News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/02

Started by JotaCC, 22 de February de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jesualdo Ferreira: "Equipa precisa de muito apoio"

Apesar de compreender as críticas que surgiram face aos últimos resultados, Jesualdo Ferreira é peremptório: "a equipa do Sp. Braga precisa de muito apoio". As palavras do técnico arsenalista marcaram a conferência de imprensa de antevisão ao jogo desta tarde, com o Arouca, a contar para a 20.ª jornada da I Liga. A partida, a partir das 18 horas, marca o reencontro dos guerreiros com os adeptos no Estádio AXA e, por isso, Jesualdo Ferreira apela ao apoio dos bracarenses, confessando, no entanto, compreender as críticas e desilusão da massa associativa.

"A equipa do Sp. Braga este ano precisa de muito apoio, independentemente de se criticar, assobiar ou até pressionar, a verdade é que esta equipa precisa de apoio. Isto não invalida que as pessoas não estejam zangadas, infelizes e sintam necessidade de o exteriorizar, exactamente como eu. Mas tem que haver um momento em que as situações só se alteram com apoio. Têm toda a razão em estar zangados, têm razão em pressionar, mas eu também pressiono", revelou o professor, quando questionado sobre os últimos resultados negativos e o sétimo lugar do campeonato.

"Percebo perfeitamente o estado de espírito dos adeptos do Sp. Braga", frisou.
Jesualdo Ferreira admite alguma "inconstância da equipa", o que considera "que faz pensar na necessidade de continuar a trabalhar com tranquilidade e, acima de tudo, com muita confiança".
"Não se trata só de qualidad e ou competências, mas de adaptações de natureza táctica e mental às exigências do Sp. Braga", explicou, acrescentando que a alternância em termos exibicionais é visível mais nos jogos fora de casa e diante dos chamados grandes.

O treinador quer agora que a equipa arsenalista olhe em frente e "estabilize, tanto a jogar fora como em casa e de uma boa exibição para outra". "Com o Belenenses e Estoril interrompemos uma série de jogos, no total 11 jogos, com um saldo muito positivo. Depois a meia-final da Taça da Liga tem a história contada, mas a verdade é que esse jogo e o último do Estoril foi o culminar de duas semanas de grande exigência da equipa, a nível físico e mental, em que houve coisas boas como a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal", recordou o professor.

Hoje, o Sp. Braga vai ter pela frente um adversário que já venceu duas vezes esta temporada - campeonato e Taça de Portugal - contudo Jesualdo Ferreira disse esperar uma equipa "ainda melhor" do que a que defrontou no início de Janeiro para a prova rainha do futebol nacional.
"Não irá mudar muito o figurino táctico, vão regressar alguns castigados e esperamos um adversário como todos os outros que vêm cá jogar a Braga connosco. O Arouca vai lutar muito, tentar dividir o jogo connosco em determinadas alturas e vai obrigar-nos a ser muito fortes", rematou o técnico, reforçando a ideia de que o objectivo é retomarem o caminho dos triunfos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

HORA DOS LATERAIS MAIS JOVENS DA LIGA
TOMÁS DABÓ E NURIO>>Salvo uma adaptação inesperada, Jesualdo Ferreira deverá apostar em dois jogadores que começaram a época na equipa B

Com Baiano, Miljkovic e Joãozinho limitados por problemas físicos, Jesualdo Ferreira tem em Tomás Dabó e Núrio os únicos laterais disponíveis para a receção de hoje ao Arouca. Os dois jogadores devem mesmo fazer parte do onze na 20ª jornada da I Liga, formando com Santos e Sasso o quarteto defensivo com a média de idades mais baixa do campeonato (21 anos). Entre os laterais não há mesmo mais ninguém tão jovem na prova (Tomás tem 20 e Núrio 18). Apesar disto, nenhum deles se pode queixar de falta de experiência. Ambos já foram utilizados pelo treinador arsenalista, sempre para colmatar a ausência dos mais velhos. Esta, porém, será a primeira vez que partilharão a titularidade na equipa principal. É que pela equipa B, na qual começaram a temporada, chegaram a fazêlo contra o Aves (1-1) e contra o Tondela (2-1).
Tomás Dabó foi, dos dois, o primeiro a dar o salto. O lateral-direito português, que participou no Mundial de sub-20 em 2013, estreou-se na receção ao Belenenses (26 de agosto) e realizou mais cinco encontros na I Liga. Núrio só recentemente foi promovido por Jesualdo Ferreira, muito por culpa da falta de soluções para o lado esquerdo da defesa desde que Joãozinho se lesionou. Apareceu pela primeira vez contra o Aves (6 de fevereiro), para a Taça de Portugal, e desde então somou mais quatro aparições.
Só mesmo uma inesperada adaptação de um central – foram chamados quatro – poderá atirar com Tomás Dabó ou Núrio para o banco. Contudo, os dois laterais não deverão constituir as únicas novidades no onze. A estes somar-se-á Santos, que cumpriu castigo no Estoril, bem como as entradas de Luiz Carlos e Rúben Micael para o meio-campo.

