News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Diretor Desportivo

Started by Legião, 18 de February de 2014, 11:50

Previous topic - Next topic

Legião

Muito se tem falado nas últimas épocas, principalmente desde a saída de Jardim, de treinadores, jogadores e até do presidente para justificar alguns insucessos. Mas não estaremos a ver a árvore em vez da floresta? Acho que o Braga precisa de um Diretor Desportivo com qualidade de modo a que se possa preparar o quanto antes a próxima época para que não se cometam os mesmos erros.

Salvador já demonstrou ser um excelente presidente nomeadamente ao nível da gestão da SAD mas a nível desportivo nem sempre tem acertado, penso que faz falta ao Braga alguém com capacidades e que perceba de futebol alguém que possa tomar este tipo de decisões ao nível da gestão desportiva ou que pelo menos as sugira dentro do clube, têm sido vários nos últimos tempos os erros de casting quer de treinadores quer de alguns jogadores e penso que esta figura poderia minorar estes casos.

Atualmente penso que é o Fernando Couto que desempenha, pelo menos em parte, esse papel, antes tivemos o Carlos Freitas que até fez um bom trabalho, não querendo tirar mérito ao Couto até porque não conheço o seu trabalho a fundo, mas acho que falta alguém com o perfil certo para esse cargo, a pessoa ideal neste momento também não sei quem é mas Luís Freitas Lobo é um nome que vem sempre à baila neste assunto, não sei se teria essa disponibilidade e se o Braga o poderia pagar, mas se não for esse certamente haverá outro, embora diretores desportivos com a qualidade que o Braga precisa, ainda para mais sendo um clube vendedor, não há muitos.

Esta época ainda há muito para fazer, mas a próxima também tem de ser preparada com antecedência e não podemos falhar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

krugger

O nosso diretor desportivo é o Salvador, por algum motivo quer ser ele a controlar as contratações, como varios presidentes o fazem.

barinho

E porque não negociar com o Jesualdo,pô-lo a directo (porque independentemente de tudo ele percebe de futebol) e ir buscar um treinador jovem e ambicioso (Marco Silva?).

Olho Vivo

Quote from: barinho on 18 de February de 2014, 15:16
E porque não negociar com o Jesualdo,pô-lo a directo (porque independentemente de tudo ele percebe de futebol) e ir buscar um treinador jovem e ambicioso (Marco Silva?).

Eu, se fosse treinador, não ficava com Jesualdo como meu director desportivo...

A questão do director desportivo é uma falsa questão. Neste momento, o nosso director desportivo (no sentido que aqui lhe querem dar) é... Jesualdo Ferreira - e portanto, não pode haver dissonância entre o treinador e a construção do plantel. E, volto a repetir, o nosso problema não está essencialmente na qualidade do plantel - que, ainda que com um ou outro ponto fraco, tem (tinha?) mais do que valor para atingir lugares europeus via liga...

barinho

Quote from: Olho Vivo on 18 de February de 2014, 15:29
Quote from: barinho on 18 de February de 2014, 15:16
E porque não negociar com o Jesualdo,pô-lo a directo (porque independentemente de tudo ele percebe de futebol) e ir buscar um treinador jovem e ambicioso (Marco Silva?).

Eu, se fosse treinador, não ficava com Jesualdo como meu director desportivo...

A questão do director desportivo é uma falsa questão. Neste momento, o nosso director desportivo (no sentido que aqui lhe querem dar) é... Jesualdo Ferreira - e portanto, não pode haver dissonância entre o treinador e a construção do plantel. E, volto a repetir, o nosso problema não está essencialmente na qualidade do plantel - que, ainda que com um ou outro ponto fraco, tem (tinha?) mais do que valor para atingir lugares europeus via liga...

Eu percebo o que dizes,mas claro que o treinador que viesse teria que ter a garantia que ninguém interferiria nas decisões técnicas,para mim o treinador tem que ter sempre a última palavra nessas questões.

