News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/10

Started by JotaCC, 29 de October de 2013, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Jesualdo merece confiança "em absoluto"

Confiança "em absoluto". A opinião é de António Duarte, antigo dirigente do Sp. Braga, que em resposta à onda de contestação e indignação dos adeptos bracarenses pelos resultados da equipa reforça o apoio a Jesualdo Ferreira, lembrando a importância de manter o professor no comando técnico.

"Confiança em absoluto. Porque o Jesualdo é um treinador com muita experiência, que sabe aquilo que quer em termos de organização, é um treinador com competência e neste novo ciclo ele também é importante", sublinhou o ex-dirigente.
António Duarte recorda que o "clube habituou-nos a grandes patamares" e "as exigências são grandes", contudo são situações que se passam "em grandes clubes como Sporting, Benfica, Barcelona ou Ajax".

Para António Duarte, o momento pede união, no sentido de "ultrapassar este momento menos bom em termos de resultados". Ponderação é o apelo. "É um momento de alguma ansiedade, mas sabemos por experiência que temos que ter alguma calma para dar a volta às situações. É um novo ciclo e temos que ter alguma tranquilidade para que a força possa de novo aparecer. A identidade individual muitas vezes não aparece no conteúdo colectivo e isso tem-se notado, as exibições mostram isso mesmo", explicou. E prosseguiu. "Ainda não se sente aquela força no colectivo que o Sp. Braga tinha nas últimas épocas e isso deve-se a um novo ciclo que se está a criar no clube. Porque não é fácil substituir Hugo Viana, Mossoró ou Salino, jogadores que, para além da qualidade individual, transmitiam ao colectivo outra força que estes jogadores ainda não demonstraram", destacou.

António Duarte considera ser necessário a todos os bracarenses "aceitar essa situação, para que o clube possa ultrapassar esta fase". "Estou convencido que sim e já no próximo jogo com o Rio Ave. Acredito que no domingo vamos conseguir uma vitória", frisou, deixando um apelo aos adeptos. "A contestação é uma das forças e beleza do futebol. É o querer que o clube ganhe. Espero que no domingo a força adepta ajude a equipa".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

JÁ SE MEXEU MAIS E COM MELHORES RESULTADOS
PLANTEL>>Pior arranque deste século não encontra resposta nas profundas alterações no grupo. Há registos de mais mudanças e desempenhos superiores



Podem utilizar-se diversos argumentos para tentar explicar o arranque do Braga no campeonato, o pior desde 1999/2000, mas o raciocínio de que o plantel teve inúmeras alterações no defeso não parece ser cabalmente sustentável. Analisando as transferências realizadas pelos arsenalistas em cada uma das épocas disputadas neste espaço de 14 anos, facilmente se conclui que certos grupos sofreram reconstruções maiores e os resultados foram melhores. Foi assim em três das últimas cinco temporadas, com as de 2010/11 (Domingos Paciência) e 2011/12 (Leonardo Jardim) a serem aquelas nas quais se registaram mais entradas de jogadores (16) e com um resultado mais animador ao cabo de oito jornadas: quatro vitórias, dois empates e duas derrotas com Domingos; seis vitórias, um empate e uma derrota com Jardim.

Recuando até às primeiras três temporadas de Jesualdo Ferreira em Braga, que serviram de base para o crescimento que viria a projetar o clube, constata-se que a conclusão é idêntica. Em 2003/04, na qual os arsenalistas somaram um arranque auspicioso, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas (agora já vão em quatro) nas oito rondas iniciais, o grupo viu entrar um total de 15 caras novas, uma vez que todos queriam evitar as aflições da época anterior, em que a equipa escapou à descida nas derradeiras jornadas.

