News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O que fazer depois do ROUBO em Vila do Conde?

Started by Nakamura, 15 de February de 2014, 22:16

Previous topic - Next topic

Nakamura

Caros foristas,

Bem sei que este forum é um exemplo de desportivismo e civismo de que todos nos orgulhamos, sem paralelo conhecido noutros clubes nacionais.

Este fórum, contrariamente aos outros, não exige registo prévio para visualização!

Nada tem a esconder: qualquer um - adepto ou não do clube, jornalista, curioso, etc - o pode consultar e aferir da rara moderação e civismo dos seus comentários.

Aqui não organizamos grupos de desordeiros para ir ao campo de outro clube, sem qualquer adereço, só para insultar e entrar em confrontos a coberto do anonimato com o rival desse clube (como outro clube aqui ao lado organiza e promove).

Este é um espaço exemplo da maior paixão clubística, mas sem abdicar da educação, razão e moderação!
A atitude geral do forum é assim, praticamente unânime, de enorme pacifismo, desportivismo e apelo à moderação.

De tal modo que outros, habituados à linguagem e ao insulto próprio dos seus fóruns, à linguagem grosseira, obscena e insultuosa, não se conseguem rever, nem entender, tal postura.

Mas há alturas em que temos que deixar a lisura e dizer BASTA!
E REAGIR! Há alturas na vida em que se não mostrarmos que sentimos, mostramos que não somos boa gente.

Não quero apelar a violências (longe de mim) ou provocações.

Mas o nosso Presidente, António Salvador, deixou bem claro aquilo que todos nós sentimos:

O NOSSO CLUBE FOI ALVO DE UM ROUBO EM VILA DO CONDE!

SIM, UM ROUBO E DAQUELES QUE ENTRA PARA AS NOITES MAIS NEGRAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS.

Não se tratou de uma decisão "polémica".
Nem se tratou de um erro.
Nem de dois.
Nem de três.
E não foram decisões menores:
- a equipa ficou inferiorizada em termos numéricos e das decisões resultam diretamente 3 golos potenciais de diferença (menos 1 para o Rio Ave e mais 2 para o Braga)!!

Vejamos... O árbitro:
  - não apita um pénalti claro com corte com o braço na linha de golo que impede o Braga de se adiantar no marcador
- não expulsa esse jogador do Rio Ave.

- assinala pénalti numa jogada em que o jogador do Braga (Santos) não toca sequer no jogador do Rio Ave (que se lança para a piscina).
- Ainda por cima, mesmo que tivesse existido contacto (que não se verificou) ter-se-ia desenrolado fora da área.
- Assinala esse pénalti depois de ele mesmo e do seu bandeirinha se dirigirem num primeiro momento em direção ao meio-campo e por insistência de um jogador do Rio Ave que lhe foi dizer alguma coisa.
- Ainda por cima expulsa o jogador do Braga (Santos) deixando o clube (que até aí já jogava contra o vento e num relvado miserável) a jogar os restantes 60 minutos em inferioridade.

Tudo isto já seria motivo de grande polémica, porventura ainda discutível.

Ora:
- O árbitro até podia não compensar a expulsão que fez na primeira parte (apesar de ter perdoado vários amarelos na segunda parte aos jogadores do Rio Ave).
- Podia, apesar de todos estes escandalosos erros, não sentir-se obrigado a fazer essa compensação, ainda que apercebendo-se (ao intervalo) que essa expulsão (e o pénalti) tinham sido totalmente errados (além do pénalti a favor do Braga, e consequente expulsão, não assinalados)

Tudo isto até dou (a muito custo) de barato...  ::)

- Agora, aquele corte com a mão na pequena área do Rio Ave, já na 2.ª parte, com o resultado ainda em 1-1 não dá mesmo para engolir!!

Não dá! Com toda a boa vontade, com todo o civismo, razoabilidade e educação, não dá!!

Toda a gente viu. Ele viu.
Toda a gente vê que o braço não está junto ao corpo mas sim afastado em direção à linha de remate!
Toda a gente sabe que é pénalti!

Não marcou pelas razões que todos sabemos!

E se fosse só esse lance, ainda poderia restar o benefício da dúvida (de que seria mera incompetência).
Juntando os lances todos do jogo, só se pode concluir que houve mesmo DOLO!

Posto isto, ficando a NÚ a podridão do futebol português (convindo não esquecer que já na manhã dessa partida um jornal fazia saber que o Rio Ave exigia saber com quem jogaria a final), resta saber: O QUE VAMOS FAZER?

Eu estou aberto a todas as sugestões - e dou apenas o pontapé de saída para que se ponderem e organizem ideias!

