News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/01

Started by JotaCC, 29 de January de 2014, 08:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Ordem para manter o nível em Belém

O plantel do Sp. Braga prepara a deslocação ao Restelo à porta fechada. Pela frente, novo duelo com o Belenenses, agora para o campeonato, agendado para o próximo domingo, às 16.15 horas. Jesualdo Ferreira conta apenas com duas baixas no grupos, os internacionais Ruben Micael e Éder.
De resto, o grupo está na máxima força e motivação, aumentada após a goleada, por 5-0, no passado sábado, para a Taça da Liga, que encheu de orgulho os adeptos bracarenses. No entanto, a equipa do Sp. Braga sabe, certamente, que vai encontrar no Restelo, um Belenenses de orgulho ferido e disposto a limpar a imagem deixada no AXA. Por outro lado, a posição periclitante do clube de Belém na Liga —13.º lugar com os mesmos pontos que o penúltimo Olhanense e apenas mais dois que o lanterna vermelha, P. Ferreira — antevê disputa acesa pelos pontos da 17.ª jornada.

Melhor que ninguém, a experiência de Jesualdo Ferreira é importante esta semana, na preparação do Sp. Braga, no sentido de deixar o alerta ao grupo arsenalista para uma 'desforra' que vai haver em Belém, e para que os jogadores não se deixem enganar que vai ser fácil conquistar o objectivo da vitória.
O crescimento da equipa nos últimos jogos é notório, também fruto da subida de produção de vários jogadores, como Pardo, Luiz Carlos, Custódio, o médio criativo Rafa, o próprio capitão Alan, e a excelente integração, rápida e determinante, do avançado romeno Rusescu que acrescentou a 'ponta final' desejada à equipa do Sp. Braga, tantas vezes reclamada por Jesualdo em partidas anteriores, onde os resultados não bateram com a qualidade de jogo e com as oportunidades de golo construídas.
A época vai entrar numa fase decisiva no campeonato, na luta pela Europa, objectivo onde existe forte concorrência na Liga e que promete aumentar nos próximos jogos, sem esquecer que o Sp. Braga também em boa posição nas meias-finais da Taça de Portugal e Taça da Liga, objectivos que podem valer os títulos desejados pelo clube. Manter, por isso, o nível no próximo jogo em Belém, será um bom indicador do Sp. Braga para impor, de vez, respeito aos adversários.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Falhou acordo por Erick Moreno
SAD TENTOU CONTRATAR AVANÇADO DA EX-EQUIPA DE MONTERO

A poucos dias de fechar o mercado de transferências, a SAD arsenalistas tentou contratar um dos avançados que segue com atenção há mais tempo. Erick Moreno joga no Millonarios da Colômbia, antiga equipa do agora sportinguista Fredy Montero, mas a proposta apresentada não agradou aos responsáveis do emblema sul-americano.

Com 22 anos, o jovem avançado é visto como uma das maiores promessas do futebol colombiano, à semelhança de Pipe Pardo, e os arsenalistas queriam segurá-lo também a pensar no futuro. Neste momento, Jesualdo conta com Rusecu em grande forma e via com bons olhos a chegada de mais um homem-golo, mesmo tendo no plantel Edinho e Éder, este último ainda a recuperar de uma operação. Apesar do fracasso negocial, é provável que António Salvador volte à carga, sabendo que deverá precisar de, pelo menos, 600 mil euros para convencer o Millonarios.

Pretendentes

Desde que começou a marcar golos – esta época foram 15 –, Erick Moreno habituou-se a ver o seu nome associado a diversos clubes. Primeiro foram sul-americanos a avançar com propostas, caso do Estudiantes, da Argentina. O Puebla, do México, também mostrou interesse, mas cedo desistiu de o contratar quando surgiram rumores de que o avançado estava a caminho da Europa:West Ham, Club Brugge, Génova e, mais recentemente, o Besiktas foram outros nomes que vieram à baila. Quanto a números, apenas se sabe que os turcos tentaram segurar Erick Moreno por empréstimo, a troco de 300 mil euros.



José Pékerman vem ver Pardo
EXTREMO NA ROTA DA SELEÇÃO

A promessa já estava feita e o selecionador da Colômbia vai mesmo cumprir a palavra. José Pékerman tinha planeado viajar até Portugal para ver Pipe Pardo, em princípio durante este mês de janeiro, mas acabou por adiar a observação para março, altura em que o extremo arsenalista estará em campo com outro colombiano que também poderá entrar nas contas da Seleção:Fredy Montero.