Apesar de tudo, mais do que as profundas alterações efetuadas no plantel, parte da explicação para o atual arranque de campeonato poderá residir na constante procura por parte de Jesualdo Ferreira de uma solução para colmatar a partida de dois jogadores nucleares nos últimos anos: Hugo Viana e Mossoró. Isso já levou o treinador a experimentar duas variantes no meio-campo, mas, até agora, ainda nenhuma o convenceu. Depois, há as lesões, uma praga que se vem arrastando nas últimas épocas, que têm limitado a defesa e que já levaram o técnico a utilizar um total de cinco laterais-esquerdos em oito jornadas.



FACTOS

16 ENTRADAS

As temporadas de 2010/11 (Domingos) e 2011/12 (Jardim) foram as que registaram maior entrada de jogadores: ao todo foram 16.

MELHOR INÍCIO


Em 2009/10, com Domingos, os bracarenses somaram os melhores resultados ao cabo de oito jornadas disputadas na I Liga: sete vitórias e apenas um empate.

MAIS VENDAS

Depois de uma temporada de várias mexidas na equipa técnica, Jorge Jesus chegou e realizou uma revolução no plantel, permitindo a saída de 16 atletas.

OITO EM ONZE

Em 2003/04, depois de os bracarenses terem passado por inúmeras dificuldades para se manter na I Liga, Jesualdo construiu um onze que contava com oito caras novas.

QUATRO DESAIRES

Desde 1999/2000 que o Braga não chegava à oitava jornada com tantas derrotas averbadas como este época (quatro). Na altura a equipa de Manuel Cajuda somou seis.



Duas variantes testadas


As saídas de Hugo Viana e Mossoró criaram um vazio difícil de preencher para Jesualdo Ferreira, que já experimentou vários nomes nas duas variantes testadas no meio-campo. O primeiro desenho incluía Alan como médio construtor, ao lado de Rúben Micael, mas Luiz Carlos acabou por ser o utilizado nas primeiras jornadas. A quebra do brasileiro, porém, fez o treinador lançar um duplo pivô defensivo com Nacional e Sporting, opção que caiu por terra face aos maus resultados obtidos nesses jogos.



Um trio em mutação

A lesão de Éder fez de Edinho a referência do ataque arsenalista, que inicialmente contava com Pardo e Alan como as principais fontes de perigo a partir das alas. Contudo, este trio já sofreu algumas mutações ao longo das primeiras oito jornadas. Rafa, que até é um 10 de origem, tem sido maioritariamente utilizado num dos flancos, o que fez com que Salvador Agra, o reforço mais badalado na pré-época, e Hugo Vieira tenham alternado a titularidade com o banco de suplentes, ou mesmo a bancada.




Mexer da direita à esquerda


Por entre lesões, castigos ou meras opções, Jesualdo Ferreira apenas repetiu o quarteto defensivo por uma vez. Foi contra o Gil Vicente, jogo em que Tomás Dabó, Nuno André Coelho, Aderlan Santos e Joãozinho alinharam de início, tal como já havia sucedido frente ao Belenenses. A partir daí, porém, as pedras foram mudando consoante as contingências, o que levou a que já tivessem sido experimentados cinco.





OUTRA PETIÇÃO... A FAVOR DE JESUALDO


O dia de domingo ficou marcado pela criação de uma petição no sentido de persuadir a SAD a chegar a um acordo com Jesualdo Ferreira para a saída do Braga. O documento chegou a contar com 190 assinaturas. Ontem, porém, foi criada uma outra petição para fazer frente ao que os autores consideram ser uma "campanha de difamação feita ao treinador do SC Braga", e que tem como objetivo defender a continuidade do professor à frente dos destinos da equipa arsenalista.



ALAN ESPREITA O REGRESSO À TITULARIDADE

Limitado por problemas físicos durante as duas semanas de paragem do campeonato, por força dos jogos da Seleção Nacional e da Taça de Portugal, Alan espreita o regresso à titularidade frente ao Rio Ave. O extremo estava fisicamente apto para defrontar a Académica, mas o longo período de inatividade levou Jesualdo Ferreira a optar por deixá-lo no banco de suplentes. Resta saber quem sairá para a entrada do brasileiro, melhor marcador da equipa esta época, que frente à Briosa viu Rafa jogar numa ala e Luiz Carlos voltar ao trio de meio-campo.


