News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/02

Started by JotaCC, 05 de February de 2014, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Razia de laterais é agora o problema da defesa

A dor de cabeça no sector defensivo parece não terminar esta temporada. Depois de uma crise ter afectado o eixo da defesa e os centrais bracarenses - fustigados por lesões e castigos desde o início da temporada - problema, entretanto, sanado com a chegada dos reforços André Pinto e Kadu [há seis centrais disponíveis] as complicações atingem agora a lateral esquerda.
A saída de Elderson para o Mónaco, em Janeiro, deixou apenas Joãozinho como o único lateral esquerdo de raiz do plantel do Sp. Braga, daí que a lesão do defesa contraída no último jogo com o Belenenses, no domingo, abra caminho a novas preocupações para o técnico Jesualdo Ferreira, já habituado a improvisar no sector defensivo, nomeadamente, no início da época.
A rotura muscular nos adutores da coxa direita, que Joãozinho contraiu em Belém, afasta o lateral esquerdo, na melhor das hipóteses, durante um mês. A única alternativa de raiz no plantel passa pelo jovem Núrio, atleta da equipa B arsenalista que saltou para a equipa principal mal foi conhecida a saída de Elderson. Núrio ainda tem idade de júnior, é um dos frutos da aposta do clube na formação e, esta época, deu cartas com a camisola da equipa B, merecendo a confiança de Jesualdo Ferreira.
Apenas com o jovem de 18 anos para o lugar, tudo indica que o professor volte a apostar em Baiano adaptado na ala esquerda da defesa e Miljkovic na direita, onde existe ainda a opção de Tomás Dadó, atleta da equipa B que esta temporada já alinhou em dois jogos pela formação principal, quando Baiano foi usado à esquerda.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

MEIO-CAMPO EM BELÉM ENFURECE SALVADOR
ALTA TENSÃO>>Derrota com o Belenenses chumbou onze com dois trincos (Custódio e Mauro) e Luiz Carlos, deixando Jesualdo Ferreira sem margem para erros

Só uma vitória incontestável frente ao Aves, que valerá o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, poderá acabar com a enorme frustração que tomou conta da administração da SAD do Braga, especialmente do presidente António Salvador, depois da derrota com o Belenenses, para o campeonato. Atendendo a que os minhotos não perdiam há oito jogos, há razões para admitir que o mau resultado no Restelo terá sido um mero acidente de percurso, mas a sociedade desportiva assimilou muito mal a forma retraída como a equipa atuou, apontando como principal motivo a aposta falhada num meio-campo demasiado musculado e de tração traseira, constituído por dois trincos (Custódio e Mauro) e Luiz Carlos. Ao que O JOGO apurou, a estratégia montada irritou de tal forma o presidente arsenalista que Jesualdo Ferreira está proibido de falhar nos próximos três jogos, entrando aqui a receção ao Gil Vicente, para o campeonato, e a deslocação a Vila do Conde, a contar para as meias-finais da Taça da Liga.


Contestação>Opções e alguns maus resultados deixaram Jesualdo Ferreira "debaixo de fogo"

À beira de um ataque de nervos, António Salvador foi explícito nos desabafos transmitidos ao treinador e, por isso, aguarda uma resposta cabal na partida com o Aves. Por aí, os jogadores também não têm qualquer dúvida, até porque o líder máximo do clube tem acompanhado diariamente a preparação da equipa, transmitindo claramente a ideia de que se aproximam momentos cruciais. De resto, Jesualdo Ferreira até foi o primeiro a assumir que o Braga da última jornada foi uma caricatura dos jogos anteriores. "A entrada na segunda parte foi quase inqualificável para as nossas aspirações. Não vou camuflar, é uma situação que não me agradou. Faltou raça e humildade", declarou. Se por um lado faltou empenho; por outro, o técnico também percebeu que faltava dinâmica ao meio-campo, razão pela qual substituiu, ao intervalo, o médio-defensivo Mauro pelo atacante Pardo , numa clara tentativa de reeditar o carrossel ofensivo que tão bons resultados havia dado em jogos anteriores. Mais tarde seria a vez de entrar o extremo Kappel, por troca com Luiz Carlos, outra unidade do meio-campo, mas a vitória acabaria por sorrir ao Belenenses, o mesmo adversário que havia sido goleado (5-0) na Pedreira, no fecho do grupo C da Taça da Liga.
Semelhante desfecho-surpresa teve ainda o condão de despertar um fantasma relativamente antigo: o afastamento precoce da Liga Europa, ainda em pleno play-off. Por essa altura, Jesualdo Ferreira ainda cintilava graças ao arranque vitorioso do Braga no campeonato; ao cabo 17 jornadas, a equipa está a quatro pontos dos lugares europeus.



