News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 1 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por Nemec

Started by A.COSTA, 20 de May de 2014, 09:32

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Caros braguistas e demais visitantes, sejam bem-vindos ao 'nosso cantinho'. Aqui bebe-se 'braguismo' como uma essência que se emana da cabeça aos pés. Esta crónica semanal, tem o intuito de "substituir" as 14 jornadas de ausência de competição oficial do clube que nos une. Serão 14 gverreiros em 14 semanas .
Queremos levar a todos os cantos do mundo um pouco desta essência que é o braguismo, fazendo uma pequena resenha histórica do 'Braguinha' ao 'Bragão', bem como aquilo que nos faz ser braguistas e quais as expectativas para o futuro. Pretendemos também agregar a "velha guarda" com a "nova guarda", congregar as claques com o adepto calado mas fervoroso, juntar o avô com o neto, aglutinar o adepto imigrante com a adepto natural de Braga e/ou com o adepto de fora, porque juntos somos mais fortes!!
Por isso dizemos que 'em Braga só baixamos a cebeça para beijar o símbolo que trazemos ao peito'.

1º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - Nemec:

Nasci assim! Digo-o com toda a firmeza e convicção. Não posso dizer que foi algo que aprendi a amar, amo e não tem explicação nem data de início. Limito-me a tentar fazer entender os demais que é assim e ponto. Sou cego, admito-o sem qualquer tipo de preconceito e aceito-me assim, gosto de mim assim. Por isso não falo de futebol com ninguém, não me interessa o que me dizem sobre este ou aquele clube e este ou outro jogador, mas se me falam do Sporting Clube de Braga não me fico... Defendo com unhas e dentes tudo o que se relacione com o Sporting Clube de Braga, do soldado raso à mais alta patente, todos os Gverreiros desta enorme legião. Sinto-o como um pedaço de mim, um pedaço sem o qual não posso existir, um pedaço assim parecido com... com um coração! Não sou o único, somos milhares e temos vindo a crescer. Nós que nos sacrificámos, nós que sofremos, nós que estamos sempre lá, à chuva, ao sol, à neve, doentes... Sim somos doentes! Acreditámos doentiamente que um dia as coisas vão mudar, que um dia o futebol vai ser justo e que não vão existir mais casos "Vandinho", nem mais penaltis fora da área ou mesmo fora do campo. Acreditámos e é isso que nos move. Jurámos nunca abandonar o Sporting Clube de Braga, jurámos amor eterno, jurámos apoiar na vitória e na derrota! Sim apoiar na derrota, porque na vitória todos apoiam e todos aparecem, mas se não apoiássemos na derrota nunca existiria Sevilha, ou Udine, ou Dublin... Fomos nós que criámos autênticos infernos na Pedreira, fomos nós que assombramos o Bayern Munique, Arsenal e tantos outros que por cá passaram, fomos nós os adeptos, nós os que acreditámos, nós os que sofremos, nós os que sentimos, nós os que sonhámos, nós os Braguistas... Juntos havemos de nos erguer e juntos iremos lutar para que o Mundo volte a tremer, onde tu fores jogar...


Comentários ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Freitas

Comungo totalmente desse sentimento e é essa maneira de ser que nos faz grandes e que nos faz crescer cada vez mais. Temos de nos manter unidos e de sermos cada vez mais fortes, pois basta uma época menos conseguida como a que passou e os me(r)dia nacionais fazem de tudo para apagar as nossas recentes conquistas, enquanto para os outros 3 clubes são dezenas, centenas, milhares de horas de emissões. É contra esta lavagem cerebral das massas e contra esta cultura saloia que existe em Portugal em que 90% da população apoia 2 clubes de Lisboa e 1 do Porto que temos de nos insurgir. É uma luta inglória e uma batalha hércule, fazendo-me lembrar os irredutíveis gauleses (Asterix e Obélix) contra o numeroso império romano. Por isso, todos nós, cada um à sua maneira, todos os dias temos de espalhar a palavra do braguismo, temos de lutar pela nossa causa, temos de nos orgulhar das nossas cores, temos de ser fortes nas vitórias e fiéis nas derrotas e temos de fazer tudo isto contra o sistema tricéfalo reinante no futebol português. Quem perde tempo com "guerrinhas" com os nossos vizinhos só está a olhar para a árvore e não para a floresta. Os nossos verdadeiros "inimigos" são os 3 metralhas, são eles que detêm o poder (poder de tomar decisões, o poder do dinheiro, o poder dos media, o poder de corromper, o poder de influenciar, etc), por isso o nosso discurso tem de ser "contra" estes poderes instituídos, sempre!   
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

ric

Temo que com o nosso crescimento possamos estar a adoptar alguns dos problemas dos clubes grandes. O ódio, a maledicência, a falta de respeito de adeptos adversários e de alguns dirigentes menos...escrupulosos.

