News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/03

Started by JotaCC, 01 de March de 2014, 08:55

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jorge Paixão: "Grande vontade de ganhar e deixar tudo em campo"

Confiante e destemido para o duelo com os 'leões'. Jorge Paixão quer estrear-se com uma vitória, esta noite, ao comando do Sp. Braga, naquele que é o seu primeiro jogo como treinador na I Liga, e promete uma equipa a jogar olhos-nos-olhos com o Sporting, em Alvalade.

"Vai ser um Sp. Braga ambicioso, com grande vontade de ganhar, e que vai deixar tudo em campo. De uma coisa tenho a certeza absoluta, que, independentemente do resultado no fim do jogo, os jogadores vão sair de consciência tranquila que deram tudo para obter o resultado positivo, que estamos confiantes que vai ser a vitória. É uma certeza que eu tenho, porque foi isso que senti do grupo e foi isso que pedi ao grupo nestes poucos dias que temos de treino", vincou, ontem, o treinador dos arsenalistas na conferência de antevisão.

Apesar de apenas quatro dias de treino, "que não dá para mudar muita coisa", Jorge Paixão destacou a "boa dinâmica e empatia" já criadas com os jogadores, e que nesta preparação para a visita ao Sporting trabalhou, essencialmente, "os aspectos psicológicos dos jogadores".

Em relação ao adversário que vai encontrar em Alvalade, Paixão espera o Sporting habitual de Leonardo Jardim. "Espero um Sporting igual ao que nos tem habituado neste campeonato: um Sporting com qualidade, com processos bem assimilados, que luta pelo título e não quer perder espaço principalmente para o Benfica. Espero um Sporting forte e motivado", apontou.
Jorge Paixão, que assumiu o comando do Sp. Braga na passada terça-feira, substituindo Jesualdo Ferreira no cargo, confidenciou, ainda, que não teve oportunidade de falar com o seu antecessor. "Tentei contactá-lo mas não foi possível ", disse.

Já quanto ao seu amigo Jorge Jesus, treinador do Benfica, espera falar com ele brevemente. "Como disse na minha apresentação, não entro em comparações, mas admiro-o, foi meu treinador e tenho-o como referência, porque considero-o um dos melhores treinadores a nível nacional e internacional. Esta semana teve jogo, mas irei ter oportunidade de falar com ele".

Paixão 'esconde' a táctica e os trunfos para Alvalade

A equipa do Sp. Braga já está, desde ontem, em Lisboa para o encontro com o Sporting, esta noite, a partir das 20.15 horas, em Alvalade, a contar para a 21.ª jornada da I Liga. 'Guerreiros' seguiram viagem para a capital após a conferência de imprensa do treinador Jorge Paixão. No autocarro arsenalista seguiu, também, bem guardada a estratégia e os trunfos para o ataque aos 'leões'.

Treinador do Sp. Braga não revelou se vai manter ou alterar, frente ao Sporting, o sistema táctico de 4x3x3, que herdou de Jesualdo Ferreira. A única ponta do véu que levantou, na conferência, foi que massajou o ego ao modelo de jogo que vai apresentar esta noite em Alvalade.

"Faz parte do plano do jogo de amanhã (hoje), vão ver se houve ou não alguma alteração", referiu somente Jorge Paixão, não divulgando também a lista de convocados, que apenas será divulgada esta manhã. "Quem vai jogar dá-me total confiança que vai fazer um bom trabalho. os jogadores que forem convocados e integrarem a lista dos 18 que vão para a ficha tenho total confiança em todos eles e tenho a total confiança que vão todos dar o seu melhor", frisou o técnico.
Quem não pode jogar, pela certa, são Custódio e Núrio, ambos castigados por um jogo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Southampton em Alvalade para ver Rafa
MÉDIO-OFENSIVO COBIÇADO EM INGLATERRA

Depois do Bayer Leverkusen e do Sevilha, agora é o Southampton a começar a mostrar interesse em Rafa. As exibições do médio-ofensivo arsenalista já fizeram eco em terras de Sua Majestade ao ponto de um observador do atual 8.º classificado da Premier League ter marcado viagem para o nosso país. Objetivo:ver o que vale Rafa e logo frente ao Sporting! Com apenas 20 anos, o menino, que ontem já viu o seu nome nos eleitos de Paulo Bento, tem uma cláusula de rescisão no valor de 25 milhões de euros, o que não totalmente será proibitivo para os cofres do Southampton. Basta recordar a contratação de Osvaldo, à Roma no verão de 2013, por 18 milhões de euros. A título de curiosidade, o avançado foi emprestado à Juventus depois de ter agredido José Fonte em pleno treino. O central português mantém-se em St. Mary.

Voltando à nova coqueluche do Sp. Braga, Rafa já foi alvo de uma proposta do Bayer Leverkusen, tal como Record noticiou em 1.ª mão, mas a SAD não aceitou os 5 milhões de euros. Seguiu-se uma observação do Sevilha, onde Rusescu pode muito bem entrar como moeda de troca...

O interesse no médio ex-Feirense vai muito para além dos clubes. O site da Eurosport ainda anteontem publicou uma extensa reportagem sobre a sua carreira.


RECORD

JotaCC

SC Braga com Paixão para atacar Jardim de Alvalade

O Sporting continua com um olho bem focado na liderança e com outro de prevenção para segurar o segundo lugar, que reocupou na jornada passada. Pela frente, os leões terão um teste de fogo, frente a um SC Braga que mudou de rosto no comando técnico e que procurará dar uma nova imagem, depois de uma campanha pálida nos dois primeiros terços da época.

Um dos grandes atrativos é perceber se realmente os bracarenses efetuarão mudanças de fundo ou se, bem mais provável, Jorge Paixão dará continuidade ao estilo de jogo de Jesualdo Ferreira. Caso isso aconteça, ficará a cargo do novo técnico a responsabilidade de devolver à equipa a confiança que entretanto parece ter-se esfumado, por entre maus resultados.

