News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/01

Started by Bruno3429, 05 de January de 2014, 08:03

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jesualdo: "Somos favoritos, mas o Arouca vai criar muitas dificuldades"
Carlos Costinha Sousa

Confiança e ambição quanto baste, mas também alguma apreensão e o admitir de que o Arouca vai dificultar a tarefa ao Sp. Braga. Esta foi, resumidamente, a análise que Jesualdo Ferreira fez na antevisão da partida de hoje com o Arouca.

O professor afirmou que este será um jogo diferente do do campeonato, mas que o objectivo é o mesmo: a vitória. "Este será um jogo diferente do do campeonato. A Taça de Portugal tem componentes completamente diferentes. Não se trata de pontos, mas sim de chegar ao fim e conseguir mais golos que os adversários. É um jogo a eliminar e o estado de espírito dos jogadores, também por isso é diferente", considerou, acrescentando que a tarefa não será, no entanto, fácil para os bracarenses: "o Arouca é um adversário complicado, que penso que vai jogar de forma mais inibida do que no campeonato. Vai obrigar-nos a ter uma grande intensidade e qualidade, como em muitos outros jogos que tivemos em casa. É uma equipa que vai colocar muitos problemas".

Jesualdo Ferreira deu a receita que o Sp. Braga tem que seguir para conseguir vencer o Arouca, declarando que os arsenalistas terão que estar concentrados e não errar. "O Braga vai ter maior domínio de jogo e iniciativa. O Arouca vai ficar à espera do que poderá colher das nossas iniciativas. Penso que vamos ter um jogo de Taça e que nos vai obrigar a jogar sempre com grande atenção e, acima de tudo, com muita intensidade e um querer muito grande. Queremos seguir em frente na prova. Somos favoritos e queremos ser. Este é um jogo de Taça que queremos vencer, mas é preciso ver que o Arouca também quer", referiu o técnico arsenalista.

Questionado sobre se as palavras proferidas por António Salvador no discurso de tomada de posse aumentam a pressão sobre a equipa, Jesualdo Ferreira lembrou que a pressão sobre o plantel é sempre a mesma e limita-se a ser a pressão de conquistar o triunfo em todos os jogos: "palavras não aumentam pressão. Cada competição em que o Braga entra é para tentar ganhar".
Rusescu é a grande novidade nos convocados [caixa ao lado] e Jesualdo Ferreira confirmou a sua utilização na partida que tem início marcado para as 19.15 horas, no Estádio AXA.


Sp. Braga vence em masculinos Taça FPA Velocidade e Barreiras
Rui Serapicos

O Sporting de Braga venceu, ontem, na Grande Nave do Parque de Exposições de Braga, a competição colectiva da Taça FPA e Barreiras Dr. João Braga dos Anjos, em masculinos, com 2.138 pontos, com vantagem de 158 pontos sobre o Juventude Ilha Verde (clube que viajou dos Açores), segundo classificado.
Na competição feminina as 'gverreiras' posicionaram-se no segundo lugar, com 2.471 pontos, tendo a vitória colectiva pertencido, com 2.577 pontos, a um clube que viajou da Guarda, o Senhora do Desterro.

Embora não se tenham registado recordes, observaram-se, ainda assim marcas interessantes, como n os 60 metros barreiras masculinos o representante do Centro de Atletismo de Seia, Hélio Vaz, que cumpriu a distância em 8,42 segundos, enquanto nos 60 metros planos Carlos Nascimento, do Sporting, venceu com 7,06 segundos, marca também digna de registo.

Destaque ainda para o desempenho da santomense Lecabela Quaresma, nos 60 metros barreiras femininos, que cumpriu com o interessante tempo de 8,75 segundos.
Também na estafeta de 4x400 metros, a equipa da Juventude Vidigalense — composta pelo quarteto Eduardo Valério, Tiago Freire, Bruno Gualberto e Pedro Fontes, venceu com a marca de 3.27,18 minutos.

Correio do Minho

Bruno3429

SC Braga/AAUM volta a golear e reforça lugar no pódio
Escrito por João Castro   

Em jogo a contar para a 17ª Jornada da Liga Sport Zone Futsal, o SC BRAGA/AAUM recebeu e goleou o SC Vila Verde por uns expressivos 11-2, reforçando o seu lugar no pódio.

A partida não podia ter tido melhor início para os bracarenses que, logo aos trinta segundos de jogo, inauguraram o marcador, através de um remate de André Machado que, sofrendo um desvio de um jogador adversário, traiu o guarda-redes. De imediato, O SC Vila Verde tentou reagir e no minuto seguinte, num contra-ataque, viria a empatar o jogo por Ruizinho. Nos minutos seguintes assistiu-se a uma partida incaracterística, com muitos passes errados e muitas faltas de parte a parte e, por isso, as duas equipas atingiram as cinco faltas a meio da primeira parte.No minuto nove, Amílcar viria a desfazer a igualdade, fazendo o 2-1. Logo de seguida, ao minuto doze, André Machado bisava no encontro, fazendo o 3-1 para depois Paulinho (13´) aumentar para 4-1 e seguidamente (16`) André Coelho, com um desvio de calcanhar a surpreender o guarda-redes, obter o 5-1, resultado com que se atingiu o intervalo.

