News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A equipa do Braga, sem rumo verdadeiro. Qual é a melhor solução?

Started by GALEGO, 26 de October de 2013, 12:19

Previous topic - Next topic

GALEGO

A situação do S.c.braga complicou-se com o passo das semanas.
Seu plantel, amplo e variado, não tem caminhado para a formação de uma equipa forte.
Atravessada já mais da metade da primeira parte do campeonato português, a equipa perde força e obtém derrotas ante rivais muito inferiores. A realidade e os factos são tozudos. E o discurso do professor Jesualdo começa a não calar na massa associativa do clube.[/color]
Depois da derrota com Académica de Coimbra, a bronca e os lenços brancos para treinador e equipa foram evidentes e num tom já muito forte, talvez como fazia tempo não se recordava no seio do Braga.
Estamos numa encrucilhada.
Talvez poucos saibam por onde devemos caminhar para chegar a porto seguro. Qual é a melhor solução?.
Propomos mais uma vez outra votaçao para conhecer o actual estado de ânimo e pensamento dos superbraguistas.

Obrigado por participar

NightHawk

Amigo galego, estamos mesmo numa encruzilhada, nem eu sei em que opcao votar!

Nao me parece que Jesualdo seja o incompetente que agora lhe chamam, nem que tenha perdido qualidades, nem mesmo que esteja aqui sem a pressao de ganhar.

As coisas estao de facto a correr bastante mal e Jesualdo tem, sem dúvida, muitas responsabilidades até porque parte dos jogadores que entraram foram pedidos dele:joaozinho, edinho, ... E que estao em claro subrendimento (eu diria até mais do que isso, nao tem qualidade para jogar no Braga), Micael, que queria sair e segundo o proprio tinha-lhe sido prometido sair, ficou a pedido expresso de Jesualdo. Para ajudar, continuamos sem onze base, a equipa joga mal, nao fizemos ainda um jogo convincente, e o ataque é um deserto de ideias.

Nao tenho dúvidas de que se fosse outro treinador estaria já de malas aviadas vendo este cenário.

Jesualdo gozará, naturalmente e merecidamente, de muito crédito junto de Salvador e de alguns adeptos, ainda por cima o contrato de 3 anos mostra uma aposta clara num rumo traçado por Jesualdo, tal como há 10 anos. Não deixaria de ser um corte abrupto passados 3 meses acabar com este intento.

Mas, no futebol o que conta são os resultados e as exibições. Ambos os parametros tem sido maus. Ontem Salvador deu um voto de confiança a Jesualdo e à equipa. Mas se não ganharmos ao rio ave e depois vendo que vamos à Luz e pelo meio um jogo fulcral para a taça, penso que as coisas poderão mudar.

Não sei se uma saída já de Jesualdo resolveria alguma coisa. Daria um sinal claro à equipa, levaria provavelmente a que corressem mais nos jogos seguintes, mas nada garante que as coisas melhorariam e o problema está tb na falta de qualidade e de solucoes do plantel.

Talvez esta semana, de maior pressao, possa levar a que a equipa entre mais focada no proximo jogo, se bem que entrará tb mais pressionada e com medo de falhar, mas pode ser que leve a que as escolhas para o 11 sejam melhor ponderadas e se arrisque menos. Um onze com santos, elderson, custódio, luiz carlos, alan e eder de inicio poderá dar aqui uma qualidade que nos permita vencer o jogo.

A pressão está muito alta, e a equipa é jovem. Tenho algum receio do próximo jogo, mas continuo a achar que temos jogadores com qualidade para ganharem o jogo.

Uma coisa é certa: as proximas 2 semanas sao cruciais. Se nao vencermos os próximos 2 jogos tenho poucas duvidas que haverá mudança de treinador. Os resultados mandam.


No caso de Jesualdo sair, recuso-me a dar nomes para a sucessão, pelo simples facto de que me tenho tb enganado sempre: pensei que peseiro e jesualdo seriam boas escolhas para treinador. Critiquei as escolhas, na altura, de Domingos e Jardim, pelo que mais vale não dizer nada. Este ano Jesualdo era a minha segunda escolha logo atrás de Domingos. Se sair Jesualdo, tenho duvidas que Salvador vá buscar Domingos, pois terá o fantasma do regresso falhado de Jesualdo a ensombrar...

