News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by JotaCC, 16 de April de 2014, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Jogo da época em Vila do Conde

A época joga-se esta noite, em Vila do Conde. Está aí o decisivo jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, com o Rio Ave (21.15 horas), que poderá garantir a presença na desejada final do Jamor e abrirá caminho à participação nas competições europeias na próxima temporada.

O sexto lugar no campeonato e os 35 pontos - a seis de distância do quinto lugar, o último de acesso às provas da UEFA - colocam toda a pressão no duelo de hoje, que tem a particularidade de permitir salvar uma época bem aquém das expectativas na Pedreira. Com as contas mais complicadas - e tendo em conta a ambição, clara, de marcar presença na Europa na próxima temporada - a deslocação ao Estádio dos Arcos é o "jogo da vida" e "da época" como já classificou Jorge Paixão, tendo em conta todo o peso que acarreta.

Em causa está, não só a Taça de Portugal, troféu que a equipa bracarense persegue há vários anos e que apenas venceu uma vez [1966], mas também o prestígio europeu.
Desde que António Salvador assumiu os destinos da presidência do clube, em 2003, nunca o Sp. Braga falhou o acesso à Europa, palco onde marca presença consecutiva há d ez anos e factor que tem equilibrado as contas do clube.

A história da última década teve como ponto de viragem a época 2003/04. Nesse ano, o Sp. Braga fechou o campeonato em 5.º lugar e garantiu presença na primeira ronda da extinta Taça UEFA. Foi o início de um ciclo europeu ascendente, até à final da Liga Europa e presença na Liga dos Campeões. Falhar o acesso às provas europeias está longe do pensamento de António Salvador e Jorge Paixão, daí o peso atribuído a este jogo da Taça de Portugal, cuja presença na final simplifica o processo de apuramento europeu, já que, se chegar ao Jamor, o Sp. Braga defrontará FC Porto ou Benfica, que em caso de vitória cedem o lugar ao finalista vencido, uma vez que entram na Europa via campeonato.

A concentração é máxima para esta deslocação a Vila do Conde e há até um dado curioso que mostra a importância deste desafio: Jorge Paixão abdicou da habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo - agendada sempre para a véspera das partidas - alegando o clube que o técnico já tinha abordado o assunto no final do jogo de domingo, com o FC Porto. Na altura, Paixão foi peremptório: "é o jogo da nossa vida".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

O jogo de uma vida entre a história e a salvação
Quinto duelo entre Rio Ave e Sp. Braga, uma relação com altos e baixos e um super-agente pelo meio

Rio Ave e Sp. Braga discutem a presença no Estádio do Jamor ao lado de FC Porto e Benfica. O clássico do futebol português vai concentrar as atenções de grande parte dos adeptos mas sobram motivos de interesse para acompanhar as incidências deste duelo no Estádio dos Arcos.

Será o quinto confronto da temporada entre vilacondenses e arsenalistas. Mais que FC Porto e Benfica, curiosamente. A balança pende para a equipa de Nuno Espírito Santo, com dois empates e duas vitórias, garantindo o inédito apuramento para a final da Taça da Liga. Na primeira mão, 0-0 no Estádio AXA.

Os homens de Vila do Conde podem escrever mais uma página de ouro no clube, regressando ao Jamor trinta anos após a única presença. Em 1984, um Rio Ave orientado por Félix Mourinho ultrapassou o V. Guimarães nas meias-finais – as imagens desse jogo foram mostradas ao plantel atual – mas caiu perante o FC Porto no encontro decisivo (4-1).

Sobra uma curiosidade no lançamento deste Rio Ave-Sp. Braga. Rui Casaca, atual coordenador técnico no clube arsenalista, foi titular dos vilacondenses nessa final da Taça de há três décadas.

A equipa dos Arcos procura o regresso ao Jamor e sabe que a simples presença pode garantir a concretização de mais um objetivo, já que do outro lado estará Benfica ou FC Porto: a participação na Liga Europa e, possivelmente, a disputa da próxima edição da Supertaça de Portugal.

«Quarta-feira temos um jogo muito importante para nós como equipa, para o clube, para a cidade e para os nossos adeptos. Será o jogo da época e das nossas vidas», admitiu o técnico Nuno Espírito Santo, acrescentando: «Temos uma oportunidade de ouro para fazer história, mas pelo crescimento do Rio Ave acredito que, se não conseguirmos, mais oportunidades vão surgir para o clube, técnicos e jogadores.»

Para Nuno Espírito Santo, curiosamente, esta será mais uma oportunidade. O antigo guarda-redes esteve em quatro finais da Taça e foi utilizado em três, sempre no FC Porto (ficou no banco durante a vitória frente à U. Leiria). Perdeu para Benfica e Sporting, acabando por levantar o troféu frente ao Paços de Ferreira, em 2009.

Os jogadores do Rio Ave, por outro lado, lutam por uma viagem inusitada ao Jamor. Tarantini deixou-se influenciar pela história e tomou uma decisão, secundado por Marcelo: não cortam a barba até chegar à final, para lembrar aqueles que o conseguiram em 1984.

A salvação na quinta final para os arsenalistas

Do outro lado estará um Sp. Braga sem grandes motivos para sorrir. O quinto lugar está a seis pontos e a Taça de Portugal pode ser a salvação para uma equipa que se habituou a andar pelas competições europeias.

