News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/11

Started by JotaCC, 28 de November de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Éderzito: "Vamos fazer tudo para vencer o Olhanense"


O Sp. Braga levou, ontem, à tarde uma injecção de moral na visita à Escola EB 1 Quinta da Veiga, em mais uma campanha de charme dos Guerreiros do Minho de angariação de novos associados. Éderzito, Salvador Agra e Cristiano foram recebidos em ambiente fantástico pelas 320 crianças da instituição de ensino, e retribuíram a simpatia com autógrafos, bolas e bilhetes para o jogo de amanhã, com o Olhanense, no estádio AXA.

Os três jogadores deixaram a escola ainda mais motivados para o regresso às vitórias no campeonato. Éderzito foi o porta voz desta visita e deixou claro que o Sp. Braga tudo vai fazer para vencer o próximo jogo. E as bolas que bateram nos ferros na Luz vão entrar contra a Olhanense? Éderzito espera que sim.
"Vamos fazer tudo para vencer o Olhanense. Tem sido frustrante termos feito tudo para marcar golos e ganhar jogos e as coisas não terem acontecido. Mas contra o Olhanense a vitória vai surgir", frisou no final da visita.

Confiança, optimismo, vontade de ganhar, mas preparados também para um jogo de luta intensa pelos três pontos. "Estamos conscientes das dificuldades que o Olhanense nos pode apresentar, mas também conscientes da nossa qualidade", disse, acrescentando: "Não sei se é o adversário ideal. Mas com a ambição que nós temos, de certeza que vamos vencer", repetiu Éderzito, recordando a vitória recente em Olhão, para a Taça de Portugal. "Dá optimismo pois já vencemos este adversário", destacou.

Ciente de que o momento é complicado, face às cinco derrotas seguidas na Liga, o avançado assegura que a equipa arsenalista não se deixou abater e só pensa em vencer amanhã para devolver o sorriso aos adeptos. "É complicado, porque temos trabalhado muito para que os resultados fossem outros, mas continuamos a trabalhar da mesma forma e no próximo jogo, de certeza, que vamos vencer e dar essa alegria aos nossos adeptos", vincou o avançado, apelando ao apoio nesta partida.

Sobre as noticias diárias da imprensa nacional e internacional do interesse de 'tubarões' europeus na contratação do ponta-de-lança internacional português, inclusive já em Janeiro, Éderzito sorri mas confessa estar "focado" no Sp. Braga.
"O que me deixa feliz é estar a representar o Braga e fazer tudo para que as coisas me corram bem. E quero ganhar títulos por este clube. Já ganhei no ano passado felizmente (Taça da Liga) e espero continuar a ganhar", rematou com convicção.



Contagem Final para a entrega de listas candidatas às eleições no Sporting de Braga

O prazo limite para a entrega de listas candidatas às eleições no Sporting de Braga termina hoje às 18 horas. António Salvador e Nuno Carvalho são os únicos candidatos que oficializaram candidaturas para o acto que decorre a 13 de Dezembro. No seio deste processo ganha relevo o papel de Mesquita Machado.

Depois de contactos informais na passada terça-feira tudo apontava para o apoio de Mesquita Machado a Nuno Carvalho, tal como o 'Correio do Minho' noticiou na edição de ontem. Mas o facto de se tornar pública esta informação deu origem a um autêntico volte-face. Contactado pelo 'CM', Mesquita Machado negou a possibilidade de integrar a lista de Nuno Carvalho ou, até, ser o potencial presidente da SAD bracarense, neste cenário.

O nome de Mesquita Machado foi notado, pela ausência, na lista de António Salvador, anunciada na passada segunda-feira, na sequência de uma ruptura assumida, depois deste ter demonstrado o desagrado por não constar no programa como candidato à a ssembleia geral. António Salvador decidiu convidar o eurodeputado José Manuel Fernandes, por reunir maior consenso, o que originou ruptura com Mesquita Machado.

