News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/11

Started by JotaCC, 01 de November de 2013, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Entrar mal e sair pior
minutos fatídicos são facilmente identificados

Há muito que Jesualdo Ferreira sabe, e até o tem reconhecido publicamente, que precisa de afinar a defesa da sua equipa. As falhas de marcação e as faltas de compensação têm sido trabalhadas de forma exaustiva nos treinos, mas há algo bem mais difícil de corrigir: a concentração. E pelo Axa vive um conjunto que teima em errar nos momentos cruciais das partidas:dos dez golos sofridos neste campeonato, três deles aconteceram antes de o relógio chegar aos 10 minutos (4', 5' e 6') e outros tantos a menos de 5 minutos do apito final (85' e 86', já por duas vezes). Se no primeiro caso, os guerreiros têm tempo para reagir, embora como se viu no fim de semana passado, nem sempre o consigam, já no segundo caso tudo muda de figura – e foi assim que o Sporting selou o triunfo na Pedreira.

Entrar mal e acabar pior parece ser o fado desta equipa e urge retificar os processos defensivos e também de concentração para que o Rio Ave seja o ponto de viragem. Curiosamente, uma formação talhada para o contra-ataque, como a briosa.


RECORD

JotaCC

"PESEIRO DEVIA TER FICADO MAIS TEMPO"
HUGO VIANA>>Por entre elogios a Jesualdo Ferreira, o ex-arsenalista lembra que o anterior treinador apenas falhou um dos três objetivos traçados na época passada

A inesperada queda do Braga na classificação não surpreende Hugo Viana. Quando partiu para os Emirados Árabes Unidos a fim de assinar um contrato das mil e uma noites com o Al Ahli, a antiga estrela bracarense já sabia que se aproximavam tempos relativamente difíceis e, por isso, registou "como uma normalidade" as últimas três derrotas consecutivas, frente a Sporting, Nacional e Académica. "A partir do momento em que o presidente António Salvador disse que tinha chegado ao fim um ciclo e que iria começar outro, tinham de se notar mudanças", analisou.

De tudo o que mudou, o que Viana mais lamenta foi a saída de José Peseiro do comando técnico da equipa. "Quando um treinador ganha um título num clube que procurava isso há muito tempo e depois é despedido, não é normal. Todos os treinadores que passaram pelo Braga mereciam ter ficado mais tempo e, no caso de José Peseiro, mais ainda. Com ele entrámos na fase de grupos da Champions e ganhámos um título. Só falhámos um dos três objetivos, que era assegurar uma nova participação na pré-eliminatória da Champions", argumentou, embora fazendo vénias ao substituto Jesualdo Ferreira. "É um treinador extremamente competente, com um currículo vasto. Na época passada, fez um bom trabalho em termos de recuperação anímica no Sporting e espero que consiga fazer o mesmo em Braga. Apanhou uma equipa diferente dos últimos anos e, por isso, é preciso ter paciência. Dar tempo ao tempo", recomendou.

Conhecedor como poucos do espírito que se vive no balneário arsenalista, o esquerdino sente a equipa abatida, mas tem a certeza de que o ponto de viragem está próximo. "Assisti, pela televisão, ao jogo com a Académica e, naturalmente, não estão a atravessar um bom momento. Os próprios jogadores assumem isso, tal como afirmou o Alan. Acho que isso é o primeiro passo para que as coisas mudem", estimou.

Até lá, nada há fazer em relação à pressão dos adeptos. "Em termos de confiança, não ajuda muito a equipa. É claro que as pessoas têm o direito a manifestar-se, mas não acredito que os jogadores gostem disso. Têm de respeitar as opiniões dos adeptos", observou Hugo Viana, sem esconder que "as saudades" do AXA bateram mais cedo do que previa. "Passei quatro anos maravilhosos em Braga, onde fiz muitos amigos e passei por momentos mais altos do que baixos. Consegui relançar a minha carreira, que era o meu grande objetivo, mas não me vejo a regressar a Portugal tão cedo. Sinto-me bem aqui ( Al Ahli) e a família adaptou-se bem", testemunhou.