O Rio Ave já desfez o sonho de revalidação do título na Taça da Liga (ganha ao FC Porto na época passada) mas o Jamor oferece abre melhores perspetivas desportivas para os intervenientes. Jorge Paixão quer deixar a sua marca e seguir em frente, contornando o empate verificado na primeira mão das meias-finais.

«Em termos matemáticos ainda podemos chegar ao quinto lugar, mas sabemos que é difícil. Quarta-feira é o jogo da nossa vida. Vamos colocar tudo, vamos deixar tudo em campo. É um jogo que nos levará à Europa, mas que também nos levará à final da Taça de Portugal, um sonho de qualquer um, e que pode ainda, depois, garantir-nos a presença na Supertaça», disse o técnico no domingo. Na véspera da deslocação ao Rio Ave não foi realizada a habitual conferência de imprensa.

O Sp. Braga procura a quinta presença numa final da Taça de Portugal. Em quatro tentativas, a última das quais há dezasseis anos, conquistou apenas por uma vez o troféu.

A 22 de maio de 1966, Miguel Perrichon marcou o tento solitário frente ao V. Guimarães e garantiu o título para os arsenalistas. Recentemente, desde o México, o antigo jogador falou com o Maisfutebol sobre esse dia histórico no Jamor.

«Foi um dia inesquecível. Lembro-me que o V. Setúbal nos tinha ganho por muitos no campeonato. Repito, naquela altura o Braga era uma equipa pequena. Mas conseguiu ganhar esse jogo e é um imenso orgulho para mim estar na história do Sp. Braga. Nem imagina. Quero saudar todos os bracarenses, tenho muitos amigos aí», frisou o septuagenário.


O papel de Jorge Mendes e a tensão pouco habitual

No meio desta história surge o nome de Jorge Mendes. Não que o super-agente português tenha ligação direta com o jogo das meias-finais da Taça de Portugal mas a sua influência nos dois clubes é notória.

Curiosamente, sem haver dados que apontem para uma relação causa-efeito, a crescente aproximação da Gestifute ao Rio Ave surge a par de um afastamento entre a empresa de representação de jogadores e o Sp. Braga.

Nuno Espírito Santo foi o protagonista de uma das primeiras grandes transferências de Jorge Mendes e a ligação manteve-se até aos dias de hoje. O treinador representado pela Gestifute chegou a Vila de Conde e, na presente temporada, conta com elementos como Roderick, Rodriguez, Tiago Pinto ou Ukra. Diego Lopes e Júlio Alves também pertencem ao universo de Jorge Mendes, assim como Filipe Augusto.

Fabinho é outro exemplo. O jovem lateral brasileiro assinou pelo Rio Ave com a intermediação de Jorge Mendes mas nunca jogou pelos vilacondenses, seguindo para Real Madrid e AS Mónaco.

Esta, de qualquer forma, é uma questão paralela na análise à relação dos dois clubes. O Sp. Braga costuma ter uma ligação estreita com o Rio Ave e cedeu vários jogadores por empréstimo ao longo dos últimos anos. Pedro Santos e Kritciuk rumaram a Vila do Conde nessa condição.

Porém, o ambiente em torno deste encontro não é o mais sereno. A meia-final da Taça da Liga abriu espaço para controvérsias. Na Taça, após o jogo da primeira mão, Jorge Paixão garantiu ter sido ofendido por Miguel Ribeiro, diretor-geral do Rio Ave.

«Não provoco ninguém, mas tenho de lamentar que o diretor-geral do Rio Ave me tenha ofendido várias vezes durante e no final do jogo. O Rio Ave tem uma grande equipa, é uma instituição com muita história e mérito, não precisa que os seus funcionários ofendam e não respeitem os adversários», disse o técnico arsenalista.

Nuno Espírito Santo seguiu outra direção: «Quem teve a coragem de vir a público manifestar a indignação em outras ocasiões, também devia assumir e dar a cara quando é beneficiado. Incomodou-me, no final, ver o Rúben Micael, que julgo que jogou comigo no FC Porto, dirigir-se ao Rio Ave usando a expressão 'eles'. Não gosto de responder a essas declarações, mas seria bom que todos tivessem mais respeito por uma instituição com história como é o Rio Ave.»

Será muito mais que um mero jogo de palavras. O Rio Ave cedeu apenas 900 bilhetes ao Sp. Braga e patrocinadores do clube distribuíram os restantes pela população de Vila do Conde, procurando encher o Estádio dos Arcos. Afinal, este é o jogo de uma vida.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

O segredo está na Taça
Sporting de Braga já tem uma Taça de Portugal no museu. Rio Ave persegue o primeiro troféu. Acesso à final do Jamor decide-se esta noite.

O Rio Ave recebe o Sporting de Braga, esta quarta-feira, em jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Na primeira mão, em Vila do Conde, Rio Ave e Braga anularam-se (0-0), levando a eliminatória em aberto para a segunda mão.
A qualificação para a final representa, automaticamente, o apuramento para a Liga Europa da próxima temporada. A presença no Jamor pode representar a salvação de uma temporada falhada para os arsenalistas, que estão longe dos lugares europeus. Para os vareiros, o sucesso desta noite será a confirmação de uma evolução, sobretudo, a partir do momento em que Nuno Espírito-Santo assumiu o comando técnico da equipa, na época passada.

