News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

QUEM É O MAIOR CULPADO DO BRAGA ACTUAL, O JESUALDO OU O SALVADOR

Started by castroferreira, 17 de February de 2014, 23:07

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 14:47
Pedro tens razão, mas há um ponto que me parece "esquecido" é que já mesmo depois de Jesualdo ter sido escolhido e como dizes "cortar e riscar" ainda foram contratados alguns jogadores, (caso de Hugo Vieira o mais flagrante) e que foram riscados, se isto não é falta de critério, falta de bom senso, desnorte etc etc  vou ali e já venho....

Mas neste caso, há que responsabilizar quem tem todo este poder! O poder tem de ter o reverso da medalha, a responsabilidade. Há mais jogadores que têm notoriamente a chancela de Jesualdo e curiosamente até são aqueles cuja qualidade é (foi) de forma mais generalizada questionada.

magico_scbraga

Foi o Salvador que, ao contratar o Jesualdo, tomou a decisão de dar maior poder ao treinador, na hora de decidir sobre contratações e dispensas. E, por isso, também ele tem de ser responsabilizado.
Até na forma pouco criteriosa como despede treinadores lhe devem ser assacadas responsabilidades. É que, se houvesse critério, Jesualdo, a quem já só falta uma derrota para atingir as de Peseiro, que esteve envolvido nas competições europeias (convém não esquecer), já teria sido despedido.
Quando o Salvador se decidir por colocar o clube acima de quezílias e desconfianças pessoais (ex: Domingos e Jardim), e bem assim decidir despedir aqueles que, embora por ele adorados, não conseguem quaisquer resultados, estará a prestar um serviço ao clube.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Olho Vivo

Eu não estou a ilibar nem a acusar ninguém. Não me interessa responder a esta questão porque ela, por definição, não faz sentido. O último responsável pelo bom e pelo mau, em qualquer organização, é sempre quem está no topo da hierarquia. Aliás, se eu digo que, nos últimos tempos, fizemos escolhas erráticas de treinadores e, no caso de Jesualdo, lhe atribuímos demasiado poder, fácil é inferir que de onde vêm estas falhas.

O que eu me insurjo é contra a ideia de que, pelo facto de alguns jogadores terem saído por empréstimo, eles não têm qualidade e, por isso, foram mal contratados. A primeira, para a maior parte deles, não é verdadeira e a segunda, veremos, é cedo para dizer. Esperemos para ver, nos próximos defesos, se não retiraremos rendimento de alguns destes jogadores, senão desportivo, pelo menos económico. De qualquer modo, ninguém pode esperar que tenhamos uma taxa de sucesso de 100%, particularmente quando se contratam jovens ainda em processo de afirmação. As palavras do brigada explicam-no bem, não vou repeti-las. Se destes, uma boa parte der um rendimento desportivo e económico que compense as eventuais falhas, por mim, tudo bem.

Também não é verdade que muitos dos jogadores de topo que saíram ficariam se tivéssemos sido mais frugais nas contratações. Alguns deles estavam em final de contrato e quiseram, com toda a legitimidade, engordar o seu pé de meia (e jamais poderíamos competir com os salários que eles foram auferir). Amorim (grande jogador!) estava emprestado. Quem sobra dos que saíram? Mossoró? O Braga não transferira ninguém e precisava de facturar (e se alguém não olha para as contas e não percebe isto, não há argumentos racionais que o convençam). De resto, estou convencido de que, se Mossoró cá estivesse, iria ser mais um pomo de discórdia entre adeptos e treinador (por dificuldades de "encaixe" no modelo de jogo de Jesualdo). Talvez Douglão seja o único que poderia ter ficado  (mas não sei se foram só critérios desportivos e económicos a ditarem a sua saída). No entanto, não é por falta de centrais que temos tido problemas. Temos uma excelente dupla mas que nem assim é vista pelo técnico como indiscutível e portanto...