Rafa Silva, um dos jogadores em maior evidência na época dos minhotos, deve voltar a ser escolha inicial, ele que chega a Alvalade motivadíssimo pela chamada de Paulo Bento à seleção principal portuguesa.

Contudo, não menos importante é o facto de o Sporting estar privado de Adrien Silva pela primeira vez esta época, em jogos para o campeonato. O condutor de jogo dos leões está castigado, tal como o artilheiro Fredy Montero, pelo que Leonardo Jardim terá que solucionar essas ausências em habituais segundas escolhas.

Ainda assim, isso não deverá ser problema para o treinador madeirense, habituado a ter que se refugiar no banco de suplentes para encontrar, com sucesso, soluções para jogos que não decorrem conforme o esperado.

Nesse prisma, Slimani surge como opção natural à ausência do segundo melhor marcador da prova. O argelino está em alta, depois de ter feito mais um golo decisivo, em Vila de Conde, e tem o Mundial 2014 na mira, pelo que qualquer oportunidade é vista como ouro por um dos 'melhores suplentes' a atuar em Portugal.

Mais difícil será a escolha para substituir Adrien Silva. O português é praticamente indispensável na manobra de transição da equipa e pelos seus pés que passam praticamente todas as jogadas da equipa. A André Martins deverá ser pedido um maior preenchimento dos espaços centrais (o número 8 tem descaído mais para a direita) e o jogo deve ser ainda mais flanqueado por uma equipa que se alonga por grande parte da largura do retângulo de jogo. Vítor Silva e Gerson Magrão lutam pela vaga em aberto, só que o brasileiro leva vantagem e deve ser a escolha de Jardim.

Sporting retomou a hegemonia sobre um SC Braga que tem augurado a grandeza

Desde que António Salvador e Jesualdo Ferreira chegaram ao comando do clube minhoto, em 2003, que o crescimento tem sido visível e continuado, numa passagem para a luta constante pelos lugares europeus e mesmo por uma maior envolvência em lutas do topo da classificação.

Além de um segundo lugar, com Domingos Paciência, a equipa já registou duas participações na Liga dos Campeões e uma presença na final da Liga Europa, o que tem elevado as expectativas de um clube onde até já se falou na força equivalente a um suposto «terceiro grande» em Portugal, à frente do Sporting - a avaliar pelas palavras do presidente António Salvador na época passada, aquando do confronto entre os dois emblemas.

Ora, no que diz respeito aos confrontos diretos, os bracarenses têm criado alguns dissabores aos leões, embora o Sporting tenha recuperado a supremacia neste capítulo nos últimos desafios, já que a turma leonina leva quatro vitórias consecutivas.

O último bracarense a ganhar ao Sporting foi... Leonardo Jardim. Tal como o zerozero.pt lhe contou durante a semana, o agora treinador dos leões tem uma história recente interessante neste duelo particular, tal como Domingos Paciência.

Curioso é também o facto de Sporting e SC Braga não costumarem oferecer empates nos jogos entre si. O último remonta já à época de 2004/2005, quando houve um 0x0 em Alvalade: desde então, 12 triunfos leoninos, seis para os arsenalistas.

ZEROZERO

JotaCC

Sporting precisa de vencer na receção ao Braga para manter pressão sobre Benfica

O Sporting vai tentar manter pressão na sua perseguição ao Benfica, precisando para isso de vencer hoje na receção ao Sporting de Braga, em jogo da 21.ª jornada da I Liga de futebol.

Depois de terem recuperado na ronda anterior o segundo lugar, ao beneficiarem da derrota caseira do FC Porto diante do Estoril-Praia, os "leões" tentam agora chegar-se ao Benfica, líder da prova, com cinco pontos de vantagem para o Sporting e sete para os "dragões".

Frente ao clube de Alvalade estará um Sporting de Braga muito distante das últimas temporadas, formação que vai estrear o seu novo treinador, Jorge Paixão, que orientava o Farense no Campeonato Nacional Sénior, tendo rendido Jesualdo Ferreira.


EXPRESSO

JotaCC

Sporting e Sp. Braga discutem liderança
DUELO DE CANDIDATOS AMANHÃ NO MINHO

A liderança da Liga estará em discussão amanhã no duelo entre Sp. Braga e Sporting, que encerra a 20.ª jornada da fase regular. As duas equipas partem para esta ronda separados por apenas dois pontos.

João Benedito, capitão dos leões, admite que o líder não terá uma tarefa fácil. "O Sp. Braga é uma equipa cheia de qualidade técnica, fruto do excelente treinador que os comanda", referiu ao site do clube, sublinhando a motivação do adversário que defrontou na final da Taça de Portugal e Supertaça. "Espero que seja um bom espectáculo, que os conjuntos se respeitem e o Sporting saia vencedor", acrescentou.

No lado dos arsenalistas, o treinador Paulo Tavares anteviu "uma grande partida, contra uma formação forte e organizada". Questionado sobre o historial de resultados negativos com o campeão nacional, foi claro: "Nesta época, já quebrámos alguns enguiços, isso não nos coloca maior pressão. Entramos em todos os jogos com o objetivo vencer."

A 20.ª jornada arranca hoje, destacando-se a visita do Benfica, 3.º classificado, ao reduto do Vila Verde, a partir das 18 horas.

RECORD

JotaCC

Bento vai experimentar mais antes da lista para o Mundial
Rafa e Ivan Cavaleiro são as novidades na convocatória da selecção portuguesa que defronta os Camarões na próxima quarta-feira.

