News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estoril 2 vs SCBRAGA 1 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 16 de February de 2014, 23:05

Previous topic - Next topic

Jovision

O Jesualdo tá mais do que obsoleto e até se tornou especialista em estratégia de "manutenção", a dele próprio:- "só me faltava agora com esta idade estar tão mal classificado...". VERGONHA! Nunca são os arbiros que justificam uma classificação. No 3º ou 4º jogo desta época deixei de ver futebol, não sou masoquista, não me importo de perder, quando há jogo, equipa e treinador para ganhar, assim...
Quanto ao dinheiro a pagar para se ir embora, será sempre inferior ao dinheiro conseguido após uma boa época.

Salvador- Já só pensamos em 2014/15 e vamos com muita fome de bola! Por isso passa o fim de semana no Estoril e traz o treinador deles, que cá em Braga vai fazer muita coisa linda!!!

brigada da relote

#241
Arte de bem defender



Como podemos ver pelas imagens, a falha inicial é de Sasso. Incrivel a forma como recua e dá espaço a Sebá para receber, tabelar e assistir Carlitos, que inteligentemente de enfiou no espaço entre o lateral e o central. Mal o sérvio e mal NAC, que só teve olhos na bola e perdeu a noção do espaço nas costas. Se este é a voz de comando da defesa, algo vai mal.



Uma questão importante: Como é que é possivel os 2 trincos pisarem o mesmo espaço e nenhum deles terminar com o ataque? Eles até se atrapalham. Custódio chega-se a Evandro, este desvia a bola para o lado do Mauro, Custódio fia-se no colega e depois nem um nem outro. Obrigado Jesualdo!

Depois de mais uma falha deste meio campo ridículo, Sasso (sempre mais rápido que NAC) sai a Balboa e, vejam esta maravilha, indica o que NAC deve fazer: vigiar as suas costas, encaminhando para o lugar de onde vem o francês. NAC corresponde na sua velocidade cruzeiro. Mas reparem, olhos sempre na bola. Nem por 1 segundo se lembra do seu opositor. Já não bastando isso, vê Núrio batalhar pela bola em plena grande área e nem se aproxima e pior de tudo, mau controlo sobre o 1º poste. É que nem lá chega, estando Sasso mesmo nas suas costas. Para finalizar, o seu costume: braço no ar, ora a reclamar da decisão do árbitro, ora a reclamar com os seus colegas. Aprendam, com NAC. Isto é ser voz de comando.


E em termos ofensivos? Alan cansado ou Alan sem qualidade para ser o maestro da equipa? Um pouco das 2 coisas. Uma coisa é certa, tem qualidade técnica para desempenhar esse papel. O que lhe falta é rotinas de jogo para melhor interpretar os seus conhecimentos. É, sem dúvida, um dos jogadores mais inteligentes no nosso meio campo, mas actualmente sem a clarividência que a frescura física lhe poderia proporcionar. Já o disse, Alan está pelas costuras.



Habituado a jogar junto à linha, Alan conheceu todas as matreirices dessa posição. Numa altura em se vai perdendo o fulgor de outros tempos e que, pelo que se escreve por aí, jogador mais lento joga no meio, o professor tem tentando derivar o brasileiro para terrenos mais centrais, onde as matreirices, quer-se ou não, são ligeiramente diferentes.

Uma boa decisão faz aumentar as probabilidades de sucesso da equipa e, certamente que Alan tem mais boas decisões que decisões menos boas. Isso está suficientemente claro para nós. Mas Alan tem-nas como extremo, não como interior ou nº 10. Alan passou de uma situação junto à linha para uma situação onde se expandem as opções de linha de passe. Alan passou de uma situação de receber e atacar a linha para uma situação de conduzir, fixar o opositor e soltar num colega. Alan passou de uma situação de ataque para uma situação de isco. E por muito bom que seja, ainda não entrou no "esquema". Definitivamente, Alan é na linha.