Vasco Soares

Quote from: Olho Vivo on 19 de February de 2014, 16:17
Eu não estou a ilibar nem a acusar ninguém. Não me interessa responder a esta questão porque ela, por definição, não faz sentido. O último responsável pelo bom e pelo mau, em qualquer organização, é sempre quem está no topo da hierarquia. Aliás, se eu digo que, nos últimos tempos, fizemos escolhas erráticas de treinadores e, no caso de Jesualdo, lhe atribuímos demasiado poder, fácil é inferir que de onde vêm estas falhas.

O que eu me insurjo é contra a ideia de que, pelo facto de alguns jogadores terem saído por empréstimo, eles não têm qualidade e, por isso, foram mal contratados. A primeira, para a maior parte deles, não é verdadeira e a segunda, veremos, é cedo para dizer. Esperemos para ver, nos próximos defesos, se não retiraremos rendimento de alguns destes jogadores, senão desportivo, pelo menos económico. De qualquer modo, ninguém pode esperar que tenhamos uma taxa de sucesso de 100%, particularmente quando se contratam jovens ainda em processo de afirmação. As palavras do brigada explicam-no bem, não vou repeti-las. Se destes, uma boa parte der um rendimento desportivo e económico que compense as eventuais falhas, por mim, tudo bem.

Também não é verdade que muitos dos jogadores de topo que saíram ficariam se tivéssemos sido mais frugais nas contratações. Alguns deles estavam em final de contrato e quiseram, com toda a legitimidade, engordar o seu pé de meia (e jamais poderíamos competir com os salários que eles foram auferir). Amorim (grande jogador!) estava emprestado. Quem sobra dos que saíram? Mossoró? O Braga não transferira ninguém e precisava de facturar (e se alguém não olha para as contas e não percebe isto, não há argumentos racionais que o convençam). De resto, estou convencido de que, se Mossoró cá estivesse, iria ser mais um pomo de discórdia entre adeptos e treinador (por dificuldades de "encaixe" no modelo de jogo de Jesualdo). Talvez Douglão seja o único que poderia ter ficado  (mas não sei se foram só critérios desportivos e económicos a ditarem a sua saída). No entanto, não é por falta de centrais que temos tido problemas. Temos uma excelente dupla mas que nem assim é vista pelo técnico como indiscutível e portanto...

  Eu acho que na 1a ideia sublinhada é exatamente ao contrário, as pessoas, ou a a maioria delas acha que os jogadores teem qualidade ou pelo menos  o suficiente para fazer no minimo parte do plantel, aliás prova disso é a conversa que se vai ouvindo do genero "emprestou-se melhor do que o que se ficou" ora isto diz bem.
  Na 2º ideia, e confesso que contabilidade não é o meu forte, longe disso, só espero e posso estar a dizer uma estupidez, é que espero que não se tenha vendido "mercedes" porque gastam muita gasolina, mas andavam bem, para comprar meia duzia de "fiats" que gastam pouco (mas todos juntos gastam) e que andam sempre metidos na oficina. (Desculpem a comparação mas é um ramo que me sinto mais há vontade ;D ;D ;D)

Olho Vivo

Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 18:01
  Eu acho que na 1a ideia sublinhada é exatamente ao contrário, as pessoas, ou a a maioria delas acha que os jogadores teem qualidade ou pelo menos  o suficiente para fazer no minimo parte do plantel, aliás prova disso é a conversa que se vai ouvindo do genero "emprestou-se melhor do que o que se ficou" ora isto diz bem.
  Na 2º ideia, e confesso que contabilidade não é o meu forte, longe disso, só espero e posso estar a dizer uma estupidez, é que espero que não se tenha vendido "mercedes" porque gastam muita gasolina, mas andavam bem, para comprar meia duzia de "fiats" que gastam pouco (mas todos juntos gastam) e que andam sempre metidos na oficina. (Desculpem a comparação mas é um ramo que me sinto mais há vontade ;D ;D ;D)

Uma justificação contradiz a outra. Ou os jogadores têm qualidade ou são "fiats"... E é claro que, como diz o brigada, há jogadores que são contratados com uma perspectiva de futuro e em que o risco de não acertar é maior (mas também o retorno potencial pode ser superior).

