News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/12

Started by JotaCC, 06 de December de 2013, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: José Mendes garante igualdade de tratamento às duas candidaturas

O presidente da mesa da assembleia-geral do Sp. Braga, José Mendes, garantiu ontem à agência Lusa não ter fornecido qualquer base de dados dos sócios do clube à Lista A, liderada por António Salvador. A Lista B, de Nuno Carvalho, revelou, ontem, que o candidato da lista A, enviou uma carta aos sócios apelando ao voto. "Depois do nosso comunicado de ontem, onde dávamos conta do envolvimento dos funcionários do clube na sua campanha, prontamente desmentido pela lista A, somos confrontados com esta comunicação aos sócios, usando para o efeito a base de dados do clube", aponta, lamentando não lhe ter sido facultada uma listagem dos sócios votantes, conforme solicitado "em tempo útil".

José Mendes confirma esse pedido, a que ponderou responder afirmativamente, mas depois de ouvir a opinião de um jurista, concluiu que "não devem ser fornecidos os dados pessoais dos sócios, nomeadamente os seus endereços ou contactos".
"Como princípio, a informação que é prestada a uma candidatura é prestada à outra, como é óbvio . O que é permitido, e já está disponível desde o início do processo, há quase um mês, é a consulta dos cadernos eleitorais, como está definido nos estatutos do Sp. Braga, com o objectivo de permitir aos sócios verificar se lá estão para saber se podem votar", explicou o dirigente.
Assegurando "isenção" no processo, José Mendes disse ter dado "instruções claras aos serviços do Sp. Braga" para não disponibilizar nenhuma informação a qualquer dos candidatos para além da consulta dos cadernos eleitorais" e ter recebido a "garantia" de que isso foi cumprido.
José Mendes aproveitou ainda, como presidente da AG, para "apelar aos candidatos que se concentrassem nas questões sérias, essenciais e de fundo do Sp. Braga, a começar pelo jogo importantíssimo com o FC Porto", da 12.ª jornada da I Liga.
"Apelo aos sócios que estejam presentes para apoiar a equipa e, entre eles, os candidatos. Mais do que criar divergências, que se unam em torno deste jogo tão importante", disse José Mendes.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Presidente da AG garante isenção

O presidente da mesa da Assembleia Geral do SC Braga, José Mendes, garantiu ontem, à agência Lusa, total «isenção» no processo eleitoral que se avizinha e sublinhou ter dado «instruções muito claras aos serviços» do clube para não disponibilizar qualquer tipo de informação pessoal dos associados às duas listas a sufrágio.

Estas declarações de José Mendes, recorde-se, surgem na sequência das recentes críticas de Nuno Carvalho, candidato que hoje apresenta o seu programa eleitoral, às 16 horas, num restaurante do Sameiro.

Já António Salvador, o atual presidente convive com adeptos, às 21 horas, no Arsenal da Devesa.

A BOLA

JotaCC

«O Sp. Braga tornou-se apetecível»
Recorda estado do clube quando assumiu a "missão"

Chegou há 10 anos ao Sp. Braga e transformou o clube num caso de sucesso. Garante que esteve determinado a entregar o projeto a um dos que o acompanhou nesta caminhada de uma década, mas viu-se obrigado a apresentar a recandidatura. Aos 42 anos, o atual presidente do clube minhoto vai a votos, tendo pela primeira vez um concorrente nas eleições...



«Cidade desportiva pronta para avançar»
FUNDAMENTAL para o crescimento e sustentabilidade do clube

António Salvador assume que a Braga TV é outro desejo que quererá cumprir no próximo mandato...


RECORD

JotaCC

REPETIR EM VEZ DE DESFAZER
ESTABILIDADE>>Eis a chave do sucesso recente do Braga. Nos antípodas de Paulo Fonseca, o técnico Jesualdo Ferreira não mexe na equipa há quatro jogos consecutivos. "Ganham-se princípios de jogo e dinâmicas", explica Jorge Costa.



Aproxima-se um curioso choque de paradigmas, totalmente opostos, no Estádio do Dragão. De um lado surgirá um FC Porto mais multifacetado do que um camaleão a mudar de cores; do outro, um Braga cada vez mais padronizado. No seguimento de dois empates(Áustria Viena e Nacional) e uma derrota (Académica), os portistas estão a braços com uma inesperada crise; mas o Braga também já sentiu na pele a contestação dos adeptos, até pôr uma pedra numa terrível série de cinco derrotas para o campeonato. Então, o que mudou? Entre os portistas manteve-se a tal tendência para mudar em função dos adversários e competições; já a equipa de Jesualdo Ferreira estabilizou a partir do jogo com o Rio Ave (nona jornada, a 3 de novembro) num onze-base, que se repete integralmente há quatro jogos consecutivos, entrando aqui as recentes vitórias sobre o Olhanense, para a Taça e campeonato. "É fundamental trabalhar o máximo possível com a mesma equipa e Jesualdo Ferreira entenderá que esse onze é o que lhe oferece melhores condições", avalia Jorge Costa, o técnico do Anorthosis (Chipre), embora lembrando que este privilégio está mais ao alcance dos minhotos por estarem envolvidos "numa só competição, neste momento".
Os frutos da estabilidade transformam-se então em importantes trunfos. "Ganham-se princípios de jogo e dinâmicas", explica Jorge Costa, certo de que até Paulo Fonseca tem em mente um "onze ideal" para o FC Porto. "Só que as alterações são inevitáveis quando uma equipa está envolvida na Liga dos Campeões e no campeonato. Não é uma situação extraordinária mudar dois jogadores por jogo, alguns por castigo, outros por opção técnica; direi mesmo que é perfeitamente normal", sustenta.