A etapa complementar foi praticamente uma fotocópia da inicial, ainda que não muito bem jogada, valendo pelos golos marcados pelos bracarenses. O SC Braga/AAUM voltaria a marcar novamente aos trinta segundos, agora num remate de Tiago Brito para depois o Vila Verde reagir e ao minuto vinte sete, Pinto fez o 2-6, seguindo-se então o "massacre" bracarense. O sétimo golo foi marcado por André Coelho com os de Sintra reduzidos a quatro devido à expulsão de Pedro Ruben por agressão a André Machado que, ao minuto trinta e sete, concretizou um hat-trick. No minuto seguinte, e depois de algumas tentativas, o guardião Beto num chuto de baliza a baliza construía o 9-2. Já o 10-2 seria marcado no mesmo minuto num forte remate por Paulinho para depois, a nove segundos do fim na transformação de um livre de dez metros, André Almeida marcar o 11-2, resultado com que terminava a partida.

Flash interview

No final do encontro, ambas as partes estavam de acordo quanto à justiça do vencedor. Ao modalidades.com.pt, o treinador adjunto do SC Braga/AAUM, Luís Silva, referiu que "ganhámos justamente e fizemos um bom trabalho. O objetivo era a vitória que conquistámos com um resultado dilatado, apesar de não termos conseguimos fazer um grande jogo".

Do outro lado, o vice-presidente da SC Vila Verde, Ezequiel Miranda, estava resignado com o resultado, salientando que "perdemos contra um candidato ao título e das equipas que melhor futsal pratica, mas matematicamente ainda não descemos e vínhamos tentar surpreender a SC Braga/AAUM". O dirigente estava também bastante aborrecido com a antipatia que se gerou na segunda parte entre os adeptos bracarenses e a sua equipa, com troca de insultos e outras situações que não dignificam a modalidade, considerando que "nada de anormal se terá passado para estas reações".

Ficha de Jogo

SC Braga/AAUM: Pli; André Coelho (2); André Machado (C) (3); Paulinho (2) e Miguel Almeida (1)

Suplentes: Beto (1); TJ; Amílcar (1); Peixoto; Fábio Cecílio; Tiago Brito (1) e Tiago Neves.

Treinador: Paulo Tavares

Ação disciplinar: Amarelo Amílcar e Tiago Neves

SC Vila Verde: Pestana; Ruizinho(1); Dino; Samuka (C) e Pinto (1)

Suplentes: Wilson; Pedro Ruben; César; Rui Lopes; Hélder e Pacheco

Treinador: Paulo Braz

Ação disciplinar: Amarelo: Wilson, Vermelho: Pedro Ruben

Árbitros: Vitor Rocha e Mário Silva

Na próxima jornada o SC Braga/AAUM volta a jogar em casa diante do Póvoa Futsal, o SC Vila Verde recebe o Belenenses.

Modalidades.com.pt

Pé Ligeiro

Raul Rusescu é figura de cartaz

Dos três reforços de inverno inscritos pelos minhotos até ao momento, apenas Raul Rusescu foi chamado.

Tal como A BOLA antecipara. O romeno trabalhou muito bem ao longo da semana e os seus níveis de eficácia nos treinos deixam em aberto a sua titularidade.

É raro, embora não inédito esta temporada, Jesualdo Ferreira desfazer dúvidas em relação a questões estratégicas. Ontem fê-lo, antes de ser conhecida a lista de convocados: «O Rusescu será o único reforço que vai jogar.» O ex-Sevilha acaba por ser, portanto, um dos grandes atrativos da partida de hoje.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Ricardo Chaves salva pontinho com o peito

CHAVES 1 - SP BRAGA B 1

O Desp de Chaves adiantou-se no marcador por Pinto, à passagem da meia hora, mas Diogo Ribeiro (15m) havia já desperdiçado um golo de baliza aberta, depois de um lance menos feliz de Paulo Ribeiro.
O guarda- redes voltou a comprometer no lance do empate, aos 39 minutos. Mérito também para Piqueti, que conseguiu trocar as voltas aos adversários e bater o guarda-redes flaviense.
A segunda parte pertenceu ao Braga B. Na reta final da partida, o Chaves ficou a jogar apenas com 10 elementos, face à saída forçada de Sagna, por lesão. Os minhotos aproveitaram e sufocaram o Chaves, valendo Paulo Ribeiro (89m) com uma excelente defesa a remate de Piqueti e, já na compensação, foi Ricardo Chaves quem salvou um ponto para os flavienses, ao travar, de peito, o que seria o golo da vitória do Braga B.

JN

JotaCC

RUSESCU CONVOCADO E PROVÁVEL TITULAR
JESUALDO FERREIRA LEVANTOU O VÉU>>Decidido a seguir em frente na Taça, o treinador do Braga assumiu a estreia do avançado

Estando Rusescu em condições de entrar em ação e sendo um goleador nato, não há tempo a perder: será hoje estreado, frente ao Arouca. Tal como O JOGO noticiou, o avançado romeno, emprestado pelo Sevilha, causou boa impressão ao longo da semana, trabalhando com afinco nos treinos e marcando golos em quantidades razoáveis, e Jesualdo Ferreira premiou-o com a primeira convocatória, podendo mesmo utilizá-lo de início no jogo de hoje para a Taça de Portugal. Sem entrar em grandes pormenores, o treinador do Braga foi taxativo quanto à utilização do internacional romeno, enquanto fazia a antevisão da partida com os arouquenses. "Sim, o Rusescu vai jogar", confirmou, dizendo-se preparado para "um jogo diferente" daquele que o Braga disputou em Arouca, para o campeonato. "A Taça de Portugal não tem os mesmos componentes emocionais e até as regras da Liga. Não se trata de pontos, antes de chegar mais longe. É um jogo a eliminar, irreversível", explicou.


