News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/02

Started by JotaCC, 11 de February de 2014, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Os incríveis Pardo e Rafa

São os incríveis reis dos golos. Rafa e Pardo formam a dupla goleadora do Sp. Braga esta temporada, num lote de referências em termos ofensivos da equipa arsenalista onde se inclui ainda o nome de Alan. Os dois jogadores voltaram a brilhar e a decidir o dérbi do passado domingo, com o Gil Vicente - que terminou com a goleada por 4-1 - com um bis cada um e exibições brilhantes, a confirmarem o excelente momento de forma que os extremos atravessam.

Prodígio, pequeno génio e um jogador com fantasia, Rafa não deixa ninguém indiferente a cada jogo que passa. Frente aos gilistas foi um autêntico vendaval de criatividade, fez os dois primeiros golos no primeiro quarto de hora, assinou boas assistências e lançou a equipa para uma exibição confiante.

Um dez de formação, o internacional português alia técnica de verdadeiro craque a uma leitura de jogo assinalável e a aposta de Jesualdo Ferreira no meio do terreno permitiu ao jovem talento reforçar a influência no ataque bracarense. O bis do último jogo aumentou para nove os golos de Rafa com a camisola do Sp. Braga, em 24 jogos. Já em Santa Maria da Feira, pelo Feirense, Rafa tinha feito sucesso pela veia goleadora e agora assume-se como um dos homens golos dos guerreiros, somando três no campeonato, quatro na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.

A par de Rafa, Pardo tem sido um dos homens-chave deste Sp. Braga. Decisivo frente aos gilistas, o colombiano marcou o terceiro golo num momento crucial do jogo, apenas um minuto depois do Gil Vicente ter relançado a partida ao reduzir para 2-1. De forma super-sónica, o extremo ampliou a vantagem e fechou a contagem com um golo de antologia, daqueles a figurar no livro de memórias.

Pardo soma oito golos esta temporada em Braga, ao longo de 27 jogos, marca que ultrapassa os dois tentos na última época, ao serviço dos colombianos do Ind. Medellín. Aos 23 anos, Pardo revela classe pura, antecipa quase todos os movimentos, descomplica o que parece difícil e tem um pé direito de craque, a justificar o papel de melhor marcador do Sp. Braga na Liga, com seis golos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Volta a artilharia
Alan e luiz carlos são regressos previsíveis

O Gil Vicente já ficou pelo caminho, e a recente vitória no campeonato só reforça o moral dos arsenalistas para o embate depois de amanhã, em Vila do Conde. Jesualdo Ferreira não assume nenhuma das três competições como prioritária para os minhotos, mas a verdade é que tem feito uma boa gestão do plantel. Luiz Carlos e o capitão Alan, por exemplo, foram poupados no dia de anteontem e regressam diante do Rio Ave para reduzirem a margem de erro dos minhotos.

Quem também poderá voltar ao onze é Nuno André Coelho, defesa- central que tem alternado com Sasso ao lado de Santos. Na baliza, o professor deu duas oportunidades a Cristiano na fase de grupos da Taça da Liga, fazendo alinhar Eduardo em apenas uma das partidas. Resta saber o que fará desta vez...

Já recuperado de lesão, Ruben Micael deve, pelo menos, voltar aos convocados, sendo bastante provável que venha a somar alguns minutos em Vila do Conde.

RECORD

JotaCC

O ATAQUE MAIS GOLEADOR DESDE O COMEÇO DO ANO
22 GOLOS>>Braga é a equipa com mais golos em Portugal em 2014 e figura entre as cinco melhores nas principais ligas europeias

A entrada no novo ano está a revelar um Braga mais mortífero na hora de atirar à baliza. Em apenas oito jogos realizados (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga), a equipa arsenalista já soma 22 golos marcados e bate toda a concorrência em Portugal, surgindo ainda como a quinta melhor em comparação com as cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).



