News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/11

Started by JotaCC, 29 de November de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mesquita Machado ressentido com "acto de indignidade" de António Salvador



Mágoa. E ressentimento por aquilo que considera ter sido um "acto de indignidade" por parte de António Salvador. Mesquita Machado veio, ontem, a público esclarecer os associados do Sp. Braga sobre as recentes notícias e informações em relação às eleições do clube, agendadas para dia 13 de Dezembro.

Nos últimos dias, levantou-se a possibilidade do antigo autarca de Braga encabeçar uma lista - depois de também ter sido apontado como apoiante do candidato Nuno Carvalho - mas Mesquita Machado, após "séria reflexão", decidiu não avançar com a candidatura para não dividir o clube.

Em conferência de imprensa, o ex-presidente da câmara mostrou-se "disponível" para, no futuro, abraçar a presidência do Sp. Braga e explicou o que se passou, deixando duras críticas ao actual dirigente, António Salvador.

"Entendi que, dado o actual momento, não deveria ser causador de qualquer instabilidade no clube. Para mim, o que está sempre à frente são os interesses do Sp. Braga, por isso, entendi não apresentar essa candidatura. Só não a apresento, porque para mim, em primeiro lugar estão os interesses do meu clube, aquele que é só o meu clube. Porque há muitos que, eventualmente, estarão lá dentro e têm outros clubes. Eu só tenho um clube, só tenho uma camisola, que é a do Sp. Braga, única e exclusivamente", sublinhou.

Mesquita Machado explicou que, "há umas semanas", foi convidado por António Salvador para assumir o cargo de presidente da assembleia geral, fazendo parte da primeira lista entregue pelo presidente. Depois das eleições terem sido adiadas - devido a irregularidades - Salvador entregou uma nova lista, optando pelo eurodeputado, José Manuel Fernandes, para a assembleia geral.
"Considerei isto indigno, que era um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não mereceria esse gesto indigno", confessou, acrescentando que não vislumbra "razão nenhuma" para ter alterado a lista e que a explicação dada "são conversas de mercearia que não interessam".

"Há uma coisa que não aceito em troca de nada, que é a minha dignidade, que a tenho. E tenho um passado no Sp. Braga e isso não está à venda, nem é vendável", frisou, assumindo que o comportamento de Salvador desiludiu-o "completamente".

"Sempre disponível para servir o clube"


Sem esconder "a mágoa" com "o comportamento do actual presidente" do Sp. Braga, Mesquita Machado mostrou-se disponível para, no futuro, assumir os destinos do clube. "Manifesto aos associados a minha disponibilidade no futuro para tudo aquilo que o clube precisar de mim, inclusivamente, de assumir a condução dos seus destinos. Daqui a três anos, um ano, dois meses... durante a minha vida activa, estarei sempre disponível para servir o meu clube", revelou o antigo edil.

Quanto ao acto eleitoral de dia 13, Mesquita Machado recusou tecer comentários: "sei que se vão apresentar duas listas, a do actual presidente e outra. E o que gostava de dizer aos associados é que escolham em consciência. Não precisam de conselhos, saberão escolher o que é melhor para o clube".

No entanto, fica uma certeza. "Seguirei com toda a atenção a vida do clube e da SAD. Também sou associado da SAD. A direcção eleita poderá contar comigo com palavras de louvor para aquilo que sejam os bons actos, mas poderá também contar comigo com palavras de denúncia para aquilo que eventualmente sejam os maus actos praticados", rematou.




Eleições do Sp. Braga: Salvador vai à luta com Carvalho




Terminou ontem, às seis da tarde, o prazo para a entrega de listas candidatas às eleições no Sporting de Braga, sem novidades para além das duas candidaturas já conhecidas.
António Salvador, de 42 anos, sócio número 8148, e Nuno Carvalho, de 37 anos, sócio 12022, apresentam-se como os únicos associados que oficializaram a sua intenção de lutar pela presidência do clube arsenalista para o próximo triénio 2013-2016.

António Salvador, presidente do Sp. Braga há dez anos, recandidata-se ao quarto mandato consecutivo, e tem, pela primeira vez, desde que assumiu o cargo em Fevereiro de 2003, um oponente na corrida eleitoral, do empresário Nuno Carval ho, cujo programa eleitoral ainda não foi apresentado, tendo somente divulgado os nomes dos seus candidatos aos órgãos sociais, no passado dia 20, quando entregou a sua lista na secretaria do estádio AXA.

