News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/10

Started by JotaCC, 24 de October de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga B: Kappel embalou guerreiros




Um regresso aos triunfos com nota artística de Kappel. O avançado holandês embalou os guerreiros do Minho frente ao Atlético, ao apontar os dois golos da vitória, num jogo marcador por dois penáltis - um golo para cada lado apontado da marca de onze metros - e ainda uma grande penalidade clara por assinalar a favor dos bracarenses. O domínio do Sp. Braga B foi total, contudo alguma falta de eficácia e discernimento em termos de finalização obrigou a sofrimento extra.

A verdade é que só deu futebol com as cores do Sp. Braga na primeira parte e a equipa bracarense só não foi em vantagem para o intervalo, porque foi perdulária e porque o árbitro António Moreira fez vista grossa a um lance claríssimo dentro da área do Atlético, num penálti nítido que ficou por assinalar.

O caso aconteceu logo no início do jogo, aos oito minutos. Jogada de Kappel pela esquerda, com o remate do avançado a ser travado com o braço do central Fábio Marinheiro. Não ficaram dúvidas de que o defesa cortou com a mão a bola, mas o árbitro, em cima do lance, deixou passar em branco, com grandes protestos dos adeptos na bancada.

Os guerreiros do Minho intensificaram a pressão, novamente por intermédio de Kappel. O holandês assinou um remate com selo de golo, obrigando Leão a brilhar na baliza do Atlético.
A equipa da Tapadinha não dispôs de grande espaço e à excepção de um cruzamento de Pedro Caipiro, com Rui Varela a chegar atrasado, pouco mais fez. Aliás, foram do Sp. Braga as melhores ocasiões. A mais flagrante na sequência de um passe de Piqueti a isolar Diogo Ribeiro, mas o avançado desperdiçou o golo na cara do guarda-redes. Os festejos surgiram na segunda parte. Cruzamento de Patrão e Kappel a desviar para o fundo das redes, colocando justiça no marcador.
O árbitro voltaria a ser protagonista, ao expulsar Hugo Basto - de forma algo exagerada - após lance duvidoso com João Mário. Na conversão da grande penalidade, Rui Varela repôs a igualdade. O Sp. Braga não baixou os braços e a atitude guerreira deu frutos. Erivaldo foi travado em falta por Raúl Martins e Kappel apontou o penálti decisivo.



Sp. Braga: Salvador quer deixar presidência

António Salvador quer deixar a presidência da SAD do Sporting Clube de Braga e abrir caminho para novas candidaturas. Em reunião de emergência dos órgãos sociais do clube, convocada pelo presidente arsenalista, António Salvador comunicou aos seus congéneres na direcção do clube entender ter chegado a hora de se afastar e abrir as portas a novas candidaturas.
Alegando motivos pessoais e profissionais, o presidente mostrou-se firme nas suas convicções mas, perante os pedidos realizados pelos elementos dos restantes órgãos sociais do clube, aceitou reconsiderar a situação até amanhã, dia que é prazo limite para a apresentação de listas candidatas à direcção.

No final da reunião, esta intenção de António Salvador foi divulgada à comunicação social por José Mendes, presidente da mesa da assembleia geral, e por Mesquita Machado, presidente do Conselho Geral do Sporting Clube de Braga, que confirmaram a intenção do presidente não se recandidatar, mas contaram que o conseguiram convencer a reconsiderar.
"Nesta reunião esteve em cima da mesa o processo eleitoral que está em curso. Toda a equipa estava a trabalhar num processo de continuidade, não obstante o presidente António Salvador apareceu nesta reunião convicto de que é o momento para não continuar na liderança do clube e, portanto, abriu espaço para outra ou outras candidaturas. Foi uma situação que causou surpresa, mas é um gesto de humildade e abertura. António Salvador não está agarrado a este cargo", começou por considerar o presidente da mesa da assembleia geral, acrescentando que, no entanto, que "toda a equipa dos órgãos sociais do clube procurou demovê-lo em relação à decisão que ele tinha tomado. Falou-se do trabalho que foi desenvolvido e do que ainda se tem que desenvolver e o ciclo de António Salvador ainda não se esgotou. Por isso, até sexta-feira [amanhã], data limite de apresentação de candidaturas, o presidente António Salvador vai reponderar a sua decisão e portanto temos que ficar à espera".
Quanto ao presidente do Conselho Geral, reiterou as palavras de José Mendes e referiu que todos defenderam que a solução para o futuro do Sp. Braga passa pela continuidade do António Salvador.

