News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/02

Started by Pé Ligeiro, 02 de February de 2007, 09:26

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Jorge Luiz exultante no regresso a casa
O gesto e o sorriso do brasileiro não deixaram margens para dúvidas. Jorge Luiz sentiu-se no país das maravilhas no fim do primeiro treino em Braga


De polegar erguido, em jeito triunfal, com um sorriso largo, de orelha a orelha, e sem qualquer pressa de carregar no acelerador da sua viatura. Assim posou Jorge Luiz para os repórteres-fotográficos que o aguardavam à saída do Estádio Municipal de Braga. De regresso ao local do crime, um ano depois de se ter transferido para o Dínamo de Moscovo, onde se juntou a uma verdadeira delegação de jogadores made in Portugal, o lateral-esquerdo foi suficientemente esclarecedor quanto ao seu actual estado de espírito, demonstrando em coisa de dois, três minutos um misto de alegria e alívio indisfarçáveis. No fundo, foi meia-novidade. O brasileiro não desejava outra coisa desde que percebeu que dificilmente seria feliz na Rússia e o regresso a Braga, que só se tornou possível a partir do momento em que o Dínamo aceitou pagar integralmente os seus vencimentos, bem pode ser visto como uma curiosa prenda de aniversário antecipada, pois está a apenas nove dias de completar 31 anos. Por outras palavras, acabou temporariamente o pesadelo russo.
Agora há que recuperar o tempo perdido, trabalhar afincadamente até readquirir a forma ideal e, nesse aspecto, Jorge Luiz não vira a cara à luta. Longe do alcance visual de jornalistas e fotógrafos, num treino realizado à porta fechada, conforme o previsto, o defesa não se poupou em esforços, efectuando primeiro séries de corrida e depois alguns exercícios com bola, embora sempre à parte do grupo e sob a orientação do preparador-físico Manuel José, que também se encarregou da reintegração do dianteiro Cesinha. Esta manhã deverá juntar-se finalmente à equipa; no final, será oficialmente apresentado na sala de Imprensa do Estádio Municipal, juntamente com o avançado Marcin Chmiest, que dobrou a primeira volta do campeonato polaco na liderança dos melhores marcadores, com nove golos em 14 jogos. Se os certificados internacionais de ambos os reforços derem entrada ainda hoje nos serviços da FPF, Rogério Gonçalves deverá mesmo convocá-los para a recepção de domingo ao Aves.



Cesinha ainda à parte mas ao dispor do técnico

Cesinha subiu ontem ao relvado principal do novo municipal arsenalista onde, na companhia do regressado Jorge Luiz e sob a orientação do preparador-físico Manuel José, cumpriu uma sessão específica de reintegração, que consistiu numa série de exercícios físicos, realizados com e sem bola. O brasileiro não se ressentiu da dor na coxa direita - que na passada terça-feira o levou a abandonar o ensaio um pouco mais cedo que os restantes companheiros e anteontem a realizar ao início da tarde uma ecografia de despiste à zona afectada, que nada de anormal acusou -, poderá reintegrar ainda hoje os trabalhos de grupo, ainda que com alguns cuidados. De qualquer forma, as expectativas apontam para que o atacante esteja restabelecido a tempo de fazer parte do leque de opções do técnico Rogério Gonçalves para a recepção ao Aves, marcada para as 20h15 do próximo domingo.
Por outro lado, quem continua a evoluir de forma bastante favorável é Maciel, que ontem voltou a subir ao relvado para realizar uma série de exercícios físicos inerentes à fase de reintegração progressiva, assim como fez trabalho de ginásio e na piscina. Mas apesar das significativas melhorias registadas no quadro clínico do brasileiro, este deverá estar ausente da competição entre duas e três semanas. De referir ainda que no ginásio e na piscina estiveram também Castanheira e Madrid, que prosseguiram a recuperação das mazelas que os afectam e, tal como Maciel, estão fora das contas do treinador para o jogo com o Aves.


Madrid fugiu à conversa

Desiludido com o cancelamento de uma eventual transferência para o FC Porto, Madrid entrou mudo no Estádio Municipal de Braga e saiu calado, não dando sequer cavaco aos jornalistas que assistiam ao cortejo de automóveis que cruzavam o portão de acesso ao recinto. Assim que avistou alguém suspeito, nem pensou duas vezes: acelerou e saiu levantando o braço em jeito de cumprimento. É público que o centrocampista ficou triste com o desfecho das negociações entre Braga e FC Porto, mas pelos vistos já não há mais a dizer... pelo menos da sua parte.


