News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/02

Started by Bruno3429, 16 de February de 2014, 07:57

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Olegário Benquerença reconhece erros da meia-final da Taça da Liga
Ricardo Miguel Vasconcelos

A reacção implacável dos arsenalistas face ao que aconteceu, quinta-feira, na meia-final da Taça da Liga, jogo dominado por erros de arbitragem que retiraram a possibilidade de o Sp. Braga marcar presença na final pela segunda época consecutiva, já obrigou o líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol a vir a público tentar serenar os ânimos.

José Gomes assegurou que já falou com Olegário Benquerença, tendo garantido que o juiz de Leiria admitiu ter errado. "Ele sabe que errou. Já falei com ele, mas não sobre um eventual pedido de desculpas. Falei p ara me inteirar do que se estava a passar", revelou José Gomes.

O dirigente máximo da APAF pede bom senso na análise aos lapsos cometidos pelo árbitro, apesar de admitir que os erros foram penalizadores para a história da partida. "Os árbitros analisam os erros que cometem e treinam-se para o erro não acontecer", disse, defendendo que Benquerença "estará disponível para continuar a dirigir os jogos do Sp. Braga", isto apesar de o clube minhoto ter solicitado que o leiriense não arbitre mais partidas onde os arsenalistas estejam envolvidos.

Correio do Minho

Bruno3429

APAF repudia declarações de Salvador
Por Redação 

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol repudiou as declarações de António Salvador, presidente do SC Braga, que teceu duras críticas à arbitragem após a derrota com o Rio Ave que deixou os minhotos fora da final da Taça da Liga.

Leia o comunicado na integra:
A APAF - Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, repudia as declarações de António Salvador, Presidente de Sporting Clube de Braga, no final do jogo entre o Rio Ave e o Braga, da passada quinta feira, a contar para as meias finais da Taça da Liga, declarações essas que ultrapassam por larga margem o razoável.

De uma forma recorrente têm vindo a público afirmações que nada mais tencionam do que pôr em causa o bom nome e a idoneidade das equipas de arbitragem, contribuindo para um clima de suspeição e de violência dentro e fora de campo, como por diversas vezes, já todos nós constatamos.

Torna-se premente a atuação das instâncias disciplinares competentes para a análise e julgamento deste tipo de situações, para que sejam punidas, já vai sendo hora destas instâncias, protegerem verdadeiramente o futebol português, sob pena de se tornarem coniventes com o estado atual.

Até ao momento, pela morosidade dos processos disciplinares e pelas brandas decisões em casos semelhantes, as sanções aplicadas não têm sido suficientemente dissuasoras, deste género de declarações difamatórias, dado que, têm aumentado, tanto no número de ocorrências, como na gravidade das mesmas.

Vem, deste modo, a APAF pedir, de uma vez por todas, que a decisão deste caso seja célere e o castigo exemplar para quem, sistematicamente, continua a instigar este clima no futebol português.

A Bola

Bruno3429

Braga/AAUM cimenta vice-liderança no Restelo
Escrito por  André Borges

Num grande espetáculo de futsal, o Sp. Braga/AAUM venceu no terreno do Belenenses/ElPozo, por 3-6, resultado que lhe permite reforçar a segunda posição na tabela classificativa da Liga Sport Zone de Futsal, ao passo que os azuis perderam o sexto lugar para o Fundão, mas ainda dispõem de uma vantagem de cinco pontos em relação ao nono classificado [Modicus], mantendo-se bem posicionados na luta pelo play-off.

Depois de um início equilibrado, os minhotos foram ganhando algum ascendente e chegaram mesmo ao primeiro golo, apontado por André Coelho na sequência de uma boa jogada coletiva. Pouco depois, foi a vez de Tiago Brito marcar através de um bonito chapéu ao guarda-redes Sérgio. Até ao intervalo, o Belenenses/ElPozo conseguiu reduzir por intermédio de Pauleta, na conclusão de um rápido contra-ataque.

Pouco depois do arranque da segunda metade, André Machado e André Coelho dilataram a vantagem dos visitantes para três golos. Só que os azuis recusaram baixar os braços e conseguiram reduzir para a diferença mínima num curto espaço de tempo, com golos de Tiago Carvalho e Drula.

Estava tudo em aberto no jogo, no entanto a maior eficácia do Sp. Braga/AAUM acabou por ditar a diferença, perante uma jovem valorosa e aguerrida formação do Belenenses/ElPozo. André Coelho completou o seu «hattrick» e Paulinho estabeleceu uma diferença no marcador que não foi contrariada pelos pupilos de Carlos Teixeira, nem mesmo jogando sob o risco da estratégia do 5x4.