Já a lista de António Salvador, actual presidente eleito em 2003, já foi divulgada, com o respectivo programa. Sob o lema "O SC Braga não pode parar", Salvador propôe-se a continuar o crescimento desportivo do clube em busca de títulos, atingir a meta dos 40 mil sócios, construir a Cidade Desportiva e lançar um canal televisivo SC Braga TV.
Definidos os candidatos, as eleições estão agendadas para o próximo dia 13 de Dezembro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mesquita acusa Salvador de gesto de indignidade
Ex- autarca ponderou candidatura. Questões políticas na base da rutura

Após vários anos de proximidade e cumplicidade, Mesquita Machado, ex- presidente da Câmara Municipal de Braga, está agora de costas voltadas com António Salvador, líder e candidato à presidência do Sp. Braga, confessando- se "desiludido e magoado" com o dirigente.
Mesquita Machado não gostou que Salvador o tenha convencido, numa primeira instância, a reassumir o cargo de líder da Assembleia Geral na lista para as eleições de 13 de dezembro e depois, na véspera da apresentação da candidatura, ter visto o seu nome ser preterido. "Foi um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda, desiludi- me completamente", disse ontem Mesquita Machado numa conferência de imprensa promovida com o "intuito de esclarecer os sócios".
Questionado se a decisão teria um caráter político, uma vez que o nome indicado por Salvador para a liderança da AG bracarense foi o de José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD, partido que agora está na governação da autarquia bracarense, Mesquita Machado foi vago: "Não me compete a mim responder. Sempre fiz um esforço para não misturar a política partidária com a vida do clube. Se alguém agora o quer fazer, não é meu problema."
Ao que o DN apurou, na base do afastamento entre ambos estão questões "políticas" relacionadas com a mudança de gestão autárquica, agora liderada pelo social- democrata Ricardo Rio, depois de quase 40 anos sob domínio de Mesquita Machado. E uma das principais apostas de Salvador para um novo mandato é a construção da Cidade Desportiva, uma academia impossível de concretizar sem apoio da autarquia. Coincidência ou não, Salvador deixou cair o nome de Mesquita Machado para presidir à mesa da Assembleia Geral em prol de José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD.
O ex- autarca confessou que chegou a ponderar uma candidatura à liderança do clube com o apoio de alguns sócios que recolheram assinaturas, mas que "para não causar divisões internas" desistiu da ideia. Ainda assim deixou uma promessa: "Estou disponível, no futuro, para tudo aquilo que o Braga precisar de mim. Inclusive para a hipótese de ser necessário assumir os destinos do clube."
O DN tentou obter uma reação de António Salvador, mas a assessoria do clube revelou que o dirigente não iria fazer comentários.

DN


JotaCC

"A EQUIPA MERECE MAIS PÚBLICO"
JESUALDO FERREIRA>>De volta ao AXA, o treinador do Braga apela ao apoio massivo dos adeptos, a pensar claramente na vitória
Qualquer semelhança entre o jogo disputado no Estádio José Arcanjo, para a Taça de Portugal, e o embate desta noite, outra vez frente ao Olhanense, será pura coincidência. Preparado para um contexto totalmente diferente, Jesualdo Ferreira apenas aposta na repetição de uma vitória. "Fizemos lá um jogo muito bom, mas são competições diferentes. Sei que o frio que se faz sentir na cidade não ajuda, mas apelo para que os adeptos compareçam em grande número. Precisamos deles para lutarmos pela vitória. Os jogadores merecem que o estádio tenha mais público", avaliou.


Aposta > Jesualdo Ferreira mantém o onze pela quarta vez consecutiva

O treinador do Braga assume que a série de cinco derrotas consecutivas, para o campeonato, tem provocado "alguma ansiedade", mas confia numa boa reação dos jogadores. "À medida que o tempo vai passando, os jogadores vão sabendo lidar com a infelicidade e têm produzido bons jogos. Temos de marcar mais golos do que o adversário: é essa a lógica do futebol", assinalou, repetindo, mais uma vez, que a partida com a equipa algarvia "não é decisiva". Confrontado com o nome de Kadu, o central do Vitória da Baía (Brasil) que está prestes a assinar por três épocas, reagiu com cautela. "Só me pronuncio sobre jogadores do Braga", precisou.



Mesquita ataca Salvador
Ex-autarca de Braga acusa o presidente do clube de ter um comportamento "indigno"

O desaparecimento do nome de Mesquita Machado da lista definitiva de António Salvador, na qualidade de candidato a presidente da Assembleia Geral, deixou o ex-autarca amargurado. Em conferência de Imprensa, o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga considerou que a substituição pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes foi um ato "indigno". "Ofereceram-me outras coisas e recusei", contou. Se houve razões políticas a sustentar a troca, ninguém tem certezas, incluindo Mesquita Machado. "Vocês (jornalistas) é que poderão responder a isso", sugeriu, revelando que um grupo de associados recolheu o número necessário de assinaturas para avançar com uma candidatura. "Só não o farei para não dividir o clube", explicou. Disponível para "conduzir" o clube em qualquer altura, o ex-autarca criticou ainda a associação de Cristiano Ronaldo à candidatura de Salvador. "A vida do Braga só diz respeito aos associados e não aos que podem tirar vantagens do clube", disparou.



