News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/10

Started by JotaCC, 11 de October de 2013, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

O IMIGRANTE MAIS FIEL
ALAN>>Brasileiro leva 13 épocas seguidas em Portugal, mais uma do que Helton (FC Porto) e duas do que Luisão (Benfica). Venceu tudo a nível interno e até jogou uma final europeia pelo Braga

DIFERENÇAS PARA 2001 "Está mais experiente, mais maduro e pensa melhor o jogo. Sabe quando deve acelerar e quando deve ficar com a bola
Briguel, JOGADOR DO MARÍTIMO




Portugal costuma ser um mero ponto de passagem para os sulamericanos que sonham jogar na Europa. Para Alan, não: o brasileiro chegou à Madeira em 2001 e nunca mais partiu. As 13 épocas seguidas que leva deste lado do Atlântico fazem dele o imigrante mais fiel ao campeonato português, à frente de Luisão (11) e até de Helton (12). Representou quatro clubes (Marítimo, FC Porto, V. Guimarães e Braga), venceu todos os títulos que há para vencer a nível interno, participou numa final europeia (Liga Europa) e é, depois de Ricardo (Olhanense) e Briguel (Marítimo), o jogador com mais temporadas de I Liga.
Figura de destaque nas equipas que colocaram o Braga entre os principais clubes nacionais, Alan acabou por ver cair todas as hipóteses que teve de cruzar as fronteiras portuguesas. O Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, abriu-lhe as portas no verão de 2010, mas António Salvador optou por fechá-las, convicto de que o ala ainda poderia ser útil, como viriam a provar os números. Em quatro épocas, o brasileiro fez 141 jogos e marcou 25 golos, três dos quais em 2013/14, que fazem dele o melhor marcador dos arsenalistas.
Como o tempo não perdoa, mas também aperfeiçoa, Alan é um jogador diferente daquele que apareceu no Marítimo em 2001. Mas nem tudo foram perdas. "Está mais experiente, mais maduro e pensa melhor o jogo.
Sabe quando deve acelerar e quando deve ficar com a bola", compara Briguel, ex-companheiro de equipa e compadre do extremo, nada surpreendido com os golos que este tem marcado. "Já no Marítimo era habitual vê-lo a marcar golos como o que marcou ao Sporting. Estávamos sempre a dizer-lhe para não trocar as botas, porque pareciam dar-lhe sorte.
Um dia trocou, não marcou e nós começámos logo a provocá-lo: 'É melhor ires buscar as botas'", recorda com alguma saudade à mistura.
A amizade entre ambos, porém, nunca evitou algumas picardias saudáveis. "Ele [Alan] já sabe que, quando me dá um toque, a seguir vou ter de responder. Por isso tenta sempre fugir. Nos treinos era assim; estávamos sempre a ver quem ficava por cima", recorda Briguel, surpreendido com o facto de o amigo nunca ter dado o salto. "Sempre pensei que iria parar a outro campeonato, porque tinha qualidade para tal", reconhece.


4
o número total de Taças ganhas por Alan: 1 Taça de Portugal (2005/06,) 1 Taça da Liga (2012/2013),
1 Supertaças Cândido de Oliveira (2006) e 1 Taça Intertoto (2008).

2
Foram os títulos de campeão que festejou, ambos ao serviço do FC Porto (2005/06 e 2006/07).

57
Total de golos marcados desde que chegou a Portugal.

408
Somatório de jogos realizados em 13 épocas no futebol luso.




Raízes estendem-se à família
MULHER E FILHOS>>Extremo é casado com uma portuguesa e passa parte das férias de verão em Viseu. Briguel acredita que o regresso ao Brasil acontecerá apenas para matar saudades

As ligações de Alan a Portugal não se resumem aos clubes que representou ao longo das 13 temporadas que leva por cá. O extremo já tem uma família deste lado do Atlântico, depois de ter casado com Paula, uma portuguesa natural da região de Viseu – terra onde costuma passar parte das férias no verão. Da relação nasceram dois filhos: Rodrigo e Diogo. Aliás, Briguel, com quem mantém uma forte relação de amizade desde os tempos do Marítimo, é padrinho do mais novo. "Ele convidou-me para ser padrinho do Diogo e eu convidei-o para ser padrinho da minha filha, a Sara", revela o madeirense, de 34 anos, natural do Funchal. Por tudo isto, Briguel duvida que a opção de Alan quando terminar a carreira venha a ser outra que não a de ficar por cá. "Sinceramente acho que ele vai ficar a residir em Portugal. As viagens ao Brasil serão apenas para matar saudades da família que ainda lá tem", afirma o lateral-direito e capitão dos maritimistas antes de explicar de onde surgiu a cumplicidade com o agora luso-brasileiro. "Na altura tínhamos um grupo excelente, fazíamos vários jantares e foi assim que surgiu a amizade. Ele entretanto saiu para o FC Porto, foi para o Vitória de Guimarães e o Braga, mas continuámos a falar, porque os tempos que passámos juntos no Marítimo foram muito bons", confessa.