A 19 de Maio, logo a seguir à final da Taça de Portugal, Paulo Bento vai anunciar a lista dos 23 convocados para o Mundial que se vai disputar no Brasil. Na última sexta-feira, anunciou a lista dos 23 que vão defrontar os Camarões na próxima quarta-feira, em Leiria, e garantiu que é para "conhecer melhor alguns jogadores". Assim justificou as chamadas de Rafa (Sp. Braga) e Ivan Cavaleiro (Benfica), as novidades da convocatória, e de Anthony Lopes (Lyon) como um dos guarda-redes — que ainda não se estreou. Mas esta lista também é notável pelas ausências e, tendo em conta o conservadorismo de Bento nas suas escolhas, muita coisa irá mudar na convocatória final.

O seleccionador nacional parece estar a seguir um caminho diferente daquele que fez para o Euro 2012. Na sua última lista, antes da convocatória final, para um particular com a Polónia, Bento já fixara quase todas as suas escolhas. Para esse jogo com os polacos, a lista incluiu 21 dos 23 da convocatória para o Europeu, sendo que, durante a preparação, houve mais uma mudança. De uma convocatória para a outra, saíram Manuel Fernandes e Nélson, entraram Custódio e Miguel Lopes, sendo que Hugo Viana viria a substituir Carlos Martins já durante o estágio em Óbidos.

Olhando para a lista que Bento divulgou, há muita gente que não está lá, mas que costuma ser indiscutível nas suas opções para o "onze" principal, como são os casos de Rui Patrício, Hélder Postiga, Nani e Bruno Alves, nomes que, em circunstâncias normais, estarão entre as opções finais para o Brasil. Ou seja, esta será a grande oportunidade para muitos agarrarem o lugar num quadro de muitos condicionalismos, como são as lesões de jogadores como Postiga, Nani, Éder ou Vieirinha.

Desde que Paulo Bento assumiu o cargo de seleccionador nacional, pouco depois do Mundial 2010, já promoveu a estreia de 19 jogadores, o último dos quais William Carvalho, uma das grandes revelações da Liga portuguesa, que foi suplente utilizado no jogo da segunda mão do play-off com a Suécia. Mas nem todos se assumiram como opção regular, casos de André Santos, André Martins ou Licá. Outros impuseram-se como titulares indiscutíveis, como Rui Patrício e João Pereira, enquanto jogadores como Luís Neto, Rúben Micael ou Éder são presenças regulares — um pouco menos no caso do avançado do Sp. Braga, que tem sido muito afectado por lesões.

É o próprio seleccionador nacional a admitir que esta lista está longe de ser a que vai fazer para o Mundial do Brasil, apesar de já ter uma base. "Há um leque de jogadores que podem fazer parte das nossas escolhas até 19 de Maio, dia da convocatória definitiva. Tenho dito que existe uma base com alguma estabilidade nas nossas escolhas, mas tentando que seja sempre um grupo aberto. Queremos conhecer melhor alguns jogadores que ainda não foram chamados à selecção A, mas que têm tido um trajecto nos seus clubes e nos sub-21 que lhes permitiu chegar aqui. É verdade que é um estágio muito pequeno, mas é a derradeira oportunidade para termos esse conhecimento", frisou Paulo Bento.

Polivalência é importante
De fora da convocatória ficou o brasileiro do FC Porto Fernando, cujo processo para poder alinhar na selecção portuguesa, garante Paulo Bento, ainda não está concluído. Mas a novidade no discurso do técnico foi mesmo admitir que o médio portista poderá estar entre as suas futuras escolhas. "O Fernando não está nem podia estar convocado por problemas que estão à margem da questão desportiva. O mesmo que acontece com o Fernando, acontece com qualquer outro jogador: o facto de não estar aqui neste momento não significa que não possa vir a estar na convocatória para o Mundial", explicou.

Quanto às chamadas de Rafa e Cavaleiro, Bento reconhece que o médio do Sp. Braga tem tido maior protagonismo que o avançado do Benfica, justificando a chamada de ambos com a polivalência que têm apresentado: "O Rafa pode jogar nos dois corredores laterais e também na função de número 10. Traz muitas soluções. O Ivan tem muitos minutos na equipa B e alguns na equipa principal. O facto de jogar em ambos os corredores ou como ponta-de-lança traz mais soluções ao grupo."

PUBLICO

JotaCC

Sporting com Slimani e mais dez no baptismo de Paixão
Na estreia do novo técnico do Sp. Braga, os "leões" não podem contar com Montero e Adrien, que estão castigados

Uma semana depois de recuperar o segundo lugar, o Sporting recebe esta noite, no Estádio de Alvalade, o Sp. Braga. Os "leões" vão apresentar-se sem duas das principais armas, mas se o nome do substituto de Montero não levanta dúvidas (Slimani vai ser titular na prova pela segunda vez), a ausência de Adrien é mais difícil de colmatar. Do lado dos minhotos, Jorge Paixão vai estrear-se na principal divisão do futebol português como treinador e os "arsenalistas" esconderam o jogo: a equipa viajou para Lisboa sem revelar os convocados.

Leonardo Jardim, o último treinador a vencer em Alvalade como técnico do Sp. Braga, deixou algumas pistas na antevisão da partida sobre o "onze" dos "leões" e marcadores dos golos "leoninos" na última jornada, em Vila do Conde, deverão estar entre as opções iniciais. Se a presença de Slimani é indiscutível – "merece uma oportunidade pela sua valia e pelo que tem ajudado quando entra" -, Carlos Mané também deverá surgir na equipa titular. O técnico, no entanto, não deverá apostar no internacional sub-21 português para o lugar de Adrien: "Com ele no corredor e com o meio campo com três médios, como é habitual, temas mais pressão e equilíbrio".

Com Mané, previsivelmente, numa das alas – Wilson Eduardo deve ser o sacrificado -, sobra uma vaga no meio campo. Para o lugar de Adrien, Vítor e Gerson Magrão são as opções, mas o brasileiro, que apenas foi utilizado 99 minutos na I Liga, parece partir em desvantagem.