À luz dos últimos resultados, o FC Porto parece ser vítima da sua capacidade para se reinventar. Por mais pontuais que tenham sido as alterações, foram suficientes para mexer com o equilíbrio da equipa e, nessa medida, o treinador do Anorthosis reconhece que Jesualdo Ferreira optou pelo melhor método para alcançar, progressivamente, o êxito. "Numa equipa, todos os jogadores são importantes – nem uma equipa se pode
"É fundamental trabalhar o máximo possível com a mesma equipa e Jesualdo entenderá que esse onze é o que lhe oferece melhores condições cingir unicamente a 11 jogadores –, mas qualquer treinador deve procurar, de preferência, apostar no onze ideal. Convém perceber, porém, que o onze ideal de hoje pode não ser o onze ideal de há uma semana ou o da semana que vem", argumenta.
Passando outra vez do Braga para o FC Porto, Jorge Costa invoca uma importante atenuante para Paulo Fonseca. "O FC Porto tem 20 e tal jogadores de qualidade acima da média, pelo que não faz sentido perguntar porque não joga este ou aquele. Todos devem dar garantias ao treinador", assinala.



Presidente com a equipa até amanhã
Salvador faz questão de viajar no autocarro do clube

Sempre próximo da equipa nos bons e maus momentos, António Salvador vai acompanhar em permanência os profissionais às ordens de Jesualdo Ferreira a partir do treino desta manhã. Ao invés do que é habitual, o grupo arsenalista vai concentrar-se numa unidade hoteleira de Braga (e não no Porto), estando incluído na comitiva o dirigente, que se desloca amanhã ao Estádio do Dragão no autocarro da equipa. O único momento em que não estará ao lado dos jogadores será esta noite ( 21h00), numa ação de campanha no Arsenal da Devesa.



Carvalho quer debate na TV


Nuno Carvalho propõe "um debate público na rádio ou na televisão" com António Salvador, o candidato da Lista A. "Acreditamos que essa seja a única forma de esclarecer os sócios sobre as propostas dos clubes", defendeu, em comunicado, a Lista B. Esta tarde (18h00), a equipa de Nuno Carvalho apresenta-se à comunicação social num restaurante do Sameiro.



Serviços "sem dificuldades"

José Mendes, o presidente da Assembleia Geral, deixou a garantia de que os serviços do clube estão em condições de facultar a listagem dos sócios votantes. "O candidato da lista B falou-me hoje de dificuldades, mas os serviços do clube dizem-me que não há qualquer problema", explicou.



Rúben Micael em dúvida para o Dragão


Nuclear no meio-campo do Braga, Rúben Micael corre o risco de falhar o "assalto" ao Estádio do Dragão. Reflexo do esforço despendido no jogo com o Olhanense, da jornada anterior, o criativo madeirense queixou-se nos últimos dias de dores na coxa esquerda e foi aconselhado a parar no treino de ontem, estando em dúvida a sua utilização no embate com o FC Porto. O jogador será reavaliado esta manhã antes do último treino da semana, não existindo para já certezas quanto à sua inclusão na lista de convocados, que será divulgada apenas à tarde. Mesmo assim, caso entre na lista de Jesualdo Ferreira, tudo apontará para a titularidade no jogo de amanhã. Se o problema físico persistir, o treinador será obrigado a mexer no onze, o que poderá significar o regresso de Pardo, autor do quarto golo contra o Olhanense, ao flanco esquerdo e o desvio de Rafa para o miolo, de modo a compensar a ausência de Micael.

O JOGO

brigada da relote

Guerreiros apresentam caso sério de dupla personalidade

Recuperada a rota triunfal na Liga (a vitória frente ao Olhanense, na última jornada, interrompeu série de cinco derrotas consecutivas), o SC Braga desloca-se, amanhã, ao Estádio do Dragão com índices de confiança bem mais entusiasmantes. Só falta mesmo saber qual será a versão que os guerreiros vão apresentar frente ao FC Porto: a de equipa que ganha ou a de equipa que perde?

O caso sério de dupla personalidade vislumbrada na formação arsenalista não chega a inspirar emoções tão sombrias como as que povoam o imaginário dos amantes da literatura gótica, mérito do escritor escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894) e da fantástica criatura que protagoniza ´O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde´, mas é impossível ficar indiferente à carreira bracarense no campeonato.