Assim, na 21.ªjornada da Liga, o camarote do Estádio José Alvalade terá um espectador muito especial. Pékerman sabe que Pardo leva quatro golos marcados nos últimos sete jogos e, sem Falcão, o ataque precisa mesmo de sangue novo.

Dabó renova no próximo mês

Já só falta colocar o preto no branco. Tomás Dabó vai, finalmente, renovar contrato com os arsenalistas, após alguns meses de negociações. O empresário do lateral-direito da equipa B, que Jesualdo Ferreira lançou na formação principal, esteve, na semana passada, reunido noAxa e chegou a acordo com a SAD.

A assinatura do contrato apenas foi adiada para o mês de fevereiro para não atrapalhar a azáfama habitual dos últimos dias do mercado de transferências.

RECORD

JotaCC

"TENHO A AMBIÇÃO DE IR AO MUNDIAL"
A metamorfose de Pardo está em marcha. O extremo do Braga tão depressa entusiasmou pela potência e velocidade como desiludiu pelas arrancadas sem nexo ou as perdas de bola infantis. Foi nesta encruzilhada que apareceu Jesualdo Ferreira a iluminar-lhe o espírito, enquadrando-o da melhor forma possível num surpreendente ataque arsenalista. E o melhor ainda estará para vir.



Concorda com a imagem de que no começo da época fazia lembrar uma locomotiva desgovernada?
Vim para Portugal cheio de ambição e com muita vontade de corresponder às expectativas da direção do clube. Só que nem tudo saía direito, porque vim de um futebol diferente. Deparei-me com um campeonato mais competitivo e muito mais rápido, cheio de equipas fortes. Fiz os possíveis por preparar-me bem para tudo isto, tanto do ponto de vista mental como físico.

Jesualdo Ferreira tem sido o maquinista que lhe faltava?
Sinto-me mais forte e completo graças aos seus ensinamentos. Ajudou-me a corrigir alguns erros: melhorei ao nível do posicionamento em campo e faço os possíveis por perder menos vezes a bola. Por outro lado, transmite-me grande confiança, de modo a acreditar mais nas minhas capacidades e a arriscar no um contra um. Contabiliza seis golos e algumas assistências.

Esta performance já era habitual na Colômbia, ao serviço do Independiente Medellín?
Gosto de fazer bem as coisas, de ser útil no ataque. Sempre tentei fazer golos e servir os meus companheiros da frente.

O que custou mais: adaptar-se ao futebol português ou lidar com a responsabilidade de ter sido a contratação mais cara do Braga no último verão?
Custaram as duas coisas. Tive de crescer e adaptar-me rapidamente à equipa. Sempre tive a noção das responsabilidades e, por isso, apliquei-me desde o primeiro dia. Pude contar, todavia, com a ajuda dos meus companheiros. Fui bem recebido por todos. Tive o cuidado de perceber bem as características de todos, de modo a tirar o máximo partido das minhas potencialidades. Esta época já atuou nas alas, como ponta de lança e até como 10.

Em que posição se sente mais à vontade?
Sinto-me bem em qualquer zona do ataque. É claro que o meu forte é desenvolver jogadas pelos flancos. No entanto, o míster Jesualdo Ferreira entendeu que seria bom para mim aprender a atuar noutras posições com a mesma facilidade com que jogo como extremo. Têm sido boas experiências, ajudam-me a ser um jogador mais completo.

O Mundial é uma meta possível no seu caso?
Tenho lutado por isso e não perco a esperança. Vou continuar a trabalhar no duro; se tudo correr bem, esta época, tudo é possível. Tenho essa ambição de vestir a camisola da Colômbia no Mundial. Se não acontecer, não haverá problema: vou continuar a trabalhar com o mesmo entusiasmo, sem desistir da seleção.

Tem recebido sinais de que esse grande momento poderá acontecer?
Ainda não. Imagino que o selecionador já tenho visto alguns dos meus jogos e que ainda vai assistir a mais.