Não se poderia encontrar melhor exemplo para o demonstrar. O que Alan fez e o que Alan deveria ter feito (a vermelho o trajecto do jogador, a preto o trajecto da bola). Conduzir, fixar o opositor e soltar num colega para permitir que Pardo ficasse numa situação com menos oposição para almejar mais facilmente a baliza. Assim se perdeu um lance de potencial perigo.

disco infiltrator

Está a acontecer algo de muito mau, já nos começamos a habituar a perder....Isso é um caminho sem retorno se não se tomam as decisões necessárias. Não sei quais serão mas para isso é que está lá o presidente e restante direção.

magico_scbraga

#243
Quote from: disco infiltrator on 18 de February de 2014, 02:51
Está a acontecer algo de muito mau, já nos começamos a habituar a perder....Isso é um caminho sem retorno se não se tomam as decisões necessárias. Não sei quais serão mas para isso é que está lá o presidente e restante direção.

É esse o problema! Se houvesse, da parte dos adeptos, o sentimento de que coisas boas estariam para vir, o envolvimento seria outro. O problema é que, ao fim de tantas jornadas de sofrimento, não se vislumbra uma "luz ao fundo do túnel".
O estado de desânimo generalizou-se e, por incrível que pareça, não há agora qualquer surpresa perante derrotas à partida inaceitáveis.
E sem a saída do Jesualdo nada mudará. Por muito que possamos dizer acerca da alegada falta de qualidade do plantel, é impensável que 23 jogadores sejam maus e o treinador seja óptimo. Não temos um treinador ambicioso, ousado e capaz de, verdadeiramente, e não apenas discurso, ombrear com aqueles que vínhamos desafiando.
O problema não é, a meu ver, o de termos um treinador de provas dadas. Acredito que a vontade do Jesualdo em mostrar serviço é, neste momento, pouco mais do que nula, ao contrário da que teria, por exemplo, o Marco Silva, mas o problema do Jesualdo é (entre outros, obviamente) o de não saber rentabilizar os jogadores que tem à sua disposição, colocando-os, por um lado, a jogar em posições que não são as suas (ex: Alan, Rafa, Pardo), e sujeitando-os a um modelo de jogo excessivamente rígido, pouco consentâneo com uma equipa com ambições tão elevadas, que prende em demasia os laterais, que limita o campo de acção do trinco, que não permite trocas posicionais, que não exige da equipa a recuperação imediata da bola no meio-campo adversário.
É, portanto, o modelo de jogo do Jesualdo que está "ultrapassado", não porque ele seja "velho", mas porque não se coaduna com um Braga que se procura intrometer na luta pelo por um lugar no pódio. É um modelo de jogo que, em certa medida, resultou na primeira passagem do Jesualdo por Braga, mas a verdade é que nessa altura o Braga se dava por satisfeito com um 4º/5º lugar. O Braga que Jesualdo liderou entre 2003 e 2006 não é, nem pode ser, o Braga que Jesualdo vem orientar passados dez anos.
O Braga cresceu, agigantou-se no panorama nacional e afirmou-se na Europa. O Braga, apoiado por uma massa adepta cada vez maior, ousou lutar pelo título, conseguiu chegar a uma final europeia, eliminando pelo caminho adversários de renome, como Sevilha, Liverpool, Dinamo Kyev e o próprio Benfica. O Braga não deu hipóteses ao histórico Partizan. O Braga venceu, por 2-0, o entusiasmante Arsenal. Bateu o pé a um colosso como o Manchester United. Assim como por pouco não eliminou o PSG. Mas até aí já o Braga tinha batido Parma, Chievo, Portsmouth, Standard Liége, Herenveen. Sim, o Braga que foi a San Siro fazer uma exibição incrível, apenas tendo perdido o jogo graças ao génio de Ronaldinho, que teimou em aparecer no minuto 90.
Mas Jesualdo, infelizmente, ainda não percebeu isto. E tem sido esse um dos seus maiores problemas nesta segunda passagem por Braga.
Se acha que pode justificar nova derrota com desgaste físico e ainda não percebeu que estamos fora das competições europeias desde o começo da época, está no clube errado.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

200% Braga - B3

#244
À partida para este jogo, penso que de um modo geral as expectativas eram mais de esperança do que de confiança; esperança essa inflamada pela natural reacção ao último jogo em que a equipa foi constrangida por olegários - perdão alegados - "erros" de arbitragem.

