News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/02

Started by Coelho SCB, 27 de February de 2014, 05:56

Previous topic - Next topic

Coelho SCB

Paixão na senda de Jesus e... Jesualdo

ELEITO DA SAD TENTA RECOLOCAR CLUBE NOS EIXOS

Não deixa de ser curioso que Jorge Paixão vá procurar ganhar uma luta que foi semelhante à do seu antecessor Jesualdo Ferreira. É que o professor, na primeira passagem por Braga, também chegou em momento conturbado, rendendo o galego Fernando Castro Santos. Como se sabe, foi uma missão amplamente cumprida e com grande sucesso, de tal modo que Jesualdo esteve mais três anos em Braga e depois saiu para o Dragão, com passagem célere pelo Bessa, levando Salvador a dizer há bem pouco tempo ter sido a pessoa com quem mais aprendeu sobre futebol. O destino provocou agora um divórcio a meio da estação que já não era visto em Braga na era Salvador, desde as conturbadas épocas de 2006/07 e 2007/08.

Aí, como se nota no quadro aqui ao lado, foi Jorge Jesus quem veio recolocar o clube numa estabilidade que só agora é posta em causa, numa espécie de época de "estágio" rumo ao Benfica. Ou seja, aos 48 anos, Paixão "só" vai tentar imitar o amigo e de quem dizem ter semelhanças nos métodos e filosofia.

Record.pt
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

JotaCC

Sp. Braga: Paixão arranca com ciclo de fogo

Um arranque com testes de fogo. Sem tempo a perder, Jorge Paixão deu início ao trabalho no Sp. Braga e mostrou-se bastante ambicioso para aquele que será um desafio de peso. O novo técnico assumiu isso mesmo e a verdade é que o calendário dos arsenalistas vai obrigar a equipa a uma reacção, verdadeiramente, guerreira, tendo em conta o apertado calendário que se avizinha.

Desde logo, no próximo sábado, com a deslocação ao Estádio de Alvalade. Vai ser o primeiro desafio e a estreia de Jorge Paixão no comando da equipa bracarense, mas o treinador garante motivação extra pelo facto de se estrear na I Liga num dos grandes palcos do futebol português.
Elogiado pelos métodos de trabalho - e dedicação 24 horas por dia ao clube - Paixão terá a missão de repor os índices anímicos de uma equipa aquém das expectativas esta temporada. O Sp. Braga ocupa o 7.º lugar do campeonato, com 27 pontos, os mesmo do Marítimo.

O tempo é, por isso, de concentração máxima, esperando que o habitual efeito da chicotada psicológica funcione já em Alvalade, em jogo da 21.ª jornada da I Liga (encontro agendado para as 20.15 horas). É que o mês de Março arranca um ciclo de fogo para as ambições dos arsenalistas, que inclui três deslocações - Alvalade, Coimbra e Vila do Conde - e ainda a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Jogos que deixam antever que o novo técnico terá uma dura missão pela frente, pois é assumido o desejo do presidente António Salvador chegar à final do Jamor, lugar que poderá ser também a hipótese de o Sp. Braga assegurar um posto europeu na próxima temporada.

Depois do jogo de sábado, o calendário apertado dos guerreiros prevê a recepção ao Nacional da Madeira, em jogo da 22.ª jornada, encontro que terá lugar dia 9 de Março.
Segue-se a deslocação a Coimbra, onde os arsenalistas medem forças com a Académica, para a 23.ª ronda, no dia 16. Sete dias depois, o Sp. Braga vai a casa do Rio Ave, em jogo da 24.ª jornada da Liga (dia 23), numa difícil deslocação num campo, tradicionalmente, complicado para a equipa bracarense. Na memória está ainda a recente eliminação da Taça da Liga no Estádio dos Arcos.