Quanto à qualidade de plantel isso não há dúvidas,não percebo tantas críticas em relação à qualidade deste plantel.Porque temos jogadores para estar tranquilamente em 4º e a apertar os calcanhares na luta pelo 3º,mesmo sendo individualmente um plantel mais fraco que o ano passado.O problema não é da qualidade dos jogadores,só mesmo as laterais estão abaixo do desejável numa equipa como a do Braga.

Olho Vivo

#5
Quote from: barinho on 18 de February de 2014, 15:34
Quote from: Olho Vivo on 18 de February de 2014, 15:29
Quote from: barinho on 18 de February de 2014, 15:16
E porque não negociar com o Jesualdo,pô-lo a directo (porque independentemente de tudo ele percebe de futebol) e ir buscar um treinador jovem e ambicioso (Marco Silva?).

Eu, se fosse treinador, não ficava com Jesualdo como meu director desportivo...

A questão do director desportivo é uma falsa questão. Neste momento, o nosso director desportivo (no sentido que aqui lhe querem dar) é... Jesualdo Ferreira - e portanto, não pode haver dissonância entre o treinador e a construção do plantel. E, volto a repetir, o nosso problema não está essencialmente na qualidade do plantel - que, ainda que com um ou outro ponto fraco, tem (tinha?) mais do que valor para atingir lugares europeus via liga...

Eu percebo o que dizes,mas claro que o treinador que viesse teria que ter a garantia que ninguém interferiria nas decisões técnicas,para mim o treinador tem que ter sempre a última palavra nessas questões.

Quanto à qualidade de plantel isso não há dúvidas,não percebo tantas críticas em relação à qualidade deste plantel.Porque temos jogadores para estar tranquilamente em 4º e a apertar os calcanhares na luta pelo 3º,mesmo sendo individualmente um plantel mais fraco que o ano passado.


Para isso (morder os calcanhares à concorrência pelo terceiro lugar), não chega, sobretudo frente a um Sporting muito mais organizado. E sempre pensei isso, mesmo à partida para esta época - ao contrário, pasme-se, do que dizia o treinador! Mas para garantir um lugar europeu, via liga, deveria chegar. Mais: para jogar muito mais do que temos mostrado. E não é um problema de falta de comprometimento, de falta de atitude; é mesmo de impotência, de querer e não saber como. Como ainda ontem se viu...

Quanto a Jesualdo a superintender o futebol do clube, o exemplo da época passada com o belga Vercauteren deve ser suficientemente dissuasor. Nenhum treinador que se respeite a si mesmo se prestará a uma coisa dessas!

magico_scbraga

#6
Depois de ver o que o Jesualdo fez a este plantel, emprestando alguns valores seguros (João Pedro, Hugo Vieira, Yazalde) e outros que, não sendo tão seguros, têm ainda assim muito futuro (Zé Luis, Salvador Agra, Aníbal Capela), não sei como se pode desejar a promoção de Jesualdo a director desportivo.
O homem acha-se pai do Braga e, naquela petulância que os títulos no Porto lhe ajudaram a cimentar, acha que pode dar sermões aos adeptos mas estes, com pena do senhor, acham que ele merece, pelo seu passado no clube, ser "recompensado". É inexplicável.
Por muito menos se despediu o José Peseiro. Por muito menos se faziam esperas no fim dos jogos ao treinador, enchendo-o de impropérios, como aconteceu em Vila do Conde, não após uma derrota mas após .. um empate! Como se nós tivéssemos o hábito de ir lá vencer com uma certa facilidade!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

magico_scbraga

O problema do Braga é, portanto, o da ausência de treinador e não o da ausência de director desportivo. Arrisco-me a dizer que qualquer estrangeiro que não conheça o Braga se arrisca a fazer melhor. E, já agora, aproveito para dizer que o nosso futuro treinador não tem, necessariamente, de ser português.
A barreira linguística é hoje mais ténue e, como facilmente se percebe, não é pela ausência de um treinador português que deixaremos de alcançar os nossos objectivos.
Citando os exemplos mais conhecidos e de, penso eu, reconhecido sucesso: Guardiola é espanhol e treina o Bayern; Mourinho é português e treina o Chelsea; Benítez é espanhol e treina o Nápoles; Rudi Garcia é francês e treina a Roma. Não chegarão estes exemplos?
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