Mais difícil é compor o puzzle bracarense. Apesar de a lista de convocados ter sido escondida a sete chaves, são certas as ausências de Núrio e Custódio (castigados), Joãozinho e Miljkovic (lesionado), pelo que o técnico, na estreia, terá que fazer uma adaptação da esquerda da defesa – Baiano deverá ser a solução. Com apenas "quatro dias de trabalho", o que "não dá para fazer muita coisa", Paixão quer em Alvalade "uma equipa ambiciosa, com grande vontade de ganhar e de deixar tudo em campo".

PUBLICO

JotaCC

Ivan Cavaleiro e Rafa: surpresas em questão de extrema importância
Jovens extremos de Benfica e Sp. Braga ' deixaram' de fora Quaresma para o particular com os Camarões. "Quem não está nesta lista não está excluído do Mundial", ressalva Paulo Bento

Nani está fora de uso no Manchester United. Vieirinha está a recuperar de grave lesão. Bruma idem aspas, com a recuperação até mais atrasada. Danny alterna entre lesões inoportunas e uma relação "misteriosa" com Paulo Bento.



RAFA SILVA ( 20 ANOS)
Com limitações extremas entre os habitualmente selecionáveis, o regresso de Ricardo Quaresma à competição de alto nível, pelo FC Porto, aparentava ser uma boa nova em tempo oportuno para o selecionador. Mas Bento surpreendeu ontem ao chamar ( sobretudo) Ivan Cavaleiro, do Benfica, e Rafa Silva, do Sp. Braga, deixando de fora o extremo portista da convocatória para o jogo particular frente a Camarões, a 5 de março, em Leiria.
Portugal é historicamente um país de extremos. Futebolisticamente, também. Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, é um produto dessa escola, mesmo que hoje em dia seja muito mais do que isso. Mas atualmente é só ele, o indiscutível CR7, que Portugal tem como extremo garantido na lista final dos 23 que hão de rumar ao Brasil. O portista Varela também vai mantendo alguma regularidade e é um forte candidato à viagem final.
O resto, os outros dois previsíveis lugares destinados às alas atacantes, são uma enorme interrogação, pelas razões apresentadas no início, entre lesões e maus estados de forma. Uma questão de extrema importância, numa seleção onde eles são imagem de marca.
Neste cenário, a chamada de Ivan Cavaleiro, que tem 12 minutos de I Liga em 2014 e vive até um período de menor fulgor no Benfica, não pode deixar de causar surpresa nesta que é a última oportunidade para Paulo Bento ver de perto alguns jogadores antes da chamada final para o Brasil, a 19 de maio. Já Rafa Silva, a outra estreia na convocatória, tem sido um dos principais destaques (se não o melhor) de um Sp. Braga, o que torna mais meritória a sua chamada.
De fora fica um Ricardo Quaresma que se tem destacado no regresso ao FC Porto, sendo titular indiscutível da equipa de Paulo Fonseca e tendo já marcado golos em todas as competições, em dois meses; ou também um Carlos Mané que é a última coqueluche do revitalizado Sporting e leva quatro golos importantes já marcados este ano.
Paulo Bento justificou as chamadas de Ivan Cavaleiro e Rafa numa lógica de continuidade, fruto do bom trabalho desenvolvido pelos dois extremos nos respetivos clubes e na seleção de sub- 21, frisando ainda a versatilidade de ambos, que trazem "muitas soluções" ao grupo.
"O Rafa pode jogar nos dois corredores e também na função de ' 10'. Ivan pode jogar em ambos os corredores ou como ponta de lança".



Jardim estreia médio Wallyson nos convocados leoninos

O médio brasileiro Wallyson Teixeira Mallman é a grande novidade da convocatória de Leonardo Jardim para o encontro desta noite com o Sporting de Braga ( 20.15, Sport TV Live).
O jovem de 20 anos, esquerdino, tem evoluído na equipa B e pode desempenhar a posição de trinco ou então de número 8, lugar ocupado habitualmente por Adrien, que está castigado depois de ter completado uma série de cinco amarelos diante do Rio Ave.
Wallyson só foi inscrito a 31 de agosto de 2013, último dia de inscrições, após um complexo processo negocial que levou a que os leões conseguissem a renovação, por mais uma época, com o médio que na Europa já representou, nos escalões de formação, os ingleses do Manchester City e os suíços do Basileia. Este ano o brasileiro de origem alemã leva 16 jogos na equipa B e dois golos ( Beira- Mar e Farense, este último antigo clube de Jorge Paixão, novo técnico do Sp. Braga).
Ainda assim, o DN sabe que Leonardo Jardim está tentado a colmatar a vaga de Adrien com Magrão ao passo que o também castigado Montero será rendido por Slimani.
Eis os convocados leoninos: Rui Patrício e Marcelo; Cédric, Piris, Rojo, Maurício, Eric Dier e Jefferson; William Carvalho, Magrão, Wallyson, André Martins e Vítor; Heldon, Carrillo, Capel, Slimani, Wilson Eduardo e Carlos Mané.
Entretanto, Jorge Paixão, técnico que se vai estrear na Liga em Alvalade, reconheceu que quatro dias não dão "para mudar muita coisa" e revelou que ainda não conseguiu falar com Jesualdo Ferreira.