Baiano já resolveu na esquerda

Apesar da promoção, Núrio terá de aguardar por uma próxima oportunidade para se estrear pela equipa principal. Afastado por uma rotura no adutor da coxa direita, Joãozinho abre uma vaga no lado esquerdo da defesa e tudo aponta para que seja preenchida por Baiano, pois o jovem angolano, de 18 anos, recrutado à equipa B, soma menos de uma semana de treinos sob o comando de Jesualdo Ferreira. Caso se confirme a adaptação do brasileiro, será a terceira da época, depois de ter atuado na condição de lateral- esquerdo frente ao Estoril e Académica, na quarta e oitava jornadas do campeonato, o que permitirá a Miljkovic manter o estatuto de titular, como lateral-direito. Oriundo do Partizan, o lateral sérvio chegou a ser uma das figuras de cartaz do Braga versão 2013/14, mas só teve a oportunidade de se estrear em Belém.




Dupla Custódio e Mauro resultou sem Luiz Carlos

A última vez que os trincos Custódio e Mauro coexistiram na mesma equipa aconteceu na vitória sobre o Arouca (2-0), nos oitavos de final da Taça de Portugal. No entanto, será errado pensar que houve um decalque perfeito do meio-campo apresentado pelo Braga na partida disputada a 5 de janeiro, pois Luiz Carlos só entrou em cena na segunda parte, substituindo, por sinal, o compatriota brasileiro Mauro. O terceiro elemento do sector, frente aos arouquenses, era o colombiano Pardo.



Rafa em risco de falhar eliminatória com o Aves


Um traumatismo na coxa direita, sofrido no decorrer do jogo com o Belenenses, poderá afastar Rafa do jogo de amanhã, contra o Aves, a contar para a Taça de Portugal. O internacional sub-21 tem comparecido no AXA somente para receber tratamento e, caso não recupere a tempo de entrar na lista de convocados, a ser divulgada esta tarde, será a principal baixa dos arsenalistas para a partida que decidirá quem vai às meias-finais da competição. Com sete golos em 22 partidas disputadas, Rafa tem sido a grande atração da equipa, tornando-se dono incontestável do flanco esquerdo desde a partida com o Gafetense. Desde então, a cotação do jovem atacante contratado ao Feirense subiu em flecha ao ponto de a SAD do Braga ter rejeitado, no mês passado, uma proposta de compra do passe no valor de cinco milhões de euros. Caso falhe o jogo de amanhã, será compensado por Pardo.



Quim venceu só uma vez


Depois do adeus no fim da época passada, Quim está de regresso à Pedreira para defender as redes do Aves. O experiente guarda-redes vestiu a pele de "inimigo" em oito ocasiões contra os bracarenses, sempre ao serviço do Benfica, e só por uma vez cantou vitória: aconteceu em 2009/10, à 24 ª jornada, regressando à "base" precisamente na época seguinte. Na estreia contra o clube do coração, ficou associado a um empate, repetindo a dose em mais três ocasiões. Em Braga, perderia outras tantas vezes, encaixando um total de oito golos.

