News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/01

Started by JotaCC, 23 de January de 2014, 07:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga: uma solução dentro de casa

Núrio Domingos Matias Fortuna, 18 anos, ainda é júnior mas já desponta na equipa B do Sporting de Braga. Numa altura em que o clube está no mercado em busca de um lateral para colmatar a saída de Elderson, há quem aponte o jovem natural de Angola como uma promessa de futuro, face a evolução que tem demonstrado. Na presente temporada Núrio já foi chamado a 14 jogos da equipa B, tendo ainda participado em alguns desafios no nacional de juniores. O jovem futebolista chegou a Braga na época de 2012/2013, oriundo do Sporting CP, onde completou três temporadas. E em Braga "apresenta uma notável evolução", sendo assim definido por aqueles que estão mais ligados ao futebol de formação do clube.

Atento ao valor do jovem futebolista, o empresário Jorge Mendes já se fez seu representante, sendo mais um atleta ligado à conhecida empresa Gestifute. Só falta aguardar pelo 'timing' de ver este jogador a actuar nos principais palcos nacionais. Paciente, Núrio espera pela oportunidade sem acelerar os processos normais no seu crescimento como jogador. "Ainda sou júnior e o primeiro pensamento passa por ganhar o meu lugar na equipa B. É claro que gostava de chegar à equipa principal, é uma ambição, mas em primei ro quero ganhar um lugar na equipa B. Esse é o primeiro objectivo", salientou o atleta, ontem, depois do ensaio realizado no duelo com a equipa angolana do Sagrada Esperança. Até ao momento Núrio ainda não fez parte dos contemplados por Jesualdo Ferreira para jogar na equipa B, admitindo o futebolista que "seria uma grande felicidade", mas faz questão de focar que "o primeiro objectivo é ajudar a equipa B", por forma a evitar dar um passo maior que a perna.

Contente com o decurso da época desportiva, onde agradece "o apoio que o staff do Braga" tem demonstrado, Núrio tem ainda a responsabilidade acrescida de ser um jogador que é representado por Jorge Mendes, o conhecido empresário de futebolistas com maior dimensão. "Desde o ano passado que sou representado pelo Jorge Mendes e ele tem-me ajudado muito, é claro que isso é muito bom", confere o atleta do Sporting de Braga. A juntar a tudo isto está ainda o processo de naturalização portuguesa que está em curso, sendo um desejo do próprio jogador. O atleta assume que a documentação está a ser "tratada" pelos encarregados de educação e aguarda por se naturalizar português até para representar a selecção nacional.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Besiktas aproxima-se de Nuno André Coelho
PORTA DE SAÍDA DO CENTRAL MAIS ABERTA

Nuno André Coelho pode mesmo rumar ao Besiktas, juntando-se aos portugueses Manuel Fernandes e Hugo Almeida. O defesa-central conhece o teor de uma abordagem nesse sentido, mas é o próprio empresário, Nélson Almeida, a registar que "não há uma proposta formal".

De qualquer forma, o representante do jogador reconhece que "o campeonato turco é muito mais interessante", isto tendo como comparação a Sérvia, primeira hipótese a surgir e com o Partizan a avançar com um pedido de empréstimo do defesa de 28 anos que foi "prontamente recusado", segundo reforça Nélson Almeida. A única certeza que existe neste momento é que o Sp. Braga está aberto a uma negociação, em função do elevado número de centrais que estão no plantel. Além de Nuno André Coelho, há Aderlan Santos, Sasso e Paulo Vinícius, o quarteto do início da época, mas agora com as novidades de André Pinto e Kadu, dois reforços de janeiro.

RECORD

JotaCC

HÁ DOIS CANDIDATOS NA MIRA DO PROFESSOR
NÚRIO E DIOGO RIBEIRO>>Com apenas 18 anos, o lateral esquerdo angolano é titular indiscutível nos bês; o avançado marcou cinco golos nos últimos sete jogos



A forte aposta do Braga na equipa B já deu frutos esta temporada e promete continuar a fornecer trunfos à formação principal no futuro próximo. Desde que começou a época, já saltaram para a equipa de Jesualdo Ferreira Tomás Dabó, Hebert e Kappel e o filão de bons jogadores parece não ter fim, sendo Núrio Fortuna e Diogo Ribeiro os jogadores do momento dos bês. Oriundo da formação e ainda com idade de júnior, o lateral-esquerdo, de nacionalidade angolana, foi entrando pé ante pé na equipa e, quando a concorrência despertou, como o espanhol Brian Oliván (ex Barcelona), já era tarde de mais, tendo somado desde meados de outubro 13 jogos como titular. Se Núrio encanta pela forma como cavalga o corredor esquerdo, levando tudo à sua frente, Diogo Ribeiro tornou-se nos últimos sete jogos muito mais do que um avançado batalhador, a abrir espaços para os companheiros. O ex-Sporting despertou para os golos no "clássico" contra o FC Porto B, disparando mais quatro vezes a contar nas partidas seguintes.

