News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/02

Started by JotaCC, 12 de February de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Santos: "Vamos ter um grande Braga em Vila do Conde'

Focados em repetir a final da Taça da Liga. Santos foi o porta-voz da confiança da equipa em vésperas do decisivo encontro das meias-finais, com o Rio Ave. O jovem central garantiu que o grupo está motivado para o jogo de amanhã e deixou uma garantia aos adeptos. "A equipa está motivada, sabemos que vamos encontrar grandes dificuldades em Vila do Conde, mas estamos a trabalhar para tentar chegar a mais uma final e, quem sabe, conquistar o título", sublinhou o defesa à margem de uma sessão de autógrafos promovida por uma marca desportiva, num espaço comercial da cidade.

Santos considera "normal" o cansaço desta fase, em que o Sp. Braga disputa "jogos em cima de jogos", mas explica que "o cansaço é trabalhado e gerido durante a semana" para, amanhã, "estarmos bem e conseguirmos a vitória".
Depois da goleada ao Gil Vicente para o campeonato, Santos garante um Sp. Braga forte e determinado em chegar à final da Taça da Liga: "temos trabalhado bem e os adeptos podem esperar muita garra e muita determinação de toda a equipa. Conseguimos dar a volta a um ciclo negativo e os adeptos podem esperar que a equipa vai entrar com tudo para sair de Vila do Conde com a vitória".

Questionado se este é o melhor momento do Sp. Braga da época, Santos lembra que "o plantel é o mesmo", contudo "a equipa vem melhorando, semana a semana". Podem sim acreditar que vamos encontrar um grande Braga em Vila do Conde", frisou, admitindo que querem "tentar impor a derrota que sofremos aqui em casa no campeonato".

Quanto à diferença de rendimentos e exibições distintas - como em Belém - o central diz não ter como explicar e acrescenta: "muitas vezes nós próprios jogadores sentimo-nos um pouco cansados psicologicamente, mas isso é normal também e com um resultado negativo ficamos algo apreensivos. Mas estamos a dar a volta a isso e a trabalhar o psicológico para não entrar nos jogos assim".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

UMA ESPINHA ENCRAVADA HÁ QUATRO ANOS
TAÇA DA LIGA>>O aluno mais rebelde (Nuno Espírito Santo) é o obstáculo do professor a nova presença na final. Na primeira vez sofreu a derrota mais pesada da curta história da prova



Currículo > Jesualdo Ferreira vai participar na sexta meia-final de uma competição, desta vez a Taça da Liga, prova que ainda não venceu

A Taça da Liga é o único troféu nacional que falta na coleção de Jesualdo Ferreira. Com três títulos da I Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira já no currículo, o professor continua à procura do quarto troféu do calendário futebolístico nacional, o único que lhe escapou durante a passagem triunfal pelo FC Porto. O máximo que o treinador do Braga alcançou na já longa carreira foi atingir uma final, em 2009/10, da qual saiu com uma espinha encravada na garganta, devido à derrota (3-0) sofrida com o Benfica. Aliás, esse desaire ainda figura como o mais pesado de sempre na curta história de finais da competição e teve em Rúben Amorim, Carlos Martins e Cardozo os principais obreiros.
Volvidos quatro anos, Jesualdo Ferreira tem uma oportunidade (quase) soberana de a desencravar. Com o sorteio a desviar o Braga do caminho de FC Porto (ou Sporting) e Benfica nas meias- finais da Taça da Liga– bem como na de Portugal– , o professor tem nova presença na final mesmo ao vir ar de uma esquina chamada Rio Ave, treinado pelo aluno que mais dores lhe cabeça lhe tem causado. Isto porque, nos dois jogos disputados contra Nuno Espírito Santo, que o acompanhou nas aventuras no Málaga e no Panathinaikos, o treinador dos arsenalistas perdeu ambos. O mais recente até f oi esta temporada, na primeira volta do campeonato, e elevou Tarantini à categoria de herói dos vila-condenses.
Seja como for, o historial de resultados de Jesualdo Ferreira em meias-finais (seja da Taça de Portugal ou da Taça da Liga) é justificativo de uma certa crença no apuramento para a final de uma competição ganha pelo Braga em 2012/ 13 e, como tal, catalogada como muito importante pelo presidente António Salvador. O treinador natural de Mirandela já participou em cinco e pode gabar-se de ter sido bem sucedido em três delas, todas ao serviço do FC Porto, que, curiosamente, o atirou porta fora (da Taça de Portugal) na única que realizou ao serviço dos arsenalistas. Bem vistas as coisas, esta edição da Taça da Liga até poderá proporcionar a Jesualdo a oportunidade de desencravar mais do que uma das espinhas que foi ganhando em mais de 30 anos de carreira como técnico principal.