sekko

Na minha opiniao era o professor ganhar vergonha na cara e DEMITA-SE sem receber nada.Ainda falta muito campeonato e ainda temos muito para ganhar neste campeonato.Ele esta a falhar completamente todos os objectivos.A eliminaçao na liga europa foi uma vergonha,e 4 derrotas em 8 jogos é outra vergonha porque nem tivemos assim um calendario tao dificil.E se analisarmos bem os numeros,perdemos 3-0 na madeira,algo que ja nao acontecia á algum tempo levar 3 batatas de um clube inferior a nos,perdemos 46 anos depois em casa com a academica,perdemos 1-0 em barcelos contra 9 homens,e neste momento temos mais golos sofridos que marcados.E tenha se em atençao que ja jogamos com as duas equipas que subiram da 2 liga.Portanto isto é mesmo muito mau.
Depois as opcoes dos jogadores,andamos a jogar 1 vez por semana e estamos sempre a mudar 2,3,4 jogadores,e a desculpa das lesoes nao cola porque ja tivemos anos piores ou no minimo iguais.E para mim é será sempre uma desculpa dos fracos.Claro que á jogadores em sub-rendimento,mas isso tambem se deve muito á equipa,que ate temos um bom exemplo que é o sporting,alguns dos jogadores que no ano passado nao jogam nada,este ano estao a jogar muito melhor.Uma equipa vale pelo todo....
Portanto a soluçao é ele mesmo demitir-se e nao se agarrar ao lugar ou ao contrato...A frieza dos numeros assim o dita....

A.COSTA

A melhor solução é cada um ser competente na sua função. Assim:

- O Presidente que seja o que esperamos dele - o melhor de todos.

- O treinador  seja competente a convocar, a formar a equipa e a ler o jogo para mexer quando é necessário.

- Os jogadores que sintam orgulho no símbolo e lutem sempre para vencer. Os nomes não jogam nem ganham jogos. Sejam humildes e Gverreiros.

- Os adeptos que apoiem nas bancadas, como se espera.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

magico_scbraga

Por não ser grande adepto de "chicotadas psicológicas" a meio da época, mas sobretudo por acreditar na competência do Jesualdo, votei na primeira opção.
Acredito que, apesar de tudo o que tem acontecido, o nosso treinador deve continuar a comandar a nossa, pelo menos, até ao fim da época.
Posso vir a mudar de opinião, e todos sabemos que no futebol tudo muda muito depressa, mas, enquanto acreditar no Jesualdo, cá estarei para o defender.
Acho que, mais do que uma estratégia, falta atitude dos jogadores. Falta raça. Falta atitude guerreira!
E, neste particular, acredito que a culpa não seja exclusiva do Jesualdo. Já com o Peseiro tinha acontecido isto. E eu acredito que a culpa deve ser imputada, em primeiro lugar, ao António Salvador, que, em vez de andar entretido com estes devaneios eleitorais, deve estar mais presente no dia-a-dia da equipa. Se quiser continuar no Braga, que continue de corpo e alma. Que faça do Braga sua prioridade. Que se ausente menos da vida do clube. Tenho dito.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Pé Ligeiro

Na minha opinião, ao fim de todos estes jogos (Liga, Liga Europa e Taça), já deu para perceber que a receita tantas vezes (mal) repetida não funciona, por isso, a melhor solução seria arranjar alguém como o Marco Silva, que com muito pouco, consegue fazer muito.
BRAGA SEMPRE MAIS!

SCB Monsul

O que me custa olhar para a classificação e ver-nos com uma diferença de golos negativa...
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

RKid

O problema é que o Salvador , mais uma vez, deu demasiado ''poder'' a um treinador.
Jesualdo tem um contrato de 3 anos e não estou a ver o nosso presidente a despedi-lo. As indemnizações não são baratas .. que o diga o peseiro.

Arsenalista

Depois do resultado de ontem, e das exibições demontradas ao longo deste terço de campeonato, fico cada vez mais convencido que o que falta a esta equipa, comparando com épocas anteriores é ambição. Não é que os jogadores/treinadores não o digam aos jornalistas e afins, mas dentro de campo não o demonstram.
Parece-me que sairam dois dos jogadores mais ambiciosos e determinados que vestiram as nossas cores no passado recente, Mossoro e H. Viana,  e entrou muita gente nova, mas que me parece ainda não ter a determinação e a vontade de deixar tudo em campo...

Parece-me JF ainda não conseguiu transmitir ao grupo essa determinação e essa vontade, nem sei se será o homem certo para o fazer.