Será que as faltas de um lateral esquerdo (partiu Elderson) e de um avançado (Éder continua lesionado) podem abrir-lhes, em breve, as portas da equipa principal? As respostas de ambos são diplomáticas. "O meu primeiro pensamento é ganhar um lugar na equipa B. Pouco a pouco, vou alcançando esse objetivo. Depois, no futuro, se verá, mas seria uma grande felicidade ser chamado à equipa principal", admite Núrio. Estreado por Jesualdo Ferreira no jogo com o Gafetense, para a Taça de Portugal, para atuar nos últimos sete minutos; Diogo Ribeiro, de 23 anos, não se dá por satisfeito. "Assumo que quero atingir a equipa principal. Se me chamarem já, sinto-me preparado. É uma decisão do treinador e da SAD. Até lá, estarei inteiramente focado ao serviço dos bês. Vou continuar a trabalhar com afinco, de modo a marcar mais golos", promete.
De volta à defesa, Núrio vai sonhando com os pés bem assentes na terra. Compreende-se, ou não fosse já representado pelo empresário Jorge Mendes, o mesmo de Cristiano Ronaldo, estando em curso o processo da sua naturalização para poder ser chamado aos sub-20 de Portugal. "É uma responsabilidade grande, mas tenho sido muito ajudado pela equipa técnica", sublinha.


A AVALIAÇÃO DE ARTUR JORGE
"Núrio é agressivo"

"O Núrio é uma aposta ganha em relação ao que é o projeto da equipa B. Estava a sobressair na equipa júnior e, face ao seu desempenho, foi chamado aos bês. Tem demonstrado uma evolução significativa, estando por isso mais forte, beneficiando da maior competitividade da II Liga. Tem grande margem de progressão e demonstra ser um jogador muito agressivo a defender. Por outro lado, é muito oportuno a incorporar-se nas ações ofensivas, demonstrando quase sempre grande competência e eficácia. Tem estado a umnível muito bom. Como é muito novo, no futuro poderá acrescentar maturidade ao seu jogo. Bate-se muito bem, incluindo no jogo aéreo, pelo que a margem de progressão é enorme".


"Diogo está mais eficaz"

"Sendo um trabalhador incansável e jogador muito voluntarioso, o Diogo Ribeiro nunca vira a cara à luta. Pode mesmo catapultar uma equipa pela forma combativa como aborda cada jogo. Joga desta forma, porque treina assim. Tem conseguido estar mais eficaz na finalização e, naturalmente, isso deixa-o mais motivado e mais capaz para cada jogo. Deve fazer os possíveis por controlar melhor a ansiedade, porque vive intensamente o jogo. Precisa muito de estímulos, sobretudo dos golos. É disso que umavançado vive e, felizmente, neste momento atravessa uma fase muito boa. É muito forte a jogar de costas para a baliza, movimentando-se bem na zona de finalização".



BESIKTAS QUER CONTRATAR NAC ATÉ DOMINGO

A transferência de Nuno André Coelho para o Besiktas poderá concretizar-se já neste fim de semana. Gorada a contratação do inglês Lescott, pontualmente utilizado no Manchester City, o clube turco voltou-se para o central português no fim da semana passada e, de acordo com o jornal Milliyet, pretende fechar negócio dentro de três dias. Já o sítio Tutto Mercato voltou a dar conta do interesse dos minhotos no avançado Rodrigo Aguirre, do Liverpool de Montevideo, cobiçado ainda pelo Torino, Udinese e Mónaco. No verão, o uruguaio chegou a ser dado como reforço do FC Porto.



CENTRAL PEDRO EIRA REGRESSA À BASE

Emprestado no começo da época ao Tirsense, Pedro Eira regressou a Braga para incorporar a equipa B. O afastamento de Artur Jorge, por lesão, e a cedência de Hebert ao Piast (Polónia) abriram vagas na defesa e o técnico José Alberto Costa optou pelo regresso do central de 19 anos. Ontem, Eira já entrou em ação num particular com o Sagrada Esperança (Angola), disputado em Fão, vencido pelos arsenalistas (3-0), com golos de Xeca, Diogo Coelho e um autogolo de um adversário.