"António Salvador entrou decidido, mas conseguimos convencê-lo de que ainda tem trabalho para fazer no Sp. Braga. Ele pediu então mais uns dias para decidir e estou convencido que até sexta-feira essa reflexão do presidente será positiva", afirmou Mesquita Machado, para depois terminar: "o Sp. Braga precisa do António Salvador. Ele fez aqui um excelente trabalho, que não está concluído e que terá que o concluir no futuro".
Aguarda-se agora pelo dia de amanhã para conhecer a decisão final de António Salvador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Benquerença no SC Braga-Académica

O árbitro Olegário Benquerença foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo de amanhã entre SC Braga e a Académica, que abre a oitava jornada da Liga.

O juiz internacional de 44 anos da AF Leiria, será auxiliado por João Santos e Pedro Neves, sendo o jogo observado por Octávio Pereira. Olegário Benquerença vai arbitrar pela primeira vez esta época um jogo envolvendo o SC Braga ou a Académica.

Entre hoje e amanhã será também conhecida a nomeação para o árbitro responsável por dirigir o clássico de domingo entre FC Porto e o Sporting, a partir das 19.45 horas no Estádio do Dragão.



Grupo de adeptos organiza demonstração de apoio a Salvador

Um grupo de adeptos do SC Braga vai levar a cabo, esta quinta-feira, demonstração de apoio a António Salvador no centro histórico da cidade.

Foi esta a forma encontrada para tentar demover o presidente da intenção, comunicada hoje aos órgãos sociais do clube, de não se recandidatar ao cargo nas eleições do próximo dia 9 de novembro.

A iniciativa está marcada para as 18 horas.

A BOLA

JotaCC

SALVADOR EM REFLEXÃO
PRESIDÊNCIA>>Invocando razões profissionais, António Salvador está disposto a passar o testemunho. Em reunião de emergência com os membros dos órgãos sociais do clube, anunciou que está de partida, mas aceitou repensar ideias até amanhã



Presidente do Braga, sem intervalos, desde 2003, António Salvador entende que chegou o momento de deixar o clube. Após ter concedido uma extensa entrevista, em exclusivo, a O JOGO, o dirigente remeteu-se a um silêncio estratégico e, a dois dias do prazo-limite minaram anteriores mandatos. O dirigente tem a perfeita noção de que não há qualquer movimentação no sentido de aparecer uma alternativa, pelo que aceitou repensar ideias até amanhã. Isso mesmo foi transmitido por José Mendes, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, mal terminou o encontro realizado nos escritórios do Estádio AXA. "Falou-se do trabalho feito e do que é necessário fazer, porque é um ciclo longo e o de Salvador não está esgotado. Para nossa satisfação, conseguimos que até sexta-feira, data-limite da entrega de candidaturas, António Salvador vá repensar a decisão e esperaremos até esse dia para saber se vai ou não candidatar-se. Pessoalmente estou bastante otimista e acredito que será possível uma solução de continuidade", declarou.

O ex-autarca Mesquita Machado, o presidente do Conselho Geral, saiu da reunião com o mesmo palpite. "O que estou a ver é António Salvador como atual e futuro presidente do Braga. E enquanto essa hipótese não estiver esgotada, não estou a ver mais ninguém. Acredito que ele vai refletir e acabar por dizer que sim", estimou. Quando todos os órgãos sociais do clube pensavam num "processo de continuidade", António Salvador falou em terminar.