A principal consequência desta transfiguração foi o melhoramento dos resultados, já que os bracarenses alcançaram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota – com o Belenenses – desde o dia 1 de janeiro de 2014.
A chegada de Rusescu, por empréstimo do Sevilha, ajuda a explicar o aumento de produção do ataque do Braga, mas nem todas as justificações se esgotam no ponta de lança internacional romeno. Felipe Pardo também melhorou a olhos vistos do ponto de vista da eficácia em frente à baliza e Alan e Rafa, até então os ganha-pão da equipa, não perdeu o lanço que trazia de 2013. Como resultado da conjugação destes quatro elementos, a média de golos por jogo dos arsenalistas até 31 de dezembro do ano transato mais do que duplicou desde o arranque de 2014. Antes ficava-se pelos 1,3 e agora está nos 2,8. Só mesmo o FC Porto, com 21 golos em oito encontros (à razão de 2,6), se consegue aproximar em Portugal. Alargando a comparação às principais ligas europeias, constata-se que somente os denominados tubarões superam o Braga no total de golos marcados. Manchester City (33) e Barcelona (31) batem largamente a equipa de Jesualdo Ferreira em 2014, mas Real Madrid (25) e Liverpool (23) não estão assim tão distantes. Se a análise for feita pela média de golos por jogo, então só os ingleses do City e do Liverpool, bem como os alemães do Borússia Dortmund, podem gabar-se de ter números melhores que os arsenalistas, que surgem em pé de igualdade com os colossos Barcelona e Bayern Munique.




Pardo e Rusescu vezes cinco
Romeno e colombiano são os principais goleadores em 2014. Rafa e Alan vêm a seguir

Emprestado pelo Sevilha até ao final da época, Rusescu foi, a par de Pardo, quem mais marcou no Braga desde o começo de 2014. O romeno e o colombiano contabilizam cinco golos cada, superando Rafa e Alan, que somam ambos menos um. Nos quatro casos, todos bisaram uma vez nas oito partidas disputadas pelos arsenalistas desde o início do ano: Rusescu ao Vitória de Guimarães (I Liga), Pardo e Rafa ao Gil Vicente (I Liga) e Alan ao Belenenses (Taça da Liga). Os outros golos foram obtidos por Santos, Nuno André Coelho, Luiz Carlos e Edinho (entretanto emprestado ao Kayseri Erciyesspor, levando a que, esta temporada, um total de 14 elementos do plantel já tenham feito o gosto ao pé. No entanto, este registo ainda fica um pouco aquém do da última temporada, na qual 18 jogadores festejaram, pelo menos, um tento.



EXPECTATIVA POR ERICK MORENO

Será a convocatória do jogo com o Rio Ave, da meia-final da Taça da Liga, a primeira de Erick Moreno? A resposta à pergunta só será conhecida amanhã, depois do derradeiro treino do Braga, embora a chamada do avançado não esteja dependente apenas de Jesualdo Ferreira. O Millonários solicitou à Federação Colombiana de Futebol para reter o certificado internacional do avançado e só dará instruções para o libertar depois de o Braga pagar a primeira tranche dos 550 mil euros acordados no negócio. O prazo termina amanhã e, segundo a Imprensa daquele país da América do Sul, o valor a transferir pelos arsenalistas é de 110 mil euros, correspondentes a 20 por cento do valor acordado.



GESTÃO PARA OS TITULARES

O Braga voltou ontem aos trabalhos após a goleada ao Gil Vicente. Sem Diogo Ribeiro, que alinhou pela equipa B frente ao Farense, os titulares limitaram-se a realizar um treino bastante ligeiro para recuperarem do esforço despendido na véspera. A equipa voltará a trabalhar hoje, pela manhã, com o objetivo de preparar a meia-final da Taça da Liga, com o Rio Ave.



TRIO LANÇA CHUTEIRAS

No âmbito do lançamento das novas chuteiras da marca de material desportivo que os patrocina, Eduardo, Luiz Carlos e Alan estarão esta tarde (17h00) no centro comercial Braga Parque para uma sessão de autógrafos. Oportunidade para os adeptos bracarenses contactarem com três das principais referências do plantel.



Rafa é sucesso raro em época de estreia

Nenhum extremo ou médio-ofensivo marcou tanto em tão pouco tempo como Rafa na primeira temporada no Braga

Na história recente do Braga não faltam extremos ou médios-ofensivos de renome e com passagens bem sucedidas no clube minhoto. Alan, Mossoró, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, João Vieira Pinto ou Wender, entre outros, são alguns desses exemplos. Nenhum deles, porém, foi tão forte como Rafa a finalizar na primeira época ao serviço dos arsenalistas. O ex-Feirense, que bisou frente ao Gil Vicente (41), é o melhor marcador do Braga.



