News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/12

Started by JotaCC, 26 de December de 2013, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

"É preciso ser guerreiro para representar este território"



Uns guerreiros do Minho que levam, cada vez mais longe, o nome do Sp. Braga. O eurodeputado José Manuel Fernandes assumiu o novo desafio de presidente da mesa da Assembleia Geral do clube bracarense, numa cerimónia em que realçou o crescimento do clube nos últimos anos - sob a alçada do presidente António Salvador - desenvolvimento que encara como determinante também no sentido de promoção da cidade de Braga e toda a região Minho.

"Quando o António Salvador me fez o convite para integrar a lista não tive qualquer dúvida. Sou um sócio de há longa data e quis dar o contributo a um clube que também tem uma importância para o nosso território e região", sublinhou o novo presidente da mesa da Assembleia Geral do Sp. Braga, em declarações ao 'Correio do Minho'.

José Manuel Fernandes confessou adorar "o slogan Guerreiros do Minho" e foi peremptório quando questionado sobre a importância do papel do Sp. Braga: "é preciso ser guerreiro e representar também este território e, portanto, para mim é um prazer desempenhar funções para um clube que é um factor de atractividade até em termos económicos e ainda um factor de promoção do nosso território".

Como eurodeputado, José Manuel Fernandes sente em Bruxelas e Estrasburgo - onde passa as semanas - que o papel do clube de futebol é determina nte na divulgação da região, sobretudo nos últimos anos em que o emblema arsenalista é presença constante nas competições europeias, onde inclusivamente, já chegou à final da Liga Europa, em 2011.
"O Sp. Braga leva cada vez mais e melhor o nome da região e do país além fronteiras", frisou José Manuel Fernandes.

"Espero um crescimento sustentável e um maior número de sócios"

Com o ano novo à porta, José Manuel Fernandes deixa votos de que 2014 seja um ano repleto de êxitos e conquistas para o Sp. Braga.
Na mensagem de boas festas, o eurodeputado - presidente da mesa da Assembleia Geral do clube - revela ambição, assente na lógica de crescimento concretizada pelo presidente António Salvador desde a última década.

"Espero sucesso para o Sp. Braga, alegria para os adeptos, um crescimento sustentável para o clube e que haja um maior número de sócios. Que se consiga esse crescimento e que os projectos ambiciosos a que o presidente António Salvador se propôs comecem também a avançar, são estes os meus desejos e votos. E que o Sp. Braga continue com esta força que torna os adeptos e sócios cada vez mais exigentes", destacou o responsável, desejando um ano repleto de sucessos para todos os sócios. "Que 2014 traga muitas alegrias e que o nosso Sp. Braga alcance muitos êxitos".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Dois reforços hoje no Axa

O plantel do SC Braga regressa esta tarde aos treinos, projetando já o jogo de domingo, frente ao Estoril, para a Taça da Liga.

A novidade da sessão será a integração de dois reforços já com contrato assinado até 2017, os centrais Kadu e André Pinto.

Para mais tarde está prevista a chegada do romeno Raul Rusescu. O trio será inscrito em janeiro.

A BOLA

JotaCC

Rusescu custa 225 mil euros
minhotos só pagam os salários
   
Após as festividades natalícias, Rusescu pode apresentar-se a Jesualdo Ferreira e aos novos colegas de equipa já na tarde de hoje. O avançado chega por empréstimo do Sevilha que o aceitou ceder aos minhotos mediante o pagamento apenas dos salários:225 mil euros até junho.

No verão, a SAD liderada por António Salvador tem uma cláusula de opção de compra cifrada em 3 milhões de euros, mas que subirá automaticamente caso o romeno aponte 15 ou mais golos.

RECORD

JotaCC

CORTA A META ANTES DO FIM
LUIZ CARLOS>> Alinhar como titular e desaparecer antes do fim é o padrão do médio. Tem sido assim há cinco jogos consecutivos



Mal começa a dança das substituições, o suspeito do costume é Luiz Carlos. À partida, excetuando o guarda-redes, todos são potenciais candidatos a dar o lugar a outro jogador do Braga, mas há cinco jogos consecutivos que o número 8 do médio brasileiro aparece a iluminar a placa de substituição, significando isto muito mais do que uma pontual curiosidade, em nada relacionada com questões físicas, pois, caso contrário, perderia o estatuto de habitual titular na equipa de Jesualdo Ferreira. Por aí, o treinador parece confiar plenamente no brasileiro, da mesma forma que entenderá que a saída do centro campista será a melhor forma de não desequilibrar a equipa quando é necessário arriscar um pouco mais no ataque, optando então por desviar Alan para o meio-campo.