Futsal Global

JotaCC

NAC bate a nova concorrência
NO ESTORIL>>Ausência de Santos será compensada pelo número 4. Kadu e André Pinto ainda "não contam"



Titular contra o Rio Ave, na meia-final da Taça da Liga; Nuno André Coelho deverá repetir a experiência no assalto ao Estoril. Em jogos do campeonato, o número 4 do Braga tem dado o lugar a Sasso (a única exceção verificou-se contra o Paços de Ferreira, porque o francês regressava de uma lesão e foi encaminhado para o banco), mas o castigo de Santos, expulso em Vila do Conde, abriu uma vaga no centro da defesa e Jesualdo Ferreira jogará pelo seguro, apostando no central bracarense que mais jogos realizou na primeira volta, sendo muito ténue a possibilidade de Paulo Vinícius, parado durante muito tempo por razões físicas, retomar já a competição. Kadu e André Pinto, ambos contratados em janeiro precisamente para reforçar o sector defensivo, terão, por isso, que aguardar por uma próxima oportunidade para se estrearem.
Há pouco mais de duas semanas, quando o mercado de inverno ainda estava em franca ebulição, esta nova vida de André Coelho na equipa arsenalista era tudo menos um cenário esperado. Os sérvios do Partizan e os turcos do Besiktas apareciam no horizonte como fortes possibilidades e o Braga não lamentava a potencial perda do defesa de 28 anos, pois Kadu e André Pinto eram já encarados como fortes apostas para a segunda metade da época . A verdade é que o internacional português, com contrato válido até 2015, não se entusiasmou com as condições oferecidas pelo Partizan e recusou ser emprestado, enquanto o Besiktas descartou desembolsar um milhão de euros pelo seu passe.
Contas feitas, não faltam agora bons centrais (são seis) e Jesualdo Ferreira tem sabido lidar com esta curiosa fartura, como se verificou em Belém, com André Coelho, Kadu e André Pinto a surgirem no banco de suplentes. Expulso um dos titulares "intocáveis", o treinador não perdeu tempo: juntou Sasso a Nuno André Coelho e tudo aponta para que esta inédita dupla descole, amanhã, dos 51 minutos somados em Vila do Conde.



Metade do passe ainda pertence ao FC Porto

A ligação de Nuno André Coelho ao FC Porto não terminou quando se mudou para o Sporting (2010), ao mesmo tempo que João Moutinho tomava o caminho inverso, com os portistas a desembolsarem 11 milhões de euros. O central foi, porém, um caso à parte de Moutinho, tal como explicou a SAD do FC Porto numa nota enviada à CMVM, segundo a qual o clube de Alvalade pagou um milhão de euros por metade do passe. Em 2011, o Braga comprou a metade que pertencia ao Sporting.



Projeto futuro

Produto da formação do FC Porto e com apenas 24 anos, o central português encaixou que nem uma luva no perfil de jogador mais desejado pela SAD do Braga: jovem, com grande potencial e livre de compromissos. Foi nessa perspetiva que André Pinto se desvinculou dos gregos do Panathinaikos. Com 1,94 metros, foi suplente não utilizado contra o BeiraMar (Taça da Liga) e Belenenses (Liga).



Fama de patrão

Seguido há algum tempo pelo scouting do Braga, que procurava um patrão para a defesa, Kadu assinou um pré-contrato com o Braga ainda junho, quando ainda tinha pela frente mais seis meses de ligação ao Vitória da Bahia. Chegou a parecer uma questão de dias a estreia do brasileiro, mas a recuperação total de Sasso trocou-lhe as voltas. Viajou com a equipa para Belém somente para se sentar no banco.




MORENO PREVISÍVEL NOS CONVOCADOS

O envio para Portugal (anteontem) do certificado internacional de Erick Moreno (na foto) permitirá a Jesualdo Ferreira proceder a novas combinações no ataque arsenalista. O avançado colombiano, ex-Millonarios, já havia sido chamado, ainda que à condição, para o jogo com o Rio Ave, pelo que deverá figurar na convocatória para a partida com o Estoril, tanto mais que o avançado Diogo Ribeiro foi devolvido à equipa B. Já o madeirense Rúben Micael poderá ser a grande novidade na lista.



OLEGÁRIO BENQUERENÇA "SABE QUE ERROU"

José Fontelas Gomes, o presidente da Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol (APAF), declarou à RTP Informação que Olegário Benquerença "sabe que errou" no jogo Rio Ave-Braga. "Falei com ele para saber como é que estava. Ele está bem, como tem de estar bem. Como qualquer outro árbitro da primeira ou qualquer outra categoria, ele sabe analisar os erros, e sabe como treinar durante a semana para que isso não volte a acontecer", assinalou o dirigente da APAF. O vídeo da entrevista foi partilhado ontem pelo facebook oficial do Braga.