A singularidade da campanha do SC Braga pode ser resumida assim: já com o primeiro terço da Liga completado, os homens às ordens de Jesualdo Ferreira demonstram estranhíssima alergia aos empates, pormenor destacadamente invulgar até porque o conjunto minhoto é o único que ainda não empatou.
Atendendo a que as derrotas sofridas na presente temporada são em número superior às vitórias acumuladas dispensam-se quaisquer divagações para explicar ou justificar o 8.º lugar atual (há um ano, por esta altura, os bracarenses eram terceiros, com mais cinco pontos; há dois, eram quintos, com mais quatro pontos; e somente há três épocas é que exibiam pior classificação, pois eram décimos e tinham menos um ponto).

Os mais supersticiosos também não acharão muita piada ao somatório de golos do SC Braga: 13 marcados, 13 sofridos. Na Liga, há sete equipas com maior produtividade ofensiva (Sporting, Benfica, FC Porto, Estoril, Marítimo, Nacional e V. Setúbal) e seis com menor aproveitamento defensivo (Marítimo, P. Ferreira, V. Setúbal, Arouca, Olhanense e Estoril).

A BOLA

brigada da relote

José Mendes garante igualdade de tratamento das listas
ANTÓNIO SALVADOR E NUNO CARVALHO


O presidente da mesa da assembleia-geral, José Mendes, garantiu esta quinta-feira à agência Lusa não ter fornecido qualquer base de dados dos sócios do Sp. Braga à lista A, liderada por António Salvador. A lista B, de Nuno Carvalho, revelou hoje que o candidato da lista A, o atual presidente António Salvador, enviou uma carta aos sócios do Sporting de Braga apelando ao voto.

"Depois do nosso comunicado de ontem [quarta-feira], onde dávamos conta do envolvimento dos funcionários do clube na sua campanha, prontamente desmentido pela lista A, somos confrontados com esta comunicação aos sócios, usando para o efeito a base de dados do clube", aponta, lamentando não lhe ter sido facultada uma listagem dos associados votantes, conforme afirma ter solicitado "em tempo útil".

José Mendes confirma esse pedido, a que inicialmente ponderou responder afirmativamente, mas depois de ouvir a opinião de um jurista, concluiu que "não devem ser fornecidos os dados pessoais dos sócios, nomeadamente os seus endereços ou contactos".

"Como princípio, a informação que é prestada a uma candidatura é prestada à outra, como é óbvio. O que é permitido, e já está disponível desde o início do processo, há quase um mês, é a consulta dos cadernos eleitorais, como está definido nos estatutos do Sporting de Braga, com o objetivo de permitir aos sócios verificar se lá estão para saber se podem votar", explicou.

Assegurando "isenção" no processo, o presidente da mesa da AG disse ter dado "instruções muito claras aos serviços do Sporting de Braga" para não disponibilizar nenhuma informação a qualquer dos candidatos para além desta [consulta dos cadernos eleitorais]" e ter recebido a "garantia" de que isso foi cumprido, "ao contrário do que diz Nuno Carvalho".

Confrontado com a referida carta que o candidato António Salvador enviou aos sócios, respondeu: "terá que perguntar-lhe [como arranjou os endereços], mas admito que tenha contactos de muitos sócios com tantos anos de presidente".

José Mendes aproveitou, como presidente da mesa da AG, para "apelar aos candidatos que se concentrassem nas questões sérias, essenciais e de fundo do Sporting de Braga, a começar pelo jogo importantíssimo de sábado com o FC Porto", da 12.ª jornada da I Liga. "Apelo aos sócios que estejam presentes para apoiar a equipa e, entre eles, os candidatos. Mais do que criar divergências, que se unam em torno deste jogo tão importante", disse.

Ruben Micael falha o Dragão
PAROU DEVIDO A MIALGIA E DESFALCA O MEIO-CAMPO


O médio Ruben Micael vai falhar a deslocação do Sp. Braga ao Dragão, a menos que ocorra uma recuperação milagrosa. O madeirense não tomou parte na sessão de treino de ontem, devido a uma mialgia de esforço, e hoje também deverá ficar remetido a tratamento. Um cenário que cria um problema inesperado a Jesualdo Ferreira, que já hoje terá de assumir, na convocatória, se deixa o camisola 14 fora do baralho.

O internacional português leva nove encontros oficiais consecutivos como titular e, aos 27 anos, a sua experiência era considerada fundamental para tentar explorar uma eventual intranquilidade do FC Porto. Sem Ruben Micael, o professor terá de encontrar uma solução para a zona mais criativa do meio-campo: os principais candidatos são Rafa Silva, que tem estado em plano de destaque a partir da ala, e o capitão Alan, que chegou a ser apontado a zonas interiores na fase inicial da época. Possibilidades que impõem, igualmente, a necessidade de fazer avançar um novo elemento para os flancos, com Pardo a somar pontos devido ao golo contra o Olhanense.