"Mesmo em tenra idade, os grandes talentos não se perturbam com os desafios  em todas as competições, com nove golos, um registo que no atual milénio só é ameaçado pelos números de Luis Aguiar (2008/09) e Zé Roberto (2000/01). O uruguaio terminou a temporada com 11 golos, mas, nesta altura, somava oito; já o brasileiro terminou com 12, mas em fevereiro contabilizava apenas três.
A rápida afirmação de Rafa é um dos principais destaques do Braga atual, mas não surpreende Eduardo Esteves, antigo treinador do Varzim que observou o jogador quando este alinhava nos juniores do Feirense. "É uma marca dos grandes talentos. Mesmo em tenra idade, nunca se perturbam com os desafios; aliás crescem com eles. Isto não é normal, caso contrário teríamos mais talentos. Os grandes talentos, como Rafa, afirmam-se pela rápida adaptação e assimilação; vão aumentando a qualidade à medida que as dificuldades aumentam. Para quem conhece o Rafa, isto não surpreende, porque tem personalidade e carisma fortes. Aceita os desafios e encara-os com personalidade", analisa Eduardo Esteves, que atualmente é responsável pelo gabinete de observação da Onsoccer International, empresa que representa Rafa.



Definição varia entre técnicos
Jesualdo Ferreira Eduardo Esteves, é uma questão de nomenclatura que depende dos treinadores

No final da goleada imposta ao Gil Vicente (4-1), Jesualdo Ferreira afirmou que Rafa "é um avançado" e traçou o perfil do jogador. "Tem procurado aprender a jogar nas três posições do ataque. Preferencialmente tem jogado pela esquerda, hoje [domingo] foi colocado perto do ponta de lança porque procurávamos surpreender. Ele precisa de espaço para jogar, seja por fora ou por dentro, acelera o jogo, tem veia goleadora e vai afirmar-se como um avançado", referiu o técnico dos arsenalistas. Ora, Eduardo Esteves compreende as palavras do "professor", mas sublinha que a definição de avançado "varia entre treinadores". "Há treinadores que dizem que avançado é aquele que joga nas três posições da frente ou a falso ponta de lança, e outros que dizem que avançados só são os que jogam mais fixos na frente. Nesta segunda perspetiva, o Rafa não é um avançado, mas na primeira sim. É uma questão de nomenclatura, mas mais importantes do que a posição são as dinâmicas. O Rafa é um jogador que precisa de espaços, mas sabe procurá-los em zonas mais recuadas e partir para cima dos adversários, desequilibrando tanto no um contra um como nos passes. Para mim, será sempre um avançado pelas linhas ou um médio de criação", analisa.



ENTUSIASMO RUMO À FINAL


É já quinta-feira que o Braga visita o Rio Ave (19h45) para as meias-finais da Taça da Liga. Os adeptos arsenalistas estão entusiasmados com a possibilidade de a equipa se apurar para a final da competição pela segunda vez consecutiva e, caso queiram ver o jogo ao vivo, terão de desembolsar cinco euros. O pacote viagem/bilhete custa 9,5 euros.

O JOGO

JotaCC

Rafa: a última grande descoberta de Jesualdo
Aos 20 anos, médio- ofensivo formado no Alverca é uma das principais promessas da Liga. Sporting tentou- o, mas chegou tarde

Em duas épocas, Rafa Silva teve uma ascensão impressionante ao passar dos juniores do Feirense a titular do Sp. Braga de Jesualdo Ferreira, que o descobriu em Santa Maria da Feira na época passada. Os dois golos apontados logo no primeiro quarto de hora da goleada por 4- 1 no dérbi minhoto frente ao Gil Vicente, do último domingo, ajudam ainda mais a confirmar as expectativas de quem conhece bem o jovem médio- ofensivo natural do Barreiro: aos 20 anos, Rafa Silva é uma das grandes promessas da I Liga e a fasquia em relação à sua carreira está cada vez mais alta.
"Acredito que a médio prazo o Rafa pode chegar à seleção nacional. Ele corre à mesma velocidade com ou sem bola, é forte no um contra um, decide bem no último passe e é um bom finalizador. Tem todas as qualidades, mas mesmo assim fiquei algo surpreendido com a rapidez com que ele assumiu esta preponderância numa equipa como o Sp. Braga. Pensei que houvesse ali um hiato na evolução dele nesta época de estreia na I Liga", explica ao DN Henrique Nunes, técnico que no início da época passada o escolheu entre o plantel de juniores para integrar a equipa principal do Feirense, após um processo de seleção que decorreu ao longo de quase um mês.
As boas exibições na última temporada, na II Liga, despertaram a atenção de Jesualdo Ferreira, que "já o tinha debaixo de olho quando treinava o Sporting na época passada", conforme explica Rodrigo Nunes, vice- presidente do Feirense: "Renovámos com o Rafa por cinco anos, assim que percebemos o seu valor. Como Jesualdo Ferreira já tinha dado excelentes indicações sobre o Rafa, o Sporting interessou- se no início desta época, mas já tínhamos assumido um compromisso com o Sp. Braga,

