News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O dever(?) de criticar

Started by ric, 29 de January de 2007, 11:29

Previous topic - Next topic

ric

lanço para discussão um tema actual (face ao último jogo):

devemos ou não dizer "amén" e esperar por melhores tempos, desculpabilizando más exibições, só porque somos braguistas?

Devemos meter a cabeça na areia descurando a realidade e , mesmo com algumas empolações, assobiar para o lado só porque somos braguistas e temos o DEVER  de apoiar e esperar sempre por melhores dias?

Ser critico é ser mau braguista?Um desestabilizador? Uma quinta-coluna do antigamente?


Miguel Portela

Não devemos dizer Amem mas acho que não a razoes para alarme...
Jogamos bem 10 minutos e os resultados práticos foram quase idênticos aos do Paços...
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

sheli

Ha o dever,acima de tudo, de sermos realistas.
Quando está um sucesso....temos que contemplá-lo
Quando se tratam de fracassos e desgraças, seria ridiculo o silencio e qq tentativa de tapar o sol com peneira.
As realidades devem ser vistas e analisadas sejam elas quais forem...de acordo com aquilo que apresentam.(embora muita boa gente considera que falar duma realidade má seja "destabilizar" ha que ver que a propria "desgraça"em si ja é destabilizadora---visto está as oscilações na tabela classificativa,as critias apenas complementa-nas :-\)
FcCastro

Vlad

Quote from: ric on 29 de January de 2007, 11:29
lanço para discussão um tema actual (face ao último jogo):

devemos ou não dizer "amén" e esperar por melhores tempos, desculpabilizando más exibições, só porque somos braguistas?
Não devemos dizer amén. Cada um deve dizer da sua opinião, e caso essa opinião seja desfavorável, não faz de nós nem mais nem menos braguistas do que outros.

Devemos meter a cabeça na areia descurando a realidade e , mesmo com algumas empolações, assobiar para o lado só porque somos braguistas e temos o DEVER  de apoiar e esperar sempre por melhores dias?
Não! isto é, quem quiser assobiar para o lado, é livre do o fazer. Mas quem quiser dar a sua opinião, também.

Ser critico é ser mau braguista?Um desestabilizador? Uma quinta-coluna do antigamente?
Não. Fui crítico em relação ao Carvalhal quando me pareceu que ele não esteve bem. Assim como o fui em relação ao Jesualdo muitas vezes. E o serei em relação ao Rogério. E também aos jogadores. E também à administração da SAD. Serei menos braguista por isso? Era só o que me faltava.

Mal do treinador ou dos jogadores que não souberem encaixar as críticas. Se temos cá treinadores e jogadores que não "podem" ouvir ou ler críticas dos adeptos, é melhor mudarem-se para Leiria. Aí estão descansados.
Mas se por acaso eu estiver errado, e as críticas e opiniões não são exemplo de braguista.... o melhor a fazer é fechar o fórum.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

xOuPo

#4
Criticar por criticar basta-nos os "jornaleiros"...

Em qualquer altura, seja ela, numa boa ou má fase da nossa equipa, devemos criticar negativa ou positivamente, mas sempre fundamentados daquilo que falamos, pois de outra forma, perdemos uma bela oportunidade de estarmos "calados".

É normalíssimo que num jogo se possa criticar a atitude de determinado jogador ou jogadores, a má forma dos mesmos, as más/boas opções técnicas, isto é perfeitamente normal. "Amén" para tudo, NÃO, claramente que não, cada um de nós tem capacidade de achar bem ou mal sobre cada assunto.

No fundo essa questão que aqui se coloca, é fundamentalmente se os fóruns de discussão devem existir ou não?
Claro que devem...

Moderação é essencial e paciência também, para reagir aos que não têm moderação...

Arsenalista

Tem que se criticar sim senhor, todos temos direito a expressar a nossa opnião, e a critica é um sentido de expressão dessa opnião. Mas critica construtiva, com argumentação e não a critica destrutiva, senão estou como aqui já se disse fecha-se o forum porque para dizer amén estamos falados.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

MrCasp

É bom sinal que soframos!!
Se não me doesse ao me lembrar que perdemos no sábado, se não 'ficasse mal disposto' com o resultado de 3-0 a meio do jogo, acho que algo estava mal!! Sofremos com o nosso clube e isso é o mais natural (era bom que fossem só alegrias, mas...  :-\ )
Mas devemos tentar não ser muito emotivos, porque corremos o risco de sermos destrutivos! E, se queremos criticar e ser respeitados temos de ser constutivos!
É um direito nosso exigir resultados, ou ao menos exibições! Mas, devemos tentar ser moderados...
Um voto de confiança por vezes (e não estou a dizer que é o caso!) funciona melhor do que o 'deitar abaixo'!!

A.COSTA

Quote from: ric on 29 de January de 2007, 11:29
....

Ser critico é ser mau braguista?Um desestabilizador? Uma quinta-coluna do antigamente?




Não devemos fugir às realidades, sejam boas ou más. Temos o direito de criticar e o dever de ajudar. Para ajudar não é crítica pela crítica, mas uma crítica construtiva e que apresente solução e alternativas.

