News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/10

Started by JotaCC, 04 de October de 2013, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Éder lesiona-se e falha Nacional

O avançado Éder contraiu ontem uma contusão muscular na coxa esquerda que o deve impedir de defrontar o Nacional, depois de amanhã, no AXA, a avaliar pelas informações que nos foram fornecidas.

O jogador, que esta época ainda não apontou qualquer golo - contrastando com a temporada anterior -, foi vítima de lesão grave e prolongada recuperação, ainda na época passada, mas conseguiu reabilitar-se e reaparecer sem quaisquer problemas no jogo com o Pandurii, do play-off da Liga Europa.

A partir de então ainda foi visto, em períodos, no Gil Vicente-Braga e no Braga-Estoril, para assumir o pleno dos 90 minutos nas partidas com Arouca, fora, e Sporting, em casa. Infeliz, o internacional português, aguarda por nova fase de recuperação, desta feita, presume-se, bastante mais curta.


A BOLA

JotaCC

Éder pode ser baixa
avançado lesionou-se na coxa esquerda

Se já não bastassem os problemas na defesa e as dúvidas no meio-campo, ontem, Jesualdo Ferreira não ganhou para o susto quando viu Éder lesionar-se durante o treino. O avançado sofreu uma contusão na coxa esquerda e poderá falhar a deslocação ao terreno do Nacional da Madeira.

Hoje de manhã, no regresso aos trabalhos, o internacional português será reavaliado e só depois se saberá que tipo de treino poderá fazer. Ainda sem marcar no campeonato, o avançado será, mesmo assim, uma baixa de vulto a confirmar-se a gravidade da lesão.

Quem também não deverá viajar até à Madeira é Joãozinho. O problema muscular tarda em passar e Elderson tem tudo para se manter como titular.



Hugo Vieira à espreita

avançado ainda não se estreou

Uma das contratações mais desejadas, e complicadas, para esta temporada ainda continua a aguardar por uma chamada de Jesualdo Ferreira:Hugo Vieira já se sentou no banco frente ao Sporting e o jogo até parecia ser propício às suas características. Acabou por não entrar e poderá ser na Choupana a sua estreia com a nova camisola.


RECORD

JotaCC

A história repete-se
Tapado inicialmente por Joãozinho, nigeriano está a conseguir com Jesualdo o que já fez com Peseiro

Colocado há algum tempo no mercado, Elderson tem superado a concorrência, acabando cada época como titular. No pontapé de saída para 2013/14, depois de ter sido colocado na rota do Besiktas, Hull City e Everton, viu Joãozinho partir na frente na corrida pela posição de lateral-esquerdo, mas depressa recuperou o lugar. Face à lesão do ex-Sporting (mialgia numa coxa), Elderson reconquistou a titularidade contra o Sporting e tudo aponta para que repita a dose na partida com o Nacional, sinal de que conquistou a confiança de Jesualdo Ferreira.


Resistente > Elderson reconquistou a titularidade

Sob o comando de José Peseiro, na temporada passada, o defesa logrou algo idêntico, embora só depois da transferência de Ismaily para os ucranianos do Shakhtar Donetsk, a troco de três milhões de euros. Regressado da Taça de África 2013, o internacional nigeriano agarrou o lugar e não voltou a sair da equipa, ficando inclusivamente associado à conquista da Taça da Liga.



YAZALDE LEVA DOIS DISPAROS CERTEIROS

Autor do golo que ajudou o Braga a bater o Pandurii na Roménia, na primeira mão do play-off da Liga Europa, Yazalde poderia ser olhado nesta altura por Jesualdo Ferreira de outra forma. A verdade é que não pode entrar nas contas para o jogo com o Nacional, nem para os restantes, pelo menos até janeiro, pois encontra-se emprestado aos romenos do Astra Giurgiu. Na última jornada, faturou contra o Brasov, sendo o avançado dos quadros do Braga com mais golos marcados.