O JOGO

JotaCC

Adeptos custam multas a Benfica e Braga

A reincidência dos adeptos no mau comportamento esteve na origem das multas aplicadas pelo Conselho de Disciplina da FPF ao Benfica (5738 euros) e Braga (3063 euros). O CD da FPF instaurou ainda um processo disciplinar a Ricardo Gil, diretor de campo do Estoril, por, alegadamente, ter permitido a entrada ou permanência de pessoas não autorizadas em zonas de acesso restrito. Em relação aos jogadores castigados, a lista é a seguinte: William Carvalho (Sporting), David Simão (Arouca), Sebá (Estoril) e Braga (Rio Ave). Na II Liga, os jogadores castigados são os seguintes: Mica Silva (Portimonense), Dennis (Trofense), Piqueti (Braga B), Stephane Madeira (Moreirense), Alex Soares e Ricardo Alves (Marítimo B), Paulo Arantes e Sandro (Santa Clara), Boubacar (Tondela), Fábio Marinheiro (Atlético), Bruno Gaspar e Lolo (Benfica B), Rúben Saldanha (Leixões), João Pedro e Pedro Ribeiro (Penafiel). O Leixões terá, ainda, de pagar 2451 euros, multa que pune o comportamento dos adeptos.

O JOGO

JotaCC

Rafa e Santos estão na mira do Sevilha

RAFA e Aderlan Santos estão nos planos do Sevilha. O clube espanhol já está a planificar a próxima temporada e, segundo adiantou ontem o jornal "Estadio Deportivo", os dois jogadores preenchem as necessidades dos responsáveis andaluzes.
No último domingo, o Sevilha enviou um espião ao jogo no Estádio do Restelo, em que o Sporting de Braga perdeu (2-1) com o Belenenses, com a missão específica de observar Rafa. A publicação acrescenta que é também possível que o observador tenha dedicado especial atenção a Aderlan Santos. Certo é que o Sevilha pretende reforçar-se com um guarda-redes, um defesa central e um médio ofensivo, pelo que, à exceção do primeiro caso, Rafa e Aderlan Santos enquadram-se nos seus planos . Em contrapartida, os jogadores Baba, Manu e Rusescu estão na lista de dispensas e o avançado romeno, que está cedido ao Sporting de Braga até final desta época e tem opção de compra de três milhões de euros poderá servir de moeda de troca.
O Sevilha acredita que o central brasileiro não sairá da capital minhota por menos de três milhões de euros, valor que é o que a SAD bracarense terá de pagar para ficar com Rusescu...

JN

JotaCC

Sevilha anda de olho em Santos

A Imprensa da Andaluzia colocou ontem a hipótese de Rusescu servir como moeda de troca para o Sevilha baixar o preço de Santos, defesa-central do SC Braga que foi observado no Restelo pelo chefe dos olheiros do clube espanhol, Miguel Angel Gómez, o qual também seguiu com a atenção o desempenho de Rafa.

Santos tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões, sendo que o SC Braga detém 50 por cento dos direitos económicos do defensor, mas, por agora, nem Rusescu está na jogada, nem o Sevilha fez proposta...

A BOLA

brigada da relote

Sevilha foi a Belém para ver Rafa jogar
APÓS A SAD RECUSAR 5 MILHÕES DO BAYER LEVERKUSEN


Começa a apertar-se o cerco a Rafa. As boas exibições do jovem médio do Sp. Braga já ultrapassaram fronteiras e são vários os clubes europeus atentos à sua evolução. Domingo, no Restelo, um emissário do Sevilha esteve na bancada para apreciar de perto as suas qualidades, mesmo sabendo que a SAD arsenalista o blindou com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

RECORD

brigada da relote

Edinho reforça clube turco
O avançado será rival de Domingos Paciência, na cidade de Kayseri. Deixa o Braga e assina pelo Erciyesspor, último classificado da Liga da Turquia


Edinho vai jogar, até final da temporada, no Kayseri Erciyesspor, da Turquia. O internacional português estava tapado no Sporting de Braga, que em Janeiro contratou Rusescu e Erick Moreno. Jesualdo tem, ainda, Éder no plantel.

Perante este cenário, o jogador decidiu rumar ao campeonato turco. Reforça o último classificado da liga, rival do clube treinado por Domingos Paciência, o Kayserispor.

Uma vez mais, o avançado, de 31 anos, vê-se obrigado a emigrar para ter a utilização pretendida. Edinho já passou pela Grécia, onde representou AEK e PAOK, e pelo Málaga, de Espanha. O Braga cede o jogador até final da temporada.

O Kayseri Erciyesspor garantiu, também, o empréstimo do central Pape Diakhaté. O senegalês é jogador do Granada.