7
Total de vezes em que já foi substituído esta época. Tudo começou contra o Belenenses...

Deu resultado na Madeira, frente ao Marítimo, com o Braga a recuperar de uma desvantagem de 2-0 para uma igualdade final (2-2), e teve efeitos práticos, embora sem o mesmo impacto, em outros três jogos que terminaram com vitórias, como é possível verificar no quadro à parte. Será errado concluir, porém, que a performance da equipa melhorou significativamente sempre que se verificaram as saídas de Luiz Carlos, pois o ex-jogador do Paços de Ferreira ainda estava em campo quando os minhotos se adiantaram no marcador nessas partidas, contra o Belenenses, Olhanense e Vitória de Setúbal. De resto, a utilidade do brasileiro sempre foi incontestável para Jesualdo Ferreira, coincidindo essa visão com a de Nicolau Vaqueiro, o último treinador do brasileiro no Freamunde antes de dar o salto para o Paços de Ferreira. "É um jogador muito competitivo. Tem grande capacidade física e, apesar de não ser um desequilibrador, tem muita qualidade de passe e boa visão de jogo", destaca.
Só mesmo "imperativos estratégicos" podem justificar as sucessivas saídas de Luiz Carlos, adianta Nicolau Vaqueiro, considerando mesmo "natural" que Jesualdo Ferreira o substitua em função de jogadores "mais acutilantes" quando é necessário alargar a frente ofensiva.



Desejado por qualquer treinador

Natural de Espírito Santo (Brasil), Luiz Carlos trabalha mais do que fala. "É um jogador muito introvertido em termos de comunicação. Fala o essencial, mas é muito dedicado aos treinos e aos jogos", garante Nicolau Vaqueiro, acrescentando que a discrição do brasileiro acaba, invariavelmente, em campo, quando é necessário desarmar o adversário e distribuir jogo com eficiência. "É o tipo de jogador que qualquer treinador gostaria de ter", reforça.



Fechado em março

Em fim de contrato com o Paços de Ferreira, Luiz Carlos chegou a acordo com o Braga, no princípio de março, deixando os castores a custo zero, em junho, para assinar um contrato válido até 2016. O médio iniciou a carreira no São Cristóvão e Ipatinga, do Brasil, tendo chegado a Portugal em 2009 para representar o Freamunde. Duas épocas depois, mudou-se para o Paços.



Chegou a ser 10 por pura necessidade
MULTIFACETADO>> A meio-campo, pode fazer qualquer posição

Por mais bizarro que possa parecer, em mais do que uma ocasião Luiz Carlos vestiu a pele de médio-ofensivo. Nicolau Vaqueiro explica porquê. "No Freamunde tínhamos poucos jogadores e, por isso, utilizei-o nas posições 6, 8 e 10", conta, embora esclarecendo que o arsenalista é claramente "um médio organizador de características defensivas".

Posições à parte, o médio brasileiro é uma raridade pelo espírito competitivo. "O Luiz Carlos tem um carácter profissional muito grande e uma intensidade de jogo muito forte. Tem uma capacidade física muita boa, sempre foi dos jogadores mais utilizados por mim", elogia. Em Braga, tudo é diferente. "Agora está num patamar diferente e superior", explica o ex-treinador do Freamunde, dizendo-se orgulhoso por ter acrescentado algo mais às características do atual jogador dos bracarenses. "Quando ele chegou ao Freamunde percebeu logo o meu grau de exigência e acompanhou em pleno o trabalho desenvolvido por nós", recorda.



ANDRÉ PINTO E RUSESCU A POSTOS


O leque de opções de Jesualdo Ferreira continua a alargar. Depois do central Kadu, ex-Vitória da Baía, as próximas caras novas serão o central André Pinto e o avançado Rusescu, ambos esperados hoje em Braga. Livre de compromissos com os gregos do Panathinaikos, o defesa português foi encarado pela SAD como uma oportunidade de negócio irresistível (assinará por três épocas e meia); já o defesa romeno chega por empréstimo do Sevilha.



SANTOS DEVE REINTEGRAR HOJE O GRUPO

Ausente no jogo do Braga com o Marítimo, depois de ter sentido dores no joelho direito em pleno aquecimento, Santos deverá juntar-se ao grupo esta tarde. O central trocou as mini-férias natalícias por tratamentos e trabalho de recuperação, tudo apontando para que se apresente em condições de ser utilizado no próximo domingo, contra o Estoril, na jornada inaugural do Grupo C da Taça da Liga. A confirmar-se a disponibilidade do brasileiro, resta saber se o técnico vai reeditar a dupla de centrais mais utilizada da época (Santos-Nuno André Coelho) ou se mantém a titularidade de Sasso.




