News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/03

Started by JotaCC, 10 de March de 2014, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rúben Micael convoca adeptos para Coimbra

O médio Rúben Micael foi um dos portadores da mensagem positiva que o plantel do Sporting de Braga quer passar à massa associativa. Radiante com o triunfo sobre o Nacional, o madeirense destacou o triunfo perante uma equipa que vinha de um ciclo de 13 jogos sem perder. "Fizemos uma primeira parte muito boa, criamos várias oportunidades, mas depois acabamos por sofrer um golo que nos fez abanar um pouco. Foi importante termos ganho num jogo muito difícil", disse o médio.

À semelhança do treinador arsenalista, Rúben Micael também elogiou o papel da massa associativa no apoio incondicional à equipa. "Os adeptos puxaram por nós, tivemos uma grande atitude, muita garra, o que acabou por fazer a diferença. Agora, é seguir com esta atitude em todos os jogos até final", revelou.

Nesta jornada o Sp. Braga acabou por ganhar pontos ao Nacional e Estoril, o que fez diminuir o fosso para os lugares que dão acesso às competições europeias. O médio assegura que esse é o objectivo, apesar de garantir que o Sp. Braga "vai pensar jogo-a-jogo para que, no final, a meta seja alcançada".

Questionado sobre o que mud ou desde a chegada do novo técnico, Micael evitou fazer comparações com o passado. "Pelo respeito que tenho pelo Jesualdo, não vou falar sobre isso. Importa continuar a trabalhar, puxar os adeptos para nós. Faço, desde já, um apelo para que eles nos acompanhem no jogo de sexta-feira, em Coimbra. É isso que queremos até final da temporada", convidou.

O internacional português também não deu grande importância ao facto de, aparentemente, assumir novas funções no esquema táctico do meio-campo desenhado por Jorge Paixão, garan- tido que se sente bem depois de um período em que esteve lesionado. "Importa pôr a equipa a jogar bem. Na semana passada joguei 60 minutos, hoje 70, e isso é bom para mim", garantiu.

O sonho do Mundial continua bem presente nas aspirações de Rúben Micael, ainda mais numa altura em que está a caminhar a passos largos para a sua melhor forma. "Tenho que fazer uma recta final muito boa para poder ser seleccionado. Acredito muito no meu trabalho e vou lutar, como muitos jogadores, para estar no lote final dos 23 onde, apenas um tem lugar garantido: Cristiano Ronaldo", concluiu o médio madeirense.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ruben Micael: «Só Cristiano Ronaldo tem lugar garantido»
APROVEITA LESÃO DE RAFA E GANHA NOVO FÔLEGO PARA O MUNDIAL

Desde a retirada de Rui Costa e Deco, a Seleção Nacional deixou de ter um médio criativo capaz de fazer as delícias dos adeptos. Na caminhada rumo ao Mundial do Brasil, Paulo Bento foi chamando Ruben Micael e, mais recentemente, foi a vez de Rafa se estrear. A lesão deste último praticamente coincidiu com o regresso à competição do madeirense e há poucas dúvidas de que o "10" da turma das quinas vai mesmo sair do plantel do Sp. Braga.Resta saber se nos 23 convocados estará apenas um deles ou os dois...

"É óbvio que estou a pensar no Mundial. Estive muito tempo parado e quando saiu a última pré-convocatória ainda não estava bem.Sei que tenho de fazer uma reta final de época muito boa, até porque só o Cristiano tem o lugar garantido", afirmou Ruben Micael, em jeito de brincadeira, finalizando a ideia:"Acredito no meu trabalho e vou lutar para estar nos 23."

Para isso, o médio sabe que tem de ajudar Jorge Paixão a levar os arsenalistas a muitas vitórias:"Estou a recuperar o ritmo para pôr a equipa a jogar. Em Alvalade fiz 60 minutos, com o Nacional já fiz 70. Estive muito tempo parado e a intenção era ter atuado um pouco mais à frente", esclareceu Ruben Micael, sem entrar em grandes explicações sobre o 4x4x2, com o miolo em losango, utilizado pelo novo treinador.