CLUBES NEGAM TER QUOTAS EM ATRASO
Presidente da AG da Liga, Carlos Deus Pereira, alega falta de quórum por considerar que apenas seis dos 14 clubes requerentes cumprem os requisitos exigidos pelos regulamentos

O presidente da Assembleia Geral da LPFP, Carlos Deus Pereira, indeferiu o pedido de uma Assembleia Geral para destituição com justa causa do presidente Mário Figueiredo, alegando falta de quórum por apenas seis (Académica, Estoril, FC Porto, Belenenses, V. tas vencidas" na altura do requerimento. Três destes clubes contestam esta decisão garantindo ter as quotas em dia. O Braga, por exemplo, assegura ter pago adiantado a de janeiro. Os bracarenses lamentam que "o presidente da assembleia geral esteja mais preocupado em evitar, de todas as formas, que os clubes s e pronunciem em local próprio do que zelar pelos interesses daqueles que são a razão da existência da LPFP". No comunicado divulgado, o Braga aproveita para questionar "qual é o prémio que a LPFP vai atribuir na Taça da Liga, para que os clubes não sejam desagradavelmente surpreendidos, como foi o Braga, na época passada, quando venceu a prova".

Contestação Clubes signatários repudiam informação sobre quotas em atraso
Fonte do V. Setúbal adiantou a O JOGO haver "uma conta corrente em que é feito o acerto de contas" entre a Liga e os clubes, tal como José Eduardo Simões, presidente da Académica e um dos signatários do pedido de AG Extraordinária, justificou a 30 de novembro do ano passado.
"O Braga sempre foi um clube cumpridor com a LPFP como atesta o facto de ter liquidado a quota de janeiro muito antes da data
limite. Se há organismo que não cumpre os prazos estabelecidos para regularizar as suas obrigações
é a LPFP.
"O Tondela lamenta e repudia totalmente essa informação. É pura mentira e amanhã [hoje] alguém da Liga vai ter de explicar isso, porque sempre pagámos as quotas a tempo e horas e temos recibos a comprovar isso mesmo.

O JOGO

JotaCC

Rodrigo Aguirre está de volta ao radar dos arsenalistas

O avançado uruguaio Rodrigo Aguirre, do Liverpool de Montevideu, está de novo na rota do Braga. O dianteiro, de 1 9 anos, j á tinha s ido apontado aos guerreiros do Minho no último verão, então como empréstimo do F. C. Porto, que estaria interessado na contratação. A transferência não se concretizou, alegadamente devido a um problema cardíaco do jogador. A situação clínica terá evoluído favoravelmente, ao ponto de Aguirre ter voltado a jogar a bom nível e a marcar golos, despertando novamente o interesse de vários clubes.
Segundo o "Tutto Mercato", o Braga estará novamente interessado no avançado, que tem mercado em Itália (Udinese e Torino). Numa altura em que os problemas de saúde voltaram a atingir Éder, que anteontem foi operado e não voltará a competir pelo menos antes de março, o clube procura alternativas. Edinho deverá permanecer na equipa, como plano B do romeno Rusescu, que chegou este mês, por cedência dos espanhóis do Sevilha.
Entretanto, a equipa B do Braga venceu, ontem, o Sagrada Esperança, de Angola, 3-0, num jogo particular disputado em Fão, Esposende. Os golos da turma comandada por José Alberto Costa foram apontados por Xeka, Diogo Coelho e um autogolo de um jogador da equipa angolana, que está a estagiar em Portugal.

JN

JotaCC

Braga garante quotas em dia e critica Liga de clubes
O presidente da mesa da AG) da LPFP justificou o indeferimento do pedido de uma reunião magna para destituir Mário Figueiredo com o facto de haver clubes proponentes que não tinham as quotas em dia, sendo o Sporting de Braga um deles.

O Sporting de Braga garantiu esta quarta-feira ter as quotas em dia para com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a quem critica o modo de funcionamento e não ter ainda estipulado o prémio da Taça da Liga.
O presidente da mesa da Assembleia Geral (AG) da LPFP, Carlos Deus Pereira, justificou esta quarta-feira o indeferimento do pedido de uma reunião magna para destituir o presidente do organismo, Mário Figueiredo, com o facto de, entre outros, haver clubes proponentes que não tinham as quotas em dia, sendo o Sporting de Braga um deles.
Em comunicado, os minhotos garantem o contrário.
"O Sporting de Braga sempre foi um clube cumpridor com a LPFP como atesta o facto de ter liquidado a quota do mês de janeiro muito antes da data limite para o fazer. Infelizmente, o inverso já não é assim uma vez que, como podem atestar todos os clubes, se há organismo que não cumpre os prazos estabelecidos para regularizar as suas obrigações esse organismo é a LPFP", apontam.
O clube presidido por António Salvador "lamenta que o presidente da AG esteja mais preocupado em evitar, de todas as formas, que os clubes se pronunciem em local próprio do que zelar pelos interesses daqueles que são a razão da existência da LPFP".
"Por último, o Sporting de Braga gostaria de saber - à entrada para a última jornada da fase de grupos - qual é o prémio que a LPFP vai atribuir na Taça da Liga, para que os clubes não sejam desagradavelmente surpreendidos como foi o Sporting de Braga na época passada quando venceu a competição", conclui.

SAPO DESPORTO

JotaCC

SC Braga acusa Liga de faltar aos compromissos
O Sporting de Braga garantiu hoje ter as quotas em dia para com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a quem critica o modo de funcionamento e não ter ainda estipulado o prémio da Taça da Liga.

O presidente da mesa da Assembleia Geral (AG) da LPFP, Carlos Deus Pereira, justificou o indeferimento do pedido de uma reunião magna para destituir o presidente do organismo, Mário Figueiredo, com o facto de, entre outros, haver clubes proponentes que não tinham as quotas em dia, sendo o Sporting de Braga um deles.
Em comunicado, os minhotos garantem: "O Sporting de Braga sempre foi um clube cumpridor com a LPFP como atesta o facto de ter liquidado a quota do mês de janeiro muito antes da data limite para o fazer. Infelizmente, o inverso já não é assim uma vez que, como podem atestar todos os clubes, se há organismo que não cumpre os prazos estabelecidos para regularizar as suas obrigações esse organismo é a LPFP", apontam.
O clube presidido por António Salvador "lamenta que o presidente da AG esteja mais preocupado em evitar, de todas as formas, que os clubes se pronunciem em local próprio do que zelar pelos interesses daqueles que são a razão da existência da LPFP".
"Por último, o Sporting de Braga gostaria de saber - à entrada para a última jornada da fase de grupos - qual é o prémio que a LPFP vai atribuir na Taça da Liga, para que os clubes não sejam desagradavelmente surpreendidos como foi o Sporting de Braga na época passada quando venceu a competição", conclui.

RTP

JotaCC

Procura-se mais um avançado

Rodrigo Aguirre: o atacante uruguaio, de 18 anos, não é propriamente um jogador estranho para os bracarenses. Vinculado ao Liverpool de Montevideo, a jovem promessa sul-americana já no verão foi associado ao FC Porto e ao SC Braga, mas a transferência para Portugal terá ficado sem efeito devido a um problema cardíaco que lhe fora detetado e do qual parece já estar restabelecido.

Notícias provenientes de Itália, colocam os guerreiros novamente no encalço do esquerdino que é internacional jovem pelo Uruguai, apontando o emblema minhoto como o principal concorrente da Udinese (Itália) na corrida por esta contratação, embora o site Tutto Mercato desenhe os mais variados cenários, um dos quais a projetar igualmente o interesse do Mónaco. Seja ou não Aguirre o alvo prioritário dos bracarenses, é pelo menos consensual entre os responsáveis do clube a ideia de que é necessário contratar mais um avançado, pois a paragem de Éder prolongar-se-á no mínimo até março, depois da última cirurgia a que o internacional português foi sujeito há dois dias, para corrigir uma fissura no pé direito.

Pedro Eira volta à base

Formado nas escolas do clube (chegou ao SC Braga com 13 anos), Pedro Eira cumpriu, por empréstimo, a primeira metade da época no Tirsense, tendo entretanto recebido ordem para se juntar à equipa B. Já ontem o central integrou os trabalhos às ordens de José Alberto Costa, participando no jogo amigável com os angolanos do Sagrada Esperança, concluído com triunfo (3-0) arsenalista.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga: quer entrevistar Alan?
Envie uma pergunta para o jogador bracarense


Quer fazer uma entrevista a Alan, capitão do Sporting de Braga e um dos melhores jogadores da Liga? É fácil.

A partir deste momento pode enviar a sua pergunta para maisfutebol@iol.pt.

As melhores questões serão colocadas ao jogador do Sporting de Braga no início da próxima semana e publicadas na revista «Maisfutebol Total».

Alan é um dos melhores assistentes da Liga 2013/14, como poderá ver nesta tabela. Seis dos golos bracarenses na Liga foram inventados pelo capitão, que além disso marcou mais quatro. Ou seja, uma época ao mais alto nível, como nos tem habituado.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Nuno André Coelho prepara a despedida

Nuno André Coelho poderá já nem ir a jogo frente ao Belenenses. O central é desejado pelo Besitkas (Turquia) e os últimos relatos da Imprensa local dão conta de novos desenvolvimentos nas negociações com a SAD arsenalista, ao ponto de se escrever em território turco que a transferência do defesa poderá ficar concluída até amanhã.