Novo recorde na fase de grupos
A campanha na fase que antecedeu as meias-finais foi a melhor de sempre de uma equipa na Taça da Liga

Foi um dado que passou despercebido, mas que não deixa de ser importante. A campanha do Braga na fase de grupos foi a melhor de sempre de uma equipa neste mesmo período da Taça da Liga. Os arsenalistas fizeram o pleno de vitórias (três), algo que alguns clubes também alcançaram no passado. No entanto, é nos golos que os minhotos fazem a diferença: dez marcados e um sofrido. Desta forma, o Braga bateu o recorde que estava na posse do Sporting: em 2008/09, os leões também amealharam nove pontos, mas marcaram menos um golo do que o Braga atual. O mesmo aconteceu com o Benfica em 2011/12. Os encarnados fecham o top cinco dos melhores registos, com três vitórias, nove golos marcados e dois sofridos (2010/11); e nove pontos, sete marcados e um sofrido (2008/09). Coincidência ou não, todas estas equipas conseguiram atingir a final, tendência que o Braga pretende manter na atual edição.



TAÇAS PORTUGAL

Derrotado pelo Sporting em 2007/08, devido a dois golos de Rodrigo Tiuí no prolongamento, o professor vingou-se nas duas temporadas seguintes frente a Paços de Ferreira (1-0) e Chaves (2-1). Ambas foram conquistadas no FC Porto.


SUPERTAÇA

O Sporting roubou-lhe a possibilidade de erguer o troféu em 2007 e 2008, mas em 2009 Jesualdo acabaria por erguer a Supertaça. Num embate contra o Paços de Ferreira, que já havia vencido na final da Taça de Portugal, o FC Porto ganhou por 2-0.



CAMPEONATOS


Contratado no verão de 2006, depois de uma efémera passagem pelo Boavista, Jesualdo Ferreira conduziu os dragões a três títulos nacionais, nas épocas de 2006/07, 2007/08 e 2008/09. O Sporting foi sempre o segundo classificado.



UM ONZE COM TODAS AS FICHAS

Depois da gestão realizada na receção ao Gil Vicente, Jesualdo Ferreira deverá apostar em todas as fichas no embate com o Rio Ave. Alan e Luiz Carlos, suplentes no fim de semana, deverão regressar à titularidade, já que o Braga tem uma ocasião soberana de chegar à final da Taça da Liga. Baiano, lesionado há uma semana, também espreita o regresso.



"Podem esperar um grande Braga"
Central acalma os adeptos e afiança que os arsenalistas apresentarão a melhor cara em Vila do Conde. Chegar à final da Taça da Liga é a meta

Face à irregularidade exibicional que o Braga vem apresentando esta temporada, não há quem não se questione qual deles se apresentará amanhã, em Vila do Conde, para discutir o acesso à final da Taça da Liga. Será o que goleou o Gil Vicente ou o que perdeu com o Belenenses e não disfarçou as dificuldades para ultrapassar o Aves, da II Liga, nos quartos de final da Taça de Portugal? Santos deu a resposta. "Temos trabalhado bem e os adeptos podem esperar muita garra, muita determinação e muita atitude da equipa. Conseguimos dar a volta a um ciclo negativo que tivemos, mas podem esperar que vamos entrar com tudo para sair com a vitória", afiançou o central, numa tentativa de tranquilizar os arsenalistas que ainda olham com alguma desconfiança para os desempenhos da equipa. "Estamos a melhorar e podem acreditar que estará um grande Braga em Vila do Conde", vincou.