DN

JotaCC

Caminhos diferentes para o golo
Ambos treinaram, em momentos distintos, Clemente, avançado do Chaves e Farense que revela a O JOGO a ambição e profissionalismo comuns e as conceções de jogo díspares

Já se defrontaram emescalões inferiores, mastêmparahoje marcado o primeiro embate no patamar principal do futebol nacional. Leonardo Jardimnão pretende facilitar ao apadrinhar a estreia de Jorge Paixão ao comando do Braga, em Alvalade, onde o Sporting já deixou fugir oito pontos e está "proibido" de mais desperdícios sob risco de comprometer o objetivo assumido de garantir um lugar na próxima edição da Champions. OJOGO foi descobrir junto de Clemente, que jogou às ordens de Jardim no Chaves e de Paixão no Farense, em que converg e m o s dois treinadores e os aspectos que separam os técnicos do Sporting e do Braga, ficando com umacerteza: ambos são "obcecados" pelo golo, mas encontram formas distintas de lá chegar. "Estive um ano e meio com Leonardo Jardim no Chaceber que tem características muito semelhantes às de Jardim. Em Chaves, o míster era muito próximo dos jogadores, preocupava-se com tudo, mesmo com a vertente pessoal, e Paixão também criou uma grande relação com o grupo, os jogadores davam tudo por ele. Mas o seu estilo de jogo é um pouco diferente", avalia Clemente, para passar a concretizar:"Com ele, há pressão permanente no último terço e são ves e já se notava que era muito ambicioso. Acredita muito no seu trabalho, é muito competente e isso está à vista com o que tem feito à frente do Sporting, que é notável. Mas já na altura, tinhaprincípios muitodefinidos decomo queria que a equipa jogasse. Asua conceção de futebol assenta num jogo de maior posse, grande organização e equilíbrio e é muito exigente nestes aspectos", refere o avançado que deixou o emblema flaviense em janeiro para rumar a Faro onde passou a ser treinado pelo adversário desta noite de Jardim. "No pouco tempo que estive com Jorge Paixão no Farense, deu para per-
"Jardim é muito ambicioso, confiante e competente e Paixão tem características muito semelhantes adotadas transições rápidas para o ataque. Os avançados têm de estar sempre em cima dos defesas e não deixar jogar, recuperar rápido a bola."
Esta noite confrontam-se, assim, duas conceções de jogo: a construção e circulação de bola e a a transição rápida.




"VAMOS DEIXAR TUDO EM CAMPO"
JORGE PAIXÃO>>O novo técnico promete um Braga cheio de ambição, a bater-se claramente pela vitória, contra um Sporting "intenso"

A intenção de vencer o Sporting, anunciada na apresentação como treinador do Braga, não esmoreceu ao cabo de quatro dias de trabalho. Não deram para "mudar muita coisa", mas terão bastado para Jorge Paixão injetar o grupo de adrenalina. "Vai ser um Braga ambicioso, com grande vontade de ganhar e que vai deixar tudo em campo. De uma coisa tenho a certeza absoluta: seja qual for o resultado no fim do jogo, os jogadores vão sair de consciência tranquila de Alvalade e de que tudo deram para obter um resultado positivo. E estamos confiantes que vai ser a vitória", sublinhou.



À espera de um "Sporting de qualidade, intenso, forte e motivado", com processos "bem assimilados", o treinador dos arsenalistas prevê uma noite atribulada, mas acredita que a equipa responderá bem. "O Sporting luta pelo título e, naturalmente, não quer perder espaço principalmente para o Benfica", observou, certo de que o seu trabalho de psicólogo tocou nos pontos certos. "Dei-me a conhecer aos jogadores, interagi com eles. O trabalho incidiu nesse sentido e na parte psicológica inerente aos aspetos do modelo do jogo", explicou.
Sem entrar em grandes pormenores, Paixão apenas f ez uma revelação: voltou a boa disposição. "No primeiro dia pedi aos jogadores que trouxessem um sorriso. É uma forma positiva de encarar o trabalho e o mais importante é que eles tornem a ter alegria no treino e no jogo. Será meio caminho andado para inverter a situação, estimou. Para trás, ficou um grupo "triste". "É uma situação normal numa equipa e num clube desta dimensão que não ganha. Quando sai um treinador, também se fica triste", avaliou.



"Não foi possível contactar Jesualdo"

A passagem de testemunho entre Jesualdo Ferreira e Jorge Paixão verificou-se sem trocas de impressões. O sucessor do professor tentou, porém, uma conversa. "Tentei contactar Jesualdo Ferreira e não foi possível", contou. Amigo pessoal de Jorge Jesus, Paixão assumiu ainda que tenciona conversar, em breve, com o treinador do Benfica. "Não entro em comparações, mesmo admirando e tendo o Jorge Jesus como treinador de referência. É dos melhores a nível nacional e internacional. Teremos oportunidade de falar", comentou.



Concentração elevada dilui medo de falhar
Rogério Gonçalves estreou-se pelo Braga após uma chicotada psicológica, tal como se verificará hoje com Jorge Paixão, e não se limitou a reacender a confiança perdida da equipa. Surpreendeu o Benfica com a tática certa

Jorge Paixão estreia-se hoje no comando técnico do Braga, contra um dos grandes do futebol português, tal como sucedeu a Rogério Gonçalves na época 2006/07. Apósodespedimento de Carlos Carvalhal, assumiu o comando da equipa bracarense e passou comdistinção noprimeiro teste, vencendo o Benfica de Fernando Santos, por 3-1. "Prevejo um Braga supermotivado contra o Sporting. O Paixão terá encontrado uma equipa bem trabalhada, porque o Jesualdo Ferreira é um treinador muito competente, mas tem de dizer aos jogadores

