News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/01

Started by JotaCC, 14 de January de 2014, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Posição privilegiada para a final da Taça da Liga

O dérbi minhoto já é passado. E o foco dos guerreiros está já na Taça da Liga. O Sp. Braga recebe o Beira-Mar, amanhã, no Estádio AXA, num encontro agendado para as 16 horas, e a contar para a segunda jornada do Grupo C da competição.

A equipa arsenalista está na defesa do título alcançado na temporada passada - em Coimbra, frente ao FC Porto - e o triunfo no primeiro jogo da segunda fase de grupos, diante do Estoril-Praia [por 2-1], coloca o Sp. Braga bem lançado para a presença na final, mais uma vez.

Em caso de vitória amanhã, o emblema arsenalista fica numa posição privilegiada para garantir presença nas meias-finais da competição e com rótulo de candidato a renovar o troféu esta temporada, uma vez que já se sabe que pela frente não irá encontrar nenhum dos chamados grandes antes da final.

É que o cruzamento dos jogos dita o duelo nas meias entre o vencedor do Grupo C e o do Grupo A, que está a ser discutido por Rio Ave (ocupa o 1.º lugar), V. Setúbal (2.º), Covilhã e Paços de Ferreira.

Com um clássico em aberto nas possibilidades das meias-finais - entre o vencedor do Grupo B [Sporting, Penafiel, Marítimo e FC Porto] e o primeiro classificado do Grupo D [Benfica, Leixões, Gil Vicente e Nacional] - o Sp. Braga tem pela frente em aberto o caminho rumo à final. Renovar o título é já desejo assumido pela direcção bracarense. O próximo passo é já amanhã, em casa, seguindo-se a recepção ao Belenenses, no dia 25 de Janeiro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Empréstimo de Mauro a findar

O desaparecimento pontual de Mauro aconteceu a cinco meses de expirar o seu empréstimo. O médio-defensivo, de 23 anos, foi cedido pelo Grémio Anápolis (Brasil) na época passada, podendo o Braga acionar a opção de compra do seu passe até 30 de junho de 2014. Será uma operação mais do que provável, pois Jesualdo Ferreira sempre apreciou as qualidades do jogador brasileiro. "Conheço bem o professor e garanto que ele nada faz por acaso. Tenho a certeza de que vai continuar a apostar no Mauro, apesar da concorrência", perspetivou André Madrid.



Agdon adquirido ao Comercial de Viçosa

Em Braga desde o começo do mês, Agdon assinou no domingo um contrato válido por quatro épocas e meia, depois de ter cumprido os exames médicos. A ligação do avançado ao Vitória da Bahia havia terminado em dezembro, mas não deixou de ser um investimento significativo, pois o seu passe estava na posse do Comercial de Viçosa (Brasil), um clube que funciona como plataforma para a transferência de vários jogadores, gerido por financiadores. Os contornos da transferência não foram totalmente divulgados, mas é certo que a SAD arsenalista tratou de blindar bem o jogador sub-20, destinado à equipa B, com uma cláusula de rescisão estimada em 15 milhões de euros. Antes desta operação, Agdon chegou a despertar o interesse de Schalke 04, Mónaco e Internacional de Porto Alegre.



André Coelho troca com Sasso
Limitado por dores musculares, o central francês deve falhar o jogo da Taça da Liga, abrindo uma vaga na defesa

Afastado do trabalho na relva desde o jogo com o Vitória de Guimarães, Sasso é a principal dúvida do Braga para o jogo de amanhã com o Beira-Mar, do Grupo C da Taça da Liga. O central recupera de dores musculares na coxa esquerda e, em princípio, não será convocado por Jesualdo Ferreira, abrindo as será, porém, encarada pelo treinador como uma grande contrariedade. Nuno André Coelho foi dos primeiros defesas a convencer Jesualdo Ferreira e terá agora, frente aos aveirenses, nova oportunidade para mostrar serviço numa altura em que os arsenalistas estão em clara retoma no campeonato. Além de ter animado o grupo, a vitória sobre o rival V. Guimarães permitiu ao Braga aproximar-se dos lugares europeus e a próxima jornada poderá revelar-se crucial (Nacional e Estoril defrontam-se na Madeira, enquanto o Vitória irá a Olhão), isto desde que os minhotos vençam o Paços de Ferreira em casa, no próximo domingo.