José Mendes, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, não ficou totalmente convencido. "Abriu espaço para outras candidaturas. Foi uma surpresa. É uma decisão que tem que ver com a vida profissional do presidente. Foi um gesto de solidariedade e abertura, porque ele não está agarrado ao cargo", reagiu. Apoiante incondicional de António Salvador, Mesquita Machado não acredita que o dirigente tenha feito "bluff". "Não, isso não tem acontecido. António Salvador sempre disse que estava disponível para trabalhar no Braga, mas que, se existissem alternativas, abriria caminho a essas alternativas. Ele tem problemas pessoais, como todos nós temos nas nossas vidas, só que o Braga precisa dele", constatou o presidente do Conselho Geral.



Rúben Micael ainda sem fogo
Irreconhecível em relação à época passada, madeirense procura o primeiro golo de 2013/14. Há um ano, já somava cinco

Um eventual golo de Rúben Micael na partida com a Académica poderá significar bem mais do que a mera reposição do filme visto na época passada, quando o madeirense abriu alas para a vitória da equipa em plena ressaca do êxito na final da Taça da Liga. Por essa altura, o criativo contabilizava o sétimo disparo certeiro de uma campanha de luxo e nem foi necessário esperar tanto para perceber que não estava para brincadeiras. A veia goleadora manifestou-se bem cedo, de tal forma que há um ano, em igual período, já contabilizava cinco tiros certeiros, em contraste total com a atualidade (nenhum golo). A dispersão de golos pelos vários sectores era uma das características mais vincadas do Braga de 2012/13, especialmente após a grave lesão de Éder, e os primeiros tiros fulminantes de Micael tiveram o condão de inspirar os companheiros do meio-campo, que renderia um total de 31 golos. Para tamanha soma muito contribuiu o facto de o Braga ter alcançado a fase de grupos da Liga dos Campeões e de ter chegado longe nas duas Taças nacionais, mas já em finais de outubro o sector ajudava a resolver jogos, somando dez golos, à média de 0,15 golos por jogo. Ora, ao cabo de dez partidas disputadas esta época, o cenário é claramente distinto: apenas dois golos, marcados pelos médios Custódio e Rafa, o que confere uma média de 0,04 golos.



JESUALDO FERREIRA DEITOU O OLHO À EQUIPA B


Sempre atento aos valores que vão despontando na equipa secundária, Jesualdo Ferreira não perdeu pitada do jogo Braga B-Atlético, disputado à tarde no Estádio 1º de Maio, em mais uma jornada da II Liga, que terminou com a vitória dos minhotos (2-1) graças a dois golos do holandês Kappel. Além do treinador, foram vistos, na bancada de pedra do histórico recinto, Mesquita Machado, ex-autarca de Braga e presidente do Conselho Geral do clube; o diretor-geral Pedro Pereira; o treinador de guarda-redes Vital; e os jogadores Cristiano, Santos, Tomás Dabó e Edinho.



ACADÉMICA E RIO AVE A APENAS 5 EUROS

Em jeito de toque a reunir, o Braga fixou bilhetes a apenas cinco euros para os jogos com a Académica, de amanhã, e o Rio Ave, agendado para 3 de novembro (domingo). Os respetivos ingressos apenas poderão ser adquiridos por sócios com as quotas em dia, enquanto os sub-14 terão entradas grátis. Já o público em geral poderá escolher entre bilhetes a 10 ou 20 euros. A equipa arsenalista cumpriu ontem mais um treino, com Joãozinho, Miljkovic e Paulo Vinícius ainda lesionados.