Líder

O presidente António Salvador vai dar apoio total ao grupo na preparação do assalto ao Dragão. O líder vai estar no hotel de estágio, em Braga, ao lado da equipa, e seguirá viagem para a Invicta no autocarro oficial. Perante os cuidados com que o FC Porto preparou este duelo onde tem de vencer, com Pinto da Costa a mostrar-se diariamente no Olival, a reação do Sp. Braga vai permitir ao plantel sentir-se mais resguardado por parte da SAD.

RECORD

brigada da relote


brigada da relote

«Sabíamos o risco que corríamos mas voltaremos a ter um ciclo vitorioso»
PRESIDENTE VIGENTE LEMBRA PARA "PERIGOS"


António Salvador sublinha que não quer ser presidente de mais nenhum clube...

Jesualdo confirma ausência de Ruben Micael
SASSO DE VOLTA AOS CONVOCADOS


Ruben Micael não vai poder dar o contributo ao Sp. Braga frente ao FC Porto, sábado (20H5) no Estádio do Dragão. A confirmação foi dada por Jesualdo Ferreira, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Sem especificar a lesão, o treinador bracarense disse que o problema "se foi acentuando ao longo da semana", pelo que é impossível jogar amanhã.

De regresso à lista de convocados está Sasso, que se lesionou em março e que trabalhava com a equipa B desde novembro.

Jesualdo: «FC Porto continua a ser um adversário difícil»
TÉCNICO DESVALORIZA CRISE DO ADVERSÁRIO


Jesualdo Ferreira desvalorizou a crise portista na conferência de imprensa de antevisão do encontro no Dragão, sábado às 20h15.

"O momento da equipa não faz qualquer diferença para este jogo. O FC Porto continua a ser um adversário difícil e o campeão em título. Perdeu a liderança mas isso não quer  dizer que tenha perdido a capacidade. Toda a gente fala disto mas o quadro mantém-se", disse.

O treinador do Sp. Braga deixou a receita para conseguir um bom resultado no Estádio do Dragão. "Acima de tudo temos de jogar bem, ter uma boa atitude e grande ambição. Nestes jogos todos se querem superar. Há um quadro motivacional acrescido. A minha mensagem é que desfrutem", acrescentou.

«Treinadores são apostas pessoais»
LEMBRA ESCOLHAS PARA O BANCO MINHOTO


Salvador comentou as opções de Mário Figueiredo à frente da LPFP...

RECORD

brigada da relote

«FC Porto perdeu a liderança, mas não perdeu qualidade» - Jesualdo Ferreira

O treinador do SC Braga recusa abordar a ideia se esta será a melhor altura para defrontar o FC Porto, referindo mesmo que não compreende como se está a empolar os resultados dos atuais bicampeões nacionais.

«Nunca é mau jogar com o FC Porto nem com os restantes grandes do futebol português. Aliás, é sempre bom defrontar as melhores equipas. Mas, em relação ao momento do FC Porto, em que toda a gente fala de forma negativa, utilizando a palavra crise, não apresentará maior ou menor dificuldade em relação aos outros, até porque, um ou dois resultados negativos, não são suficientes para conferir um cenário de crise. Não percebo porque estão a empolar essa situação, não é a ideia que tenho», afirmou Jesualdo Ferreira, que salientou de imediato:

«O FC Porto é o campeão em título, perdeu a liderança na última jornada, mas não perdeu qualidade.»

O treinador do SC Braga, contudo, não deixou de referir que a sua equipa está agora melhor do que há um mês, mas ainda a passos largos daquilo que poderá render. Ficou, porém, a receita para o jogo do Dragão:

«As armas do SC Braga para este jogo são as que todos viram: ambição, atitude e organização. Sabemos que estes são jogos especiais para os jogadores e falar com a equipa é sempre fácil nestes momentos.»

Ao contrário das últimas quatro jornadas, Jesualdo Ferreira não vai poder repetir o onze, pois Ruben Micael apresenta queixas físicas. Fernando também será baixa no FC Porto, devido a castigo, pelo que ficou a comparação:

«O Ruben é um jogador importante no SC Braga e o Fernando é decisivo nos equilíbrios táticos que confere ao FC Porto...»

A BOLA

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Nunca é mau jogar com o FC Porto"
Treinador arsenalista revelou o desejo de "fazer um bom jogo" e aponta a "ambição e organização" como algumas das armas da equipa


Com o FC Porto obrigado a vencer depois da derrota em Coimbra, a conferência de Imprensa de Jesualdo Ferreira começou logo por aí: esta é uma altura menos má para os dragões? O treinador acha que não.

"Nunca é mau jogar com o FC Porto ou com os outros grandes do campeonato. Toda a gente fala de forma negativa do momento do FC Porto, utilizando a palavra crise, mas isso não torna o jogo mais ou menos complicado. Entendo que um ou dois resultados não podem conferir de imediato uma crise ou uma situação menos positiva. O FC Porto ainda é o campeão em título", lembrou.