O problema da segunda justificação é que ela serve, por exemplo, para terminar desde já com a equipa B. Ou alguém está à espera que saiam jogadores para a primeira equipa em profusão ano após ano!? Se saírem um ou dois com capacidade de afirmação todos os anos, já não é mau...

Isto não invalida que haja contratações mal feitas - mas volto a dizer, parece-me que o principal problema está na coordenação entre o scouting e a direcção técnica. Sem me querer repetir muito, há jogadores que podem ter um papel importante com um treinador, num determinado modelo de jogo, e que são menos úteis (ou mesmo dispensáveis) para outro treinador, com outra ideia de jogo. Se é aceitável que esta última situação aconteça de uma forma tão flagrante quanto sucedeu nesta temporada é que é o ponto. E isso tem a ver com a escolha do treinador e também com as directrizes que são transmitidas a este: se lhe é dada carta branca para gerir os recursos como bem entende ou se tem recursos internos aos quais se deve moldar.

fiscal

Quote from: Freitas on 18 de February de 2014, 00:15
A culpa é de quem prefere ter 23 jogadores emprestados, mas depois não tem dinheiro para segurar o Hugo Viana e o mossoro. Salvador,  claro.
[/quote
Até que enfim que aparece alguém com uma opinião curtíssima.
]

Vasco Soares

Quote from: Olho Vivo on 19 de February de 2014, 18:36
Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 18:01
  Eu acho que na 1a ideia sublinhada é exatamente ao contrário, as pessoas, ou a a maioria delas acha que os jogadores teem qualidade ou pelo menos  o suficiente para fazer no minimo parte do plantel, aliás prova disso é a conversa que se vai ouvindo do genero "emprestou-se melhor do que o que se ficou" ora isto diz bem.
  Na 2º ideia, e confesso que contabilidade não é o meu forte, longe disso, só espero e posso estar a dizer uma estupidez, é que espero que não se tenha vendido "mercedes" porque gastam muita gasolina, mas andavam bem, para comprar meia duzia de "fiats" que gastam pouco (mas todos juntos gastam) e que andam sempre metidos na oficina. (Desculpem a comparação mas é um ramo que me sinto mais há vontade ;D ;D ;D)

Uma justificação contradiz a outra. Ou os jogadores têm qualidade ou são "fiats"... E é claro que, como diz o brigada, há jogadores que são contratados com uma perspectiva de futuro e em que o risco de não acertar é maior (mas também o retorno potencial pode ser superior).

O problema da segunda justificação é que ela serve, por exemplo, para terminar desde já com a equipa B. Ou alguém está à espera que saiam jogadores para a primeira equipa em profusão ano após ano!? Se saírem um ou dois com capacidade de afirmação todos os anos, já não é mau...

Isto não invalida que haja contratações mal feitas - mas volto a dizer, parece-me que o principal problema está na coordenação entre o scouting e a direcção técnica. Sem me querer repetir muito, há jogadores que podem ter um papel importante com um treinador, num determinado modelo de jogo, e que são menos úteis (ou mesmo dispensáveis) para outro treinador, com outra ideia de jogo. Se é aceitável que esta última situação aconteça de uma forma tão flagrante quanto sucedeu nesta temporada é que é o ponto. E isso tem a ver com a escolha do treinador e também com as directrizes que são transmitidas a este: se lhe é dada carta branca para gerir os recursos como bem entende ou se tem recursos internos aos quais se deve moldar.

Uma justificação não tem nada a ver com a outra, ou eu não me exprimi bem, pois os Mercedes são para equipa principal, e a equipa b a maioria não são carros ainda, estão diria na linha de montagem, são ainda prototipos...