Em 2012/ 13, na primeira época sénior, Rafa marcou 10 golos na II Liga pelo Feirense, destacando- se como segundo melhor marcador da equipa. No total da época, 11 golos em 47 jogos.

NOVE GOLOS EM BRAGA ›

Na atual época de estreia na I Liga, Rafa leva já 9 golos em 24 jogos. Frente ao Gil Vicente, conseguiu o segundo bis da temporada. O primeiro foi frente ao Olhanense, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

SÓ FALHOU 1. ª JORNADA ›

Rafa tem sido utilizado desde a segunda jornada nos jogos da I Liga por Jesualdo Ferreira. Alinhou sempre de início nas últimas onze jornadas da Liga, o que lhe confere cada vez mais o estatuto de titular indiscutível no onze bracarense. que o tinha como um dos reforços prioritários para Jesualdo."

O franzino do Alverca

Valeu a jogada de antecipação aos bracarenses, que assinaram por quatro épocas com o jovem que jogou um ano no Atlético Povoense e que desde os 11 anos até aos juniores representou o Alverca.
Vizinho, colega de escola e também de formação nos ribatejanos, João Costa é também um dos melhores amigos de Rafa. "Ele já mostrava que tinha jeito no recreio da escola de Forte da Casa, onde também eu andava, e quando apareceu no Alverca distinguia- se dos outros por ser o mais pequenito... Mas já tinha um talento enorme e decidia jogos sozinho. Mesmo assim, ele não sonhava em chegar a um grande clube, apesar de já ser o melhor da equipa", conta João, hoje no Vila Flor.

Rui Jacob, outro ex- companheiro em Alverca, tem uma memória semelhante de Rafa. "Os equipamentos do Alverca ficavam grandes a qualquer um de nós, mas a ele ficavam- lhe enormes... Era engraçado vê- lo com aquilo vestido, mas com a bola nos pés já demonstrava uma série de qualidades que revela hoje", salienta o defesa do Carregado, que recorda Rafa, dois anos mais novo, como um rapaz discreto, e que "ao contrário de quase todos os outros jovens não demonstrava uma ambição muito grande por ter uma carreira como futebolista". Para Rafa, o talento apontou o caminho.

DN

JotaCC

Micael apto, Moreno aguarda certificado


PORQUE a agenda aperta há jogo já depois de amanhã, em Vila do Conde, com o Rio Ave, na meia-final da Taça da Liga, o plantel do Braga não tem tempo para folgas. Nem 24 horas depois de terem batido o Gil Vicente, por 4-1, para o campeonato, os jogadores braguistas voltaram, ontem, aos treinos na "pedreira". Recuperado de lesão, Rúben Micael é a novidade.
O médio internacional português está curado da lesão na parede abdominal, que o afastou da competição no último mês e meio. Micael retoma os treinos progressivamente e até poderá ser convocado para o desafio com o Rio Ave, no qual o Braga tentará o apuramento, pelo segundo ano consecutivo, para a final da Taça da Liga.
O treinador Jesualdo Ferreira poderá, ainda, contar com mais um reforço, assim o certificado internacional do atacante colombiano Erick Moreno chegue a tempo de se proceder à inscrição para o desafio com o Rio Ave. O Braga já pagou a primeira parcela (20%) acordada no contrato de transferência e aguarda o "passaporte" do jogador a qualquer momento.
Para a deslocação a Vila do Conde, o clube minhoto tem à venda bilhetes a cinco euros para os sócios e também organiza excursões por 9,5 euros (autocarro mais bilhete).