Aviso Jesualdo Ferreira pede cuidados a dobrar contra o Arouca

Apesar do "natural favoritismo" do Braga, o técnico dos arsenalistas prevê uma noite "complicada". "Teremos de jogar num plano de intensidade grande", apreciou, destacando como principais êxitos do Arouca "o empate na Luz" e a vitória em Barcelos. De resto, a estratégia está mais do que esc ol hi da. "O Braga vai ter maior domínio de jogo; já o adversário vai estar à espera do que pode colher das nossas iniciativas. Já aconteceu isso noutros jogos e nós não ganhámos, ao invés do que aconteceu no último jogo, no Estoril . Teremos de jogar com permanente atenção", salientou Jesualdo.
Para que não aconteça uma surpresa desagradável, o que é habitual em jogos da Taça de Portugal, o antídoto é simples para o treinador. "As equipas mais fortes têm de tomar cuidados redobrados quando jogam eliminatórias. O Arouca sabe perfeitamente o que pode acontecer num jogo destes", avisou.



"De facto, não podemos errar tantas vezes"


Doravante, a margem de erro para o Braga é praticamente nula. Esse foi um dos principais avisos de António Salvador, na cerimónia da tomada de posse para um novo mandato na presidência do Braga, e merece a total concordância de Jesualdo Ferreira. "De facto, não podemos errar tanto como temos errado até aqui", avaliou, considerando natural que o dirigente queira ganhar a Taça de Portugal. "É o cariz dele e a equipa tem noção disso", reagiu.



AGDON CHEGOU ONTEM E ASSINA NA SEGUNDA-FEIRA

Agdon, reforço do Braga, chegou ao final da tarde de ontem ao Porto, deixando o Aeroporto Francisco Sá Carneiro sem prestar declarações. O avançado brasileiro, ex-Vitória da Bahia, só irá pertencer oficialmente aos quadros do clube a partir de segunda-feira, dia em que realizará exames médicos e assinará um contrato válido por quatro épocas e meia. Acompanhado do agente brasileiro Vítor Ramiro, o jogador de 20 anos apresentava-se cansado pela viagem desde Salvador da Baía (Brasil), com escala em Lisboa, mas deverá comparecer esta noite no Estádio AXA para assistir ao jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal com o Arouca. Contratado a custo zero, Agdon é o quarto reforço de inverno dos arsenalistas, depois de Kadu (ex-Vitória da Bahia), André Pinto (ex-Panathinaikos) e Rusescu (cedido pelo Sevilha).




LUIZ CARLOS, NAC E VUKCEVIC DE VOLTA


O quadro clínico do Braga apresenta-se mais desanuviado, reflexo das recuperações de Nuno André Coelho, Vukcevic e Luiz Carlos, todos convocados para o jogo com o Arouca. O central e o médio montenegrino estão destinados ao banco de suplentes, enquanto Luiz Carlos deverá recuperar a titularidade. Em relação ao jogo com o Estoril, para a Taça da Liga, saíram da convocatória Hebert, Patrão e Hugo Vieira, todos por opção técnica, e Rúben Micael, lesionado.



CONTAS ESTRAGADAS
O Chaves perseguia o terceiro triunfo seguido na II Liga, mas o Braga B foi superior e podia ter vencido não fosse a má finalização

"O Chaves criou-nos dificuldades na primeira parte. Dominámos na segunda, não ganhando por falta de eficácia
José Alberto Costa TREINADOR DO BRAGA B

"Na primeira parte, podíamos ter resolvido o jogo. Pelas oportunidades que o Braga B criou, ganhámos um ponto
Quim Machado TREINADOR DO CHAVES


O Chaves procurava a terceira vitória consecutiva no campeonato, esbarrando, contudo, num adversário organizado e irreverente. Os flavienses entraram melhor no jogo, criando e desperdiçando três boas oportunidades, mas acabariam por chegar à vantagem, à meia hora de jogo, num penálti convertido por Luís Pinto. Mas foi sol de pouca dura, pois Piqueti, oito minutos depois, em jogada individual, restabeleceu o empate, num lance com muitas culpas para o meio-campo transmontano.



Marcado Luís Pinto tenta escapar-se a Erivaldo

Na segunda parte, o panorama foi bem diferente e com larga vantagem para a jovem equipa minhota, que só não ganhou o jogo porque esteve desastrada na finalização, se bem que em alguns lances houve muito mérito dos defesas flavienses, que "salvaram" bolas de golo em momentos cruciais, já com o guarda-redes Paulo Ribeiro batido.
Com um futebol vistoso, jogado ao primeiro toque de saídas rápidas para o ataque, os bracarenses surpreenderam os visitados, que não tiveram argumentos para os contrariar.



BRAGA E DESTERRO GANHAM TAÇA FPA


A Taça FPA de Velocidade e Barreiras, que ontem se disputou em Braga, teve dois vencedores inéditos: o Sporting de Braga, em masculinos, e a Senhora do Desterro, em femininos. A prova ficou marcada pela ausência dos melhores especialistas nacionais, que não se deslocaram desde Lisboa. Carlos Nascimento obteve o melhor resultado, com 7,06s nos 60 metros, enquanto em femininos Lecabela Quaresma, do JOMA, que ganhou a prova extra de 60 barreiras, com 8,75s, esteve também em bom plano. Nota negativa para a organização da FPA, que não entregou prémios aos vencedores de cada prova.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Luiz Carlos num miolo sem Rúben Micael
Por Pascoal Sousa com Pedro Lobão 


Além da troca de Hugo Vieira por Rusescu, Jesualdo Ferreira fez outras três alterações na lista em relação ao jogo com o Estoril, para a Taça da Liga.