Posto isto, esta derrota não surpreende. Surpreende sim, a dolorosa incapacidade que a equipa tem em criar dificuldades aos adversários. Hoje (e já nem vou falar da defesa! Aquele 2º golo só num pesadelo!), a nossa saída de bola não foi mais do que ridícula. O nosso ataque resumiu-se a vontade!

Este Braga está a anos-luz deste tão bem orientado Estoril que nos ganhou inapelável e justamente e sem grandes canseiras.
Apenas deu pena ver as nódoas nos equipamentos de quem dá tudo (ou até mais) o que pode - Custódio, Pardo e Rusescu e a teimosia de quem quer dar mais mas já não consegue - Alan -  contrastar com a "teimosia professoral" em tirar quem até quer, até pode e até dava mais - Mauro.

O problema é que não é só "querer" e "dar mais". Isso é só uma (muito importante) parte.
Falta saber...
E não é o plantel que tem pouca qualidade, é só o 4º melhor da liga com alguma distância. Logo... Há pouco mais a dizer!

No entanto, neste jogo penso que devemos dar algum desconto pois é a ressaca de um jogo importante e desgastante (batatal, vendaval, jogar contra 14 e 45' com 10 a correr atrás de um resultado). É natural que o cansaço se faça sentir...

...Mais natural será quando sabemos que isto aconteceu e temos um jogador chamado Luíz Carlos que fez apenas 20' desse desgastante jogo e hoje... começa no banco! ...jogando com o (e aqui não sei bem o que lhe chamar mas vou-me ficar por) inofensivo duplo-pivot Custódio - Mauro que já havia começado o tal jogo desgastante - Custódio os 90', Mauro 43' - começa a 2ª parte na Amoreira e lá vamos nós correr atrás do 2-0, jogando com dois avançados com Rusescu a "fazer de Rafa", ou seja mais exigência física (e táctica) para a dupla do meio-campo, numa altura em que Custódio (aquele dos 90' em Vila do Conde) já havia coleccionado 2 jogadas divididas em que saíra mal-tratado, só um cego não via que já era mais a alma que o homem que jogava. O resultado não mudou e aos 65' o Professor lembra-se que tem Luíz Carlos no banco e resolve dar-lhe mais 35' de jogo, não vá o homem cansar-se muito e tirar... Mauro!
Naquela situação Mauro é táctica, física, técnica, estética, politica, ética e mais uma colecção de "...mentes" melhor opção para continuar em jogo do que Custódio. Mas quem sai?...

(Aproveito aqui para deixar a sugestão de, a par do Bragalotto, o SuperBraga criar um jogo desse género para apostar no par de substituições do professor para cada jogo. É capaz de ser giro! O resultado também devia ser giro dado que empatávamos todos!)

...dos 65' até ao fim e a perder 2-0, acho que não vale a pena arriscar mais, ainda levávamos o 3º e pior do que isso tínhamos que gastar a 3ª substituição. Nisto o moço Alan faz os 90' (depois de 73' em Vila do Conde), mas aqui já não se pode apontar nada a ninguém porque não tínhamos mais extremos, malandros fugiram para a Roménia, Vila do Conde, Coimbra, Barcelos e Belém... a culpa é toda deles!

Com esta gestão já penso que foi uma bênção não termos ido à fase de grupos da Liga Europa! Obrigado por isso também extremos malandros. Já agora obrigado pelo futebol sofrível, pelas 9 derrotas, pelo discuso irrealista com que nos brindaram no início da época acerca dos objectivos, pelo discurso altivo quando são levantadas questões tácticas, etc. etc...

Ao menos agora temos o Prof. Jesualdo Ferreira! Estamos salvos, pelo menos já não devemos descer...