Independentemente do estado dos portistas, Jesualdo Ferreira garantiu que o Braga "quer muito jogar bem", utilizando "a boa atitude, a organização e a ambição" como armas para conseguir um bom resultado no Dragão, à semelhança do que sucedeu em 2005. No entanto, o treinador considera que "não há jogos iguais".

"Nesse ano o Braga discutiu o título até quatro jornadas do fim. A nossa equipa atual tem menos experiência e maturidade que essa [2004/05], mas tem outros argumentos que aquela não tinha. E aquele FC Porto estava desmembrar-se, porque no ano anterior ganhara a Liga dos Campeões e tinha sido campeão nacional", recordou.

JESUALDO FERREIRA
"FC Porto está num cantinho dentro de mim"
O "professor" não esquece os anos em que representou os dragões e com quem venceu vários títulos


Três campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal, uma Supertaça... As épocas que Jesualdo Ferreira passou ao serviço do FC Porto foram recheadas de vitórias e muitos títulos. Por isso, o agora treinador do Braga não esconde que tem um carinho especial pelo clube azul e branco.

"Passei quatro anos no FC Porto e tenho um cantinho dentro de mim onde o clube tem um lugar privilegiado. Amanhã vamos ser adversários, mas espero ser recebido com carinho pelo FC Porto e pela massa associativa", revelou o treinador.

O JOGO

brigada da relote

Rúben Micael não joga pelo Braga na visita ao Dragão
Rúben Micael é baixa garantida no Sporting de Braga, para o jogo deste sábado (20.15 horas, SportTV1), no Estádio do Dragão, contra o F. C Porto e relativo à 12.ª jornada da Liga de futebol. O médio está lesionado e a ausência frente aos portistas foi confirmada esta sexta feira pelo técnico Jesualdo Ferreira


O treinador do Braga, que falava na conferência de Imprensa de antevisão da partida frente aos portistas, adiantou que o jogador madeirense tem sentido desconforto ao longo da semana, realçou que a lesão não é grave, mas impede-o de alinhar nesta partida.

Sem abrir espaço para discutir alternativas no meio-campo, Jesualdo Ferreira relevou ainda que Sasso, central francês, estará de volta aos convocados, lista a divulgar durante a tarde desta sexta feira.

"É sempre bom jogar com um grande do campeonato e este encontro não foge à regra. O jogo terá o mesmo grau de dificuldade, é adversário difícil e o campeão em título", disse o treinador bracarense, rejeitando cenário de menor dificuldade para a sua equipa, devido à série de resultados desfavoráveis que os dragões têm registado.

"F. C. Porto está num momento menos bom, que todas as equipas atravessam.Tem jogadores para ultrapassar uma ausência importante, que é a do Fernando. Perdeu um jogo e não percebo o motivo de tanto empolamento por causa de uma derrota", disse ainda Jesualdo Ferreira.

"Passei quatro anos no F. C. Porto, vou ser adversário neste jogo, mas espero ser recebido com carinho. Acredito que será uma receção normal", acrescentou o professor, que rejeitou fazer o paralelismo perante o sucedido em 2005, quando venceu pelo Braga no Dragão, jogo que ditou a saída do técnico Victor Fernández dos portistas. "O Braga estava muito forte e discutimos o título até poucas jornadas do fim, mas foi um ano atípico. A equipa atual tem menos experiência. Há uma grande diferença e nunca há dois jogos iguais", observou, enfim.

JN

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Espero o F.C. Porto no seu estado normal»
Técnico do Sp. Braga perspetiva regresso ao Dragão


Jesualdo Ferreira perspetivou o regresso ao Dragão, desta feita como adversário, depois de ter representado o dragão durante quatro épocas. O treinador não espera um adversário beliscado pelo momento que atravessa: «Nunca é mau jogar contra o F.C. Porto e contra os grandes do campeonato, toda a gente fala de forma negativa de crise e de todas as coisas que nós sabemos. Perdeu a liderança, mas não perdeu a capacidade. A nós não altera o grau de dificuldade. Para nós o F.C. Porto é um adversário difícil, é o campeão em título.»

O treinador dos «guerreiros do Minho» diz esperar um F.C. Porto no «seu estado normal» e uma equipa que não perdeu qualidades, apesar da derrota em Coimbra: «Espero o Porto no seu estado normal, apenas num momento menos bom que todas as equipas atravessam. Tem uma baixa importante na sua estrutura tática que é o Fernando, mas não acho que é o facto de ter perdido um jogo que lhe retira qualidade e capacidade.»

Jesualdo Ferreira não encontra paralelismos entre o jogo deste sábado e o jogo de 2005 em que, no comando técnico do Sp. Braga, venceu no Estádio do Dragão: «Nessa altura, o F.C. Porto estava a passar um ano que se seguiu à conquista da Liga dos Campeões, as coisas não estavam a correr bem e o Sp. Braga estava muito forte. O Sp. Braga nesse ano discutiu o título até quatro ou cinco jornadas do fim e, por isso, não vejo nenhum paralelismo com esse jogo.»