O dia de ontem foi pródigo em informações, algumas contraditórias, pairando no ar a possibilidade de Mesquita Machado ainda avançar com uma candidatura por si liderada. "Apenas posso dizer que estarei sempre atento a tudo o que se passa à volta do Sporting de Braga porque é uma das minhas paixões", salientou o ex-presidente da câmara de Braga. E assim a cidade está em suspenso, na contagem final para a entrega de listas candidatas. O prazo expira hoje, pelas 18 horas.

Ausente do país, António Salvador já lançou todos os trunfos abrindo caminho a uma recandidatura. Já Nuno Carvalho aguarda pelo fecho do prazo para a entrega de listas a fim de anunciar as linhas do seu programa eleitoral e projectos para o futuro do Sp. Braga. O programa está definido e deve ser anunciado amanhã, assim como os restantes nomes que o acompanham.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salvador e Mesquita em guerra
ANTIGO LÍDER DA CÂMARA AFASTADO DA LISTA

Há uma guerra que deixou de ser surda a marcar as eleições no Sp. Braga a partir do momento em que António Salvador entregou a sua lista candidata.

O atual líder do clube surpreendeu com a novidade de uma mudança no nome do presidente da assembleia geral. Na primeira lista que Salvador entregou, e que depois foi retirada por alegadas irregularidades, Mesquita Machado, antigo edil de Braga, aparecia como candidato, mas na relação definitiva a escolha recaiu em José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD, a cor política que gere a Câmara depois de 35 anos de domínio socialista com Mesquita Machado ao leme. A "colagem" de Salvador ao novo domínio partidário parece óbvia e até natural, uma vez que grande parte dos projetos para o futuro do clube, como o Centro de Estágio, está dependente do apoio camarário, sendo que o presidente do Sp. Braga e Mesquita Machado, cujo nome nem sequer aparece na comissão de honra de apoio a Salvador, estão agora de costas voltadas. De tal maneira que Mesquita Machado até já surgiu associado à lista concorrente de Nuno Carvalho, como eventual líder da SAD, algo negado a Record pelas duas partes.

"Não queremos entrar nesta luta entre Mesquita Machado e Salvador e estamos completamente alheios aos desentendimentos entre eles. A nossa ideia é apresentar o programa e começar a trabalhar nele", garantiu Nuno Ferreira, porta-voz da lista de Nuno Carvalho. Já Mesquita Machado desmente qualquer colagem a esta lista, registando que vai tomar hoje uma posição pública.

RECORD

JotaCC

Éder quer mais títulos
Avançado não se deixa dispersar com as notícias sobre o possível interesse do Marselha e Lázio e só fala em vencer o Olhanense


Confiança> Éder acredita que a sorte vai mudar

Por mais que Marselha e Lázio pisquem, indiretamente, os olhos, através de notícias difundidas do estrangeiro, Éder tem a perfeita noção da realidade. "O que me deixa feliz é representar o Braga. Quero fazer tudo para que as coisas corram bem. Já ganhei uma Taça da Liga por este clube e espero ganhar outros títulos", vincou, dizendo-se focado na partida com o Olhanense, de preferência sem ver bolas na trave, como aconteceu contra o Benfica. "É frustrante fazer tudo para marcar golos e depois perder. Acreditamos que tudo mudará no próximo jogo e que vamos vencer. Espero que os adeptos nos ajudem, aparecendo em grande número", referiu. O avançado assume que as cinco derrotas consecutivas no campeonato pesam na consciência dos jogadores, mas só aposta em vencer. "É complicado. Temos feito tudo para ter êxito, trabalhando em busca de bons resultados. Vamos fazer tudo para vencer", prometeu.



EUFORIA CRISTIANO, AGRA E ÉDER NA ESCOLA

Cerca de três centenas de alunos da EB 1 Quinta da Veiga (Braga) exultaram com as visitas de Cristiano, Agra e Éder. O trio multiplicou-se em autógrafos, conquistando novos sócios.



Apreciador do "estilo" de Thiago Silva


Da lista dos melhores centrais da atualidade, Kadu só destaca Thiago Silva (Paris SG). "O estilo de jogo é parecido com o meu", sugere, explicando que nunca se atrapalhou com a bola nos pés por ter sido centro-campista no início da carreira. "Comecei como médio, mas depois fui crescendo bastante e decidiram adaptar-me a defesa. E fui ficando", contou. Em Portugal, aponta a objetivos elevados. "Quero colocar o meu nome na história do clube, ganhando, quem sabe, o campeonato", alvitra.