Vamos ao "motor do clube" por assim dizer, equipa principal, é fácil constatar que há jogadores que foram simplesmente ostracizados talvez em nome de não se adaptarem a determinado modelo, e ao fim chego há conclusão que isso é "uma grande conversa" parece-me que há treinadores que não se dão bem quando têm muito por onde escolher, Para mim .... um extremo é um extremo , um trinco é um trinco, um central é um central , e, não pondo de parte a ideia de jogo de cada treinador,( que no caso de Jesualdo até parece estar um pouco turva quando insiste e reinsiste em Mauro como 6 e depois quer/tenta que ele seja um 8 ) o que digo é um dado objectivo, isto é, um bom jogador é sempre um bom jogador e é obrigação do treinador tirar o melhor rendimento dele e se puder ou melhor se souber, ensinar-lhe o que pretende dele enquanto jogador inserido numa equipa num coletivo, mas não o "castrando" futebolisticamente falando. Não posso, e acho que ninguém pode aceitar, que quer Pedro santos, Hugo Vieira  e Salvador Agra-por exemplo, mas outros e outras posições podia falar, nenhum deles pude-se ser moldado para o que Jesualdo quer, e depois vemos jogar um Kappel , e a 1º ideia que me vem á cabeça é "afinal eu de futebol nada entendo" mas depois com os jogos (não)jogados e sem resultados, posso sempre me perguntar quem é que terá razão. Estando nós numa fase de reajuste, e de contenção orçamental, pelo menos é o que dizem, parece-me que andámo-nos a enganar vezes demais, quem tem bolsa de pobre, não deve gastar como se tivesse bolsa de rico, ou se tem bolsa de rico que não dê uma de pobre (como dizem os Brasileiros),

Á semelhança de todos ou quase todos os clubes que têm equipa b e equipa principal, o(s) plantel(eis) ou é composto individualmente (parece-me o caso do Braga) ou é composto em sintonia, isto é um plantel principal  muito menor, mas  com a possibilidade/objectivo de ser reforçado por meia dúzia de miúdos da b, e o que vemos é 4 centrais na equipa principal, mais Custódio que pode num jogo ou noutro desenrascar, e vai-se buscar mais 2 centrais em Dezembro, se alguém quer acabar com a equipa b, não sou eu no meu comentário, ou quem como eu pensa, mas são os dirigentes nas suas acçoes, também me parece claro, ou então entramos naquele domínio do " olha pro que eu digo, mas não olhes pro que eu faço."

É uma expressão usual dizer "esta época é para esquecer" eu diria exactamente o contrário, esta época é para lembrar, e para que não se cometam os mesmos erros no futuro.

castroferreira

Este tema dá para escrever até fazer doer os dedos, mas nao fugindo à questão principal de saber quem sao os culpados eu estou completamente de acordo com todos os comentarios que li e para mim s+o exuste um culpado e essa pessoa é o Antonio Salvador.

Dizem que o Salvador tem sido um heroi, que fez com que o Braga desse o "salto". Concordo em parte, mas para mim, se não fosse a maozinha do JORGE MENDES, o António Salvador fazia o que os outros fizeram-

Mais, aquilo que fez ao Mesquita Macahado, não dignifica nada o presidente de Braga nem o nosso clube e cidade. Quando o Mesquita era presidente da Camara eram só beijinhos... o Mesquita saiu da camara e foi logo escorraçada pelo Antonio Salvador.

O Jorge Mendes, como tem muito mercado e mais que fazer, nao tem oportunidade de dar mais ao BRAGA e depois o resultado está à vista.

Outra situaçao é a colagem da Direcçao do Braga ao Porto e Pinto da Costa, quando todos sabemos que do Porto, nao vem bons ventos nem casamentos.... o Pintinho só nao nos f@de mais  porque neste momento somos mais um clube coitadinho da liga....

O Jesualdo e o Salvador estão um para o outro, assim como o Passos Coelho está para o Cavaco Silva.....
COM O BRAGA NO CORAÇÃO

Spartacus86

Leio hoje no rascord que o nosso treinador ganha 1 MILHÃO DE EUROS POR ÉPOCA!!!! 1 MILHÃO é quanto custa este treinador sem ambição, que é apenas o segundo treinador mais bem pago em Portugal á frente do Paulo Fonseca e do Leonardo Jardim.

1 MILHÃO DE EUROS para um treinador sem ambição que parece que se esta a borrifar se ficamos em 5º, 6º ou 16º desde que o dele esteja garantido. um treinador que até hoje nunca assumiu as culpas numa derrota e ineflziemnte já foram várias.