NÚRIO
O lateral-esquerdo de origem angolana já jogou em três campeonatos esta época: o de juniores, a II e a I Liga. Estreou-se na equipa A com o Aves, para a Taça de Portugal.

TOMÁS DABÓ
Internacional sub-20 português, o lateraldireito começou a época nos bês, mas já realizou cinco jogos pela equipa A. A estreia foi com o Belenenses (26 de agosto).




"Adeptos têm toda a razão"
Técnico compreende as manifestações de desagrado, mas avisa que a situação só poderá alterar-se com apoio

Exposto outra vez às críticas, reflexo das derrotas com o Rio Ave e o Estoril, o Braga só poderá salvar-se da fúria dos adeptos com uma vitória sobre o Arouca. O contexto é crítico e Jesualdo Ferreira resolveu deitar água sobre a fervura. "A equipa do Braga precisa de muito apoio. Isso não invalida que as pessoas não estejam zangadas, infelizes ou com vontade de exteriorizar o que sentem, mas as situações só se alteram com apoio. Aprendi no futebol que num clube não existem apenas treinadores, jogadores e dirigentes. Todos ganham e todos perdem. De resto, os adeptos têm toda a razão por estarem zangados. Percebo perfeitamente o estado de espírito deles", comentou o técnico, adivinhando um Arouca atribulado. "Vai ser uma equipa com a mesma base tática, a tentar dividir o jogo connosco", anteviu.



RAFA SEM RESTRIÇÕES APENAS NO ÚLTIMO TREINO

Ausente no jogo com o Estoril, Rafa é a grande novidade na convocatória do Braga. O médio-ofensivo já se encontra recuperado de uma lombalgia, mas não deverá alinhar de início na receção ao Arouca, pois apenas contabiliza um treino sem restrições, sendo mais consistente a possibilidade de Rúben Micael reconquistar a titularidade no meio-campo, ao lado de Custódio e de Luiz Carlos. Já o lateral-direito Baiano, apesar de ter integrado o treino desta sexta-feira sem limitações, foi guardado para uma próxima oportunidade. As novas baixas dos minhotos são o lateral Miljkovic, com uma entorse no tornozelo direito, e o extremo Kappel,
limitado por uma contusão no joelho direito.


O JOGO

JotaCC

Jesualdo também insatisfeito

SEM VENCER há dois jogos consecutivos e a rubricar exibições pouco consistentes, o Braga recebe hoje o Arouca com o claro objetivo de voltar às vitórias até para serenar os ânimos da massa associativa. Jesualdo Ferreira percebe bem o contexto e a insatisfação reinante. "Têm toda a razão em estarem zangados tal como eu. Há responsabilidades, ganhamos e perdemos todos", diz o treinador.



Tendo em conta as dificuldades, reconhece que "as situações só se alteram com apoio" para a equipa melhorar emocionalmente e voltar ao caminho do sucesso. "Só temos de olhar em frente e estabilizar a equipa com uma boa exibição", afirma.
Na pedreira, o Braga defronta um adversário que "vai tentar dividir o jogo" e isso vai levá-lo a ter uma postura bem definida: "Obriga-nos a ser muito fortes". Na convocatória, destaque para a recuperação de Rafa e o regresso de Santos após castigo.
Do outro lado, o Arouca vai tentar uma surpresa para dar mais um passo rumo à permanência. "Somos uma equipa claramente em ascensão e à procura de pontos", explica o treinador Pedro Emanuel. "Temos a noção do que podemos fazer", destacou frente a um adversário que está "um pouco aquém das suas expectativas mas que é muito forte em casa".


JN

JotaCC

Sp. Braga-Arouca (antevisão): pedreira sob pressão
Da tranquilidade à instabilidade

O MOMENTO

Sp. Braga: Duas derrotas consecutivas voltaram a atrair à pedreira os fantasmas de uma época irregular, destoando do registo recente do conjunto minhoto. A eliminação da Taça da Liga em Vila do Conde e a derrota no Estoril para a Liga num curto espaço de tempo colocam os pupilos de Jesualdo Ferreira sob pressão. O registo no campeonato não deixa muita margem de erro ao Sp. Braga.

Arouca: A última derrota do Arouca foi diante do Sporting, já lá vão três jogos. O conjunto de Pedro Emanuel está na melhor série sem derrotas da temporada somando três empates consecutivos, dois deles fora de portas nos terrenos do Estoril Praia e do Rio Ave. Com uma margem relativamente confortável para a linha de água, o Arouca sabe de antemão que não baixará para os lugares de despromoção.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Joãozinho (lesionado).