Estado do Relvado provoca apreensão em Vila do Conde

O clube de Vila do Conde está a desenvolver esforços para que o relvado do estádio dos Arcos tenha condições de receber o jogo de depois de amanhã com o Braga, a contar para a meia-final da Taça da Liga, mas não escondem alguma apreensão. O tapete foi alvo de uma intervenção de choque, mas a chuva e a partida de anteontem com o Arouca fustigaram o campo, que nos últimos dias tem tido técnicos a trabalhar na recuperação. Para não condicionar as intervenções, a equipa vai treinar hoje fora de Vila do Conde, viajando até Ribeirão, para evoluir no relvado do clube local.

JN

brigada da relote

Confirma-se, «Pipe» Pardo é mais do que um extremo
Bis ao Gil Vicente faz do colombiano o melhor marcador dos minhotos e um dos «rookies» em destaque na Liga


Os dois golos ao Gil Vicente, neste domingo, - e em especial o segundo, com um vistoso remate em arco de pé direito - voltaram a fazer incidir atenções sobre Felipe Pardo. O extremo colombiano, contratado ao Independiente de Medellín, já tinha justificado um perfil no Maisfutebol Total, em outubro. Depois, atravessou um período de eclipse, que coincidiu com a fase negra da temporada da sua equipa. A derrota dos minhotos com o FC Porto, em dezembro, marcou um ponto de viragem: daí para cá, o Sp. Braga teve apenas uma derrota em onze jogos oficiais. E Pardo, que tinha perdido a titularidade, voltou ao onze, aos golos e às boas exibições.

Presente nas 18 jornadas (titular em onze, suplente utilizado nas restantes ), o número 90 do Sp. Braga tem números muito interessantes, que o tornam num dos melhores reforços de primeiro ano da Liga portuguesa: com seis golos (mais dois na Taça e Taça da Liga), uma assistência e 51 pontos atribuídos pelos jornalistas do Maisfutebol, está a confirmar, depois de um período de relativo apagamento, a impressão positiva que deixou na estreia a vários observadores, entre eles o comentador do Maisfutebol e da TVI 24, Pedro Barbosa.

O antigo internacional português já tinha classificado o colombiano como «nome a seguir» num artigo que publicou logo em agosto. Passados quase seis meses, as expetativas encontram-se confirmadas: «É forte fisicamente, tem boa técnica, é agressivo e objetivo. É uma peça importante no 4x3x3 do Sp. Braga, mesmo com alguma intermitência no rendimento», enumera.

O facto de ter feito a formação como ponta-de-lança e de só depois ter evoluído para extremo, como recordava o homem que o descobriu aos 13 anos, dá a Pardo características particulares, que explicam em parte o facto de ser nesta altura o melhor marcador da equipa, apesar de jogar sempre num dos flancos. «Não é um extremo típico para ir à linha cruzar, é mais de ir para dentro, no apoio ao ponta-de-lança. Embora seja destro também usa bem o pé esquerdo, o que lhe permite partir de qualquer um dos flancos», reforça Barbosa.

Sendo ainda novo – fez 23 anos em agosto - Pardo tem cumprido sem demasiados sobressaltos o período de adaptação ao futebol europeu, mais competitivo e intenso do que o colombiano. Também por isso, não será descabido imaginar que possa vir a subir de rendimento daqui até final da temporada, à medida que a identidade da equipa se consolida e o seu estatuto de vê reforçado: «Para primeiro ano na Europa está a mostrar boa adaptação. E pela idade que tem, há potencial para ser ainda melhor», conclui.

Com a meia-final da Taça da Liga nesta quinta-feira e, logo a seguir, um Estoril-Sp. Braga que pode influenciar muito a luta por um lugar europeu, a confirmação de Pardo é, em conjunto com a chegada de Rusescu e a explosão de Rafa, um dos motivos para que, apesar dos acidentes de percurso, Jesualdo Ferreira mantenha intacta a ambição em três frentes.

