News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/11

Started by JotaCC, 22 de November de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Guerreiros na máxima força para a Luz

Vai ser uma dura batalha. Mas o plantel está na máxima força. Depois do triunfo na Taça de Portugal, em Olhão, e da paragem regeneradora devido aos compromissos da selecção nacional, o Sp. Braga inicia, amanhã, no Estádio da Luz, um ciclo de deslocações difíceis, que inclui a visita ao Estádio do Dragão, no início do mês de Dezembro. Para este desafio de fogo, Jesualdo Ferreira tem o plantel, praticamente, a cem por cento, apenas Paulo Vinícius é baixa confirmada para os próximos compromissos dos arsenalistas.

Autor do primeiro golo no campeonato nesta temporada, o central lesionou-se na coxa direita no jogo com o Sporting, mantendo-se afastado da competição desde essa altura. O defesa brasileiro já trabalha no relvado, sob vigilância do departamento médico, mas não está, para já, previsto, o regresso às opções. Paulo Vinícius é a única baixa da equipa, com os restantes atletas na máxima força e confiança para alcançarem um triunfo frente ao Benfica, depois de quase 60 anos de derrotas no palco da Luz.

Jesualdo Ferreira deverá manter a aposta no mesmo onze que garantiu a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, precisamente, o mesmo que jogou na última jornada do campeonato, diante do Rio Ave: Eduardo, Baiano, Nuno André Coelho, Santos, Elderson, Mauro, Rúben Micael, Luiz Carlos, Rafa, Alan e Éder.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"SEM RESSENTIMENTOS DO TEMPO NO BENFICA"
EDUARDO>>Guarda-redes já esqueceu a época de pouca utilização na Luz e só quer retomar as vitórias na Liga. Ausência de Jesus não é vista como vantagem



Depois de uma passagem sem grande sucesso pelo Benfica, Eduardo regressa à Luz novamente na condição de visitante e "sem ressentimentos" pela experiência vivida em 2011/12. "Quando estive lá fui sempre bem tratado, não tenho razões de queixa e fiz tudo o que podia", afiançou o guarda-redes, convicto de que não tem "nada a provar", nem mesmo a Jorge Jesus, que o relegou para o banco de suplentes em detrimento de Artur, contribuindo para a perda da titularidade na Seleção Nacional. O treinador, de resto, foi tema de conversa com o internacional português, por força do castigo de um mês que lhe foi aplicado pela Comissão de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, mas este não considera uma vantagem o facto de Jesus não poder orientar a equipa. "O Benfica tem vários jogadores que acompanham Jorge Jesus há muitos anos e que conhecem bem os processos. Por isso, não vejo isso como uma adversidade", comentou.
Reza a história que o Braga não vence o Benfica, fora de casa, desde a década de 1950, mas a tradição não tira confiança a uma equipa que até perdeu os últimos quatro jogos para a Liga. "Temos consciência de que foram perdidos alguns pontos e que a caminhada não está a ser o que ambicionávamos", admitiu o guarda-redes, reconhecendo que o rendimento no AXA tem sido um problema. "Tradicionalmente o Braga é uma equipa forte em casa e não costuma perder tantos jogos, mas, infelizmente, isso tem acontecido este ano", lamentou.
Os mais recentes desempenhos, principalmente com Académica e Rio Ave, ambos para o campeonato geraram alguma contestação dos adeptos. Uma atitude classificada de "normal" por parte de Eduardo, que deixou uma promessa. "As contestações são normais, nós compreendemos, mas temos dado tudo para alterar a situação e vamos continuar a fazê-lo", garantiu, esperançado de que a interrupção no campeonato tenha feito bem aos bracarenses. "Vencemos em Olhão, para a Taça de Portugal, que é sempre bom e esta pausa foi boa para corrigir algumas coisas e preparar o jogo. Estamos motivados, confiantes e vamos tentar trazer mais uma vitória", encerrou.




Mundial é um objetivo

Internacional que precisa de estar bem no clube para convencer Paulo Bento

Concretizado o desejo de ver Portugal qualificar-se para o Mundial, Eduardo alimenta agora a esperança de marcar presença na prova. Contudo, sabe que o facto de "fazer parte do projeto há alguns anos" e de ter um "historial" de nada lhe valerá. "Vou trabalhar e continuar a dar o meu melhor no Braga para as coisas acontecerem. Tenho de estar bem no meu clube e dar o meu melhor, pois só com boas exibições poderei convencer o selecionador [Paulo Bento]", reconheceu o guarda-redes, para quem "não há dúvidas sobre quem é o melhor jogador do mundo". "Pelo que tem feito ao longo destes anos todos e pelo que continua a provar jogo após jogo, o Cristiano Ronaldo", indicou, desvalorizando o facto de o craque do Real Madrid poder não receber a Bola de Ouro. "Ele tem o reconhecimento dos amigos e de todo o futebol mundial. Ele pode ganhar muitas Bolas, mas o mais importante é este reconhecimento", vincou.



SALVADOR APRESENTA LISTA DEPOIS DA LUZ

A recandidatura de António Salvador à presidência dos órgãos sociais do Braga será formalizada após o jogo de amanhã, com o Benfica, no Estádio da Luz. O atual líder do clube e da SAD arsenalista apresentará os nomes com que avançará para o ato eleitoral, agendado para 13 de dezembro, no início da próxima semana, bem antes de expirar o prazo limite estabelecido para o efeito (28 de novembro). A expectativa para saber quem acompanhará Salvador é enorme, já que, há cerca de um mês, antes de serem detetadas irregularidades na lista que elaborara, Mesquita Machado aparecia como candidato a presidente da Assembleia Geral e José Mendes como presidente do Conselho Geral. Seja como for, uma coisa é certa: desta vez o empresário terá de enfrentar a concorrência de Nuno Carvalho, depois de nos últimos escrutínios ter sido eleito por aclamação.