Saíram Hebert, Patrão e Rúben Micael, este por lesão, e entraram Nuno André Coelho, Luiz Carlos e o montenegrino Vukcevic, todos eles afastados do desafio anterior devido a lesões ou problemas saúde - no caso de Vukcevic, uma gastroenterite. Destas três unidades que regressam, apenas Luiz Carlos tem lugar certo no onze, uma vez que Nuno André Coelho perdeu embalo devido à lesão e Sasso tem mostrado serviço no eixo, ao lado de Anderllan Santos.

Outra questão a esclarecer hoje é a composição do meio-campo, que não conta com Rúben Micael. A utilização de Custódio dará ao miolo um registo mais defensivo e em teoria pouco adequado para uma equipa que se propõe criar ascendente sobre o Arouca. O recuo de Alan é uma forte possibilidade.

A Bola

brigada da relote

Jogadores do Sp. Braga perderam "um ídolo"
PLANTEL LAMENTA MORTE DE EUSÉBIO


Os jogadores do Sp. Braga Eduardo, Custódio, Ruben Micael e Éder lamentaram este domingo a perda do ídolo Eusébio, que morreu, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

"Um dos momentos mais ingratos para um jogador profissional de futebol é, sem dúvida, o momento em que perde um ídolo, a referência de toda uma carreira. Hoje, em pleno estágio, acordámos com a pior notícia: tínhamos perdido Eusébio, tínhamos perdido um ídolo", pode ler-se na mensagem divulgada no site oficial do clube bracarense.

Os quatro jogadores bracarenses recordaram o apoio que o "Pantera Negra" conferia aos internacionais portugueses, quando vestiam a camisola das "quinas".

"Para nós, jogadores que com inegável orgulho representam a Seleção Nacional, Eusébio era muito mais do que a generalidade das pessoas possam imaginar. A sua presença transmitia-nos força, fazia-nos sentir ainda mais orgulhosos no momento da vitória e apoiados no momento da derrota", referem.

O guarda-redes Eduardo, os médios Custódio e Ruben Micael e o avançado Éder revelam a tristeza, mas enaltecem o orgulho e o privilégio de terem privado com Eusébio.

"As tuas palavras Eusébio ficarão para sempre na nossa memória e vão servir-nos de guia para o resto das nossas carreiras e das nossas vidas. Estamos tristes, mas por outro lado orgulhosos e com a noção de que fomos uns privilegiados por ter contactado de perto com uma das maiores figuras que o nosso País já conheceu", concluem os internacionais lusos, em nome de todo o plantel, com um sentido: "Obrigado Eusébio!".

Eusébio da Silva Ferreira morreu este domingo às 04H30 vítima de paragem cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos. Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar. Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 deste domingo, anunciou o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

RECORD

brigada da relote

#10
Taça Portugal: Sp. Braga vence Arouca e segue para os «quartos»

O Sporting de Braga conquistou hoje o último "bilhete" para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao receber e vencer o Arouca por 2-0.

O triunfo dos minhotos ajusta-se, porque foram globalmente a melhor equipa, perante um Arouca frágil, que, ainda assim, chegou a assustar, quando o resultado estava em 1-0, tendo enviado uma bola à barra, por Pintassilgo.

O jogo começou com uma homenagem a Eusébio: no minuto de silêncio, que foi de palmas, passaram no ecrã gigante do estádio imagens do célebre Portugal - Coreia do Norte do Mundial de 1966, em que o antigo internacional português, hoje falecido, marcou quatro golos na vitória por 5-3.

Na estreia do avançado romeno Rusescu, que mostrou alguns bons pormenores, mas denotou natural falta de entrosamento com os colegas, o Braga abriu o marcador logo aos cinco minutos, com Pardo a concluir de primeira um centro da direita de Alan.

O Braga teve depois dois bons remates, por Rafa (13 minutos) e Santos (24), este uma "bomba" de muito longe, na conversão de um livre direto, que passou a rasar o poste, mas foi o Arouca a desperdiçar uma grande oportunidade para empatar, quando Pintassilgo rematou ao lado, após assistência de Roberto (36).

Pardo podia ter marcado também o segundo dos bracarenses, mas, depois de ter aproveitado um disparate de Diego para se isolar diante de Cássio, falhou a tentativa de "chapéu" ao guarda-redes brasileiro, que defendeu sem dificuldade (41).

Após o intervalo, Luiz Carlos surgiu no lugar de Mauro, mas foi o Arouca a estar muito perto do empate com um grande remate de Pintassilgo à barra (47).

O Braga respondeu logo a seguir com um cabeceamento de Santos, após canto de Alan, que Cássio defendeu de forma aparatosa (49) e, pouco depois, o guardião, que chegou a ter um acordo com os minhotos no início da época, voltou a impedir o golo agora a Pardo (54).

O fulgor do Arouca durou muito pouco tempo e o Braga assumiu o comando do jogo, sem, contudo, imprimir grande velocidade.

Aos 73 minutos, 19 depois de ter entrado, Ceballos foi expulso por causa de uma entrada violenta sobre Alan e a tarefa de, pelo menos, chegar ao empate tornou-se ainda mais difícil, até porque, cinco minutos depois, os da casa chegaram ao segundo golo e "mataram" o jogo.

Rafa só teve que encostar após uma primeira defesa de Cássio a remate de Pardo.

LUSA

brigada da relote

Sporting de Braga considera em comunicado que Eusébio deve ficar na 'galeria dos imortais'

O Sporting de Braga reagiu esta manhã em comunicado à morte de Eusébio da Silva Ferreira, que faleceu hoje, pelas 3.30, vítima de paragem cardiorrespiratória. Tinha 71 anos.