Treinador em estágio


Vladimir Savchenco, coordenador de guarda-redes da Academia do Shakhtar Donetsk, está a realizar um estágio de uma semana com a equipa técnica do Braga, absorvendo os conhecimentos do adjunto Jorge Vital. Noutro contexto, Jesualdo Ferreira assistiu ontem ao jogo da equipa B, frente ao Leixões, assim como os jogadores Eduardo, Cristiano, Luís Silva e Salvador Agra.

O JOGO


JotaCC

Rafa apoia ex-colegas

Grande figura do Feirense na época passada, Rafa Silva, que no verão se transferiu para Braga, visitou ontem a Feira. O médio bracarense esteve na bancada do Estádio Marcolino de Castro para rever a sua ex-equipa e alguns dos antigos companheiros, assistiu ao empate com o Benfica B e, no final, aproveitou para pôr a conversa em dia junto à porta de acesso aos balneários.



Leixões deixa o melhor para o fim

Após uma primeira parte sem história, houve muita emoção na segunda. O Braga B entrou bem e Sasso, de cabeça, na sequência de um canto de Joãozinho, fez o 1- 0. Sem o justificar, o Leixões repôs o empate num excelente livre direto de Cadinha. A seguir, Sasso, de cabeça, esteve perto do 2-1, mas, a partir daqui, esteve melhor o Leixões. Sasso rasteirou Oto'o na área e foi expulso, e Moreira aproveitou o penálti para consumar a reviravolta. Em superioridade numérica, o Leixões segurou bem o triunfo.



Uma pergunta


A Que canal, exatamente?

António Salvador não precisava ter reunido o Conselho de Estado na Comissão de Honra da sua candidatura. Chega a dar ideia de que ser reconduzido na presidência do Sporting de Braga não é o fim último das suas démarches. De resto, já se sabe: é o melhor presidente que os arsenalistas alguma vez tiveram e, seguramente, um dos melhores jamais surgidos num clube português de segunda linha. Próximos objetivos: ultrapassar os 40 mil sócios, criar  uma cidade desportiva e lançar um canal de televisão. Pergunto apenas: que canal? Hoje em dia, basta um computador e um tipo para carregar links (já nem sequer é preciso meter cassetes) para fazer um canal de televisão. Um canal a sério – é disso que estamos a falar? Com 40mil pessoas como público-alvo? Quer me parecer que esse canal terá de ter mais do que futebol. Não: este homem não pára aqui...

O JOGO

JotaCC

MESQUITA MANTÉM TABU ATÉ AO LIMITE
Braga fecha hoje fase de recolha de listas e o ex-líder autárquico pode ser o terceiro a entrar na corrida

MESQUITA MACHADO é nome de referência obrigatória na pré-campanha das eleições do Braga. O ex-presidente da Câmara, que exerceu vários cargos no clube, desmentiu, ontem, que possa vir a ser o trunfo eleitoral da lista de Nuno Carvalho, mas remeteu até ao limite de entrega das listas – as 18 horas de hoje – uma posição pública sobre o ato eleitoral.


Mesquita Machado desalinhou-se de António Salvador

Apontado, inicialmente, como candidato a presidente da Assembleia-geral comAntónio Salvador, atual presidente que se recandidata, Mesquita Machado não surgiu na lista, nem sequer integrou a Comissão de Honra, onde coube mais de uma centena de notáveis, sobretudo da Cidade dos Arcebispos, mas onde estão também figuras do país, como o empresário Jorge Mendes e o futebolista Cristiano Ronaldo.
Anteontem, em Braga, foi dado como certo o nome de Mesquita Machado, proposto por Nuno Carvalho, em caso de vitória eleitoral, para liderar a Sociedade Anónima Desportiva (SAD). Fontes da candidatura e o próprio ex-presidente da autarquia negaram, ao JN, essa notícia.
No entanto, o próprio remeteu para hoje uma tomada de posição pública sobre as eleições de 13 de dezembro. Evidente parece ser o seu divórcio com António Salvador, sendo que, num último esforço, o ex-autarca estará a tentar formar "exército poderoso" para forçar uma terceira via eleitoral, por si encabeçada. Tabu que, todavia, não quis desfazer, ele que já liderou o clube por duas vezes e esteve à frente da assembleia-geral. Logo se verá.