A mudança deu resultado e os arsenalistas aproximaram-se dos lugares de acesso à Liga Europa. "Foi uma vitória muito importante. Sabíamos que o Nacional vinha de 13 jogos sem perder. Fizemos uma 1.ªparte do melhor que há e criámos muitas oportunidades. Abanámos um pouco quando sofremos o golo, mas tivemos a atitude e a garra que precisamos de ter até ao final da época", terminou, recusando dizer o que mudou com a entrada de Jorge Paixão, por "respeito" a Jesualdo.

RECORD

JotaCC

Roma atenta a Rusescu

Os golos e as exibições de Rusescu cruzaram fronteiras e entraram no radar dos italianos da Roma.

De acordo com informações da Imprensa transalpina, o diretor desportivo dos romanos já se reuniu com um empresário que mantém contactos privilegiados com futebolistas romenos, no sentido de recolher informações sobre o atacante que os espanhóis do Sevilha emprestaram ao SC Braga.

Recentemente surgiram informações que os minhotos também estariam interessados em contratar Rusescu em definitivo.

A BOLA

JotaCC

"Com esta garra vamos à Europa"
RUBEM MICAEL>>De regresso à boa forma, médio quer fazer um bom final de época para ajudar a equipa bracarense e para garantir um lugar no Mundial

Perdido em combate no final de dezembro, Rúben Micael reapareceu em boa hora para compensar o desaparecimento de Rafa, outro criativo, por lesão. Depois de ter experimentado uma posição mais recuada em Alvalade, o madeirense assumiu outra vez a batuta do ataque, frente ao Nacional, e as sensações foram as melhores. "Vim de uma lesão, estive muito tempo parado, mas sinto-me bem. É importante pôr a equipa a jogar; é o que mais gosto de fazer. Na semana passada, joguei durante 60 minutos; no último jogo, já fiz 70 minutos. Aos poucos, vou readquirir o ritmo ideal para pôr a equipa toda a jogar", prometeu.

Em alta Rúben Micael está totalmente recuperado de uma lesão e tem subido de forma
Enquanto vai queimando etapas, o entusiasmo cresce, assim como o desejo de entrar na convocatória final da Seleção Nacional para o Mundial. "Estive muito tempo parado e, obviamente, terei de fazer uma reta final de época muito boa. Acredito no meu trabalho e vou lutar por um lugar nos 23. Julgo que só o Cristiano Ronaldo tem lugar garantido no Mundial; os outros todos vão ter de lutar", observou, certo de que o Braga retomou, em definitivo, o caminho dos êxitos. "Era muito importante esta vitória. Sabíamos que o Nacional não perdia há 13 jogos e a nossa primeira parte foi do melhor que há, praticando bom futebol e criando várias oportunidades de golo", recordou.
O golo de Djaniny teve, porém, o condão de ressuscitar fantasmas relativamente antigos. "Abanámos um pouco, mas é normal, fruto possivelmente dos maus resultados anteriores", analisou Micael, retirando da partida do passado sábado um aspecto de enorme importância: os adeptos reconciliaram-se com a equipa. "O que interessa é que ganhámos e sentimos os adeptos a puxar por nós. Vamos encarar todos os jogos dessa forma até ao fim", assegurou.
Contas feitas, bastou uma vitória contra um adversário direto na luta pelos lugares europeus para o Braga encurtar para quatro pontos a distância em relação ao quinto lugar. "Com esta atitude e esta garra, de certeza que vamos chegar lá", sublinhou o médio-ofensivo, evitando, com diplomacia, estabelecer comparações entre o ex-treinador Jesualdo Ferreira e o atual Jorge Paixão. "Por respeito a Jesualdo Ferreira, não faço isso. O que interessa, neste momento, é puxarmos pelos adeptos. Apelo mesmo para que vão a Coimbra na próxima sexta- f eira. Será outro jogo muito importante e precisamos que nos acompanhem. Este Braga jogou com muita garra, vontade e atitude", elogiou.