miguel_afonso

A minha questão é exactamente outra...
É até que pode certos jogadores (NAC, Ruben Micael, etc) tem que jogar por se estar há procura de mercado, ou seja até que ponto jogam por decreto da direção.

A mim pessoalmente faz-me muita confusão o Braga ter  comprado 2 centrais em Dezembro e não ter despachado ninguém... Acho que estavamos a contar com uma venda que não aconteceu...

Olho Vivo

Quote from: magico_scbraga on 18 de February de 2014, 16:00
O problema do Braga é, portanto, o da ausência de treinador e não o da ausência de director desportivo. Arrisco-me a dizer que qualquer estrangeiro que não conheça o Braga se arrisca a fazer melhor. E, já agora, aproveito para dizer que o nosso futuro treinador não tem, necessariamente, de ser português.
A barreira linguística é hoje mais ténue e, como facilmente se percebe, não é pela ausência de um treinador português que deixaremos de alcançar os nossos objectivos.
Citando os exemplos mais conhecidos e de, penso eu, reconhecido sucesso: Guardiola é espanhol e treina o Bayern; Mourinho é português e treina o Chelsea; Benítez é espanhol e treina o Nápoles; Rudi Garcia é francês e treina a Roma. Não chegarão estes exemplos?

Estás a falar de treinadores que chegam a campeonatos de primeira linha em que, melhor ou pior, se conhecem os jogadores, as equipas, o tipo de futebol jogado. Qualquer treinador que chegue a Portugal e que por cá não tenha passado (mesmo que fosse como jogador), vem quase a zero. Não tem sequer a noção do valor relativo do seu próprio plantel, independentemente da qualidade que tenha como técnico.

Pessoalmente, prefiro um português - mas não acho que esta questão se vá colocar de imediato... embora a SAD deva desde já avaliar todas as possibilidades, mesmo que apenas para a próxima época.

Heisenberg

Quanto a mim é quase certo que se Jesualdo não sai agora, no final da época acabará por partir. Já não há sintonia absolutamente nenhuma do professor com os adeptos nem com os jogadores. O jogo de ontem foi uma salganhada monumental.

Se o Marco Silva não estiver para aí virado, tente-se o Pedro Martins.

JotaCC

Já disse em posts anteriores desde que o Carlos Freitas saiu o scouting do Braga ficou uma bagunça então este ano esta um exagero, a quantidade de jogadores que vem e vão por empréstimo é de mais compramos jogadores que nem a camisola chegam a vestir, Rodrigo Galo, Yazalde, Zé Luis, Pedro Santos entre outros que entretanto já saíram para não falar na equipa B é um plantel novo todas as épocas.

dioogo

perguntem ao BARROSO poque saiu da estrutura do BRAGA, enquanto estava la o carlos freitas....
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

rpo.castro

Não entendo essa história de "percebe de futebol." Até pode perceber futebol, mas se com os jogadores que tinha não escolheu a melhor equipa para atacar a época (erro ao nível das dispensas), que no Mercado de Inverno continuou a fazer borradas, e que dos que tem à disposição ainda não consegue escolher os 11 melhores jogadores e colocar-los nas suas posições, como se pode equacionar para treinador, ou pior ainda director desportivo?

Fónix.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Kilo

 Ainda não percebi o fetiche por Carlos Freitas, sinceramente.

Fez boas contratações? Sim. Mas o Braga não o fez sempre?

E Freitas não meteu muitas argoladas? Meteu, basta ir ver o histórico sem se fiarem na memória selectiva. Em tempos conturbados, olhamos para trás e só nos lembramos do bom. É a mente humana a funcionar.