O JOGO

JotaCC

Eduardo garante nada ter a provar na Luz

O GUARDA-REDES Eduardo encara com tranquilidade o regresso à Luz, agora para defender a baliza do Braga, no jogo de amanhã (18.15 horas, Benfica TV), com o Benfica, da 10.ª jornada da Liga. "Não tenho nada a provar, fiz o meu trabalho, dediquei-me a 100% e isso é o máximo que se pode exigir", disse, ontem, o guardião, após o treino matinal.

"No Benfica dei o melhor e fiz tudo o que estava ao meu alcance. Agora, estou concentrado no Braga, onde sou feliz. Não há ressentimento", acrescentou, vincando ter sido "sempre bem tratado" na Luz, não tendo razões de queixa: "Foi uma etapa e, agora, é outra", enfatizou.
Eduardo jogou no Benfica em 2011/12, por empréstimo dos italianos do Génova, e classifica o regresso Luz como "normal". Admitiu que o jogo com o Benfica será "complicado", mas, advertiu, o Braga está "confiante e motivado", desejoso de alcançar "um bom resultado e de trazer mais uma vitória".
Na entrevista rápida, manifestou a vontade da sua equipa de matar "borrego" de quase 60 anos sem vencer na casa do Benfica, mas, frisou, "a história vale o que vale".
Eduardo entende que a ausência de Jorge Jesus do banco do Benfica, devido a castigo, não será vantajosa para o Braga: "A maioria dos jogadores tem trajeto com ele de muitos anos, conhece bem os processos", sustentou.
O guarda-redes reconheceu a "fase complicada" que o Braga atravessa, com quatro derrotas consecutivas no campeonato, mas a vitória no reduto do Olhanense (31), para a Taça de Portugal, e a paragem da Liga, devido aos compromissos das seleções nacionais, ajudaram a "recarregar baterias" e para "corrigir algumas coisas".
Eduardo falou ainda sobre o processo eleitoral no clube e revelou que o grupo "está tranquilo" sobre o tema. "Sabemos da forma responsável como as pessoas têm dirigido o clube e culminado no seu crescimento. Estamos confiantes, até pelas palavras do presidente que nos transmitiu tranquilidade", frisou, num gesto de apoio a António Salvador, na anunciada disputa eleitoral com Nuno Carvalho.


Hugo Vieira cobiçado
Os galeses do Cardiff e os espanhóis do Elche estão na mira de Hugo Vieira, que tem sido pouco utilizado. Os dois clubes estão a tentar o empréstimo do ala.


Último treino e viagem

O Braga treina esta manhã e, às 13 horas, Jesualdo Ferreira faz a antevisão do jogo com o Benfica. Depois, divulga a convocatória e a equipa viaja para Lisboa.


Welthon rescinde contrato
O brasileiro Welthon, da equipa B, rescindiu com o Braga. O avançado (ex-Grémio Anápolis) respondeu a um processo disciplinar, anulado com a rescisão.

JN

JotaCC

Salvador entrega candidatura na próxima semana

António Salvador deve entregar a lista para os órgãos sociais no início da próxima semana, formalizando a candidatura às eleições do SC Braga, que se realizam a 13 de dezembro.

Esta será a segunda vez que o ainda líder do SC Braga apresenta os documentos ao presidente da Assembleia Geral (AG) do clube. Na primeira ocasião o processo acabou por ser suspenso, por terem sido detetadas irregularidades burocráticas que nunca chegaram a ser oficialmente explicadas.

A situação obrigou à alteração da data do sufrágio, que agora terá dois candidatos, depois de Nuno Carvalho ter oficializado anteontem a entrada na corrida eleitoral.

Em dez anos de liderança, esta será a primeira vez que António Salvador terá concorrente para o cadeirão da presidência do SC Braga. A campanha eleitoral arrancará logo que a AG valide as respetivas candidaturas.

A BOLA

JotaCC

Sorteio dos oitavos de final é esta sexta-feira

O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal está agendado esta sexta-feira, pelas 12.30 horas, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Estão já apuradas 14 equipas, estando ainda por conhecer mais dois clubes participantes, dado que o Sp. Covilhã-Leixões e o Beira Mar-Feirense apenas se realizam a 4 de dezembro.

Equipas apuradas:

Académica (L)
Arouca (L)
Benfica (L)
Estoril (L)
FC Porto (L)
Gil Vicente (L)
Marítimo (L)
Paços de Ferreira (L)
Rio Ave (L)
SC Braga (L)
V. Setúbal (L)
Atlético (L2)
Desp. Aves (L2)
Penafiel (L2)

Por definir:
Quarta-feira (4 dezembro)
SC Covilhã (L2) - Leixões (L2) 14 horas
Beira-Mar (L2) - Feirense (L2) 15 horas

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Paulo Tavares: ''AD Fundão é a equipa que mais se aproxima de Sporting e Benfica''
No próximo sábado, 23 Novembro, no Pavilhão da Universidade do Minho em Gualtar (Braga), pelas 16h, vão encontrar-se SC Braga/AAUM e AD Fundão em jogo a contar para a 12ª Jornada da Liga Sport Zone Futsal.