Rusescu entre os alvos possíveis do Roma

De novo na ribalta, Rusescu deixou de ser um "mero" excedentário do Sevilha emprestado ao Braga em janeiro para se tornar num dos avançados mais cobiçados na Europa. Mesmo que os minhotos abdiquem de acionar a opção de compra do seu passe, mediante o pagamento de três milhões de euros, o internacional romeno não deverá regressar ao clube da Andaluzia no fim da época e, segundo a Imprensa italiana, um dos destinos possíveis será o Roma, cujo diretor-desportivo, Walter Sabatini, irá reunir-se em breve com o agente FIFA Pietro Chiodi, bem relacionado com jogadores romenos, para falar sobre o arsenalista e outros jogadores. Para a partida com a Académica, a grande dúvida é o extremo Alan, com um problema muscular na coxa direita.


Defesas de Cristiano travam candidato
Guardião arsenalista e Caballero foram as grandes figuras

Equibrio, que teve como momento alto um remate de Pedro Ribeiro ao poste da baliza de Cristiano, o treinador do Penafiel deixou evidente a intenção de ganhar o jogo e alargar a vantagem pontual para o Portimonense, que acabara de empatar nas Aves, e no intervalo chamou Caballero, aumentando a capacidade ofensiva da equipa. E depois de duas excelentes ocasiões negadas por portentosas defesas de Cristiano – Vítor Bruno, aos 56, e Caballero, aos 61'–, o paraguaio mostrou as razões da aposta. Os arsenalistas tentaram reagir mas esbarraram invariavelmente na boa organização defensiva dos penafidelenses, que não abdicavam, todavia, de manter a dinâmica ofensiva. E podiam, inclusive, ter dilatado a vantagem. Mas, na sequência de um canto, o terceiro consecutivo, Miguel Leal viu Tomás Dabó empatar, destroçando a estratégia montada para uma tarde de sucesso.

O JOGO

JotaCC

Dabó castiga ineficácia penafidelense

FRENTE a um Braga B incapaz de contrariar a superioridade do Penafiel, a equipa Miguel Leal adiantou-se no marcador, aos 74 minutos, por Caballero, num remate forte e cruzado. O Penafiel dispôs ainda de duas oportunidades para ampliar a vantagem, por Caballero e Vítor Bruno, mas seria o Braga B a empatar, por Tomás Dabó, através de um cabeceamento certeiro.


JN

brigada da relote

Paulo Vinícius volta a ser opção

Depois de cinco longos meses longe dos relvados, primeiro para recuperar de lesão, depois por opção técnica, Paulo Vinícius continuou a trabalhar e a acreditar no seu valor.

A troca de treinador no SC Braga, com Jesualdo Ferreira a ceder o lugar a Jorge Paixão, pode ter sido determinante para o futuro do jogador. Pelo menos, teve reflexos imediatos naquilo que estava a ser a utilização do defesa nesta temporada.

Com Jesualdo Ferreira, o brasileiro jogou apenas na jornada 1, frente ao Paços de Ferreira, e depois na ronda 6, no encontro com o Sporting. É verdade que uma lesão afastou-o do circuito competitivo, mas quando recuperou encontrou encerrados todos os caminhos que podiam levar ao onze.

Na primeira convocatória de Jorge Paixão, o central voltou a ser chamado (ficou no banco em Alvalade), mas anteontem, frente ao Nacional, voltou a ter minutos em campo.

A BOLA

brigada da relote

Mundo Brasil: Wender feliz por voltar a casa
Neto de libanês, natural de Mato Grosso, adorou jogar em Chipre, mas a sua casa é Portugal. Um brasileiro do Mundo que fez questão de regressar a Braga


Foi um dos principais talentos do crescimento do Sp. Braga, tomou a difícil decisão de arrumar as chuteiras no verão passado e está a dar os primeiros passos na carreira de treinador.