O Sporting de Braga persegue a quinta final de uma competição que conquistou apenas por uma ocasião, em 1965/66. Perdeu nas outras três: em 1976/77 com o FC Porto, em 1981/82 com o Sporting e em 1997/98, de novo com o FC Porto.

Já o Rio Ave logrou marcar presença no Estádio Nacional, em Oeiras, apenas por uma ocasião. Há precisamente 30 anos, houve goleada sofrida às mãos do FC Porto (4-1).

Mais incógnitas do lado minhoto
Jorge Paixão tem mais motivos de preocupação do que Espírito Santo. Núrio, Rafa Silva e Éder já estão aptos para ir a jogo, mas Baiano, Nuno André Coelho, Sasso, Alan e Rúben Micael estão em dúvida, devido a condicionantes físicas. Do lado do Rio Ave, o plantel está praticamente na máxima força, à excepção dos lesionados Nuno Lopes e Ronny.

O Sporting de Braga-Rio Ave arranca às 21h15, no Estádio AXA, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.

Taça de Portugal: 2ª mão das meias-finais
Estádio AXA, Braga
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Equipas prováveis

Rio Ave
Ederson; Lionn, Marcelo, Rodríguez e Edimar; Filipe Augusto, Tarantini e Diego Lopes; Pedro Santos, Hassan e Ukra.
Treinador: Nuno Espírito-Santo.

Sporting de Braga
Eduardo; Tomás Dabó, André Pinto, Aderlan Santos e Núrio; Custódio, Mauro e Luiz Carlos; Rafa Silva, Moreno e Pardo.
Treinador: Jorge Paixão.

RR

JotaCC

Quatro "piscam o olho" à final da Taça no Jamor

Benfica, FC Porto, Rio Ave e SC Braga procuram hoje confirmar a sua presença na final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, a 18 de Maio. Benfica-FC Porto, a partir das 20h45, e Rio Ave-SC Braga, com início às 21h15, são os jogos marcados para esta noite relativos à 2.ª mão das meias-finais da competição. Nos desafios da 1.ª mão os "dragões" venceram por 1-0 enquanto vilacondenses e bracarenses empataram a zero.
Na Luz as expetativas são de se poder assistir a um jogo bem disputado e intenso com os encarnados a tentarem superar a desvantagem que trazem do primeiro encontro e os os azuis e brancos a procurarem gerir a vantagem tangencial de que dispõem.

De um lado estará uma equipa da casa que surgirá privada de alguns dos habituais titulares nomeadamente Luisão e Fejsa.

No campo oposto surgirá uma formação que se apresentará na máxima força à excepção de Helton, um lesionado de longa duração.

No Estádio dos Arcos ao contrário do jogo de Lisboa espera-se um desafio onde o calculismo deverá ditar leis. Cometer erros é proibido e as duas equipas vão procurar primeiro não sofrer golos e depois tentar marcar na baliza adversária.

RTP

JotaCC

Taça de Portugal: Vilacondenses e bracarenses à procura do Jamor
Rio Ave e Sp, Braga discutem esta 4ª Feira (a partir das 21h15 – hora de Portugal Continental – no Estádio dos Arcos) qual dos dois irá estar na Final da Taça de Portugal.