Rodriguez, Andrade e Diego na UEFA

O central peruano Rodriguez, o médio brasileiro Andrade e o atacante Diego foram ontem inscritos pelo Braga na UEFA, o que significa que de fora ficaram os últimos reforços, Jorge Luiz e Marcin Chmiest, que se juntam a Davide - já não havia sido inscrito no primeiro período - entre os indisponíveis para as competições europeias. Rodriguez, Andrade e Diego podem, por isso, ser chamados para a eliminatória com o Parma, que se realiza entre os dias 15 e 22 do corrente mês de Fevereiro.
Apenas com dois centrais disponíveis, Paulo Jorge e Nem, era óbvio que Rodriguez iria ocupar uma das três vagas permitidas nesta reabertura de mercado, enquanto a ocupada por Andrade também não causou qualquer dúvida, até pela conjugação das suas características com a saída de Hugo Leal. Mais difícil poderá ter sido encontrar a solução para o ataque, onde Zé Carlos era a única opção. E entre a menor experiência mas completa integração e conhecimento dos processos de jogo por parte de Diego, e maior experiência competitiva (não internacional) do polaco, o facto deste estar a treinar apenas há dois dias e a eliminatória com os italianos se realizar entretanto acabou por pender a favor do brasileiro que o Braga foi resgatar ao Penafiel.


Parma espia em Braga


O Braga-Aves, que se realiza na noite de domingo, vai ser alvo da única missão de espionagem por parte do Parma, o adversário do Braga na próxima eliminatória da Taça UEFA. A solicitação dos italianos já chegou aos serviços arsenalistas, cujas credenciais foram, entretanto, confirmadas. Mas se o Parma apenas vai realizar uma observação, para juntar aos elementos já recolhidos, os bracarenses vão no próximo domingo efectuar a segunda, cuja tarefa estará a cargo de Gil Fernandes. O observador arsenalista vai ver o Parma-Fiorentina e deter-se mais sobre alguns aspectos concretos, como lances de bola parada, por exemplo, quer em termos defensivos quer ofensivos, entre outros pormenores, que posteriormente irão ser englobados na observação efectuada no passado domingo pelo técnico Rogério Gonçalves e o seu adjunto Jorge Costa, que presenciaram o Milan-Parma.
Entretanto, importa referir que a amanhã de manhã, por ocasião do último ensaio para a recepção ao Aves, este vai ser aberto aos sócios e adeptos arsenalistas, que poderão ver em acção os mais recentes reforços do Braga.


José Couceiro chamou Gama


O médio Bruno Gama continua a ser imprescindível para a Selecção Nacional Sub-20, pois foi convocado por José Couceiro para um estágio que decorrerá entre os dias 5 e 7 de Fevereiro, em Rio Maior. Esta concentração está integrada no plano de preparação dos Sub-20 lusos que vão disputar a fase final do Campeonato do Mundo da categoria, que se realiza no Canadá entre 30 de Junho e 22 de Julho. Para os Sub-17 foi convocado o bracarense Eduardo Machado, tendo em vista um estágio de preparação para o Torneio Internacional do Algarve.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Chmiest faz a prova de tantas observações


POLACO AINDA ESTAVA NA 2ª DIVISÃO QUANDO CATIVOU OS MINHOTOS

Chmiest é o primeiro polaco da história do Sp. Braga – o guarda-redes Wosniak foi sido cedido pelo FC Porto em 97/98 – contratado após observações da responsabilidade do clube.

Mas não surpreende. Há pelo menos três anos que o departamento de futebol profissional da SAD tem investido na Polónia. Rui Águas, então como adjunto de Jesualdo Ferreira, foi o primeiro, seguindo-se João Cardoso, mais ligado ao futebol de formação, mas que continua a trabalhar com os seniores. Os dois conhecem Chmiest e Salvador acredita que dos relatórios presentes vão nascer resultados para o futuro.