Yazalde, Pedro Santos, Salvador Agra, Hugo Vieira e João Pedro vão-se embora e não brinquem com a nossa cara! Já ontem era tarde... Nem que fique o Fernando Couto até ao fim da época!

Ironias à parte... Até gostava que Jesualdo se mantivesse na estrutura, mas não como treinador. Nota-se uma grande evolução nos jogadores jovens: Mauro, Rafa e Pardo. O homem sabe muito! Mas não para treinador...

haskily

Quote from: disco infiltrator on 18 de February de 2014, 02:51
Está a acontecer algo de muito mau, já nos começamos a habituar a perder....Isso é um caminho sem retorno se não se tomam as decisões necessárias. Não sei quais serão mas para isso é que está lá o presidente e restante direção.

o problema aqui caro amigo, é que sei de fonte proxima ao salvador que ninguem nem no braga nem na propria familia dele, conseguem ver o jesualdo à frente, e o unico entrave é mesmo o salvador ser "agarrado" e não querer pagar a clausula de rescisao porque pelos vistos é elevada..  :-\

Sérgio

Ontem (voltei a) senti que recuámos uns 10 anos. E aconteceu-me uma coisa impensável e que não memória, abandonar o jogo antes do seu fim. Nem com Machado nem Peseiro consegui fazê-lo mas com este treinador não deu mais...Foi sofrível, deprimente, vergonhoso!

Somos o braguinha da década de 90 e já não granjeamos o respeito de ninguém. Fiquei profundamente triste e esta época tornou-se um pesadelo e nem a presença na final da TP disfarça o péssimo planeamento da temporada, a má orientação da equipa e as más opções táticas, técnicas e de jogadores. Sem a chama, sem a vontade, sem o fio de jogo, sem o desafio, sem aquela atitude gverreira e aquela excitação que nos tem caraterizado. Nem me apetece analisar individualmente os jogadores.

Arrumamos com dez anos de trabalho a um canto em apenas meia época. Isto dói.

Para mim o futebol não é o que temos sido. Como defeniu Norbet Elias n´A busca da excitação. "Os jogos que não satisfaçam são, por exemplo, aqueles em que uma equipa é tão superior à outra que a tensão está ausente; sabe-se de antemão quem vai ganhar. Dificilmente existe aí qualquer surpresa e sem ela não há excitação. As pessoas não sentem prazer em semelhante jogo." Isto dói mais porque atualmente é assim que nos definimos.


Dracul

Ontem foi mau de mais... hora e meia de sofrimento a ver o Braga jogar assim...

Zav

Acho que tem que ser feita alguma coisa...

Mas a culpa não é do 12º jogador...

Karoglan Taibraga

Uma coisa eu sei, em 4 dias perdemos quase de forma definitiva uma Final e o 4º lugar, outra coisa eu sei e essa é a que me custa mais, estamos a acostumar-nos à derrota, estamos a ficar mentalizados de que tudo vai correr mal, e meus amigos quando o Barco esta a afundar não à só um culpado, e neste momento eu encontro 3 em Braga: Jogadores (tirando os "velhos" a equipa não tem determinação e vontade, o Treinador (agarrado ao contrato como uma criança a um chupa) e o Salvador e a sua mania de não ver que a rescisão com Jesualdo é um investimento e nunca uma despesa...

Qualquer treinador mediano ( Agostinho Oliveira, António Conceição, Barroso, entre outros), consegue lutar pelo 5º lugar e pelo acesso à final da taça...

Como me disse um jogador, é impossivel a um terço do fim do campeonato a equipa não ter rotinas, a equipa ser alterada todos os jogos, o sistema táctico não estar definido...

ACORDA SALVADOR
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

A.COSTA

É uma vergonha o que se está a passar em Braga com tamanho orçamento.

A equipa joga a níveis inimagináveis, de tão fundo que bateu. Nunca pensei que fosse possível jogar tão pouco e ver jogadores que não merecem usar o símbolo do clube.