Diogo Ribeiro e Kappel esperados na B

Recrutados anteontem com o objetivo de colmatar as ausências dos atletas que se encontram ao serviço das respetivas seleções, Diogo Ribeiro e Kappel (na foto) devem voltar hoje ao convívio da equipa B, uma vez que domingo há jogo com o Aves, para o campeonato. Ontem, porém, o atacante e o extremo continuaram a mostrar-se a Jesualdo Ferreira, que continua sem poder contar com Alan (fadiga muscular) e Paulo Vinícius (lesão na coxa esquerda) devido a problemas físicos. Sasso e Miljkovic continuaram a integração no treino de conjunto e alimentam a esperança de ser opção no jogo da Taça de Portugal com o Gafetense.



FIM DE SEMANA DE FOLGA

A paragem do campeonato, motivada pela dupla jornada da Seleção Nacional, leva Jesualdo Ferreira a conceder um fim de semana de descanso aos atletas. Depois do treino desta manhã, os arsenalistas só voltarão a trabalhar na segunda-feira, dia em que começarão a preparar o jogo com o Gafetense, da Taça de Portugal, agendado para sábado.

O JOGO

JotaCC

Sasso, Miljkovic e Joãozinho reforçam defesa

NO "DAY AFTER" ao ralhete de António Salvador – anteontem, o presidente, desiludido com a pesada derrota no Nacional (3-0), foi ao balneário para exigir mais empenho aos jogadores –, o plantel do Braga retomou os treinos, já com três defesas que passaram as últimas semanas na enfermaria.
O central Sasso e os laterais Miljkovic e Joãozinho treinaram sem limitações, que alarga o leque de opções de Jesualdo Ferreira e minimiza os problemas com que o treinador se tem deparado para compor o setor mais recuado da equipa.
Outro defesa, o central Paulo Vinícius, continua de fora, a recuperar de lesão muscular e precisará de mais um par de semanas para se restabelecer. O "zagueiro" não estará em condições de jogar os dois próximos desafios do Braga, no dia 19, em Portalegre, com o Gafetense, para a Taça de Portugal, e no dia 27, em casa, com a Académica, na oitava jornada do campeonato.
Até lá, até ao próximo jogo, o da terceira eliminatória da Taça, Jesualdo Ferreira dispõe de mais uma s emana para recuperar o corpo e a alma da equipa, na ausência de alguns titulares. Custódio, Ruben Micael, Rafa, Éder e Elderson estão aos serviço das respetivas seleções e Alan está em repouso, no ginásio, a recuperar de fadiga muscular.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Sasso está de volta sete meses depois

Finalmente Sasso. O central está recuperado e apresenta-se como opção para Jesualdo Ferreira. Sete meses e meio depois do último jogo pelo SC Braga, o defesa deve retomar a competição no dia 19, no jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Gafetense, equipa a competir nos distritais da Associação de Futebol de Portalegre.

Lembram-se? Em janeiro, José Peseiro, o treinador da altura, levava as mãos à cabeça devido à vaga de lesões que reduzia à expressão mínima as alternativas para o eixo defensivo (qualquer semelhança com o que acontece agora, pelos vistos, não é mera coincidência...). A solução, naquele momento, foi investir num novo central. O escolhido? Vincent Sasso, um francês que entrou em Portugal via Beira-Mar. A sua juventude (tinha 21 anos quando assinou contrato pelos arsenalista válido até 2017, mas já celebrou o 22.º aniversário) e os registos superlativos enquanto jogador aveirense eram demasiado tentadores. Mais: como a transferência também não implicava uma despesa excessiva (o empréstimo de Yazalde serviu para reduzir o cheque remetido do AXA), o negócio era irrecusável.

Dois dias depois de ser apresentado no Minho, Sasso estreava-se a titular pelo SC Braga. O adversário? O Benfica!

Elogiado pela atuação frente às águias, o central tinha tudo para se tornar em jogador-sensação. Mas os sonhos de afirmação na primeira equipa bracarense ruíram por completo a 4 de março, num jogo frente ao Olhanense. O defensor saiu com queixas físicas e não mais foi visto nos relvados.

Uma lesão na parede abdominal, que implicou o recurso a cirurgia, revelou-se mais incomodativa do que se supunha. Foram meses e meses em tratamentos e trabalho específico. Até que, há dias, lá surgiu a desejada alta médica e até ao jogo da Taça de Portugal é um instante.

A BOLA

brigada da relote

Eduardo Esteves: «Salvador Agra precisa da estratégia certa»
ECLIPSE EXPLICADO POR QUEM O LANÇOU


Depois de uma pré-época a insistir em Alan no meio-campo, Jesualdo Ferreira devolveu o brasileiro à ala direita, e o grande sacrificado foi Salvador Agra. Emprestado pelo Betis, o jovem, de apenas 21 anos, tinha sido o maior destaque do Sp. Braga até então, mas ao pontapé oficial da temporada seguiram-se aparições pouco frequentes no onze.

RECORD