Apesar de toda a nossa educação e civismo, e sem querer cair na brejeirice e na choraminguice que temos assistido em determinadas situações no futebol português, a verdade é que chega uma hora em que não dá mais para "comer e calar"!

Nem o nosso Presidente o fez - incorrendo em sanções - nem, muito menos, nós o devemos fazer!

NÓS SOMOS O BRAGA!
TODOS!

Por isso sugeri que no próximo jogo em casa - recepção ao Arouca para a Liga, em 22.02.2014 - se organize uma manifestação que a comunicação nacional e interncional não possa ignorar - (apesar da forma ostensiva e militante como nos ignoram em favor dos interesses instalados no futebol português):

1) colocação de uma enorme faixa negra apenas com a palavra "CORRUPTOS!" na bancada Nascente;
2) Outra faixa (o ideal seria atrás das balizas, mas será difícil acesso) com a inscrição:
"PORTUGUESE FOOTBALL = CORRUPTION!"
3) colocação de faixas negras próximas ao relvado para que a realização televisiva não consiga evitar de focar o protesto.

SE NÃO PODEMOS EVITAR, TEMOS QUE OS DESMASCARAR E DENUNCIAR PUBLICAMENTE!
Não apenas para Portugal, mas para o MUNDO! Nas televisões internacionais!
NÃO PODEMOS É COMER E CALAR!!

TEMOS A RAZÃO DO NOSSO LADO DE FORMA TÃO CLAMOROSA, QUE TEMOS QUE FAZER ALGO!

NÃO APELO À VIOLÊNCIA, MAS NÃO POSSO FICAR PASSIVO QUANDO ROUBAM DE FORMA TÃO FLAGRANTE E OSTENSIVA O NOSSO CLUBE!

Temos que nos ORGANIZAR!
Temos que nos UNIR!
Bem sei que as claques quererão, se calhar, organizar protestos próprios, mas acho que um protesto UNIDO terá mais impacto! Temos que ficar mais UNIDOS, mais FORTES com isto!
E DENUNCIAR! Por todos os meios!

Fico à espera de OPINIÕES ou OUTRAS IDEIAS e desde já me disponibilizo para contribuir financeiramente para o protesto!

VIVA O S.C.BRAGA!

Eskol

essa cena das faixas era espetacular, mas claro que era abafado pela CS.

Os clubes "pequenos" têm de se unir e fazer isto mudar, sem os pequenos eles não tem campeonato, os pequenos que se unem e que digam BASTA!! Vemos os 3 porquinhos sempre a se queixar das arbitragens (pois, é uma vergonha, são sempre prejudicados em favor do Belenenses, do Arouca, da Académica, etc... :P). Vamos mostrar quem manda aqui, não é normal termos um campeonato em que só há 5 equipas com titulos

O que tem de acontecer é o futebol evoluir, coisa que não acontece à decadas. Porque raio é que a FIFA não aceita as novas tecnologias? sim já sei, é porque querem controlar tudo, mas isso tem de mudar. Eu rio-me tanto quando vejo os comentadores a dizer que o anti-jogo faz parte do jogo, ou seja, para eles o futebol é um jogo de cobardes em que não deve ser a melhor equipa a ganhar. O que se deve fazer:

- Jogadas revistas na TV (sim, mesmo antes do seculo XXI já haviam TV's, aqueles aparelhos em que se pode rever as jogadas)
- Tempo cronometrado que pára sempre que o jogo pára (de preferência medido pelo próprio relógio do estádio para toda a gente ver bem)
- Possibilidade de os treinadores poder pedir para rever alguma decisão do árbitro
- Sorteio publico dos arbitros

só que como já nos sabemos a FIFA é a mãe de muitos organismos corruptos como a Liga de Clubes, é de lá que vem toda a corrupção de que é feito o futebol

A melhor coisa é mesmo as equipas fazerem boicote aos gajos que pensam que mandam e esperar que eles cedam
Sempre disse, mais corrupto que o futebol só a politica


Vasco Soares

 Uma das acções que proponho que cada um em vez de levar um cascol do Braga, leve um comum cascol de lã,algodão etc etc, TEM QUE SER PRETO (TODA A GENTE TEM UM) que seja levantado aquando das equipas entrarem campo.

MeZut#

Penso que os clubes "pequenos" têm de se impor e lutar pelos mesmos direitos, para o sorteio dos árbitros em "praça publica", pelas mesmas receitas televisivas (sei que agora complicou com o benficatv), e lutar pelos nossos ideais ainda que isso vá contra os "grandes", só assim poderemos obter justiça, mas não pode ser exclusivamente o Braga, tem de existir uma união em prol dos vicíos instalados pela vergonha do nosso futebol e todos os organismos que a dirigem!