Honra seja feita ao OLHO VIVO que foi alertando para o que se ia passar. Muitos braguistas, nos quais me incluo, quiseram acreditar que era possível ir mais longe e mesmo sem acesso à Liga dos Campeões seria possível ficar em 4º lugar e chegar a duas finais (o sorteio nunca mais será tão meigo como foi esta época).

Jesualdo Ferreira tem feito um trabalho miserável e não compreende que este Braga não é o mesmo clube de pequena dimensão que ele encontrou quando cá chegou da 1ª vez, vindo da capital. Este Braga exige muito mais e o seu crescimentos nos últimos anos sublinham essa exigência.

Outro treinador qualquer já teria sido despedido há muito tempo, mas SALVADOR  ainda vai a tempo de salvar alguma coisa do que ainda não está destruído pelo péssimo desempenho do treinador que temos.

O Estoril viu outra exibição que não entrava nos piores pesadelos do início da época de qualquer braguista.

Estou farto. As pessoas estão resignadas com tantas derrotas. Já se fica indiferente a mais uma derrota.

Apoiei SALVADOR na sua reeleição, acreditando que ele pode continuar a fazer crescer este clube. Mas com esta mentalidade vergonhosa incutida nos jogadores por parte do treinador sem ambição e desatualizado, que dão à opinião pública péssima imagem do clube e motivo de gozo para quem queria lutar pelo título, o caminho da destruição total parece demasiado próximo.

É preciso dizer BASTA !!! Ninguém aguente esta vergonha desportiva em que a época se transformou.

Qualquer dia o AxA está às moscas e o trabalho de angariação de novos sócios e adeptos foi pelo cano de esgoto. É insustentável continuar nesta bitola vergonhosas demonstrações de falta de ambição, raça e atitude da equipa, cujos resultados nos colocam numa posição mais próxima da luta pelam manutenção do que pelo topo da classificação.

Lamento ferir algumas suscetibilidades. Mas gosto de ser frontal e há limites para tudo na vida.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Gilberto

Concordo com o que foi dito o despedimento do Jesualdo é um investimento e não uma despesa, no ano passado o Salvador teimou em não despedir o Peseiro e perdeu a Champions que com certeza daria mais dinheiro do que o Braga tinha de pagar ao Peseiro, este ano estamos na eminência de perder a Liga Europa e com isso corrermos o risco de uma debandada dos nossos melhores jogadores, com o risco de vermos o nosso enorme em queda livre!!

SALVADOR ACORDA !!
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

aurelio II

No final do jogo de ontem ouvi Jesualdo Ferreira  na radio. Segundo ele, este jogo faz parte do processo de crescimento do Sporting de Braga...

Já não há pachorra...
Braga até ao fim!

Migu3l Cruz

#253

Como é que este pseudo-treinador tem o desplante de argumentar que a equipa acusou o cansaço de 5 jogos em 2 semanas se ele nem sequer esgotou as substituições durante o jogo ??????

Cada vez que venho ver as NOTICIAS DO ENORME tenho a esperança que venha lá a dizer : "Jesualdo Ferreira rescinde com o Braga"

Mas esse dia nunca mais chega. :'(
Braga Cidade e Clube sempre no coração

PAF

Quote from: vasco soares on 18 de February de 2014, 00:09
Pedro:
  Nao sei se será tão liquido que Porto ou Benfica mude de treinador na próxima época...
  Marco Silva teria todo o interesse em ter um desafio chamado Braga, um desafio que lhe permiti-se (com muitos mais recursos, do que os que dispõe agora) fazer ainda mais mossa, mais dor de cabeça ao 3 do costume.
  Parece-me pelo seu discurso que o topo é onde quer chegar, mas não pelo caminho mais rapido, nao pelo caminho sem preparação.
  A questão é fica Jesualdo até fim da época? resposta: a fazer o quê?
  A afastar ainda mais os adeptos da equipa, quantos conheces que não estão para se "chaterar" e deixam de ir ao Axa? eu conheço já bastantes, duas mãos já não chegam para os contar.