O treinador de 67 anos espera ser bem recebido no Porto: «Passei quatro anos no FC Porto, tenho o clube num canto de mim próprio num local privilegiado, amanhã vamos ser adversários. Espero ser bem recebido pelo Porto e pela sua massa associativa. Penso que vai ser uma receção normal a um adversário que vai discutir o jogo com o F.C. Porto».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Jesualdo Ferreira sem Micael, mas com «ambição»
Treinador do Sp. Braga revelou que Sasso vai ser convocado


Jesualdo Ferreira terá de fazer mexidas no onze que vinha ensaiando há quatro jogos consecutivos. Ruben Micael não pode jogar, devido a problemas físicos, mas o treinador diz que o Sp. Braga tem outras armas.

«Não vou insistir no mesmo onze, porque o Ruben Micael não pode jogar e é uma situação que não estava à espera. Tem estado com uma situação de desconforto, que começou a aparecer gradualmente durante a semana. O Ruben Micael é um jogador importante pela forma como joga», referiu Jesualdo Ferreira, dando conta de que não pode contar com uma das principais peças da sua equipa.

Ainda assim, Jesualdo Ferreira diz que os minhotos têm a ambição como uma das principais armas para atacar o Dragão: «Temos as armas que vocês já viram. Temos uma boa atitude, uma boa organização, temos muita ambição e todos os jogadores se vão superar. Pedir aos jogadores que se ultrapassem, mas que desfrutem de um jogo destes.»

Quem faz mais falta? Fernando ao F.C. Porto ou Ruben Micael ao Sp. Braga? Jesualdo não arrisca qual dos jogadores é mais importante dentro da estrutura de cada uma das equipas: «Não sei se é mais importante o Ruben Micael ou o Fernando, se calhar o treinador do Porto dará uma resposta diferente da minha.»

Jesualdo Ferreira diz que não acredita que já tenha havido um «momento de viragem»: «Ainda estamos à procura de solidificar processos. Houve jogos melhores do que outros, penso que a questão do Sp. Braga, neste momento, é mais de resultados do que de exibições.»

O treinador dos arsenalistas confirmou ainda que Sasso vai ser convocado para o jogo diante do Dragão. O defesa central de 22 anos não joga pela equipa principal do Braga desde 4 de março, altura em que saiu lesionado aos 37 minutos do jogo com o Olhanense. O jogador já efetuou cinco jogos pela equipa B dos minhotos.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Rúben Micael não regressa ao Dragão
Jesualdo Ferreira sentiu "um desconforto" no médio ao longo desta semana e por decidiu não convocá-lo para o jogo com o FC Porto. Sasso é novidade para defrontar os dragões


Rúben Micael não vai poder regressar ao Dragão, onde jogou entre 2009 e 2012. O médio madeirense não fará parte das opções de Jesualdo Ferreira para o jogo deste sábado com o FC Porto (20h15, na Sport TV 1) por não estar em boa condições físicas.

"Senti um desconforto da parte dele durante a semana e por isso não irá jogar", explicou Jesualdo Ferreira sobre a ausência de Rúben Micael da convocatória que será divulgada mais tarde.

Sasso é a grande novidade das escolhas do treinador do Braga. O defesa-central será convocado pela primeira vez esta época para a equipa principal, depois de ter feito cinco jogos na equipa B nesta época em que foi prejudicado por uma lesão.

O jogador contratado em janeiro deste ano ao Beira-Mar não joga pela equipa principal do Braga desde 4 de abril deste ano, quando participou na vitória, em Olhão, sobre o Olhanense, a contar para a 21ª jornada da edição 2012/13 da I Liga.

O JOGO

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Braga discutir o jogo com o FC Porto»

Jesualdo Ferreira disse hoje que o Sporting de Braga vai ao Dragão, no sábado, para disputar o jogo com o FC Porto, tendo desvalorizado o momento menos positivo dos "dragões", antes do jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol.

O FC Porto perdeu a liderança na jornada anterior, depois de perder em Coimbra com a Académica (1-0), mas o treinador dos minhotos considera que "um ou dois resultados negativos não podem conferir uma crise".

"É um adversário difícil, o campeão em título, perdeu a liderança, mas não perdeu a capacidade", disse.

As "armas" do Braga vão passar por "uma boa atitude, boa organização e uma grande ambição".

"Sabemos que estes jogos são especiais e que todos os jogadores se vão superar. Vou pedir-lhes que ultrapassem algum nervosismo e ansiedade no início, mas que desfrutem de um jogo destes. Queremos muito jogar bem, acima de tudo", disse.

O Sporting de Braga regressou às vitórias diante do Olhanense (4-1) depois de cinco derrotas seguidas no campeonato. Para o técnico, a equipa "está melhor do que há três meses, mas ainda a passos largos do que gostaria que produzisse".