O maior erro foi vender Mossoró
Viana diz que o brasileiro era imprescindível

Vendido ao Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita) por 3,5 milhões de euros, a ausência de Mossoró explicará parte da atual fase crítica do Braga. A partida de Hugo Viana terá o mesmo peso, mas o esquerdino prefere discorrer somente sobre a influência do criativo brasileiro que deixou de morar no AXA. "O maior erro do presidente foi vender o Mossoró. Sempre foi o jogador com maior influência na equipa: estando em boa forma tem características únicas. Foi uma peça fundamental nos últimos anos", salientou. Sendo impossível o regresso imediato de Mossoró (ou até mesmo de Hugo Viana), só resta ao grupo arregaçar as mangas e suar ainda mais em campo. "Estes momentos não são nada bons, mas com toda a certeza que vão ficar mais fortes. Também passei por algumas dificuldades em Braga e tudo se resolveu com trabalho árduo. Tenho a certeza de que vão dar a volta a isto", afiançou Hugo Viana.



Seleção só pela TV

A reabilitação em Braga teve como reflexo a entrada de Hugo Viana no restrito lote dos jogadores que representaram Portugal no Euro'2012. O Mundial do Brasil está agora à porta e o centrocampista já perdeu as ilusões. "Agora sou simplesmente adepto de televisão. Tenho a noção de que dificilmente voltarei à Seleção Nacional. Deixei de ter a exposição que tinha em Braga e, por isso, não devo pensar nesse objetivo, embora esteja de corpo e alma com eles. Espero que consigamos o apuramento pelo play-off", referiu.




CUSTÓDIO HOMENAGEIA CRIANÇA DE 11 ANOS

Mal termine o treino de amanhã, o último antes do jogo com o Rio Ave, Custódio dará um pulo ao campo de jogos do Maximinense para se associar a uma homenagem ao jovem Filipe, de apenas 11 anos, obrigado a abandonar o futebol por lhe ter sido diagnosticado um sarcoma indiferenciado abdominal. O sub-capitão do Braga é um dos ídolos do ex-atleta do Maximinense e a sua presença funcionará como estímulo na luta contra a doença, estando o ato agendado para as 13h00.



ELDERSON PASSOU PARA O FIM DO PELOTÃO

Apagado nos jogos com o Sporting e o Nacional, Elderson poderá não entrar na convocatória de Jesualdo Ferreira para o jogo com o Rio Ave. Apesar da lesão de Joãozinho, o internacional nigeriano ficou de fora, por opção, da lista dos eleitos para o jogo com a Académica, atuando sobre a esquerda da defesa Tomás Dabó, e nada aponta, por enquanto, para que retome o lugar no jogo com os vila-condenses, até porque o treinador tem optado por trabalhar a equipa em grupos fragmentados. O central Paulo Vinícius e o lateral André Pires são as restantes baixas dos arsenalistas.



Jorge Neves preocupado com o ataque arsenalista

A capacidade finalizadora do Braga B em casa, com 13 golos em seis jogos, merece grande atenção do Beira-Mar. O treinador Jorge Neves salientou ontem na antevisão do encontro a "consistência" que o adversário apresenta no seu reduto. "Mesmo nos dois jogos que perdeu em casa, marcou golos. Trata-se de uma equipa que tem jogadores de muita qualidade no ataque e na zona intermédia." Não é estranho, por isso, que Jorge Neves tenha uma prioridade: não sofrer golos. "O primeiro objetivo é não sofrer golos e, a partir daí, queremos construir um resultado que permita trazer pontos." O Beira-Mar continua a mostrar crescimento "sustentado e consistente" e apenas sofreu duas derrotas nos dez últimos jogos. Rui Rego (lesionado) e André Nogueira (castigado) são baixas. Hugo Lopes deve ocupar o lado direito da defesa.



Tigana chega do Braga B


O extremo Tigana, de 19 anos, que começou a época no Braga B, é o mais recente reforço do Ninense, clube que disputa o Campeonato Nacional de Seniores. De origem guineense, Tigana fez grande parte da formação no Benfica e Braga, passando ainda pela Naval. Se o treinador Rogério Amorim assim o entender, o avançado pode estrear-se na receção ao Bragança.

O JOGO

JotaCC

Defesa inédita para a receção ao Rio Ave

O QUARTETO defensivo a utilizar pelo Sporting de Braga, para a receção de depois de amanhã ( 1 9 , 45 horas, Sport TV1) ao Rio Ave, em jogo da nona jornada da Liga, atuará j unto pela primeira vez esta época.
Baiano, Nuno André Coelho, Aderlan Santos e Elderson vão ser a aposta inicial do professor Jesualdo Ferreira, preocupado em dar solidez defensiva à equipa , que tem sofrido golos nas fases iniciais dos jogos, tornando, depois, mais difícil a missão de tentar vencer.

Em relação ao último jogo (derrota, em casa, com a Académica, por 1-0) há apenas uma alteração no quarteto defensivo, com a saída de Tomás Dabó e a entrada de Elderson. Este grupo de jogadores a utilizar frente aos vila-condenses já não atua junto desde a final da Taça da Liga, a 13 de abril deste ano, que os minhotos venceram, por 1-0, conquistando o troféu frente ao F. C. Porto, em encontro disputado em Coimbra. Então, na baliza esteve Quim, que está no Aves, enquanto agora o titular é Eduardo. Escolhas da responsabilidade de José Peseiro, ex-técnico arsenalista.

Sem novidades clínicas, o Braga voltou a treinar ontem. Hoje (10 horas), há novo treino, esquema que se repetirá amanhã, dia em que Jesualdo Ferreira fará a antevisão do jogo com o Rio Ave


Algarvios defrontam Braga no José Arcanjo

O futebol está de regresso ao Estádio José Arcanjo
O Olhanense anunciou ontem, que vai receber Braga, no Estádio José Arcanjo, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, no dia 10 de novembro. Recorde-se que a turma de Olhão tem disputado os jogos no Estádio Algarve, devido ao mau estado do relvado do José Arcanjo.

JN

brigada da relote

É hora do professor Jesualdo chumbar o aluno Nuno

Domingo assinala-se o segundo duelo entre Jesualdo Ferreira e Nuno Espírito Santo.

No anterior, o aluno superiorizou-se ao mestre: o Rio Ave venceu por 2-1 o Sporting no Campeonato, na época passada. Há ainda o registo de um concludente 3-0 na Taça da Liga, mas no banco estava Franky Vercauteren; Jesualdo era manager dos leões.

Jogos ainda frescos na memória dos adeptos, porque aconteceram na época passada e representaram uma novidade na vida e carreira de duas personagens com muito em comum.

Afinal, Jesualdo foi o treinador que fechou o ciclo do guarda-redes Nuno Espírito Santo, no FC Porto, e que lhe desvendou os segredos e as virtudes do trabalho de campo como técnico, na qualidade de adjunto no Málaga, em 2010.

A experiência em Espanha foi encurtada pelos resultados que não apareceram, mas Espírito Santo haveria de sorver mais ensinamentos no Panathinaikos, até cortar em 2012 o cordão umbilical que o ligava ao seu primeiro líder.

Por inúmeras vezes o treinador do Rio Ave manifestou profunda admiração por Jesualdo, designadamente quando este assumiu os destinos do Sporting. Talvez nunca como agora a reunião da antiga dupla tenha critérios tão duros no que respeita à defesa que cada um fará do seu projeto.

Alan de regresso ao onze frente ao Rio Ave

Relegado para o banco de suplentes frente à Académica, de onde saltou aos 60 minutos para substituir Custódio, Alan deverá regressar à titularidade na receção ao Rio Ave, ocupando o seu lugar no lado direito do ataque.

A opção de Jesualdo Ferreira de utilizar Pardo em vez do capitão bracarense no compromisso com os estudantes foi forçada pela circunstância do luso-brasileiro ter acusado fadiga muscular.

O jogador aproveitou a paragem do Campeonato para se submeter a um programa específico de recuperação e parece agora com índices físicos normalizados e pronto para ser referência no ataque.

A BOLA

brigada da relote

Grupo de sócios quer alterar fundação oficial do Sporting de Braga

Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG cexplicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 09 de novembro.

LUSA

brigada da relote

Perigo constante
UMA DEZENA DE GOLOS SOFRIDOS EM OITO JORNADAS


O Sp. Braga não vence há mais de um mês para o campeonato. Somou três derrotas seguidas, sofreu seis golos e já não marca há 242 minutos. Jesualdo Ferreira sabe que tem de inverter essa tendência já diante do Rio Ave e nada melhor do que começar por defender bem. Ao contrário do que se esperava, o sector recuado dos guerreiros tem sido bastante permeável, com Eduardo a contabilizar já dez bolas no fundo das redes, isto sem adicionar os dois golos que o Pandurii festejou no Axa e que valeu o passaporte aos romenos para a fase de grupos da Liga Europa.

RECORD

brigada da relote

Afinal, quando foi fundado o Braga?
Oficialmente, o clube nasceu em 1921, mas um grupo de sócios discorda e o tema chegará às mãos de António Salvador


Um grupo de sócios do Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos. O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG explicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro. Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos "não são suficientes" para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921. "Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria", defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção.

A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos. Desde logo porque existem revistas oficiais do Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919 e não dois anos mais tarde. Porém, os responsáveis arsenalistas de então apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921.

Mas novos dados foram trazidos para a discussão em dezembro de 2010 com a edição do livro "História da bola em Braga". Os autores, Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal "Echos do Minho" de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação e que dão corpo à tese que o Sporting de Braga é ainda mais antigo.

