News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/04

Started by Ransick, 18 de April de 2014, 07:10

Previous topic - Next topic

Ransick

Acabou a Paixão
ELIMINAÇÃO DA TAÇA DE PORTUGAL DITA O FIM DE UMA APOSTA DE ALTO RISCO[/b]

O fim estava anunciado e agora foi confirmado. Jorge Paixão sairá do comando do Sp. Braga no final da época com todos os objetivos por cumprir: uma posição europeia no campeonato e a presença no Jamor. Quando abandonou o Sp. Braga, Jesualdo Ferreira deixou a equipa na meia-final da Taça de Portugal e a 6 pontos do 5.º lugar na Liga. Essa distância mantém-se, mas faltam apenas 3 jornadas para o fim do campeonato e será muito difícil apanhar o Nacional da Madeira...

A aposta em Jorge Paixão, que estava no Farense, foi sempre de alto risco para António Salvador. O presidente seguiu o "feeling" de Jorge Jesus e de outros conselheiros. Paixão quis dar um abanão numa equipa que não mostrava capacidade de reação. Mas falhou.

No seu curto percurso na 1.ª Liga, o ainda treinador dos Guerreiros do Minho fez alguns erros considerados primários, nomeadamente nos jogos da Taça de Portugal com o Rio Ave.

Agora, resta a Paixão terminar a época com a cabeça levantada. Ele que foi muito elogiado na sua apresentação, em fevereiro. "Para vocês é uma surpresa mas tenho a convicção que, daqui a três meses, será uma certeza para todos", vincou Salvador, que ainda poderá decidir aproveitar a propensão do técnico para lançar jovens colocando-o ao leme da equipa B.

Novo ciclo

Para António Salvador fica já o desafio de acertar na escolha do técnico para o novo ciclo. Record sabe que dificilmente irá acontecer mais uma aposta de risco, ou seja, num nome desconhecido mas de elevado potencial. Também não será caminho a trilhar o regresso de alguém que já foi feliz na Pedreira. O que aconteceu em relação a Jesualdo Ferreira ainda está muito fresco. Uma coisa é certa: candidatos não faltam.

Record
"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"...

JotaCC

Bruno Pereira, treinador da equipa B, não vai renovar

O treinador do SC Braga B, Bruno Pereira, não vão continuar à frente da equipa na próxima época.

A formação B do clube ainda não registou qualquer vitória desde a saída de José Alberto Costa e António Salvador já decidiu que não vai renovar com o técnico madeirense.

O SC Braga B está no penúltimo lugar da Liga 2 e ainda não tem a permanência garantida.


A BOLA

JotaCC

NEM O PRESIDENTE ESCAPA ÀS CRÍTICAS
MAGOA PROFUNDA>>A saída da Taça de Portugal e o iminente afastamento das provas europeias não caiu bem nos adeptos, que disparam em várias direções. Falta de atitude, lesões e composição do plantel explicam insucesso

O desempenho desportivo do Braga nesta época não está a ser fácil de engolir pelos adeptos, que partiram para 2013/14 com a esperança de ver o clube alcançar um dos vários objetivos traçados (terceiro lugar na I Liga, Taça da Liga ou Taça de Portugal, entrada na Liga Europa) e tudo tem corrido mal. A derrota em Vila do Conde, que o impediu de chegar à final da Taça de Portugal e quase o afastou da Liga Europa – só um milagre no campeonato possibilitará o apuramento –, foi a gota de água e motivou uma série de críticas. Desta vez, nem António Salvador escapa aos reparos dos bracarenses ouvidos por O JOGO, que exigem mudanças radicais durante o próximo defeso, para que a equipa volte a apresentar bons resultados na próxima temporada.