Estava esperançado que depois do jogo com o Nacional e da paragem do campeonato as coisas começassem a tomar outro rumo, mas a verdade é que continuamos a assistir a uma equipa em que cada um joga por si, sem saber bem ao que veio, não se vislumbra qualquer estratégia de jogo, não existe cooperação entre sectores, e as opções técnicas são no minímo questionáveis.

Foram establecidos objectivos no inicio de temporada, altos é verdade, mas a mensagem parece não ter passado para dentro do grupo.
Pede-se a estes jogadores outra atitude e outra determinação dentro de campo.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

jaimeh

"ZÉ NUNO AZEVEDO
"Ansiedade sobe com as críticas"

1 Quais são as razões que estão na origem do mau momento do Braga?

O plantel é novo, os métodos de trabalho são novos, a s ideias também são diferentes das que existiam na época passada... O mau momento explica-se por todos estes fatores. Além disso, não podemos esquecer-nos que a equipa perdeu Mossoró, Hugo Viana e Salino. Na última temporada sofriam-se muitos golos e agora marcam-se poucos. É necessário arranjar- se um ponto de equilíbrio e isso também não é fácil.

2 Em 1999 fez parte de uma equipa que passou por algo semelhante. Como se sai de uma situação assim?

Em primeiro lugar, é preciso acreditar-se no trabalho que se faz. Depois, ter capacidade de superação. A parte anímica é igualmente importante e essa será uma das principais missões do professor [Jesualdo Ferreira]. É fundamental transmitir confiança aos jogadores e fazê-los entender que esta fase vai passar, porque eles têm qualidade para fazer mais do que o que estão a fazer nesta altura.

3 Como interpreta as manifestações de desagrado dos adeptos?

Isso faz parte do futebol português. No entanto, estas manifestações são consequência do crescimento que o Braga tem tido. Só assim se explica que a exigência seja tão alta. As críticas podem aumentar os níveis de ansiedade dos jogadores, mas quem joga no Braga tem de ter capacidade para superar isto, porque não há como controlar as massas.

OJOGO"

É preciso dar tempo ao tempo! E também é preciso o professor entender que tem de jogar quem estiver melhor!!! Não queremos aqui "Vacas sagradas"
Uma palavra aos adeptos!! Deixem de perseguir os jogadores até casa!!! Eles já perceberam o ponto da situação.
Depois abrem tópicos porque estão admirados com as lesões prolongadas !!!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

GALEGO

Pelo momento é significativo que há uma relativa maioría que deseja ver ao JF fora do banco de treinador.
A situaçao, pelo momento é a que a votaçao indica, mas é certo que ainda muitos superbraguistas nao emitiram o seu voto

GALEGO

É evidente que os superbraguistas -quando menos a "infinita" maioría deles- nao estao por apoiar esa petiçao pública que circula na Net desde horas atrás e da que informam varios jornais nas últimas horas.
Por qué?. Na votaçao que aquí temos aberta, há "infinitamente" menos partidários do cese de Jesualdo que os 113 indivíduos que apoiam a dita petiçao pública.
En fim...

Olho Vivo

Os nossos adeptos (como todos) têm recorrentemente uma solução mágica (evidente!) sempre que a equipa mostra dificuldades em desenvolver um futebol com um mínimo de qualidade e em sacar bons resultados. O problema é SEMPRE o mesmo: falta de atitude. Nunca há problemas tácticos, não há problemas de qualidade em alguns sectores da equipa, não há nada questionável em relação à adequação do modelo de jogo às ambições da equipa e à composição do plantel. Nada disso. O problema é sempre o mesmo: "são os gajos que não correm."

Assim sendo, advogaria para a nossa equipa a dispensa de Jesualdo e da sua equipa técnica e a contratação de um grande preparador físico e... de uma equipa de capatazes. Para a contratação destes, aconselho a organização de um casting aberto a adeptos. Estou certo de que haveríamos de formar uma equipa "técnica" fantástica que rapidamente colocaria "os gajos" nos eixos.

Infelizmente, não me parece que o problema seja de resolução tão simples. O problema não é os jogadores (genericamente) não quererem; o problema é que (colectivamente) NÃO SABEM. Ou dito de outro modo, somos uma equipa sem ideias, que não consegue contornar as dificuldades que os adversários lhe colocam na construção do seu jogo ofensivo. Não é um problema de não correr; é um problema de não saber como nem para onde correr...

