News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

QUEM É O MAIOR CULPADO DO BRAGA ACTUAL, O JESUALDO OU O SALVADOR

Started by castroferreira, 17 de February de 2014, 23:07

Previous topic - Next topic

SCB Monsul

Quote from: Miglucho on 18 de February de 2014, 07:23
Quote from: maroni on 17 de February de 2014, 23:49
Os culpados somos nós os sócios, pois é tanta a mer..da que eles apresentam que não devia aparecer ninguém, mas mesmo ninguém no estádio e as claques só lá irem colocar faixas negras a dizer só cá voltamos quando jogarem e abandonar o estádio, aí a direcção e a SAD abriam os olhos e davam um murro na mesa ou nos jogadores e treinadores  para as coisas entrarem nos eixos, pelo que vejo ainda vamos lutar para não descer, pois toda a escumalha nos ganha, não me admirava que o Arouca ganhasse no próximo jogo.

concordo plenamente,  era a melhor maneira de se mostrar o descontentamento qie paira na família braguista.
ver os jogos do braga até mete dó. É minha ideia que ou o Jesualdo vai embora, ou para o ano que vem não há competições europeias em braga.

Desculpem a sinceridade mas acho que estamos a voltar ao Braga de antigamente, vasta ver que as equipas ditas mais pequenas já perderam o respeito por nós. Depois, custa-me compreender certas opções, como continuar a insistir a por o Alan a médio,  só se for para tornar um bom extremo em um medio centro medíocre. enfim

A melhor maneira não é abandonar o estádio ou o apoio. Nós devemos estar lá sempre!! O estádio deveria estar sempre cheio, essa é a verdadeira mentalidade ultra! Agora, se falassem num estádio cheio, de luto, em silêncio total que nem festeja um eventual golo... aí sim, seria um protesto. Mas é preciso lá estar!

Já agora, o protesto que deveria mesmo ser feito é contra a vergonha que aconteceu em vila do conde.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Aquiles

Ninguem sabe...o que se sabe é que o JF mesmo sendo incompetente, recebe todos os meses um alto salário.
E o AS que aprenda e coloque no futuro clausulas em que treinador que perde jogos em maior percentagem do que o anterior, é despedido de imediato sem direito a indemenização ou salário.

rpo.castro

Com um treinador, a equipa que temos (os que cá estão mais os despachados) dava para conseguir o 4º nas calmas e fase de grupos da LE.

Culpa de AS? Só por depois de um destreinador ter contratado um treina-a-dor.
Quem não sente não é filho de boa gente.

castroferreira

Quote from: Freitas on 18 de February de 2014, 00:15
A culpa é de quem prefere ter 23 jogadores emprestados, mas depois não tem dinheiro para segurar o Hugo Viana e o mossoro. Salvador,  claro.

Estou de acordo e reforço que a culpa é de quem vende o Lima por 4 milhoes e vai buscar o Ruben Micael por valores  identicos...... meu rico Lima, meu rico Mossoró.

Culpados sao aqueles que têm no plantel jogadores como o NAC e o colocam a jogar ......... será que o Capela que esta emprestado nao é melhor??

COM O BRAGA NO CORAÇÃO

castroferreira

Quote from: JR2052 on 18 de February de 2014, 16:37
Quote from: ComContaPesoEMedida on 18 de February de 2014, 13:47
Quote from: castroferreira on 17 de February de 2014, 23:07
Para mim só existe um culpado..... a pessoa que contratou o Jesualdo..

Amigo, as eleições já foram há mais de 2 meses!!!

Isso não é argumento; os estatutos permitem a destituição do presidente e/ou a marcação de eleições por iniciativa dos sócios! Se há alguém para aí virado, se arranjava assinaturas suficientes, se arranjava votos suficientes, é outra história; mas não é impossível...

O estado do BRAGA actual faz-me lembrar a governo deste pais.
Um governo que só faz asneira atras de asneira, à semelhança do Jesulado Ferreira e um presidente Cavaco que SEGURA o governo, à semelhança do nosso  António Slavador...