"Alcançar as finais e ganhar"
Taça de Portugal ou Taça da Liga, tanto faz. Aos poucos, o Braga aproxima-se das finais e o extremo só quer juntar um troféu à sua estreia em Portugal O título de campeão na Colômbia conquistado em 2009 já sabe a pouco. Realizado o sonho de jogar na Europa



O Braga está bem encaminhado nas Taças e os sorteios dos jogos até foram favoráveis. Já se imagina a ganhar um troféu esta época?
Deus queira que isso aconteça. Estamos a trabalhar para alcançar as finais e depois ganhar, como já aconteceu na época passada. No campeonato está a ser relativamente difícil a recuperação, rumo aos lugares europeus...
Passo a passo, chegaremos lá. Estamos a ganhar ritmo e confiança. Os bons resultados têm aparecido e, por isso, estamos animados.

Atendendo a que o arranque do Braga foi bom, houve algum deslumbramento da parte dos jogadores
O que importa é que a equipa está unida como uma família. Os jogadores são solidários e verdadeiros guerreiros em campo. Vamos manter essa atitude até ao fim do campeonato. Vamos manter essa atitude até ao fim.



"Com Rafa é muito fácil"
Colombiano saúda o sub-20 e garante que ambos puxam para o mesmo lado

O tempo e os jogos provam que Pardo e Rafa podem jogar juntos. Aliás, é o próprio Pardo que se diz admirador das qualidades do jovem atacante. No pior período de forma, perdeu o lugar para Rafa, que tem sido um dos destaques da equipa.

Deixou de contar, de vez, como opção para o flanco esquerdo?
Todos têm as mesmas hipóteses, até porque temos instruções no sentido de trocarmos de posições ao longo de um jogo. O objetivo é retificar posições, dar equilíbrio à equipa com compensações. Quem está na direita, tem total liberdade para aparecer no flanco esquerdo ou vice-versa. Tudo isso causa desequilíbrios às defesas contrárias. Quanto ao Rafa, é sem dúvida um bom jogador e aproveitou muito bem as
oportunidades que lhe deram. Está a fazer um grande trabalho, mas não há posições rígidas no ataque. Já conversámos sobre o assunto e temos a noção de que somos tão importantes como fortes nas alas. Não há nenhum problema.

O ataque do Braga, em formato carrossel, chegou a causar alguma estranheza aos jogadores?
Não me parece, porque a intenção do treinador é aproveitar as características de todos. Estamos a falar de grandes jogadores, muito inteligentes e dotados de grandes atributos técnicos. O resultado final é sempre muito complicado para os nossos adversários.

Tudo se torna mais simples quando Rafa está em campo?
Sim. É muito fácil combinar jogadas com ele, tanto nos jogos como nos treinos. Conversamos muito e estamos cada vez mais focados em ajudar a equipa.

E o que ganhou o ataque do Braga com a chegada de Rusescu?
É um grande avançado, muito eficaz na finalização. Deu mais confiança à equipa e tem sido uma grande ajuda, até para a defesa. Não pára um minuto e, por isso, abre muitos espaços para os extremos. Só temos de explorá-los com velocidade e potência.


"Falcao disse que Jesualdo foi o seu melhor treinador"
Na visita ao compatriota, Pardo recebeu as melhores indicações

Antigo companheiro de Montero e de Jackson, Pardo falou sobre os dois compatriotas que têm sido apontados como potenciais titulares da Colômbia no Mundial'2014, caso Falcao não recupere a tempo.

Na visita que fez a Falcao, do que conversaram?
Foi muito bom. Recordámos a nossa infância na Colômbia. Lembro-me de ele ajudar o seu pai numa escola de futebol, ensinou-me muitas coisas. Depois, subiu na carreira... Faloume também do míster Jesualdo Ferreira. Disse-me que aprendeu muito com ele e que eu devo aproveitar bem poder trabalhar com um treinador tão experiente. Disse mesmo que Jesualdo Ferreira foi o melhor treinador que teve em Portugal e o melhor da carreira. Está-lhe muito grato. Foi muito bom esse testemunho.

Será um rombo irreparável na seleção da Colômbia se Falcao falhar o Mundial?
Será uma situação muito difícil, mas ele não perde a fé. Está muito animado e acredita que se apresentará recuperado a tempo de participar no Mundial. A Colômbia tem grandes jogadores, mas a ausência de Falcao será sempre uma baixa demasiado grande. Será Deus a decidir.