Três à espera da estreia

A convocatória que será divulgada no começo desta tarde poderá encerrar como novidades as inclusões dos centrais Kadu e André Pinto e do médio Rodrigo Battaglia, todos ainda por estrear. O terceiro, oriundo do Racing Avellaneda (Argentina), chegou a Braga há pouco mais de uma semana, tendo já adiantado que "em breve" estará "em condições" de jogar. Será já contra o BeiraMar? Jesualdo Ferreira tem a palavra.




Hugo Vieira deve emigrar

Com uma massa salarial incomportável para a maioria dos clubes portugueses, Hugo Vieira prepara-se para emigrar outra vez, depois de ter rodado no Gijón na época passada, por empréstimo do Benfica. O avançado português, titular apenas uma vez para o campeonato (contra o Marítimo), já percebeu que as possibilidades de jogar pelo Braga continuarão a ser reduzidas nos próximos seis meses, estando por isso na disposição de trocar de ares, em busca de melhor sorte. Ao que O JOGO apurou, Vieira aguarda a melhor proposta, sendo certo que já recebeu convites dos galeses do Cardiff e dos espanhóis do Elche.


O JOGO


JotaCC

Nuno A. Coelho desejado por clubes russos e árabes

SEGUNDO jogador mais utilizado por Jesualdo Ferreira, atrás do guarda-redes Eduardo, Nuno André Coelho poderá estar de saída do plantel bracarense. O defesa central, de 28 anos, tem propostas da Rússia e Arábia e está tentado, sobretudo por motivos financeiros, a ter a segunda experiência da carreira no estrangeiro, após representar o Standard Liège, da Bélgica, em 2006/07.
A saída de Nuno André Coelho é um cenário que agrada à Direção liderada por António Salvador, que lhe permitirá ter um encaixe financeiro significativo com a venda do futebolista. Entretanto, o central Sasso voltou a não treinar e está em dúvida para defrontar o Beira-Mar (amanhã, 16 horas, TVI24), na 2.ª jornada da Taça da Liga.

Promessa assegurada


Atento aos jovens valores, o Braga contratou o defesa Breno Freitas, de 17 anos, que assinou por quatro temporadas. Jogador com uma elevada margem de progressão, o excentral do Operário, que apontou quatro golos no Nacional de Seniores, vai rodar entre os juniores e a equipa B.

JN

JotaCC

SAD blinda Santos até ao limite

O treinador do Basileia, Murat Yakin, assistiu ao jogo entre SC Braga e Vitória de Guimarães. A visita do técnico - que se fez acompanhar do diretor desportivo do emblema suíço, Georg Heitz - teve como finalidade observar «in loco» as características de Santos, ainda que Yakin possa também ter deitado o olho a outro defesa que encaixa no perfil desejado pelos suíços - Paulo Oliveira, do Vitória, porventura um ativo mais fácil de negociar.

A BOLA sabe que Yakin tem particular predileção por Santos, por combinar elevada estatura (1,93 m) com boa técnica e um forte jogo de marcação. Perfil que também agrada, e muito, ao Liverpool, que tem multiplicado as observações feitas ao defesa-central. A par de Rafa, Santos é um dos futebolistas do plantel com mais cotação no mercado. Nesta fase de janeiro em que as transferências entram na chamada zona de decisão, o SC Braga procura preservar a sua joia da defesa.

Para António Salvador, nenhum jogador é inegociável, mas dada a importância do brasileiro o presidente dos arsenalistas coloca-o ao mesmo nível de Éder no que toca a intenções de venda: em janeiro, Santos não sairá por muito menos de 20 milhões de euros. A questão desportiva é demasiado sensível e importante para que os minhotos façam concessões nesta matéria.