Maurício prevê jogo de "resultado em aberto"


Maurício prevê que o Braga-Olhanense desta noite seja um jogo de "resultado em aberto", atendendo ao momento das duas equipas. Os minhotos não ganham para o campeonato há cinco jornadas e os algarvios estão em antepenúltimo lugar. Para o brasileiro, central que passou por ambos os clubes, "o Braga tem valor e vai recuperar, até porque o investimento feito a isso obriga, embora esteja numa fase complicada". "O mesmo se passa com o Olhanense, que precisa de tempo para criar identidade, mas tem de arrepiar caminho para fazer um pouco mais e nivelar o rendimento". Atualmente sem clube, Maurício sublinha que o Braga "não é o conjunto que estava habituado a ver, mas não tarda a adquirir essa identidade, até porque tem um treinador experiente".



Luís Silva de volta ao banco

A inclusão de Luís Silva é a única novidade na lista de convocados, estando destinado ao banco de suplentes. Jesualdo Ferreira chamou 18 jogadores para o embate com o Olhanense e, tendo por base a convocatória referente à deslocação à Luz, registam-se as ausências de Vukcevic, expulso pela equipa B na partida com o Leixões; Tomás Dabó e Salvador Agra, ambos por opção técnica. De resto, não se prevêem grandes novidades no onze, tudo apontando para que o treinador aposte na mesma estrutura pela quarta vez consecutiva.

O JOGO


JotaCC

Mesquita não gosta de mercearias
Ex-autarca ataca António Salvador e não concorre às eleições do Braga. Mas fica à espreita...

MESQUITA MACHADO o ex-líder autárquico revelou que admitiu entrar na luta, mas não o fez "para não dividir o clube".


Mesquita Machado considerou "indigna" a mudança de opinião de António Salvador

Perto do fim do prazo de entrega das listas, Mesquita Machado chamou a Imprensa a um hotel de Braga e clarificou a posição nas eleições do clube, do qual ainda é presidente do Conselho Geral. "Fui convidado para presidente da Assembleia-geral por António Salvador, insistiu e assinei a lista. Mais tarde, apresentou a outra candidatura [com o eurodeputado José Manuel Fernandes no cargo] e comunicou-me a alteração. Considerei is s o indigno, atendendo ao meu passado no clube. Propôs-me outros cargos, mas recusei", historiou, sem especificar para que cargos foi convidado. "São conversas de mercearia, não interessa. O que não troco é a minha dignidade", frisou.
Com lista pronta e assinaturas, mas "sem Cristiano Ronaldo", disse que "a vida do Braga interessa aos sócios e não a quem, eventualmente, pode ter vantagens com o clube " , numa farpa aos apoios de CR7 e do agente Jorge Mendes a Salvador. "Eu só tenho uma camisola, mas magoa-me ver um diretor do Braga saltar quando o adversário marca um golo", disparou, ainda, o ex-autarca.
Nas eleições no clube, disse que não vai apoiar nenhum candidato, mas prometeu atenção: "Estarei disponível para assumir o clube daqui a dois meses ou a três anos".


ANTÓNIO SALVADOR
UMA DÉCADA DE OURO COM CHAMPIONS E DOIS TROFÉUS

Empresário do setor da construção civil, António Salvador está há quase 11 anos à frente do Braga. Após período de instabilidade na fase inicial, deu outra pujança ao clube e à SAD. Somou duas presenças na Champions e tem dois troféus: Taça Intertoto e Taça da Liga. Subiu o número de sócios até aos 31 mil (recorde) e tem tido contas com saldo positivo. A rentabilização de ativos, com a transferência de jogadores, tornou-se frequente. Tem, pela primeira vez concorrência eleitoral, em fase delicada da equipa na Liga.



António Salvador não reage a acusações

António Salvador, visado por Mesquita Machado, não reage às acusações do ex-autarca. No entanto, fonte da candidatura admitiu, ao JN, surpresa pela mudança no rumo das declarações de alguém que, não há muito tempo, considerava o atual presidente "vital para o clube".



NUNO CARVALHO
CANDIDATO SURPRESA FAZ XEQUE AO LÍDER

Nome desconhecido do mundo do futebol, Nuno Carvalho perfilou-se cedo na corrida à presidência do Braga e, após uma desistência inicial, quando o processo foi reaberto entrou mesmo na disputa, apresentando lista para se submeter a sufrágio. É proprietário de 12 empresas, das áreas financeira, saúde e de distribuição. Desde miúdo adepto do Braga, costuma acompanhar o clube nas deslocações, sempre que a atividade profissional o permite. Em casa raramente falha algum jogo, possuindo um camarote no Estádio AXA.