Taça de Portugal_4.jpgDepois do empate a zero no Estádio AXA (na cidade dos arcebispos), está tudo em aberto para o encontro da 2ª Mão, que será certamente bastante equilibrado e emocionante.
O Rio Ave está a um pequeno passo de fazer história, ao apurar-se pela 1ª Vez para a Final da Taça, mas o que marcou a conferência de imprensa de antevisão de Nuno Espírito Santo foi o diferendo entre o Belenenses e o clube vilacondense.
Recorde-se que os "azuis" do Restelo não estão nada satisfeitos com o facto do Rio Ave ter jogado com uma equipa "secundária" no desafio frente ao Olhanense, em jogo a contar para a Liga ZON/Sagres.
Os vilacondenses defendem-se, referindo que não estão a proteger ninguém e que apenas pouparam jogadores para o encontro com o Sp. Braga, por ser mais importante, já que o Rio Ave está numa posição muito tranquila na tabela classificativa do campeonato.
No entanto, o Belenenses continua a acreditar que há uma campanha do Rio Ave para "atirar" com o clube para a Liga 2 Cabovisão, porque os seus responsáveis referiram que o Rio Ave não se deve esquecer de perder com o P. Ferreira, em jogo da 29ª Jornada da Liga ZON/Sagres, porque os pacenses também estão na luta e em risco de acabar na última posição, aquela que, para já, dá a despromoção imediata.
Apesar das várias perguntas dos jornalistas sobre o assunto, Nuno Espírito Santo disse apenas que "raramente faço comentários a declarações de pessoas de outro clube ou entidade, mas neste caso tenho a dizer que no Rio Ave mandamos nós; não nos vamos incomodar com o que as outras pessoas pensam de nós; tomámos a decisão que para nós foi a melhor, e não estamos nada contentes em termos perdido com o Olhanense; era óbvio, que queríamos ganhar".
Quanto aos convocados, Nuno Espírito Santo continua a contar com os júniores Nelson Monte, Silvério, Ernest e Rafa, mas na convocatória também estão Ederson, Marcelo, Tarantini e Diego Lopes, que falharam o encontro com o Olhanense, por castigo.
Os lesionados Ronny e Nuno Lopes continuam a ficar de fora das convocatórias e provavelmente assim será até ao final da época, pois os jogadores ainda não estarão em perfeita forma física para enfrentarem a sempre complicada fase final da temporada.
Do outro lado, reina o secretismo, pois o Sp. Braga trabalhou (na 2ª e na 3ª Feira) à porta fechada, e o treinador Jorge Paixão não fez qualquer conferência de imprensa de antevisão.
Para complicar ainda mais os prognósticos, os bracarenses emitiram um comunicado onde referem que todo o plantel está convocado, incluindo os lesionados Alan, Júnior Baiano, Nuno André Coelho, Sasso e Rúben Micael.
Rio Ave e Sp. Braga defrontam-se amanhã, a partir das 21h15 (hora de Portugal Continental) no Estádio dos Arcos (em Vila do Conde), em jogo a contar para a 2ª Mão da Taça de Portugal.
Lista de Convocados
SP. BRAGA - Eduardo e Cristiano; Vincent Sasso, Kadu, Nuno André Coelho, Joãozinho, Júnior Baiano, Paulo Vinicius, Aderlan Santos, Diogo Coelho, Tomás Dabó e Núrio Fortuna; Rodrigo Battaglia, Luiz Carlos, Rúben Micael, Rafa, Djamal, Hugo Custódio, Nikola Vukcevic, Nuno Valente e Alan; Mauro, Chidi, Raul Rusescu, Erick Moreno, Éder, Piqueti, Erivaldo e Felipe Pardo
RIO AVE - Ederson, Ventura e Kritciuk; Nélson Monte, Silvério, Lionn, Tiago Pinto, Roderick Miranda, Edimar e Marcelo; Luís Gustavo, Filipe Augusto, Braga, André Vilas Boas, Júlio Alves, Rúben Ribeiro, Tarantini; Ernest, Rafa, Hassan, Ukra, Sandro Lima, Velikonja, Pedro Santos, Ronny, Joenao, Renato Santos e Diego Lopes

MULTIDESPORTOS

JotaCC

ESQUECER O CANSAÇO E PENSAR NA EUROPA
QUINTO CONFRONTO>>Vila-condenses não perderam nenhum dos quatro jogos com os Guerreiros do Minho, a quem basta um empate com golos

No último domingo, a poucos minutos de terminar o jogo com o FC Porto, os adeptos do Braga ergueram uma tarja a enviar uma mensagem clara à equipa. "Quarta-feira é obrigatório vencer". Puro engano, pelo menos na perspetiva dos Guerreiros do Minho. Depois do resultado da primeira mão (0-0), a equipa de Jorge Paixão pode seguir para a final da Taça de Portugal sem vencer, necessitando apenas de empatar com golos, isto porque os golos fora contam.

Imprescindível> Eduardo é o jogador das duas equipas com mais minutos nas pernas, totalizando 3225' em todas as competições
O histórico entre as duas equipas na presente época é claramente favorável ao Rio Ave. Nos quatro jogos disputados, divididos pelas três competições – campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal –, os vilacondenses nunca perderam, tendo ganho dois jogos e empatado outros dois.
O jogo de hoje reveste-se de características especiais, sendo encarado como o jogo de uma vida ou de uma carreira. Para as duas equipas, o apuramento para a final da Taça de Portugal surge como o melhor atalho para chegar às competições europeias. Pela via do campeonato a missão está complicada para o Braga e fora de questão para o Rio Ave.
A importância do jogo fez com que os treinadores poupassem a maioria dos jogadores no último fim de semana. No caso do Rio Ave, Nuno Espírito Santo não utilizou nenhum titular de hoje na partida com o Olhanense, enquanto Jorge Paixão deixou de fora alguns titulares ou apresentou-os apenas na segunda parte contra o FC Porto. Compreende-se a estratégia dos dois treinadores. Os jogadores estão fisicamente desgastados e com muitos minutos nas pernas. Analisando os onzes que as duas equipas devem apresentar hoje, chega-se à conclusão que os bracarenses surgem com menos minutos nas pernas. No total de todas as competições, incluindo os jogos pelas respetivas seleções, são quase 3000 minutos de diferença, o que dá uma média de três jogos a mais por jogador.