Ser hoje do Braga é conviver com a esperança de um sucesso pleno, onde o trabalho se substitua ao facilitismo e este desponte para a glória.

Apesar de existirem os "mesmos" que vão abarcando tudo ao longo desta Europa, os exemplos vão, aqui e ali, sendo salpicados pelos êxitos de ditos menos grandes. veja-se o Atlético, e, Espanha que com menores recursos bateu o pé e triunfou.

Não me parece que , num tempo próximo, suja um novo campeão em Portugal. Vivemos num mundo desportivo nacional compressor e resumido a 3. CS, estruturas e "sistema" sucedem-se ao manter este "status quo". QQ lume que suja, é zurzido e apagado. primeiro, e hi~pócritamente, é louvado e glorificado. Quando "começa a ser demais" e arriscar os do costume, é zerzido, abatido e deitado abaixo seja de que forma for.

Conviver com estas injustiças é o dia a dia do braguista.
Com ela temos de conviver, esperando que um dia se faça justiça e que "as quatro linhas" ditem a sua lei.

Este ano, com uma má época, vacilamos em assistências no AXA. Quebramos na emoção em torno da equipa e abatemo-nos com os resultados enfadonhos.
Não temos ainda uma massa adepta imune a altos e baixos. Temos e sim, um núcleo de apoiantes de "antes quebrar que torcer" que choram e renascen, domingo após domingo com vitória ou derrota. Mas aos poucos ganhamos, não uma fileira de adeptos com óculos da Casa Clemente da rua dos Chãos, mas com visão critica, atenta e que gosta do clube apenas porque... é o nosso.

~Imune às ameaças, resistente aos abanões, forte nas tempestades e confiante no seu valor.
Estamos a criar uma massa adepta que vai crescendo, aos poucos, mas capaz de ser diferente daqueles a quem a vitória só interessa nem que seja a qualquer preço.

Braguismo é ir resistindo. e Confiar. Sempre!

Vasco Soares

Para mim o culto do Braguismo é em determinada altura puxar os outros Braguistas á nossa causa quando por vezes estão esquecidos.....
Lembro-me de há umas jornadas atrás eu ter mandado uma sms a um familiar meu a perguntar se ia ver o Braga em determinado jogo (que sinceramente já nao me lembra contra quem) e a resposta dele por sms foi :        "tou zangado com o Braga..." eu apenas lhe respondi : " o Braga é muito, mas muito mais que a equipa de futebol que ganha ou perde, que joga bem ou mal..." passado 5 min tinha uma sms dessa mesma pessoa a dizer "as 16h no sitio do costume"
Para mim este é o "trabalho" que todos temos que ter

A.COSTA

Texto escrito com sentimento, como é hábito no seu autor.

A discussão sobre o 'braguismo' tem muito para escrever.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Cão Vadio

Magnífico tópico este! Com certeza irá ter mais utilidade do que andarmos para aqui a divagar entre suposições e falsas noticias com um salpico de "cartomante" para ver quem acerta mais nos jogadores e treinador que cá possam vir parar.
De entre tudo o que falaram, ou seja, união entre claques, união entre claques e público, "espicaçar" o adepto menos efusivo etç, o Braga terá que se erguer novamente com o apoio dos que lá estão sempre presentes na medida de não voltar a ter uma época similar a esta com o intuito de cativar as mentes ainda perdidas de simpatizantes, principalmente os mais novos porque carcaças velhas já lá não vão devido ao bolor e musgo criado naquele cérebro, de clubes que não são da sua cidade. E não estou a falar á sorte, até porque sei de muito adepto que simpatizava com outro clube (principalmente benfica) e que agora os odeia ao ponto de os querer ver na 2ªdivisão. De há uns 6/7 anos para cá o Braga já arrecadou bastante massa associativa que tinha a mente perdida entre 2s clubes.
É assim que tem de ser, torcer pelo clube da nossa cidade e nada mais!
Podia alargar-me muito mais acerca do Culto Braguista mas vou-me ficar apenas por esta "tranche". Por certo outros foristas irão semear por aqui ideias que façam com que este referido culto seja um culto forte e enraizado nesta cidade. De tal forma que nada nos fará tombar ou desfalecer mesmo perante graves ofensivas de que temos sido alvo assim que nos assumimos como grandes...desculpem ENORMES!