RR

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Márcio Sampaio: Jesus, Braga e Sporting a caminho de Tirana
Crónicas Made in Portugal

O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

MÁRCIO SAMPAIO, PREPARADOR FÍSICO DO FK PARTIZANI (ALBÂNIA):

«Olá caros leitores,

O meu nome é Márcio Sampaio, tenho 34 anos e nesta altura sou o Preparador Físico do FK Partizani. Estou a viver a minha terceira aventura o estrangeiro depois de ter estado na Suíça (Servette) e Emirados Árabes Unidos (Al Sharjah). Nestes últimos anos passei por clubes como o Sporting Clube de Portugal na época passada, o Sporting de Braga, a União Desportiva de Leiria e o SC Olhanense, entre outros.

A minha carreira começou num modesto clube do Algarve, o CD Boliqueime, onde estive durante três meses. Nessa altura, surgiu um convite do FC Ferreira, que militava na primeira divisão distrital da AF Algarve. Nesse clube, fomos campeões distritais e subimos à terceira divisão. Infelizmente, incompatibilizei-me com um diretor, por não achar justo querer-me descontar dinheiro do meu baixo salário e acabei por sair meses depois.

Seguiu-se o Silves, que jogava na 2ª divisão B. No final da época, acabei por sair, já que a equipa desceu de divisão e ninguém falou comigo. Rumei aos juniores do Olhanense, onde fiquei durante ano e meio. Passado esse tempo, fui convidado para integrar a equipa técnica do plantel profissional, onde acabei por encontrar aquela que foi a pessoa mais importante da minha carreira desportiva, o meu padrinho no futebol: o Fisioterapeuta Fernando Belo.

Continuo a achar que ele é um dos melhores profissionais da área no Mundo e foi ele que confiou nas minhas capacidade e me aconselhou ao mister Jorge Jesus, com quem trabalhei depois de sair do Olhanense.

Nesta minha já longa carreira, trabalhei com treinadores como Lika (FK Partizani), Jesualdo Ferreira, Franky Vercauteren, Oceano Cruz, José Dominguez, Manuel Cajuda, Jorge Jesus, João Alves, Flóris Schaap, João Clara, Diamantino Miranda, entre outros. Cm todos eles aprendi e muito e todos eles acabaram por marcar-me pelos seus ensinamentos e conhecimentos do que é o futebol, o treino e o jogo.

Para além da função de Preparador Físico, também desempenho a função de Recuperação Físico, função essa que me fez integrar a equipa técnica de Jorge Jesus. É um cargo muito específico, onde posso conciliar muitos dos meus conhecimentos na prevenção e recuperação física, ou de lesões, uma área imensamente abrangente e que me permite aplicar técnicas completamente diferentes, assim como métodos inovadores ou pouco usuais em grande parte dos clubes.

O meu interesse pela área da preparação e recuperação física vem pelo facto de eu gostar de ver os resultados como consequência do nosso trabalho. Pegar numa equipa/jogador e poder ver como estão, traçar metas e planear como queremos que estejam dentro de um certo tempo. É algo que dá um enorme orgulho e confiança.

Geralmente, alguns jogadores profissionais acabam por ligar-me nas férias para trabalhar com eles. Isso já aconteceu com Khalid Boularouz, Jéffren Suarez, Daniel Pranjic, entre outros. Esse também é um trabalho importante e reconhecido. Se nos contactam, é porque confiam no nosso trabalho.

Na próxima crónica, contarei um pouco da minha vida em Tirana (Albânia) e já poderei dar conta dos nossos resultados no campeonato, uma vez que estamos na luta pelo título, pois estamos em 2º lugar no Campeonato.

Abraço a todos os Portugueses,

Até breve,

Márcio Sampaio»

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

«Lido bem com a pressão» – Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira fez esta quarta-feira a antevisão do encontro frente ao Desportivo das Aves, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, e afirmou que não espera facilidades apesar do adversário militar na Segunda Liga.

«Vou dizer o óbvio, mas vai ser um jogo muito difícil. Nós queremos estar nas meias-finais da Taça de Portugal e temos uma responsabilidade acrescida em relação ao Desportivo das Aves. Teremos que jogar nos limites da intensidade para vencermos um jogo que se definirá em 90 minutos», alertou.

