News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/11

Started by JotaCC, 19 de November de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Aposta no mesmo onze dá frutos

É uma aposta certeira num onze que dá frutos. No arranque da semana de preparação da deslocação ao Estádio da Luz - onde o Sp. Braga joga no próximo sábado, em jogo da 10.ª jornada da I Liga - salta à vista um dado do último jogo, que marcou o regresso dos guerreiros do Minho aos triunfos: em Olhão, no último jogo da Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira repetiu, pela primeira vez esta temporada, o mesmo onze. Numa aposta que deu frutos.

Depois de quatro derrotas consecutivas [Sporting, Nacional, Académica e Rio Ave] e a surpreendente queda para o 9.º lugar da tabela, a Taça de Portugal serviu como balão de oxigénio para a equipa bracarense, que voltou aos triunfos, curiosamente, no único jogo em que o técnico Jesualdo Ferreira apostou no mesmo onze.
Até então, a maior dor de cabeça do professor residia em encontrar a melhor equipa, que se adaptasse às exigências dos desafios, mas a verdade é que a instabilidade em termos de opções e as sucessivas alterações no onze arsenalista não ajudaram à obtenção de um estilo de jogo e cartão de identidade da equipa. Que só agora, no último jogo diante do Olhanense, ganhou forma.

Jesualdo manteve Eduardo na baliza; Baiano, Santos, Nuno André Coelho e Elderson na defesa; Mauro, Rúben Micael e Luíz Carlos no meio-campo; e Alan, Rafa e Éder na frente de ataque. E a equipa mostrou-se segura, regressando aos triunfos por 3-1 e carimbando o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Na Luz, a fórmula de sucesso deverá manter- -se, à procura de nova vitória.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Bilhete a 10 euros para ver Benfica

O SC Braga coloca hoje à venda bilhetes para o jogo com o Benfica, ao preço de 10 euros para os sócios do clube. O número de ingressos é limitado, pelo que a SAD aconselha a compra atempada.

O SC Braga coloca à disposição um pacote de viagem a Lisboa por 26,50 euros, já com bilhete incluído, que pode ser adquirido na secretaria do Estádio 1.º de Maio e loja do clube, no Braga Parque, até à próxima sexta-feira.

A BOLA

JotaCC

Barreira histórica na fé da retoma
FOCO TOTAL NA LUZ ONDE NÃO HÁ UMA VITÓRIA

Minhotos já com o foco total na Luz, onde existe uma barreira histórica para superar. Não é, como é óbvio, o melhor palco para a retoma que procura no campeonato o Sp. Braga, o qual se encontra na série mais negra dos últimos 13 anos, com quatro derrotas consecutivas.

RECORD

JotaCC

Sem os internacionais, a pensar na viagem ao estádio "maldito"

DEPOIS DAS FOLGAS do fim de semana, o plantel do Braga voltou ontem aos treinos, a pensar no jogo de sábado com o Benfica, em Lisboa, sem os cinco jogadores que estão ao serviço das seleções: Elderson (depois de ter ajudado a Nigéria a garantir a qualificação para o Mundial, jogou ontem um particular com a Itália, em Londres), Rafa (foi titular, ontem, no Israel-Portugal de Sub-21), Eduardo, Rúben Micael e Éder (estão na Suécia com a seleção de Paulo Bento, à procura do apuramento para o Campeonato do Mundo).


Jesualdo vai à Luz, após quatro derrotas seguidas na Liga

Também sem poder contar com o central Paulo Vinicius, ainda a recuperar de uma lesão, Jesualdo Ferreira continua, por isso, a preparar a meio gás a deslocação à Luz, de longe o estádio mais difícil para o clube bracarense ao longo de toda a história do futebol português. Os números são indesmentíveis: em 62 jogos disputados no recinto do Benfica, a contar para várias competições (Liga, Taça de Portugal e Liga Europa), o Braga só ganhou uma vez, na longínqua temporada de 1954/55 (0-1), somando 49 derrotas e 12 empates. Em partidas do campeonato, os minhotos fizeram 57 jogos no estádio das águias e, para além do tal triunfo de há 58 anos, perderam 44 vezes e empataram 12.
A visita à Luz não é, tendo em conta a estatística, a oportunidade ideal para os bracarenses reagirem à série de quatro desaires seguidos registados nas jornadas anteriores da Liga, embora, na prática, a equipa de Jesualdo Ferreira até venha de uma vitória, no jogo da Taça com o Olhanense (3-1), realizado no passado dia 10.

JN

JotaCC

"A ESTABILIDADE É O TRUNFO DE SALVADOR"
FERNANDO OLIVEIRA>>Ex-presidente do Braga aplaude a recandidatura do atual líder por entender que o êxito depende de uma lógica de continuidade. Ao potencial candidato Nuno Carvalho e a outros, recomenda participação assídua em assembleias gerais

A gestão rigorosa de António Salvador e os resultados nacionais e internacionais alcançados pelo Braga durante a sua presidência (Taça Intertoto, vice-campeão nacional, duas participações na Liga dos Campeões e a conquista da Taça da Liga), inimagináveis há pouco mais de uma década, são factos incontornáveis que levam Fernando Oliveira, ex-presidente dos arsenalistas, a apoiar a recandidatura do atual dirigente. Quando deixou o clube, foi dos primeiros a tentar convencer Salvador a assumir a liderança do clube; 10 anos depois, tem a certeza de que passou o testemunho à melhor mão possível. "Foi com Salvador que o clube atingiu os seus momentos mais áureos. Isso ficou na mente dos adeptos. O clube ficou totalmente diferente e isso deve-se à estabilidade que conferiu ao clube. Os jogadores e os treinadores sabem sempre com quem podem contar. Num clube ou numa empresa, os resultados não aparecem sem estabilidade, o que é impossível quando se verificam constantes trocas de presidentes ou de patrões. E a estabilidade é o grande trunfo de Salvador", destaca.


Desgaste> Fernando Oliveira compreende o cansaço provocado por 10 anos de presidência

Eleito invariavelmente por aclamação, Salvador poderá enfrentar, pela primeira vez, outro candidato. Nuno Carvalho, ainda por assumir, é um dos nomes possíveis, mas Fernando Oliveira tem a certeza de que parte claramente em desvantagem. "Não o conheço pessoalmente. Já me falaram dele, mas as informações que tenho são muito curtas. Até pode ser muito conhecido na cidade de Braga, mas era importante que os futuros candidatos aparecessem durante mais tempo. Caso contrário, ficam muito fragilizados", explica, sugerindo aos sócios maior participação nas assembleias gerais do clube, principalmente os que projetam suceder a Salvador. "Quantos mais aparecerem, melhor será o debate de ideias. Infelizmente, para mal do clube, isso não tem acontecido", lamenta.
De resto, o antigo dirigente arsenalista percebeu facilmente a renitência inicial de Salvador. "O desgaste de 10 anos na presidência do clube é sempre grande. Por outro lado, o atual momento também é muito difícil a nível empresarial. Depois de ter conversado com algumas pessoas, essa hesitação acabou por ser momentânea. O momento também é delicado porque o clube deixou de andar na Liga dos Campeões ou na Liga Europa. Vão-se as receitas e ficam as despesas", alerta.



Despedir Jesualdo seria um erro

Escolha pessoal de António Salvador, o treinador Jesualdo Ferreira esteve até há bem pouco tempo na mira dos adeptos. Reflexo de quatro derrotas consecutivas no campeonato, o experiente técnico viu por mais de uma vez um mar de lenços brancos no AXA, o mesmo palco onde havia sido feliz, mas o dirigente não atendeu aos pedidos dos adeptos. O despedimento não aconteceu e, na opinião de Fernando Oliveira, também não se justificará se a equipa perder na Luz. "Seria um erro e os jogos com o Rio Ave e o Olhanense já deram bons indícios. Houve uma renovação muito forte na equipa e qualquer projeto precisa de tempo para solidificar. Nem sempre se acerta no jogador A, B ou C e o Jesualdo Ferreira sabe encontrar boas alternativas, como, por exemplo, a adaptação do Rafa à esquerda. A equipa precisa de algum tempo para amadurecer e a experiência diz-nos que nem sempre despedir o treinador é a melhor solução", alerta.



Disponível para colaborar

Retirado do dirigismo desportivo desde 2003, Fernando Oliveira não renega um regresso ao Braga, desde que não seja na (desgastante) condição de presidente da Direção. "Em função da minha atividade profissional (administrador da agência de viagens Cosmos), é muito difícil voltar, pelo menos no mesmo plano. Ficaram marcas na família. Porém, estou disponível para colaborar, porque é o clube do meu coração", confessa, propondo a Salvador maior empenho na aproximação do clube à cidade, aos jovens e às escolas. "Os sócios aumentaram, mas esse trabalho não pode ser abandonado", defende.



GRUPO COMPLETO SÓ 48 HORAS ANTES DO BENFICA

O "assalto" ao Estádio da Luz, agendado para sábado, será preparado por Jesualdo Ferreira praticamente sem os internacionais Eduardo, Rúben Micael e Éder. O trio bracarense regressa a Portugal logo após o jogo desta noite com a Suécia, sendo esperados em Braga já pela madrugada de amanhã, o que inviabiliza a sua participação no treino previsto para a manhã do mesmo dia, já com Elderson e Rafa, envolvidos nos compromissos da seleção da Nigéria e dos sub-21, respetivamente. Contas feitas, o treinador só contará com a totalidade do grupo 48 horas antes do jogo com o Benfica.



NUNO CARVALHO ESTUDA CALENDÁRIO

A candidatura de Nuno Carvalho à presidência do Braga poderá ganhar hoje mais consistência com o agendamento de uma data em que o seu programa será dado a conhecer à Comunicação Social, assumiu a O JOGO o porta-voz André Dias. Depois de ter esclarecido que apenas avançaria na condição de António Salvador desistir de um novo mandato, o empresário de 37 anos reconsiderou a sua posição e já tem um esboço da lista que o acompanhará nas próximas eleições.

O JOGO

JotaCC

Jesualdo quer dois centrais e Matheus será um deles

Jesualdo Ferreira pediu mais dois centrais para janeiro e a SAD já tem quase fechado o negócio para a contratação do primeiro. Trata-se de Matheus Salustiano (20 anos) e é do Vitória da Bahia, clube onde se formou e ao serviço do qual conquistou a Copa Brasil de sub-20.

Identificado o eixo defensivo como um dos setores mais frágeis do SC Braga (Paulo Vinícius passou mais tempo aos cuidados do departamento médico do que em ação, sucedendo o mesmo com Sasso, que só recentemente voltou à competição via inclusão no onze dos bês, sobram apenas Nuno André Coelho, Santos e Hebert como alternativas), os responsáveis arsenalistas não perderam tempo a descobrir potenciais alvos.

Matheus Salustiano tem todas as características que se encaixam no perfil desenhado pelos minhotos: é jovem e possui margem de progressão pronunciável, com a vantagem de o período de maturação poder ser concretizado também através da equipa B. Mais: de acordo com informações provenientes do Brasil, o defesa deve apresentar-se em Braga após as festividades natalícias e será inscrito em janeiro, aproveitando a reabertura da janela de transferências.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Equipa ideal da 11ª Jornada de futsal

Equipa ideal da 11ª jornada

Após o termo dos jogos da 11ª jornada da Liga Sport Zone, a equipa da Secção de Futsal do modalidades.com.pt decidiu eleger o 5 ideal da mesma.

Os que mais se destacaram pela positiva foram os seguintes:

Hélder (Leões de Porto Salvo): O jovem guardião da formação orientada por Ricardo Lobão marca, pela segunda vez, presença no 5 ideal da jornada do modalidades.com.pt. O guarda-redes de 22 anos, com passagens por Sporting e Quinta dos Lombos, realizou uma excelente exibição na partida que opôs os portosalvenses ao Rio Ave, tendo evitado, por diversas vezes, o golo da equipa orientada por Raúl Moreira. A sua prestação em Vila do Conde permitiu-lhe, assim, ser o guardião menos batido da jornada.

Tiago Brito (SC Braga/AAUM): O fixo internacional português do Braga esteve em evidência na deslocação ao reduto do Modicus. O atleta de 22 anos, com passagens por Freixieiro e Novaya Generatsiya, foi peça fulcral na vitória conquistada pelos bracarenses em Sandim, concretizando o 1º e 3º golos da formação comandada por Paulo Tavares. Tiago Brito é agora o segundo melhor marcador da equipa da cidade dos arcebispos, com 8 golos apontados até ao momento.

Deo (Sporting CP): O veterano ala dos leões figura, pela segunda vez consecutiva, no 5 ideal do modalidades.com.pt. O atleta de 31 anos revelou-se fundamental na vitória obtida pelo conjunto orientado por Nuno Dias, na partida frente ao SL Olivais. O jogador leonino concretizou o primeiro e o último golos do Sporting e merece, por isso, novamente, esta distinção.

Bruno Coelho (SL Benfica): O ala internacional português está a realizar a sua melhor temporada ao serviço das águias. No Domingo passado, frente ao Póvoa Futsal, o atleta de 26 anos voltou a comprovar o bom momento de forma, ao apontar mais dois golos, bisando na partida. O jogador encarnado concretizou, até ao momento, 12 golos, o que lhe confere o quarto lugar na tabela dos melhores marcadores da Liga Sport Zone.

Pedro Silva (Boavista): O jovem pivot dos axadrezados marca, pela primeira vez, presença na equipa ideal do modalidades.com.pt. O jogador de 22 anos realizou uma excelente exibição na goleada obtida pelas panteras negras frente ao Dramático de Cascais, tendo bisado na partida, juntamente com os colegas de equipa Ricardo Santos e Milson. Pedro Silva, com 10 tentos marcados, é o melhor marcador da formação orientada por Rui Pereira. Um atleta a seguir com atenção.

MODALIDADES.COM.PT

brigada da relote

Nuno Carvalho apresenta candidatura
O empresário bracarense anunciou que vai entregar a sua lista às eleições do Braga esta quarta-feira, pelas 16h00


Nuno Carvalho, empresário bracarense, vai apresentar esta quarta-feira, pelas 16h00, a lista que encabeçará nas eleições para os órgãos sociais do Braga, agendadas para 13 de dezembro, revelou, na noite de terça-feira, em comunicado. No ato eleitoral Nuno Carvalho concorrerá com o atual presidente, António Salvador.

"Acreditamos que o clube precisa de mais transparência na gestão dos recursos e uma direção mais próxima dos sócios. Braga em primeiro", pode ler-se no documento onde constam os nomes dos candidatos da sua lista aos órgãos sociais.

Os principais nomes da lista de Nuno Carvalho são:

Nuno Carvalho, presidente da Direção

Romeu Maia Barbosa, vice-presidente da Direção

João Fernando Magalhães. presidente da Assembleia Geral

João Ferreira Braga, presidente do Conselho Fiscal

José Barros Pereira, presidente do Conselho Geral

O prazo para entrega de listas termina no dia 28 e a verificação de candidaturas decorrerá entre 29 de novembro e 1 de dezembro.

O JOGO