O JOGO

JotaCC

O caso

No Braga que perde jogos enquanto tenta renovar a equipa, António Salvador recandidata- se, mudando de ideias em horas. A verdade é que estes presidentes dos negócios sabem que hoje o negócio futebol é mais atrativo do que muitos outros.


A façanha


Foi apenas a segunda vitória da Académica, mas matou o borrego de 40 anos em Braga. E foi um ex- Braga que marcou o golo, Fernando Alexandre. Mesmo assim, as dificuldades defensivas da Académica ficaram expostas.


DN

JotaCC

Jesualdo Ferreira muda o "chip" frente ao Rio Ave

CONTESTADO pelos maus resultados – está em curso, inclusive , uma petição na internet a pedir a sua demissão –, o treinador Jesualdo Ferreira prepara-se para efetuar mudanças no onze para a receção ao Rio Ave (domingo, 19.45 horas, Sport TV). Alan e Éder devem regressar ao onze e o nigeriano Elderson, que ficou de fora do embate (0-1) com a Académica, também deve voltar à convocatória. O plantel treinou, ontem à tarde, à porta fechada, e hoje volta, de manhã, a trabalhar longe dos olhares dos adeptos. Paulo Vinícius, Joãozinho, Sasso e Miljkovic continuam lesionados.

JN

JotaCC

«O problema deste Braga é ter futebol de computador» - Barroso

A experiência que o SC Braga vive contraria o registo exuberante, assertivo e poderoso dos últimos anos dourados, mas está longe de ser invulgar. José Nuno Azevedo, Barroso e Fernando Pires, antigas referências do emblema bracarense, lembram-se de terem vivido momentos idênticos.

Mas num contexto distinto, avisam, até porque os guerreiros só recentemente assumiram ambição por títulos, para não falar nas gratificações e vencimentos que agora são oferecidos aos jogadores e técnicos, incomparavelmente mais elevados.

Aos olhos deles, este SC Braga não se pode comparar ao da última época. Mais do que as muitas mudanças registadas no plantel, a qualidade do jogo arsenalista é que distingue o SC Braga atual. Mas pelos piores motivos. «O SC Braga tem um futebol de computador», é, no mínimo, original a análise de Barroso.

«É tudo tão previsível, tudo sempre igual, bola para os lados, não há remates à baliza e, como parece de computador, também se torna mais fácil de anular», explica o eterno capitão.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote

Salvador assegura blindagem a Jesualdo
PRESIDENTE IMUNE ÀS PRESSÕES QUE TÊM CHEGADO


A mensagem para o exterior é clara: António Salvador está completamente imune às pressões que lhe têm chegado, de diversos quadrantes, no sentido de direcionar para Jesualdo Ferreira a responsabilidade dos resultados negativos que têm sido averbados pelo Sp. Braga.

RECORD

brigada da relote

Jogadores visitam escola de Moure

O SC Braga vai retomar a visita aos estabelecimentos escolares da região, no âmbito da política de recrutamento de novos associados. Quarta-feira, às 15 horas, dois jogadores do plantel profissional vão animar a tarde dos estudantes do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, em Vila Verde.

Esta terça-feira, Jesualdo Ferreira orientou sessão à porta fechada dedicada à receção ao Rio Ave, domingo, às 19.45 horas, no Estádio Axa. O montenegrino Vukcevic está de volta às opções do treinador, depois de ter cumprido castigo na última jornada do Campeonato. Paulo Vinicius, lesionado, Joãozinho e Miljkovic, ainda a evoluir de forma condicionada, continuam a ser baixas para Jesualdo Ferreira.

A BOLA