Fazer com que a alegria regresse

ÉDER promete um Braga ambicioso, na receção de amanhã (20.15 horas, Sport TV), ao Olhanense, jogo da 11.ª jornada da Liga. Após cinco derrotas consecutivas no campeonato, a turma minhota olha para o encontro com a formação algarvia como oportunidade de ouro de regressar às vitórias.
Éder, com Cristiano e Salvador Agra em São Vicente

"Estamos esperançados em dar uma alegria aos nossos adeptos, já neste jogo", disse ontem Éder, após visita de uma comitiva do clube à Escola EB1 Quinta da Veiga, em São Vicente, Braga.
"Vamos fazer de tudo para que a bola comece a entrar. Tem sido frustrante, temos feito tudo para conseguir marcar golos e vencer os jogos, mas as coisas não têm acontecido. Tenho a certeza de que, no jogo com o Olhanense, tudo vai surgir e vamos conseguir vencer" , acrescentou o avançado internacional português.
Éder admitiu que a equipa vive uma fase "complicada", devido à série de maus resultados. Mas passou mensagem de otimismo: "Temos trabalhado arduamente para obtermos resultados, sempre nos propusemos a lutar da mesma forma".
Na semana em que o Braga revelou que já tem 31 mil sócios e que o presidente e recandidato António Salvador anunciou que, em caso de triunfo eleitoral, pretende ultrapassar a fasquia dos 40 mil associados, o Braga somou mais 320, na escola de São Vicente. Como é hábito, os jogadores foram recebidos em ambiente de grande festa.



Jesualdo observa equipa B

Jesualdo Ferreira e restante equipa técnica assistiram, ontem, ao jogo da equipa B, com o Leixões, disputado no Estádio 1.º Maio. Também os jogadores Eduardo, Cristiano, Luís Silva e Salvador Agra estiveram no recinto.

JN

JotaCC

Dar a volta com recurso à bola parada

O JOGO valeu pela segunda parte, período em que surgiram os golos, o primeiro para o Braga B, com Sasso, de cabeça, a dar a melhor sequência após um canto de Joãozinho. Na reta final, o Leixões fez das fraquezas forças e Cadinha, de livre, levou a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Tiago Sá. A sete minutos do fim, os leixonenses dispuseram de um penálti que Moreira, na conversão, não desperdiçou.

JN

brigada da relote

Mesquita agita eleições

Mesquita Machado negou de forma clara e inequívoca o seu apoio à lista de Nuno Carvalho, ontem noticiada pelo Correio do Minho. «São notícias inteiramente falsas. Não estou, nem estarei nessa lista, nem farei parte da SAD do senhor Nuno Carvalho, como também circulou», declarou a A BOLA o antigo autarca de Braga, que vai terminar o seu ciclo como presidente do Conselho Geral do clube minhoto.

O esclarecimento desvincula o ex-edil de uma das listas mas não o compromete de forma alguma com a de António Salvador, de quem, aparentemente, se afastou.

A BOLA

brigada da relote

Leixões vence Sp. Braga B após reviravolta

O Leixões venceu hoje o Sporting Braga B por 2-1, após uma reviravolta no marcador, em jogo a contar para a 17.ª jornada da II Liga de futebol, disputado em Braga.

Depois de uma primeira parte sem golos, os "arsenalistas" adiantaram-se aos 52 minutos, por Sasso, permitiram que os visitantes operassem a reviravolta, com golos de Cadinha (74) e Moreira (83), na conversão de uma grande penalidade.