O técnico dos arsenalistas disse ainda que espera que o Desportivo das Aves jogue de forma aberta no Estádio Axa:

«Espero um Aves a jogar de forma aberta e a dividir o jogo connosco. Se discutirem o jogo será uma partida interessante e que lhes poderá dar mais chances. Sinto que o Aves vem disputar abertamente o desafio».

Apesar dos bracarenses terem somado mais uma derrota no campeonato, frente ao Belenenses, Jesualdo Ferreira disse que não se sente mais pressionado.

«Lido bem com a pressão sobre mim. Já lidamos com problemas desde o início do campeonato e conseguimos sempre encontrar soluções. O jogo com o Belenenses não traz mais pressão porque são competições completamente diferentes», argumentou.

Sobre a onda de lesionados que assola os minhotos, o técnico afirmou que terá que encontrar soluções para os problemas:

«O Joãozinho contraiu uma lesão que o vai afastar durante algum tempo. É mais um problema que teremos de resolver. O Rafa levou uma pancada e treinou durante esta semana num ritmo baixo e veremos se amanhã também estará em condições para joga»

A turma arsenalista tem recebido algumas críticas sobre a postura defensiva, mas Jesualdo Ferreira refuta essas análises:

«Não gosto do termo trincos. Para mim, o médio defensivo é o primeiro a ter que ter uma leitura ofensiva na construção de jogo. No entanto, as análises feitas depois são sempre mais fáceis de fazer. As minhas decisões são tomadas antes».

O professor acrescentou ainda que não estabeleceu nenhuma prioridade nas três competições em que os arsenalistas estão envolvidos: «As três competições estão em aberto. São as três muito difíceis mas queremos manter as portas abertas em todas. Teremos que fazer uma gestão cuidada e rigorosa».

A lista de convocados para o embate frente ao Desportivo das Aves será conhecida ainda durante esta tarde. O jogo que ditará um dos semifinalistas da Taça de Portugal está agendado para amanhã, às 21 horas, no Estádio Axa.

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Lido bem com a pressão»
TRANQUILO APÓS MAIS UMA DERROTA NA LIGA


Após mais uma escorregadela no campeonato, Jesualdo Ferreira não quis comentar o alegado descontentamento de António Salvador. O treinador recorda que o Sp. Braga ainda continua em três frentes.

"Eu lido bem com a pressão. Sobre a equipa é natural que a responsabilidade aumente. No campeonato as coisas estão difíceis desde o início, mas ainda está tudo em aberto e estamos nos quartos-de-final da Taça de Portugal e nas meias-finais da Taça da Liga", referiu, antes de analisar o jogo de amanhã, com o Aves:

"A nossa responsabilidade é bem mais acentuada e obriga-nos a uma prestação muito positiva, jogando nos limites do rigor, da intensidade e da ambição. Espero um adversário a dividir o jogo connosco, pois assim pode-nos criar maiores dificuldades e deixar uma boa imagem."

RECORD

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Isto dos trincos tem muito que se lhe diga"
António Salvador não gostou do meio-campo apresentado frente ao Belenenses e o treinador diz que as análises feitas depois são mais fáceis


António Salvador ficou desagradado com a derrota do Braga no Restelo e com o meio-campo apresentado por Jesualdo Ferreira, composto por Custódio, Mauro e Luiz Carlos, conforme O JOGO dá conta na edição desta quarta-feira. O treinador dos minhotos foi confrontado com a questão e respondeu.

"Isto dos trincos tem muito que se lhe diga. Os médios-defensivos nas boas equipas são aqueles que têm uma grande capacidade de leitura do jogo ofensivo na primeira divisão. Por outro lado, as análises feitas depois são sempre mais fáceis do que as tomadas de decisão feitas antes", afirmou Jesualdo, na antevisão ao jogo com o Aves, da Taça de Portugal.

O técnico garantiu também lidar bem com a pressão. "Não vale a pena colocarem pressão sobre mim, porque lido bem com ela. Não é por termos perdido com o Belenenses que a pressão aumenta. Fizemos um mês e meio de resultados positivos e agora temos de encontrar soluções", sublinhou, esperando um jogo complicado frente à equipa avense.