Quem poderá substituí-lo melhor: Jackson Martínez ou Fredy Montero?
São avançados excelentes, mas diferentes. Curiosamente, estão empatados no número de golos no campeonato... Caberá ao selecionador da Colômbia decidir, não eu.

O que recorda dos tempos ao lado de Montero e Jackson?
Primeiro, fui companheiro do Montero no Deportivo de Cali. Disputámos juntos umas quatro partidas. Mais tarde, joguei ao lado de Jackson no Independiente de Medellín. No Cali, estava no começo da carreira de profissional de futebol. Era um jovem de 16 ou 17 anos. Quando cheguei ao Medellín, era um jogador mais experiente e com mais nome na Colômbia. As coisas saíam melhor.

Os golos de Montero em Portugal são uma surpresa?
Não. Fez muitos nos Estados Unidos e está aproveitar bem esta passagem por Portugal.


Cabedal deve-se ao "trabalho"
Protegido por uma armadura de músculos, extremo trabalhou a potência e a velocidade

Quando representava o Deportivo de Cali, chegou a ser um avançado. Por que razão se transformou num extremo?
Isso aconteceu pela primeira vez nos sub-20 da Colômbia. Havia muitos avançados e o treinador resolveu colocar-me na posição de extremo. Deu resultado de tal forma que acabei por jogar mais vezes nessa posição ainda no Cali do que como avançado. Foi já na condição de extremo que me transferi para o Independiente de Medellín, encontrando lá, por exemplo, o Jackson Martínez. Não houve qualquer problema de coexistência entre nós. Agustín Garizábalo, o olheiro que o indicou ao Cali, contou que levava tudo à frente quando apenas tinha 14 anos.

Esse poder físico deve-se a muitas horas no ginásio?
É uma característica minha, mas também é reflexo de uma alimentação adequada e do trabalho. Julgo que o facto de ter atuado em divisões secundárias na Colômbia também ajudou a ganhar potência e velocidade. O que disse o Agustín era verdade: eu tentava resolver tudo sozinho. Agora já não sou ass i m, combino mais com a equipa.

Acha que hoje poderia estar mais valorizado se continuasse a jogar como ponta de lança?O Braga interessou-se por mim na qualidade de extremo, não foi?
Gostaram das minhas características. Foi por isso que tive a oportunidade de vir para Portugal. Nesta altura, posso dizer que jogo na posição em que melhor me sinto.



Quintero mantém "confiança em alta"

A áurea de craque de pouco tem valido para Quintero. Ao serviço do FC Porto, o médio-ofensivo colombiano tarda em afirmar-se como titular indiscutível e o próprio jogador chegou a admitir publicamente em dezembro que a melhor solução para o seu caso seria sair em busca de melhor sorte e de maior exposição, porque o Mundial do Brasil está mesmo à porta. Amigo do jogador portista, Pardo garante, porém, que os planos mudaram. "Mantém a confiança em alta. Ele acredita que ainda pode triunfar", revela o atacante bracarense, embora sem encontrar uma explicação plausível para os sucessivos eclipses de Quintero. "É difícil. O Quintero é um bom jogador, trabalha muito e já não está em formação. Tudo depende agora do treinador", analisa.


ERICK MORENO ELOGIADO

Apontado como alvo do Braga, o avançado Erick Moreno, do Millonarios (Colômbia), é tudo menos alguém desconhecido para Pardo. Sem entrar em grandes pormenores, o extremo dá conta de um "grande jogador". "Nunca falei com ele, mas já o vi jogar e dizem-me que é uma excelente pessoa e um bom companheiro", assinala.

O JOGO

Ransick

Transferência de Diego Costa vai render autêntica fortuna


O SC Braga está na iminência de fazer um encaixe extraordinário com um jogador que há muito não faz parte do plantel: Diego Costa.

A pressão do mercado à volta do brasileiro do Atl. Madrid é intensa, com o Chelsea na linha da frente para garantir o concurso do jogador já a partir do verão - falou-se ontem em Espanha num acordo verbal já estabelecido entre o craque e o emblema orientado por José Mourinho -, e o Man. United a surgir na luta nas últimas horas.

No caso, o destino de Diego Costa não é o mais importante para o SC Braga. O que faz os olhos de António Salvador brilhar são os valores já especulados para o negócio - entre 40 e 50 milhões de euros -, isso porque os minhotos terão direito a 20 por cento de uma futura transferência.