Assim, tal como no governo, este treinador vai chegar ao fim mesmo que a equipa jogue mal, nao vá às competiçoes europeis.. porque quem treina mal e nao tem visao, tem o apoio de quem o devia demitir...
COM O BRAGA NO CORAÇÃO

Freitas

Nesta altura da época já todos nós percebemos porque é que os treinos são todos á porta fechada!!! Só faltam 11 jogos para acabar o campeonato, ainda temos de jogar com os 3 estarolas e não auguro um bom futuro, ou seja, vai ser mais do mesmo: uma equipa instável, bipolar, desorganizada, defensivamente frágil, sempre com um diferente 11 titular e com um treinador que em toda a sua carreira só ganhou títulos no fcporto (lá qualquer badameco ganha) e que faz-me lembrar aqueles jogadores em fim de carreira que se arrastam pelo campo.

Mas a "culpa" não é só do Jesualdo, é também e muita do Salvador. Acho incompreensível termos 23 JOGADORES EMPRESTADOS e depois andamos a vender os grandes jogadores época após época. Não era preferível fazer um esforço financeiro para manter alguns desses bons jogadores (não digo todos por que isso é impossível e o Braga será sempre um clube vendedor) do que ter 23 jogadores emprestados??!!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

brigada da relote

Tudo tem um ciclo e o ciclo de alguns, em Braga, já terminou. Acabem com isso. Sem querer entrar em conversas sobre a idade, valor de mercado, contratos, cláusulas, pressões de empresários e afins, nem todos querem ficar, nem todos morrem de amores pelo Braga. Toda a gente quer melhorar a sua qualidade de vida. Quem dá mais, é mais amigo.

Não vejo qual é o problema de termos 23 jogadores emprestados. Se o Braga conseguir um acordo em que os clubes aos quais emprestamos lhes paguem a totalidade, ou perto disso, do salário, é bem positivo. Isto aconteceu porque não se conseguiu vender alguns dos activos, mas não só.

Cada vez está mais dificil o Braga comprar jogadores de referência a clubes como Rio Ave, Estoril, Nacional, Marítimo, etc. Basta ver o que aconteceu no verão. FC Porto e Sporting (principalmente estes 2) a contratarem jogadores que até então eram nossos alvos e que pareciam que com mais custo menos custo vestiriam a nossa camisola. Já não é assim.

No futuro futuro vamos ver o Braga a contratar jogadores cada vez mais novos, cada vez mais aquele tipo de jogador que de repente aparece e não se sabe se é para durar ou não, jogadores de claras incertezas se vai ou não atingir o nível que se pretende e se espera, através do curto espaço de tempo que hoje em dia leva a convencer o Braga a avançar para a sua contratação, ao contrário dos chamados "grandes" que ficam mais reticentes a este tipo de negócios, mas também o fazem (principalmente com os estrangeiros emergentes).

A equipa B não serve para absorver isto tudo. Serve sim para os primeiros passos como profissional, mas quem já atingiu o patamar de I Liga, o objectivo tem de ser o de dar continuidade a esse percurso. Se ainda  não há espaço na equipa principal (atendendo às dúvidas que ainda se levantam ao nível que poderão oferecer a um já certo exigente Sp. Braga), o melhor que se há a fazer é emprestar a clubes onde possam continuar a aprender e potencializar as suas qualidades no formato mais importante de todos: no jogo.

É bom que se habituem. Se esta nova técnica de recrutamento não fosse usada já no verão, certamente que Rafa (o caso de maior sucesso desta política) e afins não estariam por aqui.

Vasco Soares

Quote from: brigada da relote on 19 de February de 2014, 11:55
Tudo tem um ciclo e o ciclo de alguns, em Braga, já terminou. Acabem com isso. Sem querer entrar em conversas sobre a idade, valor de mercado, contratos, cláusulas, pressões de empresários e afins, nem todos querem ficar, nem todos morrem de amores pelo Braga. Toda a gente quer melhorar a sua qualidade de vida. Quem dá mais, é mais amigo.

Não vejo qual é o problema de termos 23 jogadores emprestados. Se o Braga conseguir um acordo em que os clubes aos quais emprestamos lhes paguem a totalidade, ou perto disso, do salário, é bem positivo. Isto aconteceu porque não se conseguiu vender alguns dos activos, mas não só.

Cada vez está mais dificil o Braga comprar jogadores de referência a clubes como Rio Ave, Estoril, Nacional, Marítimo, etc. Basta ver o que aconteceu no verão. FC Porto e Sporting (principalmente estes 2) a contratarem jogadores que até então eram nossos alvos e que pareciam que com mais custo menos custo vestiriam a nossa camisola. Já não é assim.