"Espero um jogo muito difícil, já que o Aves joga 90 minutos por um objetivo que não está muito ao alcance das ditas equipas modestas. Queremos chegar às meias-finais, temos uma responsabilidade mais acentuada, pelo que temos de realizar uma prestação rigorosa e nos limites", comentou.

O JOGO

brigada da relote

Braga aposta em bater o Aves e chegar às meias-finais da Taça

O Sporting de Braga aposta em vencer, esta quinta-feira (21 horas), em casa, o Desportivo das Aves, para atingir as meias-finais da Taça de Portugal, em futebol. "Para nós, a responsabilidade é bem mais acentuada e obriga-nos a uma prestação muito positiva e a jogar nos limites", disse, esta quarta-feira, Jesualdo Ferreira, técnico arsenalista, na antevisão do jogo com a formação da 2.ª Liga.

Após a inesperada derrota (2-1), no domingo, no Restelo, frente ao Belenenses, em jogo do campeonato, o treinador dos guerreiros do Minho manifestou a vontade de a sua equipa "regressar às vitórias", já neste jogo com o clube da Vila das Aves.

"Lido bem com a pressão sobre mim, mas com a equipa é natural que haja maiores dificuldades. Já lidamos com problemas desde o início e a nossa tarefa é tentar solucionar os problemas", salientou Jesualdo Ferreira.

"Estou à espera de dificuldades. Sei que se trata de um encontro decisivo, com uma equipa experiente, que espero que venha dividir o jogo connosco, à procura de um resultado positivo", atirou o professor.

O técnico do Braga, mesmo com a equipa em sétimo lugar no campeonato, disse que não dá maior atenção às restantes provas. "Está tudo em aberto. Mesmo em relação à Liga, em que as coisas não estão fáceis. Temos de procurar fazer uma gestão muito boa, para ter um rendimento alto, em função dos nossos objectivos", afirmou, ainda, Jesualdo Ferreira.

JN

brigada da relote

Jesualdo diz que responsabilidade do Braga é «mais acentuada» que a do Aves

Jesualdo Ferreira disse hoje que a responsabilidade do Sporting de Braga é "bem mais acentuada" do que a do Desportivo das Aves, da II Liga, com quem disputa quinta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de futebol.

O treinador dos minhotos disse esperar "um jogo muito difícil" frente a uma equipa que vai lutar durante 90 minutos por um objetivo que "não está muito à mão das equipas ditas modestas".

"O Braga quer chegar às meias-finais e a nossa responsabilidade é bem mais acentuada, obriga-nos a uma prestação muito positiva, jogando nos limites do rigor e da intensidade", afirmou na antevisão da partida.

Depois da derrota diante do Belenenses, domingo, na 17ª jornada do campeonato (2-1), Jesualdo Ferreira admite que a pressão tenha aumentado para a equipa, mas defendeu que o jogo de quinta-feira é "completamente diferente".

"Pressão sobre mim não há problema que eu lido bem com ela", disse.

Notou que o Desportivo das Aves, sétimo classificado da II Liga (os bracarenses ocupam a mesma posição na I Liga), é uma "equipa experiente, que tem vindo a fazer bons resultados ultimamente e que vem com uma motivação diferente, já que este é um jogo que se define em 90 minutos, eventualmente prolongamento e penáltis, mas não há pontos envolvidos".

O técnico espera um adversário a dividir o jogo com o Braga, até porque, "muitas vezes, não é só o resultado que conta, também está em jogo a imagem de uma equipa que está nos quartos de final de uma Taça de Portugal".

Vencer a Taça de Portugal, ou mesmo ser finalista vencido (se perder com o futuro campeão nacional), confere vaga nas competições europeias, meta teoricamente mais difícil de alcançar via campeonato, uma vez que existe um lote de várias equipas a lutar por esse objetivo.

Contudo, Jesualdo Ferreira não estabelece prioridades nem fecha as portas a nenhuma competição em que os "arsenalistas" estão inseridos (também a Taça da Liga).