Quanto a Pipe Pardo, um extremo que é mais do que isso, depois de seis meses a ganhar estatuto na Liga que projetou James, Guarín, Montero, Jackson e Falcao, entre outros, começa a ter razões para acreditar em reforçar um currículo internacional que, para já, se esgota em presenças na seleção colombiana de sub-20. Começa a parecer pouco para ele.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

BRAGA
Braga B vence Farense
Equipa B dos arsenalistas não deu hipóteses na receção ao Farense, igualando-o na tabela classificativa


O Braga B venceu esta segunda-feira o Farense, por 3-0, no penúltimo encontro da 29ª jornada da II Liga. Com este resultado, as duas equipa ficam em igualdade pontual na tabela classificativa, com 38 pontos.

Valente abriu o marcador, ao minuto 77, Diogo ampliou, aos 83' e Erivaldo, aos 90', fixou o resultado final.

O JOGO

brigada da relote

Braga B vence Farense
FC Porto B, Moreirense e Penafiel comandam a II Liga, todos com 51 pontos


O Braga B goleou o Farense por 3-0, em jogo da 29.ª jornada da II Liga, realizado no Estádio Municipal 1.º de Maio. Os golos dos bracarenses foram apontados por Nuno Valente aos 76 minutos, Diogo Ribeiro aos 83 e Erivaldo aos 90-1.

Do lado algarvio, destaque para a expulsão de Lameirão aos 88 minutos por acumulação de amarelos.

Este triunfo permite ao SC Braga B saltar do 18.º para o 13.º posto da tabela, com 38 pontos, os mesmos do Farense, 12.º colocado.

FC Porto B, Moreirense e Penafiel comandam a II Liga, todos com 51 pontos.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Rafa
Um 10 que não é 10 mas que afinal já é 10
Médio está na moda e o i decidiu saber mais junto de um ex-treinador seu no Alverca



Rafa no Alverca

"Um autêntico furacão." Foi desta forma que Luís Trincalhetas, ex-treinador de Rafa no Alverca e actual vice-presidente do clube, classificou a ascensão do jogador do Sp. Braga. Aos 20 anos, Rafael Alexandre Fernandes Ferreira Silva (uff!) tem os holofotes do futebol nacional apontados sobre si. Em 2004, o criativo saltou da formação do Povoense para o Alverca, onde jogaria sete anos, até se mudar para Santa Maria da Feira. Com quatro golos nos últimos oito jogos (Estoril, Arouca, Belenenses e Gil Vicente-2), Rafa é cada vez mais admirado e tido em conta nas conversas sobre a convocatória para o Mundial no Brasil.

"Treinei o Rafael nos dois anos de iniciados e metade do primeiro ano de juvenil. Tinha muito qualidade, fazia a diferença em relação aos outros. Tínhamos de gerir bem para não se perder, pois era muito mais pequeno que os outros, que tinham mais força e tamanho [tem 1,70 m e qualquer coisa como 66 kg]. A personalidade era vincada, assumia quando era necessário assumir, como miúdo e jogador. Já dava sinais de liderança", conta Trincalhetas ao i. Juntos subiram de divisão para o campeonato nacional e Rafa "jogava a 10 e foi o segundo melhor marcador, fez muitos golos decisivos". Há até uma fotografia do jogador no dia dessa conquista afixado agora nas instalações do clube ribatejano. Apesar da discussão alimentada por Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, sobre a posição ideal de Rafa, o seu ex-treinador não tem muitas dúvidas: "Joga bem nas alas, mas 10 é a sua posição de eleição, onde tem jogado na selecção sub-21..."

Esta história da posição ideal já vem de trás. Ora recordemos as palavras de Jesualdo Ferreira em Novembro: "Já tive muitos Rafas na minha carreira e cabe--me a mim pegar nele, um jogador de 20 anos sem experiência a este nível, e tentar encontrar os melhores processos individuais e colectivos para o que ele pode fazer. Porque ele só poderá ser um jogador de top quando perceber que joga com outros, que não joga sozinho, e tentar aproveitar as suas qualidades fora daquele contexto que as pessoas lhe querem definir. Parece-me um avançado e é aí que seguirá, jogando nos três espaços frontais e aprendendo a defender como toda a equipa tem de defender. Tem de ser mais finalizador e mais robusto, porque ainda não é suficientemente robusto para se dizer que vai ser o tal jogador de futuro, jogando a 10. Esqueçam o 10. Nos últimos anos só conheci um, o Zidane. O 10 tem características que o Rafa não tem e ele tem características que os 10 não têm."