Nuno Carvalho reúne com staff de campanha

Nuno Carvalho tinha previsto para ontem a realização de um jantar com apoiantes da candidatura, mas a ação foi desmarcada. No entanto, o empresário reuniu-se, à noite, com o staff, para preparar a campanha eleitoral.



Prazo acabou às 18 horas com duas candidaturas

Apesar da "ameaça" de Mesquita Machado, o último dia de pré-campanha concluiu-se sem surpresas. A José Mendes, ainda líder da Assembleia-geral, foram entregues as listas encabeçadas por António Salvador e Nuno Carvalho, disputa há muito não vivida no clube.



Jesualdo segura Mauro no onze
"O GRUPO não está intranquilo. Só não estamos felizes pelo que está a acontecer", argumentou, ontem, Jesualdo Ferreira, treinador do Sporting de Braga, na conferência de Imprensa de antevisão do jogo de hoje, em casa, com o Olhanense, que abre a 11.ª jornada da Liga.

Com cinco derrotas consecutivas no campeonato, o técnico admitiu a necessidade de o Braga mudar rapidamente o rumo dos acontecimentos, mas recusou colocar rótulo "decisivo", na partida desta noite, frente aos algarvios: "É um jogo muito importante, mas não é decisivo. Estamos na 11. ª jornada. O peso das derrotas tem criado ansiedade, mas sentimos que podemos melhorar e somar os três pontos neste jogo", realçou.
Na opinião do treinador, a série de resultados negativos sofridos pelo Braga tem criado ansiedade na equipa, mas os jogadores têm conseguido, de alguma forma, lidar com a situação. "Temos que ganhar e aproveitar as oportunidades para marcar golos", atirou, confiante, sobre o assunto.
"Vencemos em Olhão [3-1] para a Taça de Portugal, mas são competições diferente s . Gostaria que estivesse muita gente a apoiar a equipa, estamos a necessitar de apoio e é importante sentir que os adeptos estão connosco", acrescentou Jesualdo Ferreira. O treinador reiterou a confiança em Mauro, que protagonizou, frente ao Benfica, um deslize fatal aproveitado por Matic, erro que ditou a derrota do Braga (1-0). A propósito, confirmou que o médio vai manter hoje a titularidade, frente ao Olhanense. "Foi um lance que o Mauro não merecia. Aconteceram do mesmo género a outros jogadores. Mantenho a confiança nele e vai continuar como titular", revelou.
O facto do avançado Éder não estar a marcar golos – só faturou em Olhão, no jogo da Taça de Portugal – foi desvalorizado pelo professor: "As expectativas à volta de Éder devem-se à quantidade de golos que marcou na época passada. Mas depois sofreu uma lesão grave e não se podem determinar tempos para uma recuperação total", argumentou.

JN

brigada da relote

Sem mexer no onze quatro jogos seguidos

O treinador do SC Braga prepara-se para apresentar o mesmo onze pelo quarto jogo seguido. Jesualdo Ferreira começou por fazer mudanças sucessivas na equipa, mas nesta fase da temporada parece ter encontrado o equilíbrio desejado, mesmo que a fórmula não esteja a ter a correspondência pretendida ao nível dos resultados.

O onze que esta noite vai defrontar o Olhanense começou a ganhar forma no início deste mês, frente ao Rio Ave. Os minhotos perderam o encontro, mas, uma semana depois, o professor entendeu manter tudo na mesma, quando foi a Olhão disputar a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Dessa vez, as coisas correm bem melhor, os guerreiros voltaram a ganhar, o que não acontece para o Campeonato há cinco jogos, e por isso repetiram-se os nomes na deslocação à Luz. Frente ao Benfica, a equipa deu uma boa resposta, mas não foi suficiente para colocar ponto final na série de desaires.

O treinador mantém a confiança nos onze elementos, incluindo Mauro, médio que falhou no lance que deu origem ao golo do Benfica, e fez questão de garantir que o brasileiro será titular.

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: "jogadores estão tranquilos"
Treinador defende que os jogadores sabem lidar com a ansiedade que as derrotas podem provocar


O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, recusou esta quinta-feira que a equipa esteja intranquila depois de cinco derrotas consecutivas na I Liga de futebol. O técnico admite, no entanto, que os maus resultados provocam alguma ansiedade, com a qual os jogadores estão habituados a lidar.

Ao perderem com o Benfica, na Luz (0-1), na 10.ª jornada, os minhotos sofreram o quinto desaire seguido, registando nesse período oito golos sofridos e apenas um marcado.

Jesualdo Ferreira admite que "os jogadores não estão felizes, mas não estão intranquilos". Para o treinador, a receção ao Olhanense, na sexta-feira, "é muito importante, mas à 11.ª jornada não é decisivo para nada".