A promessa foi feita com a mesma facilidade com que desarma os adversários, mas encontrar uma explicação para a discrepância de rendimento foi uma missão "difícil" para Santos. Há quem a justifique com o cansaço e o defesa-central considera que "é normal" que o façam, até porque os minhotos têm-se debatido com "jogos em cima de jogos". Contudo, o brasileiro acredita que a carga psicológica também terá algum peso. "Por vezes, ficámos um pouco apreensivos quando surge um resultado negativo, mas temos dado a volta a isso e estamos a trabalhar essa parte para que não nos volte a afetar", explicou, confirmando que a equipa da Cidade dos Arcebispos "está motivada" e preparada para vingar, nos Arcos, a derrota sofrida cem casa com o Rio Ave, para o campeonato. "Sabemos que vamos encontrar grandes dificuldades em Vila do Conde, mas estamos preparados para tentar chegar a mais uma final e, quem sabe, conquistar o título", rematou.



INVASÃO A VILA DO CONDE

Com a final da Taça da Liga à distância de uma vitória, a SAD do Braga solicitou 1500 bilhetes ao Rio Ave e, até ao momento, os ingressos estão a vender-se a bom ritmo. De acordo com os responsáveis arsenalistas, espera-se mesmo uma invasão de adeptos a Vila do Conde, pois o clube poderá alcançar o feito histórico de chegar a duas finais consecutivas numa competição.


O JOGO

JotaCC

Moreno sem certificado

Ainda não foi ontem que o Braga recebeu o "passaporte" internacional do atacante colombiano, transferido do Millonarios no último mercado de Inverno. Se o documento não chegar até amanhã, em tempo útil de inscrição na Liga, Erick Moreno não é elegível para o jogo com o Rio Ave.


1500 bilhetes para Vila do Conde

O Braga solicitou milhar e meio de ingressos para o jogo de amanhã, em Vila do Conde, das meias-finais da Taça da Liga. As claques do clube minhoto têm viagem e bilhete por 9,5 euros.

JN

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

«Queremos muito ir à final» – Jesualdo Ferreira

O professor Jesualdo Ferreira fez ao início desta tarde a antevisão da meia-final da Taça da Liga frente ao Rio Ave e revelou que o pensamento dos arsenalistas passa por repetir o trajeto da última época, onde se sagraram vencedores.

«Espero ganhar. Queremos muito ir á final. Sabemos que o relvado não estará em plenas condições mas esperamos que o tempo melhore para que os adeptos nos possam acompanhar e nos ajudem a repetir o trajeto do SC Braga na última temporada. Vamos fazer tudo para vencer».

Sobre o facto do local da final ainda não estar definido e do caso da outra meia-final ainda não estar resolvido, o professor salientou que gostaria que o Axa fosse o palco da final e que o caso entre FC Porto e Sporting não diz respeito ao SC Braga.

«Gostaríamos de ir à final e esperamos que até seja jogada em Braga. Por agora não estamos a pensar onde será disputada. Quanto à outra meia-final, não é um caso virgem em Portugal, pode prejudicar as outras equipas envolvidas mas não creio que isso prejudique a competição.»

As condições climatéricas têm prejudicado a qualidade dos relvados nacionais mas o professor garante uma equipa preparada para entrar em qualquer campo:

«Esperamos um relvado em más condições e com muito vento. É algo que vai influenciar o jogo das duas equipas, poderá levar a uma partida de intensidade e agressividade. Era bom que o relvado estivesse em boas condições, mas mesmo que não esteja, vamos brigar com tudo para sairmos com a vitória.»

Confrontado sobre a sobrecarga de jogos que a equipa tem sido sujeita por estar envolvida em três competições, o técnico bracarense afirma que tem feito uma gestão do plantel:

«Desde o dia 29 de dezembro já fizemos um número de jogos considerável. São 12 jogos num curto espaço de tempo, mas isso também nos deu uma maior capacidade de ritmo de jogo. Tenho feito uma gestão da equipa sendo que o objetivo passa pela uniformidade do plantel, onde todos estão preparados para entrar».