Braga não tremeu em Belém

O triunfo do Braga, segundo classificado, no terreno do Belenenses, por 6-3, foi o destaque dos jogos da 19ª jornada da I Divisão realizados ontem. Os arsenalistas, comandados por Paulo Tavares, estiveram sempre na frente do marcador. Ao intervalo o resultado era 21. Pauleta, Tiago Carvalho e Drula fizeram os golos do Belenenses, enquanto que Tiago Brito, André Machado, Paulinho e André Coelho, este com um hat trick, marcaram para o Braga. Comeste triunfo, a equipa minhota mantém o segundo lugar e coloca pressão sobre o líder Sporting, que continua à distância de dois pontos.
Hoje a jornada encerra com o Benfica-Cascais. Os encarnados não vencem há duas jornadas e necessita de uma vitória para não deixar fugir os dois primeiros.

O JOGO

JotaCC

Águia com voo seguro

COM UMA exibição segura, o BenficaB venceu o BragaB, por 2-0, com um golo em cada parte, e colou-se, provisoriamente, a Moreirense, Penafiel e F. C. Porto B no comando. Aos 27 minutos, os encarnados chegaram ao golo: Carlos Martins desmarcou Ivan Cavaleiro, com o avançado a ganhar um ressalto e a rematar forte de pé direito, sem hipótese para Tiago Sá. No recomeço, o Benfica B aumentou a vantagem, numa jogada de envolvimento, com a bola a sobrar na direita para João Cancelo, que fez um cruzamento rasteiro para área, onde surgiu o defesa Bruno Gaspar a desviar.

JN

JotaCC

Sp. Braga mantém segundo lugar do campeonato

O Sp. Braga garantiu ontem que irá terminar a 19.ª jornada do campeonato na segunda posição (a dois pontos do líder Sporting), graças a um triunfo por 6-3 sobre o Belenenses. Com este resultado, passou a ter mais quatro pontos que o Benfica, que só joga hoje, com o Dramático Cascais (15h30). O Leões de Porto Salvo venceu o Olivais (4-3), o Póvoa Futsal perdeu com o Fundão (1-2) e o Rio Ave ganhou em Coimbra, à Académica (5-1).

PUBLICO

JotaCC

Rúben Micael pode voltar frente ao Estoril

Rafa até deverá continuar a ser a solução para o lugar de n.º 10 (diante do Gil Vicente a aposta foi super bem sucedida, já em Vila do Conde o mau estado do relvado e os irremediáveis equívocos da arbitragem condicionaram também o desempenho do internacional sub-21), mas o nome de Rúben Micael poderá, finalmente, ser de novo encontrado na lista de convocados do SC Braga para o jogo com o Estoril.

O médio madeirense já não é visto a competir desde 29 de dezembro, precisamente dia da visita dos guerreiros ao terreno do Estoril, então para discutir o jogo referente à 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga: nesse duelo, Rúben Micael foi titular mas, à passagem da meia-hora, teve de ser retirado do campo, devido a problemas físicos, que o afastaram de oito desafios entretanto protagonizados pela equipa minhota.

A BOLA

JotaCC

Favoritos mostram atributos

Imperou a lei do mais forte no regresso à competição, após mais de um mês de paragem devido à participação da  seleção nacional no Campeonato da Europa, na Bélgica. Com maior ou menor dificuldade, os favoritos à conquista dos três pontos deixaram vincada a sua supremacia, com destaques para os triunfos do Braga e Boavista. 

Em Belém, o Braga voltou a encantar e não deu hipótese à equipa azul. Os comandados de Paulo Tavares seguem firmes no segundo lugar e colocam pressão sobre o Benfica, que esta tarde recebe o Cascais (15.30 horas). André Coelho, com três golos, esteve em plano de evidência no triunfo dos arsenalistas. Em Sandim, o Boavista demonstrou o porquê de estar a realizar um campeonato de grande nível. As panteras mostraram garras afiadas na defesa da quinta posição e despacharam o Modicus por uns concludentes 5-2.   

Dois golos de Mário Freitas deram o sofrido triunfo ao Fundão na quadra do Póvoa Futsal (2-1), enquanto o Leões de Porto Salvo impôs a sua superioridade na deslocação ao Olivais (4-3). Com golos de Coelho (2), Fábio Lima (2) e Renato, o Rio Ave não sentiu dificuldades para golear a debilitada Académica, por 5-1. A passar por dificuldades financeiras, os estudantes protagonizaram uma revolução no plantel e deverão sentir grandes dificuldades para garantirem a permanência. 

Resultados (19.ª jornada)
Académica    1 - 5    Rio Ave
Belenenses    3 - 6    Braga
Modicus-Sandim    2 - 5    Boavista
Olivais    3 - 4    L. Porto Salvo
Póvoa Futsal    1 - 2    Fundão
Sporting    1 - 0    Vila Verde
Benfica      (hoje)     Cascais

JN

brigada da relote

«Olegário Benquerença não devia apitar mais o SC Braga» – Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira fez, este domingo, a antevisão de um importante jogo para as contas europeias, que irá colocar frente-a-frente o Estoril e o SC Braga. O técnico revelou que tem sido importante a gestão psicológica dos jogadores nos últimos dias após a derrota em Vila do Conde.