Chega! Todos nós no inicio da época aplaudimos a decisão do Salvador nesta contratação, e quem disser o contrario não esta a ser verdadeiro. Mas agora chega! Este treinador vai-nos fazer recuar 20 anos na nossa historia

Arsenalista

Quote from: Spartacus86 on 20 de February de 2014, 10:42
Leio hoje no rascord que o nosso treinador ganha 1 MILHÃO DE EUROS POR ÉPOCA!!!! 1 MILHÃO é quanto custa este treinador sem ambição, que é apenas o segundo treinador mais bem pago em Portugal á frente do Paulo Fonseca e do Leonardo Jardim.

1 MILHÃO DE EUROS para um treinador sem ambição que parece que se esta a borrifar se ficamos em 5º, 6º ou 16º desde que o dele esteja garantido. um treinador que até hoje nunca assumiu as culpas numa derrota e ineflziemnte já foram várias.

Chega! Todos nós no inicio da época aplaudimos a decisão do Salvador nesta contratação, e quem disser o contrario não esta a ser verdadeiro. Mas agora chega! Este treinador vai-nos fazer recuar 20 anos na nossa historia

Não é para atirar mais lenha para a fogueira, mas também li isso hoje no Record, e nem sei até que ponto isso reflete a realidade dos numeros, que a ser verdade é um autêntico sorvedouro de recursos financeiros... Refere a noticia que JF é o segundo treinador mais bem pago em Portugal, só superado por JJ...
Mais, JF recebe mais do dobro do que recebia Jardim ou Domingos... sendo que a atual equipa técnica representa 30% dos custos com o futebol profissional do clube, mas penso que só mesmo quando estiver disponível o relatório de contas deste exercício é que se poderá confirmar ou não tais valores...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

sparta

A ser verdade o que tenho lido 1milhão/época fico completamente abismado. É provavelmente o pior ato de gestão na história do Braga. Simplesmente inacreditável. Mesmo 1milhão/3 épocas seria um perfeito disparate para um pseudo treinador em final de carreira, sim porque este treinador foi criado e mantido pela comunicação social basta ver que praticamente, e ao contrário de outros que por aqui passaram, ninguém o critica.
Esta época foram erros atrás de erros por parte da direção do Braga mas o erro maior é insistir na continuidade do jesualdo e uma vez que o homem não tem dignidade ou já não tem consciência daquilo que anda a fazer o melhor será tentar chegar a um acordo para a rescisão. Não acredito que seja fácil pois o juju só pensa em dinheiro, como deu a entender o Edinho, e como se está a ***** para o Braga acredito que não abrirá mão.
Cada dia que passa com esta corja mais adeptos se afastarão e todo o trabalho feito no últimos anos para captar novos adeptos, não tenho dúvidas, terá sido em vão.

rpo.castro

Não teremos ouvido mal na apresentação de JF em vez de "dívida de gratidão" não seria "dívida de milhão"?

Falando mais a sério este valor parece-me completamente despropositado, para mais numa época em que foi claro o desinvestimento. Não sei onde o rascord foi buscar o valor, mas esse jornal não é conhecido propriamente pelo jornalismo sério e rigoroso...
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Quote from: rpo.castro on 20 de February de 2014, 11:50
Não teremos ouvido mal na apresentação de JF em vez de "dívida de gratidão" não seria "dívida de milhão"?

Falando mais a sério este valor parece-me completamente despropositado, para mais numa época em que foi claro o desinvestimento. Não sei onde o rascord foi buscar o valor, mas esse jornal não é conhecido propriamente pelo jornalismo sério e rigoroso...
Não será a equipa tecnica toda? treinador principal e adjuntos

Spartacus86

Quote from: vasco soares on 20 de February de 2014, 11:56
Quote from: rpo.castro on 20 de February de 2014, 11:50
Não teremos ouvido mal na apresentação de JF em vez de "dívida de gratidão" não seria "dívida de milhão"?