No futuro futuro vamos ver o Braga a contratar jogadores cada vez mais novos, cada vez mais aquele tipo de jogador que de repente aparece e não se sabe se é para durar ou não, jogadores de claras incertezas se vai ou não atingir o nível que se pretende e se espera, através do curto espaço de tempo que hoje em dia leva a convencer o Braga a avançar para a sua contratação, ao contrário dos chamados "grandes" que ficam mais reticentes a este tipo de negócios, mas também o fazem (principalmente com os estrangeiros emergentes).

A equipa B não serve para absorver isto tudo. Serve sim para os primeiros passos como profissional, mas quem já atingiu o patamar de I Liga, o objectivo tem de ser o de dar continuidade a esse percurso. Se ainda  não há espaço na equipa principal (atendendo às dúvidas que ainda se levantam ao nível que poderão oferecer a um já certo exigente Sp. Braga), o melhor que se há a fazer é emprestar a clubes onde possam continuar a aprender e potencializar as suas qualidades no formato mais importante de todos: no jogo.

É bom que se habituem. Se esta nova técnica de recrutamento não fosse usada já no verão, certamente que Rafa (o caso de maior sucesso desta política) e afins não estariam por aqui.

  Para mim, o problema não está no acordo á posteriori com este ou aquele clube para ceder determinado jogador, o problema dos 23 emprestados está em quanto custaram quando chegaram ao Braga, e enquanto cá estão de julho a janeiro quanto custam?
  O difícil não é empresta-los em janeiro, para mim o mais "ruinoso" é faze-los chegar em junho/julho ao que se vê com um critério de escolha no mínimo discutível ....

brigada da relote

Como eu disse, devido à nova política dos "grandes", o risco que o Braga vai correr terá de ser maior. O critério de escolha até poderá ser no mínimo discutível, como dizem, mas assim terá de ser por culpa dos clubes que, por maior capacidade, estão a limitar-nos a isso. O mercado em Portugal ficou, de certa forma, muito condicionado. Vejam o exemplo dos últimos dias de janeiro. Rapidamente ficamos impossibilitados de disputar Heldon e Sami. E mais virão. Talentos emergentes, mas já sustentados será cada vez mais dificil. Eu acho que se deviam de habituar a isto. A isto e a nova vaga de estrangeiros. Lá está, ciclos, como disse anteriormente.

Vasco Soares

Quote from: brigada da relote on 19 de February de 2014, 12:33
Como eu disse, devido à nova política dos "grandes", o risco que o Braga vai correr terá de ser maior. O critério de escolha até poderá ser no mínimo discutível, como dizem, mas assim terá de ser por culpa dos clubes que, por maior capacidade, estão a limitar-nos a isso. O mercado em Portugal ficou, de certa forma, muito condicionado. Vejam o exemplo dos últimos dias de janeiro. Rapidamente ficamos impossibilitados de disputar Heldon e Sami. E mais virão. Talentos emergentes, mas já sustentados será cada vez mais dificil. Eu acho que se deviam de habituar a isto. A isto e a nova vaga de estrangeiros. Lá está, ciclos, como disse anteriormente.

  A tua analise está correcta, a questão é que, penso eu, não poderemos continuar a desperdiçar recursos financeiros em nome de eventualmente poder-mos acertar num ou noutro, e como sabes nunca venderemos esse que acertamos por valores ao nivel dos metralhas, o que faz com que estejamos pura e simplesmente a trocar dinheiro , sem, ou com uma margem de lucro muito diminuta.
  O que fazer para contrariar este ciclo? não sei, mas parece-me que passa por ter cada vez mais um scouting especializado, e que tenha a sorte/saber de indicar quem realmente interessa, nunca podemos, a meu ver ir muito longe se a margem de erro for na ordem dos 70% 80% como agora acontece.