Wenderson de Arruda Sai, Wender (ele mesmo), está de volta ao Sp. Braga, mas agora no banco.

Em julho de 2013, três meses depois de completar 38 anos, o antigo avançado brasileiro percebeu que estava na hora de acabar a carreira de futebolista.

«Não foi fácil, nunca é. Mas percebi que era o momento certo, porque tinha aparecido uma boa oportunidade de ingressar nos quadros do Braga. Sempre adorei aquela cidade e aquele clube. Passei aqui anos muito felizes e fiquei muito contente por poder voltar», explica o brasileiro, em conversa com o «Mundo Brasil», rubrica da Maisfutebol Total.

Dias antes de ter aparecido a oportunidade de voltar à casa bracarense, Wender tinha acabado de fechar uma continuidade em Chipre. «Tinha já tudo acertado, mas falei com eles e expliquei que o melhor para mim era dar esse passo e poder voltar ao Braga. A minha família adora esta cidade, gostamos todos muito de viver cá, é aqui que temos tudo».

A difícil decisão de parar

«Hoje fecha-se mais um ciclo na minha vida: a minha carreira como jogador de futebol. Foram 21 anos de dedicação, com algumas derrotas e muitas vitórias, mas não pensem que estou triste. Muito pelo contrário, porque hoje começa uma nova fase, agora como treinador de futebol num clube que me acolheu durante seis anos e que, a partir de hoje, espero retribuir a confiança dos velhos tempos. Falo do Sp. Braga. Queridos amigos e familiares, gostaria de agradecer todo o apoio e confiança nestes 21 anos de carreira como jogador profissional. Obrigado pelo carinho de todos!»

Foi assim que Wender anunciou, na sua página pessoal no Facebook, o adeus à carreira de jogador, em julho passado.

«Claro que não foi uma decisão fácil. São muitos anos, muitas memórias. Sempre gostei de ser um jogador que dava tudo, que tentava mostrar arte, talento. E não é fácil sentir que isso não vai acontecer mais», comenta Wender.

Novo desafio: ser treinador

Fechada a página de futebolista, Wender está a descobrir uma nova vida: «A gente aprende sempre em qualquer função e é isso que estou a fazer também. Ser treinador é um grande desafio, uma grande experiência. Estes primeiros meses foram já de grande aprendizagem para mim».

Primeiro, em julho, Wender entrou como adjunto dos juniores, trabalhando com Pedro Correia. Recentemente, em fevereiro, passou a ser adjunto dos «bês», em equipa técnica liderada por Bruno Pereira.

A vida de Wender no banco está ainda muito no início. Mas o brasileiro não esconde ambições: «Claro que quero evoluir, é sempre bom evoluir. Sabe-se lá o que pode vir aí pela frente. Ser um dia treinador principal pode ser uma possibilidade, quem sabe...»

Memórias de Alvalade

Wender viveu «anos inesquecíveis no Braga», num total de seis épocas e meia. Brilhou de tal modo no clube minhoto que chegou ao Sporting, corria a época de 2005/2006.

Mas as coisas não correram bem: meio ano depois, estava de volta a «casa». Ao Sp. Braga, portanto. O que se passou? «A nível individual, até correram bem, porque fiz dois jogos a titular e marquei dois jogos. Dificilmente podiam ter corrido melhor com essa média...»

Ok, mas então porque não deu para jogar mais? Wender explica: «Fui para Alvalade com o «mister» Peseiro e a ideia era ser integrado num 4x3x3. Só que as coisas não funcionaram, a equipa não estava habituada a jogar assim, o resto dos jogadores não interiorizaram esse esquema.»

Como Wender é extremo, esse seria, obviamente, o desenho que lhe favoreceria. «O Sporting acabou por continuar com o 4x4x2 e quando veio o Paulo Bento tudo se complicou ainda mais. Tive menos hipóteses de jogar, o novo «mister» tinha as suas ideias, temos que respeitar».