O técnico dos minhotos revelou ainda que o lateral Baiano não recuperou da lesão e que está fora da meia-final. Quanto à baliza, Jesualdo Ferreira não revelou quem será o guarda-redes titular: Eduardo ou Cristiano.

Jesualdo Ferreira considerou ainda que o Rio Ave «não se irá ressentir pelo facto de Nuno Espírito Santo não poder estar no banco de suplentes" e que jogar contra os vilacondenses as duas meias-finais em que estão envolvidos "não é o ideal" mas é um «cenário que a equipa tem que enfrentar».

A lista de convocados pelo técnico Jesualdo Ferreira será conhecida na manhã do próprio jogo. O embate entre o SC Braga e o Rio Ave, que ditará o primeiro finalista da Taça a Liga, tem início amanhã, às 19:45 horas, no Estádio dos Arcos.

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Vamos lutar até aos nossos limites»
QUER REVALIDAR A TAÇA DA LIGA


É já amanhã, quinta-feira, que se conhece o primeiro finalista da Taça da Liga e por Braga todos esperam repetir a façanha da época passada.

"Queremos muito ir à final e escrever o mesmo percurso da última temporada. Vamos lutar até aos nossos limites", afirmou Jesuado Ferreira, passando a analisar o embate com o Rio Ave: "O relvado vai estar em más condições, devido à chuva, e se existir vento como é normal em Vila do Conde, é óbvio que serão dois fatores que vão influenciar o jogo das duas equipas. Os processos do Sp. Braga passam por um futebol mais elaborado, apoiado, corrido e não por um jogo direto ou agressivo."

O treinador dos arsenalistas não adiantou se vai apostar em Cristiano na baliza, como tem sucedido na maioria dos jogos da Taça da Liga, mas revelou que Baiano estará de fora devido a lesão. A lista de convocados será divulgada apenas amanhã de manhã.

RECORD

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"O que nos queremos é chegar à final da Taça da Liga"
Alertado para um relvado problemático em Vila do Conde e para um Rio Ave ambicioso, técnico confia num Braga "a brigar até aos limites" de modo a repetir o trajeto da época passada


Pragmático na antevisão da meia final da Taça de Liga de amanhã, frente ao Rio Ave; Jesualdo Ferreira deixou bem claro que não resta outra alternativa ao Braga que não seja vencer. Em Vila do Conde, a equipa arsenalista terá de lidar com um relvado em más condições, mas o treinador não se desvia do objetivo final. "Espero ganhar ao Rio Ave. Queremos muito ir à final e o adversário terá o mesmo sentimento. Perante este quadro, num relvado em condições não muito boas, por causa da chuva, esperamos um grande jogo, embora com grandes dificuldades. Contamos com o apoio dos adeptos. Vamos lá com toda a ambição e vamos jogar uma meia final. Queremos repetir o trajeto da época passada, escrever o mesmo percurso", assumiu.

O que extrapola o contexto descrito pelo treinador serão fatores irrelevantes, tais como o castigo de Nuno Espírito Santo, que não poderá sentar-se no banco do Rio Ave. "Não é uma vantagem para o Braga", reagiu o treinador, que também não valoriza, por enquanto, a circunstância de ainda não ter sido escolhido o palco para a final da prova. "O que nós queremos é estar na final, até gostava que fosse em Braga", sugeriu.

Quanto à outra meia final, onde surgem como protagonistas Sporting ou FC Porto e Benfica num imbróglio sem fim ainda à vista; Jesualdo Ferreira entende que não retira qualquer brilho ao Rio Ave-Braga. "Não conheço bem os motivos. Não são as melhores questões para as competições, mas não é um caso virgem e será, por certo, resolvido. Os atrasos que poderão verificar-se podem causar alguns problemas em termos de competições europeias ao FC Porto", observou, dando conta de seguida que Baiano "não está recuperado" para o duelo com os vila-condenses. "Mas vamos brigar até aos nossos limites", assinalou.