Santos renovou recentemente contrato com o SC Braga até 2018, precisamente com a finalidade de o proteger da crescente cobiça a que está sujeito. Sair agora só será opção mediante contrapartidas fortes, o que não significa que a pressão junto da SAD não seja intensa, porque há de facto muitos tubarões europeus atrás de Santos.

A BOLA

brigada da relote

Agdon acertou contrato até 2018

O atacante Agdon passou nos testes médicos e assinou ontem, oficialmente, contrato com o SC Braga válido até junho de 2018.

O reforço, ex-Vitória da Bahia, vai agora ser avaliado pela estrutura técnica, mas numa primeira fase deverá ser aproveitado na equipa secundária, de forma a adaptar-se à realidade do futebol português.

Campeão da Copa do Brasil em 2012, na categoria de sub-20, recai sobre Agdon a expectativa de que possa ser uma mais-valia no ataque bracarense, muito em breve. O brasileiro foi sempre artilheiro nos diversos escalões de formação do Vitória da Bahia.

A BOLA

brigada da relote

Guilherme assina pelo Légia Varsóvia

O médio Guilherme, que recentemente rescindiu contrato com o SC Braga, encontra-se na Polónia para negociar contrato com o Légia Varsóvia, o atual líder da Liga daquele país.

O brasileiro rescindiu na semana passada o contrato que o ligava ao SC Braga até 2014, no entanto, ficou acordado entre agente do jogador e a SAD que Guilherme não podia assinar por nenhum clube português nos próximos três anos e que se isso acontecesse o SC Braga teria de ser indemnizado.

Jogador polivalente, chegou a ser sondado pelo Benfica no primeiro ano de Jorge Jesus no comando dos encarnados, numa altura em que estava emprestado aos bracarenses. Se assinar pelo Légia Varsóvia, Guilherme junta-se ao português Hélio Pinto.

A BOLA

brigada da relote

Edinho não quer sair
RECUSOU 3 PROPOSTAS E SÓ PENSA EM AGRADAR A JESUALDO


Indiferente a todas as notícias que o dão como um dos dispensados do plantel de Jesualdo Ferreira, e até à veia goleadora que o reforço Rusescu revelou frente ao V. Guimarães, Edinho continua a acreditar que pode ser importante no seu clube do coração e não vê a reabertura de mercado de transferências como uma oportunidade para deixar Braga. Nos últimos dias, o experiente avançado, de 31 anos, teve conhecimento de várias abordagens no sentido de saber a sua situação, e recebeu mesmo três propostas concretas. Da Arábia chegou um convite para jogar até ao final da época por empréstimo dos arsenalistas, da China quiseram levá-lo a título definitivo e um emblema do 2.º escalão inglês tinha tanta vontade de contar com ele que até deixou nas mãos de Edinho a decisão de ser cedido até ao verão ou rescindir para assinar um novo contrato. A resposta é que foi sempre a mesma: não, obrigado!

RECORD

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Sp. Braga: Guilherme assina pelo Légia Varsóvia
Médio rescindiu com os bracarenses na semana passada


O médio brasileiro Guilherme, que rescindiu o contrato com o Sp. Braga no início do mês, assinou esta segunda-feira contrato com o Légia Varsóvia. O clube polaco anunciou no site oficial a contratação do jogador, num contrato válido por um ano.

O jovem, de 22 anos, chegou ao clube minhoto ainda júnior e jogou por empréstimo no Vizela e no Gil Vicente. Esta época ainda não tinha jogado no Sp. Braga e acabou por rescindir contrato com uma cláusula que estipula que, se assinar por algum clube português nos próximos três anos, terá que indemnizar os arsenalistas.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Custódio titular já não pensa em sair
Indiscutível na equipa arsenalista desde o começo do campeonato, Mauro perdeu o lugar no fecho da primeira volta, frente ao Vitória de Guimarães, renascendo das cinzas o Custódio do costume. Partir deixou de ser opção




Primeiro, ao lado de Mauro e, mais recentemente, como único trinco em campo, Custódio terá convencido, de vez, o técnico Jesualdo Ferreira.