"São as três difíceis de conseguir, mas estamos num patamar em que está tudo em aberto. Na Liga as coisas não estão fáceis para o Braga, mas não estão desde o início. Queremos manter as portas abertas e, para isso, temos que fazer uma gestão cuidada dos jogadores porque temos alguns problemas", disse.

Rafa está em dúvida depois de ter saído tocado do último jogo, mas ausência certa é a de Joãozinho, que contraiu uma rotura muscular.

A lesão do defesa esquerdo "surge pelo facto de ter estado muito tempo parado e de ter entrado e feito uma série de jogos seguidos", revelou o treinador.

O jogo entre Braga e Aves tem início marcado para as 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.

LUSA

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Queremos estar nas meias-finais da Taça de Portugal"
O treinador do Sporting de Braga está confiante no apuramento para as meias-finais da prova, no entanto, Jesualdo Ferreira prevê muitas dificuldades frente ao Desportivo das Aves


Na antevisão ao jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira foi taxativo quanto ao objectivo da formação minhota. O treinador garante que o Sporting de Braga "quer estar nas meias-finais da Taça de Portugal", acrescentando que a sua equipa "tem uma responsabilidade acrescida em relação ao Desportivo das Aves".

Para chegar à vitória a receita é simples, "jogar nos limites da intensidade para vencer uma eliminatória que tem ficar decidida neste jogo". Jesualdo Ferreira espera "por um Desportivo das Aves a jogar de forma aberta e a dividir o jogo", o que na opinião do treinador pode "tornar o encontro numa partida interessante e que lhes poderá dar mais chances".

Os minhotos vêm de uma derrota para o campeonato frente ao Belenenses, mas Jesualdo Ferreira disse que "não se sente mais pressionado", e que até "lida bem com a pressão".

O Sporting de Braga ainda está em três provas (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga), e Jesualdo Ferreira quer "manter as portas abertas em todas as competições", apesar de reconhecer que "são provas difíceis", garantido que não há uma prioridade definida, mas que "é preciso fazer um gestão cuidada e rigorosa".

RR

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «A nossa responsabilidade é mais acentuada»
Na antevisão do jogo com o D. Aves


Jesualdo Ferreira disse esta quarta-feira, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo dos quartos de final da Taça de Portugal diante do Desportivo das Aves, que o Sp. Braga tem mais responsabilidade em vencer o jogo. O técnico dos minhotos referiu ainda que lida bem com a pressão dos resultados, isto depois da derrota em Belém no passado fim de semana.

O treinador dos arsenalistas espera um jogo dividido com o Aves, da II Liga, a disputar o jogo com o Sp. Braga: «Espero um adversário a dividir o jogo connosco, porque assim pode criar-nos mais dificuldades e deixar uma boa imagem».

Jesualdo Ferreira espera também intensidade e rigor dos seus pupilos, referindo que há maior responsabilidade do lado do Sp. Braga: «O Braga quer chegar às meias-finais. A nossa responsabilidade é bem mais acentuada e obriga-nos a uma prestação muito positiva, jogando com rigor, intensidade e ambição».

Com apenas um empate nas duas últimas jornadas da Liga, o Sp. Braga volta a estar sobre pressão. Jesualdo diz já estar habituado: «Lido bem com a pressão, no campeonato as coisas estão difíceis desde o seu início. Ainda está tudo em aberto: estamos nos quartos-de-final da Taça de Portugal e nas meias-finais da Taça da Liga», disse.

Para além das ausências já esperadas de Rúben Micael e Éder, Joãozinho é baixa confirmada e Rafa está em dúvida para a recepção ao Desportivo das Aves: «O Rafa treinou durante a semana num ritmo baixo depois de ter levado uma pancada forte. Veremos se amanhã estará em condições para jogar».

Sp. Braga e Desportivo das Aves medem forças pelas 21horas desta quinta-feira no Estádio Municipal de Braga. Em discussão está o acesso às meias-finais da Taça de Portugal.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

"O Braga quer chegar às meias-finais"
O jogo entre Braga e Aves tem início marcado para as 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.