maroni

A aposta do nosso Braga tem que continuar nas escolas e por aí diante, pois eu conheci pessoas que odiavam o nosso Braga e por ida dos jogadores ás escolas os filhos passaram a ser do Braga e não dos outros clubes, um deles era doente do benfas e porque o(a) filho(a) foi para o Braga e o pai passou a acompanhar, ele agora não deixou de ser benfas, mas mesmo ele diz que agora é 70% Braguista e 30% benfas.

Sérgio Gonçalves

O Braga deveria equacionar algumas medidas nesta altura de grave crise económica, social e agora desportiva. Creio que deveriam baixar os preços dos lugares anuais e igualar os preços das quotas entre Poente e Nascente. Continuar a apostar nas escolas e promover a ida dos bracarenses ao estádio. Só indo ao estádio é que se promove a paixão pelo clube. O Braga devia divulgar a sala de troféus, franqueando a entrada em determinadas alturas a determinadas faixas etárias de sócios. Devia criar iniciativas na cidade como por exemplo uma Mini Meia Maratona na altura do aniversário (ou outra iniciativa), passeios de ciclo turismo, descontos em restaurantes, bares e museus da cidade. Promover a cidade e promover-se enquanto veiculo de entretenimento. Em altura de Eleições falam em Academias, mas coisas básicas e simples como uma sede social são esquecidas...
Sócio nº 2014

Kilo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 22 de May de 2014, 13:37
O Braga deveria equacionar algumas medidas nesta altura de grave crise económica, social e agora desportiva. Creio que deveriam baixar os preços dos lugares anuais e igualar os preços das quotas entre Poente e Nascente. Continuar a apostar nas escolas e promover a ida dos bracarenses ao estádio. Só indo ao estádio é que se promove a paixão pelo clube. O Braga devia divulgar a sala de troféus, franqueando a entrada em determinadas alturas a determinadas faixas etárias de sócios. Devia criar iniciativas na cidade como por exemplo uma Mini Meia Maratona na altura do aniversário (ou outra iniciativa), passeios de ciclo turismo, descontos em restaurantes, bares e museus da cidade. Promover a cidade e promover-se enquanto veiculo de entretenimento. Em altura de Eleições falam em Academias, mas coisas básicas e simples como uma sede social são esquecidas...

Ando irritado com o Braga por estas e tantas outras razões.

Tivemos estes anos todos de sucessos e o que se fez para os aproveitar? Nada. O Salvador contou com o ovo no ***** da galinha e não correu atrás. Bacoquices...

Cão Vadio

Quote from: Sérgio Gonçalves on 22 de May de 2014, 13:37
O Braga deveria equacionar algumas medidas nesta altura de grave crise económica, social e agora desportiva. Creio que deveriam baixar os preços dos lugares anuais e igualar os preços das quotas entre Poente e Nascente. Continuar a apostar nas escolas e promover a ida dos bracarenses ao estádio. Só indo ao estádio é que se promove a paixão pelo clube. O Braga devia divulgar a sala de troféus, franqueando a entrada em determinadas alturas a determinadas faixas etárias de sócios. Devia criar iniciativas na cidade como por exemplo uma Mini Meia Maratona na altura do aniversário (ou outra iniciativa), passeios de ciclo turismo, descontos em restaurantes, bares e museus da cidade. Promover a cidade e promover-se enquanto veiculo de entretenimento. Em altura de Eleições falam em Academias, mas coisas básicas e simples como uma sede social são esquecidas...
O murcão nem o aproveitamento dos bares do estádio sabe tirar quanto mais essas propostas todas.
Vem um gajo ao futebol, muitas vezes na hora de jantar, podia chegar ao bar e ter umas coisas de jeito para comer e beber a preços acessiveis, não senhor... ao invés disso tem pacotes de batatas fritas e água a 2€...que xulice! Vamos a outro estádio qualquer e vemos bares bem melhor aproveitados. Por aqui vemos o interesse deste Sr. em erguer o clube para patamares mais exigentes.