Neste ponto estou do lado do Pedro, Marco Silva se quiser parece-me que tem de caras um lugar num dos 2 Porto ou Slb, porque um deles não vai ganhar o titulo e os adeptos de um e outro lado que perder vão exigir mudanças (sendo que os do Porto não se importavam que fosse já). Pode é dar-se o caso de no Porto não quererem arriscar 2 anos seguidos em jovens, só aí o Braga poderia entrar. Ou então a parte que tu falas do próprio treinador querer  subir degrau a degrau que também é uma hipótese.

Em todo o caso assim não podemos continuar, com Peseiro destruímos a defesa, com Jesualdo destruímos tudo e quem vier só tem cacos e não será fácil encontrar alguém de consensos em Portugal, mas apostava sempre num treinador novo com ambição.

comandantX

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/01/17/jo_ozinho_quer_ta_as_e_o_3_luga.html

Acho lastimável e altamente responsável que há 1 mês atrás a Direcção e Dept. Comunicação tenham permitido este jogador com nível de 3ª divisão ter estabelecido o objectivo do 3º lugar?!! :-X :-X :-X :-X

Desnorte?  :-\
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

ComContaPesoEMedida

Quote from: Gilberto on 18 de February de 2014, 10:16
.... o despedimento do Jesualdo é um investimento e não uma despesa .......


Tive que editar para não haver desculpas que ninguém os avisou!!!

krugger


Equipa aos cacos, uam barafunda sem tamanho, desnorte absoluto....é preciso dizer basta....

superbracarense

Uma pessoa vem aqui e vê que tudo continua igual,Jesualdo ainda trabalha cá,tudo normal portanto.
Salvador falou muito e bem aquando do roubo em Vila do Conde,desta vez deveria fazer o mesmo,porque este senhor de seu nome Jesualdo está a roubar tudo que temos de bom,até os adeptos ele está a roubar.Estou sem reacção,não consigo mais,é mau demais,somos claramente a pior equipa da liga a jogar  futebol(a melhor a não jogar),Salvador abre os olhos,eu vou ver o meu clube na mesma,por muito mal que jogue é o meu clube e sofro por ele,neste momento só sofro,não dá para vibrar de alegria.
SALVADOR FAZ ALGUMA COISA!! EU SE FOSSE PRESIDENTE JÁ TINHA APERTADO O JUJU E DITO POUCAS E BOAS,METIA-O APANHA BOLAS E IA EU TREINAR SE ELE NÃO QUISESSE IR EMBORA,DEIXEMO-NOS DE INCOMPETÊNCIAS!
Prevejo muitas dificuldades frente ao arouca,nossa equipa está de rastos animicamente como se não bastasse não jogar a ponta de um corno,Jesualdo não sabe motivar,é demasiado casmurro e convencido de que ele é que sabe,ou então julga que nós adeptos somos um bando de nabos.Onde é que ele vive mesmo?
Quem não sente,não entende!

José Coelho

Concordo com o essencial das críticas a J.F., mas que devem ser extensivas à estrutura que comanda o futebol (que de certeza não se resume apenas a ele) - e que é responsável pelo pior planeamento da época de há muitos anos:

- como é possível que nesta fase da época se estejam ainda a estrear jogadores 'aos magotes' (só no último mês estraram-se no SC Braga Miljkovic, Núrio, Kappel, Battaglia e, ontem, Moreno)? Isto faz algum sentido?
- da equipa apresentada na 1ª jornada em P. Ferreira, apenas 5 jogadores iniciaram ontem o jogo no Estoril (Eduardo, NAC, Alan, Mauro e Pardo);
- saíram por empréstimo jogadores, alguns dos quais contratados esta época, que fariam muito jeito face ao desempenho dos que cá ficaram;

Comparando com o tão mal-amado Peseiro, temos menos 5 pontos do que no ano passado nesta altura, menos 14 golos marcados (e também menos 5 golos sofridos, em abono da verdade). Mas, acima de tudo, temos um futebol miserável e uma descrença generalizada nos adeptos.

Há que solucionar isto o mais depressa possível, para tentar ainda salvar alguma coisa desta época deprimente...