Às vezes a zanga dá vontade de dizer mal de tudo, mas a razão depois aconselha-nos a ser críticos (nada de enterrar a cabeça) mas sem fugir à enorme responsabilidade de ajudar a construir um clube cada vez mais sólido e melhor!!!  ;D ;D ;D
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Ricardo

Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Anabela

Há muitas maneiras de criticar.
Não sou menos Braguista do que outros só porque acho que as coisas não estão bem! E não estão!

sol

Bem, eu não diria que temos o dever de criticar, mas afirmo peremptoriamente que temos todo o DIREITO de o fazer. Partilho aqui a convicção daqueles que acham que, se isto é um fórum, servirá, entre outras coisas, para que possamos expressar livremente a nossa opinião, seja sob a forma de uma simples observação ou seja sob a forma de crítica. O único DEVER a que me vejo obrigado é apoiar o ENORME SEMPRE. Direcções, equipas técnicas, jogadores, etc, tudo passa. Só o Braga permanece.

Na poente de vermelho e branco!

Augusto Gomes

A quesão é esta:

Um Forum é dominado principalmente por adeptos fundamentalistas, "irracionais" e com o coração na boca.

Isso é um bem.Porém procuro não incluí-los.

As preocupações que eu também manifestei no Forum, na sequência da exibição/derrota em Paços de Ferreira, não teriam ocorrido, se calhar se:

1 - O Leiria não tem ganho na véspera ao FC Porto;
2 - Em quatro jogos o Braga não tem ganho apenas 2 pontos.

3 - O Braga não tenha tido uma oprtunidade de golo

Um ponto ganho em Paços não era bom?Era, claro, então temos menos um ponto, certo?E o Paços, para mim, não é candidato à Europa (se fosse o resultado era qualitativamente pior...)

Mas atenção, nos últimos 4 jogos, o Braga teve apenas um jogo em casa, sendo certo que as expectativas não devem ir, obviamente, para além do 4º lugar (eu, pessoalmente nunca tive a veleidade de pedir mais).
Logo está tudo em aberto e é bom não dramatizar, pesem embora as más exibições...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Reis

Qual é o problema em criticar?

Existe é o problema como se critica!

Desde que haja PONDERAÇÃO, CONSCIENCIA, e principlamente quando se faz juizo da situação e se deixe SOLUÇÕES... Então porque raio não se deve criticar?

Agora, como a grande maior parte das criticas que se vai lendo aqui, não têm estes 3 pontos, e em algumas delas, nem 1 deles tem.... Aí, é a critica absolutamente gratuita e destrutiva! Devemos deixar que este tipo de comentários seja lido por todos e mais alguns que leêm este forum? Não me parece.

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

disco infiltrator

Na minha opinião, os adeptos do SCB já são acomodados, caso os poucos que são interventivos se calarem...então é que definitivamente as coisas não andam...

lipe

Penso que não há razões para alarme porque o quarto lugar,com mais ou menos dificuldades, será nosso.
As criticas com razão de ser são sempre construtivas.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Arsenalista

Quote from: Augusto Gomes on 29 de January de 2007, 13:08

Mas atenção, nos últimos 4 jogos, o Braga teve apenas um jogo em casa, sendo certo que as expectativas não devem ir, obviamente, para além do 4º lugar (eu, pessoalmente nunca tive a veleidade de pedir mais).
Logo está tudo em aberto e é bom não dramatizar, pesem embora as más exibições...

Eu no incio do campeonato e olhando ao nosso plantel e para aquilo que tinhamos feito nas ultimas épocas acreditava no 3º lugar, mesmo sabendo que iria ser dificil, aliás foram esses o objectivos propostos pela direção e não acho que estivessem a delirar, estariam sim a ser ambiciosos porque sem ambição...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Ana Cunha

Acho que um adepto que se preze deve apoiar sempre, mas se houver motivos para criticar, acho que o deve fazer, assim como louvar se for esse o caso. Mas o apoio nunca deve faltar!

braguista365

O direito a critica é um direito de cada um ,ainda para mais sendo socio e adepto.
E como é uma critica tanto pode ser positiva ou negativa,e os jogadores e treinadores e dirigentes,têm de se sujeitar a essas situaçoes,agora o apoio ,esse,nunca deve faltar!

TRINCADO

Quote from: Vlad on 29 de January de 2007, 11:45
Quote from: ric on 29 de January de 2007, 11:29
lanço para discussão um tema actual (face ao último jogo):

devemos ou não dizer "amén" e esperar por melhores tempos, desculpabilizando más exibições, só porque somos braguistas?
Não devemos dizer amén. Cada um deve dizer da sua opinião, e caso essa opinião seja desfavorável, não faz de nós nem mais nem menos braguistas do que outros.

Devemos meter a cabeça na areia descurando a realidade e , mesmo com algumas empolações, assobiar para o lado só porque somos braguistas e temos o DEVER  de apoiar e esperar sempre por melhores dias?
Não! isto é, quem quiser assobiar para o lado, é livre do o fazer. Mas quem quiser dar a sua opinião, também.

Ser critico é ser mau braguista?Um desestabilizador? Uma quinta-coluna do antigamente?
Não. Fui crítico em relação ao Carvalhal quando me pareceu que ele não esteve bem. Assim como o fui em relação ao Jesualdo muitas vezes. E o serei em relação ao Rogério. E também aos jogadores. E também à administração da SAD. Serei menos braguista por isso? Era só o que me faltava.

Mal do treinador ou dos jogadores que não souberem encaixar as críticas. Se temos cá treinadores e jogadores que não "podem" ouvir ou ler críticas dos adeptos, é melhor mudarem-se para Leiria. Aí estão descansados.
Mas se por acaso eu estiver errado, e as críticas e opiniões não são exemplo de braguista.... o melhor a fazer é fechar o fórum.

Assino por baixo.

Pedro Coelho

ric: Critica mas com cuidadinho ij ij ij... Mal chegue uma AG, não se passa nada, já sabes.  ;)