COMUNICADO DO SC BRAGA

'O futebol português vive hoje um dos dias mais tristes da sua história com a partida de Eusébio da Silva Ferreira. Mais do que um símbolo de um clube, Eusébio era um motivo de orgulho de uma nação, por quem fez muito, tanto que jamais será esquecido por todos nós. Aquilo que Eusébio fez coloca-o na galeria dos imortais e o seu legado deve ser lembrado e respeitado por todos sem excepção. Hoje, Portugal inteiro está de luto.

Aos familiares de Eusébio e ao Sport Lisboa Benfica, o SC Braga apresenta as mais sentidas condolências, partilhando este momento de dor que deixa todos os portugueses mais pobres.'

CORREIO DO MINHO

brigada da relote

Portugueses do Sp. Braga idolatram Eusébio

Eduardo, Custódio, Rúben Micael e Éder, os quatro internacionais portugueses do Sporting de Braga, choram a morte de um "ídolo".

"Um dos momentos mais ingratos para um jogador profissional de futebol é, sem dúvida, o momento em que perde um ídolo, a referência de toda uma carreira. Hoje, em pleno estágio, acordámos com a pior notícia: tínhamos perdido Eusébio, tínhamos perdido um ídolo. Para nós, jogadores que com inegável orgulho representam a Seleção Nacional, Eusébio era muito mais do que a generalidade das pessoas possam imaginar", pode ler-se no sítio oficial do Sp. Braga.

O texto, assinado por Eduardo, Custódio, Rúben Micael e Éder, prossegue: "A sua presença transmitia-nos força, fazia-nos sentir ainda mais orgulhosos no momento da vitória e apoiados no momento da derrota. As tuas palavras Eusébio, ficarão para sempre na nossa memória e vão servir-nos de guia para o resto das nossas carreiras e das nossas vidas. Estamos tristes, mas por outro lado orgulhosos e com a noção de que fomos uns privilegiados por ter contactado de perto com uma das maiores figuras que o nosso País já conheceu."

"Em nosso nome e de todo o plantel do SC Braga apresentamos as nossas mais sentidas condolências à família de Eusébio. E a última palavra que deixamos é aquela que julgamos ser partilhada por todos os portugueses: Obrigado Eusébio!", concluíram os quatro internacionais portugueses.

Sporting e Sp. Braga apresentam condolências

António Salvador lamenta "um dos dias mais tristes da história" do futebol português. Sporting apresenta "profundo pesar" pela morte de Eusébio.

O Sporting, eterno rival do Benfica, não deixou de apresentar condolências pela morte de Eusébio aos familiares e amigos do ex-futebolista.

"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, um símbolo do desporto nacional. À família de Eusébio e amigos, o Sporting Clube de Portugal apresenta os seus sentidos pêsames", pode ler-se no sítio oficial dos leões.

Mais extensa foi a mensagem publicada no sítio oficial do Sp. Braga, assinada pelo presidente arsenalistas, António Salvador.

"O futebol português vive hoje um dos dias mais tristes da sua história com a partida de Eusébio da Silva Ferreira. Mais do que um símbolo de um clube, Eusébio era um motivo de orgulho de uma nação, por quem fez muito, tanto que jamais será esquecido por todos nós. Aquilo que Eusébio fez coloca-o na galeria dos imortais e o seu legado deve ser lembrado e respeitado por todos sem excepção. Hoje, Portugal inteiro está de luto", escreveu.

"Aos familiares de Eusébio e ao Sport Lisboa Benfica, o SC Braga apresenta as mais sentidas condolências, partilhando este momento de dor que deixa todos os portugueses mais pobres", completou.

DN

Bruno3429

Sp. Braga-Arouca, 2-0 (crónica)
Braga de serviços mínimos marca presença na próxima fase
Por Bruno José Ferreira       

O Sp. Braga assegurou o último lugar para os quartos-de-final da Taça de Portugal ao bater o Arouca no seu estádio por duas bolas a zero. Um tento de Pardo, logo aos cinco minutos, e outro de Rafa foram suficientes para derrubar o Arouca.

Pedro Emanuel fez jus ao lema que diz que em equipa que ganha não se mexe, e depois do triunfo por três bolas a zero em Barcelos, o Arouca voltou a apresentar-se no Minho com exatamente o mesmo onze.

No Sp. Braga a deslocação de Rafa para o miolo face à ausência de Ruben Micael foi a boa nova, juntamente com a já aguardada estreia do romeno Rusescu no ataque. O Avançado cedido pelo Sevilha no mercado de inverno foi a unidade mais adiantada do conjunto bracarense.

Golo madrugador

Aquando do apito inicial de Jorge Sousa a chuva era o principal interveniente do encontro. Parou de chover copiosamente e o colombiano Pardo chamou a si os holofotes do jogo. Logo aos cinco minutos inaugurou o marcador e travou desde logo o ímpeto ofensivo do Arouca. Rafa está na génese da jogada ao desequilibrar no miolo, depois Baiano e Alan fizeram o resto antes de entregar para Pado rematar de primeira à entrada da área.

Numa semana em que António Salvador assumiu o desejo de ver o Sp. Braga conquistar o troféu no Jamor, os seus pupilos rapidamente trataram de dar um passo nesse sentido, colocando-se em vantagem desde muito cedo.

Ao mesmo tempo o conjunto de Jesualdo Ferreira deu um duro golpe na estratégia do Arouca, que gosta de jogar na sombra dos adversários, sem se notar a presença dos homens de amarelo até que surja uma oportunidade para darem um ar da sua graça.