JOÃOZINHO JUNTOU-SE AO GRUPO COM CAUTELAS

Ausente na última jornada, frente ao Sporting, devido a uma mialgia na coxa direita; Joãozinho continua a dar passos rumo à recuperação total. Depois de ter trabalhado a meio gás nos últimos dias, o lateral-esquerdo juntou-se ontem ao grupo para trabalhar sem restrições, embora com instruções precisas no sentido de não forçar, de modo a evitar uma eventual recaída. As interrogações continuam a ser grandes em torno do defesa, pelo que dificilmente será chamado para o jogo com o Nacional, numa altura em que se aproxima uma preciosa paragem no campeonato.


O JOGO

JotaCC

Éder sofre lesão e fica em dúvida para domingo

O AVANÇADO Éder lesionou-se, ontem, durante o treino e está em dúvida para o jogo de depois de amanhã (16.15 horas, SportTV1), que o Braga disputará na Choupana, frente ao Nacional, referente à 7.ª jornada da Liga.
Éder sofreu uma contusão muscular na coxa esquerda, "pancada" que coloca em risco a sua utilização na partida com a turma insular. A situação clínica do jogador, que desde que voltou a competir ainda não marcou nenhum golo, será hoje reavaliada, mas é possível que o técnico Jesualdo Ferreira seja obrigado a mexer na frente do ataque. Edinho é a alternativa principal, mas também não será de descartar a utilização de Hugo Vieira, que ainda não se estreou. Hoje (13 horas), após o treino, há a conferência de antevisão do jogo.


JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Sasso volta em breve a ser opção

Sasso está a concluir a recuperação dos problemas físicos que o mantêm afastado da competição já desde a época passada, prevendo-se para breve a sua inclusão nas apostas de Jesualdo Ferreira.

Os sinais positivos fornecidos pelo francês surgem na altura certa, até porque a defesa bracarense volta a ser o setor mais atacado por lesões, com as soluções reduzidas ao máximo (Joãozinho, lateral-esquerdo, recupera de mialgia; Milijkovic, lateral-direito, também ainda não teve alta médica; Paulo Vinícius, central, procura debelar a lesão muscular sofrida frente ao Sporting).

Isto sem esquecer Santos, que cumpre castigo e falhará a visita à Choupana, por ter sido expulso diante dos leões.

A BOLA

brigada da relote

Tudo baralhado na luta do miolo
ATÉ CUSTÓDIO JÁ ENTRA NAS CONTAS DE JESUALDO


Não é só a defesa que dá dores de cabeça a Jesualdo Ferreira. Tal como na época passada, as lesões têm obrigado a muitas mexidas no sector mais recuado do Sp. Braga, mas nas outras posições o professor também tem sido obrigado a pensar sobre quais serão as melhores opções para atacar cada adversário.

RECORD

JotaCC

Portugal: André Almeida e Cédric convocados pela primeira vez por Paulo Bento

André Almeida e Cédric são as principais novidades do seleccionador de Portugal para os dois últimos jogos da fase de grupos da qualificação para o Mundial 2014, contra Israel e Luxemburgo, nos dias 11 e 15 de Outubro, respectivamente.

Além de André Almeida e Cédric, Paulo Bento não surpreendeu e chamou os jogadores que habitualmente convoca. Recorde-se que, se Portugal ganhar os dois jogos, alcançará de imediato o play off do Mundial 2014, sendo no entanto possível alcançar a qualificação directa se a Rússia escorregar contra Azerbaijão e Luxemburgo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Anthony Lopes, Beto e Rui Patrício;

Defesas: Bruno Alves, Cédric, Fábio Coentrão, Pepe, Neto, Ricardo Costa, Antunes e André Almeida;

Médios: André Martins, Josué, João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles e Rúben Micael;

Avançados: Cristiano Ronaldo, Danny, Hugo Almeida, Hélder Postiga, Nani, Nélson Oliveira, Varela e Éder.

DIARIO DIGITAL

brigada da relote

«Éder não estará em condições de jogar na Madeira e Seleção» - Jesualdo Ferreira

À margem da projeção do jogo com o Nacional, Jesualdo Ferreira congratulou-se com as chamadas de Éder e Rúben Micael à seleção, mas alerta que o avançado, que sofreu contusão muscular na coxa esquerda, não estará em condições de atuar nos dois últimos jogos de Portugal.

«Vai falhar o Nacional e do meu ponto de vista não estará apto para atuar por Portugal», sublinhou.