A turma bracarense está a realizar um excelente campeonato, praticando um bom futsal, como se comprova pelo quarto lugar na tabela, a um ponto dos primeiros e a chamada à seleção de vários jogadores. A equipa, que vem de uma vitória em Sandim, onde nunca tinha vencido, está moralizada para mais este embate. Para este encontro, Paulo Tavares já vai poder contar com o ala Amílcar que se encontrava castigado, enquanto o universal Ciro continua a recuperar de uma luxação no joelho.

Do outro lado estará o AD Fundão orientado por Joel Rocha que depois do excelente campeonato realizado na época passada, eliminando o próprio SC Braga/AAUM nos play-off, está a ficar este ano aquém das expectativas, ocupando neste momento o antepenúltimo lugar, vindo de um empate caseiro diante do lanterna vermelha, o Vila Verde.

O jogo entre estas duas equipas, em Braga, tem sido bastante equilibrado e bem disputado, cifrando-se num scoor de duas vitórias para cada lado. Recorde-se, ainda, que o SC Braga/AAUM ainda não cedeu pontos em casa, esta época.

Na antevisão do encontro, o técnico bracarense Paulo Tavares referiu ao modalidades.com.pt que: "o AD Fundão é a equipa que mais se aproxima de Sporting e Benfica em termos de orçamento e trabalho com muitos treinos bidiários. É, por isso, quase uma equipa profissional, que se reforçou bem e está mais forte. É uma surpresa enorme e não dá para perceber a posição em que se encontra, mas estamos preparados para tudo e esperamos que os adeptos compareçam, porque vão presenciar um grande espetáculo". Sobre a presença de jogadores do SC Braga/AAUM no cinco ideal, referiu: "é sempre bom ter um prémio individual que deriva do coletivo; é ótimo ter sempre um jogador diferente".

Por sua vez, o guarda-redes Beto espera um jogo muito trabalhoso e "um adversário complicado e difícil. Creio que é uma surpresa para muitos a posição que ocupam. Mantêm a equipa base da época passada e ainda se reforçaram, por isso vamos tentar mantê-los lá em baixo e nós cá em cima". Referiu também o excelente relacionamento com o jogador Pli: "é uma pessoa fora de série e um grande companheiro. O técnico está a gerir bem a nossa utilidade".

Jogo de cariz solidário!

Este jogo ficará também marcado por um cariz solidário, pois o SC Braga/AAUM associou-se a uma campanha levada a cabo pela Câmara Municipal de Braga com o lema "Florestar Braga". O capitão André Machado e o guarda-redes Pli são os elementos escolhidos para representar o clube. O gesto solidário realizar-se-á no dia 23 pelas 11h00.

MODALIDADES.COM.PT

brigada da relote

Quim adverte para o possível desenlace do jogo nas bolas paradas
Internacional português espera um jogo equilibrado com possível desfecho num lance de bola parada


O guarda-redes Quim conhece bem a realidade do Benfica e do SC Braga. O internacional português jogou durante 18 anos ao serviço dos minhotos e cinco temporadas na Luz e foi treinado por Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira. Na antevisão do encontro da 10.ª jornada, Quim acredita que o Benfica vá tentar marcar cedo para controlar melhor as emoções no jogo.

«Espero um Benfica provavelmente, e a jogar em casa, querendo resolver o jogo o mais rapidamente possível procurando marcar o golo cedo para tranquilizar um pouco», começou por dizer Quim ao SAPO Desporto.

Questionado sobre a influência que poderá ter na equipa a ausência de Jorge Jesus no banco técnico, o guarda-redes de 38 anos considera que o adjunto do técnico encarnado irá fazer a ponto perfeitamente entre o treinador e os jogadores.

«O Jorge Jesus é um treinador no banco muito ativo, mas com certeza que será praticamente igual não estando lá. Lembro também que o treinador adjunto conhece bem o Jorge Jesus e com as novas tecnologias também se torna mais fácil o entendimento entre os dois técnicos», começa por explicar.

«E também sabendo que o Raul José conhece muito bem a maneira de pensar do Jorge Jesus porque já trabalha com ele há muitos anos não será por aí que o Braga poderá ter alguma vantagem», sentenciou sobre o assunto.

Em relação à estratégia de Jesualdo Ferreira para o jogo na Luz, Quim prevê uma equipa minhoto muito organizada e atenta às movimentações ofensivas do Benfica nos minutos iniciais.

«Acredito essencialmente que o Braga irá jogar um jogo um pouco de contenção, explorando o erro do Benfica e jogando em contra-ataque. Também sabendo da fase que o Braga está a passar, com quatro derrotas consecutivas para o campeonato, provavelmente vão jogar em contenção e no erro do Benfica. Essencialmente estou à espera de um jogo da parte do Braga nesse sentido», frisou Quim.

Ainda sobre a possível estratégia do Braga para o jogo com o Benfica, Quim acredita que os golos de bolas paradas sofridos pelo Benfica esta temporada estiveram em consideração na preparação dos minhotos para o jogo da 10.ª jornada.

«Hoje em dia vimos a maior parte dos golos, e a maior parte das equipas, a trabalhar muito as bolas paradas. Sabendo, perfeitamente, que hoje em dia muitos dos golos são em bola parada e estes jogos grandes, digamos assim, de equipas muito boas taticamente, em que os jogos são muitas vezes decididos em bolas paradas, acredito que o Braga poderá apostar um pouco nessa área assim como acredito que o Braga também tem trabalhado isso», sentenciou o guarda-redes do Desportivo das Aves.