Desilusão > Derrota em Vila do Conde afastou equipa das competições europeias
A falta de atitude dos atletas, as lesões nas principais figuras da equipa e a composição do plantel são as explicações avançadas para o insucesso da época. Barroso, ex-capitão do clube, está convencido que, "se os jogadores tivessem mostrado alma na maioria dos jogos, a massa associativa até seria capaz de aceitar algumas derrotas". No entanto, o contrário resultou numa série de exibições paupérrimas que Pedro Machado, antigo presidente do clube, não consegue compreender. "As contas dizem que o plantel custa duas dezenas de milhões de euros. É lamentável que, com um orçamento destes, se tenha os mesmos resultados dos sétimos, oitavos e nonos", analisou.
José Nuno Azevedo, antigo lateral-direito do Braga, acredita que "saíram muitas referências" e que "a época nunca foi entendida como sendo de transição". Contudo, tem a mesma ideia de Mesquita Machado: é preciso mudar o que está errado. "O que se está a passar não é positivo", vincou o ex-presidente da Câmara Municipal e do Conselho Geral dos arsenalistas, triste por ter visto a equipa perder "uma excelente oportunidade de ir a uma final da Taça a de Portugal".
Embora lembre que "todos os clubes têm fases menos boas", Jorge Sequeira gostava de ver um treinador como Domingos Paciência voltar. "Ficou em segundo e o Braga praticava um futebol vistoso com ele", destacou o psicólogo, enquanto António Duarte, ex-vice-presidente, pretende "um grupo de jogadores com outra ambição". Resta saber se os desejos serão concretizados...



Maiores incidentes ocorreram perto do estádio

A saída atribulada do AXA, onde cerca de 30 elementos da Polícia de Segurança Pública e o presidente António Salvador tentaram serenar os ânimos dos adeptos presentes, esteve longe de ser o pior momento da noite para alguns atletas e dirigentes do Braga. Assim que chegaram a uma das ruas que passa ao lado do recinto, um elevado número de adeptos nas imediações da rotunda próxima do Bar do Estádio acabaram por intercetá-los, alguns deles até com o rosto tapado. Insultos, ameaças, socos e pontapés foram os métodos utilizados para contestar a eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal, embora os carros onde seguiam tenham sido os principais alvos da indignação e da fúria do grupo. O resultado do "ataque" foram várias amolgadelas nos veículos dos jogadores e até de alguns dirigentes, que, com muita dificuldade e algum receio pelo clima de tensão que os rodeava, lá foram furando a multidão rumo a casa, onde chegaram nas primeiras horas da madrugada.


OPINIÃO DOS ADEPTOS

ANTÓNIO DUARTE
"Sem um coletivo forte"
Sabíamos que era uma época de transição e que seria necessária paciência. No entanto, existiram muitas lesões e a qualidade das individualidades decresceu ao ponto de não termos um coletivo forte. Algumas contratações não se justificaram e a própria saída do treinador foi um indicativo disso. É necessária uma reflexão interna para que se escolha uma nova equipa técnica e jogadores com outra ambição.


MESQUITA MACHADO
"Época é má de mais"

Não encontro explicação para o que aconteceu esta época; é má de mais para ser verdade. Fiquei com uma tristeza enorme pelo que aconteceu em Vila do Conde, pois o clube deixou escapar uma boa oportunidade de ir a uma final da Taça de Portugal e, até, de a ganhar. Não é este o Braga a que nos habituámos. Espero que as coisas sejam corrigidas. Terão de existir mudanças radicais e são os dirigentes que o terão de fazer.


ZÉ NUNO AZEVEDO
"Nunca há um culpado"

Foi uma época atípica. Saíram muitos jogadores, referências importantes e criaram-se expectativas que não foram assimiladas pelos que entraram. A eliminação da Liga Europa deixou uma marca forte. Agora, nunca há um culpado; são todos. Cometeram-se alguns erros, como a não continuidade de [José] Peseiro e com
algumas dispensas e contratações. As lesões também fizeram da temporada um fracasso. É preciso estabilidade.