Três dias depois, o Sp. Braga volta a encontrar a equipa de Nuno Espírito Santo, desta vez para o duelo das meias-finais da Taça de Portugal. O encontro da primeira mão está agendado para dia 26, no Estádio AXA, assumindo-se como um dos jogos mais importantes neste primeiro ciclo de Jorge Paixão. Salvador já revelou a vontade de chegar finalmente à mítica final do Jamor e terá já transmitido essa mensagem ao novo treinador. Não bastasse a decisão da prova rainha do futebol português, a 25.ª jornada prevê, quatro dias depois, a recepção ao Benfica, no dia 30 de Março. A segunda mão da Taça é dia 16 de Abril.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

PAIXÃO AO ESTILO MILITAR PARA UNIR O GRUPO
ESTRATÉGIA ARROJADA>>No Pontassolense, Jorge Paixão deixou os jogadores espantados pela forma como promoveu o espírito de união. Largou os jogadores na serra e só lhes deu sossego quando chegaram todos juntos ao acampamento

Quem fez o serviço militar lembra-se dos sonos interrompidos pelos gritos dos instrutores para fazer marchas noturnas, do grupo a pagar pela asneira de um camarada... Bom, quem trabalhou com Jorge Paixão no Pontassolense, em 2007/08 e 2008/09 também ficou com memórias deste género. Na segunda época que orientou o clube madeirense, então na II Divisão Nacional, houve dois dias de estágio que deixaram os jogadores de boca aberta, fruto do recurso a técnicas militares utilizadas para reforçar o espírito de grupo.



Ascensão > Na mesma época, Jorge Paixão estreia-se na II e I Liga, após um trajeto feito nos escalões inferiores e de duas experiências no estrangeiro, Catar e Angola.

Paulo Pereira, antigo lateral do Pontassolense e internacional jovem por Portugal, trabalhou com o novo treinador do Braga e contou a O JOGO essa experiência incomum na preparação de um plantel antes do começo da temporada. "Ui, isso foi o que nós chamámos treino tipo tropa. Ninguém estava à espera que ele fizesse aquilo", recorda, rindo. "O Jorge Paixão levou-nos para o Paul da Serra, uma zona montanhosa da Madeira, onde fizemos treino físico de manhã. Voltámos a trabalhar, à tarde, e regressámos a uma espécie de base onde tínhamos a comida à espera... uns frangos e batatas. À noite ficámos ali a dormir, debaixo de uma cobertura de lona, mas de madrugada é que foram elas...", relata Paulo Pereira, fazendo crescer a curiosidade."Acordou-nos a meio da noite, mandou-nos meter nos bolsos um chocolate e uma barra energética e entrar na carrinha do clube. Deixou-nos a uns três quilómetros do acampamento para regressarmos a pé. Como o grupo se desmembrou e chegou à base fracionado, em pequenos grupos, repetimos a dose até chegarmos todos juntos. Foi uma forma surpreendente de trabalhar o espírito de grupo. De manhã voltámos a fazer outra caminhada até às carrinhas e regressámos à Ponta do Sol", explica o ex-jogador. Fazendo um retrato de Jorge Paixão, Paulo Pereira diz tratar-se de uma pessoa "de bom trato, brincalhão", destacando-lhe a capacidade de "promover a união no grupo de trabalho" e o "trabalho muito bom na parte física". Outra das características de Paixão no Pontassolense era a proximidade com os jogadores. "Deixava-nos tratá-lo por tu – até nos pedia para o fazermos; não gostava que lhe chamassem míster", revela, com admiração, o antigo lateral. "Cheguei a chatear-me com o Jorge Paixão em algumas situações, mas é uma pessoa de bom trato, que admiro".



Atletas com relatórios extensos

O estudo dos adversários era algo que Jorge Paixão privilegiava no Pontassolense. "Na véspera dos jogos recebíamos relatórios de 10 e 12 páginas sobre os adversários: quais os pontos fortes, quais os pontos fracos, características dos jogadores mais importantes... O Jorge Paixão gostava muito de fazer relatórios para os jogos, de forma a que a equipa ficasse a saber o que a esperava. Era muito rigoroso nesses relatórios e em termos táticos apostava mais no 4x4x2, à imagem do Jesus, que foi treinador dele", conta Paulo Pereira.