Guerreiros nunca falharam a Europa na era Salvador
Jogo desta noite é a derradeira oportunidade para os arsenalistas não mancharem o registo imaculado desde a primeira época completa do presidente

Depois de ter perdido frente ao FC Porto, no domingo, o Braga passou a olhar realisticamente para a Taça de Portugal como única via para atingir a Liga Europa. Dado o atraso de seis pontos em relação ao quinto classificado, o Nacional, bem como a desvantagem no confronto direto com os madeirenses, o acesso à UEFA por intermédio do campeonato tornou-se praticamente impossível, pelo que o jogo desta noite será, no fundo, a derradeira oportunidade para os arsenalistas concretizarem o objetivo prioritário da época. Uma vez que a final do Jamor será diante de Benfica ou FC Porto, recorde-se, a Europa será praticamente uma realidade para quem levar a melhor na decisão de Vila do Conde.
António Salvador, no domingo, deixou bem claro que a temporada da equipa é uma desilusão, independentemente do que possa acontecer até ao final da mesma, mas a verdade é que o Braga ainda vai a tempo de respeitar a história que construiu ao longo da última década, durante a qual se tornou um participante permanente das competições da UEFA. Para isso, hoje não pode mesmo falhar.
Desde a primeira temporada completa de António Salvador como presidente do clube (2003/04), o Braga nunca falhou uma qualificação europeia. São já dez apuramentos consecutivos, um ciclo que prova a constância do clube na era Salvador e que a equipa de Jorge Paixão pretende não interromper.
Nos últimos dez campeonatos, o Braga só uma vez (2007/08) ficou fora dos cinco primeiros, ou seja, da zona europeia. A extinta Taça Intertoto, que o clube acabaria por vencer sob o comando de Jorge Jesus, foi a alternativa que viabilizou a presença na então denominada Taça UEFA, em 2008/ 09. Seis anos depois, o Braga volta a correr o risco de falhar a Europa, pelo que tudo fará para lá chegar através da Taça de Portugal, algo que, a confirmar-se, não será inédito na história do clube minhoto. Longe disso. Assim aconteceu em 1966, 1982 e 1998.

Objetivo repetir 1998
O Braga esteve presente na final da Taça de Portugal pela última vez em 1998, tendo sido derrotado pelo FC Porto (3-1). Nessa temporada, os minhotos confirmaram o apuramento para a Europa ao baterem o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, já que a final seria contra o já anunciado campeão nacional. A Taça de Portugal foi por isso o caminho alternativo para a Europa, nesse caso para a Taça das Taças, algo que o Braga gostava de repetir agora. Em 1982, o clube já tinha vivido a mesma experiência, ao perder no Jamor com o campeão Sporting (4-0), depois de ter ficado fora da zona europeia no campeonao, ou seja, em sétimo.

Saldo negativo nas "meias"
Esta é a 14ª vez que o Braga está a disputar as meias- finais da Taça de Portugal. Nas 13 anteriores, o clube apenas levou a melhor em quatro ocasiões: vencedor da competição em 1966, diante do Vitória de Setúbal (1-0); foi finalista vencido em 1977 (0-1, FC Porto), 1982 (0- 4, Sporting) e 1998 (1-3, FC Porto). A última das nove meias-finais perdidas aconteceu em 2006/07, no Estádio do Restelo, frente ao Belenenses de Jorge Jesus: 2-1 foi o resultado, após prolongamento.



PRESIDENTE PODE SER SUSPENSO DE UM MÊS A UM ANO

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) atendeu à reclamação apresentada pelo árbitro Olegário Benquerença e o assistente Ricardo Santos contra a multa aplicada a António Salvador (77 euros), na sequência das declarações proferidas após a meia-final da Taça da Liga, frente ao Rio Ave, ordenando à Comissão de Instrução e Inquéritos que deduza a acusação, por "lesão de honra e reputação". Ao abrigo dos artigos 112º e 136º do Regulamento Disciplinar da Liga, o presidente do Braga incorre numa pena de suspensão que vai de um mês a um ano. Por outro lado, o CD decidiu arquivar as queixas também apresentadas por Olegário Benquerença e Ricardo Santos contra Jesualdo Ferreira e Custódio.



PAIXÃO LEVA TODOS AOS ARCOS

À imagem de Nuno Espírito Santo, Jorge Paixão também chamou todos os jogadores do plantel para o jogo desta noite. Assim sendo, não foram dissipadas as dúvidas em relação à disponibilidade de alguns lesionados que falharam os últimos jogos, nomeadamente Baiano, Nuno André Coelho, Sasso e Alan. Rúben Micael, conforme O JOGO revelou ontem, está em condições de jogar.

O JOGO

JotaCC

O jogo de uma época para Sp. Braga e Rio Ave
Após o nulo em Braga, vilacondenses recebem hoje os minhotos no jogo da 2. ª mão das meias- finais da Taça de Portugal
Para o treinador do Sp. Braga é "o jogo do ano que pode salvar uma época". Para o técnico do Rio Ave é "a ocasião de uma vida, uma oportunidade de ouro para fazer história". Os vilacondenses recebem os minhotos, hoje às 21.15 ( SportTV2), em partida da segunda mão das meias- finais da Taça de Portugal, depois de um empate sem golos no primeiro jogo. O jogo, apitado por Artur Soares Dias, decide um lugar no Jamor.
André Vilas Boas e Tarantini, capitães do Rio Ave, revelaram ontem que "o grupo de trabalho está entusiasmado e confiante" para receber o Sp. Braga. "Há momentos das nossas vidas que são mais marcantes do que outros e este será, na minha carreira, o jogo mais importante de todos. Encaramos este desafio como sendo o jogo das nossas vidas", disse Tarantini. Vilas Boas acrescentou: "O Sp. Braga é um conjunto forte, com jogadores, inclusive, mais experientes do que nós. Valem pelo plantel que têm e vai ser um jogo difícil."
O quinto lugar do Sp. Braga na Liga está praticamente perdido e o apuramento para a final da Taça de Portugal é uma oportunidade para chegar à Liga Europa e compensar a má época.
O técnico dos minhotos, Jorge Paixão, que não deu ontem a habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo, convocou todo o plantel, inclusivamente Rafa, recuperado de longa lesão muscular. Éder também faz parte das opções do técnico e Rusescu poderá ser utilizado no ataque.