Camaradagem > Eduardo brinca com Joãozinho no último treino antes da viagem

"Quando substituí o Carvalhal, tratei de injetar o meu cunho pessoal que acredita totalmente neles. Quando substituí o Carvalhal, deparei-me igualmente com uma equipa bem trabalhada; só tratei de injetar o meu cunho pessoal", conta.
Certo de que "os níveis de concentração" são sempre "elevados" contra os grandes, diluindo por completo o "medo de falhar", Rogério Gonçalves resolveu então capitalizar na estreia ao comando do Braga algumas conclusões que retirou de um anterior duelo com os encarnados, ainda ao serviço da Naval. Terríveis no ataque, Simão Sabrosa e Nuno Gomes mereceriam marcações apertadas, quando o contra-ataque se proporcionasse, a grande referência seria o arsenalista João Pinto. "Senti que poderíamos fazer alguma coisa de diferente. Bloqueámos bem as movimentações do Simão Sabrosa e do Nuno Gomes, saindo depois em rápidas transições. E nesse aspeto o João Pinto fez umjogo excelente. Como pivô ofensivo, foi fantástico. Por um lado, era um jogador muito inteligente; por outro, em termos táticos, funcionou na perfeição", recorda.
Ou seja, o Braga não terá de se sujeitar, à pressa, a qualquer tipo de mutação tática para surpreender em Alvalade. "Mais importante que um sistema tático é o pensamento coletivo de jogo. O adversário pode bloquear um sistema, mas nunca um pensamento coletivo. A tática é só a parte racional do jogo. Na prática, podem subir mais ou menos os laterais; pode-se colocar apenas um ou dois pivôs defensivos no meio-campo e por aí fora. Contra o Benfica, o João Pinto foi a nossa grande referência nos movimentos ofensivos, porque, de resto, encontrei uma equipa muito bem trabalhada", reforça.



NAC, BAIANO, MAURO E RAFA REGRESSAM AO ONZE INICIAL

Privado de Núrio e de Custódio, ambos castigados por um jogo, Jorge Paixão não se limitará a preencher as vagas deixadas pelo lateral-esquerdo e pelo médio-defensivo com Baiano e Mauro, respetivamente. Com Joãozinho ainda entregue aos cuidados do departamento médico, o primeiro voltará a jogar numa situação de adaptação, mantendo-se Tomás Dabó na direita da defesa; já o segundo surge como substituto natural do internacional português no meio-campo, reconquistando o estatuto de titular. Ainda na defesa, tal como o treinador testou nos últimos dias, prevê-se, por opção técnica, o regresso do central Nuno André Coelho, enquanto Rafa estará de volta à esquerda do ataque, empurrando Pardo para o banco.



RENNES E LENS ATRÁS DE RAFA

Novidade na convocatória de Paulo Bento para o particular com os Camarões, a 5 de março – o que motivou uma comunicação de agradecimento na sua página no Facebook, Rafa começa a agitar o mercado em França. Segundo o sítio da "Eurosport", há algum tempo que o médio-ofensivo é seguido por observadores franceses, especialmente da parte do Rennes e do Lens.

O JOGO

JotaCC

Jorge Paixão de peito aberto para Alvalade
QUATRO DIAS de trabalho na "pedreira" e balanço necessariamente curto do novo treinador do Braga. "Não houve tempo para muita coisa", diz Jorge Paixão, que, ainda assim, regista a "boa empatia" com os jogadores e anuncia "a ambição de ganhar em Alvalade".

Após o treino de ontem, no último ensaio para o jogo com o Sporting, Jorge Paixão resumiu as primeiras experiências em Braga. "Foram ap e nas quat ro di as . Como calculam, não dá para fazer muita coisa. Posso dizer que a dinâmica e empatia são boas. Pedi aos jogadores que trouxessem um sorriso todos os dias para o treino, como forma positiva de encarar o trabalho. O mais importante é ter alegria no treino e no jogo, pois só dessa forma podemos inverter o quadro. Dei-me a conhecer aos jogadores e interagi com eles. O trabalho incidiu mais na componente psicológica e no plano para este jogo", disse o técnico sucessor de Jesualdo Ferreira.
Paixão promete "um Braga ambicioso, com vontade de ganhar" ao Sporting, naquele que será o primeiro capítulo da era pós-Jesualdo no Braga. Será só outro desafio, o da estreia na elite do futebol português, que o treinador encara de peito aberto: "Vamos deixar tudo em campo. Mas, independentemente do resultado, tenho a certeza de que os jogadores deixarão o campo com a noção do dever cumprido".
Na lista de convocados, a divulgar hoje, não estarão os suspensos Custódio e Núrio nem, provavelmente, os laterais Miljkovic e Joãozinho, que treinaram à parte e que recuperaram de lesões.
Este cenário deixa o treinador com duas únicas opções para as laterais da defesa – Baiano e Tomas Dabo –, mas não é nada que aflija Jorge Paixão. "Vamos com 18 jogadores, confio em todos", disse o treinador da equipa minhota.



BENTO CONTA COM CAVALEIRO E RAFA
Paulo Bento surpreende e deixa Quaresma de fora. Regressam Rolando, Miguel Lopes e Amorim

NA ANTECÂMARA do Mundial 2014 Paulo Bento surpreendeu, ontem, no anúncio da convocatória para o particular frente aos Camarões, na quarta-feira, em Leiria. Chamou, pela primeira vez, Rafa e Ivan Cavaleiro, mas deixou cair Quaresma, a atravessar um bom momento de forma. Ainda assim, defendeu-se: "Estar fora desta lista não quer dizer que não possa ser chamado no dia 19 de maio, quando sair a convocatória para o Brasil".
No lote de jogadores confirmam-se evidências – Bento prefere a polivalência, elogiada nos casos de Cavaleiro, Amorim e Rafa – e dúvidas. Na baliza, hesita entre Anthony Lopes e Eduardo – Rui Patrício nem foi chamado, por opção.
Por seu lado, no centro da defesa, Rolando, Neto e Ricardo Costa lutam por dois lugares.

JN

brigada da relote

Sporting precisa de vencer o Braga para manter pressão sobre o Benfica

O Sporting vai tentar manter pressão na sua perseguição ao Benfica, precisando para isso de vencer hoje na receção ao Sporting de Braga, em jogo da 21.ª jornada da I Liga de futebol.

Depois de terem recuperado na ronda anterior o segundo lugar, ao beneficiarem da derrota caseira do FC Porto diante do Estoril-Praia, os "leões" tentam agora chegar-se ao Benfica, líder da prova, com cinco pontos de vantagem para o Sporting e sete para os "dragões".