«A gestão psicológica foi feita logo no imediato. A revolta tem sempre um sentido positivo e um negativo. Se for negativo, pode prejudicar a evolução da equipa, se for positivo, pode ajudar-nos a seguir o caminho certo», explicou, em conferência de Imprensa.

O treinador dos minhotos realçou que o alvo das críticas bracarenses foi a equipa de arbitragem e nunca o Rio Ave:

«As nossas palavras nunca tiveram como alvo o Rio Ave. Tivemos lá com grande honra e sentimos que não fomos avaliados da melhor forma. No entanto, há mais vida para além daquele jogo».

Questionado sobre se o árbitro Olegário Benquerença poderia ajuizar mais algum jogo dos bracarenses, Jesualdo Ferreira foi perentório:

«Acho que Olegário Benquerença não devia apitar mais o SC Braga. Porém, não foi a primeira vez que um jogo como o de Vila do Conde nos aconteceu. Já fomos várias vezes prejudicados durante esta temporada».

O SC Braga está a quatro pontos da equipa orientada por Marco Silva, mas Jesualdo Ferreira não classifica o embate como decisivo.

«Perdemos alguns pontos em momentos que não devíamos ter perdido. É um facto, mas como não podemos alterar a realidade, queremos confirmar a nossa melhoria e vencer numa casa bastante complicada. O Estoril joga muito bem, é forte em sua casa, vai ser um jogo exigente mas queremos transformar a revolta desta equipa em energias positivas para tentarmos vencer o jogo», apontou.

O último reforço de inverno dos bracarenses, Erick Moreno, vai ser convocado para o jogo desta segunda-feira. O avançado colombiano já está devidamente certificado pelo que já faz parte das opções de Jesualdo Ferreira.

A finalizar, Jesualdo Ferreira não deixou de felicitar Toni, pela recente conquista da Taça do Irão.

«Quero endereçar os parabéns ao meu amigo Toni pela conquista da Taça. É uma satisfação muito grande vê-lo feliz, sobretudo, por tudo aquilo que ele passou».

A lista completa de convocados pelo técnico Jesualdo Ferreira apenas será conhecida amanhã de manhã. O embate entre o SC Braga e o Estoril terá lugar esta segunda-feira, no Estádio Coimbra da Mota, às 20 horas.

A BOLA

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Transformaremos o último resultado num acréscimo de vontade"
Treinador do Braga confirmou a chamada de Erick Moreno e acredita que a revolta que tomou conta da equipa pela arbitragem de Olegário Benquerença em Vila do Conde redundará numa vitória no Estoril


A revolta que tomou conta dos profissionais do Braga por causa da arbitragem de Olegário Benquerença no jogo com o Rio Ave, na meia final da Taça da Liga, funcionará como combustível amanhã, frente ao Estoril. Essa pelo menos é a esperança do técnico Jesualdo Ferreira, que, num espaço de apenas três dias, terá sido mais psicólogo do que treinador a lidar com o grupo arsenalista. "A revolta tem sempre uma face positiva e outra negativa. Se não for conduzida para objetivos claros, é muitas vezes condicionante. Vamos tentar que isso se manifeste de forma positiva já no jogo de amanhã e depois nos outros", apontou, deixando bem claro que em nenhum momento beliscou o mérito dos vila-condenses. "Nunca dirigimos as nossas palavras para o Rio Ave. Fizémo-lo de uma forma cordata", vincou.

O campeonato está de volta e o treinador já teve o cuidado de alertar o plantel para o facto de que "há mais vida para além" da Taça da Liga. "Há outros jogos. Há que demonstrar o valor que temos vindo a exibir nos outros outros jogos", assinalou, ciente de que o Estoril em casa apresentará grandes dificuldades. "Para ser feliz naquela casa é preciso ser muito competente. É um desafio às nossas capacidades. Temos que transformar este último resultado num acréscimo de vontade. É uma casa onde se joga bem e que tem bons jogadores, pelo que teremos que trabalhar bem para superar o Estoril", considerou. A convocatória apenas será divulgada amanhã de manhã, mas Jesualdo Ferreira não confirmou a chamada do avançado colombiano Erick Moreno, cujo certificado internacional chegou a Portugal na passada sexta-feira.

O JOGO

brigada da relote

A rotação de Sasso já estava no plano
CASTIGO DE SANTOS SEM IMPACTO PARA A AMOREIRA


Sasso estará de volta ao eixo da defensiva do Sp. Braga, mas até nem se pode dizer que o francês ocupa a vaga de Aderlan Santos, pois a mesma já estava no plano de Jesualdo Ferreira. A diferença é que Vincent Sasso terá ao seu lado Nuno André Coelho que, em condições normais, seria o eleito a sair da titularidade, mas também volta a assumir protagonismo em virtude do castigo de Santos.