"Ainda não houve um momento de viragem, ainda estamos à procura de solidificar processos", disse.

Jesualdo Ferreira revelou que o defesa central Sasso vai ser convocado, depois de cerca de nove meses de ausência na equipa principal devido a lesão, e que Rúben Micael "sentiu um desconforto durante a semana" e, não sendo "nada de grave", vai ficar de fora.

Não quis comparar com a ausência "importante" de Fernando nos portistas, ainda que considere que o médio brasileiro é "decisivo" na forma de jogar do FC Porto.

O treinador esteve quatro épocas no FC Porto, onde foi três vezes campeão, e espera uma receção "carinhosa" dos adeptos portistas.

"Não escondo que o FC Porto tem um lugar privilegiado num canto em mim. Amanhã [sábado] seremos adversários, mas espero ser recebido com o carinho que sempre tive pela passa associativa do FC Porto", disse.

O FC Porto, terceiro classificado, com 24, e o Sporting de Braga, oitavo, com 15 pontos, defrontam-se no sábado, às 20:15, no Estádio do Dragão, em jogo que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.

LUSA

JotaCC

Jesualdo diz que Braga vai ao Dragão «discutir o jogo com o FC Porto»

Jesualdo Ferreira disse hoje que o Sporting de Braga vai ao Dragão, no sábado, para disputar o jogo com o FC Porto, tendo desvalorizado o momento menos positivo dos dragões, antes do jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol.
O FC Porto perdeu a liderança na jornada anterior, depois de perder em Coimbra com a Académica (1-0), mas o treinador dos minhotos considera que «um ou dois resultados negativos não podem conferir uma crise».
«É um adversário difícil, o campeão em título, perdeu a liderança, mas não perdeu a capacidade», disse.
As «armas» do Braga vão passar por «uma boa atitude, boa organização e uma grande ambição».
«Sabemos que estes jogos são especiais e que todos os jogadores se vão superar. Vou pedir-lhes que ultrapassem algum nervosismo e ansiedade no início, mas que desfrutem de um jogo destes. Queremos muito jogar bem, acima de tudo», disse.
O Sporting de Braga regressou às vitórias diante do Olhanense (4-1) depois de cinco derrotas seguidas no campeonato. Para o técnico, a equipa «está melhor do que há três meses, mas ainda a passos largos do que gostaria que produzisse».
«Ainda não houve um momento de viragem, ainda estamos à procura de solidificar processos», disse.
Jesualdo Ferreira revelou que o defesa central Sasso vai ser convocado, depois de cerca de nove meses de ausência na equipa principal devido a lesão, e que Rúben Micael «sentiu um desconforto durante a semana» e, não sendo «nada de grave», vai ficar de fora.
Não quis comparar com a ausência «importante» de Fernando nos portistas, ainda que considere que o médio brasileiro é «decisivo» na forma de jogar do FC Porto.
O treinador esteve quatro épocas no FC Porto, onde foi três vezes campeão, e espera uma receção «carinhosa» dos adeptos portistas.
«Não escondo que o FC Porto tem um lugar privilegiado num canto em mim. Amanhã [sábado] seremos adversários, mas espero ser recebido com o carinho que sempre tive pela passa associativa do FC Porto», disse.
O FC Porto, terceiro classificado, com 24, e o Sporting de Braga, oitavo, com 15 pontos, defrontam-se no sábado, às 20:15, no Estádio do Dragão, em jogo que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.

TSF

JotaCC

Jesualdo Ferreira: «FC Porto não perdeu qualidade»

Jesualdo Ferreira não considera que esta seja a melhor altura para defrontar o FC Porto, pelo facto de a equipa azul e branca atravessar uma série negativa de resultados. O treinador que foi tri-campeão no Dragão assume que os azuis e brancos têm um lugar especial no seu coração.

«Nunca é mau jogar com o FC Porto nem com os restantes grandes do futebol português. Aliás, é sempre bom defrontar as melhores equipas. Mas, em relação ao momento do FC Porto, em que toda a gente fala de forma negativa, utilizando a palavra crise, não apresentará maior ou menor dificuldade em relação aos outros, até porque, um ou dois resultados negativos, não são suficientes para conferir um cenário de crise. Não percebo porque estão a empolar essa situação, não é a ideia que tenho. O FC Porto é o campeão em título, perdeu a liderança na última jornada, mas não perdeu qualidade», afirmou o técnico dos arsenalistas, em conferência de imprensa, projetando a visita ao Dragão, marcada para as 20h15 deste sábado.

O SC Braga também não tem sido muito regular mas Jesualdo Ferreira considera que a sua equipa tem vindo a evoluir.

«As armas do SC Braga para este jogo são as que todos viram: ambição, atitude e organização. Sabemos que estes são jogos especiais para os jogadores e falar com a equipa é sempre fácil nestes momentos», afirmou, recordando o jogo de 2005, que os minhotos venceram por 3x1, com Jesualdo como treinador.