Felício viu um novo Jorge Jesus logo nos primeiros treinos
Experiente jogador do Farense foi treinado por ambos e vê muitas semelhanças na forma de trabalhar

Jorge Paixão chegou ao Farense com a equipa no último lugar da II Liga, à sétima jornada, e sem qualquer vitória. Estreou-se com um triunfo sobre... o Braga B (2-0) e, depois, somou uma série de dez jogos sem perder no campeonato, guindando os algarvios até à 11ª posição atual. O impacto do agora novo treinador do Braga em Faro foi imediato, como recorda Fábio Felício, um dos elementos mais experientes do Farense. "Comecei a vê-lo trabalhar e lembrei-me logo do Jorge Jesus. Há diferenças, claro, mas a forma de estar e ver o futebol são muito parecidas. Eles passam 24 horas por dia a respirar futebol", afirma Fábio Felício, treinado por Jorge Jesus no Leiria, em 2005/06. Curiosamente, o treinador do Benfica treinou Jorge Paixão no Amora de 1989 a 1992.
Viciado no trabalho e no treino, Jorge Paixão não descansou enquanto não recuperou o Farense tanto na classificação como na qualidade de jogo. "Só ao fim de dois meses é que tivemos a primeira folga. Estávamos numa posição delicada e ele dizia que só trabalhando podíamos sair dela", revela Gualter Bilro, médio do Farense. "Em 90 treinos, folgámos só dois ou três dias. Ele tem uma forma própria de trabalhar, incute muita raça. Treinar para ele é como jogar", reforça Fábio Felício. "Ativo é a palavra mais adequada para o descrever nos treinos. Grita muito e está sempre em cima dos acontecimentos", destaca André Matias. O avançado do Farense lembra as primeiras medidas tomadas por Jorge Paixão quando assumiu o comando da equipa. "Disse-nos que só nós, todos unidos, podíamos resolver a situação e que nada estava perdido. Em termos táticos, deu organização defensiva e insistiu muito na pressão", refere André Matias.



TREINO ABERTO APENAS AMANHÃ

Apresentado anteontem em conferência de Imprensa, depois de ter orientado o primeiro treino no Braga, Jorge Paixão voltou a trabalhar ontem à porta fechada. As primeiras imagens do novo treinador dos minhotos a treinar no AXA poderão ser vistas amanhã, já que o treino (10h00) será aberto nos primeiros 15 minutos à Comunicação Social. A seguir, Jorge Paixão regressará à sala de Imprensa para se estrear numa antevisão, neste caso do jogo de Alvalade, sábado às 20h15.



VUKCEVIC FOI CONVOCADO PARA A SELEÇÃO

Branko Brnovic, selecionador do Montenegro, convocou o bracarense Vukcevic (na foto) para o jogo particular frente ao Gana, agendado para o dia 5 de março, em Podgorica. Apesar de já não jogar há um mês, desde a expulsão, por acumulação de amarelos, frente ao Belenenses, na Taça da Liga, o jovem médio dos arsenalistas mereceu a confiança do técnico montenegrino. Desde então, Vukcevic só voltou a ser chamado para um jogo, ficando no banco de suplentes na meia-final da Taça da Liga em que o Braga perdeu em Vila do Conde, por 2-1, ante o Rio Ave.



Wender acompanha Bruno Pereira na equipa B

O Braga oficializou ontem a contratação de Bruno Pereira até ao final da temporada. O treinador madeirense, de 32 anos, é o substituto de José Alberto Costa no comando técnico da equipa B, onde será coadjuvado por três elementos, entre os quais se destaca Wender. O antigo avançado do Braga, clube que serviu entre 2002 e 2008, com uma curta passagem pelo Sporting pelo meio, desempenhava a função de treinador adjunto dos juniores, saltando agora para a equipa B no sentido de substituir Vítor Castanheira, promovido à equipa principal. Proveniente também da Madeira, juntamente com Bruno Pereira, chega o outro adjunto, Fábio Pereira. O único elemento que transita da equipa técnica anterior é o treinador de guarda-redes, Orlando Silva. Bruno Pereira começou ontem a trabalhar no Braga, orientando dois treinos, e estreia-se no banco no domingo, na Tapadinha, frente ao Atlético. O Braga B é 16ª classificado e vem de duas derrotas.

O JOGO

JotaCC

"NOVO JESUS" REJEITA COMPARAÇÃO

O avançado que começou a carreira no Atlético da Malveira e que iniciou a de treinador neste clube do concelho de Mafra, fez a escola de futebolista na austeridade dos pelados dos distritais e da terceira divisão. A mesma severidade que terá forjado o treinador rigoroso. Em 1989/90, na primeira de quatro épocas no Amora F. C., o futebolista travou conhecimento com aquele a quem hoje o comparam. Por isso lhe chamam "o novo Jorge Jesus", comparação que o próprio Paixão rejeita. Certo é que o novo técnico do Braga partilha com JJ a ousadia tática e a enérgica intervenção nos jogos desde o banco dos suplentes. Por vezes, sai dos jogos completamente exausto, diz quem o conhece. Tem três meses e meio para provar o que vale no Minho.