Bola no ferro e expulsão antes da estocada final

Não o conseguiram no primeiro tempo os homens do Arouca entraram com a lição bem estudada no segundo tempo. Logo a abrir o segundo tempo Pintassilgo enviou a bola com estrondo à baliza de Eduardo num sinal de que havia Arouca para o segundo tempo.

Mas foi um lance sem seguimento, voltando o jogo ao marasmo dos primeiros quarenta e cinco minutos. Sem velocidade, com poucos motivos de interesse e sem grande brilho. Ceballos, aposta de Pedro Emanuel, dificultou ainda mais a reação do Arouca ao ser expulso depois de uma entrada violenta sobre Alan.

O jogo estava sem história e sem fulgor. A mais um o Sp. Braga deu a estocada final no Arouca a treze minutos do apito final. Depois de uma tentativa de Pardo foi Rafa a fazer as redes abanar.

Sem grande brilho, mas competente o Sp. Braga está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. A exibição foi de serviços mínimos, com a pior casa no Municipal de Braga esta época, mas o objetivo principal foi cumprido. Quando as bolas andarem à roda para ditar o sorteio da próxima eliminatória o nome do Sp. Braga vai lá estar.


TP: Sp. Braga-Arouca, 2-0 (destaques)
Rafa no miolo a comandar

Figura

Rafa:
O miúdo conferiu velocidade e rasgos de genialidade a um jogo morno em sem grandes motivos de interesse. Esteve envolvido no primeiro golo arsenalista ao fazer a aceleração que deixou para traz a equipa do Arouca, apontou o golo da tranquilidade numa das raras oportunidades que teve de visar a baliza adversária. De quando em vez, regido pelas rotinas dos últimos jogos, descaia-se para as pontas, mas foi quando apareceu no corredor central que teve capacidade para abanar com o Arouca. Não é um armador de jogo constante de jogo como Rúben Micael, mas compensa alguns desaparecimentos do jogo com criatividade.

O Momento

Golo de Pardo (minuto 5'):
Jogada bem traçada pelo Sp. Braga, culminada em golo simplificando assim a tarefa arsenalista. O cruzamento milimétrico na direita é de Alan e o colombiano Felipe Pardo no coração da área bateu Cássio. Os minhotos aproveitaram da melhor forma a descompensação da equipa de amarelo e com uma rápida troca de bola abriram o ativo.

Desilusão

Ceballos: Não esteve vinte minutos em campo. Entrou no decorrer do segundo tempo, foia primeira aposta de Pedro Emanuel, e foi expulso de forma com vermelho direto. A entrada sobre Alan é violentíssima, com os pitons em riste na direção da perna do jogador adversário.

Outros destaques:

Roberto:

O avançado do Arouca bateu-se bem entre os centrais do Sp. Braga. Nem sempre servido nas melhores condições, quando o esférico andou pela sua zona de ação o número 17 causou perigo para as redes de Eduardo. Um punhado de bons apontamentos fazem dele uma das referências deste Arouca.

Pintassilgo:
Baixinho, mas taludo e um lutador enorme no meio campo do Arouca. O médio de 28 anos teve o seu momento de visibilidade da noite quando no início do segundo tempo protagonizou aquele que foi o lance mais perigoso do Arouca no encontro. De fora da área atirou com estrondo à barra da baliza de Eduardo. Foi um operário incansável, e ao mesmo tempo criativo no conjunto orientado por Pedro Emanuel.

Aderlan Santos:
Continua num bom momento de forma o defesa central do Sp. Braga. À intransponibilidade defensiva revela-se um elemento igualmente importante na manobra ofensiva dos «Guerreiros». Primeiro num live direto deixou Cássio pregado ao relvado, impotente perante a violência do seu remate. No segundo tempo foi á área adversária saltar mais alto do que toda a gente para obrigar Cássio à defesa da noite.

Maisfutebol

brigada da relote

Jogadores do SC Braga lamentam perda de ídolo

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

Os futebolistas internacionais do Sporting de Braga Eduardo, Custódio, Ruben Micael e Éder lamentaram hoje a perda do ídolo Eusébio, que hoje morreu, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

«Um dos momentos mais ingratos para um jogador profissional de futebol é, sem dúvida, o momento em que perde um ídolo, a referência de toda uma carreira. Hoje, em pleno estágio, acordámos com a pior notícia: tínhamos perdido Eusébio, tínhamos perdido um ídolo», pode ler-se na mensagem divulgada no sítio oficial do clube bracarense na Internet.

Os quatro jogadores bracarenses recordaram o apoio que o "Pantera Negra" conferia aos internacionais portugueses, quando vestiam a camisola das "quinas".

«Para nós, jogadores que com inegável orgulho representam a seleção nacional, Eusébio era muito mais do que a generalidade das pessoas possam imaginar. A sua presença transmitia-nos força, fazia-nos sentir ainda mais orgulhosos no momento da vitória e apoiados no momento da derrota», referem.

O guarda-redes Eduardo, os médios Custódio e Ruben Micael e o avançado Éder revelam a tristeza, mas enaltecem o orgulho e o privilégio de terem privado com Eusébio.

«As tuas palavras Eusébio ficarão para sempre na nossa memória e vão servir-nos de guia para o resto das nossas carreiras e das nossas vidas. Estamos tristes, mas por outro lado orgulhosos e com a noção de que fomos uns privilegiados por ter contactado de perto com uma das maiores figuras que o nosso País já conheceu», concluem os internacionais lusos, em nome de todo o plantel, com um sentido: «Obrigado Eusébio!».