PEDRO MESQUITA
"É preciso mudar o líder"
Como não sou um grande acionista, apenas um pequeno, chamava à razão quem liderou uma época tão má. Mudanças? É preciso mudar o líder, porque está a servirse do clube. Só lamento o que se está a passar porque há pessoas como Manuel Rodrigues e Gaspar Borges, que são gestores a sério. É preciso planear as coisas como deve ser. Em dezembro, saiu metade da equipa e chegaram atletas sem qualquer referência.


BARROSO
"Ex-treinador tem culpa"

Numa equipa de futebol, toda a gente tem de assumir os seus erros. Os jogadores chegaram a fazê-lo em determinado momento da época, mas o treinador que estava não. Um líder que é líder tem de assumir parte da culpa, porque os atletas não são os únicos culpados. Depois das épocas que fez, o Braga não teve a humildade suficiente e deu nisto. Os sócios não ficam chateados por perder, mas antes pela falta de atitude.


JOSÉ SERQUEIRA
"Equipa podia fazer mais"

Acredito que esta época foi mais uma pedra no sapato e que, um dia, ainda vamos construir um castelo. Não há dramas. É fundamental manter a estrutura, porque o Braga tem bons jogadores, mas a equipa podia ter feito mais e melhor. Sem desprimor por Jorge Paixão, que poderá ter as suas qualidades, o presidente tem de apostar num treinador com credibilidade, que seja reconhecido como líder e não em alguém sem estatuto.



Défice de receitas obriga a vender joias
Sem qualquer encaixe financeiro proveniente da participação nas competições europeias, SAD tem necessidade de negociar alguns dos principais atletas e esperar que o Atlético venda Diego Costa

A apresentar resultados líquidos positivos há quatro anos consecutivos, a SAD do Braga depara-se agora com um problema de tesouraria, criado pelo não apuramento para a fase de grupos da Liga Europa em 2013/14 e 2014/15. Sem receitas de bilheteira e de televisão suficientes para cobrir o orçamento, António Salvador vê-se obrigado a vender alguns dos jogadores mais valiosos do atual plantel para manter as contas equilibradas. Rafa e Santos são os dois principais candidatos a serem negociados, mas há outro que poderá vir a render bom dinheiro e nem sequer faz parte do plantel: Diego Costa. O atacante do Atlético de Madrid é cobiçado por vários colossos e, se for transferido, os arsenalistas têm direito a 20 por cento do valor da operação, como ficou previsto no acordo assinado com os "colchoneros" no verão de 2007. Tendo em conta que os madridistas estão a pedir entre 40 a 50 milhões pelo hispano-brasileiro, os bracarenses poderão encaixar entre oito e dez milhões de euros. Nada mau.
Apesar de António Salvador saber que o apuramento para as competições não seria suficiente para pagar a época, a verdade é que poderia ter ajudado. As receitas da Liga Europa estão a léguas de distância das da Liga dos Campeões, mas a entrada na fase de grupos sempre permitiria uma verba a rondar os 1,3 milhões de euros. Além disso, todas as vitórias renderiam 200 mil euros, os empates 100 mil e a qualificação para as fases subsequentes mais alguns encaixes significativos. Sem isso, torna-se muito complicado para a SAD segurar as principais jóias, pelo que espera-se um defeso agitado no AXA.


DIEGO COSTA
Transferido para o Atlético de Madrid em 2007, Diego Costa poderá vir a render muitos euros ao Braga, uma vez que o clube tem direito a 20 por cento de uma futura transferência. Face à boa época realizada em Espanha, tem meia Europa a segui-lo.


RAFA
É a joia da coroa do Braga e por quem vários clubes se deixaram seduzir. Com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, Rafa é o principal candidato a ser transferido no próximo defeso. Uma eventual presença no Mundial'2014 poderá valorizá-lo ainda mais.


SANTOS
Com uma cláusula de rescisão fixada nos 20 milhões de euros, o defesa-central já foi apontado ao Sevilha e tem mercado no campeonato francês. Contudo, a SAD só detém 50 por cento dos direitos económicos do brasileiro.