Migu3l Cruz

Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 12:41
Quote from: brigada da relote on 19 de February de 2014, 12:33
Como eu disse, devido à nova política dos "grandes", o risco que o Braga vai correr terá de ser maior. O critério de escolha até poderá ser no mínimo discutível, como dizem, mas assim terá de ser por culpa dos clubes que, por maior capacidade, estão a limitar-nos a isso. O mercado em Portugal ficou, de certa forma, muito condicionado. Vejam o exemplo dos últimos dias de janeiro. Rapidamente ficamos impossibilitados de disputar Heldon e Sami. E mais virão. Talentos emergentes, mas já sustentados será cada vez mais dificil. Eu acho que se deviam de habituar a isto. A isto e a nova vaga de estrangeiros. Lá está, ciclos, como disse anteriormente.

  A tua analise está correcta, a questão é que, penso eu, não poderemos continuar a desperdiçar recursos financeiros em nome de eventualmente poder-mos acertar num ou noutro, e como sabes nunca venderemos esse que acertamos por valores ao nivel dos metralhas, o que faz com que estejamos pura e simplesmente a trocar dinheiro , sem, ou com uma margem de lucro muito diminuta.
  O que fazer para contrariar este ciclo? não sei, mas parece-me que passa por ter cada vez mais um scouting especializado, e que tenha a sorte/saber de indicar quem realmente interessa, nunca podemos, a meu ver ir muito longe se a margem de erro for na ordem dos 70% 80% como agora acontece.

Concordo com o scouting deve ser mais especializado, mas também deve ser feito em escalões etários mais jovens. Para isso deveríamos ter uma formação jovem mais forte, mais criteriosa e mais rigorisa, onde eventualmente vai ter que passar pela criação de uma academia.

Para queremos ser grandes temos que começar de baixo para cima e, a primeira coisa que se faz (e isto aplica-se a qualquer situação) é criar infra-estruturas sólidas para sustentar o crescimento. E infelizmente ainda existe muito amadorismo dentro do SCB.
Braga Cidade e Clube sempre no coração

rpo.castro

Quote from: Migu3l Cruz on 19 de February de 2014, 13:36
Concordo com o scouting deve ser mais especializado, mas também deve ser feito em escalões etários mais jovens. Para isso deveríamos ter uma formação jovem mais forte, mais criteriosa e mais rigorisa, onde eventualmente vai ter que passar pela criação de uma academia.

Para queremos ser grandes temos que começar de baixo para cima e, a primeira coisa que se faz (e isto aplica-se a qualquer situação) é criar infra-estruturas sólidas para sustentar o crescimento. E infelizmente ainda existe muito amadorismo dentro do SCB.
Se isso é assim tão fácil, simples, e acessível (principalmente quando falam em muito jovens) porque é que os grandes colossos europeus continuam a descartar uma enorme quantidade de jogadores todas as épocas?
Certamente não é por não investirem no departamento de scouting ou não porque não se importam com a folha salarial.

Num mundo em que tudo já se compra feito, o futebol parece um contra-senso: nunca sabemos o que estamos a comprar. É como os melões, quando se abrem é que se vê. E se mesmo contratações astronómicas falham, contratar jogadores de patamares inferiores, pior são as probabilidades.

Ter 23 jogadores emprestados não é mau. É uma necessidade do futebol actual.
Mau é ter jogadores emprestados, superiores aos que ficaram, ou então para os quais nem sequer temos alternativas.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Quote from: rpo.castro on 19 de February de 2014, 13:54
Quote from: Migu3l Cruz on 19 de February de 2014, 13:36
Concordo com o scouting deve ser mais especializado, mas também deve ser feito em escalões etários mais jovens. Para isso deveríamos ter uma formação jovem mais forte, mais criteriosa e mais rigorisa, onde eventualmente vai ter que passar pela criação de uma academia.

Para queremos ser grandes temos que começar de baixo para cima e, a primeira coisa que se faz (e isto aplica-se a qualquer situação) é criar infra-estruturas sólidas para sustentar o crescimento. E infelizmente ainda existe muito amadorismo dentro do SCB.
Se isso é assim tão fácil, simples, e acessível (principalmente quando falam em muito jovens) porque é que os grandes colossos europeus continuam a descartar uma enorme quantidade de jogadores todas as épocas?
Certamente não é por não investirem no departamento de scouting ou não porque não se importam com a folha salarial.

Num mundo em que tudo já se compra feito, o futebol parece um contra-senso: nunca sabemos o que estamos a comprar. É como os melões, quando se abrem é que se vê. E se mesmo contratações astronómicas falham, contratar jogadores de patamares inferiores, pior são as probabilidades.