Frente ao clube de Alvalade estará um Sporting de Braga muito distante das últimas temporadas, formação que vai estrear o seu novo treinador, Jorge Paixão, que orientava o Farense no Campeonato Nacional Sénior, tendo rendido Jesualdo Ferreira.

A ronda inicia-se entretanto com a receção do Estoril-Praia, quarto classificado da prova, ao Olhanense, penúltimo.

LUSA

brigada da relote

Domingos foi o último guerreiro a gelar Alvalade
LEÕES NÃO PERDEM HÁ 3 ÉPOCAS COM MINHOTOS


Apesar do crescimento do Sp. Braga nas últimas temporadas – uma subida de rendimento que coincidiu com a maior fragilidade competitiva apresentada pelos leões –, a verdade é que o Sporting costuma dar-se bem diante dos minhotos no Estádio José Alvalade. O leão ganhou na sua casa os últimos cinco jogos oficiais diante da formação arsenalista, perfazendo três temporadas invencíveis diante da equipa minhota.

Aliás, a última vez que o Sp. Braga venceu em Alvalade remonta a 2009/10, altura em que os jogadores então orientados por Domingos Paciência gelaram o estádio verde e branco com uma vitória por 2-1 (golos de Alan, Meyong e Yannick). Na época anterior, também Jorge Jesus derrubou a barreira verde e branca, vencendo em pleno Estádio José Alvalade por 3-2. Apesar de tudo, a história não dá azo a dúvidas: 45 vitória leoninas em 57 jogos disputados no reduto verde e branco.

RECORD

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Jorge Paixão estreia Erivaldo e recupera Vinícius

A estreia do jovem avançado Erivaldo destaca-se como principal novidade na primeira convocatória de Jorge Paixão como treinador do SC Braga, que este sábado defronta o Sporting, em Alvalade, para a 21.ª jornada da Liga.

Nota ainda para o regresso de Paulo Vinícius, que não era chamado há vários meses pelo antecessor Jesualdo Ferreira e que volta a ser opção com o novo treinador. Baiano, recuperado de lesão, também regressa aos eleitos, ao passo que Custódio, castigado, é a principal ausência.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes:
Eduardo e Cristiano.
Defesas: Nuno André Coelho, Kadu, Sasso, Santos, Tomás Dabó, Baiano e Paulo Vinícius.
Médios: Mauro, Luiz Carlos, Vukcevic e Rúben Micael.
Avançados: Rafa, Alan, Erick Moreno, Pardo, Rusescu e Erivaldo.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Erivaldo estreia-se no regresso de Paulo Vinícius
Primeira convocatória de Jorge Paixão tem 19 jogadores

O técnico do Sp. Braga, Jorge Paixão, divulgou esta manhã a sua primeira lista de convocados da equipa arsenalista, que defronta o Sporting. Numa convocatória de 19 jogadores, a grande novidade é a chamada do jovem atacante Erivaldo, pertencente aos quadros da equipa B.

Erivaldo completou a sua formação no Sp. Braga, proveniente do Beira-Mar. É um dos elementos mais influentes da equipa secundária dos «Guerreiros do Minho», tendo apontado quatro golos nos 24 jogos em que foi utilizado.

Destaque ainda para o regresso de Paulo Vinícius, quatro meses depois da sua última aparição com a camisola do Sp. Braga. O central brasileiro lesionou-se precisamente no jogo da primeira volta do campeonato com o Sporting, a 28 de setembro.

A primeira lista de convocados de Jorge Paixão conta com algumas ausências forçadas. Éder, Joãozinho, Miljkovic e Kappel estão lesionados, pelo que não são opção para o técnico. Por sua vez, Custódio e Núrio não podem dar o seu contributo à equipa em virtude de se encontrarem castigados. As ausências de Joãozinho e de Núrio levam a que Jorge Paixão tenha de improvisar um lateral esquerdo.

Convocados
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano;
Defesas: Sasso, Kadu, Tomás Dabó, Santos, Paulo Vinícius, Baiano e Nuno Coelho;
Médios: Luiz Carlos, Ruben Micael, Vukcevic e Mauro;
Avançados: Pardo, Erivaldo, Alan, Rafa, Moreno e Rusescu

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Erivaldo chamado no SC Braga

Baiano, Paulo Vinícius e Erivaldo, um estreante, foram convocados pelo treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, para a deslocação de hoje ao reduto do Sporting, em jogo da 21.ª jornada da I Liga de futebol.

A chamada de Erivaldo, jovem avançado da equipa B e internacional sub-20, é a maior surpresa da lista de convocados, tratando-se de uma estreia numa convocatória da equipa principal dos minhotos.

Já o defesa direito Baiano está completamente recuperado do problema muscular que o afastou no último mês da equipa minhota e deve voltar diretamente para o "onze" dadas as ausências dos laterais Núrio, castigado, Miljkovic e Joãozinho, ainda a recuperarem de lesões (tal como Kappel e Éder).

O central Paulo Vinícius já não era convocado há vários meses, primeiro devido a lesão, depois por opção técnica, mas volta a ser opção no Braga com a chegada do novo treinador, Jorge Paixão.

Custódio é baixa importante, devido a castigo, tendo o técnico "arsenalista" chamado o médio montenegrino Vukcevic em vez do argentino Battaglia.

O jogo entre Braga, sétimo classificado, com 27 pontos, e Sporting, segundo, com 44, está agendado para as 20:15, no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.

- Defesas: Nuno André Coelho, Kadu, Sasso, Santos, Tomás Dabó, Baiano e Paulo Vinícius.

- Médios: Mauro, Luiz Carlos, Vukcevic e Rúben Micael.