Salvador pode ser suspenso até um ano

O Conselho de Disciplina da FPF aceitou a reclamação do árbitro Olegário Benquerença ao castigo aplicado ao presidente bracarense António Salvador ( multa de 77 euros), pelas críticas feitas no final do Rio Ave- Sp. Braga, das meias da Taça da Liga. O líder do Sp. Braga incorre numa suspensão entre um mês e um ano, por lesão da honra e reputação para com agentes desportivos.

DN

JotaCC

Quinto round entre Rio Ave e Sp. Braga vale o Jamor
Na véspera do jogo, António Salvador ficou a saber que vai ser acusado de "lesão da honra e reputação" de agentes desportivos

Foi justamente por causa de um jogo frente ao Rio Ave, mas para a Taça da Liga, que o presidente do Sp. Braga ficou ontem a saber que será acusado de "lesão da honra e da reputação" de agentes desportivos. À margem das questões disciplinares, as duas equipas defrontam-se esta noite pela quinta vez em 2013-14, agora para decidir o acesso à final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor.
Nos quatro encontros já realizados nesta época, os minhotos nunca venceram. Somam duas derrotas e dois empates, o último dos quais alcançado a 26 de Março (0-0), na primeira mão desta meia-final, em Braga. É, por isso, com a eliminatória totalmente em aberto que a equipa comandada por Jorge Paixão surge esta noite (21h15, SP-TV2), em Vila do Conde.
"Será o jogo das nossas vidas". Foi desta forma que o treinador do Sp. Braga, que substituiu Jesualdo Ferreira em Fevereiro, abordou nos últimos dias esta última paragem na linha que conduz até ao Jamor. Com uma época muito aquém do potencial revelado pelo plantel, os bracarenses querem redimir-se através da conquista do troféu, algo que não conseguem desde 1965-66.
Para António Salvador, que viu o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pedir ontem à Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) para avançar com a acusação, na sequência das declarações feitas no final do jogo em Vila do Conde, para a Taça da Liga ("Os senhores de amarelo que andam com um apito na boca e de pau na mão não foram sérios. Roubaram-nos uma final"), uma vitória hoje será uma forma de "compensar a temporada menos boa".
É isso que o Rio Ave tentará evitar a todo o custo, sendo que já poupou muitos dos habituais titulares na 27.ª jornada da Liga a pensar no regresso a um palco que já pisou uma vez, em 1983-84. "Há momentos das nossas vidas que são mais marcantes do que outros e este será, na minha carreira, o jogo mais importante de todos", disse Tarantini, um dos capitães da equipa.


PUBLICO

brigada da relote

BRAGA
António Salvador pode ser suspenso
Presidente do Braga arrisca suspensão de um mês a um ano, por críticas à arbitragem de Olegário Benquerença, na meia-final da Taça da Liga


Na sequência das declarações proferidas após a meia-final da Taça da Liga frente ao Rio Ave, presidente do Braga corre o risco de ser punido com uma pena de suspensão que vai de um mês a um ano

O recurso apresentado pelo árbitro Olegário Benquerença e o assistente Ricardo Santos pode resultar no castigo de António Salvador. Isto porque o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol ordenou à Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga que deduza a acusação apresentada pelos árbitros no dia 13 de março contra o presidente do Braga, por "lesão da honra e reputação".

Assim, António Salvador pode ser suspenso de um mês a um ano, ao abrigo dos artigos 112º e 136º do Regulamento Disciplinar da Liga, isto depois de, a 18 de março, ter sido multado em 77 euros. O recurso de Olegário Benquerença e Ricardo Santos fez com que o CD reabrisse o caso, sendo que, por outro lado, confirmou o arquivamento da reclamação também feita pelos árbitros contra Jesualdo Ferreira e Custódio.

Recorde-se que, após a meia-final da Taça da Liga, na qual o Braga perdeu em Vila do Conde, por 2-1, frente ao Rio Ave, António Salvador teceu duras críticas a Olegário Benquerença, pedindo para que o juiz leiriense não voltasse a arbitrar os arsenalistas até ao final da temporada.

O JOGO

brigada da relote

Sp. Braga: Presidente acusado de atentado à honra de agentes desportivos

O presidente do Sporting de Braga vai ser acusado de "lesão da honra e da reputação" de agentes desportivos na sequência das declarações proferidas após a partida da Taça da Liga, com o Rio Ave, em fevereiro.

Em comunicado, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pede à Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) para avançar com a acusação, por considerar que está "suficientemente indiciada" a prática de ilícitos que configuram a "lesão da honra e reputação" de dirigentes desportivos.

O Conselho de Disciplina decidiu "ordenar à CII que deduza acusação contra o Sr. António Salvador da Costa Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Sporting Clube de Braga, Futebol SAD, por se entender estar suficientemente indiciada, pela prova produzida na instrução, a prática do ilícito" previsto nos artigos 112 e 136, que dizem respeito à "lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros".