JOÃOZINHO REFEITO E APTO A JOGAR EM ALVALADE
Recuperado de lesão, o lateral deverá ser titular em Alvalade (depois de amanhã), na vaga de Núrio, suspenso. Custódio também é baixa no jogo com o Sporting, por abuso de cartões amarelos.

JN

brigada da relote

A reacender a paixão
NOVO TÉCNICO CAUSOU IMPACTO NO BALNEÁRIO


Nestas coisas, como já todos sabemos, basta um jogo, um bom resultado, uma exibição mais bem conseguida. Basta, enfim, algo de bom que comece a reacender a paixão a todos os níveis, e é nesta base, que pode parecer um pouco filosófica, que Jorge Paixão trabalha nos primeiros dias em Braga. O novo treinador, como se percebeu na apresentação, não é homem de grandes discursos elaborados ao ponto de provocarem enfado, parecendo optar por palavras curtas e diretas ao assunto.

RECORD

brigada da relote

JOÃO SANCHES
O atrevido passo em frente de Salvador
A melhor amostra da capacidade de Paixao como o condutor de homens e construtor de sonhos está fresca


Cai um projeto, ergue-se um novo: Jorge Paixão é o sucessor de Jesualdo Ferreira no Braga. Uma decisão de risco ou uma simples aposta arrojada do presidente António Salvador, por ter deitado a mão a um treinador sem experiência no principal campeonato e que navegava a meio da tabela da II Liga? Sou suspeito, porque acompanho a carreira deste técnico desde o tempo em que ele laborava no Casa Pia (II B) e ajudava jogadores como Silvestre Varela na transição para o futebol sénior, mas vejo como corajoso o passo dado por Salvador. Será a primeira vez de Paixão no patamar mais alto, mas e depois? Está por conta da sua competência, tal como estiveram Leonardo Jardim no Beira-Mar e Rui Vitória no Paços de Ferreira, ou como está Marco Silva no Estoril, enumerando apenas percursos de três dos mais badalados treinadores da atualidade.

Todos eles começaram por baixo e foram capazes de subir a pulso. Esse é o desafio que a "surpresa" Paixão enfrenta até ao fim da época; e, para ser uma "certeza", basta-lhe que restitua qualidade exibicional à equipa, a qualifique para a Liga Europa e a apure para a final da Taça. Muito? Não, é o mínimo exigível a um plantel guarnecido de matéria-prima para subir rapidamente a categoria dos desempenhos. A melhor amostra da capacidade de Paixão como condutor de homens e construtor de sonhos está bem fresca e aos olhos de quem a quiser analisar: o Farense, que larga na 11ª posição, empatado com o Ac. Viseu (10º), estava "somente" moribundo, no último lugar da II Liga, com três pontos em sete jornadas, quando ele arregaçou mangas para o pôr de pé e lhe devolver a dignidade.

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


Bruno3429

«Vamos defrontar um SC Braga extremamente motivado» – Leonardo Jardim
Por Redação 

Após a mudança de treinador, com a entrada de Jorge Paixão, e os resultado menos positivos no campeonato, Leonardo Jardim não tem dúvidas que os jogadores do SC Braga vão subir ao relvado de Alvalade, no sábado, com o intuito de tentar surpreender o Sporting e conquistar os três pontos.

«Conheço Jorge Paixão há alguns anos, porque ele tem percorrido algumas das divisões mais baixas do futebol e já nos encontramos no campeonato. É um treinador experiente, mas não acredito que vão existir muitas mudanças, porque chegou há três ou quatro dias. Agora, vamos um encontrar um Braga extremamente motivado para tentar retificar o que tem feito no campeonato. O Sporting não se pode preocupar com isso, tem de jogar no limite da sua qualidade, pôr em prático o seu estilo jogo e um modelo que possibilite conquistar os três pontos», disse Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.

O técnico do clube de Alvalade não tem dúvidas do valor do plantel do adversário.