A solução foi um «regresso à base», para mais três anos de bom nível.

«Experiência fantástica» em Chipre

E em Chipre, como foram as coisas? Wender traça um balanço «mesmo muito positivo».

«Fui com algum receio, porque tinha dificuldade em falar línguas. Mas hoje posso dizer que falo o essencial de inglês para poder viajar e me sentir bem num país diferente. Adorei Chipre. Foi um prazer jogar lá, trabalhar lá, conhecer aquelas pessoas», garante.

Wender pinta sobre o futebol cipriota um quadro bem rosado do que alguns dos jogadores portugueses que, nos últimos anos, experimentaram por lá situações desagradáveis de salários em atraso: «Não posso dizer isso, admito. Comigo correu tudo bem, pagaram-me sempre tudo. A qualidade dos clubes é interessante, fiquei muito bem impressionado».

Ainda assim, Wender notou «nos anos mais recentes» que «a crise afetou também a capacidade financeira dos clubes em Chipre».

Primeiro no Ermis, depois no Aris Limassol, Wender só tem «a dizer bem» dos dirigentes, treinadores e jogadores com quem trabalhou.

O avô libanês e a viagem a Beirute

O apelido Said sinaliza uma ligação de Wender ao Médio Oriente.

O avô paterno do brasileiro era libanês. O pai já nasceu no Brasil, mas a herança genética está lá. E a curiosidade de conhecer as raízes levou-o a Beirute, no verão de 2012: «Estava a jogar no Chipre e é muito perto do Líbano, são 25/30 minutos de voo. Quis conhecer Beirute e adorei a cidade».

Wender nunca tinha ido ao Líbano: «Foi importante para mim conhecer e para mim Beirute foi uma surpresa. Não vi violência, vi sim alguma tensão, com os soldados a passar lá com os tanques, mas só ao longe. A cidade em si é extraordinária».

Ir a Mato Grosso e não ver o Mundial

Wender é natural de Mato Grosso, estado que acolherá quatro jogos da Copa, no Arena Pantanal, em Cuiabá.

«Conto ir ao Brasil por essa altura, mas possivelmente não estarei nos jogos. Quero aproveitar para ver a minha família, matar saudades... Mas claro que é muito bom para Mato Grosso ter jogos da Copa».

Wender deu os primeiros passos no futebol no Operário, clube de Mato Grosso. Com 19 anos, foi o melhor marcador do estadual e isso quase lhe valeu o salto para o Fluminense.

«Acabei por parar no Sport Recife e fui colega de equipa do Juninho Pernambucano. Tive uma ascensão muito rápida, era muito novo, e entre os 20 e os 23, 24 anos perdi algumas opotunidades. Passei pelo Vila Nova, Ceará... Foi importante ter vindo para o futebol português, onde passei os melhores anos da minha carreira».

B.I.

WENDER

Nome:
Wenderson de Arruda Said
Data de nascimento: 17 de abril de 1975 (38 anos)
Posição: Avançado
Altura: 1,79 metros
Peso: 70 quilos
Percurso como jogador: Operário de Mato Grosso (1991/93), Sport Recife (1993/95), Vila Nova (1995), Ceará (1996), Sport Democrata de Valadares (1998/99), Naval (1999/2002), Braga (2002/2005), Sporting (2005/06), Braga (2006/2009), Belenenses (2009), Ermis, Chipre (2009/11), Ethnikos Achnas (2012), Aris Limassol (2012/13)
Percurso como treinador: Sp. Braga (adjunto dos juniores, 2013; adjunto equipa B, 2014)

MAIS FUTEBOL

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Alan parado devido a lesão numa coxa

O plantel do SC Braga cumpriu esta manhã treino à porta fechada, preparando o jogo de sexta-feira, às 20 horas, frente à Académica, no Estádio Cidade de Coimbra.

Jorge Paixão não contou com três jogadores, entregues ao departamento médico. Destaque para Alan, que está parado e faz tratamento em virtude de ter sofrido lesão muscular na coxa direita no encontro com o Nacional.