O Sporting de Braga, nono classificado, com 12 pontos, e o Olhanense, 14.º, com nove, defrontam-se na sexta-feira, às 20h15, no Estádio Municipal de Braga.

O jogo será arbitrado por Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.

CM

brigada da relote

Sp. Braga-Olhanense (antevisão): Pedreira abre 11ª jornada
Guerreiros e algarvios medem forças num jogo essencial para Jesualdo Ferreira: cinco derrotas nas últimas cinco jornadas

O momento

Sp. Braga:
Cinco derrotas nas últimas cinco jornadas, intercaladas com dois triunfos na Taça de Portugal, constituem o registo recente do Sp. Braga. Há cinco jornadas sem pontuar, os minhotos quedam-se por um estranho nono lugar da tabela classificativa. A exibição conseguida no Estádio da Luz dá boas indicações a Jesualdo Ferreira, que procura vencer no campeonato mais de dois meses depois do último triunfo.

Olhanense: No antepenúltimo posto da classificação, a equipa agora às ordens de Paulo Alves chega á décima primeira jornada vinda de duas derrotas no seu reduto. O Sp. Braga venceu em Olhão em jogo a contar para a Taça de Portugal, enquanto que a Académica derrotou os algarvios na décima jornada. Paulo Alves procura ainda o primeiro triunfo no comando técnico do Olhanense.

Ausências

Sp. Braga:
Paulo Vinicius (lesionado).

Olhanense: Rui Duarte, Jander e Pele (lesionados); Vojtus (ausente na Eslováquia).

Discurso direto

Jesualdo Ferreira:
«Os jogadores não estão felizes, mas também não estão intranquilos. Sabemos que o jogo é muito importante, mas estamos na décima primeira jornada e não é decisivo para nada. Temos de aproveitar o jogo ofensivo que temos criado porque os pontos conquistam-se com golos, essa é que é a questão.»

Paulo Alves: «Vai ser um jogo muito complicado. Temos que ter uma preocupação muito forte em retificar a imagem deixada frente à Académica. Temos de deixar uma imagem mais consistente, em termos de entrega ao jogo e determinação. Temos de ser rigorosos no que fazemos, mais competentes e combativos. Caso contrário será difícil conquistar pontos.»

Histórico de confrontos:

O histórico de confrontos entre o Sp. Braga e o Olhanense, com os minhotos na condição de anfitrião, regista apenas dez jogos. Com seis triunfos, a história joga a favor do Sp. Braga que apenas perdeu duas vezes e cedeu dois empates. Nos dois últimos jogos disputados na Pedreira, o Olhanense causou dificuldades ao Sp. Braga, conseguindo um triunfo e um empate.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga em jejum de vitórias recebe Olhanense no arranque da 11.ª jornada

O Sporting de Braga recebe hoje o Olhanense, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol, num momento em que os bracarenses atravessam um jejum de bons resultados, sem pontuarem desde a quinta ronda.

A uma semana de visitar o FC Porto, a equipa minhota quase que está obrigada a vencer o Olhanense, antepenúltimo classificado (14.º), de modo a inverter o ciclo que dura desde 20 de setembro, data da sua última vitória na Liga.

Depois disso, do triunfo em Arouca (1-0), a equipa de Jesualdo Ferreira, que já começou a ser contestado, perdeu com o Sporting (2-1 em casa), com o Nacional (3-0 fora), com a Académica e Rio Ave (ambos 1-0 em casa) e com Benfica (1-0 fora).

A equipa ocupa o nono lugar na classificação, com 12 pontos, apenas mais três do que o Olhanense, agora treinado por Paulo Alves e que também perdeu na última jornada, em casa frente à Académica.

A 11.ª jornada da Liga prossegue no sábado, com a visita do FC Porto à Académica. Benfica e Sporting apenas entram em campo no domingo, com as "águias" a visitarem o Rio Ave e os "leões" a receberem o Paços de Ferreira.

LUSA

brigada da relote

SC Braga-Olhanense: há urgência em ganhar
O Sporting de Braga recebe hoje o Olhanense, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol, num momento em que os bracarenses atravessam um jejum de bons resultados, sem pontuarem desde a quinta ronda


A uma semana de visitar o FC Porto, a equipa minhota quase que está obrigada a vencer o Olhanense, antepenúltimo classificado (14.º), de modo a inverter o ciclo que dura desde 20 de setembro, data da sua última vitória na Liga.

Depois disso, do triunfo em Arouca (1-0), a equipa de Jesualdo Ferreira, que já começou a ser contestado, perdeu com o Sporting (2-1 em casa), com o Nacional (3-0 fora), com a Académica e Rio Ave (ambos 1-0 em casa) e com Benfica (1-0 fora).