A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um "novo Club", o "Sporting Club de Braga". Uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo.

É sobretudo nestas duas notícias que os autores e um crescente número de associados do clube minhoto se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube. O grupo quer que o clube "diligencie a realização de uma investigação mais exaustiva e dotada de mais meios humanos e técnicos para não restar qualquer tipo de dúvida a respeito da data de fundação do clube" e lembra que uma alteração do género não seria uma ação inédita porque "tal já sucedeu na década de 80 com o FC Porto após a descoberta de factos de muito menor clareza do que estes que envolvem a história do Sporting de Braga".

O JOGO

brigada da relote


JotaCC

Grupo de sócios quer alterar data de fundação do clube
dossiê entregue a presidente da Mesa da AG

Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG explicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro. Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos "não são suficientes" para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.

"Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria", defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção. A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos. Desde logo porque existem revistas oficiais do Sporting de Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919 e não dois anos mais tarde. Porém, os responsáveis "arsenalistas" de então apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921, data que é hoje comemorada. Mas novos dados foram trazidos para a discussão em dezembro de 2010 com a edição do livro "História da bola em Braga".

Os autores, Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal "Echos do Minho" de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação e que dão corpo à tese que o Sporting de Braga é ainda mais antigo. A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um "novo Club", o "Sporting Club de Braga".

Uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo. É sobretudo nestas duas notícias que os autores e um crescente número de associados do clube minhoto se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.

O grupo quer que o clube "diligencie a realização de uma investigação mais exaustiva e dotada de mais meios humanos e técnicos para não restar qualquer tipo de dúvida a respeito da data de fundação do clube" e lembra que uma alteração do género não seria uma ação inédita porque "tal já sucedeu na década de 80 com o FC Porto após a descoberta de factos de muito menor clareza do que estes que envolvem a história do Sporting de Braga".

RECORD

JotaCC

Grupo de sócios quer alterar data da fundação oficial do Sporting de Braga
Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral, José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG cexplicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro.

Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos "não são suficientes" para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.

"Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria", defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção.

A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos.

JN

JotaCC

Grupo de sócios quer alterar fundação oficial do Sporting de Braga
Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG cexplicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 09 de novembro.

Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos "não são suficientes" para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.

"Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria", defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção.

A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos.

Desde logo porque existem revistas oficiais do Sporting de Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919 e não dois anos mais tarde.

Porém, os responsáveis "arsenalistas" de então apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921, data que é hoje comemorada.

Mas novos dados foram trazidos para a discussão em dezembro de 2010 com a edição do livro "História da bola em Braga". Os autores, Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal "Echos do Minho" de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação e que dão corpo à tese que o Sporting de Braga é ainda mais antigo.

A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um "novo Club", o "Sporting Club de Braga".

Uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo.

É sobretudo nestas duas notícias que os autores e um crescente número de associados do clube minhoto se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.

O grupo quer que o clube "diligencie a realização de uma investigação mais exaustiva e dotada de mais meios humanos e técnicos para não restar qualquer tipo de dúvida a respeito da data de fundação do clube" e lembra que uma alteração do género não seria uma ação inédita porque "tal já sucedeu na década de 80 com o FC Porto após a descoberta de factos de muito menor clareza do que estes que envolvem a história do Sporting de Braga".

RTP

JotaCC

Rui Alves acusa Mário Figueiredo de prejuízos com consequências irreparáveis para clubes

Um conjunto de 14 clubes considera que Mário Figueiredo está a fazer uma gestão danosa enquanto presidente da Liga de clubes e requereu uma Assembleia-Geral extraordinária para propor a destituição do presidente do organismo. O presidente do Nacional, Rui Alves, afirma que o trabalho de Mário Figueiredo tem causado prejuízos com consequências irreparáveis para alguns emblemas.

Em declarações à Antena1, Rui Alves aponta vários exemplos que sustentam o argumento de que Mário Figueiredo não tem agido corretamente.

Os clubes signatários são Rio Ave, Sporting de Braga, Estoril, FC Porto, Belenenses, Académica, Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Nacional, Olhanense, Arouca (I Liga), União da Madeira, Tondela e Penafiel (II).

RTP

brigada da relote

Sp. Braga: grupo de sócios quer alterar a data de fundação
Defendem que o clube minhoto foi fundado em 1914 e não em 1921


Um grupo de sócios do Sp. Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube. Alegadamente, a data de fundação terá sido em 1914 e não em 1921. O presidente da Assembleia Geral dos minhotos, José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

Denominado «Sporting Clube de Braga - 16/09/1914», o grupo integra, entre outros, ex-presidentes como Luís Machado e Luís Sousa ou o ex-diretor do futebol António Duarte. Recentemente criado, este grupo compilou um dossier com a temática, que entregou a José Mendes.

A génese do clube bracarense, apesar de oficialmente ser o ano de 1921, não é consensual entre os adeptos. Existem revistas oficiais do Sp. Braga segundo as quais o clube surgiu em 1919. Porém, os responsáveis da altura apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921.

Em dezembro de 2010, os autores do livro «História da bola em Braga», Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal «Echos do Minho» de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação, que dão corpo à tese de que o Sporting de Braga é ainda mais antigo.

A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um «novo club», o «Sporting Club de Braga». Uma segunda, a 8 de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo.

É nestas duas notícias que grupo se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.

O presidente da AG, José Mendes, explicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro. No entanto, o dirigente considera que os dados recolhidos «não são suficientes» para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sasso convocado para jogo dos bês
Afastado da competição desde março, jogador francês é a grande novidade na lista de convocados do Braga B para o jogo de sábado com o Beira Mar. Se o regresso correr bem, Jesualdo Ferreira ganhará uma nova opção para o centro da defesa


A longa ausência de Sasso está prestes a terminar. Refeito de um delicado problema na parede abdominal, lesão que sofreu em março, contra o Olhanense; o central foi convocado para o jogo da equipa B contra o Beira Mar, agendado para sábado, e poderá entrar nos planos do técnico Jesualdo Ferreira para o jogo da equipa principal com o Olhanense, referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Tal como O JOGO avançou em primeira mão, a última etapa do processo de recuperação foi alcançada há pouco mais de duas semanas, com a integração nos treinos sem restrições, e a chamada aos bês deve ser entendida como uma via para ganhar rodagem competitiva, estando já descartada a possibilidade de entrar na convocatória para o jogo de domingo, frente ao Rio Ave.

O JOGO

JotaCC

Grupo de sócios quer alterar data de fundação do Braga
Um conjunto de sócios que conta no seu seio com ex-dirigentes defende que o Braga nasceu em 1914 e não em 1921.

Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG cexplicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 09 de novembro.

Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos «não são suficientes» para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.

«Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria», defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção.

A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos.

Desde logo porque existem revistas oficiais do Sporting de Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919 e não dois anos mais tarde.

Porém, os responsáveis "arsenalistas" de então apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921, data que é hoje comemorada.

Mas novos dados foram trazidos para a discussão em dezembro de 2010 com a edição do livro "História da bola em Braga". Os autores, Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal "Echos do Minho" de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação e que dão corpo à tese que o Sporting de Braga é ainda mais antigo.

A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um "novo Club", o "Sporting Club de Braga".

Uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo.

É sobretudo nestas duas notícias que os autores e um crescente número de associados do clube minhoto se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.

O grupo quer que o clube «diligencie a realização de uma investigação mais exaustiva e dotada de mais meios humanos e técnicos para não restar qualquer tipo de dúvida a respeito da data de fundação do clube» e lembra que uma alteração do género não seria uma ação inédita porque «tal já sucedeu na década de 80 com o FC Porto após a descoberta de factos de muito menor clareza do que estes que envolvem a história do Sporting de Braga».

SAPODESPORTO

brigada da relote

Sasso e Vukcevic vão a jogo pelos bês

Sasso regressa esta fim de semana à competição. Há oito meses que o defesa-central francês não era visto em ação. Contratado em janeiro ao Beira-Mar, Sasso lesionou-se frente ao Olhanense, na jornada n.º 21 da época passada. Uma rotura na parede abdominal ditou o afastamento prolongado.

Amanhã, é ao serviço da equipa B, no jogo frente ao Beira-Mar (16 horas, Estádio 1.º de Maio), que se dá o regresso ao ativo do defensor.

Outra novidade na convocatória dos bês, formação orientada por José Alberto Costa, é a presença do médio montenegrino Vukcevic, que se estreou pela equipa principal no duelo da Taça de Portugal, frente ao Gafetense. Uma estreia pintada a vermelho, cor do cartão que lhe foi exibido, valendo a sua expulsão.

Eis os outros convocados do SC Braga B: Kritciuk, Pedro Cavadas, Diogo Coelho, Leandro Albano, Artur Jorge, Hugo Basto, Núrio, Djibril, João Patrão, Chidi, Xeka, Nikiema, Nuno Valente, Zhestkov, Erivaldo, Kappel e Diogo Ribeiro.

A BOLA