Não é pouco. É um autêntico jackpot! Imaginando que Diego Costa é negociado pelo valor mais baixo, 40 milhões, o SC Braga receberá 8 milhões de euros, mais de metade do orçamento para o futebol profissional.

Atualmente, Diego Costa é o segundo melhor marcador do Campeonato espanhol, com 19 golos, a três de Cristiano Ronaldo. Disputado pelas seleções de Espanha e do Brasil (foi convocado pelas duas, mas a FIFA travou a sua chamada pela Roja), a cotação do atacante é nesta altura elevada, tão elevada como a probabilidade de a Gestifute, de Jorge Mendes, vender mesmo um dos ativos mais valorizados da empresa.

Aos 25 anos, o brasileiro atingiu o patamar de excelência que muitos lhe vaticinaram quando o seu passe foi vendido pelo SC Braga ao Atl. Madrid a troco de 3 milhões de euros. Na época, os minhotos tinham metade dos direitos económicos do futebolista, o resto estava nas mãos de investidores, mas asseguraram os tais 20 por cento numa futura transferência, além de terem garantido a permanência de Diego Costa até ao final desse ano no plantel. Passados sete anos, Salvador prepara-se para realizar novo encaixe recorde com um antigo ativo que chegou a Braga com 17 anos, quase no anonimato e sem rótulo de vedeta colado às costas.

ABOLA
"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"...

JotaCC

NAC regateia proposta do Partizan

O CAMPEÃO da Sérvia já chegou a acordo com o Braga contratar Nuno André Coelho, mas o defesa central ainda pondera a mudança. NAC regateia a proposta salarial do emblema de Belgrado, que é pouco superior à que o jogador aufere no Minho.
O Partizan tem até à meia noite de depois de amanhã, até ao encerramento do mercado, para convencer o defesa de 28 anos a mudar de ares. O clube sérvio quer que a transferência (empréstimo por quatro meses, com opção de compra) se concretize imediatamente, a tempo de incorporar o jogador no estágio, a realizar em fevereiro, na Turquia, durante a paragem de inverno da liga sérvia.
Além das condições salariais, outro fator pode apressar a saída. NAC perdeu terreno nas escolhas de Jesualdo Ferreira e procura o relançamento da carreira.

JN

JotaCC

SAD negoceia com Érick Moreno

O seu nome foi ventilado para o SC Braga na semana passada, mas agora é seguro que Érick Moreno, avançado colombiano de 22 anos, do Millonarios, é a prioridade dos minhotos para reforçar o ataque, estando em marcha negociações entre a SAD e o representante do atleta.

Um dos obstáculos a saltar é o contrato que liga o jogador ao Millonarios e que termina em dezembro de 2014. O outro problema é a forte cobiça de que Érik Moreno é alvo de mercados com mais poder económico como a Turquia (Besiktas) e o México (Puebla), sem esquecer o Médio Oriente, embora essa seja uma opção desportivamente menos aliciante para o colombiano.

O facto de o SC Braga já estar na fase de negociação deixa pelo menos a perceber que até ao fecho do mercado, a 31 de janeiro, o clube tudo fará para assegurar o concurso de um avançado que em 49 jogos no Millonarios marcou 15 golos. David Rodriguez, 27 anos, do Celta de Vigo, é alternativa caso Moreno não acerte com o SC Braga.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Produção ofensiva ao nível das ambições
NÚMERO DE GOLOS DUPLICARAM NOS ÚLTIMOS 8 JOGOS


Há pouco mais de dez dias, o lateral-esquerdo Joãozinho não teve pejo em reforçar as ambições do Sp. Braga para a presente temporada. A subida de forma da equipa levou o jogador a assumir publicamente a intenção de ainda chegar ao 3.º lugar do campeonato e de vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga. No final, Jesualdo Ferreira poderá não dar todas estas alegrias aos adeptos, mas a verdade é que a recente produção ofensiva permite sonhar cada vez mais alto. O número de golos marcados (20) nos últimos oito jogos impressiona e só está ao alcance dos maiores colossos europeus, como Barcelona (23), Bayern Munique (23) ou Manchester City (28). Em Portugal, só o FCPorto fez melhor (25), mas Benfica (18) e Sporting (13) ficaram bem atrás.

RECORD