O perigo esteve quase sempre longe das balizas, numa primeira parte em que as equipas revelaram dificuldades para circular a bola e construir lances de ataque. O único lance perigoso surgiu aos 27 minutos, quando Piquéti, em boa posição, rematou ligeiramente por cima, após cruzamento de Zhestkov, na direita.

O Braga B entrou para a segunda parte com uma atitude mais pressionante, empurrou o Leixões para as imediações da sua área e, aos 52 minutos, adiantou-se no marcador, por Sasso, que correspondeu a um canto de Joãozinho (52).

O Leixões, apesar da pouco inspirado, chegou ao empate aos 74 minutos, através de um livre de Cadinha, que entrou junto ao ângulo superior direito de Tiago Sá.

A partir do empate, as duas equipas tentaram chegar à vantagem, mas foram os visitantes a marcar novamente, aos 83, quando Moreira converteu uma grande penalidade.

Com este triunfo, a turma de Pedro Correia distancia-se do Braga B na classificação, somando agora 25 pontos (11.º lugar). Já a turma de José Alberto Costa leva quatro jogos seguidos sem vencer em casa e está no 16.º lugar, com 21 pontos.

LUSA

brigada da relote

É do Minho a equipa sensação

Nem o mais otimista dos adeptos sonharia que ao fim das 12 primeiras jornadas do campeonato, o SC Braga ocuparia o segundo lugar a apenas um ponto do líder, neste momento o Benfica (o Sporting tem um jogo a menos e se vencer iguala as águias na liderança, com 31 pontos).

Não tanto pela falta de fé, mas porque esta temporada o orçamento do emblema minhoto foi cortado quase para metade em relação ao ano transato. Com a falta de verbas e uma equipa para construir, o treinador Paulo Tavares, que cumpre a segunda época no comando dos minhotos, deitou mãos à obra e os resultados estão à vista.

«Estaria a mentir se dissesse que acreditava numa temporada tão boa. Estamos a superar largamente as expetativas inicias e isso deixa-me extremamente orgulhoso», reconheceu.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Mesquita Machado pode anunciar candidatura

Termina esta quinta-feira o prazo para entrega das listas para a presidência do SC Braga e, na cidade dos Arcebispos, circulam rumores de que Mesquita Machado pode avançar com uma candidatura.

O antigo presidente da Câmara Municipal de Braga chegou a fazer parte de uma primeira lista de António Salvador, que foi retirada por alegadas irregularidades. O nome de Mesquita Machado não surge, porém, na segunda lista, situação que o próprio pode igualmente esclarecer na conferência de imprensa que agendou para esta tarde.

Na corrida para as eleições, marcadas para 13 de dezembro, estão ainda o atual líder do clube, António Salvador, e Nuno Carvalho.

A BOLA

brigada da relote

Mesquita Machado agita eleições
O ainda dirigente do Sporting de Braga convocou uma conferência de imprensa para abordar as próximas eleições, mas rumores apontam-no como nova cabeça de lista


Mesquita Machado convocou uma conferência de imprensa para as 16 horas de hoje numa unidade hoteleira de Braga, para abordar o processo eleitoral do Sporting de Braga.

No último dia para a apresentação das candidaturas, rumores apontam Mesquita Machado como potencial candidato a cabeça de lista, o que a confirmar-se seria uma terceira via para os sócios ponderarem nestas eleições.

Recorde-se que Mesquita Machado, atual presidente do Conselho Geral do Sporting de Braga, chegou a fazer parte da primeira lista apresentada por António Salvador para presidir à mesa da Assembleia Geral, mas uma ilegalidade processual inviabilizou essa intenção. Na segunda lista entretanto apresentada por António Salvador a situação foi corrigida e Mesquita Machado acabou por ficar de fora.

O JOGO

brigada da relote

Soares Dias nomeado para Sp. Braga-Olhanense
JOGO DE ABERTURA DA 11.ª JORNADA


O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado esta quinta-feira para dirigir na sexta a receção do Sp. Braga ao Olhanense, no jogo de abertura da 11.ª jornada da Liga (20H15).

De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai estar acompanhado pelos auxiliares Rui Licínio e João Silva.

RECORD

brigada da relote

Artur Soares Dias arbitra receção do Sporting de Braga ao Olhanense

O árbitro portuense Artur Soares Dias foi hoje nomeado para dirigir na sexta-feira a receção do Sporting de Braga ao Olhanense, no jogo de abertura da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai estar acompanhado pelos auxiliares Rui Licínio e João Silva.

O Sporting de Braga, que soma cinco derrotas consecutivas, é nono classificado, com 12 pontos, e recebe o Olhanense, 14.º, com nove.

LUSA

brigada da relote

Soares Dias vai dirigir Sp. Braga-Olhanense
Portuense vai ser auxiliado por Rui Licínio e João Silva


Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto, foi esta quinta-feira nomeado para dirigir, na sexta-feira, a receção do Sp. Braga ao Olhanense, jogo de abertura da 11ª jornada da Liga.

De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai ser auxiliado por Rui Licínio e João Silva.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Artur Soares Dias no SC Braga-Olhanense

O Conselho de Arbitragem da Federação nomeou Artur Soares Dias para dirigir o SC Braga-Olhanense, encontro que abre a jornada 11 do campeonato.

Rui Licínio e João Silva serão os assistentes do árbitro da Associação de Futebol do Porto para o encontro que tem início marcado para as 20.15 horas de sexta-feira, no Estádio AXA.

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Precisamos dos 3 pontos»
TÉCNICO E A IMPORTÂNCIA DA RECEÇÃO AO OLHANENSE


Após cinco derrotas consecutivas para o campeonato, o Sp. Braga recebe na sexta-feira o Olhanense (às 20H15) e Jesualdo Ferreira não tem dúvidas da importância deste jogo.

"Não é decisivo para nada, mas precisamos dos 3 pontos. Não estamos muito felizes pelos resultados, mas intranquilos não diria. Temos produzido boas exibições e só teremos de aproveitar mais as oportunidades de golo. São assim que se conquistam pontos", afirmou o treinador, não querendo atribuir as culpas da ineficácia a Éder, avançado que ainda não marcou na Liga.

"As expectativas à volta dele foram criadas na época passada pelos golos que ele marcou, mas não podemos esquecer o que se passou depois. Temos tentado atenuar a recuperação da operação a que ele foi sujeito e a verdade é que o Éder não tem sido feliz."

RECORD

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Mantenho confiança no Mauro"
Apesar de ter cometido um erro fatal no jogo com o Benfica, o trinco vai alinhar como titular frente ao Olhanense. Jesualdo Ferreira aposta na vitória e pede o apoio do público


A derrota na Luz continua bem entalada. O Benfica sentiu na pele a força dos arsenalistas, mas Matic aproveitou uma perda de bola de Mauro para impôr aos visitantes a quinta derrota consecutiva. Para Jesualdo Ferreira, não há razões para castigar o médio brasileiro com a perda da titularidade. "Foi um lance que o Mauro não merecia. Aconteceram do mesmo género a outros jogodores. Mantenho confiança no jogador e vai continuar como titular", assumiu o treinador, decidido a vencer amanhã o Olhanense. "Não estamos intranquilos, só não estamos felizes pelo que está a acontecer. Mas não se trata de um jogo decisivo", argumentou.

Até ao regresso às vitórias, a ansiedade dos jogadores vai sendo gerida da melhor forma possível. "Esta série negativa tem criado alguma ansiedade na equipa, mas os jogadores têm sabido lidar com isso. Temos que ganhar e aproveitar as oportunidades para marcar golos", observou, pedindo ao mesmo tempo "o apoio" dos adeptos. "Precisamos deles para este jogo", referiu. De resto, o treinador atribui relativa importância ao facto de Éder ainda não ter desatado a somar golos, em quantidades industriais. "As expectativas em torno do Éder devem-se à quantidade de golos que marcou na época passada. Mas depois sofreu uma lesão grave e não se podem determinar tempos para uma recuperação total", explicou.

Confrontado, por último, com o nome de Kadu, central do Vitória da Baía, prestes a assinar por três épocas; reagiu com prudência. "Só me pronuncio sobre jogadores do Braga", declarou.

O JOGO