O nosso plantel tem qualidade suficiente para jogar muito mais do que isto. E estas contas devem ser pedidas ao treinador que já trabalha com estes jogadores há quatro meses!!! Dizer que o problema é que os "gajos não correm" é (talvez inadvertidamente) branquear o insucesso do nosso treinador. Treinador que, relembro os mais esquecidos, aceitou colocar a fasquia para esta época bem alto (três primeiros lugares), quando era necessário reconstruir uma equipa - e seria mais avisado ser comedido nas expectativas. Estão agora técnico e equipa pressionados a produzirem resultados rapidamente, sob pena de no final de Novembro termos já a época praticamente perdida - correndo riscos muito sérios de ver a nossa equipa a arrastar-se por esses campos fora até final da época, fruto de uma definição de expectativas irresponsável.

Há que ir ao âmago dos problemas. Há que aproveitar melhor a qualidade individual de que dispomos, há que apostar mais no talento que temos e há que procurar soluções tácticas que permitam que os jogadores possam colocar a sua qualidade ao serviço do colectivo. É aí que estão os problemas. Temos de encontrar um equilíbrio entre a organização e o espaço para o talento. Na época passada, era o 80: liberdade total para criar, nenhuma organização; agora, temos o 8: organização defensiva, mas zero criatividade. É preciso que Jesualdo encontre este equilíbrio JÁ!

barinho

Quote from: Olho Vivo on 27 de October de 2013, 23:04
Os nossos adeptos (como todos) têm recorrentemente uma solução mágica (evidente!) sempre que a equipa mostra dificuldades em desenvolver um futebol com um mínimo de qualidade e em sacar bons resultados. O problema é SEMPRE o mesmo: falta de atitude. Nunca há problemas tácticos, não há problemas de qualidade em alguns sectores da equipa, não há nada questionável em relação à adequação do modelo de jogo às ambições da equipa e à composição do plantel. Nada disso. O problema é sempre o mesmo: "são os gajos que não correm."

Assim sendo, advogaria para a nossa equipa a dispensa de Jesualdo e da sua equipa técnica e a contratação de um grande preparador físico e... de uma equipa de capatazes. Para a contratação destes, aconselho a organização de um casting aberto a adeptos. Estou certo de que haveríamos de formar uma equipa "técnica" fantástica que rapidamente colocaria "os gajos" nos eixos.

Infelizmente, não me parece que o problema seja de resolução tão simples. O problema não é os jogadores (genericamente) não quererem; o problema é que (colectivamente) NÃO SABEM. Ou dito de outro modo, somos uma equipa sem ideias, que não consegue contornar as dificuldades que os adversários lhe colocam na construção do seu jogo ofensivo. Não é um problema de não correr; é um problema de não saber como nem para onde correr...

O nosso plantel tem qualidade suficiente para jogar muito mais do que isto. E estas contas devem ser pedidas ao treinador que já trabalha com estes jogadores há quatro meses!!! Dizer que o problema é que os "gajos não correm" é (talvez inadvertidamente) branquear o insucesso do nosso treinador. Treinador que, relembro os mais esquecidos, aceitou colocar a fasquia para esta época bem alto (três primeiros lugares), quando era necessário reconstruir uma equipa - e seria mais avisado ser comedido nas expectativas. Estão agora técnico e equipa pressionados a produzirem resultados rapidamente, sob pena de no final de Novembro termos já a época praticamente perdida - correndo riscos muito sérios de ver a nossa equipa a arrastar-se por esses campos fora até final da época, fruto de uma definição de expectativas irresponsável.

Há que ir ao âmago dos problemas. Há que aproveitar melhor a qualidade individual de que dispomos, há que apostar mais no talento que temos e há que procurar soluções tácticas que permitam que os jogadores possam colocar a sua qualidade ao serviço do colectivo. É aí que estão os problemas. Temos de encontrar um equilíbrio entre a organização e o espaço para o talento. Na época passada, era o 80: liberdade total para criar, nenhuma organização; agora, temos o 8: organização defensiva, mas zero criatividade. É preciso que Jesualdo encontre este equilíbrio JÁ!

Ora aqui está um post na mouche!

Tirando um ou outro caso o problema não é a falta de atitude até porque se vê a maior parte dos jogadores a dar o litro.Mas essa é sempre a justificação,quer joguemos bem ou mal,quer sejamos gamados ou não,quer tenhamos sorte ou azar.