Well, well, well, mister Jesualdo, no domingo, no Sp. Braga-Gil Vicente, Rafa jogou a 10 e bisou. Como é? "Mostrou que pode jogar no meio, não só nas alas, como avançado. Ele tem várias competências, várias capacidades", explicou no final da partida. Ok, assunto resolvido: é um miúdo dos sete ofícios com muito talento. "Imaginámos que chegaria a este patamar, sim. Não sei se esperava que fosse tão rápido, foi um autêntico furacão. Eu próprio negociei a transferência dele para o Feirense e ficámos com 10% do passe porque admitíamos que ele chegasse a um patamar elevado", explicou Trincalhetas.

Rafa deu nas vistas na Segunda Divisão ao serviço do Feirense na época passada, na qual marcou dez golos. O toque de bola, a queda para o golo e o drible fácil terão convencido os responsáveis do Sp. Braga, que se chegaram à frente com 300 mil euros para assinar com o médio. O contrato era válido por quatro anos e com uma cláusula de rescisão fixada nos 25 milhões de euros. Segundo o jornal "O Jogo", a direcção minhota rejeitou em Janeiro uma proposta de 5 milhões pelo jovem nascido no Barreiro. Também na selecção sub-21 a sua presença é já habitual: entre Junho e Novembro de 2013 disputou sete jogos como titular e marcou dois golos (6-1 vs. Polónia e 2-0 vs. Azerbaijão).

Mas a vida de Rafa poderia ter tido outro fado. Em idade de júnior, o médio quis mudar-se para o Sacavenense, um clube que disputava a mesma divisão do Alverca, mas o seu clube fechou a porta. "Entendemos que não fazia sentido ir para a mesma divisão. Essa história marcou o destino do Rafael. Antes já tinha ido com ele à academia do Sporting, mas a coisa nunca avançou..."

JORNAL I

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Momento de provar estofo antipressão
MINHOTOS GANHARAM TODOS OS JOGOS FORA A ELIMINAR


Está a chegar um dos momentos mais delicados da temporada para o Sp. Braga. Depois de amanhã, a equipa orientada por Jesualdo Ferreira tem a possibilidade de garantir a presença em mais uma final da Taça da Liga, precisando, para isso, de derrotar o Rio Ave, em Vila do Conde. Os arsenalistas andam de pé quente e fora de portas têm deixado boa imagem, principalmente nos jogos das provas e eliminar, nos quais somam um pleno de vitórias.

RECORD

brigada da relote

Sp. Braga requisitou 1500 bilhetes para Vila do Conde
Guerreiros mobilizam-se na Taça da Liga


O Sp. Braga, campeão em título da Taça da Liga, joga esta quinta-feira o acesso à final da competição. Os Guerreiros defrontam o Rio Ave em Vila do Conde com a ambição de marcar presença pelo segundo ano consecutivo na decisão final da luta pelo troféu.

Nesse sentido, os responsáveis bracarenses esperam uma falange de apoio significativa oriunda de Braga no Estádio dos Arcos. Os ingressos para os adeptos do Sp. Braga têm o custo unitário de 5 euros e o clube disponibiliza transporte ao custo de 4,5 euros. Ao todo, os arsenalistas têm à disposição bilhete e transporte a menos de dez euros.

Um preço convidativo que pode esbarrar nas condições climatéricas que se têm verificado, agudizadas com as condições da bancada visitante do Estádio dos Arcos. Os responsáveis pela SAD bracarense requisitaram junto do Rio Ave milhar e meio de ingressos.

O jogo de Vila do Conde está agendado para as 19h45 de quinta-feira e vai apurar o primeiro finalista da presente edição da Taça da Liga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Olegário Benquerença no Rio Ave - SC Braga

O Conselho de Arbitragem da Federação nomeou Olegário Benquerença para o encontro entre Rio Ave e SC Braga, marcado para quinta-feira, pelas 19.45 horas, referente à primeira mão das meias-finais da Taça da Liga.

O árbitro da Associação de Futebol de Leiria estará acompanhado Ricardo Santos e Pedro Neves.