Patrão ligou a máquina e colocou Kappel a faturar

Holandês foi crucial para o regresso às vitórias, quebrando perto do fim a resistência do Atlético

Num jogo resolvido apenas aos 88 minutos, era impossível não começar a descrevê-lo pelo fim. O Braga venceu o Atlético, pondo um ponto final numa série de quatro jogos sem perder, e vai vivendo na tranquilidade do miolo da classificação. Da justeza do resultado, não há nada a dizer; a forma como foi conseguido é que poderia ter sido outra. Não porque a grande penalidade ganha por Erivaldo não tenha existido, mas antes porque os arsenalistas fizeram o suficiente para chegar a essa fase do encontro com os três pontos mais do que assegurados. Patrão, Diogo Ribeiro e Kappel tiveram nos pés oportunidades de sobra para construir um resultado robusto, aproveitando a falta de ambição da equipa de Alcântara, que só conseguiu importunar Kritciuk por uma vez, e já na segunda parte.

O empate, obtido de penálti por Rui Varela, num lance em que o árbitro terá exagerado no vermelho direto a Artur Jorge, foi um castigo demasiado pesado para os bracarenses, aos quais as alterações efetuadas por José Alberto Costa acabaram por fazer maravilhas. Chidi esteve na base do primeiro golo, desmarcando com inteligência Patrão, que colocou Kappel a faturar. Depois foi Erivaldo, que saltara no banco numa tentativa de lançar alguns contra-ataques, a abusar da velocidade para ganhar a falta que o holandês transformaria no segundo golo.



DOIS REFORÇOS CONTRATADOS


Alex e Carlos Eduardo são reforços do Tirsense. Alex, lateral-esquerdo de 23 anos, estava sem clube, enquanto Carlos Eduardo, médio-ofensivo brasileiro de 20 anos, chega do Braga B, sendo por isso um jogador conhecido do treinador Artur Jorge, que o orientou na última época. O Tirsense também rescindiu, amigavelmente, com o central Celso.

O JOGO


JotaCC

Salvador medita sobre continuidade no Braga
Líder dos minhotos anunciou não estar disponível para continuar, mas apelos fizeram adiar decisão para esta sexta- feira

Os órgãos sociais do Sp. Braga reuniram- se ontem ao final da tarde de emergência para debater a situação em torno da possível não recandidatura de António Salvador à presidência do clube minhoto. O atual líder dos arsenalistas, segundo Mesquita Machado, "entrou com vontade de não continuar", mas que devido aos apelos que lhe foram lançados, "num gesto de generosidade retirou o não definitivo e disse que queria mais uns dias para refletir", ficando de dar uma resposta definitiva até amanhã, último dia para a apresentação das candidaturas.

O antigo presidente da Câmara de Braga e líder do Conselho Geral do clube minhoto acredita que António Salvador vai dar uma resposta positiva, até porque não vê "outra alternativa". "Acredito que vai refletir e acabar por dizer que sim. A solução futura passa por António Salvador", adiantou Mesquita Machado.

Também José Mendes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting de Braga, mostrou- se otimista num volte- face: "António Salvador apareceu nesta reunião convicto de que era o momento de não continuar na liderança do clube e abrir espaço para outras candidaturas. Foi uma surpresa e uma decisão que tem que ver com a sua vida profissional. Mas para nossa satisfação conseguimos que ele vá repensar a decisão. Pessoalmente estou bastante otimista e acredito que será possível uma solução de continuidade."
Recorde- se que, há uns dias, Ricardo Rio, novo presidente da Câmara de Braga, pediu publicamente a António Salvador para se recandidatar às eleições marcadas para o dia 9 de novembro.

DN

JotaCC

António Salvador não quer recandidatar-se à presidência

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, não deverá recandidatar-se nas próximas eleições do clube. O dirigente convocou, ontem, os órgãos sociais dos "arsenalistas" para comunicar a sua intenção. O prazo para a entrega de listas candidatas às eleições do Sp. Braga termina amanhã, e, até ao momento, não se perfilam alternativas a António Salvador.

PUBLICO

JotaCC

Minhotos chegam à vitória com menos um

O HOLANDÊS Kappel foi a grande figura da partida, ao bisar, ontem, na vitória do Braga B. Na segunda parte, Patrão irrompeu pela área e cruzou rasteiro para Kappel marcar. Aos 78 minutos, o árbitro assinalou falta de Artur Jorge (foi expulso) sobre João Mário e Rui Varela, de penálti, fez a igualdade. Perto do fim, Raul rasteirou Erivaldo e Kappel marcou o penálti.