«Conheço muitos dos jogadores do SC Braga, que são convocados à Seleção Nacional e a outras seleções. Independentemente do treinador são jogadores com inegável qualidade.»

A Bola

brigada da relote

Jardim foi o último Guerreiro a bater o leão
SPORTING VENCEU OS ÚLTIMOS 4 JOGOS COM O BRAGA


Sporting e Sp. Braga defrontam-se este sábado (20H15) num dos jogos de maior destaque da 21.ª jornada da Liga. Um duelo que habitualmente faz crescer água na boca nos adeptos, pelo equilíbrio e emoção das partidas, mas que nos últimos encontros tem caído de forma constante para o lado dos lisboetas. Último treinador bracarense a vencer os leões? Leonardo Jardim.

RECORD

JotaCC

Nomeações: Soares Dias no Sporting-Sp. Braga
Cosme Machado no Estoril-Olhanense

Artur Soares Dias é o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para o Sporting-Sp. Braga da 21ª jornada da Liga. Será auxiliado por Rui Licínio e João Silva.

No outro jogo do dia, o Estoril-Olhanense, o árbitro será Cosme Machado. Alfredo Braga e José Gomes serão os auxiliares.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Artur Soares Dias arbitra receção do Sporting ao Braga

O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado para dirigir no sábado a receção do Sporting ao Sporting de Braga, da 21.ª jornada da I Liga, anunciou hoje o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Soares Dias vai arbitrar pela segunda vez os "leões" esta temporada, depois de ter estado na goleada imposta à Académica (4-0) e na derrota com o FC Porto (3-1), tendo dirigido igualmente dois encontros dos bracarenses – Nacional (0-3) e Olhanense (4-1).

No outro encontro de sábado, o Estoril-Praia recebe o Olhanense, numa partida que será dirigida pelo bracarense Cosme Machado.

LUSA

brigada da relote

Artur Soares Dias no Sporting – SC Braga

Artur Soares Dias (AF Porto) foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para dirigir o jogo entre Sporting e SC Braga, sábado (20.15 horas), no Estádio José Alvalade, referente à 21.ª jornada da Liga.

No encontro entre Estoril e Olhanense, agendado para as 18 horas de sábado, no Estádio António Coimbra da Mota, vai estar Cosme Machado, da AF Braga.

A BOLA

brigada da relote

Soares Dias nomeado para o Sporting-Sp. Braga
ENCONTRO NO SÁBADO (20H15)


O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado para dirigir no sábado a receção do Sporting ao Sp. Braga, da 21.ª jornada da Liga, anunciou esta quinta-feira o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Soares Dias vai arbitrar pela segunda vez os leões esta temporada, depois de ter estado na goleada imposta à Académica (4-0) e na derrota com o FC Porto (3-1), tendo dirigido igualmente dois encontros dos bracarenses - Nacional (0-3) e Olhanense (4-1).

No outro encontro de sábado, o Estoril recebe o Olhanense, numa partida que será dirigida pelo bracarense Cosme Machado.

RECORD

brigada da relote

LIGA
Artur Soares Dias em Alvalade
Árbitro do Porto vai dirigir o Sporting-Sp. Braga, marcado para sábado (20h15), com relato na Renascença


Artur Soares Dias (Porto) foi o árbitro nomeadoo pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para "apitar" o Sporting-Sp. Braga, este sábado (20h15), no Estádio José Alvalade, a contar para a 21ª jornada da Liga.

Já Cosme Machado (Braga) foi designado para dirigir o encontro entre Estoril e Olhanense, marcado para as 18 horas de sábado, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

RR

brigada da relote

FUTEBOL
Artur Soares Dias no Sporting-Braga
É o terceiro jogo dos leões que o árbitro portuense vai dirigir esta temporada


O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado para dirigir no sábado a receção do Sporting ao Braga, da 21.ª jornada da I Liga, anunciou esta quinta-feira o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Soares Dias vai arbitrar pela terceira vez os leões esta temporada, depois de ter estado na goleada imposta à Académica (4-0) e na derrota com o FC Porto (3-1), tendo dirigido igualmente dois encontros dos bracarenses -- Nacional (0-3) e Olhanense (4-1).

No outro encontro de sábado, o Estoril recebe o Olhanense, numa partida que será dirigida pelo bracarense Cosme Machado.

O JOGO