A equipa ocupa o nono lugar na classificação, com 12 pontos, apenas mais três do que o Olhanense, agora treinado por Paulo Alves e que também perdeu na última jornada, em casa frente à Académica.

Entre os minhotos há uma única baixa, a de Paulo Vinicius lesionado.

Os algarvios registam 3 ausências por lesão: Rui Duarte, Pelé e Jander.

No lançamento do encontro o treinador dos arsenalistas do Minho, Jesualdo Ferreira, fez questão de afirmar que "o jogo não é decisivo para nada" de forma a aliviar a pressão sobre os seus jogadores.

Já o técnico dos algarvios, Paulo Alves, vê o jogo como uma oportunidade para retificar o desaire caseiro registado na última jornada.

A 11.ª jornada da Liga prossegue no sábado, com a visita do FC Porto à Académica. Benfica e Sporting apenas entram em campo no domingo, com as "águias" a visitarem o Rio Ave e os "leões" a receberem o Paços de Ferreira.

RTP

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Sporting de Braga recebe Olhanense no arranque da 11ª jornada

O Sporting de Braga recebe hoje o Olhanense, num momento em que os minhotos atravessam um jejum de bons resultados, sem pontuarem desde a quinta jornada.

A uma semana de visitar o FC Porto, a equipa minhota quase que está obrigada a vencer o Olhanense, antepenúltimo classificado (14º), de modo a inverter o ciclo que dura desde 20 de setembro, data da sua última vitória na Liga.

Depois disso, do triunfo em Arouca (1-0), a equipa de Jesualdo Ferreira, que já começou a ser contestado, perdeu com o Sporting (2-1 em casa), com o Nacional (3-0 fora), com a Académica e Rio Ave (ambos 1-0em casa) e com Benfica (1-0 fora).

A equipa ocupa o nono lugar na classificação, com 12 pontos, apenas mais três do que o Olhanense, agora treinado por Paulo Alves e que também perdeu na última jornada, em casa frente à Académica.

A 11ª jornada da Liga prossegue no sábado, com a visita do FC Porto à Académica. Benfica e Sporting apenas entram em campo no domingo, com as "águias" a visitarem o Rio Ave e os "leões" a receberem o Paços de Ferreira.

TSF

JotaCC

Sp. Braga em jejum de vitórias recebe Olhanense no arranque da 11.ª jornada

O Sporting de Braga recebe o Olhanense, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol, após cinco derrotas consecutivas e a uma semana de visitar o campeão FC Porto.

A equipa minhota, nona classificada, com 12 pontos, está quase obrigada a vencer o Olhanense, antepenúltimo classificado (14.º), de modo a inverter o ciclo que dura desde 20 de Setembro, data da sua última vitória na Liga, perante o Arouca (1-0).

Depois disso, a equipa de Jesualdo Ferreira, que já começou a ser contestado, perdeu com Sporting, Nacional, Académica, Rio Ave e Benfica.

A 11.ª jornada da Liga prossegue no sábado, com a visita do FC Porto à Académica. Benfica e Sporting apenas entram em campo no domingo, com as "águias" a visitarem o Rio Ave e os "leões" a receberem o Paços de Ferreira.

SOL

brigada da relote

Vitória procura-se, na Pedreira
Arranca, esta sexta-feira, a 11ª jornada da Liga Portuguesa, com o Braga-Olhanense. Jogo que pode ser determinante para a continuidade de Jesualdo Ferreira, no Minho. Paulo Alves procura a primeira vitória, no comando dos algarvios. Acompanhe o desafio em rr.sapo.pt


O Sporting de Braga mede forças, esta noite, com o Olhanense, num jogo entre duas equipas que desesperam por uma vitória. Os minhotos têm um registo acumulado de cinco derrotas seguidas, no campeonato. Os algarvios ainda não venceram, sob comando de Paulo Alves.

A continuidade de Jesualdo Ferreira, no AXA, está em causa, esta noite. O treinador terá dificuldades em aguentar mais um deslize. No entanto, a indicação mais recente dá algum conforto a Jesualdo. O Braga bateu o Olhanense (1-3), em jogo da Taça, há 19 dias.

Além disso, a exibição realizada no Estádio da Luz, na última jornada, deu boas indicações ao treinador do arsenalistas. Do outro lado, estará, também, uma equipa que necessita, rapidamente, de um triunfo. Paulo Alves ainda não ganhou, desde que chegou a Olhão. O treinador tem sido obrigado a arrumar a casa e, simultaneamente, a competir. Esta semana dispensou quatro jogadores.

O Olhanense encontra-se no penúltimo posto da Liga Portuguesa. O Braga está no 9º lugar. O Braga-Olhanense realiza-se, esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio AXA e será arbitrado por Artur Soares Dias. A partida terá acompanhamento em rr.sapo.pt.