A ideia de duas faixas pretas que ocupassem as duas bancadas inferiores era o ideal ou uma mensagem de cada claque bem ao jeito delas durante o jogo ou que todos tivessem um cartaz ou faixas que corressem pelas bancadas a dizer: "Quando o erro for só erro, o Braga será campeão"
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Nakamura

#4
Atenção que o Sporting já fez um dia de luto (vestidos de preto) que teve algum impacto a nível nacional, mas nenhum em termos internacionais.
O nosso protesto terá que ser diferente - daí que me tenha lembrado das faixas com a ideia central: "corruptos!".
Mas a ideia de um cachecol preto também não é má!

Uma ideia mais radical que tive, era - além da denúncia feita pelas faixas - abandonarmos o estádio quando começasse o jogo - para mostrarmos que apesar de aficionados do nosso Braga não acreditamos naquilo!

comandantX

Eu vou trocar a minha cadeira anual na Nascente Inferior por qualquer lugar junto ao túnel na Poente Inferior.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular


Eskol

o que quer que seja que se faça tem de ser algo em grande, algo de original que possa ser divulgado pelo mundo fora. Temos de dar a entender que isto não foi mais um caso e que passado algum tempo vai cair no esquecimento, temos de mostrar que isto foi A GOTA DE ÁGUA QUE FEZ TRANSBORDAR O COPO, A PARTIR DE AGORA NADA VAI SER IGUAL

dioogo

Pessoal a faixa a dizer CORRUPTOS NUNCA deixarao entrar com ela dentro do estadio e se entrar a policia tira-a de certeza antes do desfeito planeado.....
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

A.COSTA

Quote from: dioogo on 16 de February de 2014, 00:06
Pessoal a faixa a dizer CORRUPTOS NUNCA deixarao entrar com ela dentro do estadio e se entrar a policia tira-a de certeza antes do desfeito planeado.....

Sempre pode entrar antes ... Como entram galinhas em alguns estãdios.   ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

dioogo

Quote from: A.COSTA on 16 de February de 2014, 00:17
Quote from: dioogo on 16 de February de 2014, 00:06
Pessoal a faixa a dizer CORRUPTOS NUNCA deixarao entrar com ela dentro do estadio e se entrar a policia tira-a de certeza antes do desfeito planeado.....

Sempre pode entrar antes ... Como entram galinhas em alguns estãdios.   ;) ;) ;)

sim mas uma galinha é relativamente facil de esconder ate ao inicio do jogo ja uma faixa para toda a nascente é diferente... aprecio mais a ideia de varias faixas a dizer "corruptos" ou "quando o erro for so erro, o BRAGA sera campeao" ou "estamos de luto, RIP futebol portugues" mas tambem teriam de ser faixas visiveis e que ate seria facil passar pelas revistas....
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

Legião

Tive a ideia de se fazer um protesto ao minuto 21 do jogo, seria um momento com simbolismo para nós, o ano da fundação, toda a gente se pôr de pé e colocar uma venda nos olhos durante esse minuto quem não tivesse venda podia pôr o cachecol a tapar os olhos e levantar uma faixa bem grande a dizer algo do género: "Braga roubado outra vez, estamos fartos de ver a corrupção no futebol português" no final desse minuto cantarmos bem alto o hino do clube.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

GverreiroMeister

Porque não no momento de entrada das equipas não exibirem faixas, cachecóis, cartolinas, balões e essas coisas do género tudo em preto?

GALEGO

Quote from: JoaoOliveira on 16 de February de 2014, 01:49
Porque não no momento de entrada das equipas não exibirem faixas, cachecóis, cartolinas, balões e essas coisas do género tudo em preto?


É MÁIS FACIL : AO COMPARECER O TRIO ARBITRAL NO RELVADO...NO PRINCIPIO DO JOGO E NO INICIO DA SEGUNDA METADE,
O PUBLICO, A CORO, PODERÍA LEVANTAR AS MAOS E BERRAR ALGO COMO :
¡maos arriba, isto é um atraco!

Nakamura

#14
Nesse caso, caro Galego:
"Mãos ao alto, Isto é um assalto!"

dioogo

Quote from: Old School on 16 de February de 2014, 00:53
Tive a ideia de se fazer um protesto ao minuto 21 do jogo, seria um momento com simbolismo para nós, o ano da fundação, toda a gente se pôr de pé e colocar uma venda nos olhos durante esse minuto quem não tivesse venda podia pôr o cachecol a tapar os olhos e levantar uma faixa bem grande a dizer algo do género: "Braga roubado outra vez, estamos fartos de ver a corrupção no futebol português" no final desse minuto cantarmos bem alto o hino do clube.