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

LUSA

brigada da relote

#15
TP: Sp. Braga-Arouca, 2-0 (resultado final)
Golos de Pardo e Rafa


O Sporting Braga está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, após eliminar o Arouca por 2-0. Os golos dos arsenalistas foram marcados por Pardo, logo aos cinco minutos, e Rafa, já aos 78.

A expulsão de Ceballos, após entrada brutal sobre Alan, condicionou a resposta do Arouca na fase final do encontro.

TP: Sp. Braga-Arouca, 2-0 (crónica)
Braga de serviços mínimos marca presença na próxima fase


O Sp. Braga assegurou o último lugar para os quartos-de-final da Taça de Portugal ao bater o Arouca no seu estádio por duas bolas a zero. Um tento de Pardo, logo aos cinco minutos, e outro de Rafa foram suficientes para derrubar o Arouca.

Pedro Emanuel fez jus ao lema que diz que em equipa que ganha não se mexe, e depois do triunfo por três bolas a zero em Barcelos, o Arouca voltou a apresentar-se no Minho com exatamente o mesmo onze.

No Sp. Braga a deslocação de Rafa para o miolo face à ausência de Ruben Micael foi a boa nova, juntamente com a já aguardada estreia do romeno Rusescu no ataque. O Avançado cedido pelo Sevilha no mercado de inverno foi a unidade mais adiantada do conjunto bracarense.

Golo madrugador

Aquando do apito inicial de Jorge Sousa a chuva era o principal interveniente do encontro. Parou de chover copiosamente e o colombiano Pardo chamou a si os holofotes do jogo. Logo aos cinco minutos inaugurou o marcador e travou desde logo o ímpeto ofensivo do Arouca. Rafa está na génese da jogada ao desequilibrar no miolo, depois Baiano e Alan fizeram o resto antes de entregar para Pado rematar de primeira à entrada da área.

Numa semana em que António Salvador assumiu o desejo de ver o Sp. Braga conquistar o troféu no Jamor, os seus pupilos rapidamente trataram de dar um passo nesse sentido, colocando-se em vantagem desde muito cedo.

Ao mesmo tempo o conjunto de Jesualdo Ferreira deu um duro golpe na estratégia do Arouca, que gosta de jogar na sombra dos adversários, sem se notar a presença dos homens de amarelo até que surja uma oportunidade para darem um ar da sua graça.

Bola no ferro e expulsão antes da estocada final

Não o conseguiram no primeiro tempo os homens do Arouca entraram com a lição bem estudada no segundo tempo. Logo a abrir o segundo tempo Pintassilgo enviou a bola com estrondo à baliza de Eduardo num sinal de que havia Arouca para o segundo tempo.

Mas foi um lance sem seguimento, voltando o jogo ao marasmo dos primeiros quarenta e cinco minutos. Sem velocidade, com poucos motivos de interesse e sem grande brilho. Ceballos, aposta de Pedro Emanuel, dificultou ainda mais a reação do Arouca ao ser expulso depois de uma entrada violenta sobre Alan.

O jogo estava sem história e sem fulgor. A mais um o Sp. Braga deu a estocada final no Arouca a treze minutos do apito final. Depois de uma tentativa de Pardo foi Rafa a fazer as redes abanar.

Sem grande brilho, mas competente o Sp. Braga está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. A exibição foi de serviços mínimos, com a pior casa no Municipal de Braga esta época, mas o objetivo principal foi cumprido. Quando as bolas andarem à roda para ditar o sorteio da próxima eliminatória o nome do Sp. Braga vai lá estar.

TP: Sp. Braga-Arouca, 2-0 (destaques)
Rafa no miolo a comandar

Figura

Rafa:
O miúdo conferiu velocidade e rasgos de genialidade a um jogo morno em sem grandes motivos de interesse. Esteve envolvido no primeiro golo arsenalista ao fazer a aceleração que deixou para traz a equipa do Arouca, apontou o golo da tranquilidade numa das raras oportunidades que teve de visar a baliza adversária. De quando em vez, regido pelas rotinas dos últimos jogos, descaia-se para as pontas, mas foi quando apareceu no corredor central que teve capacidade para abanar com o Arouca. Não é um armador de jogo constante de jogo como Rúben Micael, mas compensa alguns desaparecimentos do jogo com criatividade.

O Momento

Golo de Pardo (minuto 5'):
Jogada bem traçada pelo Sp. Braga, culminada em golo simplificando assim a tarefa arsenalista. O cruzamento milimétrico na direita é de Alan e o colombiano Felipe Pardo no coração da área bateu Cássio. Os minhotos aproveitaram da melhor forma a descompensação da equipa de amarelo e com uma rápida troca de bola abriram o ativo.

Desilusão

Ceballos: Não esteve vinte minutos em campo. Entrou no decorrer do segundo tempo, foia primeira aposta de Pedro Emanuel, e foi expulso de forma com vermelho direto. A entrada sobre Alan é violentíssima, com os pitons em riste na direção da perna do jogador adversário.

Outros destaques:

Roberto:
O avançado do Arouca bateu-se bem entre os centrais do Sp. Braga. Nem sempre servido nas melhores condições, quando o esférico andou pela sua zona de ação o número 17 causou perigo para as redes de Eduardo. Um punhado de bons apontamentos fazem dele uma das referências deste Arouca.

Pintassilgo:
Baixinho, mas taludo e um lutador enorme no meio campo do Arouca. O médio de 28 anos teve o seu momento de visibilidade da noite quando no início do segundo tempo protagonizou aquele que foi o lance mais perigoso do Arouca no encontro. De fora da área atirou com estrondo à barra da baliza de Eduardo. Foi um operário incansável, e ao mesmo tempo criativo no conjunto orientado por Pedro Emanuel.