Arouca: Ivan Bálliu (castigado) e Serginho (lesionado).

Discurso direto

Jesualdo Ferreira: «Esta equipa precisa de muito apoio, mas isso não invalida que as pessoas estejam zangadas, infelizes e sintam necessidade de o exteriorizar. Esta equipa precisa de muito apoio. Esperamos uma equipa ainda melhor e que não irá mudar muito o figurino tático, mas uma equipa que vai tentar dividir o jogo e que nos vai obrigar a trabalhar muito e a termos que ser muito fortes».

Pedro Emanuel: «Nos últimos seis jogos, temos uma derrota, duas vitórias e três empates, diante de equipas que lutam por outros objetivos. Isso dá-nos alento, a equipa está claramente em ascendente, mais confiante, e sintonizada com as nossas ideias, e isso faz-nos mais fortes. Não podemos retirar a ambição de uma equipa que está em crescendo, que se sente confortável com a sua forma de jogar, e está claramente mais confiante agora».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O registo entre Sp. Braga e Arouca, na cidade dos arcebispos, contempla apenas um jogo, disputado esta época a contar para a Taça de Portugal. De resto, o jogo disputou-se há menos de dois meses a 5 de janeiro, e o triunfo (2-0) sorriu ao Sp. Braga que venceu com golos de Pardo e Rafa. Será a terceira a terceira vez que os dois conjuntos vão medir forças esta época. Na primeira volta, em Arouca, o triunfo sorriu igualmente aos minhotos.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga-Arouca: Lançar um grito com a voz rouca
GUERREIROS PROCURAM RETOMAR O RUMO


Vive tempos estranhos, este Sp. Braga. A mesma equipa que dá recitais ofensivos em casa encolhe-se longe do Axa. O poderio grande que intimida os adversários torna-se uma alma pequena sem a Pedreira a guardar as costas aos Guerreiros. Jesualdo Ferreira pede tempo, mas a ampulheta é inclemente e até a rocha se transforma em areia, à medida que os despistes comprometem objetivos.

RECORD

brigada da relote

Rafa para avaliar antes do jogo

Jesualdo Ferreira não deu como garantida a utilização de Rafa na partida com o Arouca, apesar do melhor marcador do SC Braga na época (9 golos) estar convocado.

«Está melhor, vamos ver como irá reagir», comentou o professor. O plano de ataque de Jesualdo passa pela inclusão de Rafa no miolo, mas se o jogador der sinais de fragilidade por causa da lombalgia que sofreu, o técnico poderá antecipar o regresso de Rúben Micael à competição.

O madeirense está afastado dos relvados desde 20 de dezembro - saiu à meia hora do jogo Estoril-SC Braga (1-2), para a Taça da Liga -, mas há quase duas semanas que se treina sem limitações.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


rpo.castro

O SC Braga não foi além de um empate a dois golos na receção ao Arouca, em partida a contar para a 20ª jornada da Liga Zon Sagres.

Após não ter havido qualquer golo durante os primeiros 45 minutos, a segunda parte foi bem mais viva nesse aspeto e começou com Custódio, aos 50 minutos, a inaugurar o marcador, batendo Cássio pela primeira vez no encontro.

No entanto, apesar de estar em vantagem, o SC Braga sofreu um duro revés apenas três minutos depois, com Nurio a ver o segundo cartão amarelo e a receber ordem de expulsão do árbitro Duarte Gomes.

Ainda assim, os bracarenses foram aguentando o resultado, algo que não conseguiram fazer a nove minutos dos 90, altura em que Roberto restabeleceu a igualdade para o Arouca. A formação orientada por Pedro Emanuel ficou motivada e sete minutos depois completou a reviravolta no marcador, com Cristian Ceballos a aparecer entre os centrais e a colocar a bola no fundo da baliza de Eduardo.

A dois minutos dos 90 o cenário era desolador para o SC Braga. A perder, os adeptos, descontentes com a sua equipa, começaram a deixar o estádio e os que ficaram começaram a mostrar lenços brancos para Jesualdo Ferreira. Mas, mesmo assim, os homens da casa conseguiram amenizar o resultado, com Erick Moreno a fazer o 2x2 final à entrada para o período de compensação.

Faltavam cinco minutos para disputar mas o resultado não se alterou, pelo que o SC Braga passa a estar sem ganhar há três jogos, sendo sétimo classificado com 27 pontos. Por seu lado, os arouquenses contam com 19 pontos e partilham o 12º posto com o Gil Vicente.