O JOGO

Bruno3429

«Temos uma porta aberta» - Jesualdo Ferreira
Por Pascoal Sousa 

Na projeção do jogo de quarta-feira da 2.ª jornada do grupo C da Taça da Liga, frente ao Beira-Mar, às 16 horas, no Estádio Axa, Jesualdo Ferreira sublinhou a importância de o SC Braga não desvalorizar nem o valor do adversário nem o caráter decisivo do desafio. «Temos de ser mais sérios que as equipas que defrontamos e saber que temos neste momento uma porta aberta», lançou.

Com o Paços de Ferreira a visitar o Axa no domingo, o treinador vai poupar efetivos. Mas não muitos: «Temos alguns problemas de lesões e da gestão que tem de ser feita, porque este jogo entrou num espaço importante para o plantel. Em condições boas temos aspirações de chegar à meia-final da Taça da Liga. O que vou fazer é aproveitar a oportunidade que o momento nos confere para fazer rodar dois ou três jogadores sem tirar a capacidade e força que a equipa tem.»

Rafa tem estado em destaque no SC Braga. Poderá o extremo chegar rapidamente à seleção principal? Jesualdo foi objetivo na resposta: Ele é que sabe, Há duas pessoas que podem saber, ele e o selecionador. Não veio a pergunta do 10, já estamos a melhorar. Não se pode perder tempo a analisar cada drible ou cada passe, é mau para ele. Não é isso que importa num jogador. Ele está a fazer evolução normal, tem talento, teve de criar hábitos de treino que não tinha, está mais sério, temos trabalhado passo a passo sem grandes metas à frente para não dar passos maiores que as pernas. Onde pode chegar, não se sabe, mas que tem feito um trabalho sério e evoluído, isso é verdade. É um bom avançado, dizer-lhe que tudo aquilo que faz é ajudar a dar força à equipa.»

Antes da conferência, Jesualdo Ferreira falou sobre o prémio que consagrou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do planeta: «Aproveito oportunidade, para em nome pessoal e dos jogadores do SC Braga, felicitar o Cristiano Ronaldo pela vitória na Bola de Ouro. Depois de tanta polémica, deu para perceber melhor quem é essa grande figura. Quero retirar uma frase do seu discurso: 'ninguém imagina os sacrifícios e esforços que fiz para estar tão feliz como estou'. É a melhor mensagem que se pode retirar do longo ano do Cristiano. É muito fácil no futebol e na vida querer ter o que Cristiano tem, mas é preciso saber sofrer para estar nesta posição.»

A Bola

brigada da relote

INTERNACIONAL
Guilherme: Polónia depois do adeus ao Braga
Médio brasileiro é reforço do Légia de Varsóvia, depois de ter rescindido com a equipa minhota


Guilherme está de partida do futebol português para jogar na Polónia, onde será jogador do Légia de Varsóvia, campeão em título daquele país. O médio brasileiro, de 22 anos, rescindiu contrato com o Braga nesta reabertura do mercado, depois de uma primeira metade de temporada sem minutos oficiais.

Refira-se que no Légia, atual líder do campeonato polaco, joga o português Hélio Pinto.

JESUALDO FERREIRA
"Rafa no Mundial? Essa conversa não o favorece"
Figura de proa no atual Braga, Rafa não pára de encantar os adeptos e de resolver jogos. Em vésperas do jogo com Beira Mar, para a Taça da Liga, o técnico Jesualdo Ferreira demarcou-se, por entre elogios, dos que defendem a sua chamada ao Mundial do Brasil. Há que retirar pressão


Até onde pode chegar Rafa? Eis a questão que vai ganhando força a cada jogo que passa, por entre assistências, golos e arrancadas mirabolantes do ex-atacante do Feirense. São muitos os que defendem que já fez o suficiente para merecer entrar na convocatória de Paulo Bento para o Mundial no Brasil, mas Jesualdo Ferreira faz questão de colocar um travão na questão, em clara defesa do jovem talento. "É perigoso para ele estar a avaliar cada passe ou cada drible dele. Esse tipo de conversas não o vão favorecer. Está a fazer uma evolução normal, é um talento. Está mais sério, adquiriu determinados hábitos de treino e tem desenvolvido um trabalho de grande seriedade. É um bom avançado e não há nada a retirar das suas características", considerou.