O fait-divers

Mas ao menos divertido

O ano não termina sem mais uma comoçãozinha futebolística à medida das redes sociais. Mas desta vez divertida. Melinha, a "vovó" do Sporting de Braga, teve enfim direito aos seus quinze minutos de fama. Eu gostava de ir ao futebol com ela. Ao menos uma vez, em 2013, a internet foi para rir, e não para verter ódio.

O JOGO

JotaCC

André Pinto e Kadu às ordens de Jesualdo

JESUALDO FERREIRA vai ter hoje à disposição dois dos três reforços já assegurados pelo Braga neste mercado de Inverno. Os centrais André Pinto (ex-Panathinaikos) e Kadu (ex-Vitória da Bahia) serão as novidades no regresso ao trabalho dos Guerreiros do Minho, pós mini-férias natalícias. Até ao fim da semana deve apresentar-se o avançado Rusescu. O acordo de cedência com o Sevilha está consumado, mas o romeno optou passar o Natal no seu país, ao contrário do brasileiro Kadu, que preferiu ficar por cá para se colocar o mais rápido possível às ordens de Jesualdo Ferreira.

André Pinto, 24 anos, e Kadú, 27, que se vincularam aos minhotos até 2017, e Rusescu, 25, poderão ter a primeira oportunidade no dia 5 de janeiro de 2014, quando o Braga receber o Arouca (19.15 horas, SportTV), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Isto se as inscrições ficarem regularizadas a tempo e horas. O trio está fora do próximo compromisso dos Guerreiros, a visita ao Estoril, domingo (18 horas), na primeira jornada do Grupo C da Taça da Liga.

Candeias é hipótese
Outro nome associado aos bracarenses foi o de Candeias, extremo lançado pelo "professor" no F. C. Porto (2008) e que se encontra em fim de contrato com o Nacional.


JN

brigada da relote

Pedro Moreira e Candeias nas compras de janeiro

O mercado abriu cedo em Braga. Depois de asseguradas as contratações do centrais André Pinto (Panathinaikos) e Kadu (Vitória da Bahia) e garantido junto do Sevilha o empréstimo do atacante romeno Rusescu, a SAD aponta bateria a dois jogadores formados no FC Porto, mas com percursos seniores diferentes: o médio Pedro Moreira e o extremo Candeias, este último um desejo que se acendeu no verão e que não esmoreceu com a primeira nega dada pelo Nacional.

Vamos por partes: Pedro Moreira, 24 anos, é um dos jogadores mais influentes da equipa B do FC Porto (19 jogos na Liga 2, um golo marcado) e recebeu há pouco tempo proposta de um clube chinês para três anos de contrato, com contrapartidas financeiras muito atraentes. O médio, um número 8 já bem trabalhado, estava inclinado em aceitar a aventura, mas de Braga acenam com um projeto desportivo bem mais aliciante e é neste ponto que o cruzamento de interesses poderá gerar o casamento.

Em final de contrato com o FC Porto, e sem perspetivas de renovar contrato, tendo em conta a inflação de médios no plantel principal dos dragões, Pedro Moreira terá forma de facilitar a sua saída em janeiro. No início da temporada, o Estoril chegou a estar na iminência de assegurar o jogador, por ser uma unidade muito apreciada por Marco Silva, mas uma lesão travou a mudança de Pedro Moreira para a Amoreira.

Novo ataque
A aposta em jogadores portugueses, com sólidas bases de formação, é política que o SC Braga procura estimular e foi nesta perspetiva que a SAD avançou para a contratação do central André Pinto. Em janeiro, os minhotos não perderam, no entanto, o norte a outra referência que vem desde o verão: Candeias.

Falhada a contratação do jogador em agosto, devido à recusa do Nacional de o negociar para o Minho, nova investida ganha forma e para o clube insular será a última oportunidade de fazer algum encaixe com o ativo - sendo que o FC Porto tem metade dos direitos económicos de Candeias.

É com estes argumentos que o SC Braga volta ao ataque, acenando, também, com troca de jogadores. Pedro Santos, que regressou de um experiência frustrada no Astra, da Roménia, pode ser englobado no negócio. Agora, ou em junho, é seguro que Candeias terá como destino o SC Braga, até porque o jogador recusou todas as hipóteses para sair rumo ao estrangeiro.