A BOLA

brigada da relote

Olegário dirige primeira meia-final da Taça da Liga
Árbitro de Leiria no Rio Ave-Sporting de Braga. A outra meia-final está ainda por definir, devido ao caso do atraso do FC Porto-Marítimo


O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou Olegário Benquerença para dirigir o encontro entre Rio Ave e Sporting de Braga, agendado para quinta-feira e a contar para as meias-finais da Taça da Liga.

O juiz internacional, filiado à AF Leiria, será auxiliado por Ricardo Santos e Pedro Neves.

O Rio Ave-Sporting de Braga arranca às 19h45 de quinta-feira e terá informações na antena da Renascença, assim como acompanhamento das principais incidências em rr.sapo.pt.

Recorde-se que a outra meia-final da Taça da Liga está ainda por definir. O Benfica aguarda por uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação em relação ao polémico caso do atraso no arranque do FC Porto-Marítimo, com o Sporting a reivindicar a exlusão dos dragões da competição. O órgão disciplinar federativo deverá emitir a decisão final dentro em breve.

RR

JotaCC

Liga garante que inscrições de 24 jogadores foram pagas à FPF
LFPF DIZ QUE VERBAS FORAM LIQUIDADAS EM JANEIRO

A inscrição de 24 jogadores de 14 emblemas das competições profissionais já estava paga à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmou à Lusa fonte oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

De acordo com a mesma fonte, os 20 mil euros transferidos pela LPFP para a FPF não se destinavam a saldar estas inscrições, entre as quais se encontrava a do extremo internacional português do FC Porto Ricardo Quaresma. "As inscrições sobre as quais a FPF notificou os clubes no final da tarde de sexta-feira, 7 de fevereiro - já depois do encerramento dos serviços da Liga e da FPF - encontravam-se liquidadas desde janeiro, seja através de pagamento direto, seja por acerto de contas, nos termos devidamente comunicados à FPF", frisou a fonte oficial da LPFP.

Em causa, estava um encontro de contas de dezembro de 2013, no qual era exigido, por parte da FPF, o pagamento de cerca de 20 mil euros, que não se reportavam às inscrições destes 24 jogadores, mas a outras. "O pretenso crédito reclamado pela FPF diz respeito a montantes que a LPFP não cobrou aos clubes, por entender que não são devidos, em virtude de não corresponderem a declarações de vontade de inscrição ou de transferência de atletas", salientou a fonte da LPFP.

Na passada sexta-feira, a FPF alertou 14 clubes, nove da I Liga, casos de FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Belenenses, Arouca, Olhanense, e cinco da II Liga (Oliveirense, Sporting da Covilhã, Atlético, Farense e Moreirense), para as faltas de pagamento das inscrições de 24 dos seus jogadores por parte da LPFP.

No mesmo dia, a LPFP assegurou, em carta enviada aos clubes e à FPF, a regularidade das inscrições dos jogadores e a possibilidade de utilização dos mesmos. Na sua edição de sábado, o Jornal de Notícias titulou que a "Liga não paga à FPF e põe transferência de (Ricardo) Quaresma (para o FC Porto) em risco", adiantando que "o registo da transação do jogador pode ser suspenso" e que os "portistas já foram informados".

RECORD

JotaCC

Tiago Neves cedido ao FC Unidos Pinheirense
O internacional sub-20 Tiago Neves vai representar o FC Unidos Pinheirense até ao final de presente época, cedido por empréstimo pelo SC Braga/AAUM.

Este acordo entre os dois clubes vai possibilitar ao jogador jogar com mais regularidade para adquirir ritmo de jogo para na próxima época regressar a Braga e lutar por um lugar na equipa.

A equipa de Gondomar milita neste momento na 2ª Divisão do Campeonato Nacional Serie A ocupando neste momento a segunda posição com 37 pontos a dois do líder o Gualtar, a direção do clube agradece ao SC Braga/AAUM pela forma como este processo foi tratado.

MODALIDADES.COM.PT

brigada da relote

Olegário Benquerença no Rio Ave-Sp. Braga
LEIRIENSE ESCOLHIDO PARA A MEIA-FINAL DA TAÇA DA LIGA


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Olegário Benquerença para o jogo entre Rio Ave e Sp. Braga, referente às meias-finais da Taça da Liga.

O juíz leiriense vai ter o auxílio de Ricardo Santos e Pedro Neves na partida que está agendada para quinta-feira, às 19H45.

RECORD