Apesar de Paulo Bento ter esse dado na sua posse, Éder ainda assim foi convocado. O professor não achou estranho: «Primeiro, é uma satisfação o Éder ser convocado. Provavelmente o selecionador quer observá-lo.»

«Surpreende-me ausência de Eduardo na Seleção» - Jesualdo Ferreira

Eduardo foi excluído dos jogos de Portugal com Israel e Luxemburgo. Surpresa geral em Braga, sentimento que Jesualdo também manifestou de forma clara: «Sim, estou surpreendido, porque o Eduardo tem sido ao longo dos últimos quatro anos presença assídua na seleção nacional. Penso que será uma situação pontual. Num fim de ciclo, com dois jogos, surpreende-me que haja alteração a esse nível, mas isso cabe ao selecionador decidir e a sua decisão é respeitável».

No que toca ao treinador do SC Braga existe «confiança máxima» por Eduardo e um grande «respeito pelo seu percurso, que tem sido muito bom». «Foi no Braga que chegou a ser considerado dos melhores guarda-redes do Mundo e é uma satisfação tê-lo connosco. São opções que se respeitam, mas num fim de ciclo de Portugal o Eduardo merece estar na grande festa do futebol», defendeu Jesualdo Ferreira.

A ausência de Eduardo na convocatória para os desafios com Israel e Luxemburgo coincide com uma semana em que Jorge Vital, treinador dos guardiões do SC Braga, defendeu que o seu pupilo tinha condições para ser número 1 da Seleção Nacional. Terá esta leitura caído mal no selecionador?

«Não acredito que treinadores do nível do Paulo Bento possam ficar melindrados com declarações destas, nem sequer podemos pensar nisso», respondeu Jesualdo Ferreira.

Jesualdo confirma Edinho no ataque

Não é normal Jesualdo Ferreira abrir o flanco no que toca à composição do onze, mas em face da lesão de Éder o professor abriu uma exceção e revelou que frente ao Nacional «jogará Edinho».

Apesar do desaire com o Sporting, Jesualdo afirma que o «estado de espírito do grupo é bom» porque a equipa reconheceu «o trabalho que fez» frente aos leões.

Sobre o Nacional, não se deixa iludir pelo rendimento oscilante dos insulares no Campeonato: «Este Nacional ainda está em construção. Tem um treinador que sabe ultrapassar os problemas, pelo que espero um Nacional ao nível do que tem sido nos últimos anos, com jogador de boa qualidade e que vai tentar impor ritmo elevado durante todo o jogo.»

A BOLA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Eduardo merece estar presente no Mundial»
SURPREENDIDO COM AUSÊNCIA


Depois da segunda derrota no campeonato, a primeira em casa, o Sp. Braga desloca-se ao terreno do Nacional e Jesualdo Ferreira já fez a antevisão dessa partida, mas a declaração mais forte foi mesmo sobre a ausência de Eduardo dos convocados de Paulo Bento.

"Fiquei bastante surpreendido, principalmente por estarmos num fim de ciclo. O Eduardo merece estar presente no Mundial. Penso que esta será uma situação pontual", atirou o treinador, antes de divulgar que Éder, dificilmente, estará em condições de representar Portugal, depois de se ter lesionado, ontem, numa coxa: "Não vai jogar com o Nacional e penso que não terá condições de fazer esses próximos jogos."

Passando ao assunto principal da conferência, Jesualdo prometeu uma boa resposta ao desaire caseiro diante do Sporting: "Todos reconheceram que o resultado esteve longe de ser aquele que merecíamos. Treinámos bem para tornar a equipa mais sólida e equilibrada. O jogo com o Nacional é importante para nós e temos de superar tudo para o ganhar."

RECORD

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Surpreende-me a exclusão de Eduardo da Seleção"
Exclusão do guarda-redes do Braga e a chamada de Éder à Seleção Nacional, dado como lesionado para o jogo com o Nacional e não só, deixou o treinador espantado. Contra o Nacional, o substituto do ponta de lança será Edinho


A notícia de que Eduardo ficou de fora da convocatória do selecionador nacional Paulo Bento para a dupla jornada com Israel e Luxemburgo caiu que nem uma bomba em Braga. O assunto veio à baila durante a antevisão ao jogo com o Nacional e o técnico Jesualdo Ferreira não disfarçou o incómodo. "Essa deixa-me surpreendido, porque nos últimos cinco anos tem sido uma presença assídua na seleção. Penso que será uma posição pontual. Por outro lado, como estamos no fim de um ciclo, surpreende-me isto. São assuntos que cabem ao selecionador", observou, reiterando ao mesmo tempo a "máxima confiança" no guardião arsenalista. "Tem feito um percurso muito bom. Foi ao serviço do Braga que chegou a ser o terceiro melhor guarda-redes do Mundial'2010. São opções que se respeitam", sublinhou.