Aderlan Santos:
Continua num bom momento de forma o defesa central do Sp. Braga. À intransponibilidade defensiva revela-se um elemento igualmente importante na manobra ofensiva dos «Guerreiros». Primeiro num live direto deixou Cássio pregado ao relvado, impotente perante a violência do seu remate. No segundo tempo foi á área adversária saltar mais alto do que toda a gente para obrigar Cássio à defesa da noite.

Pardo (Sp. Braga): «É bom ter o Rusescu»
Avançado colombiano fez um golo ao Arouca


Pardo, avançado do Sporting Braga, em declarações à SporTV após a vitória sobre o Arouca:

«Foi bom marcar cedo. Contrariámos bem o Arouca. Fiz o meu terceiro golo e isso deixa-me contente. Temos uma grande equipa. Estou feliz por estar cá e quero fazer mais golos. Rusescu? É bom tê-lo. Ele fala espanhol e conversámos muito no hotel. Vai ajudar a equipa».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

SC Braga vence Arouca (2-0) e segue para os ´quartos`

O SC Braga recebeu e venceu o Arouca, por 2-0, garantindo a derradeira vaga nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Pardo, logo aos cinco minutos da primeira parte, e Rafa Silva, à passagem do minuto 78, foram os marcadores de serviço no Estádio Axa.

O Arouca terminou reduzido a dez unidades, por expulsão de Ceballos, com vermelho direto, ao minuto 73.

A BOLA

brigada da relote

Sporting de Braga vence Arouca, rumo aos "quartos" da Taça de Portugal

O Sporting de Braga conquistou, este domingo, o último "bilhete" para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao receber e vencer o Arouca por 2-0.

O colombiano Pardo, aos cinco minutos, e Rafa, aos 78, apontaram os tentos dos "arsenalistas", vencedores da competição em 1965/66 e detentores da Taça da Liga.

A formação bracarense junta-se a Benfica, FC Porto, Rio Ave, Estoril-Praia e Académica, também da I Liga, e a Penafiel e Desportivo das Aves, da II Liga, que hoje eliminaram os primodivisionários Marítimo e Paços de Ferreira, respetivamente.

JN

brigada da relote

Sp. Braga bate Arouca no encerramento dos "oitavos"

Está completo o lote de equipas apuradas para os "quartos" da Taça de Portugal, após o Sporting de Braga ter batido o Arouca, por 2-0.

O Sporting de Braga é a última equipa apurada para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, após ter batido o Arouca, por 2-0, neste domingo, no Estádio AXA.

O colombiano Pardo deu vantagem madrugadora (5') à equipa de Jesualdo Ferreira, o único técnico nos "quartos" que já ergueu o troféu, e Rafa Silva fechou as contas (78') cinco minutos de Ceballos, expulso, ter deixado a equipa de Pedro Emanuel, outro nome consagrado no Jamor, reduzido a dez unidades.

O lote de equipas apuradas para os "oitavos" resume-se, assim, a seis equipas da I Liga (Estoril, Rio Ave, FC Porto, Benfica, Académica e Sp. Braga) e duas da II Liga (Penafiel e Desp. Aves).

O sorteio dos quartos-de-final, já "emparelhado" com as meias-finais, está agendado para as 12.30 de 9 de janeiro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

DN

brigada da relote

PARDO
"Fico contente por ajudar a equipa"
O avançado colombiano abriu a contagem ao marcar um golo logo aos cinco minutos da receção ao Braga


Pardo, jogador do Braga

Bom trabalho: "Foi bom ter marcado a um rival forte e ajudar a equipa a ganhar. Fizemos o nosso trabalho e bem feito"..

Feliz com o golo: "Estou muito contente por ajudar a equipa. Todos os meus companheiros dão-me confiança, os adeptos também. Estou muito contente no Braga e trabalho diariamente para jogar o mais possível"

Rusdescu: "É boa pessoa e fala espanhol. Conversamos muito antes do jogo, ainda no hotel. Fizemos uma boa dupla para atacar o Arouca".

JESUALDO FERREIRA
"Vê-se que Rusescu tem escola de qualidade"
O treinador do Braga, Jesualdo Ferreira, defende que a vitória do Braga é justa e que poderia ter sido alcançada por números mais expressivos


Jesualdo Ferreira, treinador do Braga

Triunfo magro: "Vitória justa, alcançada com muito trabalho como tinha previsto. O Arouca está bem melhor do que há dois meses, quando o defrontámos para o campeonato. É uma equipa que foi capaz de empatar na Luz e ganhar em Barcelos. Fez um jogo direto e agressivo, com muitos jogadores rápidos".

Melhor depois da bola na barra: "O Arouca teve uma ocasião de golo no início da segunda parte, a bola na barra, mas curiosamente o Braga cresceu depois e foi merecendo mais golos. Fez mais um, mas ficou longe do que poderia ter marcado. Falhámos golos por algum excesso de confiança"

Vitória sem golos sofridos: "Foi importante não sofrer golos num jogo de grande responsabilidade. Foi uma vitória justa, ainda que numa exibição aqui e acolá não muito conseguida. Se tivessemos sido mais eficazes não teríamos passamos por alguns momentos mais complicados".

Rusescu: "Nenhum jogador consegue grandes desempenhos individuais com uma semana de trabalho. Ele podia ter feito um golo, o que lhe daria mais confiança, mas vê-se tem escola de qualidade".,.

Importância da Taça: "A sua importância não subiu por termos ficado de fora da Liga Europa. A Taça Portugal foi e é importante, a Taça da Liga é importante. No Braga tudo é importante e isso é bom".

O JOGO