Tv do Minho
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Sp. Braga-Arouca, 2-2 (crónica)
Final frenético deu empate


Ainda não foi desta que o Sp. Braga voltou aos triunfos. Os «Guerreiros» não foram além de um empate a duas bolas, conseguido já nos descontos diante do Arouca. O final do encontro foi de doidos, com o Arouca a dar a volta ao resultado no últimos dez minutos, permitindo um último fôlego aos minhotos, capaz de cifrar o resultado no empate, quando já passavam dois minutos para lá dos noventa.

Jesualdo apresentou-se para o embate com o Arouca com algumas particularidades no seu onze. Santos regressou ao eixo defesa depois de cumprir castigo, fazendo dupla de centrais com o estreante Kadu. Tomás Dabó também regressou à equipa depois de quatro meses sem jogar no conjunto principal. Apenas Núrio se manteve no quarteto defensivo em relação à última jornada. Com Rafa a ser a ausência notada dos «Guerreiros», Rúben Micael regressou ao meio campo depois de quase dois meses no estaleiro.

Do lado do Arouca, Pedro Emanuel também apresentou algumas mexidas no seu conjunto. Ivan Baliu, castigado, deu o seu lugar a Dias, enquanto que Nuno Coelho regressou e reocupou o seu lugar no eixo da defesa. Bruno Amaro também regressou ao meio campo.

Sp. Braga convergiu em Ruben Micael

A equipa do Arouca soube apresentar-se em Braga jogando com todas as variantes do jogo. Organizou-se no tabuleiro de jogo de forma matreira e pronta a destilar veneno. Deu de bandeja a iniciativa de jogo aos bracarenses, esperando que o síndrome da crise instalada na pedreira obrigasse os bracarenses a errar.

O regresso de Ruben Micael o meio campo do Sp. Braga trouxe aos «Guerreiros do Minho» velhos vícios do passado. Não é que o médio tenha culpa, mas a verdade é que com o catorze em campo o jogo arsenalista conflui quase que exclusivamente para o seu raio de ação. A postura sempre interventiva e enérgica do médio, sem bola, levou a que invariavelmente os lances de ataque se limitassem ao corredor central.

Tarefa facilitada para o Arouca de Pedro Emanuel que montou um tampão na zona nevrálgica do terreno, tapou os espaços ao Sp. Braga e enervou os pupilos de Jesualdo Ferreira que não eram capazes de fluir jogo com a muita bola que detinham.

Resultado. Uma primeira parte pobre, sem grandes lances de interesse e jogada quase sempre muito longe das balizas.

Minutos finais frenéticos

No segundo tempo a história foi outra. Ganhou cor ao ritmo do desenrolar do jogo e com as incidências logo a abrir. Já com Rafa em campo, deixando Rúben Micael nas cabines, o Sp. Braga entrou bem na segunda parte e numa série de cantos colocou-se em vantagem no marcador. Alan bateu o canto, Custódio finalizou no coração da área.

Poucos minutos depois, o Sp. Braga, que até podia partir para uma exibição tranquila, ficou reduzido a dez elementos por expulsão de Núrio. O lateral canhoto viu duas cartolinas amarelas, justas, e deixou os minhotos a jogar em inferioridade numérica mais de meia hora.

Invertiam-se os papéis. Em vantagem, mas em inferioridade numérica, o Sp. Braga encolheu-se e atirou a pressão para o lado do Arouca, que corria agora atrás do prejuízo. O Arouca não conseguia criar grande perigo, mas de vez em quando lá ia dando sinais de vida. Até que a dez minutos dos noventa Roberto, que tinha saltado do banco, bateu Eduardo e gelou a pedreira.

O cenário ficou ainda pior quando, a dois minutos do fim, Ceballos completou a reviravolta no marcador. A pedreira quase ia abaixo entre assobios e insultos a Jesualdo Ferreira. Contudo, os momentos finais do encontro foram mesmo frenéticos e o Sp. Braga voltou a empatar.

Acabou empatado um jogo que começou muito morno e acabou a um ritmo estonteante no Municipal de Braga. O Sp. Braga não se conseguiu livrar da crise de resultados, o Arouca conseguiu o quarto empate consecutivo.

MAIS FUTEBOL
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Moreno salvou Sp. Braga de mais uma derrota

O Arouca conseguiu arrancar um empate (2-2) na sua viagem a Braga.
Jesualdo Ferreira está a sofrer alguma contestação por parte dos adeptos do Sp. Braga

O Sporting de Braga esteve neste sábado bem perto de sofrer mais uma derrota na liga portuguesa, mas um golo de Erick Moreno conseguiu evitar um mal maior para os minhotos na recepção ao Arouca. O colombiano, contratado no mercado de Inverno, marcou o golo que deu o empate (2-2) à equipa orientada por Jesualdo Ferreira, mas não evitou que os adeptos bracarenses brindassem a equipa da casa com muitos assobios.