Rafa e Éder prosseguem o tratamento aos respectivos quadros clínicos e não entram nas contas de Jorge Paixão para o desafio com os estudantes.

Terça-feira, o SC Braga treina de novo à porta fechada, às 16 horas, nos relvados de apoio do Estádio Axa.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: preocupação por lesão muscular de Alan
Capitão dos Guerreiros lesionou-se diante do Nacional

O capitão Alan é o mais recente cliente do departamento clínico dos Guerreiros do Minho, juntando-se a Rafa e Éder no lote de indisponíveis. Os três jogadores estiveram ausentes da sessão de treino desta manhã do Sp. Braga, que já prepara a deslocação a Coimbra para aquele que será o jogo inaugural da 23ª jornada.

A contas com uma lesão muscular na coxa direita contraída diante do Nacional da Madeira, Alan fez apenas tratamento, informou o Sp. Braga através do seu site oficial. O clube minhoto não deu conta da extensão da lesão nem as consequências da mesma.

Jorge Paixão orienta nova sessão de trabalho na tarde de amanhã, terça-feira, pelas 16 horas.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

#11
Alan junta-se aos lesionados no Sp. Braga
Brasileiro sofreu um problema muscular no último jogo, frente ao Nacional.

Jorge Paixão liderou mais um treino do Sporting de Braga, na manhã desta segunda-feira, e não contou com três jogadores, todos eles lesionados.

O nome mais recente no boletim clínico é Alan. O brasileiro sofreu um problema muscular na coxa direita, no jogo do sábado passado frente ao Nacional (vitória por 2-1), e realiza tratamento, informou o clube minhoto.

Rafa e Éder continuam a recuperar dos respetivos problemas físicos e assim mantêm-se de fora.

O Sp. Braga vai defrontar a Académica, na próxima sexta-feira.



Rusescu interessa à Roma
Agente do jogador do Sp. Braga esteve reunido com clube italiano.

As boas exibições de Rusescu no Sporting de Braga não estão a passar despercebidas na Europa. Em Itália escreve-se que o avançado poderá rumar à Roma no final da temporada.

Segundo as informações, Walter Sabatini, diretor-desportivo do clube romano, terá estado reunido este fim de semana com um agente que representa vários jogadores romenos, entre os quais Rusescu, e o principal assunto de conversa terá sido precisamente a possível transferência do goleador.

Recorde-se que Rusescu chegou a Braga por empréstimo do Sevilha, clube que detém o seu passe. Os minhotos podem garantir a continuidade do jogador se exercerem o direito de compra, no valor de três milhões de euros.

RELVADO

JotaCC

Alan parado devido a lesão

Extremo debate-se com um problema na coxa direita e arrisca falhar jogo com a Académica
A disponibilidade de Alan para o jogo com a Académica, agendado para a próxima sexta-feira, continua a ser uma incerteza. O extremo-direito queixou-se de dores na coxa direita no decurso do jogo com o Nacional, motivo pelo qual acabou por ser substituído pelo argentino Battaglia, e o departamento médico do Braga confirmou uma lesão muscular, não avançando para já qualquer prazo para o seu regresso aos relvados.

Após a reavaliação, recebeu tratamento médico, mantendo-se afastado dos trabalhos da equipa, tal como o médio-ofensivo Rafa e o avançado Éder. É a segunda (potencial) baixa entre os arsenalistas desde que Jorge Paixão assumiu o comando técnico.

O JOGO

brigada da relote

Alan com lesão muscular na coxa direita
CONTRAÍDA NA PARTIDA FRENTE AO NACIONAL


O boletim clínico do Sp. Braga informa que o capitão Alan contraiu uma lesão muscular na coxa direita, na partida da 22.ª jornada da Liga ZON Sagres, ante o Nacional, e que efetuou tratamento esta esta segunda-feira.

Rafa e Éder, que apenas deverão regressar à competição no médio prazo, também efetuaram tratamento.

RECORD