De resto, Jesualdo Ferreira nem quer acreditar que Paulo Bento tenha prescindido de Eduardo no seguimento dos elogios de que foi alvo há dias da parte de Vital, o treinador dos guarda-redes do Braga, para quem o guardião bracarense tem tudo para assumir a titularidade na Seleção. "Não vejo selecionadores da craveira do Paulo Bento ficarem melindrados com declarações da do tipo de Vital", atalhou. O outro assunto que dominou a conferência de Imprensa do treinador principal dos arsenalistas foi a indisponibilidade de Éder para o jogo com o Nacional. "Não está em condições de jogar esta partida com o Nacional, nem as próximas", precisou, referindo-se claramente aos próximos compromissos da Seleção, para a qual foi convocado. "Estranheza por isso? Não há nada. A chamada do Éder é sempre uma satisfação. Está a pagar a fatura pela fadiga de recuperar rapidamente a forma física depois da paragem que teve", analisou, confirmando que o substituto do internacional português na Madeira será Edinho.

Do outro lado, o Nacional sugere alguma irregularidade, o que não espanta de modo algum o treinador do Braga. "É uma equipa em construção. Tem um treinador habituado a lidar com esse tipo de questões, mas vai ser muito difícil. É um adversário que tem jogadores com grande mobilidade e que cria sempre ambientes complicados para quem joga na Madeira", avaliou.

O JOGO

brigada da relote

Paulo Bento: as lesões e os clubes
Selecionador volta ao tema por causa de Éder


O selecionador nacional voltou a falar de lesões, de tempo de recuperação dos jogadores e do relacionamento com os clubes sobre esta matéria.

Paulo Bento já foi criticado pelo presidente do FC Porto em relação à utilização de João Moutinho, quando o médio estava no clube azul e branco. Agora, o selecionador chamou Éder, do Sp. Braga. O avançado está lesionado para o encontro com o Nacional, mas Paulo Bento explica que isso pode não ter nada a ver para a seleção.

«Se pensasse dispensá-lo não o chamava, nós pensamos nas situações, sabemos o que fazemos e não vamos ter nenhuma situação em que vamos pôr em causa um jogador ou o clube que representa», fez questão de dizer o treinador.

Sou muito prático, é tentar esgotar o mais possível o prazo de recuperação dos jgadores para eles estarem disponíveis», assumiu Paulo Bento, na sala de imprensa da federação.

Colocado perante a situação do avançado, Bento respondeu: «Quando à terça não podem jogar na seleção e aos domingos podem jogar pelos clubes, falamos no sentido inverso. Quando não pode jogar ao domingo num clube, há um espaço temporal de quatro dias para jogar sexta ou de sete para jogar terça pela seleção. Por isso, se o Éder reunir condições para ser utilizado, selo-á, se não reunir, não será.»

Paulo Bento rematou depois, ao dizer que «os clubes devem ter consciência que na seleção trata-se bem os jogadores», porque «eles são o que existe de bom no futebol».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Jesualdo Ferreira surpreso por Paulo Bento não chamar Eduardo
O técnico do Sporting de Braga espera um jogo difícil do Sp. Braga na Madeira, frente ao Nacional


O treinador do Sporting de Braga mostrou-se nesta sexta-feira "bastante surpreendido" pela ausência de Eduardo da convocatória do seleccionador português, Paulo Bento, para os dois jogos que vão fechar o apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol.

"Estou bastante surpreendido porque o Eduardo, ao longo dos últimos quatro anos, tem sido uma presença assídua na selecção nacional. Estamos a dois jogos do fim de um ciclo [qualificação para o Campeonato do Mundo] e surpreende que ele fique de fora", analisou Jesualdo Ferreira.