Após uma primeira parte com poucos motivos de interesse, o jogo ganhou muita emoção na segunda parte. Custódio responde da melhor maneira a um canto marcado por Alan e faz o 1-0 aos 50', mas a expulsão de Núrio aos 52' limitou o Sp. Braga na defesa da sua curta vantagem. Com mais um jogador, o Arouca foi em busca de um melhor resultado e esteve bem perto da vitória. Aos 80', numa jogada de contra-ataque, Ceballos coloca a bola nos pés de Roberto, que faz o golo do empate.

Impulsionados pelo golo, os homens de Pedro Emanuel forçaram o andamento e chegaram mesmo a colocar-se em vantagem aos 88', com Ceballos a bater Eduardo. Tudo parecia encaminhar-se para uma vitória inédita do Arouca em Braga, mas, nos descontos, foi Moreno a salvar os minhotos da sua segunda derrota consecutiva, desviando para a baliza mais um passe de Alan, naquele que foi o seu primeiro golo na liga portuguesa.

Com este empate, o Sp. Braga vai manter-se no sétimo lugar da liga, enquanto o Arouca fica, para já, no 12.º lugar, ultrapassando o Gil Vicente.

PUBLICO
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Sp. Braga empata ante Arouca e Jesualdo é assobiado

O Sp. Braga sofreu para empatar a dois golos, em casa, frente ao Arouca. A equipa de Jesualdo Ferreira entrou sobre brasas depois da derrota com o Estoril e o nervosismo foi notório desde o minuto inicial. O jogo foi fraco e o Arouca soube aproveitar o facto de estar com mais um quase todo o segundo tempo para se colocar a vencer, mas Moreno conseguiu o empate para os arsenalistas já nos descontos.

Num jogo fraco, em que o Sp. Braga se via obrigado a vencer sob pena de poder ficar ainda mais longe dos lugares europeus, os arsenalistas entraram nervosos e sem fio de jogo, ante um Arouca organizado, que soube ir tapando os espaços para a sua baliza e incomodar a de Eduardo.

O nulo ao intervalo mostrava a falta de acerto das equipas. O golo de Custódio, aos 49, parecia tranquilizar os bracarenses, mas uma dupla asneira de Nurio reduziu os Gverreiros a 10 e o Arouca, com excelente exibição de Ceballos, empatou por Roberto. O Braga reagiu e conseguiu repartir o jogo, mas Ceballos colocou o Arouca em vantagem.

Quando os assobios eram audíveis e muitos abandonavam o estádio, o recém entrado Moreno fez o empate final, poupando os bracarenses a uma noite ainda mais complicada, mas Jesualdo Ferreira ainda viu lenços brancos.

JN
Quem não sente não é filho de boa gente.

Bruno3429

Jesualdo reuniu-se com Salvador após o empate com o Arouca

Por Pedro Lobão   

O treinador do SC Braga, Jesualdo Ferreira, demorou mais de uma hora a comparecer na sala de imprensa do Estádio Axa e desde logo começaram os rumores sobre as razões de tal espera. Chegado à conferência de imprensa, o técnico dos bracarenses não teve qualquer problema em explicar as razões do atraso.

«Peço desculpa pela demora mas estive reunido com o presidente António Salvador. Estivemos a conversar porque estamos interessados em mudar o que vai mal no SC Braga. Não temos sido uma equipa feliz mas isto são questões que só nos dizem respeito a mim e ao presidente. Tudo o que for decidido passará sobre mim e o presidente sem qualquer interferência de terceiros.»

O treinador dos arsenalistas foi alvo de uma forte contestação no final do jogo, tendo sido insultado pelos adeptos que também agitaram alguns lenços brancos.

Recorde-se que com o empate frente ao Arouca, este foi o terceiro jogo consecutivo sem vencer por parte dos minhotos.

A Bola

JotaCC

SC Braga escorrega frente ao Arouca (2-2) e mantém 7.º lugar

SC Braga empatou, este sábado, frente ao Arouca, por 2-2, em jogo da 20.ª jornada da Liga.

Depois de uma primeira parte morna, Custódio abriu o marcador para os homens da casa, aos 50 minutos.

O Arouca correu atrás e ficou mais forte após a expulsão de Núrio (52), conseguindo empatar e virar o resultado a seu favor, com golos de Roberto (80) e Ceballos (88), respetivamente.

Já perto do fim, o SC Braga empata, com um golo de Moreno aos 90 minutos.

Os bracarenses mantêm, assim, o sétimo lugar na Liga, com 27 pontos, enquanto o Arouca soma 19 pontos e ascende ao 12.º lugar, ainda que com os mesmos pontos do que o Gil Vicente.