Quanto à convocatória, apenas será divulgada amanhã de manhã, o que faz pressupor que o Braga ainda aguarda a chegada a Portugal do certificado internacional do colombiano Erick Moreno. Até lá, todas hipóteses serão viáveis, como a titularidade (ou não) do guarda-redes Cristiano. "O plantel do Braga não tem destinatário para o jogador A, B ou C. Todas as competições são importantes para o clube e, nesse sentido, as escolhas são feitas em função de vários parâmetros", explicou Jesualdo.

O JOGO

brigada da relote

Taça da Liga: Jesualdo quer «repetir trajeto da época passada»
Treinador espera condições difíceis no Estádio dos Arcos


Jesualdo Ferreira, técnico do Sp. Braga, perspetivou esta quarta-feira o jogo da meia-final da Taça da Liga entre o Rio Ave o Sp. Braga. O treinador dos Guerreiros deu conta das suas preocupações com as condições que vai encontrar no Estádio dos Arcos, mas ainda assim não deixou esmorecer a ambição bracarense.

«Esperamos um relvado em más condições, penso que estão todos, e se existir vento, como é normal em Vila do Conde, é óbvio que vai influenciar o jogo das duas equipas», começou por dizer Jesualdo Ferreira relativamente às condições que o Sp. Braga terá pela frente.

Na perspetiva do treinador estes condicionalismos prejudicam o estilo de jogo da sua equipa: «O Sp. Braga tem uma forma de jogar muito mais elaborada e não entra num jogo direto, de choques e de grande agressividade», referiu.

Imune a estas questões Jesualdo Ferreira manifestou a intenção de marcar presença na final: «Esteja como estiver vamos brigar até aos nossos limites para estarmos na final. Queremos repetir o trajeto da época passada e contamos com o apoio dos nossos adeptos».

Questionado sobre o palco da final, que ainda não está definido, Jesualdo Ferreira diz que esse não é o foco da equipa, mas ainda assim foi dizendo que gostava de jogar a final em Braga: «Isso não é importante para os jogadores nem para nós. Evidentemente que gostaríamos de jogar em Braga, que é uma das hipóteses, mas não é esse o nosso foco».

O encontro da meia-final da Taça da Liga está agendado para as 19h45 de amanhã, quinta-feira. Jesualdo Ferreira adiantou que a convocatória arsenalistas apenas será divulgada durante a manhã do dia do jogo.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Jesualdo e o jogo com o Rio Ave: "Não é uma meia-final, é uma final..."

Jesualdo Ferreira, treinador do Braga, e a meia-final da Taça da Liga, esta quinta-feira, em Vila do Conde, com o Rio Ave: "Não é uma meia-final. Para nós, é uma final".

"O jogo com o Rio Ave é o último de um percurso que queremos que nos leve à final, para podermos repetir o trajecto do ano passado e conseguir mais um título para o clube", diz Jesualdo Ferreira, antecipando "muitas dificuldades" para o primeiro de quatro desafios que o Braga terá de fazer com a equipa vila-condense até ao final da época (outros dois nas semifinais da Taça de Portugal e mais um para o campeonato.

O treinador do Braga desvaloriza a derrota com o Rio Ave (0-1, para o campeonato, na "pedreira") e está mais preocupado com o genreal Inverno e com as más condições do relvado do Estádio dos Arcos. "Será mais uma difuldade, para as duas equipas. Ainda por cima, em Vila Conde, é habitual estar muito vento".

"Mas isso não será desculpa para nada. Vamos a Vila do Conde com todo o empenho, para brigar até aos limites. Queremos ir à final", afirma Jesualdo.

O Braga divulgará a lista de jogadores convocados amanhã, quinta-feira, havendo a expectativa de Jesualdo Ferreira chamar a jogo o atacante Erick Moreno, assim o passe internacional do goleador colombiano chegue a tempo de inscrição na liga.

JN

brigada da relote

Relvado e tempo vão influenciar o jogo com o Rio Ave - Jesualdo Ferreira

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que o estado do relvado do estádio do Rio Ave e o tempo vão influenciar a meia-final da Taça da Liga de futebol entre as duas equipas, quinta-feira.

"Esperamos um relvado em más condições, penso que estão todos, e se existir vento, como é normal em Vila do Conde, é óbvio que vai influenciar o jogo das duas equipas", considerou Jesualdo Ferreira na antevisão da partida.