«Nesse ano o SC Braga discutiu o título até quatro jornadas do fim. A nossa equipa atual tem menos experiência e maturidade que essa mas tem outros argumentos que aquela não tinha. E aquele FC Porto estava a desmembrar-se, porque no ano anterior ganhara a Liga dos Campeões e tinha sido campeão nacional», lembrou, rejeitando a existência de semelhanças.

Em jeito de remate o professor lembrou os anos que passou no Dragão e os títulos conquistados.

«Passei quatro anos no FC Porto e tenho um cantinho dentro de mim onde o clube tem um lugar privilegiado. Amanhã vamos ser adversários, mas espero ser recebido com carinho pelo FC Porto e pela massa associativa», desejou.

ZEROZERO

JotaCC

«Espero ser recebido com carinho»
O treinador do Braga visita este sábado o Dragão para defrontar o FC Porto em jogo da 12ª jornada da Liga.

Jesualdo Ferreira disse hoje que o Sporting de Braga vai ao Dragão, no sábado, para disputar o jogo com o FC Porto, tendo desvalorizado o momento menos positivo dos "dragões", antes do jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol.
O FC Porto perdeu a liderança na jornada anterior, depois de perder em Coimbra com a Académica (1-0), mas o treinador dos minhotos considera que «um ou dois resultados negativos não podem conferir uma crise».
«É um adversário difícil, o campeão em título, perdeu a liderança, mas não perdeu a capacidade», disse.
As "armas" do Braga vão passar por «uma boa atitude, boa organização e uma grande ambição».
«Sabemos que estes jogos são especiais e que todos os jogadores se vão superar. Vou pedir-lhes que ultrapassem algum nervosismo e ansiedade no início, mas que desfrutem de um jogo destes. Queremos muito jogar bem, acima de tudo», disse.
O Sporting de Braga regressou às vitórias diante do Olhanense (4-1) depois de cinco derrotas seguidas no campeonato. Para o técnico, a equipa «está melhor do que há três meses, mas ainda a passos largos do que gostaria que produzisse».
«Ainda não houve um momento de viragem, ainda estamos à procura de solidificar processos», disse.
Jesualdo Ferreira revelou que o defesa central Sasso vai ser convocado, depois de cerca de nove meses de ausência na equipa principal devido a lesão, e que Rúben Micael «sentiu um desconforto durante a semana» e, não sendo «nada de grave», vai ficar de fora.
Não quis comparar com a ausência «importante» de Fernando nos portistas, ainda que considere que o médio brasileiro é «decisivo» na forma de jogar do FC Porto.
O treinador esteve quatro épocas no FC Porto, onde foi três vezes campeão, e espera uma receção «carinhosa» dos adeptos portistas.
«Não escondo que o FC Porto tem um lugar privilegiado num canto em mim. Amanhã [sábado] seremos adversários, mas espero ser recebido com o carinho que sempre tive pela passa associativa do FC Porto», disse.
O FC Porto, terceiro classificado, com 24, e o Sporting de Braga, oitavo, com 15 pontos, defrontam-se no sábado, às 20h15, no Estádio do Dragão, em jogo que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Convocados FC Porto vs SC Braga

O plantel do SC Braga cumpriu na manhã desta sexta-feira a derradeira sessão de trabalho antes do encontro de amanhã à noite, frente ao FC Porto. Paulo Vinicius continua entregue ao departamento médico dos Gverreiros do Minho que nos últimos dias "recebeu" também Ruben Micael, a contas com uma mialgia na coxa esquerda que o impede de estar presente na partida do Estádio do Dragão. O professor Jesualdo Ferreira chamou os seguintes 19 jogadores:

Guarda-redes: Eduardo e Cristiano

Defesas: Sasso, Nuno Coelho, Baiano, Elderson, Santos e Tomás Dabó

Médios: Mauro, Vukcevic, Custódio e Luiz Carlos

Avançados: Pardo, Edinho, Hugo Vieira, Ederzito, Rafa, Salvador Agra e Alan

SC BRAGA.PT

brigada da relote

Sasso estreia-se nos convocados

A estreia do defesa francês Vincent Sasso é a principal novidade na lista de convocados do SC Braga para a deslocação, de sábado, ao terreno do FC Porto, em jogo da 12.ª jornada da Liga portuguesa.

Para além da estreia de Sasso, o treinador Jesualdo Ferreira volta a contar com Salvador Agra.

Ruben Micael e Paulo Vincious, lesionados, ficam de fora da partida no Dragão.

Lista de convocados:

Guarda-redes:
Eduardo e Cristiano

Defesas: Sasso, Nuno Coelho, Baiano, Elderson, Santos e Tomás Dabó

Médios: Mauro, Vukcevic, Custódio e Luiz Carlos

Avançados: Pardo, Edinho, Hugo Vieira, Ederzito, Rafa, Salvador Agra e Alan.

A BOLA