A BOLA

brigada da relote

Sp.Braga regressa ao trabalho com três caras novas

O plantel do SC Braga regressa esta tarde aos treinos, preparando assim  o jogo de domingo, frente ao Estoril, para a Taça da Liga.

A novidade da sessão será a integração de três reforços já com contrato assinado até 2017, os centrais Kadu , André Pinto e Raul Rusescu.

TV DO MINHO

brigada da relote

André Pinto apresenta-se ao serviço no Sporting de Braga

O plantel do Sporting de Braga regressa hoje aos trabalhos, tendo em vista a preparação para o jogo de domingo, com o Estoril-Praia. Com o mercado em aberto, e a notar-se a agitação habitual, estimam-se algumas mudanças no plantel.

Depois de Kadú (defesa-central brasileiro, de 27 anos, ex-Vitória da Bahia) se ter apresentado em Braga, André Pinto será o segundo reforço de Inverno a entrar ao serviço.

Trata-se de um jogador que vem colmatar uma lacuna no eixo da defesa, com o objectivo de relançar a sua carreira no futebol português. André Pinto tem 24 anos e já foi orientado por Jesualdo Ferreira no FC Porto, em 2007/08. O atleta já se encontra em Braga, com a missão de cumprir os habituais exames médicos e ser integrado no gupo de trabalho.

Até ao final da semana aguarda-se ainda a chegada de Raul Rusescu, avançado romeno de 25 anos. O ponta-de-lança vem por empréstimo e rubricará um compromisso de apenas seis meses, com os minhotos a garantirem ainda a hipótese de exercer o direito de opção de compra do futebolista, já internacional pela Roménia e com a fama de goleador, obtida depois de se ter sagrado rei dos golos na liga romena na temporada 2012/2013 (onde marcou 26 golos pelo Steaua de Bucareste).

CORREIO DO MINHO

brigada da relote

Coimbra no horizonte
DETENTOR DA TAÇA DA LIGA QUER VOLTAR A SURPREENDER


É com o rótulo e a responsabilidade de defensor do troféu que o Sp. Braga vai iniciar uma nova participação na Taça da Liga, competição que ganhou na temporada passada após ter vencido o FC Porto. Pouco depois, José Peseiro seria surpreendido com o convite de António Salvador para rescindir contrato e caberá a Jesualdo Ferreira a missão de levar os arsenalistas bem longe na competição. Até onde? Repetir, e ganhar, a final de Coimbra, pois claro!

RECORD

brigada da relote


brigada da relote



brigada da relote


brigada da relote

BRAGA
Rusescu já está em Braga
Avançado romeno faz exames médicos e treino da tarde pode já ter André Pinto


O avançado Rusescu, emprestado pelo Sevilha ao Braga, chegou hoje a Portugal e já está no Minho a efetuar os exames médicos prévios à assinatura do contrato. Os bracarenses voltam esta tarde aos treinos, mas é improvável que o romeno faça já parte do grupo. Possível será a integração de outro reforço: o central André Pinto, que se desvinculou o Panathinaikos, acertou contrato com o Braga, onde reencontrará Jesualdo Ferreira, que o treinou no FC Porto e também na Grécia. André Pinto já fez exames médicos e pode ser a novidade hoje, no regresso ao trabalho.

O JOGO

JotaCC

«Ainda bem que vou para Portugal» - Rusescu

O avançado romeno Rusescu chegou esta quinta-feira a Portugal e segue para Braga para se submeter a testes médicos. O jogador, de 25 anos, chega cedido pelo Sevilha, onde não teve oportunidade de revelar os seus dotes de goleador no Campeonato espanhol, isso não obstante ter marcado três golos na Liga Europa.

«Vou para um clube onde terei mais oportunidades para jogar. Ainda bem que vou para Portugal, foi uma boa opção para mim», declarou Rusescu, ao site romeno Dolce Sport, pouco antes de embarcar no voo que o trouxe para Portugal.

«Não me arrependo de ter ido para o Sevilha, na altura foi uma boa solução para mim. Foram tempos difíceis, em que trabalhei no duro e espero ser compensado agora», declarou o reforço do ataque bracarense.

A BOLA

JotaCC

Rusescu encantado por rumar a Braga
Avançado romeno cedido pelo Sevilha já está em Portugal.
Raul Rusescu considera que a opção pelo Sporting de Braga foi a mais acertada para a sua carreira, neste momento.