Jesualdo Ferreira disse hoje que a responsabilidade do Sporting de Braga é "bem mais acentuada" do que a do Desportivo das Aves, da II Liga, com quem disputa quinta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de futebol.
O treinador dos minhotos disse esperar "um jogo muito difícil" frente a uma equipa que vai lutar durante 90 minutos por um objetivo que "não está muito à mão das equipas ditas modestas".
"O Braga quer chegar às meias-finais e a nossa responsabilidade é bem mais acentuada, obriga-nos a uma prestação muito positiva, jogando nos limites do rigor e da intensidade", afirmou na antevisão da partida.
Depois da derrota diante do Belenenses, domingo, na 17ª jornada do campeonato (2-1), Jesualdo Ferreira admite que a pressão tenha aumentado para a equipa, mas defendeu que o jogo de  quinta-feira é "completamente diferente".
"Pressão sobre mim não há problema que eu lido bem com ela", disse.
Notou que o Desportivo das Aves, sétimo classificado da II Liga (os bracarenses ocupam a mesma posição na I Liga), é uma "equipa experiente, que tem vindo a fazer bons resultados ultimamente e que vem com uma motivação diferente, já que este é um jogo que se define em 90 minutos, eventualmente prolongamento e penáltis, mas não há pontos envolvidos".
O técnico espera um adversário a dividir o jogo com o Braga, até porque, "muitas vezes, não é só o resultado que conta, também está em jogo a imagem de uma equipa que está nos quartos de final de uma Taça de Portugal".
Vencer a Taça de Portugal, ou mesmo ser finalista vencido (se perder com o futuro campeão nacional), confere vaga nas competições europeias, meta teoricamente mais difícil de alcançar via campeonato, uma vez que existe um lote de várias equipas a lutar por esse objetivo.
Contudo, Jesualdo Ferreira não estabelece prioridades nem fecha as portas a nenhuma competição em que os "arsenalistas" estão inseridos (também a Taça da Liga).
"São as três difíceis de conseguir, mas estamos num patamar em que está tudo em aberto. Na Liga as coisas não estão fáceis para o Braga, mas não estão desde o início. Queremos manter as portas abertas e, para isso, temos que fazer uma gestão cuidada dos jogadores porque temos alguns problemas", disse.
Rafa está em dúvida depois de ter saído tocado do último jogo, mas ausência certa é a de Joãozinho, que contraiu uma rotura muscular.
A lesão do defesa esquerdo "surge pelo facto de ter estado muito tempo parado e de ter entrado e feito uma série de jogos  seguidos", revelou o treinador.
O jogo entre Braga e Aves tem início marcado para as 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Jesualdo Ferreira: «Vimos de uma derrota, mas são competições diferentes»

O treinador do SC Braga analisou em perspetiva o jogo da Taça de Portugal, frente ao Desportivo das Aves, falou de «responsabilidade acrescida» da sua equipa e garantiu que lida bem com a pressão que recebe pelos maus resultados.

«Eu lido bem com a pressão sobre mim, sempre lidei. Temos tido problemas desde o início do campeonato e conseguimos sempre encontrar soluções, por isso o jogo com o Belenenses não traz mais pressão porque são competições completamente diferentes», considerou, em conferência de imprensa.

Jesualdo Ferreira tem sido noticiado como alvo principal do desagrado do presidente, pelo sistema usado com dois médios de características mais defensivas, tema também debatido na conferência de imprensa.

«Para mim, o médio defensivo é o primeiro a ter que ter uma leitura ofensiva na construção de jogo. No entanto, as análises feitas depois são sempre mais fáceis de fazer. As minhas decisões são tomadas antes», analisou, antes de se pronunciar sobre o duelo frente aos avenses.

«Conto com um Desportivo das Aves a jogar de igual para igual e com vontade de surpreender, o que tornará a partida interessante. Nós queremos estar nas meias-finais da Taça de Portugal e temos uma responsabilidade acrescida em relação ao Desportivo das Aves. Teremos que jogar nos limites da intensidade para vencermos um jogo que se definirá em 90 minutos», atirou.

A intervenção do técnico ficou também marcada pela confirmação da ausência de Joãozinho «por algum tempo», já que o lateral se lesionou no Restelo e a situação inspirou desde logo cuidados redobrados.

ZEROZERO