"Os senhores de amarelo que andam com um apito na boca e de pau na mão não foram nada profissionais. Não foram sérios. Roubaram-nos uma final", foram as declarações de António Salvador que estão na origem do procedimento disciplinar, que foram proferidas após a meia-final da Taça da Liga, a 13 de fevereiro, em que o Rio Ave eliminou o Sporting de Braga.

O presidente do Sporting de Braga arrisca-se a uma sanção entre um mês e um ano e uma multa entre 1.912 e 5.737 euros, segundo os artigos regulamentares apontados pelo CD.

O CD decidiu ainda manter o arquivamento dos processos disciplinares ao médio Custódio e ao antigo treinador dos bracarenses Jesualdo Ferreira.

De acordo com o artigo 112 do Regulamento de Disciplina, invocado no comunicado do CD da Liga, "os clubes que desrespeitarem ou usarem de expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros para com membros dos órgãos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Federação Portuguesa de Futebol, respetivos membros, árbitros, dirigentes e demais agentes desportivos, em virtude do exercício das suas funções, ou para com os mesmos órgãos enquanto tais, são punidos com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 Unidades de Conta e o máximo de 75 UC (entre 1912 e 5737 euros)".

"Em caso de reincidência, os limites mínimo e máximo da sanção prevista no número anterior serão elevados para o dobro", acrescenta o artigo 112 do Regulamento de Disciplina.

O artigo 136 prevê que "os dirigentes que praticarem os factos previstos no n.º 1 do artigo 112.º contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, dirigentes, jogadores, demais agentes desportivos ou espetadores, são punidos com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um mês e o máximo de um ano e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 10 UC e o máximo de 100 UC (765 a 7.650 euros)".

"Em caso de reincidência, os limites mínimo e máximo das sanções previstas no número anterior são elevados para o dobro", acrescenta o artigo em causa.

Taça de Portugal: Jorge Paixão convoca todo o plantel do Sp. Braga

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, convocou hoje todo o plantel para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, na quarta-feira, em Vila do Conde, diante do Rio Ave.

Os minhotos treinaram pela última vez antes da partida que decide um dos finalistas da Taça de Portugal hoje à tarde, à porta fechada, e no final o clube anunciou no seu sítio oficial que Jorge Paixão, que não fez a habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo, convocou todo o plantel.

O encontro tem início marcado para as 21:15, no Estádio do Rio Ave, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Na primeira mão, em Braga, as duas equipas empataram a zero.

LUSA

brigada da relote

Rio Ave e SC Braga partem do zero para a vitória

O jogo Rio Ave-SC Braga da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol realiza-se hoje, a partir das 21h15, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde. No jogo da 1.ª mão no Estádio Axa registou-se uma igualdade a zero. As duas equipas partem de uma igualdade em busca de uma vitória que dê acesso à final.

As duas equipas geriram os seus plantéis nos jogos do último fim-de semana e preparam-se para lançar as suas melhores equipas do momento.

Na antevisão do desafio o capitão dos vilacondenses, André Vilas Boas, denotou confiança ao mesmo tempo que reconheceu a importância de conquistar um lugar na final da Taça.

Também o futebolista dos verde e brancos, Tarantini, admitiu que este será o jogo de uma vida que poderá permitir o regresso do clube a uma final 30 anos depois.

O SC Braga mantém-se em silêncio e ninguém fez a antevisão da partida.

No Rio Ave só hoje será conhecida a lista de convocados e sabe-se que há 2 jogadores fora do jogo por lesão: Nuno Lopes e Ronny.

No SC Braga há 4 lesionados: Baiano, Sasso, Nuno André Coelho e Alan.

O árbitro do encontro é Artur Soares Dias.

O relato do jogo é na Antena 1 numa emissão que começa às 20h00 e termina no mínimo às 23h45 mas que se poderá prolongar porque os jogos estão sujeitos a prolongamento ou desempate por grandes penalidades.

RTP

brigada da relote

TAÇA DA LIGA
Presidente do Braga arrisca suspensão
A meia-final da Taça da Liga, entre o Rio Ave e o Sporting de Braga, ainda dá que falar. Recurso do árbitro visado por António Salvador pode originar castigo para o líder minhoto


O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu uma ordem de acusação de António Salvador para a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de Clubes, estando em cima da mesa a possibilidade de suspensão do presidente do Sporting de Braga.

Em causa estão as declarações proferidas por Salvador após a derrota dos minhotos com o Rio Ave (2-1), em Fevereiro, para a meia-final da Taça da Liga, nas quais visou a equipa de arbitragem desse desafio.

A 18 de Fevereiro, o CD condenou o líder dos bracarenses ao pagamento de uma multa de 77 euros. Agora, contudo, devido ao recurso do árbitro Olegário Benquerença e do assistente Ricardo Santos, o órgão disciplinar da Federação decidiu reabrir o caso.

A partir deste momento, António Salvador poderá ser punido com uma pena de suspensão que vai de um mês a um ano, ao abrigo dos artigos 112º e 136º do Regulamento Disciplinar, referentes à "lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros".

Recorde-se que o presidente do Sporting de Braga exigiu, após a polémica partida com o Rio Ave, que Olegário Benquerença não mais dirigisse jogos envolvendo os arsenalistas até ao final da sua carreira de árbitro.