REGRESSO TRANQUILO AO TRABALHO

Contrastando com o que sucedeu no regresso de Vila do Conde, a equipa voltou ontem a treinar tranquilamente. Os jogadores apresentaram-se no AXA durante a tarde e, depois de dissecarem a derrota com o Rio Ave, que resultou na saída da Taça de Portugal, começaram a preparar o embate com o Vitória de Setúbal, de segunda-feira. Sasso  é o único indisponível para o jogo do Bonfim, uma vez que a lesão deverá ser impeditiva de alinhar mais esta época.



RODRIGO GALO PRETENDE FICAR NA GRÉCIA

Na lista de compras de Panathinaikos e AEK para 2014/15, Rodrigo Galo admitiu numa entrevista ao sítio Sport24.gr que deseja ficar pelo campeonato grego. "Sinto-me muito bem na Grécia. Da minha parte, quero ficar por aqui, porque gosto de cá estar", confessou o lateral-direito brasileiro, sem, todavia, querer entrar em questões de mercado. "Pertenço ao Braga e estou a jogar no Panaitolikos. O clube tem prioridade na minha decisão, mas é difícil continuar por aqui devido ao valor pedido pelo Braga. Vamos ver o que sucede", concluiu Galo.

O JOGO

brigada da relote

Mais de meia equipa para dispensar

Insatisfeito com a campanha do SC Braga esta época, António Salvador prepara-se para levar a cabo mais uma "vassourada" no balneário.

O treinador Jorge Paixão e mais de meia equipa estão de saída do clube.

À entrada para a 28.ª jornada da Liga, o SC Braga ocupa o sexto lugar, com 35 pontos somados.

O quinto posto, o último a garantir o acesso às competições europeias, está a seis pontos de distância.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

David Lopes: ''Apesar do terceiro lugar alcançado, não vamos relaxar''
O SC Braga/AAUM recebe o Boavista FC este sábado, pelas 16h, no Pavilhão da Universidade do Minho, em jogo a contar para a 26ª jornada e última da fase regular do campeonato SportZone de Futsal.

Frente a frente estarão duas equipas com o objetivo dos play-off alcançado. O conjunto de Paulo Tavares é o atual terceiro classificado, conseguido com muito mérito, por uma equipa recheada de bons valores e que rápido deixou de ser uma promessa para ser uma certeza. Assim, este jogo será apenas para cumprir calendário, mas sempre com a vitória no horizonte.O seu adversário, que viaja do Porto, muito bem orientado por Alberto Melo, está a realizar também um excelente campeonato, ocupando o sexto lugar e poderá ser uns dos possíveis adversários dos bracarenses no play-off. Ambas as equipas vêm de uma vitória na jornada anterior: o SC Braga/AAUM foi ao Fundão bater a equipa da casa por 6-4; já o Boavista recebeu o lanterna vermelha Vila Verde e venceu por uns expressivos 7-0. Na primeira volta, os axadrezados bateram em casa o SC Braga/AAUM por 6-2.

Antevisão

Sobre o encontro, o modalidades.com.pt chegou à fala com David Lopes, técnico-adjunto da turma bracarense que referiu: "com o objetivo do terceiro lugar alcançado, neste encontro vamos dar mais minutos a jogadores menos utilizados e até para precaver situações de castigos por admoestações e lesões para entrarem a 100% nos play-off". Sobre o possível relaxamento da equipa, o técnico disse que trabalharam esse aspeto durante a semana: "creio que isso não sucederá, pois durante a semana foi exigido empenho à equipa, assim como acabar com mais uma vitória e com o máximo de pontos alcançados".

O universal Tiago Brito reiterou que a equipa está motivada, independentemente do terceiro lugar já estar definido: "independentemente da nossa posição já estar definida, o nosso objetivo é jogar a jogo e conquistar os três pontos". Com o terceiro lugar já alcançado, Tiago acrescentou que "durantes estas semanas que antecedem os play-off já podemos trabalhar de uma forma mais definida e afincada as partidas, mesmo sem conhecermos o adversário".

O encontro terá transmissão via streaming na AAUM TV.

MODALIDADES.COM.PT