Nesta época claramente que o problema tem sido um monte de más opções,quer nas escolhas de quem joga quer nas posições de muitos jogadores que não os favorecem.Acresce a isto uma falta de processos e dinâmica gritante,até nas bolas paradas se nota isso.

Temos jogadores para ter uma equipa equilibrada mas com capacidade de explosão e de criatividade.O Jesualdo tem capacidade para fazer muito mais.Mas até agora não o tem sabido fazer.

Kilo

 Para mim, o grande problema começou na escolha do timoneiro para liderar o barco para esta nova época.

Não gostei, desde o início, desta opção. Referi aqui, logo aquando dos primeiros rumores da sua vinda, o que não me agradava e que, infelizmente, se tem vindo a confirmar. Um treinador que prende muito as equipas, que "inventa" demasiado no que por vezes é tão simples e que sempre revelou ser incapaz de alterar o rumo das coisas a partir do banco. E nunca entrou na fase de grupos da UEFA.

Admiti, depois, que tendo em conta a época atribulada que tiveramos e a de transição que se antevia, poderia até ser uma opção acertada e que, não trazendo qualidade ao nosso futebol, traria algum pragmatismo.

Pura ilusão.

Desde o início, numa equipa em reconstrução, não foi capaz de definir um onze base e em sustentar uma ideia de jogo.

Começa tudo na escolha de uma frente de ataque lamentável.

Tirando Alan e Éder, o resto, sendo raçudos e disponíveis para o jogo, são extremamente limitados. Edinho então, é inexplicável vê-lo a jogar num Braga como o de hoje.

Dispensamos jogadores melhores do que os que cá ficaram. (Zé Luís, João Pedro)

Gastamos uma pipa de massa num defesa esquerdo que é uma nulidade.

Yazalde, que já mostrou não ter pernas (nem vontade) para estas andanças, joga a titular (  :o ) em dois jogos fundamentais e acaba dispensado.

Fazemos uma pré época inteira a apostar numa idiotice como a de passar Alan para o meio e só no último amigável percebe que é coisa que não faz sentido a ninguém.

Rúben Micael, que não acrescenta NADA a esta equipa, bem pelo contrário, tem lugar cativo, jogo após jogo, durante 90 minutos.

Para concluir, não peço que Jesualdo seja despedido. Peço, isso sim, que Jesualdo defina o sistema de jogo e que coloque os jogadores nas suas posições. Dabó a defesa direito, Elderson a defesa esquerdo (ou Baiano em último recurso), que tire Micael da equipa, que veja que Pardo é melhor (não muito) na esquerda, que o Alan é dono e senhor do lado direito, que Rafa é um fantasista puro a Nº 10 (DEZ) e que Edinho, mesmo que não haja Éder, não tem lugar neste plantel.


Não é preciso mudanças de fundo, mudanças estruturais. Basta que o risco de uma remodelação seja reduzido evitando as adaptações/invenções que Jesualdo tanto aprecia. Quem não se lembra de um Kenedy adaptado a trinco? Minha nossa...  :o


Gverreiro21

jesualdo é invenções atrás de invenções e resultados nem vê-los...

GALEGO

SÓ 54 SUPERBRAGUISTAS NA VOTAÇAO...?
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

SEMPRESCB

Quote from: RKid on 26 de October de 2013, 16:35
O problema é que o Salvador , mais uma vez, deu demasiado ''poder'' a um treinador.
Jesualdo tem um contrato de 3 anos e não estou a ver o nosso presidente a despedi-lo. As indemnizações não são baratas .. que o diga o peseiro.

Eu sinceramente não ia por ai, duvido muito que se Salvador quisesse e tivesse uma conversa séria com o Jesualdo este não saísse de bem, porque se há coisa que o Jesualdo concerteza não fará é prejudicar o clube que lhe deu tudo no futebol e se o presidente assim o entender ele sairá a bem, Salvador é que não parece muito para ai virado pelo menos para já.   

Lateralus

A solução passa pelo presidente gerir, o treinador treinar, os jogadores correrem e os adeptos apoiarem. Se todos fizerem o seu papel com abnegação e humildade, as coisas vão começar a correr melhor.

Zav

Quote from: Lateralus on 28 de October de 2013, 13:11
A solução passa pelo presidente gerir, o treinador treinar, os jogadores correrem e os adeptos apoiarem. Se todos fizerem o seu papel com abnegação e humildade, as coisas vão começar a correr melhor.

E não é preciso dizer mais nada.

VAMOS BRAGAAAAA!