«Ninguém está satisfeito» - Jesualdo Ferreira

O treinador do SC Braga assumiu, após o empate frente ao Arouca, que ninguém no clube está satisfeito com os últimos resultados. Jesualdo Ferreira desvalorizou ainda ter visto novamente lenços brancos por parte dos adeptos.

«Acho que a equipa deu tudo na segunda parte. Depois da expulsão, com o quadro de pressão, não foi fácil. A primeira parte não foi boa, com algum nervosismo e ansiedade, mas mesmo com 10 procurámos sempre a vitória. O empate não foi merecido, mas o futebol é isto», foi o filme do jogo feito por Jesualdo Ferreira na habitual flash interview, tendo ainda referido que houve falta no lance do qual resultou o segundo golo do Arouca.

«A equipa também não foi feliz, merecia outro resultado. Ninguém está satisfeito, mas as decisões não devem ser tomadas a quente em relação ao futuro do SC Braga», disse de seguida o treinador do SC Braga, questionado ainda sobre os lenços brancos avistados nas bancadas do Estádio AXA:

«As decisões são tomadas entre mim e o presidente, ninguém se intromete nisso».

A BOLA

Bruno3429

Sp. Braga: Jesualdo foi o alvo dos adeptos
Depois de mais um mau resultado dos bracarenses

Os momentos que se seguiram ao apito final de Duarte Gomes no Estádio Municipal de Braga, e mesmo durante o encontro, serviram para os adeptos exteriorizarem a sua revolta com os resultados recentes da equipa bracarense.

Jesualdo Ferreira foi o alvo principal da ira dos adeptos. Já durante o jogo foram audíveis muitos assobios e lenços brancos nas bancadas. A contestação subiu de tom e tomou as suas maiores proporções a seguir ao golo de Ceballos, que deixou o Sp. Braga em desvantagem no marcador.

Mesmo com os minhotos em busca do empate, os 8274 espetadores presentes nas bancadas direcionaram as suas atenções para o banco de suplentes. Entre impropérios a Jesualdo Ferreira os adeptos pediram a demissão do atual técnico do Sp. Braga.

Jesualdo Ferreira compareceu na sala de imprensa apenas hora e meia depois do final do encontro, depois de ter estado reunido com o presidente do clube, António Salvador. O técnico do Sp. Braga referiu que não gostou dos insultos, apesar de compreender: «Não me sinto atingido, nós todos sabemos qual é a reação das pessoas emocionados, já ando nisto há alguns anos. Pessoalmente não gosto, acho que são questões que ultrapassam a racionalidade e entram no campo da emoção exacerbada. Aceito como reação emocional do futebol».

Na próxima jornada o Sp. Braga desloca-se a Alvalade para defrontar o Sporting.


Jesualdo: «Estive a falar com o presidente»
Treinador chegou à conferência 90 minutos depois do final da partida

Declarações de Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, depois do empate caseiro a duas bolas diante do Arouca. O técnico do Sp. Braga compareceu na sala de imprensa mais de noventa minutos depois do final do encontro:

«O jogo para mim foi mais importante, com o Braga a jogar com dez praticamente quarenta e cinco minutos. Na primeira parte não fomos uma equipa contundente e incisiva, admito que a equipa oscila nas questões de comportamentos e de ansiedade».

«Na segunda parte a história é outra. Começámos por fazer um golo e tivemos uma expulsão. Continuámos a ser uma equipa dominadora e depois num lance em que há falta o contra-ataque dá o golo, coisas que já não acontecem pela primeira vez. A equipa foi capaz de reagir, tudo o que se passou foi hoje foi um jogo que não foi conseguido. Hoje o Braga foi uma equipa infeliz, e já jogámos algumas vezes com dez em lances que nem sempre foram corretas».

«Era importante para nós ganhar, e o jogo não correndo bem acabou por nos tirar dois pontos importantes. Estamos numa situação complicada mas recuperável».

[Atraso na conferência de imprensa]
«Estive a falar com o presidente, estivemos a conversar. Estamos interessados em resolver o problema do Braga. Foi isso que estivemos a fazer. Tudo que vier a acontecer passa por mim e pelo presidente. O que houve até agora foi isso, há situações que não são fáceis de ultrapassar. São questões que me dizem respeito a mim e ao presidente. O Braga durante alguns anos foi capaz de ter rendimentos superiores ao clube em si».

[Insultos e contestação]
«Não me sinto atingido, nós todos sabemos qual é a reação das pessoas emocionados, já ando nisto há alguns anos. Pessoalmente não gosto, acho que são questões que ultrapassam a racionalidade e entram no campo da emoção exacerbada. Aceito como reação emocional do futebol».

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga: Custódio falha regresso a Alvalade
Núrio também está descartado

Custódio vai falhar o regresso a Alvalade, na próxima semana. O médio do Sp. Braga viu o quinto cartão amarelo frente ao Arouca, jogo em que até marcou, mas como tal falha o jogo com o Sporting, clube que já representou, na 21ª jornada.