António Salvador quer sair mas ainda vai ponderar
Presidente do Braga entende ter chegado a hora de deixar cargo para abrir espaço a outras candidaturas

A DOIS DIAS do final do prazo de entrega de listas para a direção do Sp. Braga, António Salvador convocou ontem uma reunião de emergência com todos os membros dos órgãos sociais do clube, para comunicar a decisão de não se recandidatar à presidência.



Salvador está inclinado a deixar a presidência do Braga

O dirigente invocou razões profissionais para esta tomada de posição, mas, sem sinais de outros candidatos e pressionado pelos órgãos sociais a mudar de ideias, aceitou ponderar a decisão até amanhã, data-limite para a entrega de candidaturas.

"Toda a equipa estava a trabalhar num processo de continuidade, mas António Salvador apareceu nesta reunião convicto de que chegou o momento de deixar a liderança e abrir espaço para outros. Foi uma surpresa e um gesto de abertura, porque demonstra que não está agarrado ao cargo, apesar do excelente trabalho que fez", afirmou, no final da reunião, José Mendes, presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de Braga e líder do Conselho Geral do clube minhoto, mostrou-se convencido de que o dirigente ainda irá mudar de ideias. "Vejo António Salvador como atual e futuro presidente do Braga. E enquanto essa hipótese não estiver esgotada, não estou a ver mais ninguém. Acredito que vai refletir e acabar por dizer que sim", referiu.


A pensar no regresso às vitórias no campeonato
O Braga continua a preparar o jogo de amanhã com a Académica (20.15, SportTV1), no qual Jesualdo Ferreira não pode contar com os lesionados Miljkovic e Paulo Vinicius.


Olegário Benquerença apita jogo de amanhã

Olegário Benquerença foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem para o Braga-Académica de amanhã à noite, jogo de abertura da oitava jornada da Liga.

JN

Bruno3429

Dabó ataca os danos laterais
Por Pascoal Sousa 

Tomás Dabó não atuou ontem pela equipa B na partida frente ao Atlético, mantendo-se na esfera da formação principal em virtude da lesão de Joãozinho.

O impedimento do lateral-esquerdo aconselha a permanência de Dabó, que pode cumprir a função, ou então ser deslocado para a direita, se a opção de Jesualdo Ferreira for a de utilizar Baiano na asa canhota da defesa.

Elderson, titular no descalabro coletivo do SC Braga com o Nacional, surge como a opção mais óbvia, mas o professor poderá surpreender.

A Bola

brigada da relote

Manifestação de apoio a Salvador
Hoje no centro de Braga, sócios e adeptos do Braga vão manifestar-se a favor da continuidade de António Salvador na presidência do clube


Hoje, a partir das 18 horas, no centro de Braga, sócios e adeptos do Braga vão manifestar-se em prol da continuidade de António Salvador à frente dos destinos do clube actua quinto classificado da I Liga. Ontem, em reunião de emergência com os membros dos órgãos sociais do clube, o homem que lidera o Braga desde 2003, com assinalável êxito, anunciou que está de partida, invocando razões profissionais para passar o testemunho.

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Quem será o próximo líder do Sp. Braga?
Salvador não parece disposto a continuar; há quem não imagine o clube sem o atual presidente


A novidade chegou na noite passada, após uma reunião de emergência entre os órgãos sociais do Sporting de Braga: António Salvador não pretende permanecer como presidente do emblema minhoto.

A notícia foi dada aos jornalistas por José Mendes, presidente da Assembleia Geral do clube, que no entanto sublinhou que esta decisão, que antes da reunião parecia definitiva, poderá ser alterada nas próximas horas pelo próprio dirigente.