"Os senhores de amarelo que andam com o apito na boca e de pau na mão não foram nada profissionais. Não foram sério. Hoje, roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreira e, se não antecipar a sua saída, quero pedir ao Conselho de Arbitragem que não volte a apitar jogos do Sporting de Braga até ao fim da sua carreira", afirmou, após a partida, na sala de imprensa do Estádio dos Arcos.

RR

JotaCC

Rio Ave-Sp. Braga

Rio Ave e Sp. Braga defrontam-se também esta noite, mas às 21h15 (SPTV), em Vila do Conde, na segunda mão da outra meia-final. O primeiro jogo acabou 0- 0. • Jorge Paixão, treinador do Sp. Braga, não fez a habitual conferência de imprensa. Segundo o site arsenalista convocou todo o plantel. • Tarantini, capitão do Rio Ave, mostrou o entusiasmo dos vilacondenses: "é o jogo das nossas vidas".

METRO

JotaCC

Salvador acusado de lesão de honra arrisca pena dura

António Salvador, dente do Braga, vai ser acusado de "lesão da honra e da reputação" de agentes desportivos, na sequência das declarações proferidas após o jogo da Taça da Liga, com o Rio Ave, em fevereiro. "Roubaram-nos uma final", disse, em alusão à arbitragem de Olegário Benquerença. O Conselho de Disciplina federativo pediu à Comissão de Instrução e Inquéritos para avançar com a acusação, por considerar que está "suficientemente indiciada" a prática daqueles ilícitos. O líder do Braga arrisca-se a uma sanção entre um mês e um ano e uma multa entre 1.912 e 5.737 euros.

JN

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Artur Jorge considera o jogo de uma vida para o SC Braga

Artur Jorge era o capitão da equipa do SC Braga em 1998 quando os minhotos perderam a final da Taça de Portugal para o FC Porto por 3-1. Agora os "arsenalistas" do Minho procuram voltar a mais uma final e para isso precisam de derrotar o Rio Ave hoje à noite, a partir das 21h15, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde. Como revela o antigo capitão à Antena 1, este jogo em Vila do Conde é o mais importante do ano para a equipa.

O ex-defesa da equipa da cidade dos arcebispos reflectiu e afirmou: "O SC Braga habituou os seus adeptos a lutar pelos primeiros lugares do campeonato e a conseguir com regularidade o apuramento para as competições da UEFA. Nesta altura só o poderá conseguir através da taça.

Este será o jogo da vida desta equipa pelo que representa a conquista da taça e a presença na UEFA. Espero uma vitória esta noite".

RTP

brigada da relote

ANTÓNIO DUARTE
"É o dia D da nossa época"
António Duarte fala a Bola Branca da importância do jogo desta quarta-feira frente ao Rio Ave numa época menos positiva


António Duarte frisou a importância de uma vitória na 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal frente ao Rio Ave, em Vila do Conde.

Para o antigo dirigente do Sporting de Braga, este vai ser "o dia D da época", onde a equipa minhota tem de demonstrar "uma grande ambição". "Temos de confirmar a ida ao Jamor", atira.

Uma presença na final da competição, que o Sp. Braga já alcançou por quatro vezes, seria a hipótese de "salvar uma época menos boa", sobretudo tendo em conta "aquilo que o clube tem vindo a habituar os adeptos". "O Braga está habituado aos grandes palcos e é uma equipa vocacionada para estas competições", disse.

Em declarações a Bola Branca, António Duarte valoriza o adversário da 2ª mão, um Rio Ave "muito compentente" que vai obrigar o Braga "a ser mais forte".

O Rio Ave-Sporting de Braga arranca, às 21h15, no Estádio dos Arcos, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias. Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento das principais incidências em rr.sapo.pt.

RR

brigada da relote

TAÇA DE PORTUGAL
Rio Ave e Braga lutam por Jamor, Europa e... Supertaça


Do Rio Ave-Sp. Braga sairá o segundo finalista, que encontrará FC Porto ou Benfica no Jamor. A presença dos bracarenses ou dos vilacondenses na final garante-lhes a ida à fase de grupos da Liga Europa.

O Sporting de Braga, atualmente, é sexto classificado na I Liga, a seis pontos do Nacional, que está no quinto lugar, que dá acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa.

Com apenas três jogos para o final do campeonato, os bracarenses já veem o acesso às competições europeias, via Liga, de uma forma muito remota, por isso centram atenções na Taça de Portugal, troféu que só venceram em 1966 e perderam três finais, a última em 1988.

Para o Rio Ave, que está em 11.º, a final da Taça de Portugal é a única maneira de atingir um lugar nas competições europeias. Os vilacondenses nunca venceram a Taça de Portugal, tendo perdido a final de 1984.

No caso de o Benfica vencer a outra meia-final, frente ao FC Porto, Sporting de Braga e Rio Ave garantem, praticamente, uma presença na Supertaça Cândido de Oliveira, visto que o título de campeão nacional está muito perto de ser conquistado pelas águias.

A 2.ª mão do duelo entre vilacondenses e minhotos joga-se esta quarta-feira, às 21.15, no Estádio dos Arcos. O 0-0 em Braga deixa tudo em aberto para este encontro.

DN