Ter 23 jogadores emprestados não é mau. É uma necessidade do futebol actual.
Mau é ter jogadores emprestados, superiores aos que ficaram, ou então para os quais nem sequer temos alternativas.
Tens razão, mas os colossos europeus, estão menos preocupados com o scouting do que os clubes pequenos, porque como dizes e bem se tiverem necessidade compram feito, basta ver o exemplo do Matic é avaliado em 5m.euros na troca do David Luiz e depois é comprado por 5 vezes mais, se isto não é deitar dinheiro há rua então nao sei o que é?
   

rpo.castro

Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 14:01
   Tens razão, mas os colossos europeus, estão menos preocupados com o scouting do que os clubes pequenos, porque como dizes e bem se tiverem necessidade compram feito, basta ver o exemplo do Matic é avaliado em 5m.euros na troca do David Luiz e depois é comprado por 5 vezes mais, se isto não é deitar dinheiro há rua então nao sei o que é?

Estão menos preocupados? Então porque investem muito mais, tendo verdadeiros departamentos de prospecção e academias espalhadas pelo globo (e quando falo em investir no scouting falo no departamento, não nos valores das contratações)?

Essas verbas quantos orçamentos nossos dariam para pagar?

Matic é o exemplo de um jogador que não teve oportunidade de se mostrar. Tivesse sido emprestado e poderia ter sido mais barato. Mas se não se quiser jogadores emprestados é isto que acontece.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Quote from: rpo.castro on 19 de February de 2014, 14:08
Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 14:01
   Tens razão, mas os colossos europeus, estão menos preocupados com o scouting do que os clubes pequenos, porque como dizes e bem se tiverem necessidade compram feito, basta ver o exemplo do Matic é avaliado em 5m.euros na troca do David Luiz e depois é comprado por 5 vezes mais, se isto não é deitar dinheiro há rua então nao sei o que é?

Estão menos preocupados? Então porque investem muito mais, tendo verdadeiros departamentos de prospecção e academias espalhadas pelo globo (e quando falo em investir no scouting falo no departamento, não nos valores das contratações)?

Essas verbas quantos orçamentos nossos dariam para pagar?

Matic é o exemplo de um jogador que não teve oportunidade de se mostrar. Tivesse sido emprestado e poderia ter sido mais barato. Mas se não se quiser jogadores emprestados é isto que acontece.
Mas que interessa  ter dep. espalhados pelo mundo, se depois na casa mãe os treinadores contratados nao querem saber da formação para nada?
   Salvo raras excepções um treinador que se sente hoje num colosso europeu, tinha que ganhar ontem (exagero claro) então vai perder tempo com formar jogadores e dar-lhes minutos de jogo, apostar neles mesmo sabendo que o jogador  vai errar e custar pontos, e consequentemente o seu lugar ( o do treinador) nao me parece?
  Quanto ao Matic e outros matics, das 2 uma ou assumem que é flop e incluem num negócio qualquer só para despachar, ou fazem a recompra pelo mesmo valor, no caso do matic parece-me que ninguém acreditou muito nele, nem mesmo o benfica que não o utilizou de imediato.

rpo.castro

Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 14:15
  Mas que interessa  ter dep. espalhados pelo mundo, se depois na casa mãe os treinadores contratados nao querem saber da formação para nada?
   Salvo raras excepções um treinador que se sente hoje num colosso europeu, tinha que ganhar ontem (exagero claro) então vai perder tempo com formar jogadores e dar-lhes minutos de jogo, apostar neles mesmo sabendo que o jogador  vai errar e custar pontos, e consequentemente o seu lugar ( o do treinador) nao me parece?
  Quanto ao Matic e outros matics, das 2 uma ou assumem que é flop e incluem num negócio qualquer só para despachar, ou fazem a recompra pelo mesmo valor, no caso do matic parece-me que ninguém acreditou muito nele, nem mesmo o benfica que não o utilizou de imediato.
Ao contrário do campeonato português, nos outros campeonatos, onde se joga 2 vezes por semana, há oportunidade e necessidade de lançar jovens. Por outro lado a equipas de reserva (por escalões que vão até aos sub-23) ou equipas c e d, são uma parte integrante da estrutura de futebol, ao contrário de portugal.