Focado preferencialmente no jogo de amanhã com o Beira Mar, a contar para a segunda ronda do grupo C da Taça da Liga; o treinador do Braga assume claramente o desejo de vencer. "As coisas não se tornaram mais fáceis pela vitória no Estoril. Temos apenas boas perspetivas de seguirmos em frente. A porta está aberta e não nos podemos esquecer que o Belenenses também tem três pontos. Não podemos facilitar. Temos alguns problemas de lesões, mas queremos conquistar os pontos necessários para seguirmos em frente, de modo a chegarmos à meia final da Taça da Liga", apontou.

De resto, não faltam bons motivos para a equipa esquecer o dérbi minhoto e arrancar, cheia de motivação, para mais um desafio. "Há muita bibliografia sobre motivação, mas os jogadores sabem que os títulos são importantes e a Taça da Liga é um título. Não podemos abrir mão disso. É nesse quadro de motivação que vamos preparar este jogo", referiu, confirmando que poderá abrir portas a alguns dos jogadores menos utilizados. "Vou aproveitar a oportunidade e dar rodagem a dois ou três jogadores, desde que a equipa não perca força. O trajeto da equipa é que não tem facilitado isso até ao momento", apreciou.

A antevisão do jogo com o Beira Mar foi ainda aproveitada por Jesualdo Ferreira para felicitar Cristiano Ronaldo pela conquista da Bola de Ouro. "Depois de tanta polémica, as expectativas cresceram, mas sempre se percebeu quem é esta figura. Retiro uma frase dele no seu discurso: 'Ninguém imagina os sacrifícios que fiz para chegar até aqui'. É muito fácil no futebol querer ter o que os outros têm, mas é preciso sofrer para estar nesta profissão. O Ronaldo apareceu rapidamente no futebol de top e é com orgulho poder dizer que o melhor do mundo é português", observou.

O JOGO

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Porta para as meias-finais está aberta»
QUER REPETIR TÍTULO DA TEMPORADA PASSADA


Jesualdo Ferreira está concentrado em liderar o Sp. Braga à defesa do título da Taça da Liga. O próximo passo é o embate com o Beira-Mar, a contar para a 2.ª jornada do grupo B, depois do triunfo na ronda inaugural diante do Estoril (2-1). Na antevisão do embate de quarta-feira (16 horas), o técnico mostrou-se com vontade garantir as meias-finais.

"As coisas não se tornaram mais fáceis depois da vitória contra o Estoril. A porta está aberta para as meias-finais, mas é preciso não esquecer que o Belenenses também tem três pontos. Qualquer jogo é decisivo e é perfeitamente natural que o Sp. Braga dê muita importância a este título que está a defender", explicou.

Em conferência de imprensa, Jesualdo Ferreira destacou a coroação de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do Mundo de 2013, deixando muitos elogios ao craque português.

"Quero felicitá-lo pela conquista. De tudo aquilo que ele disse, retiro uma frase: 'Ninguém imagina os sacríficios e esforços que faço para chegar'. É a prova de que é muito difícil chegar ao topo, e de que ainda é mais difícil continuar lá. Estou muito orgulhoso por termos o melhor jogador do Mundo", elogiou.

RECORD

brigada da relote

«Temos uma porta aberta»
O SC Braga é o detentor da Taça da Liga


Na véspera do encontro entre o SC Braga e o Beira-Mar, o treinador do clube minhoto referiu que é importante enfrentar a equipa de Aveiro como um adversário de valor.

«Temos de ser mais sérios que as equipas que defrontamos e saber que temos neste momento uma porta aberta», disse, esta terça-feira, Jesualdo Ferreira na conferência de imprensa de antevisão à partida da segunda jornada do Grupo C da Taça da Liga..