Falando mais a sério este valor parece-me completamente despropositado, para mais numa época em que foi claro o desinvestimento. Não sei onde o rascord foi buscar o valor, mas esse jornal não é conhecido propriamente pelo jornalismo sério e rigoroso...
Não será a equipa tecnica toda? treinador principal e adjuntos

Nada disso. O que diz lá e que ele e adjuntos são 1.4 MILHÕES/ÉPOCA!!!!!!


Kilo

Portanto, despedi-lo agora e à equipa técnica custará, mais coisa menos coisa, um Rusescu.

É bem.

JotaCC

Quote from: Spartacus86 on 20 de February de 2014, 10:42
Leio hoje no rascord que o nosso treinador ganha 1 MILHÃO DE EUROS POR ÉPOCA!!!! 1 MILHÃO é quanto custa este treinador sem ambição, que é apenas o segundo treinador mais bem pago em Portugal á frente do Paulo Fonseca e do Leonardo Jardim.

1 MILHÃO DE EUROS para um treinador sem ambição que parece que se esta a borrifar se ficamos em 5º, 6º ou 16º desde que o dele esteja garantido. um treinador que até hoje nunca assumiu as culpas numa derrota e ineflziemnte já foram várias.

Chega! Todos nós no inicio da época aplaudimos a decisão do Salvador nesta contratação, e quem disser o contrario não esta a ser verdadeiro. Mas agora chega! Este treinador vai-nos fazer recuar 20 anos na nossa historia

A mim já me tinham garantido que o JF está a ganhar 70 mil€ por mês mas eu não quis acreditar mas agora já começo a a mudar de ideias.

Será este o impedimento do Salvador rescindir com o JF? Se foi onde o Salvador tinha a cabeça para aceitar e ainda por cima assinar por 3 anos!

Uma equipa técnica que custa 1.4 milhões€ por época a segunda mais cara da primeira liga atrás do benfica.

Vasco Soares

Quote from: JotaCC on 20 de February de 2014, 16:50
Quote from: Spartacus86 on 20 de February de 2014, 10:42
Leio hoje no rascord que o nosso treinador ganha 1 MILHÃO DE EUROS POR ÉPOCA!!!! 1 MILHÃO é quanto custa este treinador sem ambição, que é apenas o segundo treinador mais bem pago em Portugal á frente do Paulo Fonseca e do Leonardo Jardim.

1 MILHÃO DE EUROS para um treinador sem ambição que parece que se esta a borrifar se ficamos em 5º, 6º ou 16º desde que o dele esteja garantido. um treinador que até hoje nunca assumiu as culpas numa derrota e ineflziemnte já foram várias.

Chega! Todos nós no inicio da época aplaudimos a decisão do Salvador nesta contratação, e quem disser o contrario não esta a ser verdadeiro. Mas agora chega! Este treinador vai-nos fazer recuar 20 anos na nossa historia

A mim já me tinham garantido que o JF está a ganhar 70 mil€ por mês mas eu não quis acreditar mas agora já começo a a mudar de ideias.

Será este o impedimento do Salvador rescindir com o JF? Se foi onde o Salvador tinha a cabeça para aceitar e ainda por cima assinar por 3 anos!

Uma equipa técnica que custa 1.4 milhões€ por época a segunda mais cara da primeira liga atrás do benfica.



É por estas e por outras que certos argumentos não colhem. Palavras como desinvestimento, venda ou nao renovação de valores consolidados que emprestavam qualidade há equipa , são de difícil interiorização quando confrontados com estas informações.
  Se não em mais nada então na equipa técnica estamos ao nivel dos melhores em Portugal, realmente quando JF falou do 3º lugar nao foi megalomano, alias pecou por escasso, devia ter dito lutar pelo título.

barinho

Quero-vos só relembrar que vocês estão a especular com base numa notícia do record.

JotaCC

Quote from: barinho on 20 de February de 2014, 17:14
Quero-vos só relembrar que vocês estão a especular com base numa notícia do record.

Sem duvida que tudo pode passar de pura especulação, mas já diz o ditado onde há fumo há fogo,  mesmo antes de sair a noticia já me tinham garantido o ordenaram que o JF usufruia, não acreditei mas agora ponho as minhas duvidas, e o Jesualdo não é o unico.