- Avançados: Rafa, Alan, Erick Moreno, Pardo, Rusescu e Erivaldo.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Leões atiraram a crise para o lado da Pedreira
PAPÉIS INVERTERAM-SE DE FORMA RADICAL


Há 10 anos que o Sporting não defrontava o Sp. Braga com uma vantagem tão dilatada como a atual na tabela classificativa.

Erivaldo estreia-se nos convocados
BAIANO, PAULO VINÍCIUS TAMBÉM NA LISTA


Baiano, Paulo Vinícius e Erivaldo, um estreante, foram convocados pelo treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, para a deslocação ao reduto do Sporting, em jogo da 21.ª jornada da Liga.

A chamada de Erivaldo, jovem avançado da equipa B e internacional sub-20, é a maior surpresa da lista de convocados, tratando-se de uma estreia numa convocatória da equipa principal dos minhotos.

Já o defesa direito Baiano está completamente recuperado do problema muscular que o afastou no último mês da equipa minhota e deve voltar diretamente para o "onze" dadas as ausências dos laterais Núrio, castigado, Miljkovic e Joãozinho, ainda a recuperarem de lesões (tal como Kappel e Éder).

O central Paulo Vinícius já não era convocado há vários meses, primeiro devido a lesão, depois por opção técnica, mas volta a ser opção no Braga com a chegada do novo treinador, Jorge Paixão. Custódio é baixa importante, devido a castigo, tendo o técnico "arsenalista" chamado o médio montenegrino Vukcevic em vez do argentino Battaglia.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.

Defesas: Nuno André Coelho, Kadu, Sasso, Santos, Tomás Dabó, Baiano e Paulo Vinícius.

Médios: Mauro, Luiz Carlos, Vukcevic e Rúben Micael.

Avançados: Rafa, Alan, Erick Moreno, Pardo, Rusescu e Erivaldo.

Juniores: Benfica vence Sp. Braga no Seixal (1-0)
NUNO SANTOS MARCOU O ÚNICO GOLO


A equipa de juniores do Benfica, que na última quarta-feira garantiu o apuramento para os quartos-de-final da Liga Jovem da UEFA, recebeu e venceu este sábado, no Seixal, o Sp. Braga por 1-0, em jogo da 3.ª jornada da fase de apuramento do campeão.

Num jogo muito equilibrado, disputado sempre debaixo de chuva, Nuno Santos desfez a igualdade aos 77 minutos de grande penalidade, na sequência de uma falta na grande área bracarense sobre Diogo Rocha.

Destaque ainda para a expulsão de Bruno Lopes, por agressão a Thierry Graça, guarda-redes do Benfica.

A formação encarnada lidera agora de forma isolada o campeonato com 7 pontos, mais três do que o Oeiras, que tem menos um jogo disputado.

RECORD

JotaCC

Jorge Paixão aposta em Erivaldo

Jovem avançado da equipa B é a grande surpresa nos convocados para o jogo com o Sporting

Baiano, Paulo Vinícius e Erivaldo, um estreante, foram convocados pelo treinador do Braga, Jorge Paixão, para a deslocação ao reduto do Sporting, em jogo da 21ª jornada da I Liga. A chamada de Erivaldo, jovem avançado da equipa B e internacional sub-20, é a maior surpresa da lista de convocados, tratando-se de uma estreia numa convocatória da equipa principal dos minhotos.

Já o defesa Baiano está completamente recuperado do problema muscular que o afastou no último mês da equipa minhota e pode voltar diretamente para o onze dadas as ausências dos laterais Núrio, castigado, Miljkovic e Joãozinho, ainda a recuperarem de lesões (tal como Kappel e Éder).

O central Paulo Vinícius já não era convocado há vários meses, primeiro devido a lesão, depois por opção técnica, mas volta a ser opção no Braga com a chegada do novo treinador, Jorge Paixão.

Custódio é baixa importante, devido a castigo, tendo o técnico arsenalista chamado o médio montenegrino Vukcevic em vez do argentino Battaglia.


- Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.

- Defesas: Nuno André Coelho, Kadu, Sasso, Santos, Tomás Dabó, Baiano e Paulo Vinícius.

- Médios: Mauro, Luiz Carlos, Vukcevic e Rúben Micael.

- Avançados: Rafa, Alan, Erick Moreno, Pardo, Rusescu e Erivaldo.



O JOGO

JotaCC

Jovem avançado Erivaldo chamado no Sporting de Braga

Baiano, Paulo Vinícius e Erivaldo, um estreante, foram convocados pelo treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, para a deslocação deste sábado ao reduto do Sporting, em jogo da 21ª jornada da I Liga de futebol.
A chamada de Erivaldo, jovem avançado da equipa B e internacional sub-20, é a maior surpresa da lista de convocados, tratando-se de uma estreia numa convocatória da equipa principal dos minhotos.

Já o defesa direito Baiano está completamente recuperado do problema muscular que o afastou no último mês da equipa minhota e deve voltar diretamente para o "onze" dadas as ausências dos laterais Núrio, castigado, Miljkovic e Joãozinho, ainda a recuperarem de lesões (tal como Kappel e Éder).

O central Paulo Vinícius já não era convocado há vários meses, primeiro devido a lesão, depois por opção técnica, mas volta a ser opção no Braga com a chegada do novo treinador, Jorge Paixão.

Custódio é baixa importante, devido a castigo, tendo o técnico "arsenalista" chamado o médio montenegrino Vukcevic em vez do argentino Battaglia.

O jogo entre Braga, sétimo classificado, com 27 pontos, e Sporting, segundo, com 44, está agendado para as 20:15, no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.


Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.

- Defesas: Nuno André Coelho, Kadu, Sasso, Santos, Tomás Dabó, Baiano e Paulo Vinícius.

- Médios: Mauro, Luiz Carlos, Vukcevic e Rúben Micael.

- Avançados: Rafa, Alan, Erick Moreno, Pardo, Rusescu e Erivaldo.

RTP