Jesualdo Ferreira confessou ainda que, tendo em conta o encontro da próxima jornada do campeonato português - com o Paços de Ferreira -, irá fazer algumas poupanças para o jogo de amanhã, às 16 horas, no Estádio Axa.

«Temos alguns problemas de lesões e da gestão que tem de ser feita, porque este jogo entrou num espaço importante para o plantel. Em condições boas temos aspirações de chegar à meia-final da Taça da Liga. O que vou fazer é aproveitar a oportunidade que o momento nos confere para fazer rodar dois ou três jogadores sem tirar a capacidade e força que a equipa tem», explicou.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Braga tem a "porta aberta" para meias-finais da Taça da Liga

Jesualdo Ferreira disse hoje que o Sporting de Braga tem a "porta aberta" para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, mas alertou para a motivação com que o Beira-Mar vai jogar a Braga na quarta-feira.

Os minhotos têm três pontos, fruto da vitória no Estoril (2-1) na primeira jornada do grupo C, tal como o Belenenses, que bateu a equipa de Aveiro, da II Liga, na primeira jornada (1-0).

Contudo, para o treinador da equipa bracarense, isso não torna as coisas "mais fáceis, porque não é por ganhar um jogo que se obtém logo a classificação".

"Restam dois jogos e boas perspetivas de passar, mas temos que trabalhar e ganhar o jogo de amanhã [quarta-feira]. A porta está aberta, mas o Belenenses também tem três pontos e não se pode dizer que o Braga é mais candidato", avisou.

Jesualdo Ferreira revelou que vai fazer uma gestão do plantel, até por causa de algumas lesões, prevendo duas ou três alterações no "onze".

Vencedor da Taça da Liga na época passada, o Braga quer "muito" defender o título, mas o técnico recusou que haja uma grande diferença entre as equipas da I e da II ligas, lembrando a recente eliminatória da Taça de Portugal, na qual equipas do escalão secundário bateram algumas do principal.

"Temos que ser mais sérios que os adversários, que vêm super motivados jogar contra o Braga. As equipas ditas mais fracas vêm com uma motivação maior e o jogo tem um cariz completamente diferente porque se joga tudo naquele momento. O de amanhã [quarta-feira], apesar de haver mais um jogo, tem a mesma ideia", disse.

Instado sobre o rendimento crescente de Rafa e se este tem condições para ser um dos convocados por Paulo Bento para o Mundial2014, Jesualdo Ferreira não quis dar a sua opinião sobre a última questão, elogiou o jovem jogador, mas deixou alguns avisos ao internacional sub-21.

"Não se pode perder muito tempo a analisar qualquer passe ou drible do Rafa, é um perigo para ele. Ele está a fazer uma evolução normal para quem tem talento, mas conhece pouco do jogo. Está a ser um processo sem grandes metas, passo a passo, para que não dê um maior que as pernas. Com novos hábitos de treino, que não tinha, está mais sério e começa a perceber que o jogo tem várias facetas e diferentes momentos", disse.

Jesualdo disse não saber onde Rafa pode chegar, mas considerou-o "um bom avançado".

"Não se pode retirar nada das suas qualidades, só fazer-lhe notar que tudo que o faz num jogo só tem um objetivo: o jogo de equipa", disse.

Braga e Beira-Mar defrontam-se quarta-feira, às 16:00, no Estádio Municipal de Braga, na segunda jornada do grupo C da Taça da Liga, jogo que será arbitrado por Hugo Pacheco, do Porto.

Jesualdo Ferreira destaca sacrifícios e esforços de Cristiano Ronaldo

O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, enalteceu hoje a conquista da Bola de Ouro 2013 por Cristiano Ronaldo e destacou os sacrifícios e esforços do internacional português para atingir esse nível.

O técnico fez questão de felicitar o "capitão" da seleção nacional no início da conferência de imprensa de antevisão da receção ao Beira-Mar, a contar para a Taça da Liga, defendendo que a "polémica" que antecedeu a decisão de segunda-feira "fez crescer ainda mais as expectativas e favoreceu" Cristiano Ronaldo "porque fez perceber melhor quem ele é".