E se se lembrarem, foi ele que montou o mais parvo plantel do sporting de que há memória.

Precisamos é de parar para pensar e fazer as coisas com cabeça.


Legião

Quote from: Olho Vivo on 18 de February de 2014, 15:29
Quote from: barinho on 18 de February de 2014, 15:16
E porque não negociar com o Jesualdo,pô-lo a directo (porque independentemente de tudo ele percebe de futebol) e ir buscar um treinador jovem e ambicioso (Marco Silva?).

Eu, se fosse treinador, não ficava com Jesualdo como meu director desportivo...

A questão do director desportivo é uma falsa questão. Neste momento, o nosso director desportivo (no sentido que aqui lhe querem dar) é... Jesualdo Ferreira - e portanto, não pode haver dissonância entre o treinador e a construção do plantel. E, volto a repetir, o nosso problema não está essencialmente na qualidade do plantel - que, ainda que com um ou outro ponto fraco, tem (tinha?) mais do que valor para atingir lugares europeus via liga...

Também concordo que com o atual plantel poderíamos fazer mais, a questão não é tanto por ai é mais para evitar certos erros que têm sido cometidos no preparar das épocas. É certo que não seria a chegada, neste momento, de um diretor desportivo que iria mudar o percurso desta época falo mais na preparação da próxima. Se mudarmos de treinador, penso que esse elemento poderia ajudar a definir qual o melhor treinador para o futuro próximo do Braga (acho difícil que Marco Silva venha cá parar com o mercado que já tem) e quais os jogadores que, em sintonia com o novo treinador, melhor encaixariam nesse novo modelo de jogo. Salvador não me parece a pessoa mais talhada para tomar esse tipo de decisões, penso que falta esse elemento no Braga.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Quote from: Old School on 18 de February de 2014, 23:12
Também concordo que com o atual plantel poderíamos fazer mais, a questão não é tanto por ai é mais para evitar certos erros que têm sido cometidos no preparar das épocas. É certo que não seria a chegada, neste momento, de um diretor desportivo que iria mudar o percurso desta época falo mais na preparação da próxima. Se mudarmos de treinador, penso que esse elemento poderia ajudar a definir qual o melhor treinador para o futuro próximo do Braga (acho difícil que Marco Silva venha cá parar com o mercado que já tem) e quais os jogadores que, em sintonia com o novo treinador, melhor encaixariam nesse novo modelo de jogo. Salvador não me parece a pessoa mais talhada para tomar esse tipo de decisões, penso que falta esse elemento no Braga.
Por isso é que não se deve esperar pelo final da época, para mudar de treinador e começar a formar plantel. Vejam o que fez L.Jardim quando veio para o Braga. Quanto tempo esteve em "estágio"?
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaobl03

Pena as pessoas só pensarem nas questões estruturais quando o cenário esta muito negro. À muito que não existe um planeamento sério do futebol sénior (e juvenil também) no nosso clube. Temos um número absurdo de jogadores nos nossos quadros, emprestados às dezenas, chegam contentores de jogadores para a equipa B, e muitos deles nem se chegam a estrear com a nossa camisola.
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Carvalhux

Esta época foi muito mal organizada, se a culpa disso é a falta de um bom director desportivo? Talvez  ;)

Legião

Aproveito a crónica escrita por Luís Freitas Lobo e desde já agradeço ao Arsenalista por a ter disponibilizado (http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,22634.420.html), ainda não tinha lido mas parece-me que o LFL fez uma leitura, na sua globalidade, correta e da qual partilho. Gosto de ouvir a opinião dele relativa ao nosso clube porque, apesar de poder estar enganado até porque julgo nunca fez algo do género, mas acho que teria o perfil para desempenhar um papel de Diretor Desportivo no Braga, acredito que poderia fazer um bom trabalho e contribuir para a estabilidade que o nosso clube precisa.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva