News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/11

Started by JotaCC, 08 de November de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Taça da salvação

À procura da quinta final. De olhos postos no Jamor, a Taça de Portugal assume-se como um dos grandes objectivos da época e como uma espécie de taça da salvação, num jogo de viragem e de tónico para a equipa bracarense superar o momento delicado que atravessa. As quatro derrotas consecutivas na Liga, colocam o foco totalmente na prova rainha do futebol português, com o jogo em Olhão a traduzir-se de relevância elevada para as ambições dos arsenalistas, feridos após os dois desaires consecutivos no Estádio Axa, frente à Académica e Rio Ave, e a queda para o 9.º lugar.

Frente ao Olhanense, no domingo, Jesualdo Ferreira joga uma cartada importante, tendo em conta a grande ambição do presidente António Salvador em conquistar a Taça de Portugal, desígnio já também assumido publicamente pelo técnico. Há vários anos que os guerreiros procuram chegar a uma nova final da Taça de Portugal, cuja última vez data de 1998. Nessa temporada, ao comando de Alberto Pazos, o Sp. Braga mediu forças com o FC Porto na final, mas acabou eliminado pelos azuis e brancos, por 3-1. Desde essa altura, contabilizam-se duas meias-finais na história da equipa bracarense na Taça de Portugal: em 2007, o Sp. Braga foi eliminado nas meias-finais pelo Belenenses, ao perder por 2-1, após prolongamento; três anos antes, em 2004, foi o FC Porto a ditar o afastamento dos arsenalistas, vencendo por 1-3.

No histórico da equipa bracarense, registam-se mais três finais anteriores a 1998. Em 1982, Sporting e Sp. Braga mediram forças, com os leões a levarem a melhor, ao vencerem por claros 4-0; em 1977, foi o FC Porto a erguer o troféu, após triunfo por 1-0 aos arsenalistas e, em 1966, a mítica final com o Vitória de Setúbal. No museu do clube figura uma Taça de Portugal, conquistada nesse ano, fruto de um golo de Miguel Perrichon, aos 77 minutos, que ofereceu à equipa então orientada por Rui Sim-Sim a primeira Taça de Portugal - e única - do clube.
Nas últimas épocas, o melhor que o Sp. Braga conseguiu foi chegar aos quartos-de-final. Na temporada passada, caiu em Guimarães, diante do Vitória, por 2-1, após prolongamento e, em 2009/10, foi batido pelo Rio Ave, 5-6, na conversão de grandes penalidades.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno Carvalho quer justificação sobre adiamento das eleições

O adiamento para 13 de dezembro do ato eleitoral para a presidência do SC Braga, devido a uma irregularidade detetada na candidatura de António Salvador, suscita algumas dúvidas ao empresário Nuno Carvalho, que deseja ver rapidamente tudo esclarecido.

«Estranhamos que, num momento em que desportivamente os resultados são contrários ao que seria expectável, ao fim de dez anos a apresentar candidaturas, pessoas tão experientes apresentem agora uma com irregularidades e não tenham querido, depois, corrigi-las», observou o porta-voz do empresário.

O objetivo de Nuno Carvalho é, por isso, ter esclarecimento pleno da situação. «Queremos que António Salvador, em nome da transparência de que fala, diga qual foi a irregularidade e que, por respeito aos sócios e adeptos, diga em definitivo se é ou não candidato,» pediu a mesma fonte.

A BOLA

JotaCC

SAD FARTA-SE DE WHELTON
RESCISÃO IMINENTE>>Suspenso desde a semana passada e com um processo disciplinar, avançado deixou de contar para a sociedade desportiva. Rotulado de craque, brasileiro não gostou de ficar apenas pela equipa B

Chegou a Braga no verão com a fama de craque e agora está prestes a deixar o clube pela porta pequena, sem qualquer glória. Alvo de comparações com Hulk, a maior parte delas exageradas ou baseadas somente na sua compleição física, Whelton depressa deixou de ser um investimento promissor para se tornar num problema contínuo, estando suspenso desde a semana passada e com um processo disciplinar, que o proíbe de frequentar as instalações do clube. O epílogo desta curta passagem por Portugal será a rescisão do contrato, válido até junho de 2015, por empréstimo do Grémio Anápolis, tal como já está a ser negociado entre a SAD do clube e os representantes do jogador.


Escasso-Whelton só defrontou equipas da I Liga em jogos particulares

Primeiro, eram as saudades do Brasil a condicionar a adaptação ao futebol português e o rendimento ao serviço dos bês; depois, passou a lidar mal com a frustração de não ser chamado à equipa principal, ao invés dos companheiros Cristiano, Tiago Sá, Tomás Dabó, André Pires, Hebert, Diogo Ribeiroe Kappel, sugerindo, frequentemente, que mais valia regressar ao seu país. Os responsáveis bracarenses chegaram a considerar que semelhante desabafo seria natural num jovem de 21 anos, habituado a ostentar o estatuto de estrela pelos clubes por onde passara, mas a paciência esgotou-se a partir do momento em que passou a claudicar em obrigações profissionais indispensáveis, como, por exemplo, falhar duas sessões matinais de tratamento a uma lesão (estiramento numa coxa).

O corte está em vias de ser formalizado, de tal forma que deixou de contar para o técnico José Alberto Costa antes do jogo com o Beira-Mar, referente à última jornada, assim como para o técnico Jesualdo Ferreira, que deu luz verde à sua contratação depois de ter recebido boas indicações sobre as qualidades do jogador da parte do scouting do clube. Fortíssimo no um contra um e adaptável a qualquer posição na linha da frente, Whelton parecia ter tudo para triunfar e tornar num breve episódio a sua passagem pela equipa B, mas a personalidade instável prejudicou-o significativamente, roubando-lhe concentração e disponibilidade nos treinos. Resultado: nunca conseguiu realizar um jogo completo.
Ao cabo do primeiro mês em Braga, longe dos amigos e dos familiares, o jovem brasileiro deu o primeiro sinal de alarme. Queria voltar quanto antes ao Brasil e esquecer, de uma vez por todas, a aventura na Europa, com que tanto sonhara. O Braga fez os possíveis por tranquilizá-lo e até arranjou forma de trazer para Portugal a mãe e a namorada, que passaram a residir com o jogador, mas as saudades nunca deixaram de ser latentes e manifestaram-se mal surgiram as primeiras contrariedades. É o fim da linha para Whelton.

7
O Braga é o sétimo clube na carreira de Whelton, depois de Tuna Luso, Sport Recife, Atlético Goianiense, Castanhal, Paysandu e Grémio Anápolis

8
Titular em oito ocasiões, foi suplente utilizado contra o Trofense

2
Dois anos é a duração do contrato de empréstimo




Mesquita e José Mendes na base da irregularidade

A irregularidade detetada na lista dos candidatos aos diferentes órgãos sociais do Braga, encabeçada por António Salvador, que motivou o adiamento das eleições para 13 de dezembro está relacionada com um desentendimento entre Mesquita Machado, o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga, e José Mendes, o presidente da Assembleia Geral do Braga. Segundo apurou O JOGO, a futura lista diretiva implicará pontuais trocas e, nesse âmbito, o atual presidente da Assembleia Geral não está na disposição de passar o testemunho ao ex-autarca, que, até ao momento, tem presidido ao Conselho Geral, um órgão consultivo do qual fazem parte ex-presidentes da direção e outros elementos com passado na história do clube. Farto desta guerra surda, António Salvador fez então questão que a tal irregularidade seja corrigida à luz dos estatutos, na esperança também que até lá José Mendes reconsidere a sua posição.



Carvalho quer explicação até hoje
Empresário avança como candidato se Salvador desistir

Depois de se ter reunido na noite de quarta-feira com um grupo de apoiantes, Nuno Carvalho entende que chegou o momento de António Salvador explicar a irregularidade que ditou o adiamento das eleições do Braga e só vai esperar até ao fim do dia de hoje. "Estranhamos que pessoas tão experientes apresentem irregularidades e não tenham querido corrigi-las", afirmou André Dias, o porta-voz de Nuno Carvalho, citado pela agência Lusa, confirmando que o empresário de 37 anos avançará como candidato à presidência em caso de desistência de António Salvador. Fonte próxima de António Salvador garantiu, porém, a O JOGO que Nuno Carvalho vai ficar sem resposta. "Estranhamos que uma figura que já apoiou inequivocamente o atual presidente apareça agora a fazer ultimatos", comentou.



Do Anápolis só vingou Mauro

Titular em 10 jogos esta época – oito para a Liga e dois para a Liga Europa; Mauro está nos antípodas de Whelton no tocante a adaptar-se com êxito no Braga, na condição de jogador emprestado pelo Grémio Anápolis. Oriundo do Gil Vicente, o médio chegou à Pedreira na época passada para representar a equipa B, mas depressa foi chamado por José Peseiro à equipa principal, causando melhor impressão do que o compatriota Manoel, também pertencente aos quadros do Grémio Anápolis. No verão, o avançado rescindiu com o Braga para assinar pela Académica, onde tem sido pontualmente utilizado.



Rúben Micael é a dúvida

Substituído por Hugo Vieira aos 62 minutos do jogo com o Rio Ave, Rúben Micael corre o risco de perder a titularidade na visita de domingo ao Olhanense. Atendendo a que o adversário da quarta eliminatória da Taça de Portugal também atua no principal campeonato português, o técnico Jesualdo Ferreira não fará poupanças, mas não terá ficado agradado com a exibição do médio criativo na última jornada, pelo que não espantará se este regressar ao banco, como se verificou frente ao Gil Vicente. Suplente utilizado contra o Rio Ave, Pardo pode reconquistar a titularidade.

O JOGO

JotaCC

Salvador exortado a explicar erro eleitoral

NUNO CARVALHO, sócio do Braga, pede ao presidente da Direção, António Salvador, que explique, até hoje, a irregularidade que ditou o adiamento das eleições no clube para 13 de dezembro.
"Estranhamos que [...] ao fim de dez anos a formalizar candidaturas, pessoas tão experientes apresentem agora uma com irregularidades e não tenham querido, depois, corrigi-las", diz o empresário, citado pela Lusa.
"Queremos que António Salvador [...] diga qual foi a irregularidade e que, por respeito aos sócios e adeptos, diga em definitivo se é ou não candidato", acrescenta Nuno Carvalho.
Se Salvador confirmar a recandidatura, o empresário de 37 anos não deverá avançar, caso contrário "seguramente que sim", garante.
A 25 de outubro, no limite da apresentação das candidatura para a eleição inicialmente marcada para amanhã, Carvalho disse que ia a votos, mas logo recuou, face ao anúncio, de que Salvador ia, afinal, recandidatar-se.

JN

brigada da relote

Taça exige principais figuras na equipa

A Taça de Portugal como terra de oportunidades é um conceito desfeito e inapropriado, atendendo ao momento do SC Braga. A deslocação ao Algarve, para defrontar o Olhanense, é um jogo interdito a menores de 18, sensível à difícil conjuntura da equipa de Jesualdo Ferreira.

A série de quatro derrotas consecutivas na Liga suspende o direito a novas cedências no imediato e convoca todas as primeiras figuras do plantel, sobretudo na abordagem a uma prova que não admite qualquer tipo de hesitação ou deslize. Ironicamente, bem ao jeito desta equipa, cujos resultados comprovam o risco permanente das suas atuações: 12 jogos, seis vitórias, seis derrotas.

Neste contexto, o professor deverá conservar boa parte da estrutura que tem merecido a sua confiança nos últimos jogos, mesmo que ensombrados pelo insucesso. A boa primeira parte da última partida, na receção ao Rio Ave, por exemplo, sustenta a convicção de que há ideias para explorar neste onze, ainda que o lado anímico tenha um peso incalculável.

É num quadro de enorme pressão que os bracarenses esperam... e desesperam pelo equilíbrio das suas ações, confiantes de que este desafio da Taça é um bom princípio para inverter a tendência e mudar a trajetória dos seus desempenhos, ultimamente com ganhos irreconhecíveis: curiosamente, é nesta prova que se descobrem os últimos festejos arsenalistas, consequência do triunfo (2-0) em casa do modesto Gafetense (1.ª Divisão AF Portalegre).

De volta ao presente, Cristiano não deverá repetir, em Olhão, a titularidade da eliminatória anterior: a experiência de Eduardo poupa-o... à rotação. Daí para a frente, também não será razão para imaginar uma infinidade de mudanças, apesar do momento menos feliz de alguns dos guerreiros.

Rúben Micael e Éder são casos paradigmáticos: o primeiro vive dias de desinspiração, o segundo ainda não fez as pazes com a baliza, mas o talento pode ser precioso em desafio tão sério.

A BOLA

JotaCC

O chumbo de Coimbra no início da carreira
JESUALDO SOMOU 6 DERROTAS SEGUIDAS EM 84/85

Professor vai dar a volta segundo a opinião de Flávio das Neves e Rolão Preto.

No final do jogo com o Rio Ave, onde o Sp. Braga somou a quarta derrota consecutiva no campeonato, Jesualdo afirmou que nunca tinha passado por uma situação assim, mas a verdade é que o treinador já viveu momentos bem piores, alguns que culminaram em despedimentos. O primeiro dos quais teve lugar em Coimbra quando Jesualdo se estreou no escalão máximo do futebol português. Na época de 1984/85, à vitória na 1.ª jornada seguiram-se seis desaires e o chicote estalou mesmo.

RECORD

brigada da relote


JotaCC

Tiago Brito: ''Equipa difícil com um sistema de jogo diferente''




No próximo sábado, dia 9 de Novembro, o SC Braga/AAUM recebe a Académica de Coimbra, pelas 16h00, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho em Gualtar (Braga), em jogo a contar para a 10ª Jornada da Liga Sport Zon Futsal.

Os guerreiros do Minho têm vindo a fazer um campeonato imaculado em casa, contando por vitórias todos os jogos até agora disputados e têm-se revelado umas das grandes equipas deste campeonato, ao lutar pelos primeiros lugares.

As duas equipas vêm de vitórias nas jornadas anteriores: o SC Braga/AAUM foi vencer o SL Olivais por uns expressivos 6-3, enquanto os estudantes bateram em casa o lanterna vermelha, Vila Verde, por 4-3 em jogo polémico.

Todavia, é de destacar que Paulo Tavares não vai poder contar para este encontro com duas peças importantes: o guarda-redes Pli e o Universal Ciro, ambos lesionados, André Coelho e Fábio Cecílio estiveram ausentes dos trabalhos porque se encontrarem ao serviço da seleção de Sub21, mas já estão as ordens do técnico.

Na antevisão do encontro ao modalidades.com.pt, o técnico-adjunto, Luís Silva, referiu, em relação à ausência dos quatro elementos da equipa durante a semana, que "o André e o Fábio estiveram a trabalhar noutro registo, ao serviço da seleção, mas hoje (quinta-feira) já vão treinar e não deve haver problema quanto à preparação do jogo. Em relação ao Pli e ao Ciro são duas ausências que se vão fazer notar, mas temos capacidade e temos gente capaz de suprimir as ausências."

Por sua vez, Tiago Brito referiu que a equipa irá defrontar um adversário com um sistema de jogo diferente das equipas anteriores: "Vai ser um jogo difícil como os outros, pois é uma equipa que pratica um bom futsal. Joga de uma forma a que a nossa equipa não tem estado habituada nos últimos jogos, pois estamos acostumados a jogar com defesas individuais e vamos apanhar uma defesa à zona. Esta semana temo-nos preparado para esse sistema de jogo, por isso esperamos conseguir os três pontos, objetivo do SC Braga/AAUM."

No confronto directo entre estas duas equipas, em Braga, a Briosa nunca conseguiu pontuar e em quatro jogos obteve quatro derrotas.

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

#8
Seleção: William Carvalho é a novidade para a operação Suécia
Paulo Bento divulgou os 23 convocados para os jogos do play-off.


Já é conhecida a convocatória da seleção nacional para o duplo compromisso com a Suécia, no play-off de apuramento para o Mundial 2014. A grande novidade é a chamada de William Carvalho, médio do Sporting.

Os jogos com a Suécia realizam-se nos próximos dias 15 e 19.

Os 23 convocados:
Guarda-redes: Beto, Eduardo e Rui Patrício;
Defesas: André Almeida, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Pepe, Neto, Ricardo Costa e Antunes;
Médios: Josué, João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles, Ruben Micael e William Carvalho;
Avançados: Bruma, Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida, Helder Postiga, Nani, Varela e Éder.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Jogo com Olhanense é perigoso»
QUER TERMINAR SÉRIE DE DERROTAS


Jesualdo Ferreira alertou esta sexta-feira para os perigos do jogo de domingo contra o Olhanense, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

"É um jogo perigoso, como todos os outros. É uma partida para ganhar. Sabemos que mudaram de treinador mas temos as referências do último jogo. O Paulo Alves pode surpreender, mas estamos preparados para isso", afirmou o técnico do Sp. Braga em conferência de imprensa.

O técnico rejeitou ainda a ideia de que jogar para a Taça, um dos objetivos do presidente António Salvador para esta época, seja pressão adicional: "Não há forma diferente de encarar os jogos, em especial da fase em que nos encontramos. Há que fazer um reforço da confiança naquilo que os jogadores são capazes de fazer e já fizeram. É um complemento importante para o trabalho princiapal."

O Sp. Braga está numa série de quatro derrotas seguidas e procura dar um pontapé na crise no Estádio do Algarve. A equipa viaja esta sexta-feira e faz um treino à porta fechada no sábado. 

RECORD

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Presidente só entrou uma vez zangado no balneário"
Treinador do Braga defende que a equipa precisa de "um reforço de confiança", a mesma que o presidente lhe transmitiu no domingo


As idas ao balneário de António Salvador, presidente do Braga, foram analisadas com detalhe por Jesualdo Ferreira. O treinador dos arsenalistas falou em várias e garante que só por uma vez o líder da SAD se apresentou aborrecido.

"O presidente [António] Salvador foi ao balneário mais do que uma vez: para me apresentar, para falar do jogo com o Sporting, para dizer que não se candidatava e depois que se candidatava. A única vez que entrou na cabina zangado foi depois do jogo com o Nacional e acho muito bem. As outras não foi esse o tema que esteve em causa. Nem era bom que acontecesse isso porque essas ações vulgarizam a ação de um presidente. E no último jogo [em casa com o Rio Ave] foi dar confiança, que é aquilo que sinto. Essa confiança também sinto para o jogo de domingo".

É, aliás, de confiança que o grupo precisa e Jesualdo Ferreira fez questão de a transmitir publicamente. "Não há nenhuma preparação especial, há apenas o reforço de confiança permanente naquilo que os jogadores são capazes de fazer e já fizeram. O caminho mais importante na preparação mental dos jogadores é o reforço de confiança. Não podemos nem devemos fazer mais nada", confessou, salientando que "quando não se ganha tudo é motivo de discussão".

JESUALDO FERREIRA
"Jogo com Olhanense é... perigoso"
Treinador dos arsenalistas pede atenção para o embate da Taça e mostrou-se satisfeito pelas chamadas de Eduardo, Rúben Micael e Éder à seleção


A conferência de antevisão de Jesualdo Ferreira do jogo deste domingo, no Estádio José Arcanjo, com o Olhanense, a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, começou com um comentário muito curto à convocatória de Eduardo, Éder e Rúben Micael para os jogos decisivos da Seleção Nacional com a Suécia. "É um sinónimo de qualidade desses jogadores", limitou-se a dizer o treinador do Braga.

Sobre o Olhanense, de Paulo Alves, Jesualdo considerou: "Todos os jogos são perigosos, este é mais um. Podemos usar essa palavra diferente para não dizer que é importante. Todos os jogos são para ganhar, este é mais um. O Olhanense mudou de treinador, temos as referências do último jogo [empate na Choupana, com o Nacional], há questões em que podemos ser surpreendidos mas temos que estar preparados para isso", defendeu.

O JOGO

brigada da relote

«Até me rio com algumas coisas que são escritas para seguir determinada doutrina» – Jesualdo Ferreira

Na antevisão da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Olhanense, o tema forte foi a instabilidade que os bracarenses estão a atravessar.

«Sempre fui pragmático e sereno nas minhas opiniões. É verdade que não temos conseguido vencer e quando isso não acontece há sempre motivos para justificar a derrota.»

O técnico dos bracarenses mostrou-se ainda indignado com algumas opiniões que têm surgido sobre a forma de jogar da equipa:

- «Até me rio com coisas que são escritas para seguir determinada doutrina. Até se chegou ao ponto de dizer que sou um treinador defensivo!»

O professor Jesualdo Ferreira falou assim abertamente das questões táticas que afetam o clube minhoto:

«A dinâmica de uma equipa ultrapassa qualquer questão tática. Quando se diz que jogar com duplo pivô é defensivo... só dá vontade é de rir. Grandes equipas na europa jogam assim e ninguém diz que são defensivas.»

Confrontado sobre a falta de moral e alguma falta de confiança nos jogadores, o timoneiro foi incisivo: «a melhor preparação que se pode fazer é o reforço da confiança na qualidade dos atletas. Nós sabemos aquilo que eles são capazes de fazer.»

As eleições para a presidência do clube foram recentemente adiadas e na opinião do professor, «era bom que nada nos desfocasse da nossa tarefa", porém, o técnico também sabe que "não se pode fugir das eleições.»

Jesualdo Ferreira confirmou a ida do presidente António Salvador aos balneários, mas disse que, «na maior dos casos, nem é para falar sobre os jogos. A única vez que o presidente entrou zangado no balneário foi depois da derrota frente ao Nacional da Madeira (3-0), e aí, até achei bem. Após o desaire com o Rio Ave, o presidente esteve com o grupo mas com o intuito de reforçar a confiança no trabalho que estamos a desempenhar.»

Quanto ao próximo jogo com os algarvios, o técnico afirmou que este poderá ser um adversário perigoso:
«Sabemos que o Olhanense trocou recentemente de treinador e estamos avisados para o perigo que poderá ser esta eliminatória. No entanto, também estamos preparados para uma eventual surpresa e temos a consciência da nossa obrigatoriedade de vencer.»

Sobre a convocatória de Paulo Bento para o play-off da Seleção Nacional, que incluiu três jogadores do SC Braga (Eduardo, Rúben Micael e Éder), Jesualdo Ferreira afirmou que é "um sinónimo da qualidade dos atletas".

Os bracarenses defrontam o Olhanense no próximo domingo, pelas 17 horas, no Estádio José Arcanjo, em Olhão.

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo prevê "jogo perigoso" para o Braga em Olhão
Após quatro quatro derrotas seguidas no campeonato, o Braga apresta-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, que levará a equipa minhota ao Algarve. No desafio deste domingo (17 horas), a disputar no terreno do Olhanense, o treinador Jesualdo Ferreira antevê "um jogo perigoso, como todos"


"Todos os jogos são perigosos, mas vamos lá para ganhar", afirmou Jesualdo Ferreira, numa conferência de Imprensa em que o professor deu uma aula de futebol e de psicologia desportiva. "Vamos jogar com o reforço de confiança permanente", disse o treinador, como quem pretende uma certa desforra dos maus resultados na primeira liga.

E se, além dos resultados adversos, o próprio clube vive alguma indefinição diretiva - as eleições que estavam marcadas para este sábado foram adiadas para 13 de dezembro -, Jesualdo Ferreira não foge à questão. "Era bom que não houvesse desfocagem, mas não podemos fugir a isso, porque há datas marcadas e estatutos a respeitar", verifica o treinador.

O professor insiste no "reforço permanente da confiança" entre a equipa e garante que o presidente do clube é o primeiro a dar apoio moral aos jogadores. "A única vez que o vi a entrar zangado no balneário foi após o jogo com o Nacional. E, nesse dia, ele tinha razão", rematou Jesualdo.

JN

brigada da relote

Jesualdo Ferreira espera jogo "perigoso" em Olhão, mas vai para ganhar

O treinador do Sporting de Braga disse nesta quarta-feira esperar um jogo perigoso e difícil diante do Olhanense, domingo, da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, mas a ambição é passar à fase seguinte.

O Braga atravessa uma crise depois da quarta derrota consecutiva no campeonato registada no domingo (1-0 com o Rio Ave, em casa), mas garantiu que "não foi feita nenhuma preparação especial em termos psicológicos" para o embate com os algarvios.

"Só o reforço de confiança que é feito permanentemente. Os jogadores merecem toda a confiança, sei do que eles são capazes", disse Jesualdo Ferreira.

Ainda assim, o treinador mostrou-se "preocupado" com o rendimento da equipa em casa - três derrotas em cinco jogos na I Liga e eliminação da Liga Europa pelo Pandurii - e disse "não ter resposta" para isso.

Sobre a partida com o Olhanense, considerou que "todos os jogos são perigosos e este é mais um". "Será um jogo difícil, mas esta é uma prova diferente e vamos lá para ganhar porque queremos seguir em frente", afirmou.

O técnico notou que o Olhanense mudou recentemente de treinador, trocando Abel Xavier por Paulo Alves, e que, por isso, as referências da equipa algarvia sob o comando da nova equipa técnica resumem-se ao último jogo para o campeonato.

"Pode haver elementos surpresa para nós, mas o Paulo [Alves] também poderá ter alguma do Braga", disse.

Instado sobre se preferia que não existisse a indefinição causada pelo adiamento das eleições no clube (inicialmente marcadas para sábado, vão realizar-se a 13 de dezembro), Jesualdo Ferreira admitiu que era bom que ela não contribuísse para uma "desfocagem" da equipa.

"Não podemos evitar que isso aconteça nem podemos fugir disso, há datas marcadas e estatutos para respeitar. Era desejável que não houvesse nada que nos pudesse desfocar das nossas tarefas, mas acho que é normalíssimo, não vejo que possa ter peso no nosso trabalho", disse.

Considerou ainda que as idas de António Salvador ao balneário são normais e que só por uma vez, a seguir à derrota com o Nacional, se mostrou "zangado" com os jogadores.

"O presidente já foi à cabine algumas vezes, antes do jogo do Sporting para incentivar a equipa, anunciar que não se recandidatava e depois que se recandidatava. A única em que entrou zangado foi depois do jogo com o Nacional, e achei muito bem. Nas outras, não foi esse o tema que esteve em causa, nem era bom que isso acontecesse porque essas ações vulgarizam a ação de um presidente. No último jogo [em casa com o Rio Ave] foi dar confiança, que é aquilo que sinto", disse.

A equipa volta a treinar no sábado, já no Algarve, às 17:00. O jogo entre Olhanense e Sporting de Braga realiza-se no domingo, às 17:00, no Estádio José Arcanjo, em Olhão.

LUSA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira mantém "toda a confiança"
Técnico dos arsenalistas mostra-se "preocupado" com o baixo rendimento do plantel, mas assume que mantém a confiança nos jogadores e que espera vencer em Olhão, na Taça de Portugal


O treinador do Sporting de Braga disse nesta quarta-feira esperar um jogo perigoso e difícil diante do Olhanense, domingo, da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, mas a ambição é passar à fase seguinte.

O Braga atravessa uma crise depois da quarta derrota consecutiva no campeonato registada no domingo (1-0 com o Rio Ave, em casa), mas garantiu que "não foi feita nenhuma preparação especial em termos psicológicos" para o embate com os algarvios.

"Só o reforço de confiança que é feito permanentemente. Os jogadores merecem toda a confiança, sei do que eles são capazes", disse Jesualdo Ferreira.

Ainda assim, o treinador mostrou-se "preocupado" com o rendimento da equipa em casa - três derrotas em cinco jogos na I Liga e eliminação da Liga Europa pelo Pandurii - e disse "não ter resposta" para isso.

Sobre a partida com o Olhanense, considerou que "todos os jogos são perigosos e este é mais um". "Será um jogo difícil, mas esta é uma prova diferente e vamos lá para ganhar porque queremos seguir em frente", afirmou.

O técnico notou que o Olhanense mudou recentemente de treinador, trocando Abel Xavier por Paulo Alves, e que, por isso, as referências da equipa algarvia sob o comando da nova equipa técnica resumem-se ao último jogo para o campeonato.

"Pode haver elementos surpresa para nós, mas o Paulo [Alves] também poderá ter alguma do Braga", disse.

Instado sobre se preferia que não existisse a indefinição causada pelo adiamento das eleições no clube (inicialmente marcadas para sábado, vão realizar-se a 13 de dezembro), Jesualdo Ferreira admitiu que era bom que ela não contribuísse para uma "desfocagem" da equipa.

"Não podemos evitar que isso aconteça nem podemos fugir disso, há datas marcadas e estatutos para respeitar. Era desejável que não houvesse nada que nos pudesse desfocar das nossas tarefas, mas acho que é normalíssimo, não vejo que possa ter peso no nosso trabalho", disse.

Considerou ainda que as idas de António Salvador ao balneário são normais e que só por uma vez, a seguir à derrota com o Nacional, se mostrou "zangado" com os jogadores.

"O presidente já foi à cabine algumas vezes, antes do jogo do Sporting para incentivar a equipa, anunciar que não se recandidatava e depois que se recandidatava. A única em que entrou zangado foi depois do jogo com o Nacional, e achei muito bem. Nas outras, não foi esse o tema que esteve em causa, nem era bom que isso acontecesse porque essas ações vulgarizam a ação de um presidente. No último jogo [em casa com o Rio Ave] foi dar confiança, que é aquilo que sinto", disse.

A equipa volta a treinar no sábado, já no Algarve, às 17:00. O jogo entre Olhanense e Sporting de Braga realiza-se no domingo, às 17:00, no Estádio José Arcanjo, em Olhão.

DN

JotaCC

Jesualdo e a "doutrina" que "dá vontade de rir"
Treinador do Sporting de Braga reage às críticas que visam a forma como aplica o estilo de jogo da equipa. Minhotos vêm de quatro derrotas consecutivas e, domingo, há jogo com o Olhanense, para a Taça de Portugal.

Jesualdo Ferreira confessou algum desconforto, esta sexta-feira, no seguimento das críticas de que tem sido alvo sobre a forma como o Sporting de Braga tem vindo a exibir-se e o estilo de jogo que tem apresentado.

Os minhotos atravessam um delicado momento, após quatro derrotas consecutivas para o campeonato e, hoje, na antevisão do encontro da Taça de Portugal, com o Olhanense, o treinador dos arsenalistas reagiu em força.