GOstei da ideia podiam pensar nisto...
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

Nakamura

Sem a coordenação com as claques tudo fica mais difícil.
Por isso, seria interessante saber o que eles pensam e se estão dispostos a ajudar a um protesto conjunto.

Se é difícil entrar com faixas gigantes que denunciem "corruptos!", então podemos levar faixas pretas mais pequenas, ou até camisolas pretas com essa palavra escrita.

Além disse levar vendas/cachecóis pretos e às entradas em campo entoar o "Mãos ao Alto! Isto é um assalto!" também me parece viável.

Quanto ao minuto 21, seria bastante simbólico, mas depende de termos o marcador do estádio a iniciar esse minuto e além disso acho que pouca gente (suficiente para manter a canção) sabe de cor o hino do Braga.

Mas vamo-nos organizando.
Acho que as claques têm uma palavra muito importante a dizer.

Temos é que fazer algo brutal!

Augustita

Alem das ideias para os protestos nas bancadas que claro demonstram a revolta dos adeptos, a direccao do Braga tem que agir formalmente pelas vias judiciais. Nao tenho conhecimento nenhum dos organismos de arbitragem, mas deve haver alguma instancia internacional para a qual apelar.
Nao digo que se insista em que a actuacao do arbitro foi encomendada ou que ele agiu com intencao de prejudicar o Braga, porque isso talvez seja dificil de provar e so nos transforma em crentes na "teoria da conspiracao". Mas pode-se insistir que aceitamos que os arbitros sao humanos e portanto erram, mas quando os erros sao tao graves e todos com tao grande influencia no resultado da partida entao ha que punir o arbitro incompetente e ressarcir quem foi prejudicado. Por uma questao de justica, etica profissional e por desportivismo.

Por outro lado, o Rio Ave tambem merece uma respostazinha depois de virem dizer que ganharam porque foram mais fortes e porque jogaram melhor. Depois de o Braga, nomeadamante atraves de Jesualdo Ferreira, os ter congratulado pela vitoria e ter reconhecido que a pobre actuacao do arbitro nao foi culpa do Rio Ave, ficava-lhes bem ao menos calarem-se. Ou nao acham que tiveram sorte por os erros do arbitro terem sido bastante simpaticos para o lado deles? Nao sao todas as equipas que veem duas "maos" perdoadas no mesmo jogo.
e dizem que "uma mentira repetida muitas vezes nao se torna realidade". Onde e que este chavao se aplica quando ha imagens televisivas que se podem repetir em camara lenta e com zoom aumentado se for preciso?
O Rio Ave parece que nunca foi prejudicado por arbitros e que se calhar nao e do seu interesse que se lute por um melhor sistema de arbitragem...

nunuvieira

Acho que a ideia das faixas é super interressante mas nao acredito que a policia as deixe entrar, depende do seu conteudo. Talvez com as palavras BASTA nao acha problema.

Legião

Quote from: Nakamura on 16 de February de 2014, 11:02
Sem a coordenação com as claques tudo fica mais difícil.
Por isso, seria interessante saber o que eles pensam e se estão dispostos a ajudar a um protesto conjunto.

Se é difícil entrar com faixas gigantes que denunciem "corruptos!", então podemos levar faixas pretas mais pequenas, ou até camisolas pretas com essa palavra escrita.

Além disse levar vendas/cachecóis pretos e às entradas em campo entoar o "Mãos ao Alto! Isto é um assalto!" também me parece viável.

Quanto ao minuto 21, seria bastante simbólico, mas depende de termos o marcador do estádio a iniciar esse minuto e além disso acho que pouca gente (suficiente para manter a canção) sabe de cor o hino do Braga.

Mas vamo-nos organizando.
Acho que as claques têm uma palavra muito importante a dizer.

Temos é que fazer algo brutal!

Nakamura coordenar com o minuto 21 é fácil, raramente não está o cronometro no ecran gigante, basta olhar. Relativamente ao hino acho que a grande maioria sabe é várias vezes cantado pelos adeptos no estádio.

Penso que bem divulgado vamos a tempo de fazer um protesto original e que ficaria marcado no futebol português, concordo que é a hora de nós adeptos também marcarmos uma posição a direção também já mostrou a sua. Acho que o protesto para além de mostrar a indignação com o que se passou ajuda a que no futuro comecem a ganhar mais respeito por nós, se estivermos sempre a comer e calar vamos ser sempre um bombo da festa.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva