News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

As assistências no AXA

Started by ric, 20 de January de 2014, 11:58

Previous topic - Next topic

ric

Amigos:

Ontem fiquei admirado com a moldura humana do AXA.
O dia era de festa, os sócios tinham direito a bilhetes extra (eu fiz a minha parte de entregar 2 ingressos a pessoas interessadas), o tempo não estava mal, a hora era excelente...
Resultado: 12 mil pessoas +/-

Se não tivéssemos as ofertas seriam 8/9 mil...

É para mim , cada vez mais evidente que estes 8/9 mil são, efectivamente, a massa "dos indefectíveis" do SCB. Não a vejo crescer apesar dos constantes apelos e operações de charme nas escolas.

Ora isto permite retirar algumas conclusões:

1- O clube não está a conseguir chamar adeptos/sócios para assistir aos jogos
2- Um período menos bom desportivamente tem, imediatamente, resultados negativos na assistência
3- as captações de sócios, muito jovens, se bem que perspectivando o futuro, não está a ser devidamente compensado com acções imediatas o que pode provocar algum esvaziamento a mádio/longo prazo

Vamos ver melhor estas questões:

A 1ª , tem a ver directamente com a postura do clube face á sociedade. A isto não pode estar alheio o fenómeno futebol em Portugal, com diferenças gritantes entre os de topo e...os outros.
Situações como as arbitragens e as injustilças da verdade desportiva, os horários dos jogos, a politica da transmissão televisiva, o abaixamento de competitividade, o aparecimento de inúmeros estrangeiros nas equipas que retraí algum "nacionalismo" são razões de um âmbito mais alargado. Mas que influenciam o Braga, claro. E contra isto, pouco ou nada se ouve o Braga bramir contra os poderes... vamos andando cantando e rindo num funeral que se vai arrastando há anos.
Internamente, o clube apesar de várias e ténues iniciativas de aproximação ainda não conseguiu "tocar" devidamente no coração dos bracarenses, mesmo aqueles que eram associados . A inexistência de um provedor de sócio e a consciência de que o associado é apenas "um cliente" ( e por vezes maltratado...)afasta pessoas que não se sentem identificadas com o clube. Qtas vezes ouvimos: "este não é o meu Braga...". O próprio dia de aniversário - pq não se fala do centenário ? - mostra o deserto de ideias em relação á cidade e região. Apesar de uma maior envolvência este ano (depois de 3 anos sem qq cerimónia), a cidade merecia um dia mais envolvente. Onde estavam as modalidades do clube? foram chamadas?o clube é só futebol? O associado que não recebeu emblema em que participou? que acção foi feita no centro da cidade na tal envolvencia entre clube e cidade??
Por outro lado, e apesar de ainda nada ter sido feito, a crise actual afasta milhares do futebol. O Braga não tem politivca de preços para desempregados e famílias 8apesar de alguns descontos nas cadeiras). Não será altura de se pensar seriamente nisto?


No segundo ponto, evidentemente que a reação é idêntica a outras colectividades mesmo as grandes. veja-se o sporting, um clube grande que tem mais sócios que a capacidade do seu estádio. Na época passada era o deserto. Hoje , com outros resultados a emoção é maior. O estádio enche. Em Braga passa-se o mesmo mas existem maneiras de contrariar este status quo. Como? maior intensidade de relacionamento entre futebolistas e população/ associados. O afastamento dos sócios dos treinos, a equipa a treinar longe e sem passar mensagem para o exterior tem a sua parte de responsabilidade. Quando é que um atleta do Braga prestou uma grande entrevista a um jornal? Qdo foi a última vez que JF ou um jogador estiveram nas televisões? qual a pressão que o clube faz para ter seus apoiantes nos N debates das televisões e radio?
Qtas vezes vemos os jogadores junto de eventos da cidade, falando com as pessoas, mostrando o seu lado humano? muito distanciamento entre os craques e ...o povo...

Por último, as presenças nas escolas... Apesar de serem das melhores coisas que o clube tem feito na propaganda e o seu objectivio apenasa ser visível daqui a alguns anos, parece-me que devíamos ser mais proactivos. Ao que me parece , os miudos ficam sócios, levam o cartão para casa e...pronto.
Falta manter a chama acesa. Qtas vezes viram se as escolas e os miúdos foram ao estádio? Organizaram-se algumas excursões ao estádio para jogos a horas decentes? Alguma vez os pais destes miúdos foram contactados incentivando-os a levarem os filhos? Deixa-se o evento ter grande significado mediático e termina-se a tarefa. Só que qq compendio de bom marketing diz que não se pode dar uma cenoura a um cliente sem o incentivar a procurar mais... Ou seja, não basta estas acções. é preciso dar continuidade a este projecto com maior assiduidade. Alguma vez se tentou ver quais as escolas que tiveram mais feedback? algumas vez se contactou a escola que teve o seu evento há 2 anos, por exemplo? por ano devemos ter 10 a 15 escolas visitadas. ...  é mto pouco. os futebolistas devem ser obrigados a fazer estes actos de charme todas as semanas. Com um plantel tão extenso podem repetir e incentivar estas visitas...

Bem, são algumas ideias que se ficam e que vieram "ao correr da pena"...

PAF

No caso de ontem eu que até vou passando pelo forum não fazia a mínima ideia que havia bilhetes grátis até por acaso ter lido no jornal já no sábado à noite!
Uma coisa simples como uma mensagem de telemóvel para os sócios resolvia o assunto e em casos como estes seria uma forma de divulgação fácil e barata.

Eu na minha área de amigos tenho notado um distanciamento de bastante gente do Braga, na ordem talvez das dezenas, alguns sócios que deixaram de o ser outros que iam com cartões de amigos, outros que iam ver um jogo ou outro e agora deixaram de ir.

Alguns que eram habituais emigraram também.
Nos sócios eu paguei 3 cadeiras e acho que este ano só num jogo fomos os 3! Um ou outro jogo como ontem vou levando alguém para ocupar o lugar.

A questão das escolas é importante, porque como dizes deram-se os cartões e acabou ali a ligação ao clube... desde aí a quase totalidade nunca mais ouviram falar do Braga, porque por exemplo os pais não são sócios nem vão ao estádio. Podia-se por exemplo enviar um bilhete duplo uma ou 2 vezes por época para pai e filho, bilhetes com cor diferente que só permitisse entrada em conjunto por exemplo.
Isto não resolvia o presente mas ajuda o futuro.

RKid

A principal razão da fraca média de espetadores no nosso estádio é o próprio estádio. Na generalidade dos adeptos, a  comodidade sobrepõe-se ao amor pelo clube e sejamos sinceros, de conforto o nosso AXA não tem nada. Quem o projetou , fê-lo com o intuito de criar uma obra de arte e não um estádio de futebol. Os acessos são vergonhosos, aquela escadaria toda é ridícula e já para não falar do frio e do calor que se vive nas devidas estações. Não passa de um mamarracho. 
Por fim, a atitude da equipa não merecem o esforço do adepto comum.

PS: Não nos podemos esquecer que os 10mil habituais desceram para uns 8mil muito por causa, também, da crise económica. Hoje em dia um simples euro vale muito.

sparta

Quote from: RKid on 20 de January de 2014, 15:08
A principal razão da fraca média de espetadores no nosso estádio é o próprio estádio. Na generalidade dos adeptos, a  comodidade sobrepõe-se ao amor pelo clube e sejamos sinceros, de conforto o nosso AXA não tem nada. Quem o projetou , fê-lo com o intuito de criar uma obra de arte e não um estádio de futebol. Os acessos são vergonhosos, aquela escadaria toda é ridícula e já para não falar do frio e do calor que se vive nas devidas estações. Não passa de um mamarracho. 
Por fim, a atitude da equipa não merecem o esforço do adepto comum.

PS: Não nos podemos esquecer que os 10mil habituais desceram para uns 8mil muito por causa, também, da crise económica. Hoje em dia um simples euro vale muito.

Completamente de acordo!!

A.COSTA

#4
Esta época está a ser muito má a diversos níveis.

A equipa está abaixo do que esperávamos. Foi eliminada à 1ª na Liga Europa e na Liga está muito mal, num miserável 7º lugar para quem tem este orçamento.

Os adeptos estão a abandonar o estádio e já nem com 'ofertas' lá vão. Lamentável. Recordando que muita gente vai de fora ver o Braga ao AxA a cidade de Braga está cada vez mais afastada da sua equipa de futebol. Ontem neste aspeto foi mau de mais para ser verdade.

Às vezes já nem consigo ouvir os habitantes da cidade onde moro, mas a verdade é que as assistências estão a diminuir de modo visível.

É urgente que a equipa retome os trilhos do sucesso. Muita gente só aparece para 'abanar a bandeira' no momento da vitória.

É urgente que a equipa denote alegria no relvado e lute até à exaustão pela vitória em cada jogo. É preciso alguém dar um murro na mesa....

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Anabela

O povo português gosta de de ver bom futebol e de equipas que ganham.
Na quarta feira, o meu local de trabalho tinha bilhetes grátis para o SCBraga-Beira Mar da Taça da Liga, para quem quisesse pegar e ir ao jogo. Resultado, os bilhetes foram todos para o lixo e o meu local de trabalho estava cheio de jovens que não quiseram saber do jogo pra nada!

Quanto ao jogo de ontem, passa-se o mesmo. Jogo sem interesse nenhum (para quem não é do SCBraga) e só vão aqueles que realmente estão sempre lá, faça sol ou chuva.

rpo.castro

Quote from: Anabela on 20 de January de 2014, 18:45
O povo português gosta de de ver bom futebol e de equipas que ganham.
Na quarta feira, o meu local de trabalho tinha bilhetes grátis para o SCBraga-Beira Mar da Taça da Liga, para quem quisesse pegar e ir ao jogo. Resultado, os bilhetes foram todos para o lixo e o meu local de trabalho estava cheio de jovens que não quiseram saber do jogo pra nada!

Quanto ao jogo de ontem, passa-se o mesmo. Jogo sem interesse nenhum (para quem não é do SCBraga) e só vão aqueles que realmente estão sempre lá, faça sol ou chuva.
Esse jogo também não é exemplo pela competição, horário e adversário.

A verdade é que o futebol do braga não empolga nem cria emoção. Para quem se habituou à champions, ver o que se transformou o Braga nos ultimos 2 anos é confrangedor.
Para a equipa ter apoio, ou puxa primeiro pelos adeptos, ou tem uma almofada de crédito, que esta "equipa" (diria mais JF) não tem. Só com vitórias é que se poderá fidelizar de forma eficaz (substancial)  novos sócios.

Mas os maiores problemas, são nacionais: a falta de cultura desportiva no país, e a troika dos metralhas.
Temos em Braga 2 equipas que já passaram pelo topo das suas ligas e andam a lutar taco a taco com os grandes: SCB/AAUM e ABC/UM e qual é o cenário? Desolador na maior parte dos jogos, com os do costume a assistir.
E retirando uma ou outra excepção, clubes de relevo e palmarés noutras modalidades não têm assistência digna.

O estádio é frio? BRAGA é que é fria, e chove em grande parte do inverno. O estádio 1º de maio era mais quente? É a banheira dos espanhois? O próprio Dragão.
São melhores em certos aspectos, como os bares no Dragão, que certamente não é isso que influencia a assistência.

No dragão é preciso subir uma porrada de degraus mesmo que fiquemos junto à linha. E estacionamento também não é coisa que abunde.

Por isso para conquistar adeptos/apoiantes:

-Praticar bom futebol, e subir um patamar competitivo;
-Melhores horários dos jogos;
-Dar seguimento às visitas às escolas (não basta entregar o cartão é necessário incentivar a ida aos jogos);
-Criar espirito corporativo: o clube não é só futebol. É necessário dar visibilidade às nossas modalidades e atletas;
-Criar maior ligação com a cidade: um triste exemplo são estas comemorações totalmente fechadas à sociedade extra-braguista. Deveriam existir acções de rua, promover contacto da população com atletas em jovial convivio. Fazer caminhadas, corridas, torneios de exibição nas ruas, tanto que pode ser feito por tão pouco...

Enfim gritar bem alto: Nós somos os Sporting Clube de Braga! Nós estamos aqui!
Quem não sente não é filho de boa gente.

Sérgio Gonçalves

E ir ao futebol é caro. Entre pagar lugar anual e quotas de associado pago cerca de 225€/ano, em tempos de crise é um luxo que muitos se calhar não podem despender.
Sócio nº 2014

A.COSTA

Quote from: Sérgio Gonçalves on 20 de January de 2014, 22:51
E ir ao futebol é caro. Entre pagar lugar anual e quotas de associado pago cerca de 225€/ano, em tempos de crise é um luxo que muitos se calhar não podem despender.

Concordo que no contexto atual 'promovido' pelos imbecis que nos governam cá dentro e lá fora o futebol é caro. Mas o exemplo que me chocou neste jogo contra o lanterna vermelha (que o Braga imbecilmente empatou) é que havia bilhetes oferecidos e a assistência foi nesse contexto miserável ...

Exemplo: ontem (domingo de aniversário do Braga) fui à loja do Bragaparque. Fui bem atendido com normalmente acontece (exceção feita a 2 funcionários que não deveriam lá estar, sendo um de cada sexo). Estava um miúdo a ser atendido à minha frente com uma nota de 20 € para pagar cotas ... a dúvida era quantas cotas pagar ... Como normalmente ia pagar bilhete para assistir aos jogos sugeri-lhe que comprasse uma cadeira por 7,5 € até final da época. O miúdo parecia nem acreditar, mas lá comprou a cadeira (da bancada sperior mas que ele pode perfeitamente ir para baixo para juntos dos 'Bracara Legion' como é seu desejo) e ainda teve direito a 2 bilhetes para oferecer.

O desconhecimento que ilustrei verifica-se em muita gente. A informação não passa tão facilmente como às vezes nos parece. É preciso aumentar o nº de adeptos, pois a queda que se tem verificado é preocupante.

Uma coisa que pode ajudar é a cumplicidade entre jogadores e adeptos, bem como uma injeção de alegria e de prazer de jogar. Alguns jogadores às vezes parecem que fazem um frete ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Vasco Soares

Para mim a principal razao é: não se compram/alugam Braguistas, ou Vitorianos, ou benfiquistas ou portistas.
Os Braguistas ou nascem , ou levam muitos anos a moldar, nao é em 4/5 anos que se faz com um "desinteressado" simpatizante (as vezes nem isso) do clube passe a aceso, acerrimo e presente adepto...

disco infiltrator

É incrível como esta direção, a camara e a maioria dos adeptos ainda não entenderam que, um dos principais entraves para o crescimento do SCB, são as péssimas condições que este estádio municipal apresenta. Conheço muitos mas muitos Braguistas (Braguistas desde sempre) que se recusam a assistir a jogos naquele estádio. Gente que gosta muito do SCB mas que não está para se sujeitar a subir escadas, falta de estacionamento, falta de bares, falta de sinalização, falta de envolvente comercial, bancadas sem cobertura etc etc etc Eu mesmo tenho gente na família que se recusa a frequentar aquele "estádio".


El Che

Quote from: vasco soares on 20 de January de 2014, 23:21
Para mim a principal razao é: não se compram/alugam Braguistas, ou Vitorianos, ou benfiquistas ou portistas.
Os Braguistas ou nascem , ou levam muitos anos a moldar, nao é em 4/5 anos que se faz com um "desinteressado" simpatizante (as vezes nem isso) do clube passe a aceso, acerrimo e presente adepto...

Sem duvida um dos principais motivos, senão o principal!!

El Che

Quote from: disco infiltrator on 20 de January de 2014, 23:28
É incrível como esta direção, a camara e a maioria dos adeptos ainda não entenderam que, um dos principais entraves para o crescimento do SCB, são as péssimas condições que este estádio municipal apresenta. Conheço muitos mas muitos Braguistas (Braguistas desde sempre) que se recusam a assistir a jogos naquele estádio. Gente que gosta muito do SCB mas que não está para se sujeitar a subir escadas, falta de estacionamento, falta de bares, falta de sinalização, falta de envolvente comercial, bancadas sem cobertura etc etc etc Eu mesmo tenho gente na família que se recusa a frequentar aquele "estádio".
cada dia que passa mais me revejo nestas pessoas que se recusam a ir ao AXA. São imensas escadas para descer e depois subir, acessos miseráveis, locais de estacionamento não existem!!

Dracul

O problema do Estádio AXA é um problema estrutural e já foi aqui neste forum por demais falado.
O nosso estádio é muito bonito mas pouco funcional; é uma obra de arte e foi concebido com o intuito de ganhar prémios de arquitectura, nesse aspecto foi um sucesso.
Mas quem o projectou esqueceu-se, ou não levou em conta, as dificuldades de acesso patentes nas muitas escadas que têm de se subir e descer.
Ainda no passado domingo levei comigo uma pessoa a ver o jogo com um dos bilhetes a que tinha direito. Tal como já imaginava, por não ser alguém propriamente novo, a essa pessoa custou-lhe imenso vencer os mais de trezentos degraus para a saída do estádio. E não me falem nos elevadores, porque é como se não existissem.
É muito fácil, para quem ainda é novo, subir e descer tanto degrau; mas para pessoas mais idosas ou com problemas de locomoção, torna-se um sacrifício, ou mesmo impossível, aceder a certos sectores do estádio.
Este problema não tem resolução e afasta gente do futebol.

Sobre a assistência do jogo com o Paços, nem me parece que tenha sido assim tão má, atendendo ao fraco momento que a nossa equipa atravessa e à crise económica.
Como já aqui foi dito, os resultados desportivos é que atraem gente nova aos estádios, sobretudo aqueles que não costumam ir, porque os do costume vão quase sempre.

haskily

No jogo com o Paços de Ferreira, que assinalava o 93.º aniversário do SC Braga, estiveram nas bancadas apenas 10.853 espetadores. Neste caso específico, a crise não é para aqui chamada, uma vez que os sócios tinham a oferta de um convite e os detentores de lugar anual podiam levaram dois acompanhantes.

A fraca adesão do público e as quebras nas assistências têm alimentado as mais diversas explicações, sendo que a campanha da equipa na Liga terá o seu peso. A perda de poder de compra por parte de muitos adeptos será evocável nos outros jogos disputados no Axa.

De acordo com dados da Liga, a casa do SC Braga tem registado uma média de 9.597 espetadores, mais baixa que a do vizinho Vitória, com uma média de 11.370 adeptos no D. Afonso Henriques.


Em "A Bola"

olhem-me estes cromos mais uma vez a tentar irritar-nos com provocações, metendo os cromos de guimaraes ao barulho..
sao uma cambada de fi***** msm..

bruce

O braga tem uma média de 10397 espetadores nos jogos da liga, a azia é tanta

rpo.castro

Quote from: El Che on 21 de January de 2014, 08:13
Quote from: disco infiltrator on 20 de January de 2014, 23:28
É incrível como esta direção, a camara e a maioria dos adeptos ainda não entenderam que, um dos principais entraves para o crescimento do SCB, são as péssimas condições que este estádio municipal apresenta. Conheço muitos mas muitos Braguistas (Braguistas desde sempre) que se recusam a assistir a jogos naquele estádio. Gente que gosta muito do SCB mas que não está para se sujeitar a subir escadas, falta de estacionamento, falta de bares, falta de sinalização, falta de envolvente comercial, bancadas sem cobertura etc etc etc Eu mesmo tenho gente na família que se recusa a frequentar aquele "estádio".
cada dia que passa mais me revejo nestas pessoas que se recusam a ir ao AXA. São imensas escadas para descer e depois subir, acessos miseráveis, locais de estacionamento não existem!!
Se querem estádios sem escadas podem ir a Celeirós ou Merelim.
Não sei se quem fala já foi a outros estádios de clubes de topo da I Liga, mas para quem não foi: há escadas, chove, faz frio e não há estacionamento!

Falam como se no 1º de Maio não houvesse frio, chuva, os bares fossem bons, as cadeiras confortáveis e a pala tapasse a chuva. Quem escolhe não ir ao jogo por causa de esses pormenores valoriza mais o conforto do que o jogo/apoio à equipa e aí tem toda a legitimidade para ficar em casa. Há coisas que podem e devem ser melhoradas como os bares.

Agora vir sempre com a ladaínha que é frio, que tem escadas, ou não tem estacionamento já chateia, porque já tivemos muitas assistências superiores a 20000 ou deslocações a campos sem o mínimo de condições como a Naval, Paços ou Feirense.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Sérgio Gonçalves

Compreendo que as pessoas se queixem das escadas. Eu já as contei, são 260 entre o Bairro da Misericórdia e a porta do B4. É muito, sobretudo para pessoas idosas e pessoas com dificuldades de locomoção. Para essas há ou deveria haver elevadores que as ajudassem. Para uma pessoa com 50 anos e saudável, só faz bem subir e descer escadas. Tal como foi dito anteriormente pelo rpo.castro, não me parece assim tão inultrapassável este obstáculo.

Os bares podiam e deviam ser melhores!
Sócio nº 2014

rpo.castro

Quote from: AP_scb on 21 de January de 2014, 10:31
O braga tem uma média de 10397 espetadores nos jogos da liga, a azia é tanta
Mas os valores que A Borla avança são próximo dos valores Liga+Taça da Liga:

http://www.ligaportugal.pt/oou/estatisticas/espectadores/

Já só os da liga aponta para os tais 10397 (http://www.ligaportugal.pt/oou/estatisticas/espectadores/clube/20132014/primeiraliga) ainda assim atrás dos espanhois em 2000.
Quem não sente não é filho de boa gente.

LS

Quote from: rpo.castro on 21 de January de 2014, 12:36
Quote from: El Che on 21 de January de 2014, 08:13
Quote from: disco infiltrator on 20 de January de 2014, 23:28
É incrível como esta direção, a camara e a maioria dos adeptos ainda não entenderam que, um dos principais entraves para o crescimento do SCB, são as péssimas condições que este estádio municipal apresenta. Conheço muitos mas muitos Braguistas (Braguistas desde sempre) que se recusam a assistir a jogos naquele estádio. Gente que gosta muito do SCB mas que não está para se sujeitar a subir escadas, falta de estacionamento, falta de bares, falta de sinalização, falta de envolvente comercial, bancadas sem cobertura etc etc etc Eu mesmo tenho gente na família que se recusa a frequentar aquele "estádio".
cada dia que passa mais me revejo nestas pessoas que se recusam a ir ao AXA. São imensas escadas para descer e depois subir, acessos miseráveis, locais de estacionamento não existem!!
Se querem estádios sem escadas podem ir a Celeirós ou Merelim.
Não sei se quem fala já foi a outros estádios de clubes de topo da I Liga, mas para quem não foi: há escadas, chove, faz frio e não há estacionamento!

Falam como se no 1º de Maio não houvesse frio, chuva, os bares fossem bons, as cadeiras confortáveis e a pala tapasse a chuva. Quem escolhe não ir ao jogo por causa de esses pormenores valoriza mais o conforto do que o jogo/apoio à equipa e aí tem toda a legitimidade para ficar em casa. Há coisas que podem e devem ser melhoradas como os bares.

Agora vir sempre com a ladaínha que é frio, que tem escadas, ou não tem estacionamento já chateia, porque já tivemos muitas assistências superiores a 20000 ou deslocações a campos sem o mínimo de condições como a Naval, Paços ou Feirense.

Quando é para ver os 3merdas ninguém se queixa!!

Agora para o Paços ninguém me pediu bilhetes porque tava frio e a chover, e porque o estádio tem todas essas más condiçoes já enumeradas. Mas se fosse contra outros, já nada disso fazia diferença, mas nesses jogos estou cá eu para lhes relembrar que o estádio não tem condiçoes para eles irem à bola!