"Até me rio com coisas que são escritas para seguir determinada doutrina. Até se chegou ao ponto de dizer que sou um treinador defensivo. A dinâmica de uma equipa ultrapassa qualquer questão táctica. Quando se diz que jogar com duplo 'pivô' é defensivo, só dá vontade é de rir. Grandes equipas na Europa jogam assim e ninguém diz que são defensivas", atirou Jesualdo, admitindo, porém, a forma menos conseguida da sua equipa no contexto mais recente.

"Sempre fui pragmático e sereno nas minhas opiniões. É verdade que não temos conseguido vencer e quando isso não acontece há sempre motivos para justificar a derrota", reconheceu.

Sobre a partida de domingo (17h00), no Algarve, Jesualdo Ferreira incidiu o enfoque no facto do conjunto de Olhão ter trocado de treinador há pouco tempo.

"Sabemos que o Olhanense trocou recentemente de treinador [saiu Abel Xavier, entrou Paulo Alves] e estamos avisados para o perigo que poderá ser esta eliminatória. No entanto, também estamos preparados para uma eventual surpresa e temos a consciência da nossa obrigatoriedade de vencer", completou.

RR

brigada da relote

Jesualdo Ferreira espera jogo "perigoso" em Olhão, mas vai para ganhar
O treinador do Sporting de Braga disse hoje esperar um jogo perigoso e difícil diante do Olhanense, domingo, da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, mas a ambição é passar à fase seguinte


O Braga atravessa uma crise depois da quarta derrota consecutiva no campeonato registada no domingo (1-0 com o Rio Ave, em casa), mas garantiu que "não foi feita nenhuma preparação especial em termos psicológicos" para o embate com os algarvios.

"Só o reforço de confiança que é feito permanentemente. Os jogadores merecem toda a confiança, sei do que eles são capazes", disse Jesualdo Ferreira.

Ainda assim, o treinador mostrou-se "preocupado" com o rendimento da equipa em casa - três derrotas em cinco jogos na I Liga e eliminação da Liga Europa pelo Pandurii - e disse "não ter resposta" para isso.

Sobre a partida com o Olhanense, considerou que "todos os jogos são perigosos e este é mais um".

O técnico notou que o Olhanense mudou recentemente de treinador, trocando Abel Xavier por Paulo Alves, e que, por isso, as referências da equipa algarvia sob o comando da nova equipa técnica resumem-se ao último jogo para o campeonato.

Instado sobre se preferia que não existisse a indefinição causada pelo adiamento das eleições no clube (inicialmente marcadas para sábado, vão realizar-se a 13 de dezembro), Jesualdo Ferreira admitiu que era bom que ela não contribuísse para uma "desfocagem" da equipa.

RTP

JotaCC

Jesualdo e o Olhanense: «É um jogo perigoso»
Jesualdo Ferreira considera que o jogo com o Olhanense vai ser «perigoso» sobretudo pela mudança de treinador, com Paulo Alves a suceder a Abel Xavier, algo que pode «surpreender».

«É um jogo perigoso, como todos os outros. É uma partida para ganhar. Sabemos que mudaram de treinador mas temos as referências do último jogo. O Paulo Alves pode surpreender, mas estamos preparados para isso», disse o treinador, em conferência de imprensa, projetando o desafio no Algarve na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

António Salvador considerou a Taça de Portugal um dos objetivos da época. Jesualdo garante que isso não representa mais pressão para a sua equipa.

«Não há forma diferente de encarar os jogos, em especial na fase em que nos encontramos. Há que fazer um reforço da confiança naquilo que os jogadores são capazes de fazer e já fizeram. É um complemento importante para o trabalho principal», afirmou, referindo-se também às quatro derrotas consecutivas que os minhotos somam no campeonato.

«Sempre fui pragmático e sereno nas minhas opiniões. É verdade que não temos conseguido vencer e quando isso não acontece há sempre motivos para justificar a derrota», afirmou, ironizando sobre algumas críticas que têm sido feitas à forma de jogar do SC Braga.

«Até me rio com coisas que são escritas para seguir determinada doutrina. Até se chegou ao ponto de dizer que sou um treinador defensivo», apontou, deixando uma opinião franca sobre este tema.

«A dinâmica de uma equipa ultrapassa qualquer questão tática. Quando se diz que jogar com duplo pivô é defensivo... só dá vontade é de rir. Grandes equipas na Europa jogam assim e ninguém diz que são defensivas», defendeu.

ZEROZERO