Também Núrio, jovem lateral esquerdo, está impedido de defrontar os «leões», uma vez que foi expulso neste sábado, por acumulação de amarelos.

Com Joãozinho lesionado, Jesualdo Ferreira pode ter de improvisar um lateral esquerdo no regresso a Alvalade.


Alan é o rei das assistências na Liga
Assinou mais duas este sábado

Alan, do Sporting de Braga, passou a ser o rei das assistências para golo ao fazer mais dois passes eficazes na partida com o Arouca, que terminou empatada (2-2).

O capitão bracarense passou a ter oito assistências. Se lhes somarmos os cinco golos em 19 partidas, temos a dimensão exata da época que está a fazer o futebolista brasileiro.

Carrillo e Jefferson chegaram às quatro assistências cada.

Roberto e Ceballos passaram a ter, cada um, três assistências.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Adeptos pedem explicações à saída do estádio
Ambiente escaldante em Braga

O empate caseiro (2-2) diante do Arouca pode fazer mossa no comando técnico do Sp. Braga. Um grupo de adeptos concentra-se na saída do Estádio Axa no sentido de pedir explicações pelos maus resultados.

No final do jogo, e depois de ver muitos lenços brancos, Jesualdo Ferreira disse que as decisões sobre o presente e o futuro do clube terão que ser tomadas a frio, não a quente. A realidade é que o treinador tardou a comparecer na sala de imprensa. Depois, limitou-se a confirmar que o momento "é complicado".


Jesualdo: «Decisões serão entre mim e o presidente»
técnico não afasta nenhum cenário

Decorreu outro jogo nos corredores do Estádio Axa após o jogo propriamente dito. Ao fim de hora e meia de espera e de bastante expectativa, Jesualdo Ferreira ainda não tinha aparecido na sala de Imprensa para as habituais declarações aos jornalistas. "Antes demais peço desculpa por ter atrasado o vosso jantar, mas este atraso acaba por ser normal. Estive a conversar com o presidente, quis falar com ele. Estamos preocupados, mas também muito interessados em resolver os problema do Sp, Braga. Quando sair daqui vamos conversar outra vez e no futebol vocês já sabem que ao outro dia acontecem coisas impensáveis. Mas tudo o que se decidir entre nós será sem a a intervenção de terceiros e nunca estará dependente disso", revelou Jesualdo Ferreira.

Isto depois do obrigatório comentário na "flash" à televisão que transmitiu a partida em direto em que o treinador deixou a entender que iria tomar uma decisão...

A realidade é que a contestação a Jesualdo Ferreira sofreu ontem um tom nunca visto, com vários impropérios diretamente dirigidos ao treinador. O que se pode descrever aqui é apenas o mais simpático: "Jesualdo pede a demissão!"

Isto com uma outra palavra pelo meio para rimar com demissão e já depois de uma outra boca cheia de falta de educação logo após o golo de Ceballos, que colocou os visitantes em vantagem no jogo.

"Há situações que não são fáceis de ultrapassar. Não analiso comportamentos, mas lembro-me do que já passei aqui em Braga e isto, naturalmente, choca-me. Sei que são reações de pessoas emocionadas, mas pessoalmente não gosto. São questões que ultrapassam a racionalidade e entram no campo puro da emoção. Aceito como reação normal no futebol e só me preocupo com o futuro do Sp. Braga", finalizou o treinador dos arsenalistas.

RECORD

JotaCC

Final de jogo "louco" dá empate no Sp. Braga-Arouca

O Arouca "virou" o resultado nos últimos 10 minutos, mas o Sp. Braga conseguiu arrancar um empate 2-2 nos "descontos". Muitos adeptos já não viram o golo e Jesualdo recebeu lenços brancos.

Sporting de Braga e Arouca empataram 2-2 na Pedreira, neste sábado, na 20.ª jornada da I Liga, num jogo em que os visitantes "viraram" o marcador nos últimos minutos, mas acabaram por ceder um empate no derradeiro "suspiro", já depois de dezenas de adeptos bracarenses terem abandonado o estádio e mostrado lenços brancos a Jesualdo Ferreira.

Custódio inaugurou o marcador para o Sp. Braga, aos 50 minutos, mas a expulsão de Núrio (52) deixou os arsenalistas em inferioridade numérica e em nítidas dificuldades. O Arouca aproveitou para, nos últimos dez minutos, deixar a Pedreira em "choque".

Ceballos assistiu Roberto para o empate, aos 80', com uma sublime finalização, e o espanhol emprestado pelo Tottenham fez ele próprio o golo da reviravolta, aos 88', algo que provocou a saída de dezenas de adeptos do Sp. Braga do estádio e insultos e lenços brancos para Jesualdo Ferreira.