O técnico, que falava na antevisão da sétima jornada da I Liga, que vai levar os minhotos à Madeira para defrontar o Nacional, disse esperar que a ausência de Eduardo "seja apenas uma situação pontual", porque, na sua opinião, o guardião "merece estar na grande festa do futebol mundial".

"No que diz respeito ao Sp. Braga, temos a máxima confiança em alguém que tem um percurso muito bom e que foi eleito o terceiro melhor guarda-redes do último Campeonato do Mundo há apenas três anos", notou.

Ao contrário de Eduardo, Éder foi chamado por Paulo Bento, mas o avançado está lesionado e Jesualdo Ferreira considera que não estará em condições para o duplo embate com Israel e Luxemburgo (11 e 15 de Outubro), que encerra a fase de qualificação para o Mundial 2014 no Brasil.

O treinador, ainda assim, mostrou "satisfação" pela convocatória do avançado, que "ultrapassou um momento grave", e considera-a natural. "O seleccionador quer observar 'in loco', não há nenhuma estranheza por isso", acrescentou.

O técnico explicou que Éder, que esteve parado durante seis meses devido a uma lesão no joelho direito, "paga agora alguma factura pela forma como o processo tem sido gerido".

"Não só pela exigência que nós temos e pela exigência que ele põe em jogo, mas acima de tudo pela forma como temos tentado encontrar um equilíbrio para que ele possa resistir. Mas em alguns momentos as coisas têm de se pagar e ele pagou agora. Esta lesão, que penso que vai ser uma coisa passageira, teve a ver com a fadiga acumulada do Éder que, em pouco tempo, teve que fazer um esforço grande para o acumular de carga que teve. Até esperava que pudesse acontecer mais cedo", disse.

Jesualdo Ferreira adiantou que será Edinho a jogar na visita ao terreno do Nacional, uma equipa "também em construção".

"Em casa não tem estado tão forte como fora, mas espero um jogo muito difícil. O Nacional tem jogadores rápidos na frente e com boa qualidade e vai tentar manter esse ritmo, mas o jogo é importante e queremos ganhar", disse.

O Sp. Braga vem de uma derrota caseira com o Sporting (2-1), mas "o estado de espírito é bom", garantiu.

"Treinámos bem para tornar a equipa mais sólida e equilibrada e estamos desejosos de jogar e de ganhar os três pontos. Seria muito importante trabalhar as próximas duas semanas em que não há Liga sobre essa vitória", disse.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 12 pontos, e Nacional, sexto, com 10, defrontam-se no domingo, às 16h15, no Estádio da Madeira, no Funchal.

LUSA

JotaCC

Manuel Mota no Estoril – Benfica (todas as nomeações)

Manuel Mota foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação para dirigir o Estoril-Benfica, enquanto Vasco Santos foi designado para apitar o Arouca-FC Porto.

Nomeações da 7.ª jornada:

Sexta-feira, 4 de outubro:
Académica - Rio Ave, Bruno Paixão

Sábado, 5 de outubro:
Belenenses - Olhanense, João Capela
Sporting - V. Setúbal, Duarte Gomes

Domingo, 6 de outubro:
Gil Vicente – P. Ferreira, Nuno Almeida
Nacional – SC Braga, Artur Soares Dias
Arouca – FC Porto, Vasco Santos
Estoril – Benfica, Manuel Mota

Segunda-feira, 7 de outubro:
V. Guimarães – Marítimo, Olegário Benquerença

JotaCC

Jesualdo Ferreira "bastante surpreendido" pela ausência de Eduardo da seleção
O treinador do Sporting de Braga mostrou-se "bastante surpreendido" esta sexta-feira pela ausência de Eduardo da convocatória do selecionador português, Paulo Bento, para os dois jogos que vão fechar o apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol.

"Estou bastante surpreendido porque o Eduardo, ao longo dos últimos quatro anos, tem sido uma presença assídua na seleção nacional. Estamos a dois jogos do fim de um ciclo [qualificação para o campeonato do mundo] e surpreende que ele fique de fora", analisou Jesualdo Ferreira.