O técnico notou que "o Braga tem uma forma de jogar muito mais elaborada" e não "um jogo direto, de choques e de grande agressividade".

"Demonstramos a agressividade de outra forma, com um jogo mais corrido e apoiado. O Rio Ave também tem esses pontos nos seus processos, por isso um bom relvado ajudaria a um bom espetáculo, mas esteja como estiver vamos brigar até aos nossos limites para estarmos na final", garantiu.

Jesualdo Ferreira quer muitos adeptos do Braga no estádio vila-condense para ajudarem a ultrapassar as "muitas dificuldades" que antevê diante um adversário que vai defrontar por quatro vezes até ao final da temporada, entre campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal.

Sobre o facto da outra meia-final não se realizar hoje por causa da polémica do atraso no jogo FC Porto - Marítimo, com o Sporting a exigir ser o semifinalista, afirmou que "essas questões não são as melhores para as competições, mas não são casos virgens nem em Portugal, nem lá fora".

Contudo, disse esperar que os atrasos que se venham a verificar não tenham implicações na data da final, prevista para 26 de abril, nomeadamente por causa dos compromissos europeus de FC Porto e Benfica.

A equipa vai realizar o quarto jogo em 11 dias e fisicamente pode ressentir-se da acumulação das partidas num curto espaço de tempo, admitiu.

Mas por outro lado, "quando se tem sucesso, os níveis de motivação ultrapassam as dificuldades que se sentem, e a equipa vai senti-las".

Desvalorizou ainda a ausência do treinador adversário, Nuno Espírito Santo, no banco de suplentes, devido a castigo, assim como o facto de não se saber ainda onde será disputada a final.

"Isso não é importante para os jogadores nem para nós. Evidentemente que gostaríamos de jogar em Braga, que é uma das hipóteses, mas não é esse o nosso foco", disse.

Ao contrário do habitual, os convocados só vão ser divulgados na manhã de quinta-feira.

O jogo entre Braga e Rio Ave está agendado para as 19:45 de quinta-feira, no Estádio do Rio Ave FC, e será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.

LUSA

JotaCC

Relvado e tempo vão influenciar o jogo Rio Ave-Braga - Jesualdo Ferreira

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que o estado do relvado do estádio do Rio Ave e o tempo vão influenciar a meia-final da Taça da Liga de futebol entre as duas equipas, quinta-feira.

"Esperamos um relvado em más condições, penso que estão todos, e se existir vento, como é normal em Vila do Conde, é óbvio que vai influenciar o jogo das duas equipas", considerou Jesualdo Ferreira na antevisão da partida.

O técnico notou que "o Braga tem uma forma de jogar muito mais elaborada" e não "um jogo direto, de choques e de grande agressividade".


EXPRESSO

JotaCC

Jesualdo Ferreira: «Queremos muito ir à final»

O SC Braga é o atual detentor da Taça da Liga e pela segunda temporada consecutiva pretende marcar presença na final da competição, pelo que Jesualdo Ferreira salientou que a vontade de ganhar em Vila do Conde ao Rio Ave é enorme.

«Queremos muito ir à final e ter o mesmo percurso da temporada passada. Vamos lutar até aos nossos limites», afirmou o treinador do SC Braga, na conferência de imprensa de antevisão.

«O relvado não vai estar em boas condições por causa da chuva e isso vai influenciar o jogo das duas equipas. Os processos do SC Braga normalmente passam por um futebol mais elaborado, apoiado, corrido e não por um jogo direto, ou mais agressivo», acrescentou.

De referir que Jesualdo Ferreiro revelou que não conta com Baiano para o embate da meia-final da Taça da Liga devido a lesão, embora a lista de convocados apenas seja dada a conhecer na manhã desta quinta-feira, dia do jogo.

ZEROZERO

JotaCC

Jesualdo aposta na defesa do título
O mau estado do relvado, em Vila do Conde, preocupa o treinador do Sporting de Braga. Os minhotos visitam o terreno do Rio Ave, esta quinta-feira, para as meias-finais da Taça da Liga.