Jesualdo Ferreira destacou uma frase do discurso emocionado do jogador na gala da FIFA, quando mencionou os sacrifícios e esforços por que passou para chegar até àquele momento.

"É a melhor mensagem que se pode retirar do ano muito bom dele, que é o seguimento de outros. É muito fácil no futebol, e na vida, querer ter o que os outros têm, mas é preciso perceber o que é preciso fazer para se estar na posição em que ele está", disse.

Para o treinador, Cristiano Ronaldo "foi um jogador que apareceu muito rapidamente no top, o que não é difícil, desde que se tenha alguma qualidade, mas é muito difícil manter-se lá durante muitos anos".

"É o melhor jogador do mundo e é português", sentenciou.

LUSA

JotaCC

Braga tem a «porta aberta» para meias-finais da Taça da Liga
Jesualdo Ferreira disse hoje que o Sporting de Braga tem a "porta aberta" para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, mas alertou para a motivação com que o Beira-Mar vai jogar a Braga na quarta-feira.
Os minhotos têm três pontos, fruto da vitória no Estoril (2-1) na primeira jornada do grupo C, tal como o Belenenses, que bateu a equipa de Aveiro, da II Liga, na primeira jornada (1-0).


Contudo, para o treinador da equipa bracarense, isso não torna as coisas "mais fáceis, porque não é por ganhar um jogo que se obtém logo a classificação".

"Restam dois jogos e boas perspetivas de passar, mas temos que trabalhar e ganhar o jogo de amanhã [quarta-feira]. A porta está aberta, mas o Belenenses também tem três pontos e não se pode dizer que o Braga é mais candidato", avisou.

Jesualdo Ferreira revelou que vai fazer uma gestão do plantel, até por causa de algumas lesões, prevendo duas ou três alterações no "onze".

Vencedor da Taça da Liga na época passada, o Braga quer "muito" defender o título, mas o técnico recusou que haja uma grande diferença entre as equipas da I e da II ligas, lembrando a recente eliminatória da Taça de Portugal, na qual equipas do escalão secundário bateram algumas do principal.

"Temos que ser mais sérios que os adversários, que vêm super motivados jogar contra o Braga. As equipas ditas mais fracas vêm com uma motivação maior e o jogo tem um cariz completamente diferente porque se joga tudo naquele momento. O de amanhã [quarta-feira], apesar de haver mais um jogo, tem a mesma ideia", disse.

Instado sobre o rendimento crescente de Rafa e se este tem condições para ser um dos convocados por Paulo Bento para o Mundial2014, Jesualdo Ferreira não quis dar a sua opinião sobre a última questão, elogiou o jovem jogador, mas deixou alguns avisos ao internacional sub-21.

"Não se pode perder muito tempo a analisar qualquer passe ou drible do Rafa, é um perigo para ele. Ele está a fazer uma evolução normal para quem tem talento, mas conhece pouco do jogo. Está a ser um processo sem grandes metas, passo a passo, para que não dê um maior que as pernas. Com novos hábitos de treino, que não tinha, está mais sério e começa a perceber que o jogo tem várias facetas e diferentes momentos", disse.

Jesualdo disse não saber onde Rafa pode chegar, mas considerou-o "um bom avançado".

"Não se pode retirar nada das suas qualidades, só fazer-lhe notar que tudo que o faz num jogo só tem um objetivo: o jogo de equipa", disse.

Braga e Beira-Mar defrontam-se quarta-feira, às 16:00, no Estádio Municipal de Braga, na segunda jornada do grupo C da Taça da Liga, jogo que será arbitrado por Hugo Pacheco, do Porto.

Programa da jornada:

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2014
Sporting - Marítimo, 19:15

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014
Paços Ferreira - Sp. Covilhã, 16:00
Nacional - Gil Vicente, 16:00
Sp. Braga - Beira Mar, 16:00
Rio Ave - V. Setúbal, 18:30
FC Porto - Penafiel, 18:30
Benfica - Leixões, 20:15

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014
Estoril - Belenenses, 17:00

FUTEBOL365