O técnico, que falava na antevisão da sétima jornada da I Liga, que vai levar os minhotos à Madeira para defrontar o Nacional, disse esperar que a ausência de Eduardo "seja apenas uma situação pontual", porque, na sua opinião, o guardião "merece estar na grande festa do futebol mundial".

"No que diz respeito ao Braga, temos a máxima confiança em alguém que tem um percurso muito bom e que foi eleito o terceiro melhor guarda-redes do último Campeonato do Mundo há apenas três anos", notou.

Ao contrário de Eduardo, Éder foi chamado por Paulo Bento, mas o avançado está lesionado e Jesualdo Ferreira considera que não estará em condições para o duplo embate com Israel e Luxemburgo (11 e 15 de outubro), que encerra a fase de qualificação para o Mundial2014 no Brasil.

O treinador, ainda assim, mostrou "satisfação" pela convocatória do avançado, que "ultrapassou um momento grave", e considera-a natural. "O selecionador quer observar 'in loco', não há nenhuma estranheza por isso", acrescentou.

O técnico explicou que Éder, que esteve parado durante seis meses devido a uma lesão no joelho direito, "paga agora alguma fatura pela forma como o processo tem sido gerido".

"Não só pela exigência que nós temos e pela exigência que ele põe em jogo, mas acima de tudo pela forma como temos tentado encontrar um equilíbrio para que ele possa resistir. Mas em alguns momentos as coisas têm de se pagar e ele pagou agora. Esta lesão, que penso que vai ser uma coisa passageira, teve a ver com a fadiga acumulada do Éder que, em pouco tempo, teve que fazer um esforço grande para o acumular de carga que teve. Até esperava que pudesse acontecer mais cedo", disse.

Jesualdo Ferreira adiantou que será Edinho a jogar na visita ao terreno do Nacional, uma equipa "também em construção".

"Em casa não tem estado tão forte como fora, mas espero um jogo muito difícil. O Nacional tem jogadores rápidos na frente e com boa qualidade e vai tentar manter esse ritmo, mas o jogo é importante e queremos ganhar", disse.

O Braga vem de uma derrota caseira com o Sporting (2-1), mas "o estado de espírito é bom", garantiu.

"Treinámos bem para tornar a equipa mais sólida e equilibrada e estamos desejosos de jogar e de ganhar os três pontos. Seria muito importante trabalhar as próximas duas semanas em que não há liga sobre essa vitória", disse.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 12 pontos, e Nacional, sexto, com 10, defrontam-se no domingo, às 16:15, no Estádio da Madeira, no Funchal.

RTP

JotaCC

Ausência de Eduardo surpreende «bastante» Jesualdo Ferreira
O treinador do Sporting de Braga mostrou-se «bastante surpreendido» pela ausência de Eduardo da convocatória do selecionador português para os dois jogos que vão fechar o apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol.

«Estou bastante surpreendido porque o Eduardo, ao longo dos últimos quatro anos, tem sido uma presença assídua na seleção nacional. Estamos a dois jogos do fim de um ciclo [qualificação para o campeonato do mundo] e surpreende que ele fique de fora», analisou Jesualdo Ferreira.

O técnico, que falava na antevisão da sétima jornada da I Liga, que vai levar os minhotos à Madeira para defrontar o Nacional, disse esperar que a ausência de Eduardo «seja apenas uma situação pontual», porque, na sua opinião, o guardião «merece estar na grande festa do futebol mundial».

«No que diz respeito ao Braga, temos a máxima confiança em alguém que tem um percurso muito bom e que foi eleito o terceiro melhor guarda-redes do último Campeonato do Mundo há apenas três anos», sublinhou.

Ao contrário de Eduardo, Éder foi chamado por Paulo Bento, mas o avançado está lesionado e Jesualdo Ferreira considera que não estará em condições para o duplo embate com Israel e Luxemburgo (11 e 15 de outubro), que encerra a fase de qualificação para o Mundial2014 no Brasil.

Ainda assim, o treinador mostrou «satisfação» pela convocatória do avançado, que «ultrapassou um momento grave», e considera-a natural. «O selecionador quer observar 'in loco', não há nenhuma estranheza por isso», acrescentou.