Jesualdo Ferreira: «Aproveitar a revolta»
CONCORDA COM VETO A OLEGÁRIO BENQUERENÇA


A poeira resultante da polémica de Vila de Conde ainda não assentou, mas Jesualdo Ferreira assumiu o desafio de recolocar o foco do seu grupo no importante desafio de segunda-feira, com o Estoril (20 horas). Para isso, o técnico procurou canalizar o inconformismo do balneário de forma a que este se torne um trunfo no relvado.

"A revolta tem sempre uma face positiva e outra negativa. Se não for conduzida com objetivos claros pode ser muitas vezes condicionante. Tentámos, e conseguimos, que se manifeste de forma positiva tanto no jogo com o Estoril como nos seguintes", vincou o professor, que levantou a ponta do véu sobre a mensagem que dirigiu aos jogadores: "Não podemos em momento algum perder aquilo que já ganhámos. Repor a confiança é importante. Quando a revolta que existe de facto, porque neste caso foi geral e imediata, devemos aproveitá-la no sentido positivo."

De resto, e face às reações que surgiram do lado vila-condense nas últimas horas, Jesualdo Ferreira fez questão de "encerrar o assunto" frisando que o Sp. Braga "nunca dirigiu as suas palavras e a sua revolta para o Rio Ave". "Eu próprio felicitei o clube pela sua presença na final. Todavia, mesmo de forma cordata, nada nos impede de dizer a todos que assim não", salvaguardou o treinador, de 67 anos, que corroborou o veto ao árbitro Olegário Benquerença já manifestado pelo presidente António Salvador. "Se considero possível que Olegário volte a apitar o Sp. Braga? Acho que ele não devia fazê-lo e que, quem tem responsabilidades, não o deveria nomear..."

A terminar, Jesualdo Ferreira revelou que o reforço Erick Moreno vai ser convocado para o Estoril. Trata-se da estreia do dianteiro colombiano nas opções, dado que apenas no final da semana chegou o certificado internacional que validou a sua inscrição.

RECORD

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Queremos aproveitar a revolta de forma positiva»
Treinador do Sp. Braga diz que é preciso trabalhar para se ser feliz no Estoril


A derrota na meia-final da Taça da Liga frente ao Rio Ave ainda está bem presente nas hostes bracarenses. O jogo de Vila do Conde foi um dos principais focos de Jesualdo Ferreira na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Estoril.

«A revolta foi geral e imediata, mas agora queremos aproveitá-la no sentido positivo, esperando que não seja uma condicionante, como é muitas vezes se não for conduzida para objetivos claros. Não podemos perder o que já ganhámos apenas porque aconteceu aquilo, situação em que somos os menos culpados», referiu o técnico dos minhotos na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga.

Jesualdo Ferreira continuou a expressar-se relativamente à arbitragem de Olegário Benquerença, dizendo que esta não foi a primeira vez que se registaram erros contra o Sp. Braga: «Quem tem responsabilidades não devia fazer isto porque não foi a primeira vez que aconteceram penáltis fora da área e expulsões.»

O treinador do Sp. Braga afirmou aos jornalistas que «há vida para além deste jogo» e por isso mesmo o seu conjunto tentará mostrar qualidade diante do Estoril: «Aquela final já não conta. Queremos voltar a mostrar a qualidade e o valor que temos, este foi um dos pontos negativos da época, mas temos que o transformar em desafios do futuro.»

Jesualdo Ferreira diz que é necessário trabalhar e ter sorte para sair do Estádio Coimbra da Mota com um resultado positivo: «Para se ser feliz lá é preciso trabalhar muito, ser competente e, aqui e ali, ter a sorte que não tivemos noutros jogos. É um desafio às nossas capacidades porque o Estoril tem bons jogadores e uma boa equipa.»

O encontro que principia às 20 horas desta segunda-feira, assume contornos decisivos na luta pelos lugares europeus. O desfecho do encontro pode aproximar o Sp. Braga do Estoril, mas pode também criar um fosso para esses mesmos lugares. Jesualdo Ferreira não alongou muito nessa questão: «É verdade, perdemos pontos que não devíamos ter perdido, não podemos alterar essa realidade, mas temos confiança na nossa melhoria e na nossa qualidade de jogo».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Jesualdo Ferreira quer aproveitar revolta no Braga no sentido positivo

O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, disse hoje esperar que a revolta pela arbitragem na Taça da Liga seja aproveitada no sentido positivo já diante o Estoril-Praia, segunda-feira, na 19ª jornada da I Liga de futebol.

Os bracarenses criticaram duramente a atuação do árbitro Olegário Benquerença no recente jogo com o Rio Ave, das meias-finais da Taça da Liga (derrota por 2-1), com o presidente, António Salvador, a falar em "roubo" e a garantir que o clube vai enviar uma exposição ao Conselho de Arbitragem.

"A revolta foi geral e imediata, mas agora queremos aproveitá-la no sentido positivo, esperando que não seja uma condicionante, como é muitas vezes se não for conduzida para objetivos claros. Não podemos perder o que já ganhámos apenas porque aconteceu aquilo, situação em que somos os menos culpados", afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão à visita ao Estoril-Praia.