EQUIPAS PROVÁVEIS

BRAGA:
Eduardo, Baiano, Nuno André Coelho, Santos e Elderson; Luiz Carlos, Mauro e Rúben Micael; Alan, Rafa e Éder.

OLHANENSE: Belec, Luís Filipe, Diakhité, Kroldrup e Seric; Celestino, Lucas Souza e Regula; Bigazzi, Femi e Dionisi.

RR

brigada da relote

Sp. Braga-Olhanense: Bem, caro professor mostre lá o canudo
MARGEM DE MANOBRA MUITO CURTA PARA MINHOTOS


Nos últimos dez jogos, o Sp. Braga perdeu seis e só ganhou quatro. Não é medíocre, é mau. A equipa que puxou os galões de quarto grande do nosso futebol está a viver uma estranha época sem competições devido a uma ridícula eliminação face ao Pandurii e no campeonato é o que todos sabem: 12 magros pontos em 30 possíveis. A turma de Jesualdo Ferreira corre agora o risco de ser igualada por uma das equipas que esta época já mudou de treinador...

RECORD

brigada da relote

Sp. Braga: dirigente acusado de "gesto indigno"
Sp. Braga: Mesquita Machado arrasa António Salvador
Em causa estão lugares na assembleia geral, direção e SAD nas eleições dos minhotos


"Considero indigno, um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda nem é vendável, desiludi-me completamente", disse ontem Mesquita Machado sobre o facto de António Salvador o ter escolhido para liderar a lista de candidatos à mesa da assembleia geral do Sp. Braga, nas eleições de 13 de dezembro, e depois ter mudado de ideias.

O antigo líder dos arsenalistas e ex-presidente da Câmara de Braga, que no atual mandato presidiu ao conselho geral (órgão consultivo), assegurou ainda que seguirá com "atenção a vida do clube e da SAD", da qual também é acionista.

Fez questão ainda de mostrar "disponibilidade para tudo o que o clube possa precisar", nomeadamente "assumir a condução dos seus destinos". "Tenho mágoa, não com o clube, mas com o comportamento do atual presidente. No entanto, não deixarei que isso belisque os interesses do Sp. Braga", frisou, criticando ainda o facto de um diretor do clube, que não identificou, vibrar com os golos das equipas adversárias.

Contactado pelo Correio da Manhã, António Salvador afirmou que, por enquanto, não irá fazer declarações sobre Mesquita Machado. O CM sabe que Machado recusou ser 'vice' na lista de Salvador e que terá optado por um cargo na SAD, que acabou por não lhe ser dado.

CM

Bruno3429

Sp. Braga recebeu Olhanense em campanha eleitoral

Nuno Carvalho distribuiu o programa, Mesquita esteve na bancada

As últimas eleições no Sp. Braga datam de 1988, há 25 anos. A recepção ao Olhanense ocorreu, por isso, num clima especial de campanha eleitoral. O candidato Nuno Carvalho aproveitou a ocasião para distribuir nas entradas do Estádio Municipal de Braga o seu programa eleitoral.

Ainda a desempenhar funções de presidente, António Salvador viu uma das claques do clube mostrar-lhe o seu apoio, desfraldando uma bandeira com o seu rosto ladeada com uma adaptação do lema de campanha da lista encabeçada por António Salvador: «Contigo o Braga não para», podia ler-se na tarja colocada na Bancada Nascente.

Mesquita Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Braga, que ponderou também apresentar-se a sufrágio, não ocupou o lugar habitual no Camarote Presidencial ao lado de António Salvador. O clima de crispação é evidente e Mesquita Machado assistiu ao jogo na bancada juntamente com os seus familiares.

Maisfutebol

Bruno3429

#19
Sp. Braga-Olhanense, 4-1 (Crónica)

Guerreiros de armadura e espada em punho

Sem dó nem piedade, um Sp. Braga sedento de vitórias trucidou por completo o Olhanense no jogo inaugural da décima-primeira jornada do campeonato. Os «Guerreiros» chegaram ao campo de batalha dispostos a deixar tudo em campo, apanhando pela frente um Olhanense sem poder de fogo para fazer frente à revolta minhota.

O máximo que a equipa de Olhão conseguiu foi fazer pairar os fantasmas do passado sobre o Estádio Municipal de Braga, no início do segundo tempo, quando Mauro cometeu grande penalidade e permitiu que a equipa orientada por Paulo Alves reduzisse a desvantagem no marcador.

Dois meses e meio depois a Pedreira voltou a sentir o prazer do triunfo. Depois de vencer o Estoril, em meados de Setembro, ainda as temperaturas faziam o mercúrio do termómetro subir, não mais o Sp. Braga tinha dado uma alegria em casa aos seus adeptos.