Dos clubes de top europeu, acho que só Man. City e Bayern (para já) não apostam na formação. Todos os outros estão sempre a trabalhar com a formação, e cada vez mais.
Quem não sente não é filho de boa gente.

1

Quote from: rpo.castro on 19 de February de 2014, 14:23
Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 14:15
  Mas que interessa  ter dep. espalhados pelo mundo, se depois na casa mãe os treinadores contratados nao querem saber da formação para nada?
   Salvo raras excepções um treinador que se sente hoje num colosso europeu, tinha que ganhar ontem (exagero claro) então vai perder tempo com formar jogadores e dar-lhes minutos de jogo, apostar neles mesmo sabendo que o jogador  vai errar e custar pontos, e consequentemente o seu lugar ( o do treinador) nao me parece?
  Quanto ao Matic e outros matics, das 2 uma ou assumem que é flop e incluem num negócio qualquer só para despachar, ou fazem a recompra pelo mesmo valor, no caso do matic parece-me que ninguém acreditou muito nele, nem mesmo o benfica que não o utilizou de imediato.
Ao contrário do campeonato português, nos outros campeonatos, onde se joga 2 vezes por semana, há oportunidade e necessidade de lançar jovens. Por outro lado a equipas de reserva (por escalões que vão até aos sub-23) ou equipas c e d, são uma parte integrante da estrutura de futebol, ao contrário de portugal.

Dos clubes de top europeu, acho que só Man. City e Bayern (para já) não apostam na formação. Todos os outros estão sempre a trabalhar com a formação, e cada vez mais.

Na equipa do Bayern tens N jogadores que vieram da formação...

No Man. City efectivamente da formação o unico que joga (e muito pouco) é o Rony (acho que é assim)

Vasco Soares

Quote from: rpo.castro on 19 de February de 2014, 14:23
Quote from: vasco soares on 19 de February de 2014, 14:15
  Mas que interessa  ter dep. espalhados pelo mundo, se depois na casa mãe os treinadores contratados nao querem saber da formação para nada?
   Salvo raras excepções um treinador que se sente hoje num colosso europeu, tinha que ganhar ontem (exagero claro) então vai perder tempo com formar jogadores e dar-lhes minutos de jogo, apostar neles mesmo sabendo que o jogador  vai errar e custar pontos, e consequentemente o seu lugar ( o do treinador) nao me parece?
  Quanto ao Matic e outros matics, das 2 uma ou assumem que é flop e incluem num negócio qualquer só para despachar, ou fazem a recompra pelo mesmo valor, no caso do matic parece-me que ninguém acreditou muito nele, nem mesmo o benfica que não o utilizou de imediato.
Ao contrário do campeonato português, nos outros campeonatos, onde se joga 2 vezes por semana, há oportunidade e necessidade de lançar jovens. Por outro lado a equipas de reserva (por escalões que vão até aos sub-23) ou equipas c e d, são uma parte integrante da estrutura de futebol, ao contrário de portugal.

Dos clubes de top europeu, acho que só Man. City e Bayern (para já) não apostam na formação. Todos os outros estão sempre a trabalhar com a formação, e cada vez mais.
O trabalhar na formação é uma coisa, e tirar dividendos dela é outra completamente diferente.
Não vejo em Itália os clubes de topo com muitos jogadores saídos da sua formação, em Inglaterra vejo apenas o Arsenal ( e é o que se tem visto ao nível de conquistas- aliás tendo o Arsenal uma óptima formação é um pouco paradoxo este ano estar mais competitivo depois de comprar jogadores "feitos" por outro clubes) até o Manchester United segundo a imprensa prepara já um remodelação diria revoluçao, e não estou ver David Moyes a recorrer há "cantera".
Mas para finalizar onde quero chegar é a relação de dinheiro investido versus resultados obtidos, e uma das leituras vai de encontro ao que ambos dizemos, gastam muito dinheiro, sim gastam, podendo desse raciocínio deduzir-se que estão preocupados, eu digo que não, pois não há seguimento na equipa principal.
 