Quanto á diferença de preços entre bancadas...nem quero falar, pq até já me apeteceu desistir de sócio só por causa disso. Gostava de ouvir o homem dizer o porquê de tanta diferença! Se fosse 1 ou 2€ , era aquela, agora 5€...por amor de Deus!!! Razão para lhe chamar, GATUNO!

JotaCC

Caros foristas não vamos fugir  ao tema do tópico esses assuntos são para discutir em outros tópcios aqui é só o clubismo  ;)

Cão Vadio

Quote from: JotaCC on 22 de May de 2014, 22:13
Caros foristas não vamos fugir  ao tema do tópico esses assuntos são para discutir em outros tópcios aqui é só o clubismo  ;)
Ok, tens razão! Podemos estar a fugir um pouco ao tema, mas tudo depende do ponto de vista, isto é , para te sentires bem com o clube, ter prazer quando vais ao estádio, ter orgulho naquele espaço envolto, ou seja, ser como a tua zona de conforto, para tudo isto que tb pode ser chamado de "clubismo", é preciso serem criadas condições para que tal aconteça.
O presidente tem que estar atento a todos estes pequenos/grandes pormenores que podem trazer mais adeptos ao estádio e fazer com os que lá vão todos os jogos tenham cada vez mais prazer em lá ir.

Mas pronto, era só para dizer que não é de todo descabido o que se falou!

JotaCC

Quote from: Cão Vadio on 23 de May de 2014, 11:44
Quote from: JotaCC on 22 de May de 2014, 22:13
Caros foristas não vamos fugir  ao tema do tópico esses assuntos são para discutir em outros tópcios aqui é só o clubismo  ;)
Ok, tens razão! Podemos estar a fugir um pouco ao tema, mas tudo depende do ponto de vista, isto é , para te sentires bem com o clube, ter prazer quando vais ao estádio, ter orgulho naquele espaço envolto, ou seja, ser como a tua zona de conforto, para tudo isto que tb pode ser chamado de "clubismo", é preciso serem criadas condições para que tal aconteça.
O presidente tem que estar atento a todos estes pequenos/grandes pormenores que podem trazer mais adeptos ao estádio e fazer com os que lá vão todos os jogos tenham cada vez mais prazer em lá ir.

Mas pronto, era só para dizer que não é de todo descabido o que se falou!
Eu sei e compreendo o vosso ponto de vista é também o partilho mas aqui vamos cuidar mais o aspeto sentimental , sentir o clube de alma e coração

FIDELIS

Amigo Nemec, mais um excelente texto que nos faz "chorar" de emoção
È para mim um orgulho saber que tantos outros como eu ama apenas uma causa


e como tu dizes e muito bem    FOMOS NÓS


e se nós quisermos , seremos cada vez maiores e mais fortes

por isso TEMOS DE SER NÓS e juntos seremos enormes

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Nemec...

Feliz aquele que nasce como tu. Nasceste a amar o SCB.

Eu não posso dizer o mesmo. Aprendi a gostar do SCB, porque infelizmente estava rodeado de adeptos de outros clubes que tudo fizeram para me tornar um membro da seita... já lá vai uns anos!!! inclusive, posso dizer, levaram-me a ver o "glorioso SLB" a Guimarães. Não surtiu efeito!!!

Ser do SCB é algo maravilhoso. Este espaço é um meio perfeito para  demonstrar que ser do Braga é algo sublime e magnífico que extravasa uma "mera" vitória ou ganhar muitas vezes.
TU... com as capacidades que todos reconhecem podes ter um papel importante na "evangelização" dos milhares de ímpios que andam por aí.
Pensa nisso!!!
Força Gverreiros

Legião

#15
Parabéns pela iniciativa e aos autores dos textos do "Culto do Braguismo" e demais comentários que respiram e fazem respirar um puro e genuíno amor a um símbolo, aquele que não oscila com vitórias ou derrotas mas que se torna numa forma de vida.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva