News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/11

Started by JotaCC, 15 de November de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salvador avança e propõe desafio para debate de ideias


Sem surpresa, António Salvador confirmou, ontem, a sua recandidatura à presidência do Sporting de Braga, para mais um mandato de três anos à frente dos destinos dos Guerreiros do Minho. Dúvidas desfeitas logo no primeiro dia de reabertura do processo eleitoral, ao contrário do que tinha acontecido no processo anterior, onde só o fez, oficialmente, no último dia de entrega de listas, a 25 de Outubro.

Confrontado se esta decisão mais rápida desta vez tinha alguma coisa a ver com a pressão/ultimato do sócio Nuno Carvalho, empresário bracarense, que tinha exigido, na passada quarta-feira, que Salvador clarificasse a sua posição logo ontem — primeiro dia do prazo previsto para a entrega de listas candidatas que vai até 28 de Novembro — o actual presidente do Sporting de Braga referiu, em declarações à Agência Lusa, feitas logo pela manhã, ser imune a pressões.

"Os sócios sabem que não cedo a pressões ou ultimatos e sabem também da minha disponibilidade para dar continuidade ao projecto que iniciei há 10 anos e que levou o clube a um crescimento visível a todos em Portugal e na Europa", referiu categoricamente António Salvador, apontando que "em tempo útil" já tinha comunicado aos sócios que seria candidato a este acto eleitoral.

Salvador abordou ainda nesta entrevista, o porquê do adiamento das eleições de 9 de Novembro para 13 de Dezembro, numa alusão às irregularidades detectadas na lista que apresentou anteriormente e que ditaram este adiamento, como foi explicado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral.

"A bem da transparência, que sempre me norteou enquanto presidente do clube, foi decidido, em consonância com o presidente da assembleia geral, proceder à convocatória de novas eleições para que não restassem dúvidas a ninguém sobre a lisura de todo o processo", frisou.
Já olhando para o futuro, António Salvador prometeu aos sócios do clube um Sporting de Braga conquistador neste novo ciclo, iniciado esta temporada.

"As nossas conquistas não vão ficar por aqui", referiu, adiantando que a sua candidatura, formalmente, será agora "entregue no dia que achar conveniente, dentro do prazo definido para o efeito e não por indicação ou vontade de terceiros", afirmou Salvador, numa alfinetada ao empresário Nuno Carvalho, que tem 'ameaçado' avançar com uma possível candidatura.

"Já o disse, e repito, que seria importante para o Sporting de Braga que surgissem pessoas credíveis com projectos reais para um debate de ideias. Os sócios serão, uma vez mais, soberanos em decidir qual é o melhor candidato e o projecto que pretendem para dirigir os destinos do clube no futuro", concluiu de forma taxativa. A bola está agora do lado de Nuno Carvalho, mas até ao fecho desta edição não era conhecida nenhuma sua reacção a este repto de António Salvador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno Carvalho vai a eleições

Nuno Carvalho vai avançar com uma lista candidata às eleições do SC Braga, marcadas para 13 de dezembro.

No mesmo dia em que António Salvador esclareceu a sua posição em relação ao sufrágio, garantindo que a sua candidatura a novo mandato está firme, Nuno Carvalho garantiu que irá avançar com uma lista própria.

A decisão foi tomada às 22 horas, depois de um dia de reflexão. Estava prometida uma posição oficial através de comunicado, mas tal não se verificou. Recorde-se que Nuno Carvalho fez um ultimato a António Salvador desafiando o atual presidente a apresentar esta quinta-feira a sua lista.

António Salvador limitou-se a afirmar que não cede a pressões nem responde a ultimatos, manifestando, apenas, a certeza de que irá ser candidato.

A BOLA

JotaCC

Nuno Carvalho é candidato
Salvador vai ter oposição nas eleições

As eleições do Sp. Braga, marcadas para dia 13 de dezembro, vão ter, pelo menos, dois candidatos. Poucas horas depois de António Salvador ter anunciado a sua reeleição, o empresário Nuno Carvalho confirmou a intenção de apresentar uma lista.

Ambos têm até ao dia 28 para apresentarem as respetivas listas ao presidente da Assembleia Geral.

RECORD

JotaCC

CORRIDA A DOIS PELA PRESIDÊNCIA
ANTÓNIO SALVADOR vs NUNO CARVALHO>>tual presidente confirmou que irá avançar, mas não apresentou a lista, levando o empresário a cumprir com o prometido

Está lançada a corrida à presidência do Braga, com António Salvador e Nuno Carvalho a assumirem, no primeiro dia destinado à apresentação de candidaturas, a intenção de avançarem para as eleições agendadas para 13 de dezembro. O atual presidente foi o primeiro a fazê-lo, logo pela manhã, em resposta à pressão colocada pelo empresário, de 37 anos, que no dia anterior o havia desafiado a expor uma lista e justificar o que esteve na origem da remarcação do ato inicialmente agendado para novembro. "Os sócios sabem que não cedo a pressões ou ultimatos e sabem também da minha disponibilidade para dar continuidade ao projeto que iniciei há 10 anos e que levou o clube a um crescimento visível a todos, em Portugal e na Europa", declarou Salvador à agência Lusa, vincando, porém, que a candidatura "será entregue no dia que achar conveniente, dentro do prazo definido para o efeito e não por indicação ou vontade de terceiros".


Obra>António Salvador lembrou o crescimento do Braga desde que assumiu o clube, há 10 anos

Tendo em conta que António Salvador não submeteu qualquer lista, Nuno Carvalho reuniu-se ao final do dia com um grupo de apoiantes e decidiu avançar, cumprindo com o que havia prometido. "Vamos atuar de acordo com o comunicado que saiu na Imprensa. Nele está explícita a nossa linha de pensamento", esclareceu a O JOGO André Dias, porta-voz do empresário de 37 anos, que veio animar o ato eleitoral, depois de no anterior ter desistido no momento em que o agora adversário aceitou continuar.

Antes de decidir se avançaria ou não com uma recandidatura, António Salvador já havia desafiado outros bracarenses a darem um passo em frente e assumirem-se como uma alternativa. E ontem, no meio do reboliço criado pelo surpreendente aparecimento de Nuno Carvalho, o líder dos arsenalistas na última década voltou a destacar a importância da existência de mais listas. "Já o disse, e repito, que seria importante para o Braga que surgissem pessoas credíveis com projetos reais para um debate de ideias. Os sócios serão, uma vez mais, soberanos em decidir qual é o melhor candidato e o projeto que pretendem para dirigir os destinos do clube no futuro", sublinhou António Salvador, que, numa primeira fase, até mostrou vontade de sair, acabando, mais tarde, por recuar na intenção devido ao apelo efetuado pelos atuais órgãos sociais.



Sem dois candidatos desde a década de 1980

Já não há memória de uma corrida eleitoral pela presidência do Braga tão animada como a que se perspetiva entre António Salvador e Nuno Carvalho (na foto). A última vez que dois candidatos se submeteram ao escrutínio dos sócios foi no final da década de 1980, quando Alberto Silva e João Gomes Oliveira esgrimiram argumentos para tomar conta de um clube que era uma sombra do que é agora. Na altura, o primeiro acabou por levar a melhor, mas o segundo acabaria por assumir-se como líder dos arsenalistas já na década de 1990. A partir desse momento os presidentes foram sempre eleitos em Assembleia Geral por indicação do Conselho Geral.



Paulo Vinícius é o único de baixa

Afastado dos relvados há mais de um mês, depois de se ter lesionado na receção ao Sporting (28 de setembro), Paulo Vinícius é, nesta altura, o único cliente do departamento médico do Braga. A lesão muscular do central, cuja gravidade nunca foi especificada, ainda precisa de mais algumas semanas até estar completamente debelada, pelo que as melhores expectativas para o regresso aos treinos apontam apenas para o início do mês de dezembro. Há, no entanto, o risco de o brasileiro só voltar a competir em 2014, isto numa época importante para definir o seu futuro, já que se encontra em final de contrato.



Rodrigo Galo seguido pelo Panathinaikos


Cedido pelo Braga ao Panetolikos até ao final da temporada, Rodrigo Galo está a despertar a atenção de um dos históricos do campeonato grego: o Panathinaikos. O clube de Atenas até esteve recentemente num encontro da equipa onde atua o brasileiro e, de acordo com o jornal "Gazzetta", terá ficado com uma impressão muito boa do lateral-direito, cujos direitos económicos estarão na posse do Braga até junho de 2015. Galo, recorde-se, foi contratado ao Gil Vicente no verão de 2011, mas nunca conseguiu impor-se nos arsenalistas, acabando por ser aconselhado por Leonardo Jardim e José Peseiro a procurar um clube onde pudesse jogar com maior regularidade. Em 2011/12 esteve durante meio ano no Gil Vicente e em 2012/13 rumou a Coimbra para alinhar na Académica. Esta época, está no Panetolikos e leva um golo marcado nos 11 jogos realizados.



FIM DE SEMANA DE FOLGA

Uma pausa do campeonato para os compromissos das Seleções Nacionais é sinónimo de folga para o plantel do Braga. A equipa treinará esta manhã pela última vez e, depois, só regressará aos trabalhos na segunda-feira, dia em que começará a preparar a deslocação ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica, na décima jornada da I Liga.



Sasso ganha consistência nos bês
Dabó e Vukcevic também devem jogar com o Moreirense

Nem todos os elementos que têm vindo a treinar às ordens de Jesualdo Ferreira deverão folgar, este fim de semana. Sasso será um desses casos, uma vez que o central, que voltou recentemente à competição após ter ultrapassado uma lesão abdominal complicada, deverá reforçar outra vez o Braga B, que joga, amanhã, com o Moreirense. A ideia é que o francês vá adquirindo consistência e ritmo de jogo, pois nunca se sabe quando é que o professor poderá precisar dele. Vukcevic e Dabó são outros candidatos a defrontar a equipa de Moreira de Cónegos.



MOVIMENTO ESTÁ CADA VEZ MAIS FORTE

Académica, Arouca, Braga, Belenenses, Estoril, FC Porto, Nacional, Olhanense, Rio Ave, V. Guimarães, V. Setúbal, Penafiel, Tondela e União da Madeira são os 14 clubes que subscreveram o pedido de AG para exonerar Mário Figueiredo. Ontem, Vitória de Setúbal, Nacional e Arouca não estiveram presentes, mas fizeram-se representar ou enviaram mensagens. O movimento está unido e mais forte. Já agora, o primeiro a chegar foi Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses.

O JOGO

JotaCC

Salvador garante que se recandidata

António Salvador garantiu ontem que irá recandidatar- se à presidência do Sporting de Braga, colocando ponto final nos rumores que apontavam para a possibilidade de não ir às urnas, depois de terem sido detetadas irregularidades na lista que apresentou e que ditaram o adiamento do ato eleitoral para dia 13 de dezembro. "Os sócios sabem que não cedo a pressões ou ultimatos e sabem também da minha disponibilidade para dar continuidade ao projeto que iniciei há 10 anos e que levou o clube a um crescimento visível para todos em Portugal e na Europa", disse o líder dos bracarenses à agência Lusa.

Salvador aproveitou a oportunidade para esclarecer este processo. "A bem da transparência, que sempre me norteou enquanto presidente do clube, foi decidido, em consonância com o presidente da assembleia geral, proceder à convocatória de novas eleições para que não restasse dúvidas a ninguém sobre a lisura de todo o processo", adiantou, depois de o empresário Nuno Carvalho ter dito quarta- feira que iria às urnas se o atual presidente não avançasse.
Numa espécie de promessa eleitoral, António Salvador já disse que as conquistas do clube "não vão ficar por aqui".

DN

JotaCC

Salvador e Carvalho discutem eleições

ANTÓNIO SALVADOR e Nuno Carvalho vão defrontar-se nas eleições de 13 de dezembro. Após o atual líder e presidente do Sporting de Braga ter garantido ontem, à Agência Lusa, que se iria recandidatar, à noite soube-se que irá ter concorrência na disputa eleitoral.

Antes disso, António Salvador frisara não ceder "a pressões ou ultimatos", em resposta ao desafio de Nuno Carvalho, que afirmara que seria candidato se o presidente não apresentasse a candidatura no primeiro dia para o efeito, ontem. "O atual presidente não apresentou a candidatura. Vamos atuar em conformidade e dar seguimento a uma candidatura séria", disse ao JN fonte próxima de Nuno Carvalho.
"Os sócios sabem da minha disponibilidade para dar continuidade ao projeto que iniciei há 10 anos", realçou, por seu turno, António Salvador, assegurando que "as conquistas não vão ficar por aqui". Contudo, adiantou que a sua lista "será entregue no dia que achar conveniente, dentro do prazo definido para o efeito e não por indicação ou vontade de terceiros".


Britalar Assume dívidas de 51 milhões

A CONSTRUTORA Britalar, de Braga, cujo sócio maioritário é o empresário António Salvador, entrou, ontem, no Tribunal Judicial com um Plano Especial de Recuperação de Empresas (PER), no qual assume uma dívida de 51 milhões de euros a mais de 500 credores.
O pedido da firma do ainda presidente do Sporting Clube de Braga deve ser analisada dentro de dias pelo 1. Juízo Cível, que determinará se é ou não aceite. Se tal não suceder, o destino da Britalar será o da insolvência.
Fonte conhecedora do processo disse ao JN que a dívida real se deve ficar pelos 30 milhões – metade dos quais à Banca –, já que cerca de 40% dos débitos se referem a "garantias bancárias" dadas aquando da realização de empreitadas. Estas garantias – exigidas por cinco anos nos termos legais quando uma empresa faz uma construção – poderão ser libertas dentro de algum tempo, se nada de anormal s e verificar nas obras entregues.
A Britalar foi obrigada a recorrer ao Tribunal, dado que enfrentava mais de 80 execuções, entre penhoras já validadas pelo tribunal e ações declarativas em curso. Tem, ainda, diversos pedidos de insolvência e três meses de salários em atraso acrescidos do subsídio de Natal de 2012.
O JN tentou contactar António Salvador, que ontem viajou para Moçambique, mas tal não foi possível.

JN

JotaCC

Quarteto no Mundial pode permitir importante encaixe financeiro

O SC Braga tem quatro jogadores envolvidos na batalha pelo apuramento para o Campeonato do Mundo: Eduardo, Rúben Micael e Éder, por Portugal, e Elderson, pela Nigéria.

No futuro podem ser mais, ou menos, tudo dependerá da resposta que cada seleção der no play-off, sendo que a Nigéria tem meio bilhete para o Mundial, depois de ter ganho por 2-1 à Etiópia, fora de casa.

Falando do que mais interessa: dinheiro. A FIFA fixou em 2100 euros por dia e por jogador o valor a pagar aos clubes por cederem ativos para a competição. Garantidos estão 26 dias de prémio, somando a fase de grupos.

Se o SC Braga conseguir fazer-se representar pelo atual quarteto, receberá 218.400 euros no primeiro embalo do Mundial.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga: ao 13º jogo Jesualdo repetiu um onze
Eduardo e Nuno André Coelho são os «Guerreiros» com mais minutos


Jesualdo Ferreira precisou de treze jogos para repetir um onze no Sp. Braga. Em Olhão, no jogo da Taça de Portugal, o técnico arsenalista utilizou pela primeira vez o mesmo onze esta época. Em doze jogos realizados, contabilizando campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa, o professor tinha montado doze equipas iniciais diferentes.

Lesões, castigos e meras opções de ordem técnica faziam da equipa do Sp. Braga uma autêntica roda-viva. Sucessivamente durante doze jogos, cada apito inicial trazia um novo Braga, com mexidas na equipa e sectores reformulados.

Apesar da derrota caseira diante do Rio Ave, Jesualdo Ferreira apostou exatamente na mesma equipa para o ataque à IV eliminatória da Taça de Portugal, fazendo alinhar diante do Olhanense os mesmos onze jogadores que tinham defrontado o Rio Ave.

Meio campo definido

O sector onde o professor menos mexe é o meio campo. Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael constituem o trio predileto do professor, sendo os médios com mais minutos somados esta época. Jesualdo Ferreira entrou em campo por sete ocasiões com este trio na zona intermediária do terreno.

Se o meio campo é o sector onde parecem existir menos dúvidas, a defesa é o núcleo em que o professor mais tem mexido. Quase que exclusivamente devido a lesões e a castigos, Jesualdo Ferreira já emparelhou nove quartetos defensivos diferentes.

No ataque, Jesualdo Ferreira tem promovido diversas alterações por questões de ordem técnica, já contabilizando oito tridentes ofensivos diferentes. Apesar de já ter sido preterido em alguns jogos, em gestão de esforço, o capitão Alan é o jogador que mais tempo esteve em campo entre os atletas do ataque.

Eduardo e Nuno André Coelho lideram nos minutos

Totalista no campeonato, Eduardo é um dos jogadores com mais minutos somados em todas as competições. O dono da baliza do Sp. Braga apenas foi poupado no jogo diante do Gafetense, equipa dos distritais de Portalegre, somando 1080 minutos com a camisola dos Guerreiros.

Registo semelhante tem o defesa Nuno André Coelho. A exemplo de Eduardo, o jogador de 27 anos apenas não atuou no confronto com o Sporting por se encontrar lesionado. Titular nos restantes doze jogos, Nuno André Coelho também contabiliza 1080 minutos nas pernas

Equipa repetida por Jesualdo Ferreira nos jogos com o Rio Ave o Olhanense:Eduardo; Baiano, Aderlan Santos, Nuno André Coelho e Elderson; Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael; Alan, Éder e Pardo.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Nuno Carvalho avança contra Salvador
O empresário Nuno Carvalho confirmou esta noite a O JOGO que participará nas eleições para a presidência do Braga, a 13 de dezembro


A corrida pela presidência do Braga será a dois, com Nuno Carvalho a defrontar o atual presidente António Salvador.

Foi o porta-voz do empresário, André Dias, a confirmar isso mesmo em conversa telefónica a O JOGO online, adiantando que a candidatura será apresentada nos próximos dias.

O JOGO

brigada da relote

Nuno Carvalho mantém intenção de ser candidato à presidência do Braga

Nuno Carvalho mantém em aberto a possibilidade de se candidatar à presidência do Sporting de Braga, apesar de António Salvador ter hoje confirmado que avançará.

Na quarta-feira, Nuno Carvalho fez saber que avançaria se António Salvador não apresentasse a sua candidatura hoje, o primeiro dia do prazo previsto para o efeito e que se estende até 28 de novembro.

O atual presidente confirmou à agência Lusa que vai recandidatar-se, mas como "não cede a pressões ou ultimatos", apresentará a sua lista no dia em que entender ser "conveniente", dentro do prazo definido.

Perante este cenário, "e como António Salvador não entregou a candidatura", Nuno Carvalho mantém em aberto a possibilidade de ir a votos, conforme o comunicado divulgado na quarta-feira, explicou o seu porta-voz à Lusa.

"Tiveram muito tempo para corrigir a irregularidade que ditou o adiamento das eleições e por isso dissemos que António Salvador devia apresentar a sua candidatura hoje", afirmou.

Assim sendo, a candidatura do empresário à presidência do clube minhoto continua em cima da mesa, isto apesar de, numa primeira fase, já ter dito que se António Salvador fosse candidato não avançaria.

LUSA

brigada da relote

Salvador recandidata-se mesmo à presidência
Actual presidente do Sporting de Braga vai a votos contra Nuno Carvalho, a 13 de Dezembro


António Salvador garantiu esta quinta-feira, à Agência Lusa, que se irá recandidatar à presidência do Sporting de Braga.

As eleições estão agendadas para 13 de Dezembro, uma vez que houve um adiamento do acto, depois de terem sido detectadas algumas irregularidades na lista inicial que o actual presidente entregou.

António Salvador prepara-se, assim, para dar continuidade ao projecto iniciado no clube minhoto, há dez anos.

Nuno Carvalho será o opositor de Salvador no acto eleitoral do próximo mês.

RR

brigada da relote

O nosso internacional
Nené estreou-se pela Seleção Nacional sub-19


O graciosense do Sporting de Braga, Nené, estreou-se esta quinta-feira com a camisola da Seleção Nacional de futebol sub-19, no arranque da fase de qualificação para o Europeu de 2014.

Os portugueses venceram a selecão do Luxemburgo por 3-0. Nené entrou aos 84 minutos.

O médio do Braga que um dia deixou o Guadalupe para sonhar mais alto já tinha sido chamado para um estágio dos sub-19, em setembro último, mas ainda não tinha jogado pela Equipa das Quinas.

Mesmo antes da estreia, em entrevista ao site da Federação, Nené frisou que este momento é diferente porque está integrado na preparação para os jogos do primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de 2014. "Este estágio é completamente distinto. O grupo é mais reduzido, os treinos são mais específicos, e isso reflete-se no trabalho", referiu, acrescentando sentir claramente que a união entre os jogadores pode ser uma das chaves para a qualificação. "Os meus colegas receberam-me muito bem e sinto que estamos mesmo muito unidos. Acredito que podemos garantir o nosso objetivo após as três partidas, que passa pela qualificação para a Ronda de Elite", salientou ao fpf.pt.

O próximo jogo de Portugal no apuramento é sabado com San Marino.

RTP

brigada da relote


JotaCC

 Entrevista com Amílcar: ''Objectivo passa por ajudar o SC Braga/AAUM a superar a classificação da época transacta''

Ricardo Amílcar Silva Gomes, 27 anos, o ala, é um dos jogadores mais experientes do SC Braga/AAUM e internacional pela seleção A. Entrevistado pelo modalidades.com.pt, o jogador revelou os seus desejos, objectivos pessoais e clubísticos. Amílcar cumpre a sua terceira época em Braga: o camisola 12 bracarense começou a sua carreira no Coimbrões em 2004/05, passando pelo Modicus onde esteve quatro temporadas - 2005/09 - transferindo-se depois para a Fundação Jorge Antunes, onde permaneceu dois anos - 2009 a 2011- ano em que chega a Braga.

Modalidades.com.pt: Quais são os seus objectivos em termos individuais e de equipa para esta época?

Amílcar (A): O meu principal objectivo passa por ajudar o SC Braga/AAUM a superar a classificação alcançada na época transacta. O ano passado conseguimos fazer história, ao ficar em quinto lugar, e marcar presença na final da Taça de Portugal. Este ano estamos a trabalhar para voltar a lutar pela Taça e pelos lugares mais cimeiros da tabela.

Tem muitos títulos relevantes a nível universitário e um no escalão secundário. Acha que só falta conquistar um título no escalão principal?

A: Tive a felicidade de poder participar em campeonatos nacionais, europeus e mundiais, ao nível da competição universitária, e alcançar alguns títulos de que me orgulho, como o de campeão mundial universitário em 2008. Claro que gostaria de alcançar um título no escalão principal do futsal, pois é para isso que trabalho, e estou confiante que possa ser este ano. Mas tenho consciência da dificuldade acrescida, porque há uma desigualdade evidente entre as duas equipas totalmente profissionais e todas as outras.

Vai para a tua terceira época no SC Braga/AAUM. Como analisa o clube agora em relação ao ano em que chegou?

A: Eu cheguei ao SC Braga/AAUM na época 2011/2012 e, desde então, tenho acompanhado a evolução muito positiva do clube a todos os níveis. O clube tem um projecto muito interessante, estruturado e sustentado, com uma Direção que desenvolve um trabalho muito meritório. Na minha primeira época, lutámos pela manutenção e actualmente lutamos pelo topo da tabela, e pela final da Taça. Em duas épocas e meia conseguimos cimentar a posição da equipa na primeira divisão, apesar das mexidas no plantel.

O SC Braga/AAUM está a realizar um grande campeonato, sendo uma das melhores equipas e a praticar um excelente futsal. Está surpreendido com isso?

A: Não estou surpreendido de todo. Apesar das muitas alterações no plantel, relativamente à época anterior, e de termos uma equipa muito jovem, a verdade é que temos muita qualidade individual, com jovens valores que têm uma margem de progressão enorme e certamente vamos continuar a melhorar. Além disso, como colectivo, funcionamos muito bem, pois somos uma equipa muito organizada, com um modelo de jogo definido e isso também se deve ao excelente trabalho da equipa técnica que nos orienta.

O SC Braga/AAUM tem uma equipa renovada. Como vê a integração dos mais novos e dos menos experientes?

A: O SC Braga/AAUM tem apostado na formação de novos atletas, bons atletas, como se tem visto. O projecto está orientado nesse sentido, e bem, a meu ver, pois proporciona aos mais jovens a oportunidade de aprenderem e crescerem enquanto atletas, disputando jogos ao mais alto nível. Parece-me que é uma aposta ganha, porquanto nota-se que já evoluíram muito desde o início da época. Já assumem um papel importante no seio da equipa, como se comprova pelas estatísticas dos jogos. O clube já tem a tradição de ter um balneário unido, que funciona como um grupo de amigos, e isso facilita a integração dos mais novos na equipa, e nas suas dinâmicas.

Gostava de jogar num clube de outro patamar?

A: Sim. Penso que qualquer jogador tem a ambição de progredir na sua carreira. Por isso mesmo, gostaria de atingir outro patamar na minha e ter a possibilidade de representar uma equipa profissional, e/ou jogar num campeonato mais competitivo.

Dado o seu percurso como jogador, está a ser a sua melhor época?

A: Eleger "a melhor época", é sempre relativo. A verdade é que tento sempre dar o melhor de mim, evoluindo e melhorando a cada dia e a cada época. Neste momento estou no SC Braga/AAUM, um clube com objectivos ambiciosos, que joga de igual para igual com qualquer equipa, e que pratica um futsal com muita qualidade. Para além disso, está a um ponto do líder do campeonato e estou convicto de que ainda vai melhorar. Portanto está a ser uma excelente época, espero que culmine da melhor forma, que é para isso que eu, e toda a equipa, trabalhamos todos os dias.

O que sentiu quando recebeu a chamada do Jorge Brás?

A: Qualquer jogador no meu lugar ficaria orgulhoso. Ser chamado à Seleção é um reconhecimento do trabalho e esforço diário, que obviamente me deixa muito satisfeito. De todas as vezes que fui chamado, o sentimento foi sempre de felicidade por tudo o que representa poder vestir a camisola da seleção nacional.

Espera estar presente na convocatória da seleção para o Europeu na Bélgica?

A: Claro que gostaria de poder representar Portugal no Europeu. Sei que tenho muitos colegas com a mesma ambição, atletas com muita qualidade, mas temos que esperar para ver as opções que o nosso selecionador vai tomar.

Como foi recebido no seio da Seleção?

A: Sempre fui bem recebido no seio da Seleção. Também já nos conhecemos todos dos clubes, uns mais intimamente que outros, mas o ambiente é sempre muito bom e de união em torno do mesmo objetivo: dar tudo por Portugal.

Tem algum jogador referência no futsal?

A: Tenho três grandes referências na modalidade: o Arnaldo e o Pedro Costa, dois dos melhores jogadores de sempre no nosso país, que eram as referências do futsal português quando iniciei a minha carreira, e o Ricardinho, que, na minha opinião, é o melhor jogador do mundo.

MODALIDADES.COM.PT