Obs- Tenho a barçatv, a real madrid tv, a Man Utd tv e A Chelsea tv, e o que vou vendo é que de ano para ano nao vai sendo praticamente ninguém aproveitado, e como opinião pessoal digo-vos que os jogos das reservas são uma pobreza franciscana ao nivel de qualidade de jogo, principalmente nos clubes ingleses onde o " kick and run" ainda é utilizado em demasia, se calhar porque os tecnicos dessas equipas ainda são os "velhos Ingleses" e as principais estão os continentais onde esse futebol já não se usa....

Olho Vivo

Acho que há aqui uma grande confusão. Preocupado estaria eu se os jogadores contratados não tivessem qualidade. Eu penso que, com uma ou outra excepção (vai acontecer sempre), a maioria dos jogadores que contratámos (para a equipa principal) têm qualidade. A questão é mais de como se articula o scouting com o comando técnico da equipa - porque todos sabemos que um treinador prefere determinado perfil de jogador, algumas características que se ajustam melhor às suas ideias - e isso não significa que os jogadores preteridos não tenham qualidade e que tenha havido, portanto, uma falha do scouting.

O problema coloca-se a dois níveis: na definição do perfil do treinador e no estabelecimento de regras de comando claras, a nível técnico.

No primeiro plano, estes dois anos foram desgraçados. Andámos aos ziguezagues. Tínhamos um treinador equilibrado mas optámos por mudar, escolhendo um treinador com uma ideia de jogo ofensiva, que privilegia a qualidade de jogo e a posse de bola (foram estes os argumentos). Constatado o falhanço desta mudança, com um plantel como, por Braga, nunca se vira, decidiu-se mudar para... Jesualdo Ferreira. Desta feita, não se ouviram argumentos sobre o perfil do treinador. Mas, todos sabíamos que Jesualdo tem ideias muitíssimo diferentes, com uma preocupação primeira pelos cuidados defensivos. É evidente que jogadores que encaixam bem num determinado modelo podem não "casar" tão bem noutro. Nesse aspecto até encaro com algum alívio que alguns jogadores de grande nível que tínhamos no plantel não tenham ficado. "Cheira-me" que estaríamos aqui a discutir porque é que hoje estariam a jogar tão pouco, ou fora da sua posição ou até a serem pouco utilizados.

Quanto às regras de comando, é algo de que apenas posso falar por inferência porque não conheço em concreto o funcionamento interno do departamento de futebol, como antigamente se chamava. Mas parece-me que, desde que entrou, o actual técnico tem um poder bastante maior do que tinham os anteriores, inclusive nas contratações e dispensas. Não será exactamente como um manager na Inglaterra mas andará lá perto. Ora se a decisão das contratações até aqui, sem ignorar a opinião dos técnicos, estava na esfera da SAD (em conjugação com o scouting); se com a chegada de Jesualdo, este ficou com uma margem de decisão muito mais lata do que era até então hábito; é natural que Jesualdo pudesse torcer o nariz a algumas contratações prévias ao seu ingresso no clube. E creio que, na essência, foi isto que se passou. Volto a repetir, isto não quer dizer que as contratações que "não tiveram sucesso" não tenham qualidade. Até acho que a maioria delas tem!

O que acho questionável em tudo isto é a forma como se escolhe um treinador. Fala-se muitas vezes aquando da contratação em perfil mas é tudo conversa para enganar o parolo. Escolhem-se nomes... porque sim, sem olhar às implicações. Desde a saída de Jardim (e a começar por ela), estes processos de escolha dariam um belo manual de como não (saber) escolher um treinador. Não se pode ziguezaguear tanto, época após época!

Para além disso, um treinador não pode ter tanto poder quanto tem Jesualdo. Deve ter uma palavra nas contratações mas tem de se ajustar grosso modo à política do clube. De outra forma, arriscamos ter um conjunto de bons jogadores que não são aproveitados - e isso tem consequências desportivas e económicas. É claro que há treinadores que não se ajustam a este modelo. Querem ser senhores todo-poderosos do futebol. Isto também deve ser levado em conta quando se contratam treinadores...

Vasco Soares

Pedro tens razão, mas há um ponto que me parece "esquecido" é que já mesmo depois de Jesualdo ter sido escolhido e como dizes "cortar e riscar" ainda foram contratados alguns jogadores, (caso de Hugo Vieira o mais flagrante) e que foram riscados, se isto não é falta de critério, falta de bom senso, desnorte etc etc  vou ali e já venho....