O Benfica recebe o SC Braga no próximo sábado em jogo a contar para o campeonato nacional às 18h15.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Sp. Braga: outra vez o Benfica após ciclo de quatro derrotas
Manuel Cajuda recorda o fim da crise precisamente frente aos encarnados


25 de março de 2000. Já lá vão treze anos e oito meses. Foi este o período de tempo que o Sp. Braga passou sem averbar quatro derrotas consecutivas no campeonato nacional. Jesualdo Ferreira sente o que Manuel Cajuda sentiu. E nessa altura, o regresso aos triunfos aconteceu frente ao Benfica.

Ironia das ironias, quer o destino que os arsenalistas tenham nova oportunidade de interromper o ciclo de desaires precisamente frente à equipa da Luz. O Sp. Braga não vence para o campeonato desde 20 de setembro. Desde então, quatro derrotas na Liga, três delas em casa.

Pelo meio, a equipa de Jesualdo Ferreira ultrapassou duas eliminatórias da Taça de Portugal, frente a Gafetense e Olhanense. De qualquer forma, caiu para o nono lugar na tabela classificativa da Liga. Segue-se uma visita ao Benfica. Poderá ser o momento certo para a recuperação?

O Maisfutebol falou com Manuel Cajuda, recém chegado de mais uma aventura na China, que relembrou ao nosso jornal a história de 2000 e perspectivou o encontro deste sábado.

A custo, o técnico lá se lembrou desse momento. Foi preciso recuperar a história do jogo e os marcadores. «Isso já foi há cinquenta anos. Recordo-me perfeitamente, o resultado foi três a dois, e recordo-me por razões negativas porque quatro derrotas devem ser recordadas. Depois de quatro derrotas uma vitória sobre o Benfica valoriza tudo», relembrou, entre sorrisos. Veja o resumo do encontro no final do artigo.

«Quatro derrotas pesam»

O técnico diz que o contexto em que os arsenalistas se encontram pode pesar na prestação dos jogadores, acrescentando ainda que o Sp. Braga tem mais responsabilidades nos dias de hoje do que no seu tempo: «Estas quatro derrotas pesam claramente. Pesam muito mais do que as quatro derrotas do meu tempo. O Braga tem, legitimamente, outro tipo de ambições, outro tipo de estrutura e conteúdos de trabalho que eu não tinha».

Manuel Cajuda garante mesmo que as quatro derrotas podem ser «inibidoras»: «Quatro derrotas nesta altura, num campeonato cada vez mais mediático, e onde o Braga tem um papel influente podem ser inibidoras. Os jogadores podem não se sentir à vontade para discutir a vitória, pese embora todos os fatores estratégicos que podem resolver o jogo».

Há uma diferença entre a sequência de jogos da era Cajuda e a sequência de Jesualdo. Em 2000, o Sp. Braga venceu o Benfica no Estádio 1º de Maio. Desta vez, terá de defrontar os encarnados na Luz. Para o técnico natural de Olhão esse pormenor pode ser determinante.

«Pode ser talismã, embora haja diferenças. O Braga agora é muito mais forte mas tem um grande handicap, o jogo é no Estádio da Luz. Nós jogamos em casa com o Benfica, há essa contrariedade. Embora este Braga seja claramente, em todos os aspectos, superior ao meu Braga», referiu Manuel Cajuda.

O treinador considera que apenas um coletivo forte e com uma estratégia bem montada pode garantir um bom resultado no Estádio da Luz: «Acredito no coletivo, e acredito numa estrutura e numa estratégia de uma equipa. Se tiver de optar por valores individuais que possam resolver o desafio, o Benfica tem mais. O Braga terá que viver de uma estratégia, de um coletivismo e de um conteúdo tático suficientemente forte para vencer o Benfica».

Na história do clube encontra-se apenas uma vitória no reduto encarnado, já lá vão setenta anos. Manuel Cajuda enquadra essa realidade. «A explicação deve-se à grandeza dos dois clubes ao longo destes anos todos. O Braga só nestes últimos seis a sete anos é que se dispôs a tentar lutar pelo título. Nos outros anos, particularmente nos anos em que treinei a equipa, não tínhamos os argumentos que existem agora no Braga», salienta.

Da China à luta pelo título em Portugal

Manuel Cajuda está em Portugal desde a última sexta-feira. Acabaram os campeonatos na China e o técnico português sente que o seu trabalho é reconhecido no país asiático. Um regresso ao Chongqing FC não é descartado

«Os campeonatos na China acabaram na semana passada, tenho a probabilidade e a possibilidade de voltar lá. Mais uma vez gostaram de nós, por isso temos a possibilidade de voltar para lá. Vamos ver o que vai acontecer, lá ou noutro lado qualquer vou continuar a fazer aquilo que gosto», adiantou ao Maisfutebol .

Um dos técnicos com maior experiência no futebol português, Manual Cajuda acha que o campeonato está mais interessante com a recuperação do Sporting: «A luta pelo campeonato português parece-me mais interessante agora, pela recuperação do Sporting. Embora, provavelmente os dois grandes candidatos sejam o Benfica e o Porto, mas de qualquer maneira, é factor de satisfação esta recuperação do Sporting para tornar a luta mais espicaçada». 

MAIS FUTEBOL

JotaCC

FC Porto-Atlético e Benfica-Gil Vicente na Taça de Portugal

A deslocação do Atlético ao Dragão e o Benfica-Gil Vicente são os destaques da 5ª eliminatória da Taça de Portugal que está agendada para 5 de janeiro.

O sorteio tem duas incógnitas, já que ainda não são conhecidos os 16 clubes: os jogos Sp. Covilhã-Leixões e o Beira Mar-Feirense foram adiados para dia 4 de dezembro.

Jogos conhecidos no sorteio de hoje:

Braga-Arouca

Covilhã/Leixões-Estoril Praia

Rio Ave - Vitória Setúbal

Beira/Feirense-Académica

FC Porto-Atlético

Marítimo-Penafiel

Benfica-Gil Vicente

Paços de Ferreira-Aves

TSF

brigada da relote

«Mais que discutir o jogo, vamos discutir o resultado» - Jesualdo Ferreira

O SC Braga aborda o desafio frente ao Benfica não na perspetiva redutora de «discutir o jogo» mas com a ambição de «discutir o resultado.» Jesualdo Ferreira conta com «uma atmosfera adversa» no Estádio da Luz mas não rotula o encontro de «difícil». «É importante, apenas», retém, sintetizando o que espera da partida.

- Queríamos chegar a esta altura noutra posição no Campeonato. Vamos jogar na casa de um candidato ao título, sabemos as dificuldades que vamos enfrentar, mas essas dificuldades podem motivar-nos mais. Quero que o Braga jogue ao nível do que vem fazendo ao longo da sua história.
Jesus não estará no banco mas isso não traz vantagem ao conjunto arsenalista:

- Se Jesus jogasse faria outro tipo de análise. Depois de tantos anos no Benfica e duzentos e tal jogos isso não faz diferença. São os jogadores que vão ter de decidir o jogo.

Atualmente em nono lugar, o SC Braga vem de quatro derrotas no Campeonato, atenuadas pelo triunfo na Taça de Portugal, frente ao Olhanense, Jesualdo acha que com o tempo «os jogadores encaixaram-se no processo» mas admite que o resultado final está aquém do que desejava como treinador:

- Não estava nada à espera destas dificuldades ou ter os pontos que temos agora. Antes do Sporting estávamos bem, muito perto dos primeiros lugares.

Antes de iniciar a conferência de Imprensa, Jesualdo Ferreira felicitou a Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, sublinhando também as proezas alcançadas por Fernando Santos e Carlos Queirós:

- Queria felicitar a Seleção portuguesa, o seu presidente, o Paulo Bento e todos os profissionais e jogadores que participaram no apuramento. Felicitar também o Cristiano Ronaldo. Também eu estou entre os milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que têm a opinião de que é o melhor jogador do Mundo. Felicitar o Fernando Santos e o futebol grego pelo qual tenho muito carinho e os jogadores do Braga. E Carlos Queirós também, este Mundial prova a qualidade dos nossos jogadores e treinadores.

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Vamos discutir o resultado»
QUER DAR PONTAPÉ NA CRISE


O Sp. Braga não vence há quatro jogos no campeonato e Jesualdo Ferreira acredita que o ponto de viragem pode ser já amanhã no Estádio da Luz. "Não fomos suficientemente bons para chegar a este jogo noutra posição. O Benfica é candidato ao título e favorito, mas queremos discutir o jogo pois só assim conseguimos discutir o resultado. Vamos olhar o Benfica nos olhos", afirmou, confiante que a paragem na Liga foi benéfica para "subir os índices de eficácia da equipa".

Desvalorizando a ausência de Jorge Jesus do banco, o treinador dos minhotos também comentou o sorteio de hoje da Taça de Portugal: "Saiu-nos o Arouca, uma equipa da Liga e as dificuldades vão ser acrescidas. Vamos jogar em casa, mas não numa altura boa, depois de uma mini paragem do campeonato."

Jesualdo Ferreira aproveitou a antevisão do jogo de amanhã para felicitar a Seleção Nacional pelo apuramento para o Mundial, assim como dar os parabéns a Fernando Santos, ao povo grego e a Carlos Queiroz. "Sou um entre milhões que considero o Ronaldo o melhor jogador do Mundo e não foi por estes dois jogos", acrescentou o professor.

RECORD

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Vamos colocar os olhos no Benfica e discutir o jogo"
Aliviado com o regresso dos golos, técnico do Braga promete uma equipa ambiciosa na Luz, a discutir o resultado até ao fim contra um "dos candidatos ao título". O onze inicial arsenalista não deverá sofrer alterações


A vitória em Olhão, para a Taça de Portugal, desanuviou relativamente o contexto negativo carregado que acompanhava o Braga. Em contagem decrescente para o assalto ao Benfica, Jesualdo Ferreira reconheceu que a equipa recuperou uma boa parte da autoestima perdida. "O Benfica chega na altura em que tinha que chegar. É um jogo que nos desafia mais do que outros. Vamos jogar em casa de um dos candidatos ao título. O Benfica será favorito, mas estamos motivados para discutir o jogo e o resultado. Queremos jogar bem, ao nível do que tem feito ao longo da história deste clube. É um jogo atrativo e não me parece que seja o mais difícil da época. O ambiente não nos vai ser favorável, mas vamos colocar os olhos no Benfica e discutir o jogo", prometeu.

A confiança do treinador arsenalista baseia-se em algo muito concreto: voltaram os golos. "A equipa teve capacidade para fazer golos. Tentámos subir os índices de eficácia e também pretendemos ter maior coesão defensiva", especificou, deixando entender que está inclinado para repetir o mesmo onze inicial pela segunda vezes esta época. "Muita daquela gente que jogou em Olhão vai jogar na Luz. Se contribuiu para melhor a eficácia da equipa? Essa eficácia foi antes reflexo do trabalho que temos desenvolvido, mas foi preciso esperar até aos 89 minutos para que isso se manifestasse de uma forma mais efetiva", analisou.

JESUALDO FERREIRA
"Vantagem sem Jesus? Se ele jogasse..."
Treinador dos arsenalistas desvaloriza a ausência do homólogo do banco do Benfica e lembrou que este finalmente aderiu ao 4x3x3


Já a ausência de Jorge Jesus no banco do Benfica, por castigo, não é encarada como uma vantagem por Jesualdo Ferreira. "Se o Jesus jogasse, a análise seria diferente. Ele já vai no quinto ano ao comando do Benfica, não será por aí que o rendimento da equipa será diferente", atirou o treinador arsenalista, renitente em subscrever a tese de que a recente melhoria do Benfica se deve a uma mudança tática.

"Se calhar podia dizer que Jesus finalmente aderiu ao 4x3x3, mas não digo. O Benfica perdeu alguns jogos esta época, comprometeu de alguma forma na Liga dos Campeões, mas está a três pontos do líder. Estão a melhorar antes fruto da qualidade dos seus jogadores e do tempo que trabalho que leva. E não nos podemos esquecer do processo relacionado com a continuidade do Jesus", lembrou.

O JOGO

brigada da relote

#15
Jesualdo em vantagem sobre Jesus, mas contra a tradição
O Benfica recebe o SC Braga no próximo sábado em jogo a contar para o campeonato nacional às 18h15


Técnico do Braga tem mais vitórias sobre equipas de Jorge Jesus, mas Benfica domina na tradição da visita dos minhotos à Luz.

No confronto direto entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira para o campeonato, as equipas dos técnicos já se defrontaram em 15 ocasiões, com o atual técnico do Braga a levar vantagem sobre o treinador do Benfica: oito triunfos contra dois empates e cinco derrotas.

Em relação a títulos, Jesualdo Ferreira leva também clara vantagem sobre Jorge Jesus. O ex-treinador do FC Porto somou sete títulos como treinador principal, somando ainda dois títulos enquanto de adjunto de Toni no Benfica nas temporadas de 93/94 e 88/89.

O atual técnico do Benfica, Jorge Jesus, soma cinco troféus tendo e leva vantagem sobre Jesualdo Ferreira no capítulo dos troféus internacionais com uma Intertoto conquistada com o SC Braga. No entanto, Jesualdo Ferreira tem mais experiência como treinador no estrangeiro, uma experiência Jesus ainda não teve na sua carreira enquanto técnico.

Jesualdo Ferreira venceu o primeiro confronto com uma vitória do SC Braga sobre o Vitória de Guimarães por 2-1 na época 2003/2004. O último confronto entre os dois treinadores foi na época passada com Jorge Jesus a levar a melhor no dérbi lisboeta na Luz com uma vitória por 2-0.

No próximo sábado, Benfica e SC Braga reencontram-se no estádio da Luz num jogo em que, para o campeonato, os encarnados só perderam uma vez na década de cinquenta (0-1).

Apesar da vantagem no banco dos treinadores, para o campeonato nacional o Benfica leva uma larga vantagem sobre o SC Braga nos jogos disputados em casa, apesar de ter jogado menos vezes com os minhotos, para a prova, na condição de anfitrião.

Em 128 jogos a contar para o campeonato nacional, o Benfica recebeu o SC Braga por 62 vezes, com um índice de vitória de 79% (49 triunfos), tendo os encarnados visitado o Minho para jogar com os "arsenalistas" em 66 ocasiões e vencido 33 dessas deslocações.

Em conclusão, Jesualdo Ferreira parte em vantagem sobre Jorge Jesus no confronto direto de jogos e títulos enquanto o Benfica tem mais triunfos sobre os minhotos.

O Benfica recebe o SC Braga no próximo sábado em jogo a contar para o campeonato nacional às 18h15.

«Braga vai ter mais uma derrota»
Antigo médio do Benfica acredita na tradição e relembra a única derrota com o SC Braga para o campeonato


O antigo jogador do Benfica, Francisco Palmeiro, considera que a equipa de Jorge Jesus vai vencer o SC Braga de Jesualdo Ferreira no jogo da 10.ª jornada. O ex-internacional português reconhece que os minhotos sempre foram uma equipa difícil na década de cinquenta e não espera facilidades apesar da história a favor dos encarnados.

Para o campeonato nacional, o Benfica leva uma larga vantagem sobre o SC Braga nos jogos disputados em casa, apesar de ter jogado menos vezes com os minhotos, para a prova, na condição de anfitrião.

Em 128 jogos a contar para o campeonato nacional, o Benfica recebeu o SC Braga por 62 vezes, com um índice de vitória de 79% (49 triunfos), tendo os encarnados visitado o Minho para jogar com os "arsenalistas" em 66 ocasiões e vencido 33 dessas deslocações.

No capítulo das maiores goleadas no recinto do Benfica, o SC Braga averbou a mais pesada derrota na época 1964/1965 com um contundente 9-0. Nas deslocações a Lisboa para defrontar o Benfica para o campeonato nacional, o SC Braga só por uma vez venceu os encarnados com um triunfo tangencial por 1-0 na época 53/54.

Em entrevista ao SAPO Desporto, Francisco Palmeiro, glória do Benfica e ex-internacional português da década de cinquenta, relembrou o célebre triunfo dos bracarenses, uma equipa difícil de ganhar já nessa altura confessou antigo médio direito.

«Pormenores desse jogo em concreto não me lembro. Lembro-me apenas que perdemos por 1-0», começa por dizer animado.

«Jogava com o Coluna, o Águas, o Salvador. Em 1954/1955 fomos campeões e o único jogo que perdemos em casa foi esse com o Braga. Defrontar o Braga naquela altura era muito difícil pois tinham uma equipa muito boa. Até me recordo do jogo na época anterior em que perdemos em Braga por 5-0. Deve ter sido a maior derrota que o Benfica tem contra o Braga», frisou Palmeiro ao SAPO Desporto.

Sobre o atual momento da equipa de Jorge Jesus na receção a um Braga com quatro derrotas nos últimos jogos para o campeonato, Palmeiro vê em comum dois conjuntos à procura de pontos perdidos nas primeiras nove jornadas do campeonato nacional.

«Acho que o Benfica tem possibilidades de recuperar de uma entrada menos boa que teve no campeonato, também derivado a jogadores sérvios que vieram e demoraram a adaptar-se e a algumas modificações que tivemos na equipa, de maneira que tem estado a recuperar dos desastres que houve na época passada. O Braga tem tido um principio de época também muito mau, tem tido também azar em alguns jogos que eu tenho visto, mas em principio para este jogo acho que o Braga vai ter mais uma derrota. O Braga já tem quatro derrotas consecutivas e eu penso que será mais uma que vai ter agora porque eu penso que o Benfica vai ganhar o jogo com mais ou menos dificuldades», disse ao SAPO Desporto.

Em relação à ausência de Jorge Jesus, Francisco Palmeiro mostrou-se indignado com a suspensão do técnico do Benfica

«Evidentemente que a ausência de um treinador tem sempre influência na equipa, mas os jogadores já estão instruídos para o jogo e durante o encontro creio que o Jesus vai comunicando com o seu adjunto para lhe comunicar algumas coisas que queira mudar durante o jogo, mas acho que é uma injustiça este castigo ao Jesus. Acho uma injustiça pela maneira como se passou, não o vi agredir ninguém nessas repetidas imagens que passaram na televisão», começou por dizer o antigo médio do Benfica.

«Há sempre qualquer influência de outros lados, não quero dizer de onde, mas eu acho que houve uma influência de alguém neste castigo. Porque acho que não é justificação falar-se tanto de um caso quando há tantos outros piores a passar-se por tantos campos de futebol. Ele meteu-se à frente para defender um adepto e acho que não se justificava dar um castigo. Talvez Jesus tenha exagerado um bocadinho na atitude, mas também há que lembrar que foi um jogo complicado. Meteu o braço à frente do polícia, não agrediu ninguém», sentenciou Francisco Palmeiro.

O Benfica recebe o SC Braga no próximo sábado em jogo a contar para o campeonato nacional às 18h15.

«Não é o jogo mais difícil até agora»
Treinador do Braga considera que, por vezes, há jogos fáceis e que depois se tornam difíceis


Jesualdo Ferreira explicou aos jornalista presentes na conferência de imprensa de antevisão que não considera o encontro no Estádio da Luz com o Benfica o mais difícil até agora.

«Não é o jogo mais difícil para o Braga até agora. Às vezes vamos para os jogos que achamos fáceis e estes tornam-se difíceis, e por vezes é o contrário. Queremos discutir o jogo», começou por dizer, esta sexta-feira, Jesualdo Ferreira, motivado para contrariar os últimos resultado do emblema minhoto.

«Este jogo chega na altura que tem de chegar. Nós é que não fomos suficientes bons até aqui. É um jogo  que nos desafia. Vamos jogar em casa de um dos candidatos ao título e que será favorito para o jogo. Dentro deste quadro de dificuldade vamos ainda mais motivados para discutir o jogo. Queremos jogar bem, jogar ao nível que o Braga tem feito ao longo da sua história e fazer aquilo que temos feitos nos últimos jogos, mesmo que os resultados não tenham sido os melhores», analisou.

Recorde-se que o Braga vem de quatro derrotas consecutivas para o campeonato, tendo vencido e eliminado o Olhanense em jogo a contar para a Taça de Portugal.

«É tudo uma  questão de adaptação por parte dos jogadores, até agora não foi possível essa adaptação. A equipa não foi capaz de reagir em alguns jogos. Houve ali momentos de alguma falta de confiança. Mas não foi por ter vencido o jogo em Olhão que tudo ficou resolvido. Foi apenas um jogo e não esperava outra coisa desta equipa», revelou.

Devido ao castigo imposto pelo Conselho de Disciplina da FPF, Jorge Jesus não estará no banco a orientar a sua equipa.

O SC Braga visita, este sábado às 18h15, o Estádio da Luz para defrontar o Benfica na 10.ª jornada do campeonato português.

«Se o Jesus jogasse teria certamente outro tipo de análise... Só para dizer que, quatro anos consecutivos de Jesus com Benfica, não vai ser pelo fato de estar ausente que vai ter influência no rendimento dos jogadores. O jogo vai ser a sequência daquilo que se tem feito durante a semana. A intervenção é importante, mas os jogadores é que decidem o jogo. Está a melhorar por força da qualidade dos seus jogadores e não é uma coisa pontual, porque tem sido um processo. No início houve conflitos sobre a continuidade de Jesus e de alguns jogadores», explicou.

Recorde-se que o Benfica é segundo classificado com 20 pontos, enquanto emblema bracarense está na nona posição com 12 pontos.

«Felicitar Ronaldo, o melhor jogador do mundo»
Treinador do Braga felicitou Portugal pelo apuramento para o Mundial 2014


À margem da conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Benfica no Estádio da Luz, Jesualdo Ferreira começou por dar os parabéns à seleção portuguesa pelo apuramento para o Mundial 2014, aproveitando para realçar que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo.

«Quero felicitar o país, Paulo bento e também a imprensa por estarem no campeonato do mundo. Felicitar o Cristiano Ronaldo que, eu também acho entre milhões, é mesmo o melhor jogador do mundo, não só pela sequência destes últimos jogos. Agradecer também ao Fernando Santos e a todo povo grego, com quem trabalhei e tenho muito carinho. Felicitar aos jogadores do Braga pela sua campanha. A qualidade mental que Portugal apresentou nestes dois últimos jogos foi fenomenal», disse, esta sexta-feira, o treinador do Braga.

Portugal qualificou-se, na passada terça-feira, para o Mundial 2014 ao confirmar a vitória frente à Suécia no play-off.

O SC Braga visita, este sábado às 18h15, o Estádio da Luz para defrontar o Benfica na 10.ª jornada do campeonato português.

Recorde-se que o Benfica é segundo classificado com 20 pontos, enquanto emblema bracarense está na nona posição com 12 pontos. Jesualdo Ferreira terá de contrariar os últimos resultados em Lisboa, uma vez que vem de quatro derrotas consecutivas na I Liga.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Jesualdo e o borrego de 60 anos: "Braga vai à Luz para discutir o resultado"
"Vamos para discutir o jogo e o resultado", garantiu Jesualdo Ferreira, esta sexta-feira, sobre o jogo de sábado (18.15 horas), com o Benfica, no Estádio da Luz, onde o Braga nunca ganhou em 56 partidas do campeonato


À décima jornada, numa das deslocações mais difíceis do campeonato português, o Braga corre o risco de sofrer a sexta derrota, a quinta consecutiva. E se o Estádio da Luz é um palco de má memória para os braguistas - apenas uma vitória (em 1954/55, e no estádio do Jamor), 12 empates e 44 derrotas em 57 jogos para o campeonato na condição de visitante -, nem por isso Jesualdo Ferreira se deixa possuir por este pavor estatístico. Algum dia, o borrego, de 60 anos, há de ser esfolado.

Seja como for, para Jesualdo Ferreira, o Braga só poderá sair feliz da Luz se "discutir o jogo". "Às vezes, contra equipas mais pequenas, pode-se discutir o resultado sem se discutir o jogo, mas, neste caso, só poderemos discutir o resultado se formos capazes de discutir o jogo", observa o treinador.

Jesualdo nem considera a deslocação à Luz como o jogo de maior exigência da temporada. "É, certamente, muito atrativo, mas não o considero o mais difícil. Além disso, quantas vezes os jogos que aparentam ser os mais difíceis se tornam fáceis e, por outro lado, os que parecem mais fáceis tornam-se difíceis", diz o treinador do Braga.

E se o Benfica não terá no banco o treinador Jorge Jesus, que está suspenso, Jesualdo Ferreira não vê nisso qualquer vantagem: "Se o Jesus jogasse, havia, certamente, outro tipo de análise. Não é por ele estar ausente num jogo, ao cabo de cinco anos e de uns 220 jogos ao comando da equipa, que os jogadores do Benfica se deixarão influenciar de forma negativa", diz o professor.

O treinador do Braga espera "um Benfica forte" e verifica melhorias no adversário. "Até era capaz de dizer que, finalmente, o Jesus aderiu ao 4-3-3, se não me atirassem que as grandes equipas jogam em 4-3-3. O que que é certo é que, após algumas oscilações iniciais, o Benfica está a melhorar, por força da qualidade dos seus jogadores", afirma Jesualdo.

A equipa do Braga treinou esta sexta-feira de manhã. Depois de almoço, o autocarro dos "Guerreiros do Minho" ruma a Lisboa. A lista de convocados está já definida, mas o clube apenas a revelará ao final da tarde.

JN

brigada da relote

Duelo de reencontros entre águias e minhotos
SEIS JOGADORES DEFRONTAM ANTIGA EQUIPA


Benfica e Sp. Braga defrontam-se no próximo sábado no Estádio da Luz, num jogo da 10.ª jornada da Liga importante para ambas das formações. Para além do relevo que a partida pode ter em termos classificativos, o duelo entre águias e guerreiros do Minho marcará o reencontro com a antiga equipa para seis jogadores.

RECORD

brigada da relote

«Longe de pensar que estaria a atravessar estas dificuldades»
Braga chega ao Estádio da Luz com quatro derrotas consecutivos para o campeonato


O "professor" Jesualdo confessou que não esperava tantas dificuldades e obstáculos desde que chegou ao comando técnico bracarense.

«Os adeptos não estão satisfeitos eu também não estou. A equipa carrega a desilusão do ano passado. As exigências são maiores, mas é fácil perceber que as coisas terminam e há que recomeçar. As nossas relações começam e acabam. É isto que está a acontecer. Muitos jogadores novos de idade, ideias diferentes, as minhas também, uma exigência muito grande... Mas tenho tido muito prazer em fazer aquilo que estou a fazer. Longe de pensar que estaria a atravessar estas dificuldades. Já podíamos estar noutra posição e não estamos», explicou, esta sexta-feira, o treinador do Braga na conferência de imprensa de antevisão

O SC Braga visita, este sábado às 18h15, o Estádio da Luz para defrontar o Benfica na 10.ª jornada do campeonato português.

Recorde-se que o Benfica é segundo classificado com 20 pontos, enquanto emblema bracarense está na nona posição com 12 pontos.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Pedro Pereira: «Temos a ambição de chegar à final da Taça»
AROUCA É O ADVERSÁRIO DOS "OITAVOS"


O Sporting Braga receberá o Arouca nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, uma equipa que os bracarenses já derrotaram este ano, para a Liga (1-0 fora), e que querem agora ultrapasssar, de forma a chegar à final da competição.

"O Arouca é um clube que já encontramos esta época, num jogo que ganhámos. Já dissemos que temos a ambição de chegar ao Jamor e é com o maior respeito que vamos encarar esta eliminatória", afirmou Pedro Pereira, diretor-geral do clube bracarense.

RECORD