Jesualdo Ferreira frisou ainda que os protestos nunca foram dirigidos para o Rio Ave e defendeu, tal como António Salvador, que o juiz de Leiria não devia apitar mais nenhum jogo do Braga até ao final da época.

"Quem tem responsabilidades não devia fazer isso", frisou, recordando que "não foi a primeira vez que aconteceram penáltis fora da área e expulsões" contra o Braga nesta temporada.

Segundo Jesualdo Ferreira, a sua equipa "tem sido sujeita a acontecimentos que outras não foram e teve que passar por cima disso".

"Assim não, mas a realidade é que há mais vida para além desse jogo, aquela final já não conta. Queremos voltar a mostrar a qualidade e o valor que temos, este foi um dos pontos negativos da época, mas temos que o transformar em desafios do futuro", reforçou.

Segunda-feira, os bracarenses defrontam o Estoril-Praia, equipa que já bateram por duas vezes (no campeonato por 3-2, e na Taça da Liga, fora, por 2-1), mas Jesualdo Ferreira espera muitas dificuldades no reduto dos estorilistas.

"Para se ser feliz lá é preciso trabalhar muito, ser competente e, aqui e ali, ter a sorte que não tivemos noutros jogos. É um desafio às nossas capacidades depois de um ciclo de jogos grande que se iniciou a 29 de dezembro [de 2013], porque o Estoril tem bons jogadores e uma boa equipa", disse.

O Braga está a quatro pontos do adversário e, no caso de vitória, aproxima-se, mas se perder cria-se um fosso de sete pontos: "É verdade, perdemos pontos que não devíamos ter perdido, não podemos alterar essa realidade, mas temos confiança na nossa melhoria e na nossa qualidade de jogo", disse.

No final da conferência de imprensa, Jesualdo Ferreira fez questão de dar os parabéns a Toni, do qual foi adjunto no Benfica nas décadas de 80 e 90 do século passado.

"Parabéns ao meu amigo Toni pelo feito de ter conquistado uma Taça do Irão. Depois dos sofrimentos que teve, não só na sua carreira como também na vida pessoal, ser tratado como foi lá é uma satisfação muito grande para mim e sei como ele se sente feliz", disse.

O jogo entre Braga, sexto classificado, com 26 pontos, e Estoril-Praia, quinto, com 30, está agendado para as 20:00 de segunda-feira, no Estádio António Coimbra da Mota, e será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

LUSA

brigada da relote

Estoril recebe Sp. Braga
Novato contra veterano
O Estoril recebe o Sporting de Braga esta segunda-feira, num autêntico confronto de gerações entre Marco Silva, o treinador mais novo do campeonato e Jesualdo Ferreira, o técnico mais velho


Marco Silva nasceu a 12 de julho de 1977. Dois anos depois, Jesualdo Ferreira iniciava a carreira de treinador nas camadas jovens do Benfica.

CM

brigada da relote

Jesualdo Ferreira quer aproveitar revolta no Braga no sentido positivo
Bracarenses criticaram duramente a actuação do árbitro Olegário Benquerença no recente jogo com o Rio Ave. António Salvador fala em "roubo"


O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, disse este domingo esperar que a revolta pela arbitragem na Taça da Liga seja aproveitada no sentido positivo já diante o Estoril-Praia, segunda-feira, na 19ª jornada da I Liga de futebol.

Os bracarenses criticaram duramente a actuação do árbitro Olegário Benquerença no recente jogo com o Rio Ave, das meias-finais da Taça da Liga (derrota por 2-1), com o presidente, António Salvador, a falar em "roubo" e a garantir que o clube vai enviar uma exposição ao Conselho de Arbitragem.

"A revolta foi geral e imediata, mas agora queremos aproveitá-la no sentido positivo, esperando que não seja uma condicionante, como é muitas vezes se não for conduzida para objectivos claros. Não podemos perder o que já ganhámos apenas porque aconteceu aquilo, situação em que somos os menos culpados", afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão à visita ao Estoril-Praia.

RR

brigada da relote

Associação dos árbitros pede "castigo exemplar" a presidente do Sp. Braga

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) lançou quinta-feira duras críticas ao presidente do Sporting de Braga, pedindo uma decisão disciplinar "célere" e um "castigo exemplar" a António Salvador.

Em comunicado, a APAF repudiou as declarações de António Salvador no final do Rio Ave-Sporting de Braga, jogo das meias-finais da Taça da Liga que os vila-condenses venceram por 2-1, motivando muitas críticas dos bracarenses ao trabalho do árbitro de Leiria Olegário Benquerença.

Para a APAF, as declarações após o jogo "ultrapassam por larga margem o razoável" e contribuem "para um clima de suspeição e de violência dentro e fora de campo".