IN RECORD



BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes






LATERAL-ESQUERDO JÁ SE TREINOU, MAS TEM DE ELIMINAR OS EFEITOS DE TRÊS MESES DE PARAGEM

Jorge Luiz contra o tempo



SORRISO aberto, boa disposição e uma enorme vontade de voltar a vestir a camisola do Sp. Braga. Jorge Luiz, o lateral-esquerdo brasileiro que tão boas recordações deixou no Minho antes de rumar a uma arriscada aventura na Rússia, cumpriu ontem o seu primeiro treino desde que regressou ao conjunto bracarense. A falta de ritmo irá obrigá-lo a uma corrida contra o tempo que implica um trabalho físico específico.
Foi uma das grandes surpresas dos reforços de Inverno do Sp. Braga. Jorge Luiz, que não se adaptou ao frio russo e a um projecto megalómano que o Dínamo Moscovo tentou vingar, está de regresso à sua casa natural no futebol português.
O lateral-esquerdo terá a concorrência de Carlos Fernandes e Paíto, dois nomes fortes para a mesma função, mas, tendo em conta as suas credenciais, passa a ser, obviamente, a opção mais forte para o lado esquerdo da defesa.
Mas, antes, Jorge Luiz terá de vencer uma autêntica corrida contra o tempo. O jogador veio sem ritmo, por culpa dos três meses de paragem competitiva, e um regresso em grande só será possível depois de um trabalho paciente. E foi precisamente isso que começou a ser feito ontem.
Em conjunto com o fisioterapeuta Francisco Miranda, Jorge Luiz cumpriu um plano específico, traçado à medida das suas características e dos níveis com que se apresentou em Braga.


Passado oferece garantias a Rogério

O passado recente de Jorge Luiz no futebol português dá garantias à equipa técnica liderada por Rogério Gonçalves que, aliás, já orientou o futebolista no Varzim, na época de 2002/2003.
O lateral-esquerdo brasileiro começou o seu trajecto em Portugal nessa temporada, tendo, na época seguinte, saltado para Braga, onde completou 53 partidas nos dois campeonatos seguintes.



PONTA-DE-LANÇA REALIZOU SEGUNDO TREINO DE UMA NOVA REALIDADE

Chmiest a apalpar terreno



Marcin Chmiest, a prenda de última hora oferecida pela SAD bracarense a Rogério Gonçalves, está ainda em processo de reconhecimento do terreno. O polaco, de 27 anos, realizou ontem o seu segundo treino numa realidade completamente nova.
Vindo do Odra Wodzislaw, ao qual mantém ligação contratual (está em Braga a título de empréstimo até ao final da época), Chmiest compensou a vaga que estava preparada para Adriano, mas dado que os treinos dos últimos dois dias foram cumpridos à porta fechada não foi ainda possível retirar as primeiras impressões sobre a qualidade futebolística deste ponta-de-lança corpulento (1,84 metros, 85 quilos) e com credenciais capazes de fazer água na boca: era o melhor marcador do campeonato da Polónia, com nove golos apontados, antes de rumar à aventura portuguesa.Chmiest foi o último jogador do plantel a deixar o estádio, após o treino de ontem, tendo saído num automóvel conduzido pelo seu empresário, um polaco que também representa Saganowski (antigo avançado do V. Guimarães) e Kazmierczak, médio do Boavista. Ao início da tarde poderemos ouvir as primeiras palavras de Chmiest aos media portugueses.


MADRID A TODO O GÁS

— Andrès Madrid vai mesmo ficar no Sp. Braga até ao final da época e a frustração por não se ter transferido para o FC Porto é indisfarçável no argentino. Ontem foi o primeiro elemento do plantel a abandonar o municipal, após o treino: saiu a todo o gás, sem acenar a ninguém e ainda com o fato de treino do clube vestido. Profissional de grande qualidade, Madrid não parece ser pessoa de se deixar desmotivar. Será?



ADIADAS PARA HOJE

Apresentações ao meio-dia  



Os dois últimos reforços de Inverno do Sp. Braga serão apresentados esta tarde, às 12 horas, logo após o treino matinal, que decorrerá à porta fechada, nos anexos do Estádio Municipal. Marcin Chmiest falará, pela primeira vez, à imprensa portuguesa da sua nova experiência. Já em relação a Jorge Luiz, trata-se de um regresso de um jogador que deixou uma marca de simpatia e disponibilidade, qualidades a que junta o seu valor futebolístico. Havia a expectativa de que as apresentações pudessem ser feitas ontem, mas os responsáveis bracarenses preferiram adiar o momento por um dia, permitindo, assim, que o avançado polaco possa recolher as primeiras impressões sobre Braga.