"António Salvador entrou para esta reunião convicto de que não se irá recandidatar. Foi com surpresa que recebemos esta informação e desde logo os órgãos sociais tentaram demover o presidente desta ideia. Ele prometeu-nos que, até amanhã (hoje), iria ponderar a sua decisão", contou José Mendes.

Mesquita Machado, de saída da presidência da Câmara Municipal de Braga, já comentou o assunto, confessando que não imagina outro líder no clube.

" Não vejo outro homem para este cargo. Ele disse que não se recandidataria, mas com tantos apelos dos órgãos sociais, não acredito que ele mantenha esta ideia. O trabalho que ele tem vindo a realizar é excelente mas ainda não está concluído. António Salvador é o homem certo para liderar o Sp. Braga", assegurou.

Não é a primeira vez que Salvador deixa esta hipótese no ar. O dirigente poderá estar a considerar que os resultados desportivos da equipa de futebol não correspondem às suas expectativas, sobretudo nas últimas duas épocas. E Jesualdo Ferreira pode não estar a cumprir o que o presidente desejava.

António Salvador lidera o emblema bracarense há uma década. Vai permanecer no cargo? Ou teremos uma nova era no Sp. Braga?

RELVADO

JotaCC

António Salvador terá comunicado decisão de sair ao plantel

Noticia a Antena 1 que António Salvador esteve na manhã desta quinta-feira reunido com o plantel, tendo transmitido a intenção de abandonar a presidência do clube.

A BOLA

JotaCC

Salvador comunicou ao plantel que vai deixar o clube
pediu que o empenho se mantenha

António Salvador reuniu-se, esta quinta-feira, com o plantel e equipa técnica do Sp. Braga para lhes comunicar que vai abandonar o clube.

No final do treino, o presidente dos arsenalistas chamou todos os jogadores, inclusivamemte os que estavam no departamento médico, para lhes comunicar o abandono.

António Salvador pediu que o empenho se mantenha numa hora que rotulou como difícil.

RECORD

JotaCC

Manifestação de apoio a Salvador
Hoje no centro de Braga, sócios e adeptos do Braga vão manifestar-se a favor da continuidade de António Salvador na presidência do clube.

Hoje, a partir das 18 horas, no centro de Braga, sócios e adeptos do Braga vão manifestar-se em prol da continuidade de António Salvador à frente dos destinos do clube actua quinto classificado da I Liga. Ontem, em reunião de emergência com os membros dos órgãos sociais do clube, o homem que lidera o Braga desde 2003, com assinalável êxito, anunciou que está de partida, invocando razões profissionais para passar o testemunho.



Salvador diz ao plantel que vai embora
Presidente bracarense foi ao balneário comunicar aos jogadores que não irá ser candidato a novo mandato

António Salvador está de saída da presidência do Braga. Segundo O JOGO apurou, o líder dos minhotos foi ao balneário na manhã desta quinta-feira e comunicou ao plantel que não será candidato às próximos eleições, estando por isso a terminar a caminhada à frente do clube.

Salvador já tinha convocado uma reunião com os órgãos sociais para dar conta da indisponibilidade para assumir um novo mandato, invocando razões profissionais. Todavia, o ainda presidente ficou de repensar a decisão até sexta-feira, motivo pelo qual a conversa com o plantel pode muito bem indicar que a mesma, afinal, está já tomada.

O JOGO

brigada da relote

Futebol: Olhanense recebe Sp. Braga na 4.ª ronda da Taça de Portugal

O Olhanense vai receber a visita do Sp. Braga, um dos três duelos entre equipas da Liga Zon Sagres previstos para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal de futebol, de acordo com o sorteio realizado hoje.

A equipa de Olhão, a única sobrevivente algarvia em prova, depois de ter eliminado o Lus. Vildemoinhos na ronda anterior (2-0), vai defrontar os bracarenses, que bateram os alentejanos do Gafetense (2-0).

O encontro poderá representar o regresso do Olhanense ao Estádio José Arcanjo, em Olhão, aproveitando o facto de a prova ser organizada pela Federação Portuguesa de Futebol e não pela Liga, que obriga o clube «rubronegro» a utilizar o Estádio Algarve.