"Torna-se premente a atuação das instâncias disciplinares competentes para a análise e julgamento deste tipo de situações, para que sejam punidas, já vai sendo hora destas instâncias, protegerem verdadeiramente o futebol português, sob pena de se tornarem coniventes com o estado atual", refere a APAF no mesmo comunicado.

Segundo a associação representante dos árbitros "as sanções aplicadas não têm sido suficientemente dissuasoras, deste género de declarações difamatórias, dado que, têm aumentado, tanto no número de ocorrências, como na gravidade das mesmas"

"Vem, deste modo, a APAF pedir, de uma vez por todas, que a decisão deste caso seja célere e o castigo exemplar para quem, sistematicamente, continua a instigar este clima no futebol português", conclui o comunicado.

No final do jogo de Vila do Conde, António Salvador acusou a equipa de arbitragem de ter roubado a final da Taça da Liga à sua equipa.

"Hoje roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreia e quero pedir ao Conselho de Arbitragem para que se não antecipar a saída dele, que faça com que não nos volte a apitar até ao final da sua carreira", disse António Salvador na conferência de imprensa, no estádio dos Arcos, de Vila do Conde.

O presidente bracarense foi ainda mais longe na crítica à atuação de Olegário Benquerença: "Quando se fala em tanto profissionalismo dentro da arbitragem, houve uns senhores de amarelo, com apito na boca e pau na mão que não foram profissionais, ao contrário da nossa equipa. É de lamentar tantos erros".

LUSA

brigada da relote

APAF pede "castigo exemplar" para António Salvador
DECLARAÇÕES APÓS RIO AVE-SP. BRAGA EM QUESTÃO


A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) lançou duras críticas ao presidente do Sporting de Braga, pedindo uma decisão disciplinar "célere" e um "castigo exemplar" a António Salvador.

Em comunicado, a APAF repudiou as declarações de António Salvador no final do Rio Ave-Sporting de Braga, jogo das meias-finais da Taça da Liga que os vila-condenses venceram por 2-1, motivando muitas críticas dos bracarenses ao trabalho do árbitro de Leiria Olegário Benquerença.

Para a APAF, as declarações após o jogo "ultrapassam por larga margem o razoável" e contribuem "para um clima de suspeição e de violência dentro e fora de campo".

"Torna-se premente a atuação das instâncias disciplinares competentes para a análise e julgamento deste tipo de situações, para que sejam punidas, já vai sendo hora destas instâncias, protegerem verdadeiramente o futebol português, sob pena de se tornarem coniventes com o estado atual", refere a APAF no mesmo comunicado.

Segundo a associação representante dos árbitros "as sanções aplicadas não têm sido suficientemente dissuasoras, deste género de declarações difamatórias, dado que, têm aumentado, tanto no número de ocorrências, como na gravidade das mesmas".

"Vem, deste modo, a APAF pedir, de uma vez por todas, que a decisão deste caso seja célere e o castigo exemplar para quem, sistematicamente, continua a instigar este clima no futebol português", conclui o comunicado. No final do jogo de Vila do Conde, António Salvador acusou a equipa de arbitragem de ter roubado a final da Taça da Liga à sua equipa.

"Hoje roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreia e quero pedir ao Conselho de Arbitragem para que se não antecipar a saída dele, que faça com que não nos volte a apitar até ao final da sua carreira", disse António Salvador na conferência de imprensa, no estádio dos Arcos, de Vila do Conde.

O presidente bracarense foi ainda mais longe na crítica à atuação de Olegário Benquerença: "Quando se fala em tanto profissionalismo dentro da arbitragem, houve uns senhores de amarelo, com apito na boca e pau na mão que não foram profissionais, ao contrário da nossa equipa. É de lamentar tantos erros".

RECORD

brigada da relote

Associação dos árbitros pede "castigo exemplar" a presidente do Sporting de Braga

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol fez duras críticas ao presidente do Sporting de Braga, pedindo uma decisão disciplinar "célere" e um "castigo exemplar" a António Salvador.

Em comunicado, a APAF repudiou as declarações de António Salvador no final do Rio Ave-Sporting de Braga, jogo das meias-finais da Taça da Liga que os vila-condenses venceram por 2-1, motivando muitas críticas dos bracarenses ao trabalho do árbitro de Leiria Olegário Benquerença.

Para a APAF, as declarações após o jogo "ultrapassam por larga margem o razoável" e contribuem "para um clima de suspeição e de violência dentro e fora de campo".

"Torna-se premente a atuação das instâncias disciplinares competentes para a análise e julgamento deste tipo de situações, para que sejam punidas, já vai sendo hora destas instâncias, protegerem verdadeiramente o futebol português, sob pena de se tornarem coniventes com o estado atual", refere a APAF no mesmo comunicado.

Segundo a associação representante dos árbitros "as sanções aplicadas não têm sido suficientemente dissuasoras, deste género de declarações difamatórias, dado que, têm aumentado, tanto no número de ocorrências, como na gravidade das mesmas"

"Vem, deste modo, a APAF pedir, de uma vez por todas, que a decisão deste caso seja célere e o castigo exemplar para quem, sistematicamente, continua a instigar este clima no futebol português", conclui o comunicado.