Aderlan Santos, aos 90', impediu o 3-1 para o Arouca, ao "tirar" uma bola já perto da linha de baliza, e foi já nos "descontos" que Erick Moreno conseguiu fazer o empate, servido por Alan. O Sp. Braga ainda "carregou", mas Rusescu desperdiçou a derradeira oportunidade para salvar o jogo.

Jesualdo Ferreira está na "corda bamba" na Pedreira, com o Sp. Braga a ocupar o 7.º lugar, com 27 pontos, com a presença nas competições europeias em risco, apesar de os arsenalistas estarem na final da Taça de Portugal. O Arouca ascendeu ao 12.º lugar, com 19 pontos, provisoriamente seis acima da zona de descida.

DN

JotaCC

Sporting de Braga e Arouca empataram a dois golos

O Sporting de Braga e o Arouca empataram hoje a duas bolas, em jogo da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, no qual os bracarenses estiveram desvantagem numérica durante quase 40 minutos.

Custódio ainda colocou o Sporting de Braga aos 50 minutos, mas, depois da expulsão de Núrio, aos 52, o Arouca deu a volta ao marcador, por Roberto (80) e pelo espanhol Ceballos (88). Contudo, o colombiano Erick Moreno empatou aos 90+1.

Com este resultado, o Sporting de Braga mantém o sétimo posto, com 27 pontos, podendo ser igualado pelo Marítimo, enquanto o Arouca subiu ao 12.º posto, com os mesmos 19 pontos do Gil Vicente (13.º).

RTP

JotaCC

Jesualdo atrasado e adeptos no portão
Treinador ainda não surgiu na sala de Imprensa e há ecos de adeptos concentrados junto à garagem do estádio AXA

O empate com o Arouca não agradou aos adeptos do Braga, que fizeram questão de o demonstrar no final do encontro. Depois de terem acenado lenços brancos e de terem pedido a saída de Jesualdo Ferreira, há ecos de uma concentração de pessoas junto à garagem do estádio à espera da saída de jogadores e treinadores para lhes pedir explicações para os maus resultados.

O encontro já terminou há mais de uma hora e meia, mas, até ao momento, Jesualdo ainda não compareceu na sala de Imprensa. Neste momento desconhece-se se o motivo do longo atraso se está relacionado com o seu futuro no clube, depois de ter admitido no flash interview que tudo o que pudesse acontecer iria ser discutido com presidente António Salvador.



"Atraso? Estive a falar com o presidente"
Treinador arsenalista revelou que as conversas com António Salvador vão continuar noite dentro

Mais de uma hora e meia depois do fim do jogo com o Arouca, Jesualdo Ferreira surgiu na sala de Imprensa e admitiu que o motivo do atraso se deveu a uma conversa com o presidente António Salvador.

"Quis falar com [António Salvador]. Não estamos preocupados, mas antes muito interessados em resolver o problema do Braga. Quando sair daqui, vamos conversar outra vez e já sabem que no futebol, por vezes, acontecem coisas impensáveis. Mas tudo o que decidirmos será sem a intervenção de terceiros", vincou.

Sobre os assobios dos adeptos, Jesualdo confessou que são "situações que não são fáceis de ultrapassar". Contudo, admitiu que não gostou do que viu no estádio. "Não analiso comportamentos, mas lembro-me do que já passei aqui em Braga. Isto choca-me. São reações de pessoas emocionadas, mas, pessoalmente, não gosto. São questões que ultrapassam a racionalidade e entram no campo puro da emoção", referiu.




Jesualdo Ferreira
"As decisões são tomadas entre mim e o presidente"

Treinador do Braga considera que a equipa empatou um jogo que devia ter ganho e realça que qualquer decisão terá de ser tomada a frio e não a quente

Está difícil a vida do Braga na luta pelas competições europeias e o empate caseiro com o Arouca veio dificultar ainda mais esse objetivo. Jesualdo Ferreira lamenta que a equipa não tenha alcançado aquilo que, segundo defende, merecia, a vitória, e diz que uma decisão no que toca ao futuro será apenas tomada com o presidente.

"Os adeptos estão zangados, as decisões têm de ser tomadas a frio e não a quente. Estou aqui com um projeto pessoal e profissional. As decisões são tomadas entre mim e o presidente", afirmou Jesualdo.

"Acho que a equipa deu tudo na segunda parte. Depois da expulsão, não foi fácil para nós. Na primeira parte a equipa foi pouco ativa, terá havido algum nervosismo e ansiedade. Na segunda, mesmo com dez, fomos à procura da vitória. Não é merecido, mas o futebol é isto, empatamos um jogo que não devíamos ter ganho", considerou..

O JOGO