Entrada cheia de munições

O cenário estava mais do que exposto, as cinco derrotas consecutivas mais do que badaladas e esperava-se uma resposta cabal deste Braga de Jesualdo Ferreira. Assim foi, pelo quarto jogo consecutivo com o mesmo onze, o SP. Braga entrou pressionante e determinado a ofuscar qualquer estratégia montada pelo conjunto de Olhão.

Foram apenas precisos três minutos para que a rede à guarda de Vid Belec abanasse. Não valeu, Rúben Micael estava em posição irregular, mas foi um aviso daquilo que os Guerreiros estavam destinados a fazer.

Apenas quatro minutos volvidos o esférico voltou a entrar, soltando o primeiro grito dos 8245 adeptos presentes nas bancadas. Terapia para o frio, e terapia para a alma de quem precisava urgentemente de saciar a sede de pontos, o irrequieto Rafa elevou a contenda deixando adivinhar uma noite tranquila em Braga.

Éder voltou a marcar e expulsou fantasmas da Pedreira

Sem que nada ao fizesse prever o Olhanense entrou destemido no segundo tempo, e uma infantilidade de Mauro, que travou Dionisi em falta dentro da área trouxe uma grande penalidade catalisadora para os homens de Paulo Alves. Perante Eduardo Celestino não falhou e trouxe alguns minutos de pânico à Pedreira.

Os homens de Olhão lá deram um ar da sua graça e dispuseram de um par de oportunidades flagrantes de golo. Ouviram-se assobios da bancada, os fantasmas voltaram a fazer-se sentir na Pedreira e Dionisi quase empatou o jogo.

Éder, que já não marcava no campeonato há nove meses, deu um pontapé definitivo na crise de resultados do Sp. Braga e empunhou espada e armadura, artilhando os Guerreiros para o que resta da temporada. Pardo, que entrou já nos descontos, ainda teve tempo da única vez que tocou na bola, para fazer o quarto e carimbar o resultado final.

Triunfo justo do Sp. Braga perante um Olhanense tímido e carente de opções ofensivas. Lufada de ar fresco da equipa de Jesualdo Ferreira antes da deslocação ao Estádio do Dragão. Paulo Alves tem muito que fazer nesta equipa do Olhanense, que pode no decorrer da jornada cair para os lugares de despromoção.


Sp. Braga-Olhanense, 4-1 (Destaques)

Santos liderou rebelião guerreira

Figura: Aderlan Santos
O último triunfo arsenalista no campeonato tinha o dedo do jovem defesa. Com uma autêntica bomba do meio da rua Santos selou o triunfo em Arouca. Nesta noite gélida de sexta-feira voltou a ser o impulsionador do Sp. Braga ao inaugurar o marcador logo aos treze minutos. Com a irreverência que lhe é característica, a meias com uma força desmedida, o central aproveitou a sobra do pontapé de canto para fuzilar Belec. Santos foi o líder da revolta arsenalista a entrar a marcar, exorcizando o fantasma das cinco derrotas consecutivas.

O Momento: golo de Aderlan Santos (minuto 7)
Nada melhor que um golo nos minutos iniciais, para balancear um Braga ferido no seu orgulho para uma exibição descontraída. Alan bateu o canto de maneira curta, Baiano cruza para o interior da área, mas ninguém conseguiu desviar. A bola sobrou para Santos, ao segundo poste, que só viu o fundo das redes à sua frente. Remate cheio de intenção com destino traçado desde o momento em que saiu dos pés do número 33 arsenalista.

Desilusão: Mauro
Ficou mal na fotografia no Estádio da Luz ao permitir a cavalgada culminada em golo de Matic, voltou a não estar bem na noite desta sexta-feira. Quando o Sp. Braga passeava tranquilidade e parecia encaminhar-se para uma exibição segura e tranquila, Mauro perdeu a bola em zona proibida, derrubando depois Dionisi no interior da área na ânsia de recuperar o esférico.

Outros destaques:

Dionisi: no meio da apatia do Olhanense, foi a irreverência do extremo italiano a dar sinal de vida do sector mais adiantado da equipa que viajou desde o Algarve. O número 79 do Olhanense «sacou» a grande penalidade a Mauro, já depois de ter roubado a bola ao médio defensivo do S. Braga.

Rafa: é assim que o miúdo gosta de jogar, com espaço e com bola. A defensiva do Olhanense foi presa fácil e Luís Felipe quase sempre lento para acompanhar o ritmo imprimido pelo extremo.

Éder: nove meses depois o campeonato português voltou sentir o perfume de éder a abanar as redes contrárias. Foi a 23 de fevereiro, diante do V.Guimarães, que o avançado tinha feito pela última vez o gosto ao pé antes da grave lesão. O primeiro golo desta época, a contar para o campeonato, foi celebrado com rejúbilo pelos colegas e por todo o estádio. Não era para menos, o Sp. Braga e Paulo Bento agradecem.

Maisfutebol