O avançado romeno, emprestado pelo Sevilha ao emblema minhoto, já está em Portugal, preparando-se para realizar os habituais testes médicos antes de assinar contrato.

"Vou para um clube onde terei mais oportunidades para jogar. Ainda bem que vou para Portugal, foi uma boa opção para mim", afirmou o dianteiro de 25 anos, citado pelo site romeno "Dolce Sport".

"Não me arrependo de ter ido para o Sevilha, na altura foi uma boa solução para mim. Foram tempos difíceis, em que trabalhei no duro e espero ser compensado agora", completou o reforço bracarense.

RR

JotaCC

Rusescu em viagem para Braga: «Espero ser recompensado»
Avançado romeno garante não estar arrependido da transferência para o Sevilha

Rusescu chega a Portugal nesta quinta-feira, de forma a ser oficializado como reforço do Sp. Braga. Emprestado pelo Sevilha, o avançado romeno é «seduzido» pela vontade de jogar com maior regularidade.

«Vou para onde posso jogar. Ainda bem que é Portugal, é bom para mim», disse Rusescu aos compatriotas do «Dolce Sport», momentos antes de embarcar para Portugal.

«Não me arrependo de ter ido para o Sevilha. Na altura foi uma boa escolha. Foi um tempo difícil, em que trabalhei muito, e espero ser recompensado daqui para a frente», acrescentou o antigo jogador do Steaua de Bucareste.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga: Kadu e André Pinto às ordens, Rusescu em exames
No regresso da equipa ao trabalho


O treino desta quinta-feira do Sp. Braga, o primeiro depois dos dois dias de folga, trouxe duas novidades para o professor Jesualdo Ferreira. Os reforços Kadu e André Pinto integraram pela primeira vez os treinos juntando-se aos colegas nos relvados de apoio do Estádio Municipal de Braga.

Duas novas opções para o eixo da defesa, que deixam antever saídas no sector mais recuado da equipa minhota. O romeno Rusescu também já se encontra na cidade dos arcebispos, mas ainda não subiu ao relvado. O avançado que chega ao Minho por empréstimo do Sevilha realizou apenas exames médicos.

O Sp. Braga desloca-se no próximo domingo à Amoreira, para defrontar o Estoril em jogo da 1ª jornada do grupo C da Taça da Liga. Os Guerreiros do Minho começam no próximo domingo a defender o troféu.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Rusescu já assinou e treina-se na sexta
Por Pascoal Sousa

Raul Rusescu passou nos exames médicos e assinou esta quinta-feira contrato com o Sc Braga válido até junho de 2014, cedido pelo Sevilha.

O atacante romeno já integrará a sessão de trabalho agendada para sexta-feira de manhã.

A sessão será aberta 15 minutos à Comunicação Social, estando previsto umflash-interview com um jogador do grupo profissional.

Kadu e André Pinto, que assinaram até 2017, já participaram no treino desta tarde. O trio de reforços será inscrito no próximo dia 2 de janeiro e já serão opção para a partida frente ao Arouca, no dia 5 para a Taça de Portugal.

A Bola

brigada da relote

Mercado: OFICIAL - Rusescu é o novo avançado do Sp. Braga

O avançado romeno Rusescu assinou hoje um contrato até ao fim da temporada com o Sporting de Braga, sétimo classificado da I Liga de futebol, e começa a treinar na sexta-feira, informou o sítio oficial dos minhotos.

O internacional romeno, de 25 anos, emprestado pelos espanhóis do Sevilha até ao fim da época, realizou hoje os habituais testes médicos e faz o primeiro treino com os novos companheiros na sexta-feira.

O Sporting de Braga voltou esta tarde ao trabalho após alguns dias de férias natalícias e já com dois reforços, Kadu e André Pinto, a integrarem o apronto.

Tal como Rusescu, os dois defesas centrais, que assinaram contratos válidos até 2017, apenas poderão jogar a partir de janeiro, pelo que não podem ser opção para defrontarem o Estoril-Praia, no domingo, em jogo a contar para a Taça da Liga, mas já podem sê-lo para a receção ao Arouca, a 05 de janeiro, para a Taça de Portugal.

Nota ainda para o facto de Aderlan Santos ter treinado sem quaisquer limitações. O também central teve um problema físico instantes antes do último jogo do campeonato, o que o impediu de alinhar diante do Marítimo (2-2).

Os bracarenses deslocam-se ao terreno do Estoril-Praia na primeira jornada do grupo C da terceira fase da Taça da Liga, jogo marcado para as 18:00 de domingo.

LUSA