No final do jogo de Vila do Conde, António Salvador acusou a equipa de arbitragem de ter roubado a final da Taça da Liga à sua equipa.

"Hoje roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreia e quero pedir ao Conselho de Arbitragem para que se não antecipar a saída dele, que faça com que não nos volte a apitar até ao final da sua carreira", disse António Salvador na conferência de imprensa, no estádio dos Arcos, de Vila do Conde.

O presidente bracarense foi ainda mais longe na crítica à atuação de Olegário Benquerença: "Quando se fala em tanto profissionalismo dentro da arbitragem, houve uns senhores de amarelo, com apito na boca e pau na mão que não foram profissionais, ao contrário da nossa equipa. É de lamentar tantos erros".

JN

brigada da relote

UM CAVALEIRO À SOLTA
Encarnados vencem com tranquilidade a formação B do Braga e sobem ao topo da II Liga, contando com um reforço de peso dispensado por Jorge Jesus


O Benfica B venceu o Braga B com golos de Ivan Cavaleiro - de regresso à segunda equipados encarnados - e Bruno Gaspar e subiu à condição ao grupo de líderes da II Liga, onde já estavam Moreirense, Penafiel e FC Porto B.

Com Carlos Martins a impor clarividência e maturidade ao maio campo, os encarnados criaram os primeiros lances de perigo por Urreta, de livre direto, e Hélder Costa, de cabeça, perante um adversário tentou surpreender em contra-ataque, através da velocidade dos extremos Piqueti e Erivaldo.

Ao minuto 27, Carlos Martins descobriu Cavaleiro à entrada da área, e o atacante, após ganhar um ressalto sobre um adversário, rematou de pé direito para o 1- 0, apontando assim o seu nono golo pelo Benfica B – é ainda o melhor marcador da equipa –, ele que também já foi autor de um remate certeiro pela formação principal, frente ao Leixões, para a Taça da Liga.

A partir daí o Benfica desacelerou um pouco o seu jogo, perante um Braga a tentar reagir pelas alas e que ainda introduziu a bola na baliza de Bruno Varela, através de Gonçalo Silva, mas em posição irregular. Até final do primeiro tempo, os jogadores do Braga B ainda reclamaram uma grande penalidade, por braço na bola de Lindelof, que o árbitro Tiago Martins não sancionou.

Na segunda parte o Benfica entrou a marcar o 2- 0, na sequência de um remate de João Cancelo, que encontrou Bruno Gaspar – de regresso ao onze após castigo – solto na área e este só teve de encostar. Um golo que sentenciou praticamente o jogo, obrigando o técnico Alberto Costa a colocar de uma assentada Xeka e Zhestov no terreno.

Com as alterações introduzidas na equipa, o Braga B ganhou mais músculo na zona intermediária, porém o Benfica não se desuniu em termos defensivos, manteve o controlo do jogo e assegurou o regresso às vitórias em casa, algo que não acontecia há mais de um mês, desde o triunfo sobre o Beira-Mar.

DESTAQUES BENFICA B
Carlos Martins
Segundo jogo a titular, após nove meses de ausência dos relvados. Impôs discernimento e temporização nos momentos de construção.

Hélder Costa Com constantes mudanças de velocidade, teve a primeira chance do jogo num cabeceamento por cima da barra.

João Cancelo Deu muita profundidade ao corredor e foi dele o cruzamento/remate para o golo de Bruno Gaspar.

Bruno Gaspar Também se envolveu por várias vezes em lances ofensivos e numa das situações estava no sítio certo para acentuar a diferença encarnada.

Fábio Cardoso Com grande sentido posicional realizou cortes providenciais, o principal aos 35' impedindo que Erivaldo ficasse cara a cara com Bruno Varela.

Rúben Pinto Sempre muito prático, apareceu desta vez em zonas mais ofensivas, dada a compensação de Martins e João Teixeira.

DESTAQUES BRAGA B
Gonçalo Silva
O capitão foi o melhor do quarteto defensivo e ainda viu um golo ser-lhe anulado por pretenso fora de jogo.

Piqueti Regressou à titularidade sendo o elemento do ataque que mais criou perigo com as suas arrancadas em velocidade pelo flanco esquerdo.

Diogo Ribeiro Trabalhou muito na frente e dispôs de duas boas chances para marcar, mas sem êxito.

Xeka Entrou a meia hora do fim para colocar um ponto de ordem no meio-campo e foi a partir daí que o Braga melhorou em termos táticos.

Platiny Teve o 2-1 nos pés assim que entrou em campo, mas isolado na pequena área atirou por cima da barra.

Osuchukwu Muito forte em termos físicos, o nigeriano bem tentou bloquear o jogo encarnado mas esteve muito desacompanhado.

O JOGO

brigada da relote