TSF

JotaCC

Jesualdo Ferreira: «Temos de superar tudo para ganhar ao Nacional»
Jesualdo Ferreira também já esteve na sala de imprensa do Estádio AXA para antever a deslocação à Choupana, onde no domingo o SC Braga defronta o Nacional, e não deixou de lamentar a recente lesão de Éder, de assumir a titularidade de Edinho na Madeira e de manifestar «estranheza» quanto à decisão de Paulo Bento deixar Eduardo de fora da convocatória de Portugal.

Os arsenalistas viajam até ao arquipélago depois de um bom jogo frente ao Sporting que não chegou para a conquista de um triunfo. Mesmo assim, Jesualdo assegura que na cidade dos arcebispos «o estado de espírito do grupo é bom», porque todos estão conscientes do «trabalho» que fizeram na última jornada.

O próximo adversário também não promete facilidades ao SC Braga, mas os Gverreiros não estão com vontade de voltar a desperdiçar pontos.

«Todos reconheceram que o resultado [do SC Braga x Sporting] esteve longe de ser aquele que merecíamos. Treinámos bem esta semana para tornar a equipa mais sólida e equilibrada. O jogo com o Nacional é importante para nós e temos de superar tudo para o ganhar», declarou o experiente técnico.

«Este Nacional ainda está em construção. Tem um treinador que sabe ultrapassar os problemas [ndr.: Manuel Machado], pelo que espero um Nacional ao nível do que tem sido nos últimos anos, com jogadores de boa qualidade e com grande mobilidade, e uma equipa que vai tentar impor um ritmo elevado durante todo o jogo», previu Jesualdo Ferreira.

«Vai ser muito difícil», constatou o treinador de 67 anos, justificando a ideia com os «ambientes complicados» que os adversários encontram na Madeira.

Éder é baixa certa para esta deslocação «e para os próximos jogos», tanto dos minhotos como da seleção nacional, cenário que Jesualdo lamenta, mas nem por isso o ataque bracarense deixará de estar bem servido: «Jogará o Edinho», assumiu o técnico.

Ainda relativamente à seleção portuguesa, Jesualdo não deixou de comentar a recente ausência de Eduardo dos convocados de Paulo Bento.

«Estou surpreendido porque o Eduardo tem sido ao longo dos últimos quatro anos presença assídua na seleção nacional. Penso que será uma situação pontual, porque Eduardo merece estar presente no Mundial. Mas num fim de ciclo, com dois jogos, surpreende-me que haja alteração a este nível, mas isso cabe ao selecionador decidir e a sua decisão é respeitável», afirmou o treinador do SC Braga.

«Da nossa parte, há confiança máxima no Eduardo. Foi no SC Braga que chegou a ser considerado dos melhores guarda-redes do Mundo e é uma satisfação tê-lo connosco», finalizou Jesualdo Ferreira.

ZEROZERO

JotaCC

Braga: Jesualdo Ferreira surpreendido por Paulo Bento deixar Eduardo de fora
O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, ficou surpreso com a ausência de Eduardo da lista de convocados de Paulo Bento.

«A ausência de Eduardo deixa-me surpreendido porque, nos últimos cinco anos, tem sido uma presença assídua na selecção. Penso que será uma posição pontual. Por outro lado, como estamos no fim de um ciclo, surpreende-me isto. São assuntos que cabem ao seleccionador», afirmou o técnico em conferência de imprensa. Jesualdo Ferreira elogiou o trabalho do seu guardião.

Mas há outro assunto que poderá causar polémica em Braga, já que Paulo Bento chamou Éder.

«Ele não está em condições de jogar com o Nacional, nem depois. Se acho estranho ter sido chamado? Não! A chamada do Éder é sempre uma satisfação, mas ele está a pagar a factura pela fadiga de recuperar rapidamente a forma física depois da paragem que teve.»

DIARIO DIGITAL

JotaCC

D. Aves-Sp. Braga B antecipado para dia 13
Alteração à 14.ª jornada

O jogo entre o Desportivo das Aves e o Sporting de Braga B, da 14.ª jornada da 2.ª Liga, foi esta quinta-feira antecipado para 13 de outubro, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Ainda de acordo com a nota publicada no sítio da LPFP, o jogo antecipado da 14.ª jornada da 2.ª Liga, agendada para 6 de novembro, terá o seu início marcado para as 16 horas de 13 de outubro.

RECORD