Tudo se precipitou nas últimas horas: o Besiktas, onde jogam os internacionais portugueses Manuel Fernandes e Hugo Almeida, jogava em dois tabuleiros. Joleon Lescott, do Manchester City, e Nuno André Coelho emergiam como candidatos principais à vaga no eixo defensivo, mas a recusa do técnico Manuel Pellegrini em autorizar a venda/empréstimo do inglês, projetou o bracarense para o topo das prioridades.

Disposto a adquirir em definitivo o passe do defensor (o Partizan de Belgrado, da Sérvia, saltou fora do concurso pelos serviços de Nuno André Coelho precisamente porque o queria a título de cedência temporária), condição essencial para o SC Braga admitir potencial acordo, o Besiktas terá agora de acenar com números que satisfaçam por inteiro as exigências bracarenses. Até porque a receita proveniente da eventual venda do defensor terá de ser dividida com FC Porto e Sporting, que ainda detêm percentagem dos direitos económicos do jogador.

O facto de os guerreiros se terem reforçado com duas opções para a defesa (Kadu e André Pinto) nesta janela de transferências é o sinal mais evidente de que o futuro de Nuno André Coelho, cujo contrato expira em junho de 2015, dificilmente passará pelo clube arsenalista.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga denuncia incumprimento da Liga

O clube arsenalista assegura que liquidou a quota do mês de janeiro "muito antes da data limite para o fazer", enquanto acusa a Liga de não cumprir com os prazos e obrigações.

O Sporting de Braga garantiu na quarta-feira ter as quotas em dia para com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a quem critica o modo de funcionamento e não ter ainda estipulado o prémio da Taça da Liga.

O presidente da mesa da Assembleia Geral (AG) da LPFP, Carlos Deus Pereira, justificou o indeferimento do pedido de uma reunião magna para destituir o presidente do organismo, Mário Figueiredo, com o facto de, entre outros, haver clubes proponentes que não tinham as quotas em dia, sendo o Sporting de Braga um deles.

Em comunicado, os minhotos garantem o contrário: "O Sporting de Braga sempre foi um clube cumpridor com a LPFP como atesta o facto de ter liquidado a quota do mês de janeiro muito antes da data limite para o fazer. Infelizmente, o inverso já não é assim uma vez que, como podem atestar todos os clubes, se há organismo que não cumpre os prazos estabelecidos para regularizar as suas obrigações esse organismo é a LPFP", apontam.

O clube presidido por António Salvador "lamenta que o presidente da AG esteja mais preocupado em evitar, de todas as formas, que os clubes se pronunciem em local próprio do que zelar pelos interesses daqueles que são a razão da existência da LPFP".

"Por último, o Sporting de Braga gostaria de saber - à entrada para a última jornada da fase de grupos - qual é o prémio que a LPFP vai atribuir na Taça da Liga, para que os clubes não sejam desagradavelmente surpreendidos como foi o Sporting de Braga na época passada quando venceu a competição", conclui.

DN

Bruno3429

Manuel Mota no FC Porto-Marítimo e Marco Ferreira no Penafiel-Sporting
Por Redação 

O Conselho de Arbitragem anunciou, esta quinta-feira, as nomeações para os jogos da terceira e última jornada da derradeira fase de grupos da Taça da Liga.

As atenções estarão viradas para o Grupo B, no qual FC Porto e Sporting discutem a qualificação para as meias-finais da competição. Os dragões recebem o Marítimo com arbitragem do bracarense Manuel Mota, enquanto o Sporting joga em Penafiel estando a arbitragem a cargo do madeirense Marco Ferreira.

Também no sábado, no encontro entre o já apurado Benfica e o Gil Vicente, no Estádio do Restelo, estará o árbitro setubalense Bruno Esteves.

Lista de nomeações:

Sábado, 25 jan:
Beira-Mar - Estoril-Praia, Jorge Sousa (Porto)
Benfica - Gil Vicente, Bruno Esteves (Setúbal)
SC Braga - Belenenses, Duarte Gomes (Lisboa)
FC Porto - Marítimo, Manuel Mota (Braga)
Penafiel - Sporting, Marco Ferreira (Madeira)

Domingo, 26 jan:
Paços de Ferreira - Vitória Setúbal, Olegário Benquerença (Leiria)
Covilhã - Rio Ave, Cosme Machado (Braga)
Leixões - Nacional, Pedro Proença (Lisboa)

A Bola