Maciel queima etapa


O extremo Maciel venceu mais uma etapa na recuperação da lesão de que foi vítima. O brasileiro ainda integra a lista de baixas para o duelo com o Desp. Aves, mas ontem já pôde fazer corridas à volta do campo. Maciel
é um dos três bracarenses que não poderão defrontar os avenses, devido a lesão: Andrès Madrid e Castanheira também necessitam de mais algum tempo até voltarem à competição.


Cesinha quase OK


Já perto da disponibilidade física está Cesinha. A utilização do extremo brasileiro no encontro com o Desp. Aves esteve em dúvida até ontem, mas tudo aponta no sentido de que Cesinha possa constituir opção. Ontem, o brasileiro já trabalhou integrado no plantel, ainda que com limitações de precaução.


À espera dos certificados


A falta de ritmo competitivo de Jorge Luiz e Chmiest desaconselharia uma estreia frente ao Desp. Aves, mas nem deverá ser possível que Rogério Gonçalves arrisque a chamada de um deles, dado que até ontem, ao final da tarde, os certificados ainda não tinham chegado.



In A Bola




====================================================================



Andrade, Rodriguez e Diego inscritos na UEFA

TRIO DE REFORÇOS JÁ PODEM DEFRONTAR PARMA



Os brasileiros Andrade e Diego Costa e o peruano Rodriguez foram inscritos pelo Sporting de Braga na UEFA e poderão ser opção para o confronto com os italianos do Parma, nos 16 avos de final da Taça UEFA.

Depois das saídas de Hugo Leal, Marcel e Irineu, o clube minhoto apostou nestes três reforços de Inverno, deixando de fora o lateral-esquerdo brasileiro Jorge Luiz e o avançado polaco Chmiest, contratações asseguradas no último dia da reabertura do mercado em Janeiro.

A primeira mão da próxima ronda da Taça UEFA realiza-se no dia 15, com os bracarenses a receberem a equipa parmesã, onde alinha o português Fernando Couto.




In Record



====================================================================






Diego Costa, Andrade e Rodriguez para a UEFA

Jorge Luiz e Chmiest ficaram de fora do lote dos inscritos para os 16 avos de final da competição, na eliminatória com os italianos do Parma.   

O Sporting Clube de Braga já enviou a lista completa dos eleitos para os 16 avos da Taça UEFA e dos cinco reforços de Inverno foram inscritos Diego Costa, Andrade e Alberto Rodriguez.
O regulamento da entidade que gere o futebol no velho continente permite a inscrição de três unidades neste período e a opção dos responsáveis arsenalistas recaiu no defesa central Alberto Rodriguez, no pé canhão Andrade e no puto maravilha Diego Costa, acabando por ficar fora, do duplo confronto com a formação transalpina do Parma, o lateral-esquerdo Jorge Luiz e o artilheiro polaco Chmiest.
A opção em torno do internacional peruano é perfeitamente perceptível, uma vez que a formação bracarense tinha apenas duas unidades para o eixo central da defesa - Nem e Paulo Jorge -, apesar de existir a possibilidade de recuar no terreno Ricardo Chaves, utilizando igualmente como centrais.
Por seu turno, Andrade deslumbrou logo no jogo de estreia, essencialmente na sua capacidade de remate de meia distância, que pode ser um trunfo para derrubar a típica rigidez táctica do futebol italiano, que apresenta princípios de tracção dianteira.
Por último, a opção da inscrição de Diego Costa era previsível, face a um maior contacto com o grupo de trabalho em relação ao polaco Chmiest, e com a proximidade do joog. No caso de Jorge Luiz já existem dois laterais no lote e as primeiras indicações do brasileiro  não apontam para a rotação máxima ao nível da forma.



São hoje apresentados os novos reforços



Jorge Luiz e Marcin Chmiest entram no auditório do Estádio Municipal a partir das 12 horas para ser oficializados.