O Sporting de Braga defende o título na Taça da Liga, na deslocação a Vila do Conde. Jesualdo Ferreira anuncia a intenção de "repetir o percurso da época passada" para justificar a óbvia intenção da equipa de bater o Rio Ave.

"Queremos muito ir à final e sabemos que o Rio Ave tem o mesmo sentimento. Esperamos um grande jogo, de grandes dificuldades, mas nós vamos jogar com todo o empenho e ambição", disse o treinador, em conferência de imprensa.

O relvado do Estádio dos Arcos não está em boas condições, devido ao mau tempo, e essa circunstância "vai influenciar o jogo", na medida em que, na opinião de Jesualdo Ferreira, ambas as equipas têm um processo de "jogo corrido e apoiado".

O treinador não manifestou grande preocupação sobre as polémica em redor da competição, confiando que atempadamente os órgão de decisão irão deliberar sobre o local da final e os protagonistas da outra meia-final. Recorde-se que o FC Porto-Benfica foi suspenso, na sequência do atraso do jogos dos dragões, com o Marítimo, em relação ao desafio do Sporting, em Penafiel, na última jornada da fase de grupos.

Na época passada, o Braga conquistou a Taça da Liga, ao bater o FC Porto, no jogo decisivo, em Coimbra. Os minhotos defrontam o Rio Ave, esta quinta-feira, nas meias-finais da prova.

RR

JotaCC

Relvado e vento são ameaças ao Sp. Braga
Jesualdo Ferreira lamenta más condições do relvado e alerta que o vento no Estádio dos Arcos interfere mais do que em qualquer outro estádio de equipas da I Liga.

O treinador do Sporting de Braga disse nesta quarta-feira que o estado do relvado do estádio do Rio Ave e o tempo vão influenciar a meia-final da Taça da Liga entre as duas equipas, na quinta-feira.
"Esperamos um relvado em más condições, penso que estão todos, e se existir vento, como é normal em Vila do Conde, é óbvio que vai influenciar o jogo das duas equipas", considerou Jesualdo Ferreira na antevisão da partida.
O técnico notou que "o Braga tem uma forma de jogar muito mais elaborada" e não "um jogo direto, de choques e de grande agressividade".
"Demonstramos a agressividade de outra forma, com um jogo mais corrido e apoiado. O Rio Ave também tem esses pontos nos seus processos, por isso um bom relvado ajudaria a um bom espetáculo, mas esteja como estiver vamos brigar até aos nossos limites para estarmos na final", garantiu.
Jesualdo Ferreira quer muitos adeptos do Braga no estádio vila-condense para ajudarem a ultrapassar as "muitas dificuldades" que antevê diante um adversário que vai defrontar por quatro vezes até ao final da temporada, entre campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal.
Sobre o facto da outra meia-final não se realizar hoje por causa da polémica do atraso no jogo FC Porto - Marítimo, com o Sporting a exigir ser o semifinalista, afirmou que "essas questões não são as melhores para as competições, mas não são casos virgens nem em Portugal, nem lá fora".
Contudo, disse esperar que os atrasos que se venham a verificar não tenham implicações na data da final, prevista para 26 de abril, nomeadamente por causa dos compromissos europeus de FC Porto e Benfica.
A equipa vai realizar o quarto jogo em 11 dias e fisicamente pode ressentir-se da acumulação das partidas num curto espaço de tempo, admitiu.
Mas por outro lado, "quando se tem sucesso, os níveis de motivação ultrapassam as dificuldades que se sentem, e a equipa vai senti-las".
Jesualdo desvalorizou ainda a ausência do treinador adversário, Nuno Espírito Santo, no banco de suplentes, devido a castigo, assim como o facto de não se saber ainda onde será disputada a final.
"Isso não é importante para os jogadores nem para nós. Evidentemente que gostaríamos de jogar em Braga, que é uma das hipóteses, mas não é esse o nosso foco", disse.
Ao contrário do habitual, os convocados só vão ser divulgados na manhã de quinta-feira.
O jogo entre Braga e Rio Ave está agendado para as 19:45 de quinta-feira, no Estádio do Rio Ave FC, e será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.

DN