Os jogos da 4.ª ronda da competição – que engloba ainda um Benfica-Sporting e um Vit. Guimarães-FC Porto – estão marcados para o fim de semana de 9 e 10 de novembro.

LUSA

brigada da relote

António Salvador diz adeus à equipa do SC Braga

A intenção de António Salvador deixar a presidência do SC Braga está confirmada e a Antena 1 em condições de o garantir em primeira mão.

O ainda presidente manifestou ontem a intenção de não se recandidatar e há poucos minutos foi ao balneário comunicar a decisão ao grupo de trabalho que é irreversível, como revelou o jornalista Alexandre Afonso da Antena 1.

RTP

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «É uma inesperada posição do presidente»
ABORDA SAÍDA DE ANTÓNIO SALVADOR


Jesualdo Ferreira abordou esta quinta-feira a saída de António Salvador do Sp. Braga. O presidente dos arsenalistas reuniu-se, esta quinta-feira, com o plantel e equipa técnica do Sp. Braga para lhes comunicar que vai abandonar o clube.

"É uma inesperada posição do presidente. É normal que tenha comunicado isso ao plantel num contexto de liderança que ele sempre teve neste clube. Fez um discurso de confiança em relação ao futuro, de incitamenteo ao grupo, mas também eu e os próprios jogadores ficámos com a consciência de que ele ainda vai reconsiderar", afirmou o técnico.

E prosseguiu: "Estas são decisões da vida particular de cada um, temos de ter respeito por elas e não me parece correto fazer mais comentários sobre a sua decisão propriamente dita".

Jesualdo Ferreira: «Há condições para ser um grande clássico»
ABORDA FC PORTO-SPORTING DE DOMINGO


Jesualdo Ferreira conhece, como poucos, as realidades do FC Porto e Sporting. O antigo treinador das duas equipas, atualmente ao leme do Sp. Braga, abordou esta quinta-feira, à margem do lançamento do encontro com  a Académica (sexta-feira, 20H15),o clássico de domingo, entre dragões e leões.

"É um jogo que surge em momentos diferentes das duas equipas, mas não quero falar sobre isso. Espero que seja um grande jogo porque há condições para isso. Que seja um excelente espetáculo, que agrade às pessoas, com muita qualidade", afirmou.

RECORD

brigada da relote

«O sorteio não foi favorável» – Jesualdo Ferreira

O técnico do SC Braga, Jesualdo Ferreira, não esconde a desilusão por irem visitar o Olhanense, no jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

«Não será um jogo fácil. Aliás, estou convencido que será extremamente difícil, porque vamos defrontar uma equipa da Liga, no seu estádio, vamos realizar uma viagem longa e ao campo do adversário, que para quem a Taça, tal como para nós, é um objetivo importante. Em cinco ou seis jogos nesta competição pode conferir um título e isso é algo difícil de alcançar numa prova mais longa. O sorteio não foi favorável», afirmou Jesualdo Ferreira.

A BOLA

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Temos a convicção de que António Salvador vai reconsiderar"
À espera de uma Académica "moralizada", técnico confirmou reunião no balneário com António Salvador, decidido a deixar a presidência do Braga. Até haver certezas, Jesualdo Ferreira quer a equipa mais unida do que nunca


A decisão de António Salvador não continuar na presidência do Braga dominou uma boa parte da antevisão de Jesualdo Ferreira ao jogo de amanhã com a Académica. O dirigente fez questão de comunicar a sua intenção esta manhã ao plantel, mas o treinador acredita num desfecho diferente. "Foi uma inesperada posição do presidente do clube e foi normal que tenha comunicado isso esta manhã ao plantel. Teve, porém, um discurso de confiança para o futuro e de incitamento. Mas os jogadores e eu temos a convicção de que vai reconsiderar. Não queria falar mais sobre este tema. São decisões que uma pessoa toma numa vida e devo respeitá-las", comentou Jesualdo Ferreira, assumindo que um contexto de incerteza influencia sempre uma equipa de futebol. "Sempre que há alguma instabilidade num clube, há sempre consequências no rendimento da equipa, umas positivas e outras negativas", observou.

Com Salvador ou sem ele, Jesualdo Ferreira quer a equipa "solidária" e "forte" nos próximos jogos. "Temos que ser mais clube, porque não queremos que nada mexa com a estabilidade da equipa", analisou. Sobre o jogo de amanhã, o treinador tem uma certeza: "Espero uma Académica moralizada pela última eliminatória na Taça e em busca de pontos. Teremos de jogar com grande capacidade". Para o campeonato, o Braga vem de duas derrotas consecutivas e a solução será simples. "Temos que marcar golos. Tão simples quanto isto", apontou, admitindo que o avançado Éder faz parte dos seus planos. "Está para ir a jogo", atalhou.

O JOGO

brigada da relote

#19
Plantel surpreendido com a não continuidade de Salvador

António Salvador comunicou hoje ao plantel e equipa técnica a sua intenção de não se recandidatar à presidência do Sporting de Braga, mas Jesualdo Ferreira disse ter ficado com a convicção de que ele vai reconsiderar.

"Foi uma inesperada decisão do presidente, mas, num contexto de liderança, é normal ele ter comunicado ao plantel o que é a sua previsão futura. Foi um discurso de confiança, incitamento, de algum sofrimento pelo que são as suas ideias neste momento, mas para mim ele vai reconsiderar e vamos ter o presidente por vários anos", afirmou o treinador, que frisou que "durante 10 anos o segredo do Braga foi a estabilidade".

Jesualdo Ferreira, que falava na antevisão da partida com a Académica, na sexta-feira, da oitava jornada da I Liga de futebol, disse ainda não querer comentar a decisão de Salvador porque "são decisões de vida".

O técnico admitiu que a atual indefinição em torno do clube pode mexer negativamente com os jogadores, mas lembrou que também já passou por situações idênticas com consequências positivas.

O prazo limite para apresentação de candidaturas termina na sexta-feira e António Salvador manifestou aos órgãos sociais do clube, numa reunião de emergência realizada na quarta-feira, a sua intenção de não se recandidatar.

Contudo, após os apelos feitos, anuiu em reponderar a decisão até sexta-feira.

Quanto ao jogo com a Académica, o técnico disse esperar uma equipa "moralizada" pela vitória na terceira eliminatória da Taça de Portugal, na qual bateu o Belenenses no Estádio do Restelo, no desempate nas grandes penalidades.

O Braga também passou à fase seguinte da Taça (vitória por 2-0 sobre o Gafetense), mas vem de uma derrota pesada na Madeira (3-0), diante do Nacional, no último jogo para o campeonato.

Para Jesualdo Ferreira, a única coisa de diferente que o Braga tem de fazer em relação a esse jogo é "marcar golos".

"Os golos não têm estado na proporção direta em relação ao que produzimos, os problemas psicológicos que têm que ser resolvidos passam por marcar golos, porque apenas nove [e outros tantos sofridos] em sete jornadas é muito curto para uma equipa como o Braga", reconheceu.

Jesualdo Ferreira notou que "o Braga não está habituado a perder duas vezes".

"Não é desejável, mas não é de todo tão grave e preocupante. É um jogo complicado e difícil, é importante ganhar, mas não vai definir nada", considerou.

Sobre o sorteio da quarta eliminatória Taça de Portugal, que colocou o Olhanense no caminho dos bracarenses, disse ser um jogo "extremamente difícil".

"É uma equipa da I Liga, temos de nos deslocar e é longe. O sorteio não foi favorável, mas vamos lá com toda a vontade", frisou.

O Sporting de Braga, quinto classificado com 12 pontos, e a Académica, 15.ª com cinco, defrontam-se na sexta-feira no Estádio Municipal de Braga, às 20:15, em jogo que será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.

LUSA