio que arranje, se não quiser que deixe cair e aí o clube lá terá que se mexer, mas até lá, há muito onde crescer e investir.

Por último preocupa-me esta espécie de economia circular que se vê dentro da SAD faz-se Academia, paga-se a mesma com a venda de jogadores, recebe-se o valor da venda dos jogadores, recebe-se o valor da obra que se está a executar e por aí fora. Há muito pouca transparência para que os sócios achem boa noticia um investimento de 80Milhões num estádio emprestado.