Os dois últimos reforços de Inverno do Sporting Clube de Braga são hoje apresentados de forma oficial num evento que se realiza a partir das 12 horas, no auditório do Estádio Municipal de Braga.
Marcin Chmiest, já com dois dias de conhecimento da realidade bracarense, é um perfeito desconhecido dos adeptos. O rótulo de melhor marcador da primeira volta do campeonato polaco (com nove golos em catorze jogos realizados) é o seu principal cartão de visita.
O jogador actuava no modesto Odra Wodzislaw, conjunto que ocupa o 15.º e penúltimo posto da tabela classificativa do campeonato do seu país de origem, com apenas doze pontos alcançados em quinze jogos.

Por seu turno, Jorge Luiz é amplamente conhecido dos minhotos e o atleta brasileiro deixou saudades na Cidade dos Arcebispos, perante o nível que atingiu, bem como a qualidade demonstrada pela asa esquerda dos bracarenses nas temporadas que contou com o jogador.
Jorge Luiz foi mais um dos atletas que deixou Portugal rumando para a capital moscovita, para representar o Dínamo, e que acabou por ter uma passagem fugaz. O  jogador não se conseguiu ganhar notariedade



In Correio do Minho



====================================================================




Mielcarsky pede tempo para os golos de Chmiest

Marcin Chmiest tentará marcar os golos que têm faltado ao Braga nos últimos jogos da Liga



Greg Mielcarski, avançado polaco que representou o F. C. Porto no final da década de 90, acredita que Marcin Chmiest, o ponta-de-lança contratado esta semana pelo Braga, poderá ter sucesso na equipa arsenalista, mas também entende que o compatriota precisará de tempo, e de sorte, para se adaptar às características do futebol português.

"Chmiest é um típico número nove, que procura bem a bola na área. Marcou nove golos no campeonato da Polónia, numa equipa em que não tinha grandes jogadores à sua volta. É bom jogador, mas meio ano poderá ser pouco tempo para provar o seu valor. Às vezes, um avançado pode nem jogar muito bem, mas se marcar cinco ou seis golos, conquista a confiança do treinador e dos adeptos...", afirmou Mielcarsky ao JN, definindo Chmiest como um dos melhores cabeceadores do futebol polaco "É um dos poucos avançados do meu país que é especialista a marcar golos de cabeça. Matusiak, por exemplo, que agora foi para o Palermo, é muito rápido e bom tecnicamente, mas não joga bem de cabeça".

O ex-portista disse, também, que os outros elementos do plantel do Braga terão de auxiliar Marcin Chmiest na adaptação a Portugal. "Quando eu cheguei ao Porto, tive a sorte de ser ajudado por jogadores como Jorge Costa, João Pinto ou Paulinho Santos, que me levavam a bons restaurantes, falavam muito comigo, ensinavam-me as primeiras palavras em português. É esse o conselho que dou a Chmiest. Tem de passar muitas horas, sobretudo nos primeiros dias, a conhecer as pessoas, a tentar dizer qualquer coisa em português... Penso que ele estará muito motivado, até porque é a primeira vez que sai da Polónia, e já tem 26 anos. Pelo exemplo dos outros polacos que foram este ano para Portugal, como Kazmierczak, Grzelak e Slusarski, acho que Chmiest poderá ajudar o Braga nos seus objectivos", comentou.

O reforço do ataque bracarense treinou ontem, pela segunda vez, com os novos companheiros, numa sessão que também já contou com a presença de Jorge Luiz, a última contratação de Inverno do clube bracarense. O lateral-esquerdo fez trabalho específico, por ainda está a recuperar a forma física ideal, e ainda não será opção para o jogo de depois de amanhã com o Aves (20.15 horas, SportTV 1). Jorge Luiz e Marcin Chmiest serão, oficialmente, apresentados hoje ao meio-dia pelos dirigentes bracarenses, depois do treino da manhã, marcado para as 10 horas, como sempre à porta fechada.

Na sessão de ontem, Cesinha foi reintegrado nos trabalhos da equipa, enquanto Castanheira, Maciel e Andrés Madrid continuaram entregues ao departamento médico. Estes três jogadores não deverão fazer parte da convocatória de Rogério Gonçalves para a recepção ao Aves, um jogo em que o Braga tentará pôr fim a uma série de quatro jornadas seguidas sem ganhar na Liga. A possibilidade de Andrade, que brilhou na estreia em Paços de Ferreira, ser titular ganha cada vez maior consistência...



In JN


====================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL